terça-feira, 17 de novembro de 2015

Coluna do dia 17/11/15

***Pris Elias lança EP solo***


Crédito das fotos: Divulgação.

***Já faz quase oito anos que Pris Elias juntou duas amigas para, despretensiosamente, começar a compor as músicas de seu primeiro projeto autoral, a Mixtape, que estourou no Brasil. De lá pra cá, muita coisa mudou, e hoje a cantora e compositora paranaense amadureceu e se refinou musicalmente para a estreia de seu trabalho solo. O resultado é o EP homônimo de cinco faixas lançado em outubro. Quem já conhece o trabalho da artista percebe rapidamente duas mudanças significativas no novo trabalho.

A primeira são as letras em português. “Se estou no Brasil e falo português, acredito que como artista tenho o papel - e um desejo imenso - de informar e inspirar pessoas com minha arte. O entendimento da mensagem é essencial pra isso”, conta Pris. A segunda é a pegada mais pop, alinhada com o padrão de qualidade atual do mainstream internacional — sem, contudo, abandonar a essência rock´n’roll, presente na identidade musical da cantora e compositora.

A confluência de estilos torna o som do novo disco ao mesmo tempo comercial e inovador. “Claro que minhas referências podem ser percebidas, mas quando componho, procuro deixar fluir sem esperar que se pareça com algo. Quanto mais original soar, melhor”, analisa. Misturando sintetizadores e baterias eletrônicas com violões, elementos tribais e guitarras, o novo EP aborda várias temáticas em suas letras — da questão tecnológica presente em nossas vidas ao empoderamento individual.


A música de trabalho é a canção “Vírus”, que já conquistou o topo das músicas mais tocadas nas rádios, de acordo com o relatório semanal da Crowley, e ganhou um vídeo no Youtube que já atingiu a marca de 250 mil visualizações em poucos meses. “A letra fala sobre um contágio do bem e ainda que ao pé da letra pareça abordar um romance, a mensagem que existe por trás dela trata da propagação do amor em sentido mais amplo. 

É uma tentativa de levar às pessoas mais leveza, coragem, confiança, presença e alegria”, explica a loira. Além de “Vírus”, o álbum contém as faixas “Grito”, “De Qualquer Jeito”, “Mente que Mente” e “Se Está Aqui Esteja”, todas inéditas. Em pré-produção em seu home studio por seis meses, o disco passou por uma longa jornada que cruzou continentes e ainda contou com nomes de peso do cenário internacional.

Com a marca do produtor brasileiro Michellyah, parte do EP Pris Elias foi gravado no estúdio Mosh, em São Paulo, e parte no Larrabee Studios, em Los Angeles, por onde já passaram Michael Jackson, Justin Timberlake, Rihanna e Linkin Park. O resultado final ainda passou pelas mãos do produtor vocal Drew K (Miley Cyrus, Madonna e Ariana Grande), pelo engenheiro sonoro Jaycen Joshua (Katy Perry, Chris Brown, Beyoncé e Michael Jackson) e ainda foi masterizado em Nova York por Chris Geringer (Lady Gaga, Madonna, Selena Gomez, Maroon 5, entre outros).

A produção internacional fazia parte das intenções artísticas de Pris: “Era uma grande oportunidade pra fazer música para um público que é carente de artistas nacionais que o represente. Eu mesma, como fã do pop internacional, sinto falta de novos artistas brasileiros com a pegada do que eu gosto de escutar. Essa era minha pegada, e nada como ir ao berço do pop para reproduzi-la com eficácia”. O EP Pris Elias está disponível nas plataformas digitais iTunes, Deezer, Spotify, Google Play, Apple Music, entre outros. Além do site oficial da Pris Elias – http://priselias.com.br. Confira o clipe de “Vírus” no Youtube - https://www.youtube.com/watch?v=tL6szfwvzOw.

Sobre Pris Elias - Pris Elias nasceu em 24 de julho de 1985 em Dois Vizinhos, Paraná. Sempre incentivada pelos pais, teve seu primeiro contato com a música aos 4 anos de idade e dos 6 aos 15 anos estudou piano clássico. Aos 13 anos teve suas primeiras aulas de violão e aos 15, durante o ano em que fez intercâmbio em Oklahoma, EUA, percebeu sua paixão pelo canto ao participar do coral da igreja que frequentava junto à sua host family. Voltou ao Brasil aos 16 anos onde continuou seus estudos de música.

Em 2008, após ganhar seu primeiro gravador digital portátil, compôs e pré-produziu algumas faixas e as apresentou a duas amigas que apostaram na ideia. Assim se deu início a seu primeiro projeto autoral: a Mixtape. Apesar de independente, em cinco anos de existência, o projeto alcançou reconhecimento admirável, tendo conquistado espaço em mídias de peso como MTV, Rolling Stone, Mix TV, Play TV, Globo, Record, Band e as rádios Jovem Pan, Mix e Transamérica. A banda participou de grandes festivais e eventos como Lupaluna, Fifa Fan Fest, Estação Coca-Cola, entre outros. Foi destaque nas redes sociais com mais de 190 mil seguidores no Twitter, 30 mil seguidores no instagram e quase um milhão de visualizações no YouTube.

**********EM EVIDÊNCIA**********

*****Vinho, a bebida que agrada a diferentes e exigentes paladares é o tema do próximo curso oferecido pelo Clube Curitibano. No próximo dia 18 de novembro, os associados participam de um workshop de degustação de vinhos italianos tinto e branco, além de aprender sobre a história do vinho da Sicilia e a harmonização com os pratos típicos sicilianos. O curso é ministrado pelo enólogo José Marussig e o Chef Giuliano Secco.

*****O Grupo Educacional Opet traz para Curitiba nesta semana o “BPM Day”, evento de Business Process Management que divulga boas práticas de gestão e transformação. Durante a programação, nesta quarta-feira (18), das 8h às 18h, na FIEP do Jardim Botânico, serão apresentados exemplos em que o gerenciamento de processos interferiu na eficiência dos resultados. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pela internet. Mais informações sobre o curso de BPM da Pós Opet em Gerenciamento de Processos de Negócios pelo www.opet.com.br/pos-graduacao/cursos/mba-bpm.

*****Coordenador da Operação Lava Jato, o procurador do Ministério Público Federal no Paraná Dr. Deltan Dallagnol realiza palestra no Graciosa Country Club, nesta quinta-feira (19/11), às 19h30, dentro do projeto Pensando o Brasil. O evento, reservado a sócios e convidados, será a última edição de 2015 do ciclo que já trouxe nomes como Demétrio Magnoli, Luiz Felipe Pondé e William Waack. O projeto é realizado pela Diretoria Cultural do Graciosa, que tem à frente a professora Liana Leão. O tema abordado por Dallagnol será “A Sociedade Contra a Corrupção”.

*****Correr exige muito mais do que preparo físico. Disciplina, concentração e equilíbrio emocional são algumas das qualidades necessárias para enfrentar uma maratona extrema. O aventureiro Marcelo Alves, primeiro brasileiro a correr nos pólos, além de outras provas classificadas como as mais difíceis do mundo, vai ministrar uma palestra sobre desafios, foco e superação no dia 2 de dezembro, no auditório do Hotel Bourbon, centro de Curitiba. A renda será revertida para a escola "Os Pinhais" – Centro de Educação Profissional. O valor do ingresso é de R$ 75 e garante uma cópia do livro Extremos, lançado no ano passado por Marcelo.

*****O cantor e compositor Jean Garfunkel apresenta o show Poemania Crônica, dia 18 de outubro, quarta-feira, às 21h, no Tatu Bar e Palco, em Pinheiros. Acompanho por Pratinha Saraiva (flauta e bandolim) o poeta e compositor entoa canções como Mazzaropi, Passarinheiro, Calcanhar de Aquiles e Não Vale a Pena. Entre uma música e outra recita suas crônicas poéticas com rimas de seu cordel urbano.

***Prêmio GRPCOM de Criação divulga vencedores da 7ª edição***

Crédito da foto: Divulgação.

***Valorizar e reconhecer os melhores materiais publicitários produzidos pelas agências do Paraná. Este é o objetivo do Prêmio GRPCOM de Criação, promovido pelo Grupo Paranaense de Comunicação (GRPCOM) e que chega a sua 7ª edição em 2015. Os vencedores serão revelados durante uma cerimônia exclusiva para convidados do mercado publicitário nesta erça-feira (17), no Espaço Torres, em Curitiba.

Na ocasião, serão entregues os prêmios Televisão Curitiba, Rádio, Jornal, Digital – divididos em Institucional, Varejo e Produtos e Serviços –, Responsabilidade Social e o Grand Prix do Televisão Regional, cujos concorrentes foram anunciados nas festas de premiação que ocorreram nas últimas três semanas nas sete emissoras da RPC - afiliada Globo no Paraná.

A 7ª edição do prêmio contou com a participação de 99 agências de todas as regiões do estado, totalizando 650 peças inscritas. Os materiais que concorrem foram veiculados no período de 16 de agosto de 2014 e 28 de agosto de 2015 nas mídias do GRPCOM - Gazeta do Povo, Jornal de Londrina, Tribuna, Paraná Online, 98FM, Mundo Livre FM, RPC, nos portais do grupo e nos sites Globo com atuação no Paraná. O julgamento das peças ocorreu no dia 5 de outubro no Hotel Pestana, em Curitiba, e contou com a participação de grandes nomes do mercado publicitário brasileiro.

Campanha - A campanha deste ano do Prêmio GRPCOM de Criação conquistou o Prêmio Colunistas Paraná 2015 na categoria “Mídias Integradas – Meios de Comunicação”, promovido pela Associação Brasileira dos Colunistas de Marketing e Propaganda (ABRACOMP) e realizado pelo Espaço de Marketing. Criada e desenvolvida pela Candy Shop, agência vencedora dos prêmios Televisão Curitiba e Televisão Regional na edição passada, a campanha coloca em evidência os profissionais da propaganda paranaense.

Serviço: 7º Prêmio GRPCOM de Criação (Evento para convidados) Data: 17 de novembro de 2015 Horário: 19h30 Local: Espaço Torres | R. Pergentina Silva Soares, 159 - Curitiba.

Sobre o GRPCOM - O Grupo Paranaense de Comunicação (GRPCOM) é o maior grupo de comunicação do Paraná e reúne os jornais Gazeta do Povo, Jornal de Londrina e Tribuna do Paraná, o portal de notícias Paraná-Online, as rádios 98FM e Mundo Livre FM (Curitiba e Maringá), a Unidade Móvel de Alta Definição HDView e a RPC, com oito emissoras afiliadas à Globo. O grupo conta ainda com o Instituto GRPCOM, responsável pela gestão dos programas e projetos de responsabilidade social, desenvolvidos ou apoiados pelos seus veículos de comunicação.

***Medicina empreendedora***


Crédito da foto: Carol Sábio.

Na foto: Mariana Malucelli e a Dra. Adriana Vidal Schmidt.

***A médica Adriana Vidal Schmidt e o engenheiro civil Norton Ricardo Ramos de Mello lançaram o livro “Consultórios & Clínicas: Guia Prático para Aprovação e Operação”, na última quinta-feira, dia 12 de novembro. Os autores receberam convidados na Livraria da Vila, no Shopping Pátio Batel, em Curitiba. Os autógrafos das obras foram embalados por um saboroso coquetel.

Tanto a médica, quanto o engenheiro, esperam que o guia sirva para que médicos e profissionais da área potencializem suas carreiras e planejem as etapas para abertura, organização e funcionamento de consultórios e clínicas de maneira segura.

Serviço: Clínica Adriana Schmidt Rua Professor Pedro Viriato Parigot de Souza, 3901 Ed. Office Life Sala 198/199 Ecoville Curitiba – PR tel: (41) 3336-2820 - www.adrianaschmidt.com.

***Natal da luz e solidariedade***


Crédito da foto: Gerson Lima. 

Na foto: Adriana e Marcelo Sypniewski, proprietários da Grey House Iluminação. 

***A loja Grey House Iluminação promoveu na sexta-feira, dia 13 de novembro, pelo quinto ano consecutivo o Auto de Natal. O tradicional evento da loja contou com mais de 200 convidados e arrecadou alimentos para a Associação dos Voluntários Amigos (AVA), e fraldas para o grupo Amigas do Berços. O destaque da festa foi a encantadora Vila de Natal, composta por mais de 150 miniaturas todas iluminadas 100% LED. 

A presença do Papai Noel foi acompanhada por personagens animados, como os Minions, a princesa da Disney e o Homem de Ferro. A festa também ofereceu um encontro alegre para crianças e adultos, com a apresentação do Coral da Terceira Idade, a Voz da Alegria, dos Centros de Convivência da cidade de Colombo (PR). 

“Sempre é uma alegria receber convites como esse da Grey House Iluminação, pois é uma alavanca para os idosos permanecerem no Coral. Queremos agradecer o acolhimento da pessoa idosa na sociedade”, comemora a secretária de Assistência Social de Colombo, Maria Souza. Lembrando que as doações de alimentos e fraldas continuam até o dia 30 de novembro, na própria loja. 

***Escola de Musicalização Infantil Alecrim Dourado comemora cinco anos de atuação com Show da Banda Siricutico***


Crédito das fotos: Divulgação.

***Crianças cantando e conhecendo novos instrumentos. Pais e mães curtindo a performance tanto quanto ou até mais que seus filhos. Com essa mistura de música infantil para adultos e música adulta para criança é que a escola de musicalização infantil Alecrim Dourado comemora seus cinco anos de atuação. “Nossos alunos são únicos e especiais, por isso, mais do que nunca queremos deixar uma marca e presenteá-los com um belo show”, comenta o professor e diretor da Alecrim Dourado Formação Musical, Tiago Madalozzo.


Para essa festa, o comando fica por conta da banda curitibana Siricutico, que também marca sua volta aos palcos, além de uma apresentação dos professores da escola. “Com o show da banda curitibana Siricutico, não há uma pessoa na plateia que fique parada”, comenta a professora e diretora da escola, Vivian Agnolo Madalozzo.

“O interessante do show é que a banda foge do convencional da música infantil, agregando outros estilos musicais e instrumentos, o que também é uma das propostas da Alecrim Dourado”, avalia. O aniversário da Alecrim Dourado acontece no dia 22 de novembro, no Teatro Regina Vogue (Shopping Estação). Os ingressos serão vendidos a R$ 20,00 e podem ser adquiridos no próprio teatro, na loja Raposa Caramelo, ou ainda pelo site Ingressorapido.com.

Serviço: 5 Anos da Alecrim Dourado Show Banda Siricutico Quando? 22 de novembro (domingo) Que horas? 16 horas Onde? Teatro Regina Vogue (Shopping Estação) Quanto? R$ 20,00 (inteira).

***Phil Young’s recebe prêmio por práticas inovadoras na educação***


Crédito da foto: Divulgação.

***Na última sexta-feira (13), a Phil Young’s English School conquistou o 1º Prêmio SINEPE/PR de Práticas Inovadoras em Educação, promovido pelo Sindicato de Escolas Particulares do Paraná. A escola venceu na categoria Cursos Livres com o projeto Phill Green, que tem por objetivo conscientizar os alunos da necessidade de práticas ambientais sustentáveis e ensinar inglês por meio de atividades que simulem o cotidiano.

O projeto, criado em 2008, implantou um sistema de separação e reciclagem de lixo nas unidades da rede e criou uma horta comunitária, proporcionando aos alunos entre 7 e 11 anos a experiência do plantio e cuidado de legumes e verduras orgânicas. No final do ciclo, os alunos comemoram o aprendizado com a Festa da Salada, exaltando também, a importância de uma alimentação saudável.

***Tratamentos para cabelos em pauta***


Crédito da foto: Divulgação.

***Para oferecer tratamentos cada vez mais modernos para os pacientes, a dermatologista Dra. Dayana Espíndola Volpato Thá, da Clínica Thá Dermatologia, embarca para Miami (EUA) no próximo dia 15 de novembro, onde participará no 9º Congresso Mundial de Pesquisas em Cabelo, que acontece de 18 a 21 de novembro, no Hotel InterContinental Miami.

O evento abordará novidades e avanços nos tratamentos para vitalidade de cabelo, doenças do couro cabeludo, entre outros assuntos. A organização é da Sociedade Norte-Americana de Pesquisas em Cabelo (North American Hair Research Society). Sobre a Clínica Thá Dermatologia - A Thá Dermatologia atua com os mais modernos procedimentos na área da Dermatologia cosmiátrica, voltada para a manutenção e conservação da pele. A clínica tem foco no tratamento de cabelos e da pele do corpo e da face. Fundada pelos dermatologista Dr. Gustavo Braz Thá e Dayana Espíndola Volpato Thá, a clínica está localizada em Curitiba.

Com o objetivo de oferecer os melhores tratamentos aos seus clientes, investe constantemente em capacitação e na adoção de novas tecnologias e conta com estrutura confortável e funcional, em um ambiente que reúne equipamentos de ponta e profissionais capacitados em tratamento clínico e estético. Mais informações: www.thadermatologia.com.br.

***Neodent é premiada entre as maiores empresas do Sul do país***


Crédito das fotos: Divulgação.

***A Neodent, empresa paranaense, com sede em Curitiba, que entrega ao mercado odontológico mundial soluções em implantes dentários, componentes protéticos e instrumentais cirúrgicos, recebeu prêmio de destaque entre as maiores empresas do Sul do Brasil, no segmento de Saúde no Paraná, pelo Grupo AMANHÃ. A solenidade de premiação aconteceu na última quinta-feira, dia 05 de Novembro, na sede da FIERGS (Federação das Indústrias Rio Grandenceses) e contou com a presença da elite executiva dos três estados.

Representando a Neodent, Dr. Geninho Thomé, Presidente Científico e Presidente do Conselho de Administração da Neodent, recebeu a premiação e reafirmou os motivos que acredita que levaram a empresa ao patamar de destaque: “Desde o princípio nosso segredo sempre foi focar no trabalho, na equipe e nos pacientes. Nossa estratégia é sempre estar à frente das demandas, fazendo fortes investimentos em Inovação, o que nos garante oferecer ao mercado mundial soluções que atendam às principais necessidades dos dentistas, sempre buscando trazer mais qualidade de vida e sorrisos aos pacientes.


Procuramos produzir nossos produtos com alta tecnologia e mantemos os investimentos nesta área mesmo em épocas de ‘crise’”. O reconhecimento foi recebido com alegria pela companhia, que recentemente concluiu seu processo de expansão na América Latina. Para Matthias Schupp, CEO da Neodent, o prêmio mostra que a empresa está no caminho certo: “A sobrevivência de uma empresa está muito ligada à um bom planejamento de base e à velocidade com que ela consegue se adaptar e readaptar ao mercado. Também é importante ser rápido no ajuste de custos e ter planos e metas claros.

A Neodent é uma empresa consolidada, com planos a médio e longo prazo (de 3 e 5 anos e de 10 anos). Sempre nos preocupamos em mantê-la preparada para os desafios que encaramos, tanto no mercado nacional, quanto internacional, e isso se reflete no que foi apresentado no ranking da revista Amanhã. Com ampla atuação no Brasil, intensificamos em 2015 nosso planejamento de internacionalização, abrindo novas filiais no México, Colômbia e Argentina. Encaramos momentos de crise como oportunidade, e já sendo uma marca internacional, investimos, cada vez mais, para levar a tecnologia brasileira para outros países. Em resumo, acredito que é importante sempre inovar. A Neodent, a cada ano, muda e se renova”.

Sobre a premiação - O Prêmio Grandes & Líderes – 500 Maiores do Sul é um ranking elaborado, há 25 anos, pela Revista Amanhã em parceria com a PwC, e revela as companhias que se destacaram no Rio Grande do Sul, Santa Catarina e no Paraná, que juntas, movimentaram, em 2014, cerca de R$ 475,7 bilhões. O Paraná é segundo estado com maior presença entre as 500 Maiores do Sul. O ranking utiliza como critério de classificação um indicador exclusivo, o Valor Ponderado de Grandeza (VPG), que resulta da soma ponderada de Patrimônio Líquido (com peso de 50%), Receita Líquida (40%) e Resultado Líquido (lucro/prejuízo), com peso de 10%.

Sobbre a Neodent - Criada em 1993, a Neodent é uma empresa brasileira que entrega ao mercado odontológico implantes, soluções protéticas e instrumentais cirúrgicos. Com sede industrial e comercial em Curitiba (PR), a companhia conta com 22 unidades no Brasil, 5 no exterior e está em pleno processo de expansão internacional. Fundada pelo Dr. Geninho Thomé, atual Presidente Científico e Presidente do Conselho de Administração da Neodent, e pela Dra. Clemilda Thomé, atual Diretora do Instituto Latino-Americano de Pesquisa e Ensino Odontológico (ILAPEO), a Neodent hoje faz parte do Grupo Straumann e já conta com filiais em diversas cidades do Brasil e do mundo.

***Suíte em tons neutros com variações do cinza é aposta da arquiteta Simone Stolfa***


Crédito das fotos: Diego Pisante.

***Aconchego, flexibilidade e contemporaneidade são algumas das caracteristicas que definem o projeto de suíte projetado pela arquiteta e designer de interiores paranaense Simone Stolfa. As cores neutras estão em voga no segmento da decoração para 2016, e a mescla do bege com os tons acizentados são uma das tendências. 

Com o objetivo de desenvolver uma suíte que transmitisse a sensação de relaxamento e tranquilidade, mas que ao mesmo tempo possuísse toda a elegância e conforto necessários com traços atemporais, Simone fez a utilização da paleta das cores cinzas mesclada com o bege, levando em consideração todas as características exigidas pelo cliente no projeto.


“Normamente são utilizadas cores mais claras, como o branco e o bege, para esses espaços. Porém, o cinza, em seu tom menos intenso, transmite a mesma sensação de relaxamento, além de todo o aspecto de inovação e sofisticação”, explica a profissional e salienta que fez uma pesquisa de acordo com as exigências de seus clientes, que desejavam um ambiente acolhedor e atemporal.

De acordo com a arquiteta, é necessário prestar atenção em dois quesitos essenciais no quarto de casal, sendo eles a iluminação e as cores, uma vez que uma complementa a outra e, quando bem planejadas, podem mudar a atmosfera da suíte.A utilização de um papel de parede metalizado no prata cria um efeito interessante de luminosidade contrapondo com os tons sombreados do bege ao ser complementado pela iluminação dirigida.


“Esse projeto trouxe um resultado diferente do comum. Além de ser sofisticada, a composição das cores deixou o espaço relaxante para descansar e dormir bem.”, comenta Simone. Na questão luminotécnica, foram utilizados pontos estratégicos com lâmpadas dimerizadas, nas laterais dois pendentes com detalhes em correntes de metal que têm a função da auxiliar na iluminação em momentos de leitura, e uma luminária central com cúpula espelhada e pontos centrais com gotas de vidro.


O uso de elementos atemporais, um grande espelho fumê sob a cabeceira da cama, cortinas em tecido de organza na cor bege Armani, o tapete em fio de seda prata realçam com perfeição todo o mobiliado escolhido. Para Simone Stolfa, vale a pena sair do comum e apostar em cores irreverentes na decoração para que o ambiente tenha personalidade. “Esse projeto é um ótimo exemplo para quem quer variar as tonalidades das cores neutras. Aplicando técnicas de luz e sombra podemos chegar a resultados surpreendentes agregando várias características procuradas pelos clientes, como conforto, flexibilidade e requinte”, finaliza.

Sobre Simone Stolfa – A arquiteta Simone Stolfa é referência na arquitetura e no design de interiores no Paraná. Graduada pela Pontifícia Universidade Católica, preza em seus trabalhos de decoração o conforto, a qualidade e a integração dos ambientes. Seus projetos arquitetônicos levam referências internacionais com acompanhamento do que existe de melhor em fornecedores, materiais e vertentes da construção.

No que diz respeito a reformas e revitalizações, Simone Stolfa vivencia o sonho e as necessidades de seus clientes, levando em conta o estilo de vida, as tendências e principalmente a praticidade exigida. Já em seus trabalhos de projetos corporativos (empresariais e industriais), busca manter a identidade da corporação, as conveniências dos departamentos, a fim de que o cliente se sobressaia perante seus concorrentes.

***Opção light na Mercearia Anos 30***


Crédito das fotos: Divulgação.

***Quem diz que pizza não pode ser saudável não conhece os novos sabores da Mercearia Anos 30, preparados com 85% de pura farinha integral na massa. São quatro opções, duas salgadas e duas doces, elaboradas com ingredientes selecionados de alta qualidade para surpreender o cliente.

Desde o dia seis de novembro os novos sabores Da Horta Lá de Casa, Pôr do Sol, Aurora Boreal e Aromas do Campo já estão disponíveis para quem procura uma opção leve e saborosa. Nas sextas, sábados e domingos podem ser degustadas pelo sistema à la carte. E nas segundas-feiras, quem frequentar o rodízio também terá a oportunidade de saboreá-las.


O cardápio foi reformulado e impresso para os frequentadores terem acesso as especificidades e valores. Com preço promocional, por tempo limitado, as pizzas com quatro fatias custam R$ 38,00 e as de oito fatias R$ 50,00 cada. Aos interessados é um incentivo para provar algo inusitado, unido o custo ao benefício de consumir elementos mais saudáveis.

Marcelo e sua esposa Kelly Iodice, proprietários do estabelecimento, convidam todos a experimentarem essa novidade. Marcelo aponta que “vegetarianos e pessoas com pefil fitness poderão agregar ao cardápio a deliciosa escolha por nossas pizzas”. “Tais sabores são inéditos no cardápio brasileiro", conclui Kelly. A Mercearia Anos 30 está localizada na Avenida Iguaçu, 3645 - Seminário.

Sobre a Mercearia Anos 30 - A Pizzaria Mercearia Anos 30 já está no mercado curitibano há mais de 15 anos. O estabelecimento, que se caracteriza pela decoração dos anos 30, é reconhecido como o melhor rodízio de pizza de Curitiba. Com mais de 70 sabores diferentes, além do rodízio é oferecido aos clientes o serviço à la carte e outros produtos como calzones, mini churros, azeites artesanais aromatizados, cervejas premium e uma seleta carta de vinhos.

Serviço: Mercearia Anos 30 Av. Iguaçu, 3645, Seminário – Curitiba/PR Horário de funcionamento: todos os dias das 18h30 às 23h30 www.anos30.com.br.

***Flagrantes de descontração***


Crédito da foto: Justen Jr.

***O mau tempo não foi problema para os frequentadores do Empório Soho. O sol foi ovacionado pelos que estavam na Praça da Espanha, quando apareceu no sábado à tarde. Mesmo no domingo, o chuvisco não afastou o público.

Esta foi a última edição do ano do Empório e teve a participação de 24 estabelecimentos da Associação dos Comerciantes da Região da Praça da Espanha. A Ascores comemorou o resultado do evento nas vendas e pela ocupação pacífica da praça. O público dançou e cantou com os músicos que ocuparam o palco no dois dias.

***Exposição comemora os 30 anos da Orquestra Sinfônica do Paraná***


Crédito das fotos: Divulgação.

***Até o fim de novembro fica aberta a exposição ‘30 anos da Orquestra Sinfônica do Paraná’, no saguão de exposições do Centro Cultural Teatro Guaíra, ao lado da bilheteria principal. A mostra , em ordem cronológica, exibe a criação da OSP, os maestros titulares e convidados, participações com o Balé Teatro Guaíra e com outros grupos, e as turnês feitas pelos músicos. As visitas são feitas de segunda a sexta, das 13h às 17 horas, e pode ser acompanhada por um monitor.

Em 30 anos foram feitas 1.200 apresentações em diversas cidades brasileiras, incluindo concerto junto às Cataratas do Iguaçu e com o tenor José Carreras. No acervo estão 1.170 obras catalogadas e executadas. A OSP se apresentou junto com o Balé Teatro Guaíra nos espetáculos Petrushka e O Quebra-Nozes, e nas óperas Carmen, Fausto, Tosca e La Bohème. Histórico - em 1983, após apresentação da Orquestra Sinfônica Brasileira, sob regência do maestro Isaac Karabitchevsky, no Guairão, o governador José Richa decidiu criar a Orquestra Sinfônica do Paraná. Esta ação passou a ser um dos principais planos de gestão do governo na área da cultura.

Dois anos depois, em 1985, foi feito um concurso nacional, com 60 vagas, para selecionar os músicos que iriam compor a orquestra. Dos 210 inscritos, 160 fizeram os testes de audição, compostos de provas teóricas e prática, tanto para músicos como para maestros titular e assistente. A comissão avaliadora era formada pelos maestros Alceu Bocchino, Claudio Santoro, Mário Tavares e pela musicista Eleni Bettes. Osvaldo Colarusso foi aprovado como regente auxiliar e foram selecionados 54 músicos. Dos 11 candidatos a maestro titular, nenhum conseguiu aprovação. Então o maestro Bocchino assumiu o posto.


A estreia nacional da Orquestra Sinfônica do Paraná foi em 28 de maio de 1985, no auditório Bento Munhoz da Rocha Netto (Guairão). Na primeira parte do programa, abertura da ópera Anacreon, de Luigi Cherubini, sendo a primeira audição no Paraná, com regência de Colarusso. Bocchino regeu neste primeiro concerto a Sinfonia nº 8 em Fá Maior Op. 92 e o Concerto nº 5 em Mib Op. 73 Imperador, ambas as peças de Beethoven.

Nestes 30 anos, a OSP teve como maestros titulares Alceu Bocchino e Osvaldo Colarusso (1985 a 1997), Roberto Duarte (1998 a 1999), Jamil Maluf (2000 a 2001), Alessandro Sangiorgi (2002 a 2010) e Osvaldo Ferreira (2011 a 2013). A partir de 2014, a Orquestra Sinfônica do Paraná passa a ser regida por maestros convidados: Dante Anzolini, Victor Hugo Toro, Claudio Cruz, Marc Moncussi, Isaac Karabitchevsky, Silvio Viegas, Stefan Geiger, Ricardo Castro, Fabio Mechetti, Jamil Maluf, Guilherme Mannis, Marcos Arakaki, Wagnrt Polistchuk, Ricardo Bologna, Alpaslan Ertüngealp, Roberto Tibiriçá, Lavard Skou Larsen, Paulo Torres, Gustavo Petri, Nikolas Rauss, Maximino Zumalave, José Maria Florêncio e outros. Incentivo - a violinista Eleni Bettes foi uma das responsáveis pela criação da orquestra.

Na época, ela era coordenadora de Comunicação Cultural da Secretaria de Estado da Cultura e, dois anos depois, fez o concurso para compor o quadro. “Fizemos um trabalho de pesquisa para convencer o governador a criar a orquestra. Havia mobilização dos músicos e o apoio do secretário da Cultura, o que favorecia a criação da orquestra”, disse em depoimento.

“Precisávamos de uma orquestra sinfônica do Estado que estivesse dentro do Teatro Guaíra, que é a casa da música, da cultura e das linguagens artísticas do Paraná”, afirmou Eleni. De acordo com a musicista, a movimentação musical e cultural na capital, com as oficinas de música e a orquestra da Universidade Federal do Paraná (UFPR), facilitaram a criação da orquestra. “A Escola de Música e Belas Artes do Paraná formava grandes profissionais que não tinham onde trabalhar. Com a OSP foi criado um mercado musical no Paraná.

Muitos músicos se estabeleceram em Curitiba e também houve crescimento na área de luteria, que é o conserto e a fabricação de instrumentos”. Alguns imprevistos ocorreram antes da estreia. No dia do ensaio geral, um martelo caiu da parte de cima do palco e atingiu um dos tímpanos (instrumento de percussão). Para as obras executadas naquele concerto, seriam necessários cinco instrumentos. O empréstimo para substituir o instrumento danificado foi feito pelo maestro Gideon Martins, da orquestra da UFPR. Óperas e balés -

Além dos concertos, a orquestra participou de montagens do Balé Teatro Guaíra, como O Quebra-Nozes, de Tchaikovsky; Petrushka e Sagração da Primavera, de Stravinsky; e de produções de óperas como Carmen, de Bizet; Fausto de Gonod; Aída, de Verdi; Tosca e La Bohème, de Puccini. Junto às grandes peças da música clássica, a Orquestra Sinfônica do Paraná também se adaptou à música popular e diversificou as apresentações. Um dos momentos marcantes foi a gravação, em 2007, do DVD com a banda Blindagem, assim como os concertos para crianças e parcerias com grandes nomes da música popular brasileira.

Serviço: Exposição 30 anos Orquestra Sinfônica do Paraná Sala de Exposições Centro Cultural Teatro Guaíra (junto à bilheteria principal do CCTG) Até o dia 30 de novembro De segunda a sexta-feira, das 13h às 17 horas Aberta também aos domingos quando há concertos da OSP.

***Iniciativa protege maior mamífero terrestre do Brasil***


Crédito da foto: Haroldo Palo Jr.

***Com o objetivo de proteger as antas (Tapirus terrestris) do Brasil – espécie que está ameaçada de extinção, a Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza está apoiando pesquisadores de Londrina (PR) que estão desenvolvendo um projeto de conservação dos ambientes naturais nos quais elas vivem, como o Parque Estadual Mata dos Godoy e região. Chamada de ‘Caminho das Antas’, a iniciativa tem estudado 70 fragmentos de floresta para verificar em quais as antas são mais presentes e como a espécie se comporta em cada um deles.

“Dessa forma poderemos avaliar e escolher as regiões prioritárias para a conservação e trabalhar para criar um corredor entre essas áreas que possibilite a movimentação de uma para outra parte, garantindo o trânsito da fauna e a variabilidade genética necessária para a manutenção das populações”, explica Eduardo Panachão, pesquisadorda ONG Meio Ambiente Equilibrado (MAE), responsável pela pesquisa. Outros parceiros do projeto foram o Laboratório de Biodiversidade e Restauração de Ecossistemas daUniversidade Federal de Londrina (LABRE/UEL), a Promotoria de Defesa do Meio Ambiente e a Secretaria de Meio Ambiente do Paraná (SEMA).

De acordo com a diretora executiva da Fundação Grupo Boticário, Malu Nunes, o projeto é bem importante, pois busca proteger alguns dos últimos remanescentes florestais bem conservados da região como o Parque Estadual da Mata dos Godoy, região que é considerada como prioritária para preservação pelo Ministério do Meio Ambiente. “A antadesempenha papel fundamental na dispersão de sementes de espécies florestais, contribuindo também para a manutenção da floresta. Por isso, apoiar projetos com foco nesse mamífero é extremamente importante e gera resultados efetivos para a conservação da natureza”, comenta Malu.

O projeto ‘Caminho das Antas’ atua com a comunidade do entorno, explicando a importância da conservação dessa espécie. “As antas utilizam alguns dos fragmentos de florestas que estão dentro de áreas agrícolas, por isso é necessário envolver esses proprietários para que eles entendam o seu papel na preservação dessa espécie. Eles são atores importantes e precisam ser inseridos nesse processo”, ressalta Panachão. Malu Nunes destaca ainda que é possível essa comunidade ser afetada com a diminuição de antas na região. “Reduções drásticas nas populações podem desencadear desequilíbrios ecológicos tais como o ataque de felinos a criações de animais domésticos, por exemplo”, conclui.

Sobre a Fundação Grupo Boticário: a Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza é uma organização sem fins lucrativos cuja missão é promover e realizar ações de conservação da natureza. Criada em 1990 por iniciativa do fundador de O Boticário, Miguel Krigsner, a atuação da Fundação Grupo Boticário é nacional e suas ações incluem proteção de áreas naturais, apoio a projetos de outras instituições e disseminação de conhecimento.

Desde a sua criação, a Fundação Grupo Boticário já apoiou 1.439 projetos de 482 instituições em todo o Brasil. A instituição mantém duas reservas naturais, a Reserva Natural Salto Morato, na Mata Atlântica; e a Reserva Natural Serra do Tombador, no Cerrado, os dois biomas mais ameaçados do país. Outra iniciativa é um projeto pioneiro de pagamento por serviços ambientais em regiões de manancial, o Oásis. Na internet: www.fundacaogrupoboticario.org.br.

***H3 cria nova receita e mistura a acidez do limão ao tradicional hambúrguer***


Crédito da foto: Divulgação.

***Já imaginou a acidez do limão siciliano, cortada pelo sabor forte do parmesão e do pão de alho? Essa é a proposta do Hambúrguer Limone, lançamento do h3, rede de franquias que oferece comida de Chef nas praças de alimentação de alguns dos mais importantes shoppings do país. O lanche trabalha os principais componentes benéficos do fruto, como o ácido cítrico, a vitamina C e os flavonoides, com um aveludado molho e um pão crocante, que envolve o delicioso hambúrguer h3.

“Além de ser um ingrediente presente em receitas de chefs renomados, o limão siciliano, famoso pelas suas altas propriedades antibacterianas e antivirais e pela sua função antioxidante, ainda contém vitamina A e vitaminas do complexo B, bem como os ácidos málico e fólico. Tem ainda variadíssimos minerais, a maioria dos quais essenciais ao nosso organismo, e é eficaz contra alergias, stress, fadiga, gripes e constipações”, Angela Ribeirinha , nutricionista da rede.

Com os acompanhamentos oferecidos, como a batatas cortadas em rodela, salada ou até o básico arroz branco, é possível fazer uma refeição completa de forma rápida, sem deixar de lado a qualidade e o paladar aguçado. Sobre o H3 - Criado por três portugueses em 2007, o h3 surgiu com a ideia de servir comida excelente em um sistema de fast food, com o objetivo de oferecer o hambúrguer como principal iguaria junto com ingredientes e molhos inusitados que são elaborados por Chefs de renome do mercado especialmente para o h3.

Atualmente a marca possui mais de 50 lojas em Portugal e já vendeu mais de 30 milhões de hambúrgueres em apenas oito anos. Depois do sucesso na Europa, o h3 chegou ao Brasil em 2011. Em apenas três anos abriu 14 lojas próprias em São Paulo e mais três franquias. Testou e adaptou o conceito ao mercado brasileiro e agora em 2015 ingressou no sistema de franquias para expandir o conceito em território brasileiro. www.h3.com.

***Com GNV, motoristas paranaenses reduzem custo com combustível em até R$ 400 por mês***


Crédito da foto: Divulgação.

***Com o atual preço dos combustíveis líquidos no Paraná, o Gás Natural Veicular (GNV) se consolida como um combustível ainda mais vantajoso para os motoristas que circulam no estado. Para quem roda mais de 100 km por dia, e uma média de 2.500 km por mês, com o GNV a economia mensal no gasto com o combustível pode chegar a R$ 376 na comparação com a gasolina e a R$ 368 com o etanol, ou seja, uma economia de 46%.

Os dados estão no último levantamento realizado pela Companhia Paranaense de Gás (Compagas), considerando os preços médios de combustíveis praticados no Paraná pesquisados pela Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), e também divulgados, em outubro, pela Associação Brasileira das Empresas Distribuidoras de Gás Canalizado (Abegás). Além da economia no abastecimento, o motorista que abastece com o GNV roda mais. Isso porque o rendimento do gás natural é maior que o da gasolina, e quase o dobro do etanol.

Com o GNV o veículo roda, em média. 13,2 quilômetros por metro cúbico, enquanto com a gasolina faz 10,7 quilômetros por litro e com o etanol, 7,5 quilômetros por litro. No Paraná, um quilômetro com GNV custa R$ 0,17 contra R$ 0,32 da gasolina e R$ 0,32 do etanol. Além de poupar no dia a dia, os proprietários de carros com GNV no Paraná também têm desconto de 71,43% no IPVA. Para os carros movidos a gás natural, o custo do imposto é de 1% sobre o valor do veículo, perante os 3,5% do valor sobre os veículos movidos a gasolina e/ou etanol.

Atualmente, são mais de 33 mil veículos que já utilizam o gás natural no estado e 17 oficinas credenciadas pelo INMETRO para efetuar a conversão. O preço da instalação do kit GNV varia de R$ 3 mil a R$ 4 mil, e para quem roda cerca de 4.000 km no mês, por exemplo, o tempo de retorno do investimento é, em média, de 5 meses. Essas contas podem ser feitas no Simulador de Economia no site da Compagas (http://compagas.com.br/simulador-de-economia-gnv).

Concessionária responsável pela distribuição do gás natural no Paraná, a Compagas conta atualmente com 36 postos revendedores de GNV, nas cidades de Curitiba, Campo Largo, Colombo, Paranaguá, Pinhais, Ponta Grossa e São José dos Pinhais. Em Londrina também há um posto de GNV abastecido pela GasLocal.

Sobre a Compagas: a concessionária responsável pela distribuição de gás natural no Estado do Paraná completou 20 anos em 2014. Empresa de economia mista, tem como acionista majoritária a Companhia Paranaense de Energia – Copel, com 51% das ações, a Gaspetro, com 24,5% e a Mitsui Gás e Energia do Brasil, com 24,5%. Em março de 2000, a empresa passou a ser a primeira distribuidora do Sul do país a fornecer o gás natural aos seus clientes, com a inauguração do ramal sul do gasoduto Bolívia – Brasil (Gasbol).

Atualmente, a Compagas conta com mais de 30 mil clientes dos segmentos residencial, comercial, industrial, veicular e geração de energia elétrica e está presente em 16 municípios: Araucária, Curitiba, Campo Largo, Balsa Nova, Palmeira, Ponta Grossa, São José dos Pinhais, Colombo, Quatro Barras, Fazenda Rio Grande, São Mateus do Sul, Pinhais, Paranaguá, Cambé, Londrina e Castro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário