***MON inicia atividades da 17ª Semana de Museus com visita mediada por Fausto Godoy***
Crédito das fotos: Mariana Alves.
***Quarta-feira sempre é um dia especial no Museu Oscar Niemeyer. Nesta semana a data é excepcional, pois faz parte da 17ª Semana de Museus. Com o tema “Museus como núcleos curatoriais o futuro das tradições” a semana busca intensificar a relação dos museus com a sociedade. Para fortalecer o objeto o MON preparou várias atividades gratuitas.
Além da tradicional entrada gratuita, nesta quarta-feira (15) acontece a oficina “A cultura que te veste” que trabalhará a técnica de pintura em acrílica. A ação acontece das 11h às 17h no Subsolo. Já às 15h o professor e colecionador Fausto Godoy mediará uma visita especial à exposição “Ásia: a terra, os homens, os deuses”.
Godoy reuniu ao longo de sua carreira diplomática peças raras provenientes de mais de 10 países e doou cerca de 3 mil delas ao Museu Oscar Niemeyer. Das 14h às 17h acontece na Sala de Oficinas o encontro semanal do programa “Artistas do Acervo”, junto com o laboratório de arte e eletrônica Ste(A)mLab. A entrada no museu é gratuita nas quartas-feiras. Para participar das atividades, que também são gratuitas, não é necessário inscrição nem conhecimento prévio em arte.
Sobre o MON - O Museu Oscar Niemeyer (MON) pertence ao Estado do Paraná. A instituição abriga referenciais importantes da produção artística nacional e internacional nas áreas de artes visuais, arquitetura e design, além da mais significativa coleção de arte asiática da América Latina. No total, o acervo conta com aproximadamente 7 mil peças, mantidas num espaço superior a 35 mil metros quadrados de área construída, sendo 17 mil metros quadrados de área para exposições, o que torna o MON o maior museu de arte da América Latina.
Serviço: Quarta Gratuita – 15/5 Oficina: A cultura que te veste Técnica: Pintura em acrílica Horário: das 11h às 17h Local: Sala de Oficinas – Subsolo. Visita Mediada com Fausto Godoy Exposição: “Ásia: a Terra, os Homens, os Deuses” Horário: 15h Local: Sala 5. Laboratório Ste(A)mLab Técnica: arte e tecnologia Horário: das 14h às 17h Local: Sala de Oficinas – Subsolo. Museu Oscar Niemeyer Rua Marechal Hermes, 999 Visitação: terça a domingo, das 10h às 18h Às quartas-feiras a entrada é gratuita Informações: (41) 3350-4468 - www.museuoscarniemeyer.org.br.
***Amanda Lyra faz show em Curitiba com Kleiton e Kledir neste sábado, no projeto Sesi Música***
Crédito das fotos: Divulgação.
***O Sesi Música, iniciativa do Sesi Cultura Paraná, promove o show da cantora e compositora Amanda Lyra. A artista convida os ídolos Kleiton e Kledir Ramil, ícones da Música Popular Brasileira, para subir ao palco com ela. O espetáculo propõe unir gerações de compositores brasileiros mostrando que as fronteiras se tornam inexistentes quando há o amor à arte.
A ação acontece no dia 18 de maio, no Teatro Sesi Campus da Indústria, às 20h. Em um show acústico e intimista, Amanda apresenta as músicas do disco que será lançado em junho de 2019. A cantora faz uma homenagem aos seus mestres, ao lado de Ivanio Lira no baixo, Renato Ximú no violão e Thiago Bernardi nos teclados.
A artista revela que Kleiton e Kledir Ramil fizeram a trilha sonora de muitos momentos importantes de sua vida. Juntos, irão cantar sucessos como “Paixão”, “Deu pra Ti”, “Capaz”, “Canção da meia Noite”, entre outros. De acordo com a produção do show, celebrar o legado de Kleiton e Kledir na música brasileira ao lado de Amanda Lyra, que como cadeirante traz a representatividade de artistas com deficiência, remete o público também à reflexão sobre inclusão e plenitude.
O Sesi Música valoriza a conexão criativa entre artistas, colocando em evidência os compositores e intérpretes da cena musical paranaense ao lado de referências culturais reconhecidas do mercado nacional. O projeto já oportunizou grandes encontros, como: Lemoskine e Fernanda Takai, Simone Mazzer e Sandra de Sá, Orquestra À Base de Corda e Lenine, A Banda Mais Bonita da Cidade e Paulinho Moska, Rosa Armorial e Antonio Nóbrega, Bernardo Bravo e Filipe Catto, Mano a Mano Trio com João Bosco, entre tantos outros.
Serviço: Sesi Música Apresenta: Amanda Lyra convida Kleiton e Kledir Ramil
Data: 18 de maio - Horário: 20h
Duração: 60 min
Classificação: livre
Valor: R$ 50,00 (inteira) e R$ 25,00 (meia) pelo Disk Ingressos
Local: Teatro Sesi Campus da Indústria
Endereço: Av. Com. Franco, 1341 - Jardim Botânico
Mais informações: www.sesipr.com.br/cultura.
***Uultis expõe sua Bossa Brasileira e Design Universal no Salone Del Mobile.Milano***
Crédito das fotos: Divulgação.
***Entre as várias características que encantam o mundo contemporâneo em relação ao design brasileiro está o primoroso trabalho com a madeira em harmonização com outros materiais naturais, como o couro e o linho, e também industriais, como o metal. Tudo isso, combinado à tecnologia de ponta, sustentabilidade e detalhes em que sobressai o cuidadoso labor artesanal, faz da Uultis uma marca reconhecida por sua bela singularidade.
A nova coleção da marca, assinada por profissionais consagrados, como Sergio Batista e Larissa Batista, e desenvolvida com a atenta curadoria do Estúdio Uultis, foi apresentada internacionalmente no Salone del Mobile.Milano, onde a Uultis expôs entre 9 e 14 de abril pelo segundo ano consecutivo, com apoio da Associação Brasileira das Indústrias do Mobiliário – ABIMÓVEL e da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos – APEX-BRASIL, por meio do Projeto Brazilian Furniture.
“É uma conquista e uma responsabilidade ser um expoente do móvel brasileiro no Salone del Mobile.Milano, com sua exigente curadoria que seleciona as melhores marcas do mundo para os pavilhões de design da feira. Nos sentimos muito motivados em estar no Salone como expositores já pela segunda edição, afinal a Uultis é uma marca que já nasceu internacional”, aponta o coordenador comercial da brand, Rafael Vier. “A Uultis nasceu para o mundo em Milão, onde foi lançada oficialmente no ano passado, com efeito a grande vitrine mundial”, assinala.
Design original e sustentável - Sabrina Barros, responsável pelo Marketing da Uultis, observa que a participação em Milão da marca brasileira pertencente ao Grupo Herval, de Dois Irmãos (RS), um dos maiores grupos econômicos do Brasil, que celebra 60 anos em 2019, foi pautada na originalidade contemporânea do design da brand alinhada com a forte proposta de produção sustentável. “Optamos por materiais naturais e madeiras de origem renovável, além de métodos de montagem que privilegiam o encaixe”, conta.
“Além disso, estamos desenvolvendo, junto com as opções tradicionais, tecidos com fios produzidos a partir da reciclagem de garrafas PET que têm uma estética e um toque impecáveis. Estas são algumas das tecnologias que agregamos a nossa linha Uultis e que fazem toda a diferença também dentro da diretriz voltada à preservação ambiental.” O moderno estande da marca no Salone del Mobile de Milão, com assinatura de Inácio Schnorrenberger e peças assinadas do estúdio Know How, esteve localizado nos prestigiados halls de Design da exposição.
Lançamentos - As peças da Coleção 2019 Uultis têm realçada a proposta do trabalho diferenciado com a madeira. “Este é um elemento-chave na criação da Uultis, que está na essência da concepção da marca”, esclarece o arquiteto Inácio Schnorrenberger, que assina à frente do Estúdio Uultis a curadoria da marca. “Focamos um design autoral e contemporâneo, funcional e com o melhor que a tecnologia tem a agregar, porém sempre com a particularidade envolvente de uma estética que é brasileira e ao mesmo tempo universal”, acrescenta o arquiteto Rafael Reis, que compartilha com Inácio Schnorrenberger a direção do Estúdio Uultis.
Entre os lançamentos, estão as poltronas Mince e Sole, com projeto da designer gaúcha Larissa Batista, sócia de Sergio Batista no Estúdio Know How. “São projetos em que trabalho a naturalidade da madeira em uma usinagem sofisticada, contemporânea e delicada”, descreve. “Este já é o segundo ano que tenho peças projetadas por mim levadas a Milão pela Uultis. O design brasileiro contemporâneo tem muito talento, ressaltado por abordagens que trazem inovação, frescor e atualidade à cena mundial da criação. É importante que o mundo possa ver o Brasil como um novo polo criativo”, aponta.
Também entre os destaques está a charmosa cadeira Cappio, lançamento projetado por Sergio Batista que tem nas costas o arremate de uma delicada fivela que remete ao primor da alta costura. E ainda a cenográfica mesa Pin, também de Sergio Batista, com versões em madeira de teca e também acabamento em laca. “Pin é uma mesa de jantar que causa um impacto surpreendente, por sua inusitada forma. A estrutura de base remete os corredores de castelos góticos. Suas colunas se abrem no tampo, permitindo outras configurações preestabelecidas”, assinala o consagrado designer brasileiro.
Sobre o Estúdio Know How - Larissa Batista é sócia do escritório Know How, com sede em Porto Alegre (RS), no Sul do Brasil. Atua há 10 anos na área de design de produtos, mobiliário e interiores, sendo consagrada pela criação de peças como a mesa de sinuca Milão, que conquistou o mercado premium de interiores e decoração por seu estilo refinado e contemporâneo. Suas criações compõem ambientes de renomados arquitetos e decoradores, sendo especificadas em diversas edições de mostras como CASACOR e Casa Black, entre outras, assim como para projetos residenciais de celebridades no Brasil e no mundo.
Em 2018, teve sua chaise Wave selecionada pela curadoria da Mostra Be Brasil, realizada durante a Design Week de Milão pela APEX-BRASIL. Sócio fundador do escritório de design Know How, o designer Sergio Batista soma mais de 30 anos de atuação no melhor da criação brasileira contemporânea, tendo um papel muito importante na conquista pelo móvel brasileiro da atenção do público global. Sua experiência em produção, aliada ao senso estético apurado, faz de Sergio Batista um dos profissionais brasileiros mais requisitados na atualidade.
Sobre a Uultis - Lançada oficialmente durante o Salone del Mobile.Milano de 2018, a marca já vem conquistando os mercados brasileiro e mundial, com atuação em mercados como Estados Unidos, Panamá e Reino Unido, entre outros. Uultis, em latim, significa desejo, daí a inspiração para a criação da marca: um móvel com alma, que traduz o desejo contemporâneo do bem morar. O foco é a paixão pela experiência do morar, muito além do objeto. Por isso o olhar atento ao detalhe, em peças originais e funcionais, em que todo excesso é descartado em prol da beleza associada ao conforto, à elegância e ao bem-estar. “Preferimos o sinuoso caminho autoral à obviedade do destino certo”, enfatiza Sabrina Barros, do Marketing da brand. “O móvel Uultis é feito com calma, com alma, com consciência. Uultis é feito no Brasil.”
Sobre o Grupo Herval - Fundado em 1959 como uma madeireira, na cidade de Dois Irmãos, no Rio Grande do Sul, o premiado Grupo Herval tem atuação internacional e multissetorial. Compreende atualmente atividades nos setores de Serviços, nas áreas de consórcios, seguradora, financeira, imóveis e incorporação; Indústria, com as marcas Herval Móveis e Colchões, H Química, Personno, Édez e Uultis; Comércio e Varejo, com lojas em segmentos diversos, entre eles a bandeira iPlace, principal revendedora Apple no Brasil; e Atacado, nas áreas de máquinas e ferramentas, construção civil e soluções em tecnologia pelas marcas HT Solutions e Mistertech.
Uultis Salone Del Mobile.Milano Hall 14 – Estande F44 Uultis BR 116, Km 223,5 Dois Irmãos (RS) – Brasil Tel.: +55 51 3564 8382 Email: contato@uultis.com - Site: uultis.com.
***Clínica odontológica investe cerca de R$ 1 milhão em primeira unidade de São José dos Pinhais***
Crédito das fotos: Divulgação.
***A cidade de São José dos Pinhais (PR) ganha no próximo dia 15 de maio, a primeira unidade da Oral Unic Implantes, clínica odontológica premium, que investiu aproximadamente R$ 1 milhão no empreendimento. Especializada em implantodontia e com procedimentos de estética orofacial como bichectomia, lentes de contato dental, ortodontia, botox, entre outros, a unidade fica na Rua Margarida de Araújo Franco, 2.008 - 02, no bairro Carioca.
“Oferecemos um atendimento humanizado, que trata os pacientes de forma única, com muito respeito e comprometimento, aliados às tecnologias mais modernas e avançadas que existem no mercado odontológico. Transformamos não só o sorriso, mas a vida dos pacientes”, afirma Dra. Luciana Beatriz Salbachian Moroni, diretora clínica e responsável técnica da unidade - especialista em ortodontia, ortopedia dos maxilares e lentes de contato. Ao lado dela, como sócio, está o Dr. Rafael Moroni, especialista em implantes, ortodontia e ortopedia dos maxilares.
A clínica leva a São José dos Pinhais o conceito all-in-one, que possibilita aos pacientes realizar todos os exames e acompanhamentos necessários para o tratamento em um só lugar. Instalada em um ambiente amplo, com estrutura climatizada e 500 metros quadrados de área construída, a Oral Unic foi projetada para que o paciente esqueça que está no dentista e tenha um atendimento único, que, além de oferecer conforto e comodidade, como estacionamento aos clientes, possui equipamentos de última geração, como raio X panorâmico digital, estúdio fotográfico e laboratório de próteses próprio, que proporciona mais agilidade nas entregas.
O local dispõe, ainda, de quatro consultórios, duas salas de avaliação e um centro cirúrgico equipado com monitor cardíaco, oxímetro e ventilação mecânica, além de salas confortáveis de pré e pós-operatório. “Buscamos oferecer o melhor aos nossos pacientes no que diz respeito à qualidade de atendimento, estrutura e tecnologia avançada”, comenta Dr. Rafael Moroni. Outro diferencial da clínica é a Sedação Unic, uma técnica de sedação consciente e humanizada realizada por um médico, que permite ao paciente realizar os procedimentos praticamente dormindo sem sentir dor ou desconforto.
Serviço: Oral Unic Curitiba São José dos Pinhais Data da inauguração: 15 de maio de 2019 Horário: 20h Endereço: Rua Margarida de Araújo Franco, 2.008 - 02, no bairro Carioca - São José dos Pinhais (PR).
Sobre a Oral Unic - A Franquia Oral Unic Implantes Premium foi fundada em junho de 2016 em Itajaí, conta com a melhor gestão no ramo, presente em mais 39 cidades além de São José dos Pinhais, como Curitiba, Florianópolis, Fortaleza, Itajaí, Blumenau, Caxias do Sul, Chapecó, Criciúma, Itapema, Joinville, Limeira, Ribeirão Preto, Tubarão, Uberaba e Uberlândia. Além disso, nos próximos dois meses, há previsão de que mais 3 unidades sejam inauguradas, entre elas, Gaspar/SC, Araras/SP, e Taubaté/SP.
***Küster Machado Advogados apresenta consultor de infraestrutura***
Crédito da foto: Divulgação.
***O escritório Küster Machado Advogados apresenta o novo consultor de Infraestrutura, Luiz Alberto Küster, que é engenheiro e Master of Science pela Colorado State University. Luiz Alberto foi diretor-presidente do Aeroporto de Viracopos e conta com uma carreira estratégica na realização, desenvolvimento e operacionalização de grandes projetos de infraestrutura, em especial na formatação de concessões rodoviárias e aeroportuárias. No escritório, o consultor atuará com foco na identificação e desenvolvimento de projetos de concessões públicas.
***Inspiração feminina na Casa Cor 2019***
Crédito da foto: Marcelo Stammer.
***Em seu terceiro ano de Casa Cor, a designer de interiores Katleen Luizaga fará a suíte de hóspedes da edição 2019 da mostra. Com inspiração no Sagrado Feminino, ela faz uma homenagem às mulheres com um espaço projetado para proporcionar conforto, aconchego e força, características inerentes da mulher. Um dos diferenciais de seu projeto é um painel do artista visual Rômulo Lass, que homenageia os 500 anos de nascimento de Leonardo da Vinci e representa o feminino a partir do olhar do gênio italiano.
***Severo Brudzinski lança seu novo livro nesta quinta no Cine Passeio***
Crédito da foto: Marcia Kohatsu.
***O escritor Severo Brudzinski lança nesta quinta-feira (16), às 18h, na Coffeeterie do Cine Passeio, o seu novo livro “Adeus, amor!”, pela Contravento Editorial. O livro apresenta uma seleção de haicais livres, escritos em 2017, inspirados na obra Leonard Cohen, Serge Gainsbourg e Vinícius de Moraes, autores icônicos na tradição lírica e no cancioneiro romântico de suas línguas maternas. Os haicais falam ao leitor de forma direta e confessional. Os poemas funcionam como retratos, dotados de uma imagética onde a paixão propõe todas as vozes e cores.
Não há concessão, salvo ao trato amoroso. O autor, curitibano de 1973, é escritor e gestor da área cultural. Publicou: "Os amores e mortes de Gustavo Carbel" (Stultifera Navis, 2005), "Passagem do Aqueronte" (Kafka Edições, 2012) e "Sagração" (7Letras, 2015). "Adeus, amor!" é sua primeira incursão no mundo da poesia. O prefácio é assinado pelo reconhecido poeta Alvaro Posselt. Bilíngue, a edição conta com a tradução para o francês por Cyril Cayer-Barrioz e Sébastien Paul Lucien.
A Contravento Editorial, selo fundado em 2017 em Curitiba por Natan Schäfer e Flávia Chornobai, buscou valorizar a obra enquanto objeto único, com o projeto gráfico fazendo parte integrante da narrativa e da poética proposta pelo autor. O resultado é uma edição ímpar, tanto na forma quanto no conteúdo. A luxuosa capa em veludo e a diagramação astuta sobre um papel confortável para a leitura foram pensadas para propiciar um consumo estético lento e prazeroso. Com tiragem limitada e preciosa, trata-se de um livro de cabeceira numerado e exclusivo.
Serviço: Lançamento do livro Adeus, amor!, de Severo Brudzinski Data: 16 de maio (quinta-feira), das 18h às 22h Local: Coffeeterie Cine Passeio (Rua Riachuelo, 410 - Centro, Curitiba) Entrada franca.
***Michel Teló e Thaís Fersoza visitam a Sepac na APAS 2019***
Crédito da foto: Divulgação.
Na foto: Cristiane Takayama, gerente de Marketing da Sepac, Thaís e Michel.
***A SEPAC recebeu uma visita muito especial durante a APAS 2019, no Expo Center Norte, em São Paulo. Thaís Fersoza e Michel Teló visitaram o estande da empresa e mostraram as novas campanhas de marketing das linhas Duetto e Maxim.
***Saúde da mulher***
Crédito da foto: Divulgação.
Na foto: Alison Mazza Lubascher, Adriana Bonfim e Camila Prestes.
***A vice-presidente da BPW Curitiba – Business Professional Women, Alison Mazza Lubascher, recebeu a médica ginecologista Camila Prestes e a cirurgiã-dentista especializada em Ortodontia e tratamentos orofaciais, Adriana Bonfim, no Ciclo de Palestras promovido pela entidade no shopping Pátio Batel, no dia 8 de maio. Camila falou sobre “A Saúde da Mulher” e Adriana sobre “A real importância da Odontologia em sua vida”. O evento contou com a presença de associadas da BPW Curitiba e interessadas na saúde da mulher.
***Cerca de 30 milhões de brasileiros preferem viver sozinhos e são mais felizes, afirma pesquisador***
***Viver sozinho pode ser a tendência do século XXI. Após se debruçar sobre dados do último CENSO do IBGE e a experiência de mais de 25 anos de consultório, o psicanalista e escritor Geraldo Peçanha de Almeida desenvolveu uma ampla pesquisa que está tomando forma em seu último livro. “É possível ser feliz sozinho” é uma análise comportamental desta geração a partir de uma abordagem estatística sobre o crescimento da população brasileira que optou por viver sem companhia.
“É uma opção de vida que se cristalizou no Brasil nos últimos 50 anos e provavelmente em outras partes do mundo. A tia solteirona vivendo sozinha na casa dos pais lá nos anos 70 é hoje a idosa que vive sozinha, viaja, consome, gasta em lazer e tem boa qualidade de vida”, afirma. As conclusões do pesquisador estão baseadas em dados.
Em 10 anos, o número de pessoas que vivem sozinhas no Brasil saltou de 10,4% para 14,6% da população, segundo o IBGE. Os dados são um recorte de 2005 para 2015 e também mostram que a maior parte (44,3%) dos que vivem sem companhia são idosos. Ao contrário do que se possa imaginar, boa parte dessas pessoas (48%) decidiu morar só por vontade própria e 72% acreditam que viver sozinho dá mais liberdades para gastar dinheiro. Eles se sentem mais independentes (25%), livres (23%) e com maior privacidade (50%).
Apenas 1% se sente abandonado, 3% triste e 10% reclama do peso da solidão. Com números tão otimistas sobre a vida particular, o pesquisador acredita que o caminho é sem volta. “Quem escolhe viver assim dificilmente mudará de ideia”, afirma. O problema, segundo o escritor, são de ordem prática. Pessoas que envelhecem sozinhas acabam carentes de companhia para realizar atividades corriqueiras, como ajuda em eventuais procedimentos médicos e solução de entraves burocráticos e não há previsão de políticas públicas para essa realidade.
Apesar do aumento desse estilo de vida no Brasil, na visão do escritor ainda existe uma norma de comportamento que reprime a vida solitária, o que ele classifica como “unofobia”. “O estereótipo de vida compartilhada e principalmente de felicidade compartilhada faz com que não se aceite, enquanto sociedade, o direito de escolher a solidão como um caminho possível e feliz”, analisa. “Neste novo cenário, os “homo solus” são felizes sem filhos, sem casamento, sem familiares”. O que parece triste para alguns é a opção de quase 30% dos brasileiros adultos.
A vida religiosa e o mercado de bens e serviços também acompanhou essa mudança de comportamento, permitindo que produtos antes desenvolvido em “tamanho família” fossem adaptados para quem é único. “Eles depositam sua fé em crenças menos rígidas e que não cobram o estabelecimento de uma família; eles compartilham o transporte, a hospedagem e preferem moradias mais compactas”, comenta Almeida. O livro “É possível ser feliz sozinho” será lançado pela editora WAK, Rio de Janeiro. Mais informações: http://www.geraldoalmeida.com.
Sobre Geraldo Peçanha de Almeida - O professor Dr. Geraldo Peçanha de Almeida é psicanalista pela Sociedade Internacional de Psicanálise de São Paulo, pedagogo e psicopedagogo pela UNESP-SP. Formando em Letras, Mestre e doutor em Literária pela Universidade Federal do Paraná, é autor de mais de 70 livros, entre infantis, livros para educadores e livros para pais.
Tem trabalhos internacionais na Alemanha, Itália, Áustria e Bolívia. Implantou na África, em Moçambique, um Programa de Leitura e escrita. Fez estudos de aperfeiçoamento em Educação Especial em Cuba, em 2017. Tem 25 anos de experiência em educação de crianças e jovens em todos os Estados do Brasil. É fundador do Projeto Pólen, em Curitiba, no Paraná, do qual se tornou presidente.
***Teatro Positivo recebe neste domingo a turnê ‘Animals Tour 2019’ da Atom Pink Floyd Tribute***
Crédito da foto: Flávio Charchar.
***Considerada a melhor banda de tributo ao Pink Floyd do Brasil, a Atom Pink Floyd Tribute, desembarca em Curitiba com a nova turnê "ANIMALS TOUR 2019", neste domingo, dia 19 de maio, às 20h, no Teatro Positivo. Em 2018, o show “The Dark Side Of The Moon” foi um grande sucesso na capital paranaense, e agora o público poderá se preparar para mais um espetáculo impecável, produzido nos mínimos detalhes para transportar o espectador diretamente para o universo floydiano. Os ingressos estão à venda pelo Disk Ingressos”.
A absoluta fidelidade musical da ATOM – caraterística reconhecida com unanimidade entre os amantes de Pink Floyd – fará com que cada um possa reviver ou viver a experiência mais próxima de um show da banda inglesa já produzida no Brasil, com toda a excelência que um tributo ao ícone do rock progressivo requer. No repertório, além da presença do álbum Animals na íntegra – considerado o ápice da habilidade musical do Pink Floyd – a ATOM também apresentará sucessos de outros álbuns da banda, entre eles "Wish You Were Here", "Comfortably Numb" e "Shine on You Crazy Diamond".
Sobre a Atom Pink Floyd Tribute - A banda mineira Atom Pink Floyd Tribute é formada por nove músicos mineiros de Belo Horizonte e Sete Lagoas, que são fãs do rock progressivo inglês. O projeto é fruto de dois anos de pesquisas e se destaca pela qualidade musical e recursos técnicos. A produção musical e direção executiva do espetáculo ficou por conta de Helinho Guimarães, a produção executiva por Laura Castanheira, a produção vocal por conta de Viviane Donner e o conteúdo de vídeo por Helinho Guimarães, Emmanuel Ferreira, Pináculo Audiovisual e Oceano Criativo.
Serviço: Atom Pink Floyd Tribute - "Animals Tour 2019"
Data: Dia 19 de maio de 2019 (domingo)
Horário: Abertura da casa: 19h / Horário do show: 20h
Local: Grande Auditório do Teatro Positivo (Rua Prof. Pedro Viriato Parigot de Souza, 5300 – Campo Comprido)
Ingressos: https://www. diskingressos.com.br/evento/ 9595/19-05-2019/pr/curitiba/at om-pink-floyd-tribute-animals- tour-2019 e nos postos de vendas credenciados do Disk Ingressos.
Valores: A partir de R$ 50,00 (meia-entrada na Plateia Superior Canto) a R$ 130,00 (inteira na Plateia Inferior Central), no valor já está inserida a taxa administrativa do Disk Ingressos de R$ 10,00. A meia-entrada é válida para Doadores de Sangue devidamente comprovados, Estudantes devidamente comprovados, Idosos conforme Lei, PNE, Portador de Câncer e Professor. Importante: Serão exigidos os documentos e comprovantes que constam nas respectivas leis. Os descontos não são cumulativos. Classificação etária: Livre. Informações: 41 3315-0808.
Valores: A partir de R$ 50,00 (meia-entrada na Plateia Superior Canto) a R$ 130,00 (inteira na Plateia Inferior Central), no valor já está inserida a taxa administrativa do Disk Ingressos de R$ 10,00. A meia-entrada é válida para Doadores de Sangue devidamente comprovados, Estudantes devidamente comprovados, Idosos conforme Lei, PNE, Portador de Câncer e Professor. Importante: Serão exigidos os documentos e comprovantes que constam nas respectivas leis. Os descontos não são cumulativos. Classificação etária: Livre. Informações: 41 3315-0808.
***Bar Crossroads celebra o Folk Rock em festa gratuita com gastronomia, chopes artesanais e ambiente externo***
Crédito da foto 01: Nay Klim / Foto 02: Divulgação / Foto 03: Renata Kalkmann.
***No próximo domingo (19), o Bar Crossroads, um dos maiores apoiadores e fomentadores da cena rock n’roll de Curitiba, promove mais uma edição do Thunderstruck, um evento com entrada gratuita e voltado a toda a família, reunindo gastronomia, chopes artesanais, música ao vivo e diversão para todas as idades, com espaço montado na área externa do bar. Com início marcado para às 15h, o “Thunderstruck Folk n’ Rock” contará com dois palcos – Thunder e Cross – e três bandas na programação musical.
Às 16h30, o grupo The Folkin’Dads, com Felipe Zoio e Gustavo Ortigara, abre o palco Thunder. Às 19h, é a vez do Lenhadores da Antártida, em formato trio com Ricardo Passos, Felipe Amaral e Maurício Escher. Já às 21h, a banda Válvula Vapor, composta por Vinícius Melo (voz e guitarra), Alexandre Melo (voz e guitarra), Zé Marques (baixo) e Anderson Capa (bateria). começa os trabalhos no palco Cross, com o melhor do rock nacional.
No quesito gastronomia, o evento contará com a Thunder Pizza, disponível nos sabores de Margherita, Calabresa e Bacon, com valores a partir de R$10, além dos hambúrgueres do God Eats, assim como os donuts e brigadeiros da Springfield Doces. Chopes artesanais da Bastards Brewery e drinks especiais também estarão à disposição a partir de R$10. O “Thunderstruck Folk n’Rock” tem entrada gratuita e é pet friendly.
Sobre o Crossroads – Tradição há 21 anos na capital paranaense, o Bar Crossroads é referência para os amantes do bom e velho rock’n’roll, sempre apostando no estilo musical e acreditando em bandas da cena local, sejam tributos ou autorais. Além das atrações musicais, que rolam de quarta a sábado, o bar ainda se destaca pelo seu cardápio, com opções de petiscos e hambúrgueres, assim como chopes, doses, caipirinhas e drinks especiais. Destaque também para o Thunderstruck Food Park, evento realizado mensalmente aos domingos e que reúne os mais variados perfis dos amantes do rock com uma programação gastronômica, com música ao vivo e a presença de food trucks diversos.
Serviço: “Thunderstruck edição Folk n’Rock” Local: Bar Crossroads (Av. Iguaçu, 2310 – Água Verde) Data: domingo (19/5/2019) Horário: das 15h às 00h Entrada: gratuita Site oficial: www.crossroads.com.br.
***Seguro aluguel pode evitar gastos com imprevistos na hora da devolução do imóvel***
***A devolução de um imóvel é um dos momentos mais tensos nos acordos que envolvem um contrato de locação. Segundo a Lei do Inquilinato, o locatário deve entregar o bem nas mesmas condições em que o recebeu. Nesses casos, investir em um seguro aluguel pode ser a melhor maneira de evitar dores de cabeça na hora da mudança.
Reflexo disso, no comparativo entre 2017 e 2018, a Porto Seguro registrou um aumento de 55% na contratação desse tipo de serviço na região Sul. "Ao sair de uma casa, apartamento ou até mesmo de um imóvel comercial, o inquilino inevitavelmente terá despesas, como pintura do imóvel ou algum conserto. Com o seguro aluguel, o cliente garante a devolução adequada, com serviços que vão além da substituição do fiador ou caução. Este tipo de garantia oferece coberturas por danos ao imóvel, pintura, além de serviços emergenciais", explica Luciana Gomes, gerente da Porto Seguro no Paraná.
De acordo com a executiva, há uma preocupação dos inquilinos com possíveis imprevistos financeiros na hora da saída do imóvel. "É comum que, ao sair, as pessoas precisem desembolsar um valor alto para efetuar os reparos necessários. É difícil encontrar quem faça uma poupança mensal para este tipo de serviço, então o seguro aluguel se torna uma uma boa opção, pois além da comodidade de resolver essas questões rapidamente, o morador não precisa comprometer seu orçamento", diz.
Como sair de um imóvel? A vistoria de saída consiste na comparação da situação do imóvel no momento da desocupação com a vistoria de entrada, realizada no início do contrato de aluguel. A vistoria de desocupação aponta os problemas encontrados e os reparos que devem ser realizados no imóvel. Ao desocupar o local, o locatário deve desligar relógios de luz, gás individual e água, disjuntores, e anotar os consumos, caso necessário.
Após a entrega das chaves, deve ser marcada a vistoria de devolução do imóvel, ou vistoria de saída, normalmente em um prazo de até dois dias. É interessante que o locatário esteja presente durante este processo para acompanhar e contestar os apontamentos com os quais não concorda.
Sobre a Porto Seguro - A Porto Seguro é uma empresa brasileira com mais de 70 anos de mercado e está entre as maiores seguradoras do País, ocupando a primeira posição nos ramos de Seguro Auto e Residência. Atualmente, são quase 17,5 milhões de clientes, 13,5 mil funcionários, 12,5 mil prestadores e 36 mil corretores parceiros. A companhia tem ainda 103 sucursais e escritórios regionais em todo o Brasil.
O Grupo Porto Seguro é formado por 27 empresas – entre elas Azul Seguros e Itaú Seguros de Auto e Residência - que atuam nos mais diversos ramos como seguros, produtos financeiros, serviços de emergência e conveniência, proteção e monitoramento, plano de saúde para Pets, entre outros. Em 2018, o lucro líquido da companhia foi de R$ 1,3 bilhão.
***Exposição "Estamos aqui!" destaca a importância das artistas mulheres no acervo do MAC-PR***
Crédito da foto: Divulgação.
***Uma coleção composta majoritariamente por artistas homens: 398 contra 229 mulheres. E a diferença torna-se ainda mais gritante quando se fala das 1.800 obras do acervo do Museu de Arte Contemporânea do Paraná (MAC-PR); neste caso a discrepância entre homens e mulheres chega a 786 trabalhos. Olhar para o acervo levando em conta essa realidade na busca por reequilibrar esses números é a intenção da mostra "Estamos aqui! Relevos no Horizonte do Acervo do MAC", que inaugura no dia 15 de maio, às 19 horas, na sala 9 do espaço (temporariamente, por causa da reforma da sede, o MAC está funcionando nas dependências do Museu Oscar Niemeyer).
A exposição, com curadoria da diretora do MAC-PR, Ana Rocha, reúne o trabalho de 15 artistas mulheres (11 que integram o acervo e quatro convidadas): Ana Gonzalez, Cristina Agostinho, Deborah Santiago, Eliane Prolik, Elizabeth Titton, Erica Storer Araújo, Isabella Lanave, Fabiana de Barros, Guita Soifer, Janete Fernandes, Juliana Gisi, Mainês Olivetti, Marga Puntel, Marta Neves e Maya Weishof. A inauguração contará com uma performance de Erica Storer Araújo, que expõe a obra "Tudo ou Nada", de 2017, e é uma das convidadas pela curadoria.
"Não seria um autorretrato, mas uma discussão que tem muito mais a ver com usar o seu próprio corpo como matéria, utilizar a imagem para uma proposição" explica a artista. Doutora em Artes Visuais pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Juliana acredita que é de extrema importância ações que coloquem as mulheres artistas como protagonistas."Existe uma defasagem grande no número de obras dos acervos e em exposições no mundo todo. É uma realidade, é algo forte.
A partir da década de 1960, essa tema entrou cada vez mais em discussão e hoje temos ações efetivas para colocar essa disparidade em vista. São ações afirmativas para mostrar que existem mulheres produzindo que são tão boas quanto os homens, e por uma questão estrutural não aparecem tanto. A exposição é uma forma de recontar essas histórias". O reequilíbrio proposto pela mostra, frisa Ana, não quer negar a disparidade entre gêneros, mas sim superar o silêncio sobre contribuições importantes trazidas ao pensamento da arte pelas mulheres.
Faxinal das Artes - Outro aspecto valorizado pela curadoria na mostra são as obras produzidas durante o Faxinal das Artes, residência artística do começo dos anos 2000 proposta pela Secretaria de Estado da Cultura e que reuniu artistas de todo o país em Faxinal do Céu (sudoeste do Estado), para elaborar projetos e criar obras. Uma das participantes foi a catarinense Mainês Olivetti. Ela desenvolveu a obra "Titãs", uma instalação com globos de vidro e fios de náilon. "Eu já trabalhava com redes de náilon e de pescaria, tinha uma recordação de quando criança: meu pai fazia redes e isso ficou na minha memória", conta.
Além de ser exposta na mostra "Faxinal das Artes", realizada pelo próprio MAC-PR no final de 2002, a obra havia sido montada pela última vez em 2003, no Sesc São Paulo. "Estou bem feliz com a escolha. É uma obra que nunca mais foi mostrada e vai interagir bem com outros trabalhos", aponta a artista. Além do trabalho de Mainês, "Estamos aqui!" reúne outras obras de Faxinal, como "Conversão Diástole", vídeo de Marga Puntel, dois quadros de Débora Santiago e instalações em faixa de Marta Neves. A exposição fica em cartaz até 4 de agosto.
Serviço: Abertura da exposição “Estamos aqui! Relevos no Horizonte do Acervo do MAC” Dia 15 de maio, às 19 horas (entrada franca na abertura). Em cartaz até 4 de agosto Museu de Arte Contemporânea do Paraná Rua Marechal Hermes, 999 – salas 8 e 9. Temporariamente, por causa da reforma em sua sede, o MAC-PR está funcionando nas dependências do Museu Oscar Niemeyer.
MAC-PR 50 Anos - Criado em 11 de março de 1970 por decreto oficial, o Museu de Arte Contemporânea do Paraná completa 50 anos em março de 2020. Desde o início do seu funcionamento, foi responsável por ser um espaço de tendências e discussões sobre arte contemporânea. Atualmente, seu acervo é composto por 1.800 obras de artistas paranaenses e brasileiros, além de estrangeiros.
É referência em pesquisa e documentação no Estado para pesquisadores da área e realiza ações de arte e educação para a comunidade. Sua sede, (no centro de Curitiba, onde estava desde 1974) está fechada para reforma e restauro. Por enquanto, o MAC-PR funciona nas salas 8 e 9 do Museu Oscar Niemeyer (MON).
***Maringá recebe primeira etapa de circuito de corrida de rua***
Crédito da foto: Divulgação.
***No dia 19 de maio, domingo, acontecerá a primeira etapa do Circuito A.Yoshii Running, em Maringá, organizado pelo “Nosso Time Brasil” e patrocinado pela A.Yoshii. A corrida é composta por três percursos: 5km, 10km e 21km, com largada na Rua Dr. Gastão Vidigal (em frente ao aeroporto antigo), às 7h.
Os atletas também poderão aproveitar uma massagem, café da manhã fit e lounge para descanso no espaço preparado pela A.Yoshii. Para o gerente da unidade de Maringá da construtora, Márcio Capristo, “a cidade conta com mais de 40 grupos de corrida e queremos a participação deles e de entusiastas do esporte.
Queremos incentivar a prática de exercício tanto dos nossos clientes (com empreendimentos com quadras e academias), quanto atletas em geral. Além disso, o esporte está na cultura da nossa empresa, já que temos eletricistas que são corredores de rua e estimulamos a participação”, conta.
As inscrições para a A.Yoshii Running podem ser realizadas até o dia 16 de maio pelo site http://www.esportepraviver. com.br.
Os valores variam entre R$ 55 e R$ 110. Parte da quantia arrecadada com as inscrições será doada ao Instituto A.Yoshii e revertidos para a compra de alimentos para a Fundação Isis Bruder, de Maringá, que atende diariamente 230 alunos e os familiares. A Fundação é responsável por acolher jovens no contraturno escolar e prepará-los ao mercado de trabalho, por meio dos projetos Aprendiz em Construção e Jovem Aprendiz. A entrega do kit corrida será nos dias 17 e 18 de maio, sexta e sábado que antecedem a corrida, das 9 às 18h, no showroom da A.Yoshii Maringá.
Os três primeiros colocados de cada categoria das provas ganham troféu, assim como os cinco competidores que tiverem a melhor colocação geral no masculino e no feminino. O regulamento completo pode ser consultado no site https://bit.ly/2vyaXiB.
Serviço: A.Yoshii Running - etapa Maringá
Data: 19 de maio (domingo) - Horário da largada: 7h
Local da largada: Rua Dr. Gastão Vidigal (em frente ao aeroporto antigo). **Valores: 5 km e 10 km
1º lote (até 20 de abril): a partir de R$ 55 + taxa do site
2º lote (até 16 de maio): a partir de R$ 65 + taxa do site. **21 km
1º lote (até 20 de abril): a partir de R$ 70 + taxa do site
2º lote (até 16 de maio): a partir de R$ 80 + taxa do site
Entrega kit corrida
Data: 17 e 18 de maio
Horário: 9 às 18h
Local: Show room A.Yoshii - Avenida São Paulo, 2828, na Zona 7, Maringá.
Grupo A.Yoshii - Fundado há mais de 50 anos, o Grupo A.Yoshii construiu mais de 2 milhões de m² do sul ao nordeste do Brasil, entre obras industriais, edifícios corporativos e residenciais, escolas, universidades, teatros e centros esportivos. É composto pela A.Yoshii Engenharia, com sólida atuação em construções de edifícios residenciais e comerciais alto padrão em Londrina, Maringá, Curitiba, e que prepara sua entrada na cidade de Campinas no segundo semestre de 2019; pela Yticon Construção e Incorporação, que realiza empreendimentos econômicos, localizados em regiões de potencial valorização em municípios do Paraná e interior de São Paulo, e pelo Instituto Atsushi e Kimiko Yoshii, voltado para a inserção social e a democratização cultural. www.ayoshii.com.br.
***Reserva paranaense é destaque em documentário internacional da Netflix***
Crédito da foto 01: Silverback/Netflix / Foto 02: Divulgação.
***Localizada em Guaraqueçaba, no litoral do Paraná, a Reserva Natural Salto Morato é o único cenário brasileiro retratado na série documental Nosso Planeta Our Planet, lançada em todo mundo pela Netflix. Narrado por David Attenborough, um dos naturalistas mais famosos da história, o documentário retrata as belezas naturais do planeta, com imagens inéditas da fauna e da flora.
Fundamentado na ciência, o documentário mostra os principais desafios enfrentados pela natureza para resistir aos efeitos das mudanças climáticas e aos impactos causados pelo homem. A série produzida pela Silverback Films e WWF tem oito episódios e apresenta espécies incomuns e espetáculos da natureza presentes em regiões polares, oceanos, desertos e florestas. O objetivo principal do projeto é inspirar as pessoas a conhecer e preservar os ambientes naturais. As imagens de altíssima resolução foram gravadas ao longo de quatro anos em 50 países.
Tangará-dançarino - Em 2017, o Brasil entrou no roteiro, após 10 meses de negociações, para capturar a dança pré-nupcial do tangará-dançarino (Chiroxiphia caudata), ave típica da Mata Atlântica. Entre os principais hábitos da espécie está a performance dos machos para conquistar a fêmea. Em grupos de quatro a seis indivíduos enfileirados, os machos ensaiam e se revezam em acrobacias para se exibirem para a fêmea. Após a dança, a fêmea toma sua decisão. A professora do departamento de Zoologia da Universidade Federal do Paraná (UFPR) Lilian Manica teve o primeiro contato com a produção do documentário em maio de 2016.
Participante da rede internacional Manakins Research Coordination Network, que estuda espécies como o tangará, ela conta que os produtores buscavam aves que tivessem exibições de cortejo, de conquista da fêmea pelo macho. “O tangará se destaca entre outras espécies da família porque se trata de uma dança cooperativa”, relata. Para registrar o rito, mais comum durante a primavera e o verão, a pesquisadora indicou a Reserva Natural Salto Morato, mantida pela Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza. “Nós encontramos os tangarás na Mata Atlântica, principalmente no Sul do País, mas acreditamos que Salto Morato era o local mais recomendado para as gravações por se tratar de uma área superpreservada, em um trecho onde o bioma está intocado”, destaca.
O biólogo Israel Schneiberg, que acompanhou as filmagens, revela que os cineastas estiveram no Brasil entre os meses de outubro e novembro. “A previsão era ficarmos na reserva durante 15 dias, mas por ser uma época de chuva intensa tivemos que ampliar o projeto. Conseguimos imagens dos tangarás apenas no 30º dia, quando estávamos indo embora”, afirma o doutorando em Ecologia e Conservação da UFPR. Para a analista de Projetos de Conservação da Fundação Grupo Boticário, Natacha Sobanski, a visibilidade de um documentário como esse ajuda a despertar na população o desejo de conhecer e proteger a biodiversidade. “Apesar de o tangará ser uma ave comum na Mata Atlântica, poucas pessoas sabem sobre a sua existência, muito menos sobre esse ritual de corte pouco comum.
Mostrar uma ave como essa em um documentário com escala global não só destaca a biodiversidade que encontramos no Brasil como também desperta a vontade das pessoas de conhecer e conservar, o que ainda estimula o ecoturismo e o desenvolvimento regional”, destaca. Em entrevista à revista britânica TV Times, Attenborough destacou o ritual dos tangarás-dançarinos como um dos seus momentos favoritos do documentário. “A ave tem um cortejo de dança complicado. Uma das coisas mais divertidas para serem vistas porque os formam pequenos times como trapezistas”, disse.
Reserva Natural Salto Morato - Com 2.253 hectares, a Reserva Natural Salto Morato está localizada em Guaraqueçaba (PR), dentro do maior remanescente contínuo de Mata Atlântica do Brasil, reconhecido como Sítio de Patrimônio Natural da Humanidade pela Unesco. Aberta à visitação, sua rica biodiversidade atrai pesquisadores, observadores de aves e turistas de diversos estados e países. Os principais atrativos turísticos são a queda d'água de cerca de 100 metros de altura, que dá nome à Reserva, e uma figueira centenária que forma uma ponte-viva sobre o Rio do Engenho. Mais informações para visitação estão disponíveis no site da Fundação Grupo Boticário.
Sobre a Fundação Grupo Boticário - A Fundação Grupo Boticário é fruto da inspiração de Miguel Krigsner, fundador de O Boticário e atual presidente do Conselho de Administração do Grupo Boticário. A instituição foi criada em 1990, dois anos antes da Rio-92 ou Cúpula da Terra, evento que foi um marco para a conservação ambiental mundial. A Fundação Grupo Boticário apoia ações de conservação da natureza em todo o Brasil, totalizando mais de 1.500 iniciativas apoiadas financeiramente. Protege 11 mil hectares de Mata Atlântica e Cerrado, por meio da criação e manutenção de duas reservas naturais.
Atua para que a conservação da biodiversidade seja priorizada nos negócios e nas políticas públicas, além de contribuir para que a natureza sirva de inspiração ou seja parte da solução para diversos problemas da sociedade. A instituição defende que o patrimônio natural bem conservado é a base para o desenvolvimento econômico e bem-estar social. Também promove ações de engajamento e sensibilização, que aproximam a natureza do cotidiano das pessoas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário