***O Som e a Silaba de Miguel Falabella, com Alessandra Maestrini e Mirna Rubim, faz curta temporada de hoje a domingo no Teatro Fernanda Montenegro***
Crédito das fotos 01 e 02: Priscila Prade / Foto 03: Pedro Jardim de Mattos.
***Já estão à venda os ingressos para o musical “O Som e Sílaba”, com Alessandra Maestrini no elenco com texto e direção de Miguel Falabella. O roteiro foi concebido especialmente para Alessandra Maestrini e Mirna Rubim. O espetáculo, que faz parte de uma turnê nacional, acontece de 07 a 09 de setembro no Teatro Fernanda Montenegro e os ingressos podem ser adquiridos pelo disk ingressos.
Recebeu recentemente 5 indicações para o 6º Prêmio Bibi Ferreira, a mais tradicional premiação para musicais do país. O espetáculo conta a história de Sarah Leighton, uma jovem com diagnóstico de autismo altamente funcional, uma savant, com habilidades específicas em algumas áreas, entre elas a música, e sua relação com Leonor Delise, sua professora de canto. A música vai unir essas duas mulheres e esse encontro mudará a vida de ambas.
“O Som e a Sílaba” foi indicado como Melhor Musical Brasileiro no Prêmio Bibi Ferreira e também está entre os finalistas com Miguel Falabella pela Melhor Direção e Melhor Roteiro Original; Alessandra Maestrini como Melhor Atriz e Mirna Rubim, como Melhor Atriz Coadjuvante. Desde a estreia em 2017, ganhou ainda dois prêmios Aplauso Brasil pelo figurino e direção. Com realização da Maestrini Produções e produção local da Little John e Bricabraque Produções, a montagem chega a Curitiba para curta temporada no Teatro Fernanda Montenegro entre os dias 07 a 09 de setembro.
Os ingressos já estão à venda em www.diskingressos.com.br e nos Shoppings Palladium, Estação e Muller. Também é possível adquirir o ingresso na Bilheteria do Teatro Fernanda Montenegro – Shopping Novo Batel. As entradas têm preço único de R$ 100 no valor inteiro e R$ 50 para quem tem direito à meia-entrada. Há descontos pelo Clube do Assinante Gazeta do Povo e Clube Diskingressos.
“O espetáculo é todo muito gostoso e aproxima o público. É cheio de humor, como tudo que Miguel e eu gostamos de fazer. Ao mesmo tempo, é extremamente delicado, poético e transformador, dada a trajetória tão rica e profunda da personagem central, Sarah, e de como isto também transforma - para muito melhor - a vida de Leonor (a professora de canto interpretada por Mirna)”, conta Alessandra Maestrini. Sarah busca alguém que lhe ajude a dar algum sentido a sua vida.
Com a morte dos pais, ela mora com o irmão casado, mas sente que não se encaixa na organização da casa, tem consciência de suas limitações nas relações pessoais e sabe que precisa romper as barreiras da síndrome para se ajustar ao mundo lá fora. Em sua busca por uma autonomia, ela lista suas habilidades, entre elas cantar. Ela sabe cantar. “O elemento mais importante da relação entre Sarah e Leonor é o estabelecimento da empatia. Desse laço, se cria a relação de amizade, cumplicidade, respeito e profundo amor entre as personagens”, revela Mirna Rubim.
Em torno dessa montagem reuniu-se uma equipe estelar: o elegante cenário ficou nas mãos de Zezinho Santos e Turíbio Santos; a luz dramática de Wagner Freire complementa os figurinos de Ligia Rocha e Marco Pacheco que, juntamente com o visagismo de Wilson Eliodoro, constroem os cativantes personagens do musical. O Som e a Sílaba conta com o design de som de Mario Jorge Andrade, que leva a experiência auditiva do espetáculo para um novo patamar de excelência.
Sinopse: O espetáculo conta a história de Sarah Leighton (Alessandra Maestrini), uma jovem com diagnóstico de autismo altamente funcional, uma savant, com habilidades específicas em algumas áreas, entre elas a música, e sua relação com Leonor Delise (Mirna Rubim), sua professora de canto.
Ficha técnica: Texto e direção: Miguel Falabella Elenco: Alessandra Maestrini e Mirna Rubim Design de luz: Wagner Freire Design de som: Mario Jorge Andrade Figurinos: Ligia Rocha e Marco Pacheco Visagismo: Wilson Eliodorio Cenário: Zezinho Santos e Turíbio Santos Fotografia: Priscilla Prade Diretor de criação: Marco Griesi Designer: Kelson Spalato Criação: TuaAgência Operador de luz: Alessandra Marques Operador de som: Mario Jorge Andrade Cenotécnico: Isaac Tibúrcio Camareira: Michele Vono Assistente de produção e contrarregra: Marlon Bandarz Produtora assistente e captação de apoios: Carla Schvaitser Produtora executiva: Marisa Medeiros Direção de produção: Deco Gedeon Realização: Maestrini Produções.
Serviço: O Som e a Silaba Data: 07 a 09/09/2018 – Sexta a Domingo Horários: 07 e 08 às 21h/ dia 09 às 19h Local: Teatro Fernanda Montenegro Endereço: Shopping Novo Batel - Alameda Dom Pedro II, 255 - Batel/Curitiba Valor: R$100,00 inteira Descontos: Descontos legais - 50% Clube do Assinante Gazeta do Povo e Clube Diskingressos: 40% Pontos de Venda: Bilheteria do Teatro Fernanda Montenegro – Shopping Novo Batel Lojas DiskIngressos (Shoppings Palladium, Estação e Muller).
***Setor de consórcio imobiliário investe na inovação***
***Nos dias 11 e 12 de setembro, São Paulo receberá o Conecta Imobi, considerado o maior evento de marketing, vendas e tecnologia do mercado imobiliário na América Latina. A edição deste ano deverá reunir mais de 4 mil profissionais do setor, que poderão acompanhar palestras, apresentações de cases de sucesso e ainda conhecer as novidades do segmento nos estandes das empresas participantes. De acordo com a organização, além de atualizar os profissionais do mercado, o evento ainda vai destacar a importância da inovação e como a tecnologia está transformando as vendas do setor e a relação com o cliente.
Uma das empresas participantes, a Ademilar Consórcio de Investimento Imobiliário - pioneira dessa modalidade no Brasil, segue a tendência do mercado fazendo da tecnologia uma aliada. Desde o início do ano, a empresa oferece a seus consultores um aplicativo que possibilita a realização das vendas em ambiente totalmente digital. “Com essa ferramenta, eles formalizam o processo de vendas sem a necessidade do papel. A assinatura do contrato é feita digitalmente, e os clientes recebem todas as informações por e-mail. O aplicativo está trazendo ainda mais agilidade ao nosso serviço”, explica a diretora-superintendente da Ademilar, Tatiana Schuchovsky Reichmann.
O aplicativo está disponível para Android e ainda este ano será viabilizado para sistema iOS. A diretora destaca que, mesmo com o constante ritmo de expansão do setor de consórcio, é preciso manter-se competitivo no mercado e atrativo para os clientes. E a inovação, segundo ela, pode ser um dos diferenciais. “Estamos há 27 anos no mercado e, mesmo com uma carteira sólida de clientes, seguimos investindo em melhorias, e isso reflete nos nossos resultados. Para se ter uma ideia, entre janeiro e agosto de 2018, registramos um crescimento nacional de 40% no volume de créditos comercializados, em comparação com o mesmo período do ano anterior”.
Ainda de acordo com a executiva, somente no estado de São Paulo, a alta foi de 12%. O uso da tecnologia para fechar negócios e novas tendências de marketing serão discutidas durante os dois dias do Conecta Imobi. Entre os palestrantes estão Fábio Coelho, presidente da Google Brasil, Roberto Justus, empresário do Grupo Newcomm, e Gabriela Chaves Schwery Comazzetto, diretora de negócios do Facebook. Realizado no Transamérica Expo Center (SP), o evento já está com ingressos esgotados.
Sobre a Ademilar - A Ademilar Consórcio de Investimento Imobiliário foi pioneira no País ao trabalhar com o consórcio de imóveis. Ela está entre as dez maiores administradoras do Brasil no segmento, segundo ranking do Banco Central. Atendimento personalizado, de acordo com as necessidades específicas de cada cliente, e assessoria completa em todas as etapas do processo são os diferenciais da administradora, que tem matriz em Curitiba e atuação nas regiões Sul, Sudeste e Nordeste. Mais informações em www.ademilar.com.br.
***Balé Teatro Guaíra apresenta Mostra Curta BTG - Guairão do Avesso***
Crédito das fotos: Divulgação.
***O Balé Teatro Guaíra apresenta na próxima semana a Mostra Curta BTG - Guairão do Avesso, em que o público vai assistir ao espetáculo no próprio palco. Uma pequena arquibancada para 70 pessoas será montada e a plateia vai compartilhar o espaço com os bailarinos. O objetivo é criar um ambiente mais intimista para a apresentação de duas coreografias de dança contemporânea - Sobre Seus Olhos, da bailarina do BTG Karin Chaves, e Super Natural, do sul-coreano Jae Duk Kim.
Cíntia Napoli, diretora do balé, explica que a ideia surgiu para apresentar a dança contemporânea ao espectador de uma forma mais próxima, com uma troca imediata, quase como se ele fosse também parte da coreografia. "Para o público é uma nova experiência, de estar tão próximo e apreciar uma obra com intimidade, quase um tocar literal. É perceber a respiração e o suor do bailarino e se envolver quase como se estivessem mergulhando no espetáculo, sem muitos recursos cênicos, sem aparatos, a coisa é no corpo, na linguagem".
Para os bailarinos, essa é uma oportunidade de produzir outras proposições estéticas. Cíntia afirma que o Mostra Curta BTG nasceu não só do desejo, mas também da necessidade de expandir o espaço para o bailarino experimentar. "São trabalhos de curta duração, mas que exigem muito estudo e pesquisa. Para eles, que estão acostumados a dançar no grande auditório para um público de 2200 pessoas, este projeto é muito importante por ter o público próximo, com uma troca intensa em tempo real".
Coreografias - Karin Chaves explica que Sobre Seus Olhos aborda a visão e a falta dela. "A concepção coreográfica surgiu da vontade de traduzir as sensações absorvidas durante experiências propostas para relembrar de sentidos pouco percebidos por portadores da visão", diz. No processo de criação os bailarinos fizeram entrevistas com pessoas que não enxergam, discutindo as estratégias para a superação de dificuldades. "Mesclo o real e o lúdico na tentativa de criar um ambiente que transporta o espectador para dentro da cena, criando a possibilidade de que ele relacione sua experiência de vida com essa dimensão cênica, através da empatia.
O que definitivamente conta não são as coisas que nos acontecem, mas o impacto que esses fatos nos causam e o valor que damos a elas", afirma. A coreografia Super Natural foi criada em 2016, quando o sul-coreano Jae Duk Kim fez um intercâmbio artístico no BTG. Com essa obra, o coreógrafo, bailarino, músico e também líder do renomado grupo de dança contemporânea Modern Table traz uma mostra de sua linguagem artística. A coreografia revela características singulares do coreógrafo e da cultura oriental, trazendo para a cena uma dança ritualística e contemporânea.
Serviço: Mostra Curta BTG- Guairão do Avesso Dias 12 e 13 de setembro, quarta e quinta, às 20h Palco do Guairão Entrada pela Portaria da Amintas de Barros. Subir o primeiro lance de escada, entrada lateral do palco do Guairão Entrada gratuita. A capacidade será de 70 pessoas por apresentação, por ordem de chegada.
***Lagartas e Borboletas - Um livro infantojuvenil que trata sobre a entrada na adolescência***
Crédito da foto: Divulgação.
***Lagartas e Borboletas (Franco, 72 p, $37) é o mais recente livro da escritora Ana Rapha Nunes, que se dedica a obras infantojuvenis. A personagem principal dessa história é Lara, uma menina de doze anos que vê o seu mundo se transformar com a entrada na adolescência, precisando aprender a conviver com tantas mudanças repentinas em sua vida.
Lara vivencia a separação dos pais, as transformações no corpo, as dificuldades escolares, a nova casa, e tantas outras mudanças que bagunçam os seus sentimentos, causando inseguranças, medos, dúvidas. Mas uma viagem inesperada para a casa da avó, que a princípio parece mais um problema, pode tornar-se um momento de descobertas e aprendizagem.
O livro aproxima as crianças e os jovens dessa realidade, mostrando o quão naturais são as mudanças ao longo da vida. A entrada na adolescência pode não ser nada fácil, mas é também um período repleto de agradáveis descobertas, que se tornarão doces lembranças na fase adulta.
Lagartas e Boboletas tem capa e ilustrações assinadas por Amanda Freitas.
Sobre a autora: Ana Rapha Nunes nasceu no Rio de Janeiro em 1981 e mudou-se ainda na infância para Curitiba, onde vive até hoje. Desde pequena, alimenta a paixão pelos livros, o que a levou a cursar Letras, atuando como professora do Ensino Básico e Universitário por mais de dez anos. A autora lançou seu primeiro livro em fins de 2015. Pouco depois, começou a se dedicar integralmente à Literatura.
O seu livro Mariana – obra que retrata a tragédia ocorrida na cidade mineira pela perspectiva de uma menina de doze anos – está na 7ª edição em dois anos. Ana Rapha visita várias escolas do país, falando sobre a importância da leitura literária para a formação das crianças e dos jovens. Informações no site: www.anaraphanunes.com.br.
***Casa Nova***
***O Curitiba Vôlei está de casa nova. A Universidade Positivo (UP) será a sede da equipe campeã da Superliga B feminina. A negociação faz parte do contrato de patrocínio da universidade curitibana com a equipe, que passa a ter um dos Centros de Treinamento mais completos da categoria para disputar a primeira divisão do Campeonato Brasileiro de Voleibol Feminino - Super Liga A.
Depois de 15 anos, a cidade de Curitiba volta a receber os jogos da principal divisão do Campeonato Brasileiro de Voleibol Feminino. O Curitiba Vôlei é, atualmente, o único representante do Paraná na elite do esporte nacional. O Curitiba Vôlei surgiu em agosto de 2016 e, desde então é apadrinhado por Giba, considerado um dos maiores jogadores da história do vôlei, e por Gisele Miró, ex-tenista.
Desde o início, o projeto está sob o comando técnico de Clésio Prado e a liderança dentro de quadra da experiente Valeskinha, campeã olímpica em Pequim (2008), com a Seleção Brasileira - e que jogou na equipe do Rexona, nos tempos de ouro do Ginásio do Tarumã. Além disso, a assistente técnica continua sendo Tatiana Ribas, que trabalhou durante muito tempo com Bernardinho. A equipe completa será apresentada oficialmente no dia 13 de setembro, na Universidade Positivo, pelo padrinho Giba.
***SEPAC aposta ainda mais na sustentabilidade em seu novo escritório***
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***A SEPAC, indústria que atua na produção de papéis tissue há mais de 40 anos, líder de vendas na região Sul, muda de endereço em Curitiba buscando ainda mais a sustentabilidade. A nova sede está localizada Rua Mariano Torres, 729, em Curitiba, no edifício que foi o primeiro a receber o certificado Leed Gold for Core & Shell no Sul do país, concedida pelo U.S. Green Building Council. A Certificação atesta os empreendimentos que possuem boa performance ambiental. Estes edifícios são os chamados Green Buildings ou edifícios verdes.
A avaliação analisa e reconhece as soluções e tecnologias sustentáveis adotadas no projeto e no desenvolvimento da obra para reduzir os impactos ambientais da edificação, como espaço sustentável, uso racional de água, energia e atmosfera, materiais e recursos e qualidade do ambiente interno. Esse espaço verde conta também com um ecotelhado, uma ampla área na cobertura que reduz a temperatura interna do ambiente e contribui para a diminuição do efeito térmico, chamado ilhas de calor.
Na garagem, vagas preferenciais para carros a álcool ou GNV, próximas às entradas principais do edifício e ao elevador. A fachada do Mariano Torres 729 Corporate conta com uma parede verde, com a adoção de espécies vegetais nativas ou adaptadas que promovem a biodiversidade. Na escolha do empreendimento para abrigar a nova sede da empresa, as questões ambientais e sustentáveis foram primordiais.
***Lareira externa Tiradentes aquece projetos ao ar livre***
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***Para permitir que as pessoas aproveitem cada vez mais as áreas externas das residências, condomínios, hotéis e até mesmo a praia em horários mais amenos, a lareira externa é uma ótima opção, também para jardins e piscina. Dessa forma, permite que encontros sociais possam ser mais bem aproveitados em dias com mais vento ou em locais mais úmidos.
A Lareira Tiradentes, da Oslo Design, foi criada exatamente para esse fim. Inspirada em uma viagem que a arquiteta Claudia Guimarães Costa fez à cidade de Tiradentes, em Minas Gerais, a lareira foi desenhada por ela e por sua mãe, a arquiteta Karin Klassen, para uso próprio no jardim da casa da família. Entretanto, o sucesso foi tão grande que ambas, apaixonadas por paisagismo e design autoral brasileiro, resolveram comercializar o produto na loja física e no e-commerce da Oslo Design. “A inspiração é a reflexão das experiências que vivemos”, conta Claudia.
A Lareira Tiradentes, lançada em 2018, pode ser feita em aço carbono (foto) ou em aço corten. A oxidação natural do material deixa a peça com cor mais rosada. De acordo com Claudia, deixar no tempo faz com que a peça fique cada vez mais bonita e torne-se a protagonista do jardim. A peça tem como combustível a lenha, é de fácil limpeza e é indicada para ambientes externos com piso em grama ou porcelanato isolante.
Serviço: Lareira Tiradentes Para ambientes externos 3 tamanhos – 85 cm, 1,0m e 1,2 m Altura de 40 cm. Valores no aço carbono: 85 cm - R$ 2.210,00 1,00 m – R$ 2.420,00 1,20 m – R$ 2.610,00 Os valores em no aço corten sob consulta.
Sobre: A arquiteta Claudia Guimarães Costa alia design e funcionalidade através dos seus móveis e objetos. Em 2016, Claudia criou a Oslo Design, com a proposta de desenvolver peças atemporais e duradouras, através de matérias-primas nobres e marcenaria minuciosa. A marca leva em consideração o comprometimento com a qualidade e a atenção aos detalhes. A Oslo também expõe e comercializa peças de decoração com curadoria autoral brasileira. Em maio de 2018, a loja física migrou para o espaço da Coletiza, na Saldanha Marinho, 1230. www.oslodesign.com.br.
***CASACOR Minas Gerais recebe inscrições para visitas guiadas durante a 24a edição da mostra, realizada no casarão onde funcionou a sede da extinta Rede Ferroviária***
Crédito das fotos: Jomar Bragança.
***Depois da memorável edição de 2016, estruturada com o objetivo de celebrar a conquista pelo Conjunto Moderno da Pampulha com o título de Patrimônio Cultural da Humanidade, a CASACOR Minas Gerais se prepara para mais um ano de grandes conquistas e resultados. A maior mostra de arquitetura, design de interiores e paisagismo do estado segue antenada aos movimentos urbanos contemporâneos e propõe um novo olhar sobre a cidade e sobre o a forma como ela vem sendo percebida por seus moradores e visitantes.
Diante dessa visão, a 23a edição da CASACOR Minas já nasce com o desafio de ampliar cada vez mais esse processo de investigação e de experimentação sobre o conceito de morar bem na contemporaneidade. Uma das novidades desta edição é a realização de quatro workshops de fabricação digital, onde o público terá a oportunidade de ser coautor de um dos ambientes, o GUAJA Sapucaí.
Além de participarem da concepção do espaço, os participantes também fabricarão o mobiliário sob o comando de um pool formado por experientes profissionais, comandado pela dupla Denis Fuzii e Rafael Cordeiro. O jovem Denis é Arquiteto, Urbanista e designer e possui criações já foram baixadas e produzidas em mais de 90 países no mundo todo pelo sistema Open Desk.
Em 2018, a CASACOR Minas está sendo promovida em um prédio histórico da capital mineira, integrante do Conjunto Arquitetônico da Praça da Estação, região marcada pela forte efervescência urbana, cultural, política e gastronômica. Localizado na rua Sapucaí 383, o prédio possui três pavimentos, porão, sótão e jardins. O local funcionou como sede da extinta Rede Ferroviária Federal S/A – RFFSA, e está diretamente associado à criação de Belo Horizonte. Nos últimos meses, o prédio vem passando por um processo de restauração desenvolvido pela Multicult, empresa promotora da CASACOR Minas, sob a supervisão do IPHAN.
A proposta é que edifício abrigue futuramente as instalações do Museu Ferroviário, além de outras atividades. Durante o processo de construção da capital, a região se firmou como uma espécie de pórtico da cidade, concentrando as recepções e despedidas das pessoas que vinham conhecer as modernas obras arquitetônicas e urbanísticas que estavam sendo construídas na época. Antes mesmo da inauguração da capital, a região nas proximidades da Estação já apresentava quarteirões em processo de formação, além do surgimento de restaurantes e outros pequenos comércios motivados pela circulação de transeuntes.
O imóvel escolhido está localizado numa rua estratégica, caracterizada por se tornar uma espécie de corredor cultural e gastronômico da capital - que se estabeleceu de forma completamente espontânea. Entre os espaços, projetos e agentes que estão contribuindo neste processo de reocupação e resignificação daquela região estão: Museu de Artes e Ofícios, Funarte, Espaço 104, Centro de Referência da Juventude, Serraria Souza Pinto, Teatro Espanca!, Duelo de MC´s, Baixo Centro Cultural, Praia da Estação, Benfeitoria, Salumeria Central, Dorsé, blocos de carnaval, entre outros. Além disso, a rua Sapucaí está localizada numa posição que possibilita uma das vistas mais privilegiadas da cidade, independente do horário da visitação.
De acordo com o diretor Eduardo Faleiro, a escolha do imóvel vai de encontro ao atual momento de discussão sobre a utilização do espaço público, observada não apenas em Belo Horizonte mas também em outras cidades brasileiras e no exterior. “Estamos muito felizes em poder contribuir para o resgate histórico desse belíssimo imóvel, que permaneceu fechado por vários anos, e também por voltarmos a levantar uma reflexão sobre o hipercentro da capital. Graças à CASACOR, as pessoas redescobriram essa parte da cidade”. A última edição da mostra na região foi realizada em 2000, na Casa do Conde, sendo responsável pelo maior público da história da CASACOR Minas de todos os anos.
Outro ponto interessante é nosso sólido histórico, que já contabiliza 13 edições realizadas em imóveis tombados, servindo para levantar questões sobre a importância da preservação e o resgate destes imóveis e também por gerar visibilidade e acessibilidade a esses prédios, contribuindo assim para a preservação da memória e da identidade cultural da cidade”, destaca Eduardo. Juliana Grillo destaca a relevância do tema desta 23a edição da CASACOR Minas: Foco no Essencial. Trata-se de um tendência mundial trazida a partir do questionamento sobre o excesso de supérfluos em todas as áreas, tanto de consumo, como de informação.
“A proposta para esta edição é um verdadeiro desafio para que arquitetos, designers de interiores e paisagistas possam surpreender o público com projetos que consigam trazer o design para mais perto das pessoas. O espaço que escolhemos para abrigar a mostra deste ano está em perfeita sintonia com sua temática, na medida em possibilita ambientes mais amplos, com espaços generosos, capazes de trazer muitas possibilidades de reflexão sobre a moradia com foco no essencial. A ideia desta edição é mostrar que a vida pode ser mais simples.”, reflete a diretora.
A visitação agendada é uma excelente oportunidade para grupos formados por arquitetos, designers, paisagistas, estudantes e pessoas interessadas em conhecer as novidades do setor e os bastidores desse grande evento. No ano passado, a CASACOR Minas registrou mais de 40 grupos, contabilizando centenas de pessoas que vieram de outras cidades como Divinópolis, Itaúna, Ouro Preto, Varginha, Governador Valadares, Goiânia(GO), João Pessoa(PB), Natal(RN) e Cabo Frio(RJ) especialmente para a visita. O agendamento deve ser feito pelo e-mail visita@casacorminas.com.br ou pelo telefone (31)3286-4587.
***Aprende Brasil é o Sistema de Ensino para Rede Pública mais lembrado no país***
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***O Aprende Brasil recebeu o Prêmio TOP Educação, da Editora Segmento e da Revista Educação, na categoria Sistema de Ensino para a Rede Pública. Com um total de 31 categorias, a premiação selecionou as marcas mais lembradas da esfera educacional no Brasil, por meio de votação popular e espontânea. É a sexta vez consecutiva que o Sistema Aprende Brasil vence o prêmio. A lista completa de vencedores está disponível no site da Revista Educação e será publicada na edição impressa de outubro.
O Aprende Brasil é um sistema de ensino completo, dinâmico e moderno. Oferece um conjunto de soluções para a rede de ensino pública - que contempla material didático, o Portal Aprende Brasil, assessoria pedagógica aos professores e uma coordenação pedagógica regional - que auxilia os gestores educacionais no processo de implementação do sistema na região, oferece atendimento às demandas educacionais específicas da localidade, orienta e participa de reuniões com coordenadores e diretores das escolas, além da comunidade escolar.
O sistema possui dois métodos de avaliação: o Hábile (Sistema de Avaliação Positivo) e o SIMEB (Sistema de Monitoramento Educacional do Brasil). Está presente em mais de 2 mil escolas públicas, fazendo a diferença na vida de mais de 240 mil alunos de cerca de 220 municípios brasileiros.
***Casa Vogue apresenta Marcelo Rosenbaum como editor de setembro***
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***Do 11º andar de um histórico edifício às margens da praça, o designer observa pela janela o caos multiétnico e cultural do mundo (bem menos perplexo do que Caetano ao cruzar a Ipiranga com a São João, diga-se). Ele está em casa. Não para se refugiar da poesia concreta de suas esquinas ou da feia fumaça que sobe apagando as estrelas. O mundo? Marcelo quer sair e abraçá-lo. Tanto é verdade, que levou seis meses para aceitar a ideia de ocupar o imóvel de 300 m² depois que já era seu. “Eu não queria comprar nada em São Paulo, queria ir para o interior, para um sítio – minha ideia era mexer na terra”, revela.
“Mas daí, no momento em que estava desapegando [da vida na cidade], apareceu essa chance. Me balançou.” Pai de Bertha, 15 anos, e Ian, 11, Marcelo não é indiferente à possibilidade de poder proporcionar aos filhos a chance de experimentar a rotina do centro paulistano, “com toda essa ferida exposta da nossa sociedade”. Decidiu ficar, e restaurou muito mais do que reformou, para manter ao máximo o aspecto original. A remodelagem da cozinha e a retirada de uma parede no closet “das crianças” foram as intervenções mais agudas.
De resto, o que se vê é a arquitetura neoclássica preenchida por artesanato de diferentes cantos do Brasil, móveis de design internacional, plantas mil e obras de artistas conhecidos do morador, com predileção pelas de Jonathas de Andrade, sua paixão. O apartamento foi adquirido em leilão, por uma pequena fração do que valeria caso colocado no mercado em condições normais. “Enxergo isso como um fluxo, a vida me levando para direções que eu não esperava, me ensinando como aproveitar as oportunidades, como não sentir a culpa do privilégio, como lidar com essa questão do desapego diante desse... palacete.” É compreensível.
Ao contrário dos jesuítas “fundadores”, Marcelo atua para reposicionar os diversos grupos que compõem nossa população, de maneira que nenhuma etnia ou classe seja vista como superior às demais. “O mundo só vai evoluir quando as pessoas incluírem mais as diversidades e as diferenças, que são enormes e trazem muita dor por trás.” “O incômodo faz parte da minha existência”, continua, ao mencionar que a casa ficou pronta agora, e que, em função das muitas viagens que faz, não deu conta de absorvê-la por inteiro.
“Aqui ainda não é o lugar onde a minha alma está. Como dizemos índios, quando se viaja, o corpo físico chega antes da alma– é preciso chamá-la.” Não demora, porém, para que ele enxergue uma finalidade no novo lar. “Este pode ser um cenário para articulações, neste momento em que estou, em trabalhos de mentoria, de comunicação. É um local onde eu imagino chamar pessoas para conversas, encontros, falar com investidores – é uma ponte para fazer pontes. Aqui é um laboratório, um lugar para ter clareza de qual é o meu propósito no planeta.”
***Oktoberfest Curitiba agita o feriado com opções gastronômicas e culturais***
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***Os curitibanos terão um bom motivo para passar o feriado na cidade. Nesta sexta (7), sábado (8) e domingo (9) acontece a terceira edição de uma das festas alemãs mais tradicionais do Brasil, a Oktoberfest Curitiba, que será realizada neste ano no Usina 5. O evento contará com muita música, gastronomia, chopes especiais e industrial. Os ingressos podem ser adquiridos na hora, na bilheteria do local, ou pelo site www.gingressos.com.br. Na festa o público contará com opções de pratos típicos alemães e de outras gastronomias.
O Bar do Alemão terá no cardápio o Cachorro quente alemão (Cachorro quente com salsicha alemã Bockwurst), Batata frita, Bockwurst aperitivo (Porção de salsicha alemã vermelha), Eisbein (Joelho de porco, servido com batata cozida e chucrute), Mignon de porco com spätzle (massa alemã) e, Torta Alemã (torta feita com creme de nata, chocolate e bolacha).
Também estarão servindo tradicional Chope submarino (Uma caneca de chope que conta com uma dose de Steinhäger, numa canequinha estrategicamente mergulhada no chope). A Mercearia Fantinato, de Curitiba, terá no cardápio opções como Carne de Onça, Prato Alemão (bockwurst: salsichão vermelho, e bratwurst: salsichão branco, e chucrute), Sanduíche de Pernil, Rollmops, Anchovas e Tábua de frios.
Também estarão servindo tradicional Chope submarino (Uma caneca de chope que conta com uma dose de Steinhäger, numa canequinha estrategicamente mergulhada no chope). A Mercearia Fantinato, de Curitiba, terá no cardápio opções como Carne de Onça, Prato Alemão (bockwurst: salsichão vermelho, e bratwurst: salsichão branco, e chucrute), Sanduíche de Pernil, Rollmops, Anchovas e Tábua de frios.
A área de alimentação contará com opções diferenciadas para agradar a todos, com presença de outros estabelecimentos da gastronomia e food trucks. O público poderá encontrar no cardápio opções de hambúrgueres especiais, pão com bolinho, espetinho de frango, coxinha, cachorro-quente alemão, pipoca, pretzel, churros gourmet, sorvetes artesanais, bolo no pote e biscoitos. O Chope comercial do evento será o Pilsen (Claro) da Brahma ( copo com 400 ml). Também haverá a opção de cerveja sem álcool.
Os chopes especiais (artesanais), também serão servidos no copo com 400 ml.
Estarão presentes com as seguintes cervejarias: A Das Bier estará com os estilos Weiss, Vinho, Stark, Stout, Ipa, Pale Ale e Amarula; a HOP’N ROL estará com os estilos Curitiba Weiss Trigo, Gauden Pale Ale Belgian (Pale Ale), Pamela American Blond Ale e Solana Star American Pale Ale ; a Turbinada com Wiesen, German, Stout, English IPA, Blond Ale e APA ; e a Colorado com Indica e Appia. Sobre a Oktoberfest Curitiba- A 1ª edição da Oktoberfest Curitiba aconteceu no ano de 2016, no espaço anexo da Arena da Baixada, conhecido como “Areninha”, a 2ª edição em 2017, foi realizada no pavilhão da Expo Barigui, e neste ano, chega a sua 3 ª edição no Usina 5.
Programação: Dia 07 de Setembro: Sexta-feira
11h30 às 13h30 - Abertura do evento, DJ Gipsy e apresentações de palco
13h30 às 14h - Apresentação Grupo Folclórico
14h às 15h30 - Banda Freunde Musikanten - 15h30 às 16h - Apresentação Grupo Folclórico - 16h às 18h - Banda Freunde Musikanten - 18h às 20h30 - Orquestra Continental - 20h30 às 21h - som mecânico DJ Gipsy - 21h - Confraria da Costa.
Dia 08 de Setembro: Sábado
11h30 às 13h30 - Abertura do evento, DJ Gipsy e apresentações de palco
13h30 às 14h - Apresentação Grupo Folclórico
14h às 15h30 - Banda Freunde Musikanten
15h30 às 16h - Apresentação Grupo Folclórico
16h às 18h - Orquestra Continental
18h às 20h30 - Banda do Barril
20h30 às 21h - Rennen Bier
21h - Motorocker.
Dia 09 de Setembro: Domingo
11h30 às 13h30 - Abertura do evento, DJ Gipsy e apresentações de palco
13h30 às 14h - Apresentação Grupo Folclórico
14h às 15h30 - Banda Freunde Musikanten
15h30 às 16h - Apresentação Grupo Folclórico
16h às 18h - Orquestra Continental
18h às 20h - Banda do Barril
20h - Banda Blindagem.
Serviço: 3ª Edição Oktoberfest Curitiba
Data: 07,08 e 09 de setembro de 2018
Local: USINA 5 (Rua Constantino Bordignon, 05 – Prado Velho – Curitiba/PR
Horário: 07/09 (Sexta-feira) - Abertura às 11h30 e encerramento às 22h
08/09 (Sábado) - Abertura às 11h30 e encerramento às 22h
09/09 (Domingo) - Abertura às 11h30 e encerramento 22h
Classificação: Livre (Menores de 18 anos somente acompanhados dos pais)
Realização: Alô Eventos.
Ingressos - On-line: https://www.gingressos.com.br/ detalhesdoevento/?evento=197.
Ingressos: Pontos de venda físico: Hotel Blumenau – Rua Inácio Lustosa, 161 Miller Flat - Rua Paula Gomes, 53 Restaurante Bar do Alemão -Rua Dr. Claudino dos Santos, 63 Mercearia Fantinato - Rua Mateus Leme, 2553 Valores: Um dia de evento: Meia-entrada R$ 15,00/ Inteira R$ 30,00 Passaporte para os três dias: Meia-entrada 40,00/ Inteira R$ 80,00 A meia-entrada é válida para Estudantes, Doadores de Sangue, Idosos acima de 60 anos, Portadores de Necessidades Especiais + 1 Acompanhante e Portador de Câncer. Desconto de 50% no ingresso inteiro Clube Gazeta do Povo, Sócios dos Clubes Thalia, Três Marias, Duque de Caxias, Santa Mônica Clube de Campo, Curitibano/Concórdia e Rio Branco, e quem estiver vestido de traje típico alemão. Os descontos não são cumulativos.
***Rede Cidade Digital e ICI firmam parceria para incentivar boas práticas em cidades inteligentes***
Crédito da foto: Divulgação.
Na foto: O presidente da RCD, José Marinho, e o diretor-presidente do ICI, Fabrício Zanini, assinam termo de cooperação técnica entre as duas instituições.
***A Rede Cidade Digital (RCD) firmou um acordo de cooperação técnica com o Instituto das Cidades Inteligentes (ICI) para disseminar e promover o uso de tecnologias e tornar as cidades mais inteligentes e conectadas. Segundo o diretor-presidente do ICI, Fabrício Zanini, a parceria é uma grande oportunidade para o Instituto. “Teremos mais espaços para contribuir com as discussões dos fóruns e congressos promovidos pela RCD”, comenta.
O primeiro evento que conta com o apoio do ICI é o 6.º Congresso Paranaense de Cidades Digitais, que acontece nos dias 13 e 14 de setembro, em Ponta Grossa (PR). Até o momento, representantes de mais de 100 municípios do Estado já confirmaram presença. As inscrições ainda podem ser realizadas pelo site do evento e não há custo para servidores públicos.
Serviço: 6.º Congresso Paranaense de Cidades Digitais Quando: 13 e 14 de setembro de 2018 Local: Bourbon Convention Hotel – Rua Jacob Holzmann, 219, Olarias, Ponta Grossa (PR) Inscrições e informações: http://congresso.
Sobre o ICI - O ICI – Instituto das Cidades Inteligentes é uma organização criada em 1998, com atuação em todo o território nacional, referência em pesquisa, integração, desenvolvimento e implementação de soluções completas de TIC para a gestão pública.
Sobre a RCD - Rede Cidade Digital (RCD) realiza eventos gratuitos para gestores públicos em todo o País, incentivando o uso das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) no aprimoramento dos serviços públicos.
***Empresas que valorizam mulheres recebem certificação da BPW Curitiba***
Crédito da foto: Diogo Saavedra.
***Mais de 20 empresas foram homenageadas pela BPW Curitiba - Business Professional Women com o brasão “Woman Company Partner” por valorizarem o desenvolvimento econômico feminino, em cerimônia realizada no dia 30 de agosto, no auditório Caio Amaral Gruber, da Federação das Indústrias do Paraná (Fiep). O auditório lotou e o evento foi prestigiado por empresários, executivos e profissionais liberais.
***Monja Coen e Leandro Karnal realizam palestra no mês de setembro em Curitiba***
Crédito da foto: Divulgação.
***Em tempos de crise, preconceito e intolerância, como transformar o ódio e construir uma cultura de paz? Pensando neste tema, é que Curitiba recebe Leandro Karnal e Monja Coen para duas sessões da palestra “O inferno somos nós: Do ódio à cultura de paz”, nos dias 28 e 29 de setembro de 2018. O evento é baseado no livro que leva o mesmo título, lançado pela editora Papirus recentemente, pelos dois autores. No dia 28, a palestra será no Teatro Positivo e, no dia 29, no Teatro Ópera de Arame. Os ingressos já estão à venda no Alô Ingressos e custam a partir de R$93,00.
Na palestra o historiador Leandro Karnal e a Monja Coen, fundadora da Comunidade Zen-budista do Brasil vão fazer o público refletir em torno das relações humanas, o diálogo e a tolerância diante da diversidade de pessoas, de opiniões e de culturas. Também vão falar da intolerância, que suscita sentimentos ruins e atos violentos, e de como transformar a cultura de violência disseminada pelo planeta em cultura de paz, convidando a pensar o que é necessário para alcançar uma sociedade menos agressiva e mais acolhedora. Atos de violência, escravidão, massacres e assassinatos sempre foram frequentes em todos os períodos da história. “A diferença, hoje, talvez esteja em duas novidades.
A primeira é que temos mais informações sobre eles. E a segunda é que existe hoje também, por uma série de fatores, no Ocidente em particular, uma exacerbação do ‘eu’, da sua autoestima e da ideia de que ‘se eu penso assim, isso é o correto’”, aponta Karnal. Para a Monja Coen, a mídia precisa, sim, “alertar contra os malfeitos e os erros de compreensão humana, alertar contra os preconceitos e as discriminações, alertar contra as várias formas de violência. Mas é preciso também dar visibilidade ao que é benéfico, aos bons exemplos a serem seguidos”.
A proposta para uma cultura de paz remete a “uma revolução muito grande, uma grande transformação individual e social. Porque é necessário modificar todo um sistema educacional, dentro de escolas, universidades, as famílias...”, explica a Monja. “Quando condenamos o hábito alimentar de alguém, o tipo de roupa que ele veste ou a ausência de trajes, estamos falando de algo que incomoda mais a nós mesmos do que qualquer outra coisa, e muito menos sobre o outro, sobre o bem ou sobre a caridade e assim por diante”, acredita o historiador.
Serviço: Palestra com Monja Coen e Leandro Karnal e lançamento do livro O inferno somos nós: Do ódio à cultura de paz Data: 28 de setembro - Horário: 19h45 Local: Teatro Positivo, em Curitiba http://www.aloingressos.com.br
Data: 29 de setembro - Horário: 9h45 Local: Teatro Ópera de Arame, em Curitiba http://www.aloingressos.com.br
Desconto de 30%, no ingresso inteiro, para Clube Gazeta do Povo, Advogados e colaboradores OAB-PR, Clube Alô Ingressos, Comunidade Zen Budista de Curitiba e Centro de Estudos Budistas Bodisatva (CEEBB Curitiba) Clube Leio + Livrarias Curitiba, Clube Ritos Despertar, Médico CRM-PR e Associado Santa Mônica. Os participantes destes grupos budistas, após a compra do ticket, devem validá-los nos locais de prática antes do evento.
***Confira a programação do "CineClube MIS" de setembro***
Crédito da foto: Divulgação.
***Durante o mês de setembro, o Museu da Imagem e do Som do Paraná (MIS-PR) realiza mais uma edição do "CineClube MIS", sempre às terças e quintas-feiras, à partir das 15h. Os filmes serão exibidos para o público no miniauditório do museu.
Este mês, a programação apresenta obras dos gêneros drama, faroeste, ficção científica e terror. É necessário verificar a classificação indicativa de cada filme. Confira aqui a lista de filmes.
Serviço: Programação do CineClube MIS de setembro De 4 a 27 de setembro de 2018 Miniauditório do MIS-PR Entrada gratuita. Museu da Imagem e do Som do Paraná Rua Barão do Rio Branco, 395. Curitiba-PR tel: (41) 3232-9113 | www.mis.pr.gov.br.
***Museus do Estado funcionam em horário especial durante o Dia da Independência do Brasil***
Crédito das fotos: Divulgação.
***“No Museu da Imagem e do Som do Paraná (MIS-PR), o visitante poderá conhecer a mais recente exposição “CINEMIS”, que revela mais sobre a história do cinema a partir do” de objetos do "Acervo Aramis Millarch" e do “Acervo do Cine Morgenau”, ambos mantidos pelo MIS-PR. O museu conta também com a nova edição do CineClube MIS, com exibição gratuita de filmes no miniauditório do museu durante setembro. Confira aqui. O Museu Oscar Niemeyer (MON) recentemente inaugurou a exposição “Arte_Decodificação Cosmológica e Espaços do Desenho”, que apresenta uma pesquisa da artista Uiara Bartira.
O público também poderá visitar “Luz = Matéria”, Ásia: a Terra, os Homens, os Deuses”, “Decantação e Desastres”, “Paisagens Construídas”, “Breu” e “Se o paraíso fosse assim tão bom - Cecily Brown”. A dica para o Museu Paranaense (MP) é visitar a “Exposição itinerante| variação e autonomia – as gravuras de artistas japoneses contemporâneos”, além das exposições de longa duração, como é o caso de “Imigração no Paraná”; “Moedas romanas”; “Indústrias paranaenses”; “Gufan – o paranaense de dois mil anos”; “Ocupação do território paranaense”, entre outras.
No Museu do Expedicionário, o público se envolve, de forma didática, com a história da participação da Força Expedicionária Brasileira, da Força Aérea Brasileira e da Marinha de Guerra do Brasil durante a Segunda Guerra Mundial, a partir de um vasto material histórico, como fotografias, filmes, mapas, livros, ilustrações, peças e documentos. O Centro Juvenil de Artes Plásticas não abre nesse feriado e no próximo final de semana, mas ainda está com vagas abertas essa semana para as oficinas de artes que o espaço oferece como pintura, modelagem e teatro.
Aviso - O Museu de Arte Contemporânea do Paraná (MAC) e o Museu Alfredo Andersen (MAA) estão fechados para obras e reformas no momento. A partir do dia 10 de setembro, o público poderá acessar o setor de pesquisa do MAC-PR em salas específicas do Museu Oscar Niemeyer (MON). Já no MAA, as salas expositivas do museu passarão por uma reconfiguração como a troca de vitrines, a modificação da circulação das salas de exposição e deve durar cerca de três meses. A previsão é de que as exposições do Museu Alfredo Andersen sejam reabertas em novembro.
Serviço: Biblioteca Pública do Paraná – Rua Cândido Lopes, 133. (41) 3221-4900. Curitiba-PR. Centro Juvenil de Artes Plásticas – Rua Mateus Leme, 56. (41) 3323-5643. Curitiba-PR. Museu Alfredo Andersen – Rua Mateus Leme, 336. (41) 3222-8262. Curitiba-PR. Museu da Imagem e do Som do Paraná - Rua Barão do Rio Branco, 395. (41) 3232-9113. Curitiba-PR. Museu de Arte Contemporânea do Paraná – Rua Desembargador Westphalen 16. (41) 3323-5328. Curitiba-PR Museu do Expedicionário – Praça do Expedicionário, s/nº. (41) 3362-8231. Curitiba-PR. Museu Oscar Niemeyer – Rua Marechal Hermes, 999. (41) 3350-4400. Curitiba-PR. Museu Paranaense – Rua Kellers, 289. (41) 3304-3300. Curitiba-PR.
***Curitiba lidera ranking de cidades inteligentes no Brasil***
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***A capital paranaense conquistou um novo reconhecimento nesta semana: na recém-lançada edição de 2018 do ranking Connected Smart Cities, que lista as cidades mais inteligentes do Brasil, Curitiba figura pela primeira vez no topo do estudo. Em sua quarta atualização, o ranking avalia 70 indicadores distribuídos em 11 eixos, sendo eles: mobilidade, urbanismo, meio ambiente, energia, tecnologia e inovação, economia, educação, saúde, segurança, empreendedorismo e governança. São Paulo ocupou a primeira classificação do estudo em 2016 e 2017. Uma cidade inteligente deve ser criativa, sustentável, e que faça o uso da tecnologia para apoiar as soluções, tendo como foco principal o cidadão.
A tecnologia é imprescindível para a viabilização de serviços públicos de maneira prática. Fernando Matesco, diretor técnico do Instituto das Cidades Inteligentes (ICI), responsável pelo desenvolvimento de mais de 200 soluções e sistemas para Curitiba, relata que a disponibilização online torna mais democrático o acesso aos principais serviços, além de que o uso da tecnologia auxilia na gestão, por possibilitar a transformação de dados em informações estratégicas, com o uso de ferramentas de Business Intelligence e Business Activity Monitoring, por exemplo.
“Um dos avanços que Curitiba teve em relação ao ano passado foi no eixo tecnologia. Uma das novidades que devem ter contribuído para a conquista do primeiro lugar no ranking foi a utilização do aplicativo Saúde Já, que tornou mais rápido o agendamento do primeiro atendimento pelo SUS”, ressalta o diretor. Outros avanços da capital paranaense em relação à edição anterior do Connected Smart Cities são relacionados à governança, urbanismo, empreendedorismo, inovação, educação e economia.
“Em relação ao empreendedorismo e inovação, por exemplo, Curitiba investiu muito no Vale do Pinhão no último ano, ambiente que aposta na tecnologia e na inovação para criar uma economia criativa e colaborativa. Ali, as startups recebem apoio, orientação e incentivo para crescerem”, analisa Matesco. Ele ainda destaca o investimento em urbanismo e mobilidade como diferenciais: “Na edição anterior, as ciclovias disponíveis eram contabilizadas pelo total de quilômetros disponíveis. Em 2018, esse total foi relativizado a cada 100 mil habitantes, o que fez com que a cidade também alcançasse melhores resultados nesse índice”.
Em sua quarta edição, o Connected Smart Cities é realizado com dados públicos e analisa municípios com mais de 50 mil habitantes. Além de Curitiba, as seguintes cidades figuram entre as dez mais inteligentes do Brasil em 2018: São Paulo (SP), Vitória (ES), Campinas (SP), Florianópolis (SC), Rio de Janeiro (RJ), Belo Horizonte (MG), Porto Alegre (RS), Santos (SP) e Niterói (RJ). Sobre o ICI - O ICI – Instituto das Cidades Inteligentes é uma organização criada em 1998, com atuação em todo o território nacional, referência em pesquisa, integração, desenvolvimento e implementação de soluções completas de TIC para a gestão pública. Mais informações: www.ici.curitiba.org.br.
***Gestão eficiente viabiliza plano de investimentos do Hospital Angelina Caron***
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***Instituição filantrópica com 93% de atendimentos pelo SUS, o Hospital Angelina Caron (HAC) deve investir R$ 40 milhões até 2020 em infraestrutura, pesquisa e tecnologia para melhorar o atendimento dos pacientes. “Iniciamos em 2018 um novo ciclo de investimentos. Vamos revitalizar o pronto socorro, e também adquirir equipamentos de diagnóstico e de tratamento para a operacionalização de um centro de reabilitação neurológica”, informa Bernardo Caron, diretor administrativo do HAC, por onde passam anualmente cerca de 420 mil pessoas. Os pacientes vêm de 396 munícipios de todos os estados do Brasil. Além do pronto atendimento, o hospital realiza cerca de dois milhões de procedimentos e 25,1 mil cirurgias por ano, das quais 31% de alta complexidade.
O HAC é o primeiro no país em transplante de pâncreas e em cirurgias bariátricas. A estrutura distribuída em 50 mil m² é de 1,7 mil colaboradores, 250 médicos e 406 leitos, dos quais 93 são de UTI. O plano de expansão do Hospital Angelina Caron significa aumentar em 20% o número de atendimentos até 2020. Para isso, a meta é levantar mais incentivos públicos pela qualificação da gestão hospitalar e racionalização dos nos próximos dois anos. A expectativa de crescimento das receitas é significativa para um setor em crise: 15,6%, 8,8% e 12,7%, em 2018, 2019 e 2020, respectivamente.
A destinação de recursos para investimento, num cenário de grandes dificuldades para a gestão hospitalar, é fruto da adoção continuada de boas práticas de gestão desde que migrou do modelo privado para o de instituição filantrópica sem fins lucrativos, em 2004. “O HAC atende o SUS desde a sua fundação, em 1983. Contamos com a participação e parceria de vários governantes municipais, estaduais e federais nesse período. A adoção desse novo modelo de gestão e a qualificação tecnológica e de pessoal sustentou os resultados sem depender de auxílios do governo e nos posicionam na direção contrária à tendência do setor. Contamos com um planejamento saudável de crescimento e investimentos na estrutura do hospital.
Hoje conseguimos gerir de forma eficiente os recursos que recebemos do SUS, que são alavancados pelos procedimentos de alta complexidade. Com isso, estamos obtendo algum superávit que, somado aos recursos captados, nos permite investir em qualificação em todas as frentes do hospital. Costumamos dizer que, perante o cenário no país, somos o SUS que deu certo”, explica Caron. A criação da Sociedade Hospitalar Angelina Caron – marco da mudança na gestão de um dos maiores hospitais do país, localizado em Campina Grande do Sul, na Região Metropolitana de Curitiba – garantiu mais autonomia, representatividade, oportunidades de investimentos e de crescimento, mesmo em períodos de crise.
“A mudança foi essencial. Elevamos o número de atendimentos, ampliamos programas sociais e investimos no ensino e na pesquisa, em todas as áreas da medicina. A eficiência para administrar e gerir o acordo com o SUS permite investirmos em um excelente atendimento ao cliente. Hoje somo capazes de oferecer tecnologia de ponta e corpo clínico com capacitações e experiências nos principais centros de saúde do mundo.” O HAC tem boa performance comprovada em dados que representam a racionalização e gestão inteligente de recursos.
“Desenvolvemos indicadores assistenciais como o percentual adulto e pediátrico de ocupação da UTI, o tempo médio de permanência e a taxa de mortalidade melhor do que a recomendada pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Investimos em setores como o de transplantes, ajustamos os processos de consultas inicias com todas as etapas necessárias para a recuperação do paciente e a garantia de humanização e acompanhamento a idosos, crianças e pessoas com deficiência. O fato de termos indicadores de gestão, ensino e pesquisa e de redes de atendimento revisados todos os anos são fundamentais para a gestão eficiente e racional do complexo hospitalar”, observa Bernardo Caron.
Referência hospitalar - Os resultados da gestão eficiente e da política de investimentos podem ser percebidos na evolução da instituição como referência em especialidades como transplante de medula óssea, cardiologia e cirurgia cardíaca, aparelho digestivo e obesidade, oncologia, neurologia e neurocirurgia, nefrologia, ortopedia, vascular e endovascular, oftalmologia, otorrinolaringologia, pediatria e neonatologia, e ginecologia e obstetrícia. O setor de transplantes é responsável pelo maior volume de transplantes de pâncreas no Brasil, sendo também o hospital com mais transplantes de órgãos – entre as instituições que realizam mais de dois tipos de transplantes. O Hospital Angelina Caron é um dos principais centros transplantadores no país com mais de 300 procedimentos realizados em 2017.
“O HAC realizou 305 transplantes em 2017, tornando-se a instituição com mais procedimentos desse tipo realizados no estado, segundo os dados da Central de Transplante do Paraná. Esse desempenho é resultado das ações continuadas contra a desinformação, o preconceito e alguns temores que ainda envolvem a doação de órgãos, aliadas à alta tecnologia empregada no hospital, investimentos realizados nas salas cirúrgicas e à capacidade técnica e humana dos profissionais envolvidos. O número de transplantes teve aumento de 12% em 2017, se compararmos com o resultado de 2016”, acrescenta João Eduardo Nicoluzzi, coordenador da área de transplantes do Hospital Angelina Caron.
Sobre o Hospital Angelina Caron - O Hospital Angelina Caron está localizado na cidade de Campina Grande do Sul, na Grande Curitiba (PR). De caráter eminentemente social, o local é um centro médico-hospitalar de referência no Sul do País e um dos maiores parceiros do Sistema Único de Saúde (SUS) no Paraná. Recebe, anualmente, mais de 420 mil pacientes de todo o país, dos quais 90% pertencem ao SUS. Atua em todas as vertentes da medicina e é um centro tradicional de fomento ao ensino e à pesquisa. O setor de transplantes é um dos mais destacados, reconhecido internacionalmente, com cerca de 303 procedimentos por ano nas áreas hepática, renal, reno-pancreática, cardíaca e de tecidos corneanos.
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