sábado, 27 de outubro de 2018

Coluna do dia 27/10/18

***Swell Construções promove welcome party aos moradores do BonneVie Home & Living***


Crédito da foto: Marcelo Elias.

Na foto: Os irmãos e diretores da Swell, Leonardo, Vanessa e Thiago Pissetti.

***A Swell Construções e Incorporações reuniu, na última sexta-feira (19/10), cerca de 100 pessoas, entre proprietários, colaboradores e parceiros, para a wellcome party do BonneVie Home & Living, empreendimento da incorporadora em rua sem saída no Portão, em Curitiba.

Na ocasião, os moradores puderam conhecer os seus novos vizinhos e inaugurar o salão de festas do condomínio. O BonneVie Home & Living é o 37º empreendimento da Swell em Curitiba. O condomínio, com 43 apartamentos de 2 e 3 quartos, foi lançado no fim de 2015 e concluído em dezembro de 2017, três meses antes do prazo previsto.

O empreendimento é o primeiro da incorporadora curitibana entregue dentro das Normas de Desempenho de Edificações (ABNT NBR 15.575/2013), tendo passado por uma bateria de ensaios, por laboratório especializado, e obtido resultados superiores aos exigidos pela norma em diversos itens, entre eles, quanto ao conforto térmico-acústico dos apartamentos. Sobre o BonneVie Home & Living: http://swellconstrucoes.com.br/imovel/bonnevie-home-living.

***Médico intensivista ministra aula para convidados***


Crédito da foto: Divulgação.

***O médico intensivista Dr. Rafael Deucher, coordenador das UTIs do Hospital VITA Batel, ministrou, na noite de quinta-feira (25), aula sobre sedação e analgesia na UTI. O evento foi realizado no restaurante Badida e contou com a presença de convidados da área de saúde.

***Anjos em treinamento para o Natal Bradesco***


Crédito da foto: Silvio Aurichio.

***Uma legião de anjos tomou o Teatro Bradesco essa semana. São os cerca de 150 funcionários e estagiários do Banco e seus familiares que se inscreveram para atuar como voluntários, auxiliando as crianças durante as apresentações do Natal do Bradesco, no Palácio Avenida.

Para estarem aptos a zelar pelos pequenos coralistas, os Anjos de Natal passam por um treinamento com especialistas em desenvolvimento infantil. Além disso, são capacitados para seguir os procedimentos de segurança, que incluem a colocação de cintos em todas as crianças, e para desempenharem a função de contrarregras, já que são eles que vestem os figurinos nos pequenos artistas e repassam os adereços durante todo o espetáculo.

Cerca de 60% dos anjos inscritos este ano vão participar pela primeira vez do Natal do Bradesco. Com o tema “Tempo de Sonhar”, o espetáculo acontece de 30 de novembro a 16 de dezembro, sempre às sextas, sábados e domingos, das 20h20 às 21h, no Palácio Avenida em Curitiba.

***Ana Camargo apresenta a exposição Retratessência***


Crédito da foto: André Gruby.

Na foto: A médica Hui Ling Li e Ana Camargo.

***A designer e produtora cultural Ana Maria Camargo recebeu convidados na quarta-feira, 24 de outubro, na Galeria IMG do Shopping Novo Batel, para sua exposição “Retratessência”. Celebrando entre amigos o sucesso do projeto iniciado há cerca de um ano, a artista apresentou uma série de retratos. As obras são elaboradas em técnica mista, que utiliza elementos da fotografia, desenho e tinta acrílica sobre tela, representando de forma poética o personagem retratado.

***Elza Soares lança lyric video de “O Tempo Não Para”***


Crédito da foto: Daryan Dornelles.

***Há pouco tempo Elza Soares surpreendeu os fãs com sua versão moderna para o sucesso “O Tempo Não Para”, de Cazuza. A canção cheia de elementos eletrônicos, interpretada com sua voz e expressividade inconfundíveis, tem seu lyric video disponibilizado hoje no canal da cantora no YouTube. As imagens foram feitas durante a gravação da música no estúdio Tambor (RJ), com direção de Pedro Hansen. “Cazuza continua vivo, mostrando pro mundo a sua capacidade de ver as coisas lá na frente. Ele viu o futuro repetir o passado. 

Em dias tão sombrios como hoje, é uma mensagem muito forte, como se ele estivesse escrevendo agora. E Cazuza sempre foi amor da vida de todo mundo. Acho que todos os cantores, todos os artistas tinham a honra de estar perto dele, como eu tive de conviver ao lado dele. E gravar essa música foi uma mensagem muito viva, como se ele estivesse aqui presente.

Amo Cazuza. Amo a mensagem dele. É isso que eu sinto, o tempo não para. Porque o tempo não para mesmo, Cazuza.” – conta Elza. A versão de “O Tempo Não Para” foi produzida por Rafael Ramos e já é um sucesso em todo país, fazendo parte da trilha sonora da novela de mesmo nome, da rede Globo. Para assistir, acesse: https://www.youtube.com/watch?v=QCDyPd-YE0Q.

***Sete candidatas disputam o Miss Balneário Camboriú Be Emotion 2018***


Crédito da foto: Júnior Neves.

***Foram definidas as candidatas que disputarão o Miss Balneário Camboriú Be Emotion 2018. Promovido pela agência Donaire, a competição deste ano terá sete participantes, que tem entre 20 e 26 anos.

O evento acontece dia 31 de outubro, próxima quarta-feira, no Teatro Municipal Bruno Nitz e terá diversas atrações artísticas e culturais, por isso intitulado “Espetáculo Miss Balneário Camboriú, com o slogan “Seja Luz”. Os ingressos já estão à venda na bilheteria do teatro, por R$ 30,00 a inteira e R$ 15,00 a meia entrada.

Conheça as candidatas: Amanda C. Stecz Antunes – 22 anos Ivania Silva – 22 anos Luana Brauwer – 26 anos Marina Longhi – 26 anos Rafaela Buzzi – 20 anos Raíssa Nesi – 23 anos Sabrina Roncelli – 24 anos.

***Curitiba recebe exposição fotográfica de Marina Klink***


Crédito das fotos: Divulgação.

***O show room da construtora A.Yoshii em Curitiba recebe o novo acervo de registros fotográficos de Marina Klink. O evento de inauguração acontecerá na noite de 6 de novembro para convidados e será aberto ao público a partir do dia 7. “O olhar nômade de Marina Klink” apresenta ao público imagens produzidas na Antártica - destino frequente da fotógrafa, esposa do navegador Amyr Klink. Seus registros, captados ao longo de mais de uma década de viagens polares, estão disponíveis em agências de fotografias internacionais, galerias de arte e já foram publicados em importantes jornais, revistas e livros didáticos.

Marina possui um vasto acervo de imagens da natureza em destinos remotos da Terra. Essa foi a forma que a fotógrafa encontrou para compartilhar seu amor pela natureza, com enfoque em questões de conservação e sustentabilidade. “Por meio da fotografia encontrei uma forma de prolongar a experiência de cada expedição e trazer a público a urgência da nossa conscientização sobre nossa responsabilidade pela conservação da natureza. Para isso faço imagens de destinos singulares que pretendo espalhar para dentro da casa das pessoas que talvez não tenham a mesma disposição que eu para enfrentar as dificuldades do caminho para ir tão longe”, conta Marina. A exposição “O Olhar Nômade”, segundo ela, reflete a singularidade nômade da Antártica.


“Nada na Antártica é fixo, tudo é temporário. Os seres humanos, as instalações, os animais. Nada é definitivo. O olhar de quem vai também é temporário e inquieto, vaga e se deslumbra com o que vê. Nada pode ser mais nômade que uma viagem polar”, afirmou. Marina é autora dos livros fotográficos “Antártica - A Última Fronteira” e “Olhar Nômade” ambos publicados pela Editora Brasileira e já esgotados. Recentemente lançou “Vamos dar a Volta ao Mundo”, livro infantil publicado pela Companhia das Letrinhas. Em outubro lança mais um novo livro de fotografias, “Contravento”, pela Editora Brasileira. A exposição, promovida pela A.Yoshii em parceria com a Florense Água Verde, é gratuita e pode ser vista das 9 às 18 horas, inclusive aos finais de semana.

Serviço: Exposição - O Olhar Nômade de Marina Klink Data: 7 de novembro a 30 de novembro Horário: 9h às 18h Local: Show room da A.Yoshii Engenharia - Rua Bispo Dom José, 2058 - Batel Entrada gratuita.

Sobre o Grupo A.Yoshii - A A.Yoshii Engenharia foi fundada em 1965 pelo engenheiro civil Atsushi Yoshii, em Apucarana (PR) e em 1969 transferiu sua sede para Londrina (PR). No início, cresceu executando obras pelo regime de empreitada global e, atualmente, desenvolve obras de grande porte, como usinas de açúcar e álcool e fábricas de papel e celulose.

No segmento de incorporação, com empreendimentos residenciais e comerciais construídos em importantes cidades do Paraná, a A.Yoshii se destaca pela qualidade e pontualidade na entrega. Em 2009, criou a Yticon, marca do Grupo focada no desenvolvimento de empreendimentos econômicos para quem procura seu primeiro imóvel.

Uma das características marcantes da empresa é atuar com equipe própria na execução de obras. Com isso, a A.Yoshii se diferencia pela qualidade dos projetos, respeito aos prazos e atendimento ao cliente. O resultado figura em premiações e rankings nacionais realizados por grandes veículos de comunicação como o jornal Valor Econômico, revista Você S/A, e rankings como o Great Place to Work e ITC – Inteligência Empresarial de Construção, além do Prêmio VivaReal.

***Santa Catarina presente no 25 º WPATH, Simpósio sobre saúde Trans, em Buenos Aires***


Crédito da foto: Nanda Farias.

***Entre os dias 2 e 6 de novembro acontece em Buenos Aires, Argentina a primeira edição na América Latina do WPTAH (World Professional Association for Transgender Health) evento dedicado a debater a saúde da população transgênera. Esta é a vigésima quinta edição do encontro, cujo tema principal é "Alcançar a excelência em assistência médica transgênero ao longo da vida: da evidência à prática clínica”.

No encontro participam médicos do mundo todo, compartilhando conhecimento clínico e de pesquisas científicas, incluindo temas como saúde mental, endocrinologia, cirurgia e direito. Santa Catarina será representada pelo médico e cirurgião craniofacial Dr. José Carlos Martins, que comanda o Transgender Center Brazil, em Blumenau, referência no atendimento a pacientes trans do mundo todo. O médico irá acompanhado da esposa, Priscila Helena Martins, que também atua na clínica como Psicóloga.

O WPATH é um encontro que acontece a cada dois anos, cuja última edição foi em Amsterdã, inclusive com a presença do médico catarinense. Dr. Martins explica que esta é uma área de constante aperfeiçoamento e novas descobertas e que faz questão de participar de encontros como este, onde a troca de experiências só agrega conhecimento. De olho em congressos futuros, o médico já confirmou presença para fevereiro de 2019 em Nova Iorque, onde participará de um treinamento em cirurgia trans, no Hospital Mont Sinai. Para mais informações do Simpósio na Argentina: https://www.wpath.org/25th-symposium-info.

***Contagem regressiva para o “Hub – Interprint Interior Festival”, evento pioneiro no segmento de mobiliário e interiores que acontece em 14 e 15 de novembro na Alemanha***


Crédito da foto: Divulgação.

***Realizada na histórica cidade de Essen, na Alemanha, que combina a herança industrial com a idade moderna, a edição de lançamento do evento “HUB – Interprint Interior Festival” ganhou um microsite detalhado. No endereço www.interprint.com/hub, o público poderá encontrar informações sobre sua inovadora proposta, o instigante local em que ocorrerá, as talks e renomados convidados que participarão desta grande festa mundial do design, da arte, da ciência, da indústria e da arquitetura.

Promovido pela multinacional alemã Interprint, com fábrica para a América Latina instalada no Paraná, com moderno complexo industrial em São José dos Pinhais, na Grande Curitiba, o festival HUB acontece em 14 e 15 de novembro no famoso Edifício SANAA, patrimônio mundial da Unesco, na cidade alemã de Essen. “Além de recebermos clientes de todo o mundo, estamos muito orgulhosos de que clientes da América Latina também estarão presentes. Nestes dois dias, esses clientes terão a oportunidade de interagir com pessoas de diferentes lugares e, desta forma, eles poderão levar consigo experiências multiculturais sobre o design”, assinala Lourdes Manzanares, diretora comercial e de marketing da Interprint do Brasil.

Entre os palestrantes convidados, estarão presentes Timo Rieke, professor de colour design na respeitada universidade de artes e ciências aplicadas HAWK, em Hildesheim; Raphael Gielgen, trendscout and diretor de pesquisa em design para a Vitra; o duo de designers Eva Marguerre e Marcel Besau, fundadores do prestigiado estúdio interdisciplinar Besau Marguerre; a blogueira de design de interiores Antonia Schmitz, do blog Craftifair www.craftifair.com; a arquiteta Sabine Keggenhoff, professora na consagrada Peter Behrens School of Arts, em Düsseldorf; Salvatore Figliuzzi, diretor de marketing e design da Interprint, e os designers Maurizio Burrato e Daniel Heitkamm, do design team da Interprint.

Sobre o hub - Um festival reunindo os conceitos mais avançados e tendências em design de interiores, mobiliário e áreas afins, como arte, ciência, indústria e arquitetura – esta é a inovadora proposta do evento “HUB - Interprint Interior Festival”. Após se consagrar mundialmente com o evento Furniture Days, realizado durante dez anos e replicado por muitas companhias do setor de madeira e mobiliário e de outros setores da economia também, a Inteprint deu mais um passo no sentido da inovação ao apresentar o HUB Festival como seu novo evento, a evolução do Furniture Days.

Em cooperação com marcas parceiras, referências em ciências, inovação, design, arquitetura e desenvolvimento industrial, a Interprint apresentará em HUB pontos de vista sobre design de interiores dentro do conceito inovador do evento: “HUB” significa “ponto central onde as pessoas se conectam”, um local em que todas as informações importantes se encontram. O HUB Festival é assim, principalmente, uma rede vibrante de sinergias e inovações: todos têm algo a oferecer, todos levam algo e todos se beneficiam.

O novo formato de evento criado pela Interprint, se apresenta como uma plataforma inspiradora para todos aqueles que querem participar do futuro do design de interiores. No evento HUB – Interprint Interior Festival, pessoas que influenciam o design de interiores se reúnem em um local central. O caráter interativo do evento permite que todos os envolvidos, industriais, designers e tomadores de decisão em design de interiores, conversem entre si. As empresas parceiras da Interprint na realização da primeira edição do evento são: Technocell Dekor, Continental, Rehau, Hueck Rheinische, Sesa, FLAI, MKT e Arcade.

Sobre a Interprint - Multinacional alemã líder no mercado de papéis decorativos, atua como fornecedora da indústria de painéis de madeira e mobiliário. Os papéis decorativos da Interprint decoram peças de mobiliário, pisos e acabamentos internos. É considerada referência mundial em design e inovação nos segmentos de arquitetura, design e interiores. Sob a direção de Lourdes Manzanares na área comercial e de marketing, a Interprint está presente no Brasil desde 2011, quando inaugurou seu escritório comercial no país. E, desde o segundo semestre de 2015, com a mais moderna fábrica na região, instalada em São José dos Pinhais (PR), atendendo toda a América Latina.

Serviço: HUB – Interprint Interior Festival Quando: 14 e 15 de novembro Onde: Essen, Alemanha Local: Edifício SANAA Informações: www.interprint.com/hub. Interprint do Brasil Rua Gilvani Augusto Criminácio, 315 – Campo Largo da Roseira São José dos Pinhais (PR) Tel.: (41) 3513-9400 Email: brazil@interprint.com - Site: www.interprint.com.

***Show Nacional com Rodrigo Santos, ex-baixista e vocalista do Barão Vermelho, no Bar Crossroads neste sábado (27)***


Crédito da foto: André Mahlmann.

***Neste sábado (27), a partir das 21h, o Bar Crossroads recebe Rodrigo Santos, ex- baixista e vocalista do Barão Vermelho, com um show especial, interpretando os grandes sucessos do grupo e de Cazuza. A apresentação faz parte de sua turnê nova, que passa pela região Sul, com shows em Joiville (25/10), Florianópolis (26/10) e Curitiba.

O músico, que integrou o Barão Vermelho por 25 anos, dividiu o palco com grandes nomes da música, como Kid Abelha, Blitz, Leo Jaime e Lobão, e já lançou sete álbuns solo e um DVD – “A Festa do Rock”, que reuniu inúmeros sucessos do rock nacional. No repertório, canções como “Pro Dia Nascer Feliz”, “Maior Abandonado”, “Bete Balanço”, “Exagerado”, “Malandragem”, “Ideologia”, entre outras, poderão ser conferidas pelo público.

Sobre o Crossroads – Tradição há 21 anos na capital paranaense, o Bar Crossroads é referência para os amantes do bom e velho rock’n’roll, sempre apostando no estilo musical e acreditando em bandas da cena local, sejam tributos ou autorais. Além das atrações musicais, que rolam de quarta a sábado, o bar ainda se destaca pelo seu cardápio, com opções de petiscos e hambúrgueres, assim como chopes, doses, caipirinhas e drinks especiais. Destaque também para o Thunderstruck Food Park, evento realizado mensalmente aos domingos e que reúne os mais variados perfis dos amantes do rock com uma programação gastronômica, com música ao vivo e a presença de food trucks diversos.

Serviço: Show Nacional com Rodrigo Santos (Barão Vermelho) Crossroads (Av. Iguaçu, 2310 – Água Verde) Data: sábado (27/10) Horário: a partir das 21h Entrada: R$30 (revertido em consumação para quem chegar até 00h) Evento: https://www.facebook.com/events/305467943375218.

***Biquini Cavadão presta homenagem a Herbert Vianna com releitura de sua obra***


Crédito da foto: Divulgação.

***A balada ‘Aonde quer que eu vá’ será a primeira música lançada pelo Biquini Cavadão como parte do projeto ‘Ilustre Guerreiro’ (distribuição digital ONErpm), um tributo a Herbert Viana e os Paralamas do Sucesso.

Nas mãos do Biquini ‘Aonde quer que eu vá’ se transformou num pop alegre de batida solar. O resultado poderá ser ouvido a partir do dia 19 de outubro, mesma data na qual ‘Ilustre Guerreiro’ estará disponível para pre-save.

Dentro do projeto ‘Ilustre Guerreiro’, produzido por Liminha, o Biquini Cavadão vai lançar um single por semana, sempre na sexta-feira, até 30 de novembro, quando o álbum estará completo. Entre as oito canções escolhidas pelo Biquini Cavadão para esta releitura estão ‘Cuide bem de seu amor’, ‘Ska’, ‘Só pra te mostrar’ e ‘Vital e sua moto’. Ouça aqui: ‘Aonde quer que eu vá’ https://onerpm.lnk.to/BiquiniCavadao Assista o clipe Aonde Quer Que Eu Vá https://www.youtube.com/watch?v=INVFqY3v03I&feature=youtu.be.

***Rede social disponibiliza aulão gratuito de preparo para o Enem***


Crédito da foto: Divulgação.

***Com 1.890 escolas conveniadas em 950 municípios brasileiros, o Sistema Positivo de Ensino utiliza a internet para auxiliar os estudantes no preparo para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que será aplicado em todo o Brasil nos dias 4 e 11 de novembro.

Na semana que antecede a primeira prova (31/10 e 1º/11), os 6,7 milhões de inscritos no Enem 2018 poderão acompanhar ao vivo, pelo Facebook, as dicas, orientações e sugestões dos assessores pedagógicos do Sistema Positivo de Ensino para melhorar a performance e o desempenho dos alunos na realização do exame. A transmissão será feita a partir do Colégio Bagozzi, de Curitiba (PR).

Os educadores também vão interagir com estudantes por meio do Chat da Editora Positivo. No total, 40 profissionais estarão envolvidos na ação. Eles são os responsáveis por desenvolver os materiais didáticos do Sistema Positivo de Ensino e demais sistemas de ensino da Editora Positivo utilizados por 814 mil alunos, espalhados pelo Brasil e Japão.

Serviço: Painel Live Dicas, orientações e sugestões para melhorar a performance e o desempenho dos alunos na realização do Enem Data: 31/10 e 1º/11 de 2018 Canal: página da Editora Positivo no Facebook (https://www.facebook.com/editorapositivo) Horário: a partir das 19h.

***Brasil e Argentina abrem exposição simultânea sobre as Cataratas do Iguaçu***


Crédito das fotos: Divulgação.

***A Secretaria de Estado da Cultura (SEEC) promove, por meio do Centro Juvenil de Artes Plásticas (CJAP), a exposição "Selva Pop", com o tema "Cataratas de Iguaçu", que reúne a produção artística como desenhos e gravuras retratando elementos e símbolos da fauna e da flora da região. A mostra abre na próxima quarta (31) simultaneamente no Brasil e na Argentina.


No CJAP, a exposição é a primeira experiência de intercâmbio de obras artísticas, onde estarão os trabalhos realizados pelos alunos de duas escolas de artes da cidade de Buenos Aires, selecionados pela Associação Pyxis. Já a "Escuela nº 2 General Marechal Acha", em Buenos Aires, na Argentina, vai receber 201 desenhos produzidos pelos alunos brasileiros, especialmente para esta exposição.


A troca de materiais artísticos por meio da mostra "Selva Pop" é uma oportunidade para os alunos e o público de conhecer e ter contato com a criação artística de jovens que vivem outras realidades e culturas. O tema escolhido foi o mesmo para os alunos das duas nações. “As Cataratas do Iguaçu são o ponto de união entre os dois países. A ideia foi que eles representassem este lugar em comum com cores contrastantes e formas livres”, relata Gabriela Scholler, coordenadora da exposição na Argentina.

A diretora do MAA/CJAP, Débora Russo, diz que a exposição simultânea, criada após uma visita de uma escritora argentina na sede da CJAP, é uma forma de aproximar a cultura dos dois países. "Esta construção visual que aproxima a cultura de dois países é reconhecidamente um diálogo positivo que a arte promove entre crianças e adolescentes de nações vizinhas, refletindo uma integração de conceitos artísticos e estéticos, contemplando um processo de aproximação das Relações Internacionais", afirma.

Serviço: Abertura exposição "Selva Pop" Abertura no CJAP em 31 de outubro de 2018, às 17h Período expositivo até 9 de dezembro de 2018 Entrada gratuita. Centro Juvenil de Artes Plásticas Rua Mateus Leme, 56, São Francisco. Curitiba-PR Segunda a sexta-feira das 8h30 às 12h e das 13h30 às 18h Informações: (41) 3223-3805.

***Espetinho Solidário e Leilão de Vinhos em prol do Instituto TMO***


Crédito da foto: Divulgação.

***O restaurante Victor São Lourenço abre suas portas na noite de 30 de outubro (terça-feira) para promover duas ações beneficentes em prol do Instituto TMO/Casa Malice: o Espetinho Solidário, que já está em sua 15ª edição, e um leilão de vinhos, realizado pela 9ª vez. Toda renda do leilão e da venda dos espetinhos de camarão será revertida para o fundo social da entidade, que apoia o Serviço de Transplante de Medula Óssea do HC/UFPR. A ocasião antecipa o clima de comemoração para o Instituto TMO, que completa 30 anos em novembro.

No decorrer desta trajetória iniciada em 1988, a instituição desenvolve um trabalho de apoio ao transplante de medula óssea, realizando e dando suporte a diversos projetos inovadores em benefício nesta área, como ações beneficentes, jornadas e encontros nacionais, lançamentos de campanhas solidárias e muito mais. Os restaurantes Victor e o Instituto TMO/Casa Malice são parceiros há quase duas décadas, tendo realizado ações que beneficiaram pessoas transplantadas e em tratamento.

Serviço: 15º Espetinho Solidário e 9º Leilão de Vinhos Data: 30/10/2018 (terça-feira) Horário: a partir das 19h Local: Victor São Lourenço Endereço: Rua Lívio Moreira, 284, São Lourenço (Curitiba – PR) Reservas pelo telefone (41) 3353-1920 ou pelo site www.restaurantesvictor.com.br.

***Paranaense Alegra comemora três anos de sucesso com visita de chefs da Capital***


Crédito das fotos: Divulgação.

Foto: Grupo Gastrotiba visitou a planta industrial da Alegra.

***Nesta semana a Alegra festeja três anos e, como parte das comemorações, recebeu na tarde da última segunda-feira (22/10) o Gastrotiba - grupo independente de empresários e chefs de Curitiba. Os seis representantes dos restaurantes Cantina do Délio, Peruano Gastronomia e Cultura, Limoeiro Restaurante, Pistache Pizza e Gastronomia e Quitutto Gastropub estiveram na fábrica para conhecer o processo de cortes da marca.

O grupo tem uma parceria com a Alegra desde junho de 2017 com o intuito de oferecer novos cortes de carne suína no cardápio e opções de festivais gastronômicos durante o ano na cidade. “Nossa parceria nasceu com o objetivo de unir uma indústria de alimentos com a comida de profissionais. Chegamos na hora certa, pois ambos estão crescendo juntos e trazendo uma proposta interessante para Curitiba, que é a de fazer festivais gastronômicos sem um intuito apenas comercial.


Foto: Chefs puderam conhecer a área de cortes especiais da marca.

Para nós é muito importante ter a Alegra do nosso lado, pois assim conseguimos mostrar que nossa carne suína tem procedência e qualidade - e essa informação chega direto no consumidor que está diariamente em nossos restaurantes”, avalia Fernando Matsushita, presidente do Gastrotiba e proprietário do Peruano Gastronomia e Cultura. Durante a visita, os chefs puderam conhecer as instalações e ver de perto os cortes especiais da Alegra, preparados e servidos nos restaurantes do grupo. Após a visita, o chef Dobis recepcionou os convidados - entre eles o proprietário da Hamburgueria Água Verde, Rafael Justo Rebelato - com um churrasco de carne suína, no espaço gourmet da empresa.

“Temos a Alegra como nosso irmão mais velho e por isso é tão importante conhecermos de perto a empresa. Essa visita serviu também para sabermos como tudo é feito, para que, na hora que nosso cliente perguntar, a gente confirme que a carne suína que servimos tem origem e que sabemos da garantia de um produto de qualidade. Com isso já temos visto que a má fama que existia antigamente da carne de porco, está sendo desmitificada. E vemos isso no crescimento de pedidos desse tipo de carne em nossos restaurantes”, conta Matsushita.

Três anos de sucesso - A Alegra nasceu com o propósito de levar carne suína com qualidade e procedência para a mesa das famílias, sempre com o compromisso de oferecer nutrição e sabor com certificação de origem. A empresa é a primeira planta industrial de alimentos a conquistar o selo NAMI (North American Meat Institute), certificado pela WQS em bem-estar animal para suínos, que tem como objetivo identificar a qualidade e o processo de produção, além de garantir que os mesmos sejam entregues de forma adequada.

Além disso, dos 1.565 colaboradores, que são os maiores responsáveis pelo crescimento da marca, a empresa conta com 56% de homens e 44% mulheres nos postos de trabalho. Instalada nos Campos Gerais, no Paraná, a Alegra trouxe desenvolvimento econômico para a região. “No total, 40% do nosso orçamento de compras é destinado a fornecedores locais, o que valoriza a economia e o desenvolvimento regional.

No último ano, também entramos como uma das empresas da Unium, marca institucional das nossas cooperativas Frísia, Castrolanda e Capal, e que passou a representar os projetos em que as três atuam em parceria”, comenta o superintendente da Alegra, Ivonei Durigon. A empresa também se preocupa com a responsabilidade ambiental, cumprindo com os valores das cooperativas e com as legislações, utilizando recursos energéticos naturais e realizando a gestão de materiais e resíduos - 25% dos materiais utilizados na produção são resíduos reciclados.

“Em apenas três anos nossa marca cresceu muito. Nossos produtos caíram no gosto das pessoas, assim como nos ramos varejista, atacadista, food service e das indústrias. Hoje trabalhamos com mais de 119 produtos de 14 linhas, em pontos de venda de 18 estados brasileiros. Exportamos para mais de 25 países e mantemos parceria com Ceratti, Ecoaxial, Outback, Madero, Boua e Fridays, mas nossa busca em ser a opção preferida dos clientes e consumidores continua”, comemora Durigon.

Sobre a Alegra - Alegra é a união das cooperativas de origem holandesa, Frísia, Castrolanda e Capal, que constituem o grupo Unium. Uma empresa que combina condições de trabalho ideais aliando tecnologia, equipamentos de última geração, preocupação com o bem-estar dos animais e sustentabilidade em seu parque industrial, sempre primando pela excelência em seu produto final. Em 2017, a marca conquistou o reconhecimento internacional quanto às Práticas de Bem-estar Animal no abate, tornando-se a primeira planta brasileira a receber essa certificação em bem-estar suíno, pela WQS. Mais informações em www.alegrafoods.com.br.

***Retrospectiva da obra gráfica do Artista Claudio Tozzi em cartaz na Caixa Cultural Curitiba***


Crédito das fotos: Divulgação.

***A Caixa Cultural Curitiba apresenta, de 7 de novembro de 2018 a 6 de janeiro de 2019, a exposição Emblemas da Cultura Brasileira: Retrospectiva da obra gráfica de Claudio Tozzi. A mostra tem o caráter retrospectivo, visto que se trata de uma visão panorâmica da obra gráfica do artista, nos últimos 50 anos. Apresenta soluções técnicas coerentes com cada fase de sua produção pictórica, utilizando variados processos de reprodução gráfica: serigrafia, xerox, litografia, gravura em metal, zinc off-set e digitografia. Na abertura da exposição, dia 6 de novembro, às 19h30, o público terá a oportunidade de fazer uma visita guiada sob a orientação do artista Claudio Tozzi. A produção de Tozzi tem absoluta coerência de linguagem entre sua pintura e o meio de reprodução utilizado em cada fase.

Assim as cores chapadas dos astronautas e multidões da década de 60 são reproduzidas pelo processo de serigrafia. Os parafusos mais simbólicos e contidos exigem uma técnica mais intimista: a gravura em metal. “Em meu trabalho havia a intenção de se aproximar da linguagem dos meios de comunicação de massa e se apropriar de imagens do mundo urbano, sempre com a intenção de modificar seu significado, de propor uma sintaxe diferente para criar uma nova mensagem: criar novos objetos”, disse Claudio Tozzi. Atualmente, sua produção exige técnicas e superposições de retículas gráficas que permitem ao expectador uma percepção mais ampla da forma e da cor através da somatória ótica de retículas com variações de seus matizes.


A mostra é resultado de uma pesquisa do curador e historiador Manuel Neves, realizada na École dês hautes Etudes em Sciences Sociais em Paris, que investigou a produção da arte brasileira na segunda metade da década de 60, onde a obra de Claudio Tozzi ocupa destacado lugar. A pesquisa em idioma francês (ainda não publicada no Brasil) que tem como título: “Image Pop: Pop art presence et negation dans l’art brésilien des années soixante“, foi editada na Europa pela Édition Universitaires Européennes, Sarrebruck.

Segundo o curador Manuel Neves, Claudio Tozzi é um artista fundamental na cena contemporânea brasileira. Sua obra, como a dos artistas mais importantes de sua geração, articula uma mudança radical no estatuto da imagem artística, tomando e reprogramando os modelos visuais projetados pelos meios de comunicação e a indústria do espetáculo, para produzir uma obra figurativa, chamada genericamente no mundo anglo-saxão pop art. As imagens referentes à exposição englobam toda a produção de Tozzi em suas diversas fases: multidões, bandido da luz vermelha, astronautas, parafusos, cor pigmento luz, recortes até a mais recente - territórios.

O artista - Nasceu em São Paulo, onde vive. Estudou no Colégio de Aplicação da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (1956 a 1962) e na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (1964 a 1969), onde trabalha como professor. É Doutor pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (FAUUSP).

Participou de várias exposições coletivas, entre elas: Jovem Arte Contemporânea no Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo; Panorama da Arte Brasileira no Museu de Arte Moderna de São Paulo; Brasil 500 anos – Arte Contemporânea; Arte e Sociedade; Subversão dos Meios no Centro Cultural Itaú; The World Goes Pop na Tate Modern (Londres); International Pop no Walker Art Center, Dallas Museum of Art e Philadelphia Museum of Art e nas Bienais de São Paulo, Veneza, Paris, Medelin (Colômbia), Havana, Makurazaki (Japão) e do Mercosul.

Realizou exposições individuais no Museu da Casa Brasileira em São Paulo, Museu de Arte Moderna no Rio de Janeiro, Museu Andrade Muricy em Curitiba, Museu de Arte Moderna de Cascavel, Museu de Arte Moderna de Londrina e em diversas galerias no Brasil e no Exterior: Museo D’Arte Contemporanea Villa Croce, Cecilia Brunson Projects e Gary Nader Art Centre. Fez exposição-tese de doutorado no Museu Brasileiro de Escultura pela FAUUSP.

Recebeu vários prêmios dentre os quais Prêmio de viagem ao Exterior, no Salão Nacional; Press Prize Awards 2016 – Artes Plásticas Miami, Fort Landerdale; Prêmio Trajetória 2016, Associação Brasileira de Críticos de Arte. Venceu o concurso para realizar um painel de 600m2 em um edifício na Av. Angélica, e painel para a capela no Campus da FIEO. Realizou painéis em espaços públicos, como Zebra na Praça da República, nas estações Sé e Barra Funda do Metrô, no Edifício 2222 na Avenida Dr. Arnaldo, no TRT Barra Funda, na Faculdade de Direito da USP-Ribeirão Preto, no campus USP-Zona Leste, no Centro de Convenções da USP, na sede do PNUD (UNESCO) em Brasília e em uma grande área das Avenidas 23 de Maio e Bandeirantes, todas na cidade de São Paulo.

Incentivo à cultura - A Caixa investiu mais de R$ 385 milhões em cultura nos últimos cinco anos. Em 2018, nas unidades da Caixa Cultural em Brasília, Curitiba, Fortaleza, Recife, Rio de Janeiro, Salvador e São Paulo, está prevista a realização de 244 projetos de Artes Visuais, Cinema, Dança, Música, Teatro e Vivências. A Caixa Cultural Curitiba oferece, desde 2004, uma programação diversificada, com opções gratuitas ou a preços populares, estimulando a inclusão e a cidadania. O espaço, situado no centro da capital, conta com duas galerias, um teatro, uma sala de oficinas e tem 70 atrações previstas na programação de 2018.

Serviço: Artes Visuais: Emblemas da Cultura Brasileira: Retrospectiva da obra gráfica de Claudio Tozzi Local: Caixa Cultural Curitiba - Galeria Térreo - Rua Conselheiro Laurindo, 280, Centro - Curitiba (PR) Abertura: 6 de novembro de 2018 às 19h30 Visitação: 7 de novembro de 2018 a 6 de janeiro de 2019 Horário: terça a sábado, das 10h às 20h, e domingo, das 10h às 19h Entrada franca Classificação etária: Livre para todos os públicos Informações: (41) 2118-5114/5427 Patrocínio: Caixa e Governo Federal.

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