quinta-feira, 29 de agosto de 2019

Coluna do dia 29/08/19

***Curitiba recebe Tributo ao Queen da Camerata Florianópolis***


Crédito da foto: Tóia Oliveira.

***A Camerata Florianópolis desembarca com o seu novo espetáculo, o Tributo ao Queen, em única apresentação na Ópera de Arame, dia 13 de outubro, às 19 horas, em Curitiba. A orquestra catarinense, que é conhecida por seus espetáculos que misturam os gêneros erudito e popular, traz a capital paranaense o Tributo ao Queen da Camerata Florianópolis, que teve sua estreia neste ano, na Avenida Beiramar, em Florianópolis, sendo um grande sucesso de público para aproximadamente 20 mil pessoas, além dos memoráveis shows em outras cidades de Santa Catarina. Promovido pela Orth Produções e Produção de Maria Elita Pereira, os ingressos estão sendo vendidos pelo Disk Ingressos.

O espetáculo que foi concebido e começou a ser preparado no final de 2018 visa prestar uma homenagem à banda inglesa de Rock/POP Queen, trazendo para este novo show alguns dos maiores sucessos do grupo, com arranjos para orquestra de cordas e banda de rock, com a mesma equipe, que há 11 anos apresenta o programa de maior sucesso da orquestra, o Rock’n Camerata. Integram o espetáculo, além dos músicos da Camerata Florianópolis regida pelo maestro Jeferson Della Rocca, os vocalistas Daniel Galvão, Carla Domingues, Rodrigo “Gnomo” Mattos e Dudu Fileti, os guitarristas Eduardo Pimentel e Renato Pimentel, o baixista Baba Junior, os percussionistas Rodrigo Paiva e Marcio Bicaco e o baterista Ginho Bernardes. Assina os arranjos orquestrais o compositor e pianista Alberto Heller.

Sobre a Camerata Florianópolis - Grupo de grande versatilidade vem se destacando também por sua pesquisa sonora junto a diversos estilos e gêneros musicais. No repertório espetáculos como: Música Popular Brasileira, Camerata in Jazz (com arranjos e direção de Luiz Gustavo Zago), Rock’n Camerata (com arranjos de Alberto Heller e participação da banda Brasil Papaya Instrumental), sucesso absoluto de público em Florianópolis e Música Eletrônica (em parceria com o ELEKFANTZ). A Camerata Florianópolis tem realizado concertos com importantes artistas brasileiros como Lenine, Zeca Baleiro, Toquinho, Daniel e Daniela Mercury, sendo que obteve destaque internacional com seu show em conjunto com o guitarrista Steve Vai, na edição 2015 do Rock in Rio.

Teve grande êxito em seus shows que passaram por vários estados brasileiros como: Rio Grande do Sul, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo e Minas Gerais, e grande reconhecimento internacional com suas turnês no exterior passando pela França, Espanha, Alemanha e Itália. E mesmo com o intenso trabalho artístico, desde sua criação, a Camerata está muito envolvida às questões sociais, através de importantes projetos educacionais, como o Educando com Música e Música e Cidadania, que contribuiu para a democratização do acesso a espetáculos eruditos através do projeto Concertos nas Comunidades e Turnês pelo interior de Santa Catarina. As iniciativas vêm contribuindo com a cultura musical no Estado, formando plateias e estimulando a juventude à prática musical.

Sobre a banda Queen - Queen foi uma banda britânica de rock, fundada em 1970 e foi ativa sob sua formação clássica, até 1991. O grupo, formado por Brian May (guitarra e vocais), Freddie Mercury (vocais e piano), John Deacon (baixo) e Roger Taylor (bateria e vocais) é frequentemente citado como um dos expoentes do seu estilo, também sendo um dos recordistas de vendas de discos a nível mundial. A música da banda também é conhecida por ser altamente eclética, variando entre várias vertentes do rock. A banda já vendeu mais de trezentos milhões de discos ao redor do mundo, tendo lançado quinze álbuns inéditos, várias coletâneas e trabalhos em vídeo.

Serviço: Camerata Florianópolis - Tributo Ao Queen Data: 13 de outubro (domingo) Horário: Abertura do Teatro: 18h / Início show: 19h. Local: Ópera de Arame (Rua João Gava, 970, Abranches, Curitiba, PR). Classificação etária: 12 anos Realização: Orth Produções. Ingressos: a partir de R$60,00 (meia-entrada) e R$ 120 (inteira) no Setor Rosa. *Não está inclusa a taxa administrativa Disk Ingressos de R$ 10,00. A meia-entrada é válida para Doadores de Sangue devidamente comprovados, Estudantes devidamente comprovados, Idosos conforme Lei, PNE, Portador de Câncer e Professor.

Importante: Serão exigidos os documentos e comprovantes que constam nas respectivas leis. Os descontos não são cumulativos. Descontos de 50% para Clube Disk Ingressos & Uningressos. Pontos de venda: Disk Ingressos (Call Center 41 3315-0808), nos quiosques dos shoppings Mueller e Estação, na loja Disk Ingressos do shopping Palladium. E pelo site do Disk Ingressos: Informações: 41 3315-0808, diskingressos.com.br.

***A apresentadora Cris Osike promoveu na noite desta terça, 27, o coquetel de lançamento do Programa Hora Mulher***


Crédito das fotos: Bini Fotografia.


Na foto: O Jornalista Luiz Augusto Juk e Cris Osike.

***Na noite desta terça, 27/08, a apresentadora e jornalista Cris Osike recebeu a imprensa e convidados, no Hotel Pestana, para o coquetel de lançamento do Programa Hora Mulher, que estreia hoje, 28/08, às 20h na Tv Transamérica, canal 59. No evento os convidados puderam ver em primeira mão, um teaser do programa de estreia e conhecer a assinatura olfativa do programa – Perfume de ambientes Hora Mulher, que foi lançado durante o evento. O perfume foi desenvolvido pela Goodsmell.


Cris falou sobre o objetivo do Hora Mulher, que é inspirar e mudar a vida das mulheres, através dos quatro pilares do programa – empreendedorismo / espiritualidade / saúde, bem-estar, beleza / histórias inspiradoras. E sobre os diferenciais, um deles de ter seu estúdio montado dentro de um hotel, parceria feita com a rede Pestana. O presidente do Pestana Group na América Latina, Gustavo Jarussi estava presente no evento e falou sobre essa parceria de sucesso ao lado da apresentadora e do gerente do Pestana Curitiba Rodrigo Bassinelli.


Também foram citados outros parceiros, como o Buddha Spa, a Vivavinho, o professional hair Adilson Trojan, o Studio Fabi Telles, Clínica Virtuosa e Dani Masselli. A Festa contou com a gastronomia da chef Cleusa que assina os pratos do hotel, a música lounge ficou a cargo do DJ Fábio França, a decoração e mobiliário da Loca Festas, o bolo em homenagem ao programa e os bem-sucedidos da cake designer Vivi Barddal, as bebidas da Vivavinho e fotos de Rosangela Bini.

O Hora Mulher é dirigido pelo produtor Anderson Laus Netto, que ao lado da apresentadora Cris Osike estão à frente do programa. Segundo Cris, o Hora Mulher promete emocionar, inspirar e informar mulheres. “O nosso programa será muito especial, pois está sendo feito por pessoas comprometidas em mudar vidas, em inspirar pessoas, e esse é o verdadeiro segredo do sucesso”, garante.

A data de estreia é 28 de agosto, às 20h00 pela Tv Transamérica, canal 59, e pelo youtube e redes sociais do programa e da emissora. O Hora Mulher será transmitido todas as quartas-feiras às 20h00, com reprises aos domingos no mesmo horário. Quem quiser ficar por dentro das novidades de lançamento, basta acessar as redes sociais ou o canal do youtube do Programa Hora Mulher. Informações para contato: 41 99156.9090 - horamulher.com.br - programahoramulher@gmail.com.

***Instituto elege Diretoria Executiva para o Biênio 2019-2021***


Crédito da foto: Divulgação.

Na foto: Bettina, Eryclea, Sonia e Cristiane.

***No último dia 12 de agosto, o Instituto TMO, realizou a eleição da nova Diretoria Executiva para o Biênio 2019-2021, em um jantar beneficente no restaurante Madero. Continua à frente da entidade a presidente Sônia Regina Moritz Perussolo, com os vice-presidentes Bettina Muradás, Cristiane Mocellin, Leonardo Baggio, Denise Soares, Elanie Baggio Bizinelli, Evana Baggio Portugal, Maria Cecília de Leão Rosenmann, Helena Pereira Oliveira, Carol Bolduan, Karla Petrelli, Claudio Loureiro, Flávia Baggio Bizinelli, Lucyanna Lima Lopes, Ana Zulmira Canet Krause, Liana Leão e Débora Dzierwa.

No Conselho Técnico, Dr. Ricardo Pasquini, Dr. Samir Kanaan Nabhan, Dr. Lisandro Ribeiro, Dra. Carmem Bonfim e Dra. Vaneuza Moreira Funk. No Conselho Fiscal, Francisco Urban, Fernando Corrêa Oliveira, Sérgio Heimbecker, Cezário Caobiano e Pedro Valmir Zanette de Lucca. No Conselho Legal Mazutti, Ribas e Stern Sociedade de Advogados.

No Conselho Consultivo, Atilano de Oms Sobrinho, Carlos Muradás, Marcos Domakoski, Miguel Krisgner, Aline Peussolo Soares, Adriana Aranha Hapner, Carlos Eduardo de Leão Rosenmann, Clemilda Thomé, Cristina Nacli, Elcio Baggio, Gilda Friedlaender, Glaucio Geara, Hélio Rottenberg, Isabel Raad Carneiro, Jacqueline Vieira de Lemos, Jayme Bernardo, Kitty Pires, Marcelo Krause, Maria Bernardete Demeterco Raad, Maria Cristina Bernardo, Martha Schulman, Mirna Moletta Fonseca, Núbia M. Antochewiski, Pedro Corrêa de Oliveira, Regina Helena Bruni, Ruben Formighieri e Virgílio Moreira Filho.

Há 31 anos, em 1998, a entidade foi fundada por um grupo de empresários que entenderam a importância dessa missão e se propuseram a colocar em prática uma atuação fundamental: apoiar centros de transplante de medula óssea. Hoje em dia, em especial, o ITMO atua junto o Serviço de Transplante de Medula Óssea do Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Paraná, que é referência no assunto.

***BPW Curitiba homenageia 28 empresas que valorizam empreendedorismo feminino***


Crédito da foto: Ana Gabriella Amorim.

***Vinte e oito empresas foram homenageadas pela BPW Curitiba – Business Professional Women por valorizarem o empreendedorismo feminino em evento realizado na Federação das Indústrias do Paraná (Fiep), no dia 22 de agosto. “O brasão Woman Company Partner estimula as empresas a manterem relações de negócios com associadas BPW Curitiba e amplia as relações comerciais com outras empresas representadas pela entidade”, afirmou a presidente da BPW Curitiba, Birgit Keller Marsili.

A BPW Curitiba também anunciou três embaixadores da entidade que assumiram o compromisso de divulgar, fomentar e estimular mudanças necessárias na busca da igualdade entre homens e mulheres no mercado de trabalho e a valorização do empreendedorismo feminino. São eles: a coordenadora do modelo educacional Perspectivação da ISAE Escola de Negócios, Rebecca Oliveira Pereira Giese; o médico, presidente do Conselho de Administração do Hospital Erasto Gaertner e vice-presidente da Sociedade Brasileira de Cancerologia, Luiz Antonio Negrão Dias; e o superintendente do Sistema Fiep Sesi-PR, José Antonio Fares.

A BPW Curitiba, em parceria com a Price Waterhouse e BPW Internacional, lançará em 2020 uma certificação – Equal Salary – Trabalho Igual, Salário Igual, que poderá ser concedida a empresas de todos os países desde que tenham mais de 50 colaboradores e estejam dispostas a diminuir ou acabar com as diferenças salariais.

O regulamento já pode ser acessado no site da BPW Curitiba: www.bpwcuritiba.com.br. Na cerimônia foi apresentada a parceria da BPW Curitiba com a ONG Amigos do Bem. Participaram do evento autoridades, empresários, executivos, profissionais liberais, associadas e diretoras BPW Curitiba, entre eles, a presidente da BPW Curitiba, Birgit Keller Marsili, e a presidente da BPW Brasil, Eunice Cruz.

***Sessões de documentário sobre os Irmãos Campana complementam projeto na loja do MAM***

***Como forma de ampliar a experiência do público interessado na curadoria preparada para a loja MAM pelo Estudio Campana, o Museu de Arte Moderna de São Paulo fará sessões gratuitas do documentário Irmãos Campana por Fernando e Humberto, dirigido por Gabriela Bernd. As sessões acontecem nos domingos 25 de agosto e 15 de setembro e na sexta-feira 4 de outubro de 2019. No dia 4 de outubro, haverá bate-papo com os irmãos Campana às 15h30. O projeto da loja MAM, que permanecerá até novembro, conta com o patrocínio do Iguatemi São Paulo e o apoio de Ana Galli + Marcelo Roveri e Artfix.

Serviço: Documentário Irmãos Campana por Fernando e Humberto (22’, documentário, classificação indicativa livre) Local: Auditório Lina Bo Bardi – Museu de Arte Moderna de São Paulo Endereço: Parque Ibirapuera (Av. Pedro Álvares Cabral, s/nº - Portões 1 e 3) Horários: domingos 25/08 e 15/09 às 13h e às 15h; sexta-feira, 4/10, às 13h, 14h e 15h. Apenas no dia 4/10 a última sessão será seguida de bate-papo com os irmãos Campana.

Sobre o filme - Inspirado na obra dos Irmão Campana, o documentário mostra – através da ótica dos próprios artistas – a vida e o mundo que ambos habitam. Filmagens recentes nas cidades de Brotas e de São Paulo se somam a imagens captadas ao longo dos últimos anos, em andanças da dupla por estados como Ceará, Sergipe e Alagoas, durante viagens de pesquisa e de produção junto a outros artesãos brasileiros. O documentário reconstrói a história dos irmãos Campana com base numa narrativa afetiva, investigando as referências e experiências de vida que deram à obra da dupla um lugar de destaque no design brasileiro e mundial.

Conduzido pelos próprios artistas, em falas que se complementam e se cruzam, o filme revisita as memórias, histórias, lugares e imagens que influenciaram os Campana, traçando paralelos entre espaços físicos e imaginários, entre infância e vida adulta, campo e cidade, interior e exterior, explorando momentos de individualidade e de cumplicidade entre os dois irmãos. O documentário, dirigido por Gabriela Bernd, com a co-direção de Fernando Laszlo, e realizado pelo Instituto Campana, foi exibido pela primeira vez no Festival de Filme de Design em Milão em 2016.

Sobre o projeto dos Campana na loja MAM - O projeto pro bono do Estudio Campana cobre as paredes e piso na cor terracota, remetendo ao Nordeste, região onde os irmãos realizaram extensa pesquisa da cultura vernacular brasileira ao longo dos 35 anos de carreira. A proposta do estúdio é oferecer ao público uma amostra da produção artesanal, criatividade e manualidade através de peças cuidadosamente escolhidas de artistas de várias regiões brasileiras, além de objetos do catálogo do Instituto Campana.

Essa seleção de mais de cem peças dialoga com o conceito expandido de sertão, tema da exposição. Toda a renda obtida na loja será revertida para a manutenção do museu. “Baseamos nossa pesquisa em peças feitas a partir de materiais de proveniência local, como os brinquedos confeccionados a partir da palmeira de Meriti, árvore do Pará, caracterizada pela leveza e coloração. Esse tipo de trabalho é algo fazemos muito no Estudio para nossos projetos, como na coleção Cangaço e Paraíba, baseadas em referências das cidades de Juazeiro do Norte, no Ceará, e Esperança, na Paraíba”, afirma Fernando Campana.

“O sertão é o fazer manual, algo que vemos especialmente nos mercados populares, não apenas no nordeste, mas o sertão dentro de cada cidade. É onde se vê a produção local e a manualidade brasileira ainda viva, que resiste ao plástico, ao industrializado. Queremos que as pessoas que visitem a loja sintam a presença e valorizem a ‘mão’ da cultura brasileira, uma das nossas maiores riquezas”, observa Humberto Campana.

Sobre o MAM e sua loja - O Museu de Arte Moderna de São Paulo é uma sociedade civil de interesse público, sem fins lucrativos, fundada em 1948. Sua coleção possui mais de 5.500 obras, produzidas pelos nomes mais representativos da arte moderna e contemporânea, principalmente brasileira. Tanto a coleção como as exposições privilegiam o experimentalismo, abrindo-se para a pluralidade da produção artística mundial e a diversidade de interesses das sociedades contemporâneas. A loja MAM, inaugurada em novembro de 1985, comercializa produtos exclusivos com a marca do museu, catálogos de exposições e livros de arte, além de objetos de design. Adquirir um produto da loja MAM é fazer uma contribuição direta para a manutenção do museu.

Sobre o Estudio Campana - Fundado em São Paulo, pelos irmãos Fernando (1961) e Humberto Campana (1953), o Estudio Campana, que em 2019 celebra seus 35 anos de carreira, se tornou famoso pelo design de mobiliário, por criações de peças intrigantes - como as poltronas Vermelha e Favela - e, também, por ter ampliado nas áreas de design de interiores, arquitetura, paisagismo, cenografia e moda, entre outras. O trabalho dos Campana incorpora a ideia de transformação, reinvenção e integração do artesanato na produção em massa; tornando preciosos os materiais do dia a dia, pobres ou comuns, que carregam não só a criatividade em seu design, mas também características bem brasileiras - as cores, as misturas, o caos criativo e o triunfo de soluções simples. Instagram: @estudiocampana.

Sobre o Iguatemi São Paulo - Primeiro shopping da América Latina e da Iguatemi Empresa de Shopping Centers, o Iguatemi São Paulo vem construindo – há mais de 50 anos – uma história afetiva junto aos paulistanos e se tornou um dos marcos da cidade. Com mais de 290 operações, o empreendimento tem um mix completo com as melhores marcas nacionais e internacionais, excelentes opções de gastronomia, lazer, cultura e serviços.

Pioneirismo, moda e inovação são os principais pilares que sustentam o DNA do Iguatemi São Paulo, que segue lançando tendências para o setor e promovendo experiências únicas para seus clientes, como exposições exclusivas, desfiles de moda e eventos para toda a família. Cosmopolita, antenado com o que há de melhor no mundo, contando com um ambiente agradável, confortável, elegante e cuidado nos mínimos detalhes, o Iguatemi São Paulo é palco de tendências e experiências memoráveis. http://iguatemi.com.br/saopaulo.

***Elza Soares lança "Libertação", primeiro single de "Planeta Fome"***


Crédito da foto: Divulgação.

***"Libertação" revela a força do novo álbum de Elza Soares. Composta por Russo Passopusso, a música teve produção e execução musical da banda BaianaSystem, com participações da cantora Virgínia Rodrigues e da Orkestra Rumpilezz, do maestro Letieres Leite, autor do arranjo. A partir de hoje, o single estará disponível nas plataformas digitais. A sua capa foi feita por Felipe Cartaxo, artista responsável pela identidade visual do BaianaSystem.

O título "Planeta Fome" foi escolha pessoal de Elza Soares e faz uma religação do início de sua carreira com os dias de hoje. Ela ainda era aspirante a cantora quando foi ao programa "Calouros em Desfile", na Rádio Tupi, apresentado por Ary Barroso. Ao vê-la vestida com trajes pobres, o compositor e radialista perguntou: "De que planeta você veio, minha filha?". E ela respondeu: "Do mesmo planeta que o senhor, do planeta fome".

Naquela época, Elza achava que se tivesse alimentos para ela e para os filhos, não teria mais fome. O tempo passou e Elza continua com fome, fome de cultura, de dignidade, de educação, de igualdade e muito mais. Elza percebeu que a fome só muda de cara, mas não tem fim. "Há sempre um vazio na humanidade que a gente não consegue preencher e talvez seja essa mesma a razão da nossa existência" - comentou. E é disso que trata "Planeta Fome", é essa a história que ela conta nesse álbum.

Elza escolheu minuciosamente o repertório, selecionando o que queria cantar, o que faria sentido em 2019. São 11 faixas, entre inéditas e regravações. "Planeta Fome" foi produzido por Rafael Ramos e tocado por diversos músicos, entre eles Pupillo (bateria), Guilherme Monteiro (guitarra), Sidão Santos (baixo), Mestre Dalua (percussão), Marcos Suzano (percussão), Marlon Sette (arranjos de metais e trombone), e Felipe Pacheco (arranjo de cordas e violino). Será lançado dia 13 de setembro pela gravadora Deck em CD, vinil, cassete e nos aplicativos de música. Ouça o single: https://elzasoares.lnk.to/BaianaSystemLibertacaoPR.

***Oktoberfest Curitiba 3 Marias acontece no feriado de setembro***


Crédito da foto: Divulgação.

***Os curitibanos terão um bom motivo para passar o feriado na cidade. E desta vez, por causa da Oktoberfest Curitiba 3 Marias, que será realizada nos dias 6, 7 e 8 no Clube de Campo 3 Marias, em comemoração aos 190 anos da presença alemã no Estado do Paraná. O evento irá reunir em um só lugar muitas atrações gastronômicas, artísticas e culturais, como artesanato, loja de cervejas e souvenirs, além do Kinder Platz (espaço da criança) e do Bier Garten (jardim da cerveja), dedicadas à valorização das tradições germânicas.

A festa que é voltada para toda a família promete ser um ponto de encontro para todas as idades e gostos, a fim de celebrar a vida através de momentos de alegria e descontração. Ela já caiu no gosto do público, que se organiza em blocos para curtir com trajes típicos e suas próprias canecas. Os visitantes poderão degustar mais de 15 rótulos de chope artesanal, do tradicional pilsen e muito mais. Os ingressos para o evento estão sendo vendidos pelo site Eventbrite.

Segundo o organizador, Admilson Pereira, conhecido como Xapoca, o público curitibano recebeu muito bem a proposta da Oktoberfest na cidade, sendo que ela acontece em diversos formatos. “Nós queremos integrar o evento ao calendário de celebração dos 190 anos de presença alemã no estado do Paraná, e convidamos o público para apreciar a cultura e a gastronomia germânica e de outras culturas, nestes três dias festa”.

A festa terá decoração inspirada no estilo germânico. Os visitantes poderão acompanhar no palco do salão de bailes do clube uma programação voltada a atrações culturais, para todas as idades, gostos e gêneros, com danças típicas de grupos folclóricos. Haverá show da Orquestra Continental de Itapiranga-SC (cidade que tem a Oktoberfest mais antiga do Brasil) e da Freunde Musikanten, que serão responsáveis pelo tradicional concurso dos Tomadores de Chope em Metro, onde os adultos poderão participar.

Como representantes do folclore alemão, o evento contará com a apresentação do grupo Original Einigkeit Tanzgruppe, sempre apoiador destes eventos. Na área gastronômica, os participantes terão as opções de hambúrgueres, hot-dogs, sanduíches de porco, pratos típicos da gastronomia alemã como eisbein, marreco, salsichas em preparos diversos, carne de onça, além de comida vegana, caiçara e churros para crianças de todas as idades. O carro-chefe da festa, o chope, sem dúvida será bem representado entre os espaços Bier Tend e o Bier Garten.

Foram convidadas três cervejarias a Way Beer e Bier Hoff do Paraná e a Dalla Chopp de Santa Catarina, respectivamente, além de uma comercial, para que os presentes estejam muito bem servidos com mais de 15 opções de chopes especiais, além do pilsen. Haverá estandes de bebidas especiais que harmonizam com as cervejas e de drinks, para quem não aprecia os fermentados. Para o organizador, a festa já caiu no gosto do público e tem sido um sucesso para as famílias, pois Curitiba é uma cidade multiétnica, multicultural, multifacetada. E nesta edição, a Oktoberfest Curitiba 3 Marias tem atingindo o público pretendido que são as famílias com os pais, crianças, avós, todos em uma grande festa para se divertir.

Atrações do evento: Chope Artesanais e comercial com mais de 15 sabores especiais além do tradicional pilsen. Música e Dança: Grupos Folclóricos alemães e apresentação de bandas de Santa Catarina. Gastronomia: Promovida em grande parte pelo Restaurante O Jardineiro e restaurantes especializados em gastronomia Caiçara, Vegana e naturalmente a grande convidada, a da cultura Germânica. Espaço Kids: Área de recreação infantil.

Serviço: Oktoberfest Curitiba 3 Marias Data e horário: 6 de setembro (Sexta) - 18h às 00h. 7 de setembro (Sábado) - 12h às 00h. 8 de setembro (Domingo) - 12h às 20h. Local: Clube de Campo 3 Marias - Av. Três Marias, 274 - São Braz, Curitiba Valores ingresso individual: R$ 30,00 por cada dia. R$ 60,00 passaporte três dias. Valores para ingressos em grupo de 4: R$ 90,00 por cada dia. Ingressos: www.eventbrite.com.br. Realização: O Jardineiro Restaurante.

***76.º Festival de Cinema de Veneza fomenta exposição Anedotas sobre a Origem***


Crédito da foto: Kristi Giambattista.

Na foto: A artista visual Analize Nicolini em Veneza.

***A artista visual Analize Nicolini, única representante do Brasil na curadoria da exposição “Anedotas sobre a Origem” que abre neste sábado, 31 de agosto, em A Plus A Gallery, em Veneza, na Itália, espera um grande público na abertura.

É que está acontecendo o 76.º Festival de Cinema de Veneza e Analize acredita que este público migre também para visitar a exposição, que analisa a ideia de origens em múltiplos níveis, na tentativa de trazer uma estrutura do passado para um espaço de contemporaneidade.

Analize, que nasceu no norte do Brasil e morou em Curitiba dos 12 aos 40 anos, é curadora da exposição ao lado de curadores de países como os Estados Unidos, Suíça, Uganda, Austrália, Canadá, Singapura, República Tcheca, Índia, Rússia, Portugal, Itália, Irã e Malásia.

A mostra vai até 16 de novembro e tem a curadoria de 19 pessoas de 15 países com diferentes perspectivas da origem, todos alunos do curso intensivo da Escola de Curadoria de Veneza (School for Curatorial Practices in Venice). A _residência para curadores é focado em práticas curatoriais, e a conclusão do curso é a exposição Anedotas sobre a Origem.

***Gadens Incorporadora antecipa entrega do Lillè, condomínio de alto padrão na Vila Izabel***


Crédito da foto: Divulgação.

***A Gadens Incorporadora, empresa que atua na incorporação de empreendimentos de alto padrão em Curitiba, antecipou a entrega do Lillè, condomínio residencial em construção na Vila Izabel, para novembro de 2020, quatro meses antes da data inicial, prevista para o 1º trimestre de 2021. A Thá Engenharia é a empresa responsável pela execução dos trabalhos.

Lançado em agosto do ano passado, o Lillè terá torre única com apenas 35 apartamentos, todos com sacada gourmet (com churrasqueira a carvão e pia de apoio), exceto nas unidades duplex, que contam com churrasqueira interna, e 9 tipos de plantas. Do total, 15 serão apartamentos com 2 quartos (com suíte), de 65,76 e 75,04 m² privativos.

Outros 10 apartamentos serão de 3 quartos (com suíte) e área privativa de 90,02 m². O empreendimento terá ainda 5 gardens elevados, com 2 quartos (com suíte) e área privativa de 65,76 e 76,29 m² (mais terraço exclusivo de até 20,92 m²) e com 3 quartos (com suíte) e área privativa de 90,02 m², mais terraço exclusivo de 26,64 m². Ainda, haverá 5 coberturas duplex com 3 quartos (com suíte), área privativa de 112,45 a 133,92 m², mais terraço exclusivo de 22,62 a 51,34 m².

“As coberturas terão opções de plantas, como escada em U ou linear e lavanderia estendida ou com roupeiro”, destaca o diretor da Gadens Incorporadora, Gustavo Giraldeli. Haverá 1 ou 2 vagas de garagem por unidade. A arquitetura contemporânea é caracterizada por linhas retas e por uma paleta de cores sóbria. O empreendimento também traz em seu nome uma referência europeia. “Lillè é uma cidade situada ao Norte da França, com ruelas intimistas, ares de cidade do interior e, ao mesmo tempo, muita conveniência, lembrando muito a localização do empreendimento”, ressalta Gustavo.

Lazer e acabamento - A infraestrutura funcional se faz presente na diversidade de espaços de lazer, que foram escolhidos por meio de pesquisa de preferência junto aos consumidores, de forma que tenham usabilidade e não onerem a taxa de condomínio, distribuídos tanto na área coberta, quanto na descoberta. Na primeira, estão salão de festas com espaço gourmet, sala de jogos, espaço kids, espaço fitness e bicicletário. A área descoberta compreende jardim, lounge externo, playground, meia quadra com trave de futebol e tabela de basquete e mais um bicicletário.

“Todos os espaços serão entregues equipados, decorados e mobiliados”, comenta Gustavo. A empresa vai entregar os imóveis com uma série de itens de acabamentos de alto padrão que se diferenciam da concorrência, como ponto para triturador de alimentos na pia da cozinha, ponto de hidráulica para geladeira, ponto para desembaçador de espelho nas bancadas de banheiros, tratamento acústico no ralo das unidades e atenuação acústica entre as lajes dos apartamentos.

“Os apartamentos também serão entregues com infraestrutura para ar-condicionado, guarda corpo na sacada em vidro laminado, venezianas integradas nos quartos e forro em gesso em todo o apartamento. Esse pacote de acabamento vai proporcionar um bônus de R$ 12 mil a R$ 18 mil ao comprador, valor que ele poderá usar na decoração do seu novo imóvel”, comenta Gustavo. O Lillè tem um Volume Geral de Vendas (VGV) estimado em R$ 22 milhões.

***Camila Tkatch no Morar Mais Curitiba com Bilheteria / Meeting Point***


Crédito da foto: Nilson Russo.

***A Arquiteta e Urbanista, Camila Tkatch, confirma presença no Morar Mais Curitiba 2019. Ela será responsável pelo espaço Bilheteria - Meeting Point, que abrirá nos próximos dias no Piso L2 do Shopping Crystal. Formada pela Universidade Positivo em 2010, ela é pós-graduada em Gestão de Empresas de Criação pela Universidade Positivo 2012, e Especialista em Cenografia pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná 2016.

Em 2012 gerenciou a obra completa da Lojas Renner em um shopping da capital e, após oito anos de co-fundação e sociedade em escritório curitibano, atualmente desenvolve projetos arquitetônicos, trâmites de aprovação de projetos em órgãos públicos e acompanhamento de obras em carreira solo.

Sobre o Morar Mais Curitiba - O Morar Mais por Menos Curitiba será realizado de 1º de novembro a 8 de dezembro e o Shopping Crystal foi escolhido para abrigar a edição 2019 que vai oferecer, durante 38 dias, mais de 40 ambientes que representam espaços residenciais, corporativos, de eventos, entre outros, com a participação de cerca de 100 profissionais e fornecedores. Para saber mais sobre a mostra Morar Mais por Menos, em Curitiba, acesse: www.facebook.com/morarmaiscuritiba e www.instagram.com/morarmaiscuritiba.

***Seis iniciativas são selecionadas para o Rocket Startup***

***O Rocket Startup, primeiro reality show de empreendedorismo produzido pela RPC – afiliada da Rede Globo no Paraná -, teve 200 inscrições vindas de diversas partes do Brasil e até da França. Depois de dois dias de análises, os jurados – visionários da inovação e empreendedores - escolheram as seis startups que disputarão o reality que dará propulsão a ideias inovadoras. O vencedor viajará para dois ecossistemas de inovação brasileiros, com as despesas de transporte e acomodação pagas. Foram selecionadas iniciativas de segmentos variados. As equipes que disputarão o Rocket Startup serão as seguintes: Adam Robô (saúde), Byke Station (mobilidade), Giro.Tech (fintech), Motiva (automobilístico), The Market (gastronomia) e Truckhelp (logística). Dois representantes de cada startup participarão da competição, que ocorrerá em seis web episódios, com formato original RPC e transmitidos pelo Gshow em setembro.

Participaram como jurados: Allan Costa, Co-fundador da AAA Inovação; Iolanda Viola e Fábio Scabeni, da Viasoft; Luister Bonzanini, Diretor da LB2 Consultoria; Bruno Dalapria, Chefe de Desenvolvimento de Negócios da Bcredi; Fernando Bittencourt Luciano, Diretor da Hotmilk e Leandro Johann, CEO da Ateliware Marcelo Dias Lopes, diretor de programação da RPC, ressalta que o Rocket Startup é um grande passo para o empreendedorismo do nosso país. “Será um elo muito importante entre o ecossistema de startups e a RPC. A função deste projeto é justamente fazer essa conexão, pois pretendemos ajudar todo esse sistema de inovação a crescer. Por isso, o projeto é superpositivo e está caminhando acima da expectativa. É muito legal”, conclui Marcelo.

Formato - As seis startups selecionadas irão para a Rocket Garagem, a “base de operações” da emissora - desenvolvida para que os competidores possam preparar a melhor apresentação de projetos da vida deles. Será na garagem que participarão de talks, meet ups e disputas antes de levantar voo para a grande final, no dia 10 de setembro com transmissão ao vivo direto Viasoft Connect. Na apresentação ao vivo eles poderão ser escolhidos por um “star” para receber uma mentoria por 60 dias corridos.

Conheça os Stars do Rocket Startup - Itamir Viola, Fundador e CEO da Viasoft; Agnaldo Lopes, Fundador e presidente do Grupo ABL; Cris Alessi, Presidente na Agência Curitiba de Desenvolvimento e Inovação e Caique Ferreira, Diretor de Comunicação da Renault do Brasil.

Premiação - O time vencedor vai decolar em uma missão especial: uma viagem para dois ecossistemas de inovação brasileiros, com todas as despesas de transporte e acomodação pagas. Também terá a oportunidade de fazer uma apresentação do seu negócio para fundos de investimentos do ecossistema e visitar empresas e agentes inovadores.

E ainda terá a mentoria com diretores da Viasoft por seis meses nas áreas comerciais e de metodologia de sucesso em gestão, aceleração da startup por três meses em uma aceleradora (de acordo com o estágio de desenvolvimento) e R$ 8 mil em ações de consultoria direcionada. Saiba tudo sobre o Rocket. Os webepisódios, exclusivos no Gshow, estarão no ar entre os dias 02 e 06 de setembro. Fique ligado!

***Guilherme Machado recebe prêmio Digitalks***


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***Na noite desta quarta-feira, 28 de agosto, Guilherme Machado, idealizador do Instituto Quebre as Regras, recebeu a premiação Digitalks/ Profissional do Mercado Digital na Categoria Growth Hacking. O Prêmio é uma referência no mercado e tem como propósito reconhecer os profissionais que mais se destacam no cenário digital ao longo do último ano, cada um em sua categoria de atuação.

“Esse prêmio representa para toda a comunidade Quebre as Regras o reconhecimento de todo um trabalho feito há anos levando uma mensagem diferente: o atendimento humanizado”, afirma Guilherme Machado. “Somos profissionais focados no entendimento dos desejos, frustrações, expectativas e anseios de nossos clientes. Pensar dessa maneira, criar estratégias assertivas para ser a solução e tornar o imbróglio o MEIO e não o FIM é o novo, é o que acreditamos”, completa o profissional. Adeus velha economia, seja bem vindo o 4.0.

Guilherme Machado é CEO e fundador do Instituto Quebre as Regras, que tem como característica principal potencializar o melhor de cada um, por intermédio de uma metodologia exclusiva focada em transformar empresários em empreendedores. Considerado a maior autoridade e influenciador da nova geração de corretores, e uma das grandes referências do país em vendas, com mais de 20 anos de mercado imobiliário, e está à frente do maior Instituto Educacional Privado com mais de 10 mil alunos impactados.

***MON apresenta a mostra “África, Mãe de Todos Nós: Figuras de Poder”***


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***A segunda fase da exposição de arte africana promovida pelo Museu Oscar Niemeyer (MON), “África, Mãe de Todos Nós: Figuras de Poder”, inicia-se no dia 5 de setembro. A mostra, dividida em três módulos, marca o início de uma parceria entre a instituição e a Coleção Ivani e Jorge Yunes (CIJY), de São Paulo. Neste módulo, que permanecerá até o dia 27 de outubro, o visitante poderá ver bustos e estatuetas de elementos de notória importância na cultura africana, que se contrapõem e se combinam com bonecas de fertilidade, utilizadas também como brinquedos infantis.

As obras permitirão um diálogo com a exposição de Ningyos, bonecos integrantes da Coleção Asiática do MON, que também será inaugurada em 19 de setembro, coincidindo o período expositivo de ambas com o Dia das Crianças. O terceiro módulo da exposição, que acontecerá em novembro e dezembro, apresentará instrumentos musicais africanos, numa alusão às festividades de fim de ano.

Arte africana - A mostra de arte africana está alinhada com o Marco Referencial do Museu, que estabelece diretrizes para constituição do acervo da instituição. “Esse documento orienta a atuação do MON em artes visuais, arquitetura e design, com ênfase em arte paranaense e brasileira, mas também expande a sua missão à formação de acervo de arte africana contemporânea, latino-americana e asiática”, afirma a diretora-presidente do Museu, Juliana Vosnika.

Todas as peças foram adquiridas pelo colecionador e empresário Jorge Yunes ao longo de quase três décadas. A curadoria das exposições é assinada por Renato Araújo da Silva, historiador de Filosofia pela Universidade de São Paulo e coautor, entre outros trabalhos publicados, do livro “África em Artes”. Ele comenta que, dada a importância da cultura africana na arte mundial e na formação da cultura brasileira, a presente exposição busca oferecer um olhar que amplie nossa percepção não apenas para o presente como para o futuro.

“À medida que nós, brasileiros, estudamos esse fenômeno e fruímos dessas manifestações artísticas, nos surpreendemos com o quanto essa África tem em comum conosco”, diz o curador. Também faz parte da exposição o documentário “African Art – The Market of Masks” (2015), do cineasta suíço Peter Heller, exibido no mesmo local. O filme, rodado na Europa e em alguns países africanos, refere-se ao mercado contemporâneo de arte africana tradicional.

Sobre o MON - O Museu Oscar Niemeyer (MON) pertence ao Estado do Paraná. A instituição abriga referenciais importantes da produção artística nacional e internacional nas áreas de artes visuais, arquitetura e design, além da mais significativa coleção de arte asiática da América Latina. No total, o acervo conta com aproximadamente 7 mil peças, mantidas num espaço superior a 35 mil metros quadrados de área construída, sendo 17 mil metros quadrados de área para exposições, o que torna o MON o maior museu de arte da América Latina.

Serviço: “África, Mãe de Todos Nós: Figuras de Poder” De 5 de setembro a 27 de outubro Hall Térreo. Museu Oscar Niemeyer (MON) Rua Marechal Hermes, 999 Curitiba – Paraná - museuoscarniemeyer.org.br. Visitação: terça a domingo, das 10h às 18h R$ 20 (inteira) e R$ 10 (meia-entrada) Quartas gratuitas (oferecimento do Governo do Estado do Paraná).

***La Cecília cantina & café oferece experiência gastronômica ímpar***


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***Com a proposta de aproveitamento total dos alimentos, o La Cecília Cantina & Café, um pedaço da Itália no bairro Alto da XV, promete surpreender os seus clientes oferecendo mensalmente um prato diferenciado e que não faz parte do seu cardápio tradicional. “Nossa intenção é fazer o aproveitamento total dos alimentos, da cabeça ao rabo do animal, reduzindo o desperdício.

Dessa forma, durante o mês de agosto, serviremos Pancetta crocant – Barriga do porco curada com sal e temperos, bastante utilizada em receitas da cozinha italiana, crocante com cenoura glaceada, chips de batata salsa com molho demi-glace e alface grelhada, que é um prato que não está em nosso cardápio e que será servido somente este mês”, conta o Chef e sócio da casa, Matheus Batalha. O prato tem custo de R$ 52,00. Inaugurada em Curitiba há cinco meses, o La Cecília surpreende pelo bom gosto na decoração e pelo cardápio refinado e exclusiva carta de vinhos.

Com menu inspirado na Itália, o estabelecimento serve pratos executivos no almoço, menu a la carte no jantar, que contempla massas, carnes e cinco sabores de pizzas originalmente italianas. Durante o dia, das 9h às 18h, a casa funciona como uma cafeteria, disponibilizando aos frequentadores ambiente agradável e climatizado, servindo café especiais, lanches e sobremesas.

O La Cecília Cantina & Café fica na Avenida Senador Souza Naves, 61 – Alto da XV – Curitiba-PR. A casa funciona de terça a sexta-feira, das 9h às 23h – almoço de terça a domingo, das 11h30 às 14h30, jantar, de terça a sábado, 19h às 23h; café, de terça a sábado, das 9h às 18h. Informações no site http://lacecilia.com.br ou pelo telefone (41) 3071-0369.

***Curitiba sedia o maior festival de batata frita do mundo***


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***Os fãs de batata frita não podem perder a terceira edição do Open Freetas®, o maior festival de batata fritas do Brasil. Nessa edição, a iguaria vem acompanhada de espetinhos gourmet. De acordo com o idealizador do evento, Igor Bueno, são esperadas mais de 1500 pessoas e durante oito horas serão ofertadas três toneladas de batatas e uma tonelada de carne. “Essa é a terceira edição de um evento que foi sucesso em suas edições anteriores.

A repercussão foi tão grande, que pessoas de mais de 30 países entraram em contato conosco, provando que batata frita é uma paixão mundial”, afirma Bueno. O Open Freetas® conta ainda com estrutura exclusiva para crianças, ofertando espaço kids, para que os pais fiquem despreocupados e possam curtir o festival enquanto as crianças brincam acompanhadas por monitores altamente treinados, além de participarem de um workshop culinário infantil. Também durante a programação, acontece a 1ª Edição do Freetas® Comedy Cup.

“Durante seis horas, humoristas se revezam no palco, levando aos participantes do Freetas® um verdadeiro show de stand up comedy. É uma chance que estamos dando para que novos humoristas sejam revelados e despontem nacionalmente. Os cinco melhores humoristas, de acordo com a escolha do público, recebem premiação ao final do evento e podem ser contratados para os próximos eventos que iremos promover”, declara Bueno.

O Open Freetas® acontece no próximo dia 15 de setembro, domingo, a partir do meio-dia, no Clube Três Marias - Av. Três Marias, 274 - São Braz. Os ingressos podem ser adquiridos pelo site https://tinyurl.com/openfreetaseespetinho ou no dia e local do evento.

***Mustang Sally lança a 4aKids***


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***Segundo a Associação Brasileira de Shopping Centers (Abrasce), em média 490 milhões de visitas são registradas por mês nos shoppings centers do Brasil. O Paraná tem atualmente 35 shoppings em operação e só a grande Curitiba concentra mais da metade desses espaços. Dentre esses visitantes, estão as famílias brasileiras, que procuram esses locais para comprar, comer e se entreter.

Com esses dados em mente, o restaurante e bar tex-mex Mustang Sally propõe um novo dia na semana para os programas em família: 4aKids! Às quartas feiras, durante todo o horário de funcionamento do restaurante, a compra de qualquer prato do menu “Tex-Mex Grill” do restaurante para os pais ou responsáveis dá direito a 1 prato gratuito do Menu Kids para as crianças.


Dentre os itens para escolha, estão: ●Little Mouth Burger: feito com dois mini-hamburgers, maionese, e queijo servidos em pão pequeno e fritas como acompanhamento). ●Barney´s Steak: peito de frango ou mignon grelhado acompanhado de arroz e fritas). ●Nuggets: porção com 10 tenros e saborosos nuggets de frango, acompanhados de molho barbecue. “A gente sabe que em um programa em família sempre tem uma pausa para reunir todos em volta de uma mesa. Isso faz parte da nossa história.

É o momento para conversar com nossos filhos e saber como foi o dia deles, o que mais gostaram de fazer. Esse é o objetivo dessa ação. Queremos ajudar a criar mais momentos assim”, explica Gustavo Griebeler, diretor do Mustang Sally. Vale lembrar que a 4aKids é válida para todas as unidades diner do Mustang Sally, localizadas nos shoppings Mueller e Palladium, na unidade Batel, em Curitiba, no Shopping São José, em São José dos Pinhais, e no Shopping Plaza Sul, em São Paulo. Aproveite para compartilhar bons momentos em família com a #4aKids!

Serviço: Mustang Sally Batel Horário de funcionamento: de segunda a quinta-feira, das 17h às 23h30. Sextas e sábados, das 17h à 1h. Endereço: Rua Cel. Dulcídio, 517 (esq. com D. Pedro II) – Batel. Mais informações: (41) 3018-8118. Mustang Sally Shopping Mueller Horário de funcionamento: diariamente, das 11h30 às 22h. Endereço: Shopping Mueller Praça de alimentação (Piso G1). Avenida Cândido de Abreu, 127 - Centro Cívico. Mais informações: (41) 3077-3772. Mustang Sally Shopping Palladium Horário de funcionamento: de segunda a sábado, das 11h30 às 23h; aos domingos, das 11h30 às 22h. Endereço: Shopping Palladium Boulevard de restaurantes (Piso L3). Avenida Presidente Kennedy, 4121 – Portão. Mais informações: (41) 3212-3772.

Mustang Sally Shopping São José Horário de funcionamento: diariamente, das 10h a 0h. Endereço: Rua Dona Izabel a Redentora, 1434 – Centro, São José dos Pinhais (PR). Telefone: (41) 3384-5357. São Paulo Mustang Sally Shopping Plaza Sul Horário de funcionamento: das 11h30 às 23h. Endereço: Praça Leonor Kauppa, 100, Piso 2, Saúde, São Paulo (SP). Informações: (11) 5077-6736. Site: www.mustangsally.com.br.

***MAC-PR inaugura a exposição "Viés" em Maringá***


Crédito das fotos: Divulgação.

***Dentro da proposta de promover a circulação do acervo por todo o estado, o Museu de Arte Contemporânea do Paraná (MAC-PR) inaugura no dia 31 de agosto, às 19 horas, a exposição "Viés", em Maringá. A mostra ficará aberta para visitação no Teatro Calil Haddad até 27 de setembro. O conjunto de obras do acervo do MAC tem curadoria do artista Luiz Carlos Brugnera, curador da Coordenadoria Estadual de Museus (COSEM). A exposição integra a programação do Seminário Maringaense de Arte Contemporânea, que começa no dia 29.


Rumo aos seus 50 anos, a missão do MAC-PR, salienta sua diretora, Ana Rocha, é fazer com que parte da coleção do museu, de 1.800 obras, possa chegar a vários locais do Paraná, difundindo o acervo além da capital. A mostra conta com 11 obras, entre esculturas, instalações, pinturas e gravuras. "Como o acervo do MAC é muito rico, o que eu propus foi exibir técnicas variadas, além de, como diz o título, trazer em cada obra uma tendência artística forte e levar o espectador por diferentes caminhos", explica o curador.

Mesa-redonda - Além de "Viés", Brugnera, Ana Rocha e a produtora cultural e conselheira da Fundação Cultural de Curitiba, Rafaela Tasca, farão a mesa-redonda "Os desafios da Arte Contemporânea", no dia 30, às 20 horas. A exposição segue em cartaz em Maringá até 27 de setembro. É possível agendar visitas guiadas pela mostra, que serão conduzidas por acadêmicos do curso de Artes Visuais da Universidade Estadual de Maringá (UEM).

Serviço: "Viés", mostra do MAC-PR em Maringá Inauguração no dia 31 de agosto (sábado), às 19 horas. Teatro Calil Haddad (Av. Teixeira Mendes, 2.500 - Maringá/PR). Visitação : diariamente, das 8h às 17 horas. Entrada franca. Até 27 de setembro. Agendamento de mediação com os alunos da UEM pelo telefone: (44) 3218-6118 e no e-mail dcsemuc@gmail.com.

***As Aventuras de Pauleco e Sandreca no Planeta Água chega a Curitiba***


Crédito das fotos: Nellie Solitrenick.

***Apresentado pelo Ministério da Cidadania e com patrocínio da SulAmérica, desembarca no sábado, dia 31 de agosto, em Curitiba "As Aventuras de Pauleco e Sandreca no Planeta Água no Teatro Guaíra (R: Conselheiro Laurindo, s/n), em duas apresentações, às 15h15 e 18h15. O espetáculo é um musical infantil somente com bonecos em cena, de vários tipos e tamanhos, e narra uma história lúdica e divertida, inspirando, por meio da música, as crianças e suas famílias sobre a importância da água e da preservação da natureza. A montagem, que comemora os 25 anos da Palavra Cantada, e os 50 anos do Grupo Giramundo, tem Fernando Salém (Criação da História); Sandra Peres (Direção Geral, Direção Musical, Produção Musical e Direção Artística); Beatriz Apocalypse (Direção Artística, Direção de Cena e Criação de Bonecos); Ruriá Duprat (Direção Musical, Produção Musical, Arranjos e Regência); Paulo Santos (Participação Especial).


O espetáculo é idealizado e realizado pela Palavra Cantada e fomento e comunicação da Oficina de Alegria. Serão 11 canções que embalam as aventuras de Pauleco, Sandreca e sua trupe de amigos. Paulo Tatit, Sandra Peres e seus tradicionais parceiros Luiz Tatit e Zé Tatit compuseram 10 dessas canções. O Rap do Pingo foi composto e interpretado por Fabio Brazza. Ruriá Duprat é o responsável por todos os arranjos. A direção e produção musical foi feita por Ruriá e Sandra Peres, em um formato para Orquestra Sinfônica + Big Band que contou com 70 instrumentos para as gravações. As músicas da montagem têm a participação especial de Paulo Santos, do extinto grupo UAKTI, que utilizou vários instrumentos inusitados, além de percussão na água, como parte da execução dos arranjos das canções e trilha sonora.

“Este musical é a realização de um antigo desejo da Palavra Cantada, que este ano comemora 25 anos. Eu e o Paulo Tatit tínhamos uma coleção de músicas em torno do tema água e ao mesmo tempo queríamos dar vida aos personagens Pauleco e Sandreca, que as crianças conhecem de nossos clipes.”; explica Sandra Peres, da Palavra Cantada. O cenário será formado por vídeos (mapping), animações e objetos que também interagem com os 40 bonecos, criados especialmente por Beatriz Apocalypse, do Grupo Giramundo. Essa foi a primeira vez que o grupo utilizou resíduos e materiais de descarte como garrafas e lixos manipuláveis para a confecção dos bonecos de diferentes tamanhos, variando entre 20cm e 2,50m. Os tipos dos personagens também variam, são bonecos de sombra, luvas e de balcão, controlados por 6 marionetistas.

O Grupo Giramundo contou com a parceria da Asmare (Associação dos Catadores de Papel, Papelão e Material Reaproveitável) na coleta do material utilizado. Para Beatriz Apocalypse, do Grupo Giramundo, esse espetáculo marca uma data muito importante: “Para mim, é o início das comemorações dos 50 anos do Giramundo. Um espetáculo de Bonecos criados com objetos descartáveis, brinquedos, eletrônicos, roupas, madeiras, visando uma maior conscientização de todos. Tudo pode ser imaginado, sonhado e transformado. Que venham mais 50 anos do Giramundo, mutante como a Água e encantador como a Palavra Cantada.”

História e Personagens - O espetáculo tem mais de dez personagens em cena, sendo Pauleco (inspirado em Paulo Tatit) e Sandreca (inspirada em Sandra Peres) os protagonistas. Em uma progressão emocionante, eles se conhecem ainda crianças, ao se protegerem durante uma forte tempestade, mas que acaba em um lindo arco-íris. Dessa chuva, nasce um novo amigo e importante personagem da história, o Pingo (voz e música de Fabio Brazza), ele é a natureza viva que se expressa, mas sempre aparece e desaparece, fazendo com que a dupla Pauleco e Sandreca esteja em sua busca constante. Pingo se apresenta ao público com um rap e suas falas são rimadas e cheias de swing.

Em um desses momentos de aparições e sumiços, Pingo é engolido pelo Ralo, um falante personagem que vive reclamando das coisas que passaram a ser descartadas nele e dos problemas que isso causa. A dupla está sempre acompanhada da Bolsa Mágica que Sandreca carrega e interage com eles a todo instante, carregando muitas surpresas. O Relógio da Amizade é outro personagem que acompanha a aventura. Durante o caminho e com o passar do tempo, marcado pelo Ratinho, um interlocutor da aventura, outros amigos vão surgindo e ajudam a contar essa história. No Rio Tietê, por exemplo, conhecem o Rejeito, um enorme boneco de apenas 6 anos.

Sandreca e Pauleco se tornam os primeiros amigos do personagem e na companhia deles Rejeito se mostra muito feliz, criativo e parceiro, ajudando a procurar soluções para o aquecimento global e reciclagem de resíduos. No lago, encontram o Trom Pet, feito de garrafas pet recicladas e que agora é um trompetista super divertido, com sotaque francês e cheio de autoestima. Ainda nas andanças de Pauleco, Sandreca e sua trupe, um grande encontro: na praia, conhecem a velha e sábia Maré (voz de Fafá de Belém, também intérprete da canção tema), que esteve mansa durante muito tempo, mas devido aos problemas de aquecimento global e derretimento das geleiras, anda muito brava e descontrolada.

Esse novo acontecimento leva Pauleco e Sandreca até a Antártida, onde conhecem Greta, a líder política de um grupo de pinguins em manifestação pela preservação da espécie, que está ameaçada pelo aquecimento global. O trajeto ainda reserva visita a lugares como o Mangue Pernambucano e Selva Amazônica, onde os bonecos amigos encontram outros companheiros que vivem na água e na natureza. Chica (homenagem a Chico Science) é uma carangueja pernambucana-pop que habita no mangue e mostra à turma que há vida e riqueza onde não se espera.

Os Irmãos Xingu, índios siameses inspirados nos Bancos Indígenas do Xingu, falam sempre juntos o mesmo texto. Eles vão revelar aos protagonistas o desmatamento das nossas florestas com a presença da Tribo Feiosa dos Moto Serras. Juntos nessa jornada, Pauleco, Sandreca e toda trupe percorrem esses locais onde exploram e descobrem a importância da água, sua função na natureza, a relevância da conservação das florestas, geleiras e outros fenômenos naturais. Falam especialmente do aquecimento global, além de outros temas que tratam das ameaças ao meio ambiente.

As Músicas 1- A Grande História da Água (Sandra Peres, Paulo Tatit/Luiz Tatit) 2- Canção do Pingo D'água (Sandra Peres/ Luiz Tatit) 3- Rap do Pingo (Fabio Brazza) 4- Nosso Tietê (Paulo Tatit/Zé Tatit) 5- Canção do Rejeito (Sandra Peres, Paulo Tatit/ Luiz Tatit) 6- Banho Não (Sandra Peres/ Zé Tatit) 7- Tchibum, da Cabeça ao Bumbum (Sandra Peres/ Zé Tatit) 8- De Gotinha em Gotinha (Sandra Peres/Zé Tatit) 9- O Ritmo da Maré (Sandra Peres, Paulo Tatit /Luiz Tatit) 10- Meu Liquido Favorito (Paulo Tatit/ Zé Tatit) 11- Naturágua (Sandra Peres, Paulo Tatit/Luiz Tatit).

Palavra Cantada - Música, brincadeira e educação andam juntas desde 1994, quando a Palavra Cantada foi fundada pelos músicos Sandra Peres (composição, piano, teclados e voz) e Paulo Tatit (composição, baixo, violão, guitarra e voz). A ideia é criar melodias, letras e arranjos originais, sempre de olho numa poética que respeite a inteligência e a sensibilidade das crianças. Qualidade e sucesso seguem o mesmo compasso.

Desde a sua criação, a Palavra Cantada é premiada e elogiada pela crítica, graças a esse trabalho cuidadoso. Seis álbuns da dupla foram premiados. O Prêmio da Música Brasileira (antes conhecido como Prêmio Sharp, Prêmio TIM e Prêmio CARAS) foi recebido seis vezes. Ao todo, são 16 CDs, 10 DVDs e 7 livros lançados, sempre com a preocupação de valorizar a cultura, os ritmos e os instrumentos brasileiros. Outro destaque é a relação íntima e acolhedora que a dupla constrói com as crianças e suas famílias. Os shows já foram assistidos por mais de 1,5 milhão de pessoas.

Grupo Giramundo - Giramundo foi criado em 1970, em Belo Horizonte, pelos artistas plásticos Álvaro Apocalypse, Tereza Veloso e Madu, tendo produzido 36 montagens de espetáculos desde então. Atualmente, o Giramundo foca em um núcleo multimídia, experimentador do boneco em múltiplos aspectos e do movimento como matérias de pesquisa, onde convivem bonecos reais e imagens digitais. Suas experiências mais marcantes são: O Guarani, Pinocchio, Hoje é Dia de Maria (minissérie), Cobra Norato, Mitologia Fantástico, As Relações Naturais, Giz, A Flauta Mágica, Pedro e o Lobo, Carnaval dos Animais, Alice no País das Maravilhas, Pega-Pega (novela), entre outros.

Beatriz Apocalypse - Diretora, figurinista, artista plástica (Escola Guignard), presidente do Museu Giramundo e diretora do Giramundo. Entre 1986 a 2003, trabalhou ao lado do pai Álvaro Apocalypse, fazendo assistência de direção de espetáculos do Grupo Giramundo e construção de Bonecos. Seus últimos trabalhos incluem Figurino premiado e criação de Personagens para o espetáculo “Alice no País das Maravilhas” (Giramundo), Bonecos e Cenografia para a novela “Pega-Pega”, e criação de Bonecos para o show “Música de Brinquedo” do grupo mineiro Pato Fu.

Fernando Salém - Compositor e roteirista formado em Música Popular, pela Fundação das Artes de São Caetano do Sul, em 1980. Durante as décadas de 80 e 90, Fernando fez turnê pela Europa com a banda Xoro Roxo, apresentação em shows com Paulo Miklos, composição da trilha sonora do filme Frankstein Punk, de Cao Hamburger, além das trilhas para as aberturas de vários programas da TV Cultura, como Tom Jobim, Nascente, Tropicália a 2 e Cartão Verde, entre muitos outros. Entre 2001 e 2010, fez roteiros e trilhas para diversos programas como Peixonauta, Circo do Edgard, Vila Sésamo, Lugar Incomum, De Onde Vem?, Escola pra Cachorro, Cocoricó para diversos canais como TV Cultura, TV Globo, Multishow, TV Record e Canal Futura. Em 2010 fundou o selo Vidal Records. Através dele, lançou seu segundo álbum solo Rugas Na Pele Do Samba com as participações de Caetano Veloso, Arnaldo Antunes e Paulo Miklos.

Ruriá Duprat - Maestro, arranjador, produtor, compositor, pianista e dono de um currículo extenso e prestigiado. Já trabalhou com alguns dos maiores artistas nacionais e internacionais, teve suas composições e arranjos executados por inúmeras orquestras no Brasil e no exterior. Além de reger e conceber arranjos para o CD “Acústico MTV” de Lenine, álbum vencedor do Grammy Latino na categoria de Melhor Álbum Pop e reger o DVD “Live in Rio” de Diana Krall, seu trabalho como Diretor Artístico, Produtor e Arranjador com o trompetista Randy Brecker lhe rendeu um Grammy Americano na categoria Best Contemporary Jazz Album em 2009. Seus últimos trabalhos incluem a produção do álbum L.I.K.E de Ron Carter, uma lenda viva do Jazz, e os arranjos para a turnê 2017 do tenor Plácido Domingo.

Sobre a Oficina de Alegria - A Oficina de Alegria, fundada em junho de 2011, é uma rede de empreendedores formada pelos sócios Alan Edelstein, Flavia Doria, César Pacci e Fernando Pegoretti. Os quatro fundadores deixaram suas carreiras para se dedicarem ao desenvolvimento de projetos que, têm como missão, criar momentos de conexões por meio da alegria, seja para o público ou empresas.

Através de valores como cidadania e respeito ao meio ambiente, a Oficina de Alegria resgata o espírito do carnaval, festas nas ruas e praças das cidades, peças de teatro e eventos corporativos, com espírito de coletividade, simplicidade, liberdade e, claro, muita alegria. Pensando no público infantil e suas famílias, a Oficina de Alegria desenvolveu, entre outras iniciativas, o espetáculo infantil Bento Batuca, premiado como o melhor espetáculo musical infantil de 2018, de acordo com a Associação Paulista de Críticos de Artes (APCA).

Sobre o Circuito SulAmérica Música e Movimento - O Circuito SulAmérica de Música e Movimento, que completou dez anos em 2018, já patrocinou espetáculos que foram sucesso em todo o País, dentre eles Tim Maia – Vale Tudo, As Noviças Rebeldes, Cazuza – Pro Dia Nascer Feliz, Dance Night Garden, Turma da Mônica – O Show, Vamp – O Musical e, recentemente, as apresentações da Orquestra Ouro Preto. A seguradora também patrocina eventos de esporte de participação, que buscam incentivar a prática de atividade física por meio de ações e iniciativas em diversas cidades, como o circuito Up Night Run e a Urban Walk.

Sobre a SulAmérica - A SulAmérica é a maior seguradora independente do Brasil, com uma rede de distribuição de mais de 30 mil corretores independentes. Fundada em 1895, a companhia possui cerca de 5,3 mil funcionários e atua em várias linhas de seguros, como saúde e odontológico, automóveis e outros ramos elementares, vida, além de outros segmentos, como previdência privada, investimentos e capitalização. A SulAmérica tem mais de 7 milhões de clientes, de pessoas físicas a grandes empresas, em todo o país. Em 2018, a companhia registrou receitas operacionais de R$ 20,5 bilhões. Para mais informações, acesse: www.sulamerica.com.br.

Serviço Completo: Local: Teatro Guaíra (Praça Santos Andrade s/n- Centro) Telefone Teatro: (41) 3304-7900 Quando: 31 de agosto (sábado), 1ª sessão às 15h15; 2ª sessão às 18h15 Duração: 1h10 Ingressos: Plateia - R$ 80,00 (inteira) e R$40,00 (meia-entrada); 1º Balcão - R$ 40,00 (inteira) e R$ 20,00 (meia-entrada); 2º Balcão - R$ 40,00 (inteira) - R$ 20,00 (meia-entrada). A meia-entrada é para estudantes, maiores de 60 anos, professores, doadores de sangue, portadores de necessidades especiais (PNE) e de câncer. Clientes Clube Prime possuem 50% de desconto na compra de até dois ingressos por associado. Portadores do cartão fidelidade Disk Ingressos possuem 20% de desconto na compra de até dois ingressos por associado. Promoções não cumulativas com descontos previstos por Lei. Há o acréscimo de R$10,00 por bilhete referente à taxa de administração Disk Ingressos.

Pontos de Venda: Disk Ingressos (Loja Palladium - de segunda a sexta, das 11hs às 23hs, aos sábados, das 10 às 22 horas, e aos domingos, das 14 às 20hs, - e quiosques instalados nos shoppings Mueller e Estação - de segunda a sábado, das 10hs às 22hs, e aos domingos, das 14hs às 20hs), Call-center Disk Ingressos (41) 33150808 (de segunda a sexta, das 9h às 22hs, e aos domingos, das 9 às 18hs), na bilheteria do teatro Guaira (de terça a sábado, das 12 às 21 horas) e também pelo site (www.ingressos.tguaira.pr.gov.br/bilheteria/vendainternet). É obrigatória a apresentação de documento previsto em lei que comprove a condição do beneficiário na compra do ingresso e na entrada do teatro. Classificação etária: A partir de 3 anos. Acessibilidade. Informações: (41) 3315-0808.

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