sexta-feira, 5 de julho de 2019

Coluna do dia 05/07/19

***Simone interpreta composições de Ivan Lins em show no Teatro Porto Seguro***


Crédito das fotos: Leo Aversa.

***A cantora Simone relembra sucessos de Ivan Lins no show Simone Canta Ivan Lins dia 9 de julho, terça-feira, às 21h, no Teatro Porto Seguro. Ligadas desde o início dos anos 1970, quando, em seu álbum de estreia, Simone gravou uma canção de Ivan Lins (Chegou a Hora), as carreiras desses dois ícones da MPB se cruzaram muitas vezes.

Desde então, como que seguindo a mensagem contida em Começar de Novo (um clássico da dupla Ivan Lins e Vitor Martins também lançado pela cantora baiana), eles têm se reencontrado, sempre renovados, prontos para novos desafios.


Agora, com direção de Zélia Duncan, direção musical de Delia Fischer e cenários e figurinos de Simone Mina, Simone volta a cantar clássicos de Ivan Lins gravados pela cantora nas últimas décadas. No repertório, entre outras pérolas, estão garantidas Começar de Novo, Desesperar, Atrevida, Bilhete, Daquilo que Eu Sei e Vieste.

Nascida em Salvador, Simone Bittencourt de Oliveira mostrou desde cedo a paixão pela música. Talento que, durante a adolescência e a juventude, dividiu com o basquete - como jogadora profissional, ela foi convocada duas vezes para a seleção brasileira, participando do campeonato mundial em 1971.

No ano seguinte, para a sorte da MPB, após uma contusão, ela trocou as quadras pelos estúdios da Odeon, onde gravou seu álbum de estreia, lançado em março de 1973. O primeiro de uma grande obra, que a consagrou como uma das mais expressivas vozes da canção brasileira e a maior vendedora de discos nos anos 1980.

Serviço: Simone Canta Ivan Lins Dia 9 de julho - terça-feira, às 21h Ingressos: R$ 250,00 plateia / R$ 200,00 balcão / R$ 180 frisas Classificação: Livre - Duração: 70 minutos. Teatro Porto seguro Al. Barão de Piracicaba, 740 – Campos Elíseos – São Paulo Telefone (11) 3226.7300 Bilheteria: De terça a sábado, das 13h às 21h e domingos, das 12h às 19h. Capacidade: 496 lugares. Formas de pagamento: Cartão de crédito e débito (Visa, Mastercard, Elo e Diners). Acessibilidade: 10 lugares para cadeirantes e 5 cadeiras para obesos. Estacionamento no local: Estapar R$ 20,00 (self parking) - Clientes Porto Seguro têm 50% de desconto.

Serviço de Vans: Transporte gratuito Estação Luz – Teatro Porto Seguro – Estação Luz.O Teatro Porto Seguro oferece vans gratuitas da Estação Luz até as dependências do Teatro. Como pegar: Na Estação Luz, na saída Rua José Paulino/Praça da Luz/Pinacoteca, vans personalizadas passam em frente ao local indicado para pegar os espectadores. Para mais informações, contate a equipe do Teatro Porto Seguro. Bicicletário – grátis. Gemma Restaurante: Terças a sextas-feiras das 11h às 17h; sábados das 11h às 18h e domingos das 11h às 16h. Happy hour quartas, quintas e sextas-feiras a partir das 18h. Vendas: http://www.tudus.com.br.

***A.Yoshii recebe convidados no lançamento da exposição MIXART***


Crédito das fotos: Gerson Lima.

Na foto 01: Zuleika Bisacchi em evento exclusivo de lançamento da exposição MIXART, no show room da A.Yoshii em Curitiba.


Na foto 02: Zuleika Bisacchi e Erick Takada, gerente de unidade da A.Yoshii Curitiba.


Na foto 03: Zuleika Bisacchi e Erick Takada recepcionam convidados e as artistas Marta Berger, Adriana Córdova e Carla Schwab.

***A A.Yoshii Curitiba reuniu em seu show room, na noite de quinta-feira (4/7), 130 convidados para o lançamento exclusivo da exposição MIXART, da Zuleika Bisacchi Galeria de Arte. Nascida em São Paulo, a artista visual e professora de Artes tem como objetivo apresentar um espaço de contemplação e cultura com obras de artistas já consagrados, e dos que estão despontando no meio.


“Estou muito feliz por este convite especial da A.Yoshii de trazer a exposição para o show room. Os artistas que compõem esta mostra são todos muito talentosos e queridos por nós da galeria. Esperamos que todos apreciem”, comenta Zuleika.

A exposição conta com 11 obras de grandes artistas nacionais e internacionais: Adriana Córdova, Ayao Okamoto, Carla Schwab, Clécius Coser, Kazuo Wakabayashi, Marta Berger e Paulino Lazur. No evento, estiveram presentes as artistas Adriana Córdova, Carla Schwab e Marta Berger. A mostra fica aberta ao público até o dia 4 de agosto, com entrada gratuita, no show room da construtora localizado no Batel, em Curitiba.

Serviço: Exposição MIXART Quando: de 5 de julho a 4 de agosto, das 8h às 18h Local: Show room A.Yoshii Curitiba - Rua Bispo Dom José, 2058, Batel Telefone: (41) 3337-2500.

Grupo A.Yoshii - Fundado há mais de 50 anos, o Grupo A.Yoshii construiu mais de 2 milhões de m² do sul ao nordeste do Brasil, entre obras industriais, edifícios corporativos e residenciais, escolas, universidades, teatros e centros esportivos. É composto pela A.Yoshii Engenharia, com sólida atuação em construções de edifícios residenciais e comerciais de alto padrão em Londrina, Maringá, Curitiba, e que prepara sua entrada na cidade de Campinas no segundo semestre de 2019; pela Yticon Construção e Incorporação, que realiza empreendimentos econômicos, localizados em regiões de potencial valorização em municípios do Paraná e interior de São Paulo, e pelo Instituto A.Yoshii, voltado para a inserção social e a democratização cultural. www.ayoshii.com.br.

***Luísa Farfus Santos assume o setor de Arbitragem no Küster Machado***


Crédito da foto: Divulgação.

***A advogada Luísa Farfus Santos assumiu um novo desafio: a área de Arbitragem no escritório Küster Machado Advogados. 

A iniciativa do escritório em investir na área de Arbitragem vem do crescente espaço que esse método de resolução de controvérsias vem conquistando no Brasil e a adequação do escritório às necessidades do mercado brasileiro.

No aniversário de 30 anos, o Küster Machado Advogado inaugurou esta nova área para mostrar ao mercado o posicionamento sólido e estratégico do escritório que combina a tradição com a inovação em negócios.

***Hotel Four Points by Sheraton Curitiba recebe prêmio internacional de qualidade***


Crédito das fotos: Lex Kozlik.

Na foto 01: A gerente geral do Four Points by Sheraton Curitiba, Camila Silva.


Na foto 02: Equipe Four Points by Sheraton Curitiba e Hcc Hotels, administradora dos hotéis Radisson, Quality, Go Inn e Four Points by Sheraton Curitiba.


Na foto 03: Colaboradores do Four Points by Sheraton Curitiba e equipe do HCC Hotels.

***O hotel curitibano Four Points by Sheraton Curitiba recebeu o prêmio Guest Satisfaction Awards, concedido pela Marriott International, pela sua performance em atendimento e serviços. Em conferência realizada em Chicago com gerentes gerais de hotéis referências no mundo todo, o Four Points by Sheraton Curitiba foi reconhecido pela sua excelência em três quesitos — Satisfação Geral, Serviços e Incidência de Problemas. Os critérios são avaliados por clientes da unidade após sua estada.

Para a gerente geral, Camila Silva, o diferencial está na equipe do Four Points. “Buscamos oferecer um atendimento humanizado para nossos clientes. Isso significa preparar a estada antes mesmo da chegada do hóspede, tratar cada um de forma personalizada e exclusiva”, conta. Camila avalia ainda que essa premiação traz um impacto positivo para a hotelaria curitibana ao promover uma concorrência saudável e estimular melhorias em serviços e posicionamentos.

Reconhecimento - O Four Points by Sheraton é administrado pela HCC Hotels e opera na capital paranaense desde 2001. Foi reconhecido entre os 25 melhores hotéis do Brasil, através do “Traveler’s Choice 2018", seleção feita pelo site TripAdvisor que elege os 25 melhores hotéis do Brasil. 

Para o diretor-presidente da HCC Hotels, Elias Rodrigues, o prêmio Guest Satisfaction Awards é o reconhecimento e a consequência da responsabilidade de estar constantemente incentivando a equipe do Four Points by Sheraton Curitiba para fazer o melhor. “Nossas orientações são para cuidar bem de nossos colaboradores, porque eles cuidarão melhor de nossos clientes”, afirma.

***Adelaide Giacomazzi celebra o lançamento de seu primeiro livro***


Crédito da foto: Gus Benke.

Na foto: Adelaide Giacomazzi, Andréa Anacleto e Francisco João Anacleto.

***A empresária e mentora de produtividade para empreendedores Adelaide Giacomazzi recebeu convidados na Casa Bellé nesta quarta-feira, 3 de julho, para o lançamento de seu livro “Empreendedoras Produtivas – Programa Restartme”.

Publicação independente da autora, o livro é o resultado de seu projeto de mestrado e a síntese de workbooks produzidos por ela para workshops e treinamentos.

Idealizado para municiar mulheres para enfrentar os desafios de projetos, mudanças na carreira ou na vida pessoal, o livro traz teoria e mais de sessenta atividades práticas para que o desafio seja vencido de forma organizada, produtiva e com muito sucesso.

***Mobiliário solto, obras de arte, objetos decorativos e tapete estão no Special Sale da CasaCor 2019***


Crédito das fotos: Eduardo Macários.

***O Special Sale da CasaCor 2019 termina neste domingo, 7 de julho, uma oportunidade para o público adquirir peças únicas com descontos a partir de 30%.


A Suíte de Hóspedes assinada pela designer de interiores Katleen Luizaga tem mobiliário solto, obras de arte, objetos decorativos e tapete com descontos de até 50%.

O ambiente oferece box queen, mesa de cabeceira, banco, poltrona com puf, mesas de apoio, almofadas da Lola Home e persiana e xales em linho, entre outros.

A Saccaro, por exemplo, está dando desconto no mobiliário solto da Suíte de Hóspedes de 50% à vista e de 30% a 40% no pagamento parcelado, dependendo do item. Entre outras obras de arte e objetos decorativos, o ambiente tem itens com desconto da Ôda Design e quadros da Urban Arts.

***Empresária de BC cria linha de almofadas com estampas pet***


Crédito da foto: Divulgação.

***Nestesábado, dia 06 acontece a segunda edição do Pet Day, evento promovido pelo Balneário Shopping, voltado para os apaixonados por pets. O evento terá uma programação especialmente pensada para eles, com workshops, palestras, bate-papos, feirinhas e o divertido PetConcurso. Com entrada gratuita a ação acontece no pavimento L2, em frente à Tok&Stok, das 16h às 18h.

Quem apoia esta edição do evento é Zenaide da Silva, que comanda a Formosa Decora em Balneário Camboriú. Para esta edição a empresária criou uma linha especial de almofadas estampadas como tema pet, uma tendência na decor atual e caminhas para os animais de estimação, cuja venda terá 10% do valor revertido para a ONG Viva Bicho. As almofadas decorativas possuem estampas variadas com imagens de cães e gatos e custam R$ 190,00 (50X50) e R$ 150,00 (50X28).

Já a caminha custa R$ 230,00 e é produzida com a mesma qualidade das almofadas. A empresa ainda criou uma etiqueta especial para as peças, onde destaca a contribuição para a ONG. Apaixonada por animais Zenaide fez questão de apoiar a nobre causa e convida o público a prestigiar o evento e conhecer mais sobre o trabalho da Formosa. O Pet Day inicia às 11h com ferinha de adoção e bazar da ONG Viva Bicho, no Setor Azul do estacionamento coberto do Balneário Shopping.

As atividades especiais começam às 16h, com Workshop de Adestramento Comportamental da Ramos Pet Resort, que deve atrair donos de cães de diferentes raças e portes. As 17h, o PetDay reserva uma das atrações mais divertidas e esperadas do evento: o PetConcurso, com as categorias Tal pet, tal dono; Fashion pet e Pet Simpatia. O evento encerra às 18h, com bate-papo com os adestradores, e a divulgação do resultado do PetConcurso, no próprio local do evento. As inscrições para o PetConcurso devem ser feitas no Concierge ou site do Balneário Shopping.

***Banda Matizes traz o melhor do soul music para show no Paiol***


Crédito da foto: Divulgação.

***Matizes é o nome do grupo curitibano de soul que sobe ao palco do Teatro do Paiol neste sábado (6/7). Com um repertório recheado de swing e ritmo, o espetáculo musical “Em alto e bom soul” acontece às 20h. Em duas horas de show, a banda pretende levar ao público suas canções autorais e alguns covers.

Para quem deseja apreciar o ritmo dançante da soul music, os ingressos custam 30 reais e 15 reais a meia-entrada. Em 2004 a banda se formou a partir da união de amigos com gostos musicais em comum. Ao todo são cinco álbuns, todos gravados e lançados de forma independente pelo grupo.

São eles: Muito Mais (2006), Deus é Bom (2012), Treze Cabeças (2014), Saberes e Sabores (2015) e Matizes na Estrada (2017). O foco da banda é sempre um só ritmo, o soul, apresentado no violão, baixo, teclado, bateria, percussão, gaita, sax, trombone, trompete e vozes. As vendas dos ingressos são feitas online pelo site www.aloingressos.com ou presencialmente no Teatro do Paiol, de terça a sexta, das 14h às 18h30, e na Capela Santa Maria, de segunda a sexta, das 9h às 12h e das 14h às 17h30.

Serviço: Matizes show em alto e bom soul Data: 6/7 - Horário: 20h (Sábado) Local: Teatro do Paiol (Praça Guido Viaro s/n - Prado Velho) Ingressos: R$ 30 e R$ 15.

***Artista com obras no acervo do MON realiza oficina para os visitantes neste domingo***


Crédito da foto: Kraw Penas.

***Para este primeiro fim de semana de julho, o Museu Oscar Niemeyer preparou atividades especiais para os visitantes. Das 11h às 14h, na Sala de Oficinas, a equipe do Educativo trabalhará a técnica de pintura e colagem. Já às 14h30 e às 16h acontecerá o programa “Artista do Acervo”, com a presença de Lígia Borba mediando a oficina “Autocaricatura”, que ensinará a técnica de confecção de máscara em argila.

São 30 pessoas por oficina e a primeira sessão terá tradução para libras. Para participar não é necessário conhecimento prévio em arte nem pré-inscrição, basta chegar ao local no horário indicado. As atividades são gratuitas, mas acontecem no interior do Museu, portanto, é necessário adquirir o ingresso de entrada.

Sobre o MON - O Museu Oscar Niemeyer (MON) pertence ao Estado do Paraná. A instituição abriga referenciais importantes da produção artística nacional e internacional nas áreas de artes visuais, arquitetura e design, além da mais significativa coleção de arte asiática da América Latina.

No total, o acervo conta com aproximadamente 7 mil peças, mantidas num espaço superior a 35 mil metros quadrados de área construída, sendo 17 mil metros quadrados de área para exposições, o que torna o MON o maior museu de arte da América Latina.

Serviço: Oficina de pintura e colagem Horário: das 11h às 14h Local: Sala de Oficinas – Subsolo “Autocaricatura”, com a artista Lígia Borba Técnica: confecção de máscara em argila Horários: 14h30 (com intérprete para libras) e 16h Local: Sala de Oficinas – Subsolo 30 pessoas por sessão.

***Balanço: Audiências Públicas de Cultura reforçam gestão participativa em todo o Paraná***


Crédito da foto: Kraw Penas.

***Com foco em traçar um Plano Estadual de Cultura que abranja todo o Paraná e atenda as demandas específicas de cada região, a Superintendência da Cultura realizou, desde o fim de maio, Audiências Públicas de Cultura nas oito macrorregiões do estado — o ciclo de reuniões se encerrou na última quinta-feira (4), pela macrorregião Curitiba. O encontro ocorreu no Guairinha e reuniu a equipe da Superintendência com agentes culturais, gestores municipais, artistas, conselheiros de cultura e demais representantes.

A Superintendente da Cultura da Secretaria de Estado da Comunicação Social e da Cultura (SECC), Luciana Casagrande Pereira, ressaltou a importância deste planejamento participativo. "O nosso estilo de gestão, desde o início, foi de diálogo com as entidades culturais, agentes e com toda a comunidade". Segundo balanço realizado pela Superintendência, foram atendidas cerca de 1,5 mil pessoas e 149 municípios.

A maior participação foi na macrorregião Curitiba, com 25% do total de inscritos nas audiências, seguida pela Centro-Sul (20%), Nordeste (15%), Noroeste (11%), Oeste (10%), Campos Gerais (10%) e Sudoeste (5%). A menor adesão foi a do Litoral (4%). No recorte pela representatividade dos segmentos culturais nas audiências, a área com maior porcentual foi a de dirigentes públicos (19%), seguida por museus e artes visuais (16%), teatro e circo (13%), literatura, livro e leitura (10%), audiovisual (10%), música e ópera (10%), povos e cultura popular (8%), patrimônio cultural (7%) e dança (7%).

Profice - Um dos assuntos tratados na audiência foi o lançamento, no segundo semestre, do 3º edital do Programa Estadual de Fomento e Incentivo à Cultura (Profice), mecanismo que possibilita, via renúncia fiscal de ICMS, a valorização, difusão e circulação de cultura no Estado. O valor do edital será de R$ 33 milhões, maior do que as edições anteriores (de 2014 e 2017), e haverá capacitação para ampliar a participação de proponentes em todo o Paraná.

A Superintendência também apresentou novos projetos e ações em andamento, como: a reforma da sede do Museu de Arte Contemporânea do Paraná (que já está em curso), com previsão de entrega em novembro de 2020; o lançamento do Edital do Audiovisual, de R$ 10 milhões (com inscrições até 29 de julho); reinauguração da Casa João Turin, em novembro (o espaço será dedicado á economia criativa); documento com prestação de contas sobre os seis primeiros meses de gestão (disponível no site a partir do dia 15 de julho) e evento, em agosto, para discussão sobre o setor com a Secretaria Especial de Cultura/Ministério da Cidadania.

Conversa ativa - Todas as Audiências Públicas foram divididas em dois momentos: pela manhã, a equipe da Superintendência fez apresentações e tirou dúvidas do público. Na parte da tarde, os agentes inscritos em cada uma das dez áreas artístico-culturais se reuniram com especialistas da equipe para apresentar as principais demandas, dificuldades e traçar estratégias conjuntas de melhoria.

O secretário de Cultura de Almirante Tamandaré e integrante do Conselho Estadual de Cultura (CONSEC), Pedro Gonçalves, participou do grupo de Dirigentes Públicos e considerou acertada a metodologia de dividir a turma em grupos de discussão e depois reunir todos em uma plenária. O enfraquecimento do Sistema Nacional de Cultura (SNC) foi um dos pontos levados pela setorial. “A gente pensou esse grande problema e quais sãos os mecanismos para fortalecê-lo, que é fazer as conferências, pensar nas regulamentações das leis nos municípios que regem fundos e conselhos, e também a questão do orçamento pra cultura, que é um gargalo”, descreveu.

Na setorial de Teatro e Circo a questão orçamentária foi a mais debatida, com foco na ativação do Fundo Estadual de Cultura (FEC). “O fundo realmente que vai dar conta da diversidade de expressões artísticas e culturais. Se a gente não ativar e ter recursos para esse fundo, não vamos conseguir fazer uma política cultural eficaz”, comentou a produtora cultural Márcia Moraes. Avançando nas questões levantadas, a setorial do Audiovisual abordou as políticas e ações afirmativas. “Espero muito, que o quanto antes, as políticas e ações afirmativas sejam implementadas e colocadas no centro. Eu falo pela representação negra, mas a gente pensa também na representação indígena e equidade de gênero.

Uma das propostas é colocar tanto no edital do Estado quanto no dos municípios, que se reserve um mínimo de porcentagem para os projetos de realizadores negros e negras, para ficar mais próximo da composição que temos na sociedade”, defendeu Andrei Bueno Carvalho, um dos organizadores da Mostra de Cinema Negro Brasileiro. As reuniões ocorreram nas macrorregiões Litoral (Paranaguá), Campos Gerais (Ponta Grossa), Centro-Sul (Guarapuava), Nordeste (Londrina), Noroeste (Maringá), Sudoeste (Pato Branco), Oeste (Cascavel) e terminaram em Curitiba, com mais de 300 inscritos.

***23° edição da TrekCon acontece neste domingo, no Memorial de Curitiba***

***A 23° edição da TrekCon acontece no próximo domingo (7/7), no Memorial de Curitiba, das 10h às 20h. Promovida pelo fã-clube curitibano Federação dos Planetas Unidos, com o apoio da Gibiteca de Curitiba, a TrekCon oferece atrações diversas em sua programação gratuita. O evento contará com de estandes de grupos nerds, exposições de itens de coleção, exibição de episódios, palestras, atividades de robótica, jogos de xadrez e concursos de cosplay.

A série clássica de Star Trek estreou nos Estados Unidos em 1966. Chegou ao Brasil no final daquela década e conquistou uma geração de crianças e jovens, que até hoje cultivam essa paixão pela ficção científica. As convenções e os amantes da série estão espalhados por vários países. O grupo de Curitiba, denominado Federação dos Planetas Unidos, é um dos mais atuantes do Brasil, e realiza anualmente o encontro que atrai também trekkers de outros estados brasileiros. Este ano, o evento tem como tema a “Amizade em Star Trek”, em homenagem a Lucas Laynes, um dos integrantes do grupo curitibano que faleceu no ano passado.

Serviço: 23° TrekCon Data: 7/7 - Horário: 10h às 20h (Domingo) Local: Memorial de Curitiba (R. Dr. Claudino dos Santos, 79 - São Francisco) Ingressos: Entrada franca.

***Campanha da BPW Curitiba e Pátio Batel arrecada agasalhos até 31 de julho***


Crédito da foto: Divulgação.

Na foto: A presidente da BPW Curitiba, Birgit Keller Marsili, com as associadas da entidade Luciana Falavinha, Natália Sicuto Gualter e Alessandra Mattos na Campanha do Agasalho 2019. 

***Com a chegada do inverno, a BPW Curitiba – Business Professional Women e o shopping Pátio Batel intensificaram a Campanha do Agasalho 2019 até o dia 31 de julho. Os agasalhos poderão ser doados no piso L-3 do shopping, em frente ao elevador, na loja “Campanha do Agasalho – O que está na moda é a Solidariedade”.

A parceria entre a entidade e o shopping para arrecadar agasalhos está em seu quinto ano consecutivo e foi idealizada em 2014 pela então presidente da BPW Curitiba, Conceição Barindelli, hoje coordenadora de Relações Internacionais das BPWs de todo o Brasil.

Este ano, a campanha tem ainda como instituições parceiras a Associação Comercial do Paraná (ACP), o Instituto de Relações Internacionais do Paraná (IRIC), o Corpo Consular do Paraná, o Instituto Democracia e Liberdade (IDL), o Bourbon Rede de Hotéis e Resorts e o Instituto Luigi Barindelli.

***Aproveite as férias para desenvolver novas habilidades***


Crédito da foto: Divulgação.

***Férias escolares e os professores só querem curtir o tempo livre para descansar e esquecer um pouco da sala de aula. Mas que tal inverter os papéis e ser o aluno desta vez? Essa é a proposta do Férias na Porto, promovido durante o mês de julho na Porto Educação, onde acontecerão diversos cursos. O primeiro deles é de Fotografia Urbana, com os arquitetos Alexandre Kenji Okabaiasse e Vitor Jun Takahashi, do escritório Numa Arquitetos.

Serão três encontros, nos dias 13, 20 e 27 de julho, onde os profissionais, além de ensinar técnicas de fotografia e edição, também vão propor um novo olhar sob a cidade de Curitiba, explorando suas ruas com a câmera na mão. Voltado para professores ou qualquer outra pessoa interessada em desbravar o mundo da fotografia, o curso será dividido em três etapas: conceitos e técnicas fotográficas, prática de fotografia urbana pelas ruas de Curitiba, fechando com uma produção em conjunto de um mapa, sobrepondo as visões individuais para entendimento da imagem coletiva da cidade, além de uma discussão para concluir a oficina.

“Vivemos em um momento marcado pelo amplo acesso de informações e trocas a cada instante mais rápidas. Essa amplitude e velocidade culmina em um excesso, que molda nossas relações e, também, nosso contato com a cidade. Nossos caminhos e trajetos acelerados nos confrontam com uma grande quantidade de estímulos, saturando mente e corpo, tornando nos passivos, a ponto de ignorarmos os espaços urbanos que percorremos, bem como suas memórias, elementos e narrativas”, revela Alexandre.

Desta forma, o curso tem como objetivo contrapor essa visão através de um convite ao caminhar, afim de estimular um olhar atento aos elementos que compõem a paisagem urbana, utilizando-se da fotografia para focar e mapear as imagens individuais e coletivas da cidade. Os arquitetos que irão ministrar a oficina foram os responsáveis pelo conceito do espaço da Porto Educação e atuam como docentes em matérias ligadas às narrativas visuais na universidade. O investimento para o curso é de R$280,00 para os três dias, que terão certificação de 9h.

Serviço: Fotografia Urbana: uma deriva por Curitiba Data: 13, 20 e 27 de julho Horário: Das 9h às 12h Local: Praça Gen. Osório, 379, 3° andar – Centro Investimento: R$280,00 com certificado de 9h. Ingressos disponíveis no site: https://www.sympla.com.br/fotografia-urbana-uma-deriva-por-curitiba538521- Estacionamento Conveniado: Estacionamento Brasília Mais informações: (41) 3223-7678 - (41) 99168-7678 ou contato@portoeducacao.com.br.

***Uma alternativa para redução da conta de luz é investir na energia solar***


Crédito da foto: Divulgação.

Na foto: Ricardo Terra, da empresa Solar Economy, revendedor da NHS Solar no Rio de Janeiro.

***Nos últimos meses, os brasileiros estão acompanhando os aumentos na tarifa de energia elétrica. Este número crescente tem sido importante para incentivar a criatividade e a curiosidade das pessoas em busca de formas alternativas para a redução da conta de luz. Não é à toa, que a energia solar vem se expandindo em todo o país, através da instalação de placas fotovoltaicas que captam energia do sol, visando principalmente à economia, seja em residências, comércios e industriais. Segundo a Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (Absolar) a projeção é crescer 44%, neste ano de 2019.

A NHS Solar, empresa que atua neste segmento em todo o território nacional, tem acompanhado este incremento no mercado, através da venda de seus produtos. Um exemplo é o caso do engenheiro aposentado Gerson Duque Estrada Regis, do Rio de Janeiro, que fez a instalação de 12 painéis da NHS Solar em seu telhado, há 6 meses, e já está muito satisfeito com o resultado, pois tem sentido o impacto positivo no seu orçamento, com este investimento. Sua conta média antes era de R$ 550,00 por mês, e atualmente o gasto é de R$ 140,00 no mês. Ele, que já conhecia a tecnologia, disse que além da economia, também pensou muito no consumo consciente.

“Eu já vinha acompanhando esse mercado há uns 3 anos e resolvi aderir para ter a autossuficiência com a convicção que teria maior conforto no consumo racional de energia, e naturalmente uma redução na conta, e por outro lado estaria contribuindo não só com o governo, por conter os investimentos com outras formas de energia, como para a ecologia e sociedade de modo geral. Foi um projeto muito pensado que tenho apreço". Regis também disse que foi um ótimo investimento financeiro, que irá se pagar em torno de 4 anos e meio, e que será muito lucrativo, tendo em vista que o equipamento tem uma previsão de vida útil maior que 25 anos.

Ricardo Terra, da empresa Solar Economy, revendedor da NHS Solar no Rio de Janeiro, comenta que o mercado está fomentado pela procura da tecnologia, e também faz parte do time que a utiliza. Em sua residência tem instalado 32 painéis fotovoltaicos da NHS Solar, sendo um ótimo exemplo para o consumidor. Ele gastava em média R$ 2.000,00 por mês, com a conta de luz, e atualmente ela fica próxima de R$ 350,00 no mês. O investimento realizado somente com o equipamento, foi pago com a economia gerada pelo uso do sistema em um ano e meio e reforça que vale a pena pela vida útil e pelo baixo custo de manutenção, estando em um local que o kWh é o mais caro do Brasil.

Instalação - Para a instalação dos painéis fotovoltaicos, é preciso ter um local adequado, de preferência virado para o norte e sem sombreamento. O primeiro passo é dar entrada na agência do memorial para aprovação, depois de aprovada, é necessário comprar o equipamento e a partir daí é realizada a montagem e a troca do medidor de energia para ligar o sistema. Sua manutenção é simples, é necessário limpeza periódica nas placas, pois sujeiras como fezes de animais, folhas, maresia e poeira podem atrapalhar a produção de energia solar, trazendo perdas que podem chegar a 80%, da geração de energia potencial da placa.

Diferentes nichos - Para o revendedor, a instalação destes equipamentos é um grande investimento para diferentes nichos. “Claro que a economia depende da localização geográfica e também onde for instalado, seja em residências, comércio ou indústria. Cada local tem uma tarifa diferente e com isso os benefícios são proporcionais e individuais e devem ser avaliados para cada um”. Mas é uma ótima opção para comércios e indústrias, que buscam a redução de custos operacionais, pois é uma economia direta, depois do investimento, que retorna em torno de aproximadamente 4 anos, proporcionando mais de 25 anos de geração de energia, com ótimo custo x benefício, pela independência de energia.

***Camerata celebra com exibição de Dixit Dominus na TV e gravação do primeiro DVD***


Crédito da foto: Divulgação.

***A Camerata Antiqua de Curitiba está em festa neste fim de semana. O grupo celebra o 45º aniversário com apresentações na Capela Santa Maria, nesta sexta (5/7) e sábado (6/7), e um grande concerto gratuito no Santuário Nossa Senhora do Guadalupe, no domingo (7/7), com transmissão ao vivo pela TV Evangelizar. A obra Dixit Dominus, de Georg Friedrich Händel (1685-1759), será regida pelo maestro especialista em música barroca Luís Otávio Santos. As apresentações serão gravadas para o primeiro DVD da Camerata, a ser lançado em 2020. “Com o DVD, nossa Camerata Antiqua terá um registro à altura de sua rica história”, diz o prefeito Rafael Greca.

“As apresentações levarão ao público o encanto e a emoção de belíssimas peças, como Dixit Dominus – Disse o Senhor -, de Händel, um autor muito dedicado à temática bíblica. Ganha o público”, completou o prefeito. Dixit Dominus foi composta em homenagem à Virgem de Monte Carmelo em 1707. A peça, escrita por Händel durante uma temporada em Roma, utiliza-se do texto em latim do Salmo 110. 

A Camerata Antiqua levará o mesmo programa ao Festival Internacional de Inverno de Campos de Jordão (dia 26/7) e à Sala São Paulo (27/7), na capital paulista. Missão social - A presidente da Fundação Cultural de Curitiba, Ana Cristina de Castro, destaca a missão social da atuação da Camerata. “Mesmo estando em constante aprimoramento, seus instrumentistas e cantores, quando reunidos também na Orquestra de Câmara da Cidade de Curitiba e no Coro da Camerata, não se descuidam de sua missão social”, diz ela. Concertos em setembro

Outros concertos na Igreja do Guadalupe foram adicionados à temporada 2019. Em setembro, será apresentada a peça Cantatas, de Johann Sebastian Bach (1685-1750); em novembro será a vez de Requiem, de Wolfgang Amadeus Mozart (1756-1791); e em dezembro o Oratório Messias, de Händel. “A orientação do prefeito Rafael Greca é marcar os 45 anos da Camerata com ações de impacto”, explica o diretor executivo do Instituto Curitiba de Arte e Cultura (Icac), Marino Galvão Jr. “Preparamos a turnê por São Paulo, a gravação de um DVD, as comemorações na Capela Santa Maria e esse grande programa de popularização da música em concertos gratuitos no Guadalupe, que serão também televisionados para todo o país", diz Galvão.

Repertório - O repertório escolhido para as comemorações reflete o significado da data. Será executada uma obra emblemática, realizada sempre em momentos de grande relevância na história da Camerata, desde a sua fundação pelo maestro Roberto de Regina e pela cravista Ingrid Müller Seraphim. “Nessas comemorações dos 45 anos é importante revisitar essa espécie de hino”, afirmou o maestro Luís Otávio Santos. “Vamos apresentar uma outra visão de Dixit Dominus, pois a música barroca está em constante crescimento e descobertas.”

Próxima da original A versão apresentada será mais próxima da versão original do compositor Georg Friedrich Händel (1685-1759). “Minha interpretação se baseia na partitura e no manuscrito. Tento entender a assinatura do autor e o que ele quis dizer, para interpretar da melhor forma a composição”, completa o maestro. As cantoras Graciela Oddone (soprano) e Cecília Amancay Pastawski (mezzo soprano) vêm da Argentina para enriquecer a apresentação. O público também poderá conferir os solos do contratenor Paulo Mestre, do tenor Sidney Gomes e do barítono Cláudio de Biaggi.

História - A Camerata Antiqua de Curitiba traduz o som que celebra a cidade, tornando-se, ao longo de 45 anos de existência, um dos símbolos musicais locais. Constituída por Coro e Orquestra, nasceu em 1974, sob a égide do talento de seus fundadores, Roberto de Regina – hoje seu maestro emérito – e a cravista Ingrid Seraphim. A proposta inicial de execução exclusiva de música barroca e renascentista vem sendo enriquecida com o acréscimo de um repertório de compositores contemporâneos nacionais e estrangeiros. Mantida pela Fundação Cultural e administrada pelo Icac, a Camerata tem uma trajetória de conquistas e sucessos no cenário nacional e internacional.

Em seu percurso, contou com o comando de músicos notáveis, como o contratenor Gerard Galloway e o violinista Paulo Bosísio, responsáveis por um longo período de orientação técnica do coro e da orquestra. “A Camerata é um patrimônio da cidade. É a única no país que tem apoio do poder público e se mantém com nível muito alto de produção”, diz Janete Andrade, coordenadora de música do Icac. A preocupação com as questões sociais também marca a atuação da Camerata. Os programas Música pela Vida (1990), Alimentando com Música (1993) e Concerto nas Igrejas (2002) têm estabelecido um forte vínculo socioeducativo e cultural com a comunidade curitibana. O grupo ainda se dedica ao ensino da música.

Serviço: 45 anos da Camerata Antiqua de Curitiba Dixit Dominus de Handel Sexta-feira (5/7), às 20h, e sábado (6/7), às 18h30, na Capela Santa Maria Espaço Cultural (Rua Conselheiro Laurindo, 273, Centro) Ingressos: R$ 30 e R$ 15 (meia-entrada) Domingo (7/7), às 16h30, Santuário Nossa Senhora de Guadalupe (Praça Senador Correia, 128, Centro) Ingresso: grátis.

***Governo inicia reforma da sede do Museu de Arte Contemporânea do Paraná***


Crédito da foto 01: Kraw Penas / Foto 02: Divulgação do projeto.

***O Museu de Arte Contemporânea do Paraná (MAC-PR) iniciou o restauro e reforma de sua sede, no centro de Curitiba: o prédio histórico de 1928, tombado pelo Patrimônio Cultural, terá restauro em toda a sua estrutura, construção de um novo anexo para abrigar biblioteca, adequações de acessibilidade, reserva técnica e um café — o último restauro feito no prédio havia sido realizado em 1998. O prazo para que a empresa vencedora da licitação conclua a obra é de 18 meses, e o recurso investido pelo governo do Estado é de aproximadamente R$ 5 milhões.

Para o governador Carlos Massa Ratinho Júnior, o retorno do espaço para a população é muito significativo. "É um local bastante simbólico para os artistas visuais. Será um retorno à casa." De acordo com a superintendente da Cultura da Secretaria de Estado da Comunicação Social e da Cultura, Luciana Casagrande Pereira, a reforma no prédio também será benéfica para todo o seu entorno. "O museu voltar nesse momento que vai fazer 50 anos é uma força. É uma felicidade devolver o MAC aos artistas, sobretudo os paranaenses", salienta.


Novos projetos - Além de seguir com propostas já consolidadas no MAC-PR, com exposições temporárias do acervo, que permitem que o público veja as histórias que podem ser contadas por meio da coleção do museu, e programação com artistas brasileiros e paranaenses, a diretora do museu, Ana Rocha, trará novos projetos para a nova sede. Um deles é a ocupação da Sala Theodoro de Bonna com propostas de arte site specific (trabalhos criados especificamente para o espaço expositivo), em consonância com o acervo da instituição. "Conectar o museu com diversos públicos é uma de nossas missões nessa gestão", diz Ana. Por isso, a proposta é realizar uma programação interdisciplinar com shows, apresentações de dança e teatro.

O projeto de reforma do prédio, feito pela Traço Cultural, prevê ainda um espaço de convivência com paisagismo na área externa, que também deve ser usado para a programação. O Setor de Pesquisa e Documentação e a reserva técnica do museu ficarão no novo anexo do espaço, construído ao lado da sede tombada. "Com isso a reserva técnica será ampliada para acondicionar de forma correta o acervo. A reforma da reserva é o maior ganho do museu, já que um dos objetivos do MAC-PR é preservar o patrimônio artístico que está em seu acervo. O correto armazenamento das obras é o que nos permite realizar exposições, e que permite ao museu cumprir seu papel pedagógico, educativo e cultural", frisa a diretora.

Modificações - Desgaste natural pelo tempo e uso nas escadas, pisos e soleiras em mármore, infiltrações no telhado e cupins em alguns locais foram algumas das patologias detectadas no diagnóstico do prédio, que também terá refeita a parte hidráulica e elétrica. As obras seguem todas as diretrizes da Coordenação de Patrimônio Cultural (CPC) da Superintendência da Cultura. "No restauro se preserva o máximo possível o material usado na época. A diferença de um restauro para uma reforma é que, no restauro, do piso ao teto, tudo precisa estar protegido. E no final o resultado é espetacular. Você tem praticamente uma casa restaurada igual à época em que ela foi feita", explica o coordenador da CPC, Sergio Krieger. Por conta disso, a cor do prédio também será modificada para um tom de verde, já que a atual, vermelha, não é a original. "Quando é feito um restauro, é realizada uma prospecção em relação à cor original.

Um determinado local do prédio é raspado, com muito cuidado, para ver as camadas de tinta, até chegar na primeira. E aí fica definida qual a cor é a original", esclarece Krieger. Outra mudança na reforma é a retirada da grade de ferro em frente ao museu — o projeto prevê vidros com o desenho da grade original cercando o prédio, modificação aprovada pelo Conselho Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico. De acordo com Krieger, refazer as formas da grade no modelo original teria um custo muito alto, "pelo fato de termos que mandar fazer artesanelmente, trabalho não encontrado mais nos dias de hoje. E ainda tornaria a obra muito mais cara".

Funcionamento - Desde o final de 2018, o MAC-PR, com toda sua estrutura e equipe, está funcionando dentro das dependências do Museu Oscar Niemeyer (MON). Todo o atendimento ao público, escolas e pesquisadores continua mantido ao longo da reforma, assim como as exposições, que estão sendo realizadas nas salas 8 e 9 do MON.

MAC-PR 50 Anos - Criado em 11 de março de 1970 por decreto oficial, o Museu de Arte Contemporânea do Paraná é uma conquista da classe artística, que, nos anos 1960, reivindicou a criação de um museu que abrigasse experimentações e propostas de arte contemporânea - o espaço completa 50 anos em março de 2020. Desde o início do seu funcionamento, foi responsável por ser um espaço de tendências e discussões sobre arte contemporânea.

Atualmente, seu acervo é composto por 1.800 obras de artistas paranaenses e brasileiros, além de estrangeiros. É referência em pesquisa e documentação no Estado para pesquisadores da área e realiza ações de arte e educação para a comunidade. Sua sede (no centro de Curitiba, onde estava desde 1974) está fechada para reforma e restauro. Por enquanto, o MAC-PR funciona nas salas 8 e 9 do MON.

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