***Fusão do erudito com o popular dá o tom da 35ª Oficina de Música de Curitiba***
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***A 35ª Oficina de Música de Curitiba será aberta no próximo sábado (27), às 19h, no Teatro Guaíra, com um concerto que une a Camerata Antiqua de Curitiba, o Vocal Brasileirão, a pianista Cristina Ortiz e a cantora Jane Duboc numa homenagem ao compositor Tom Jobim. A fusão entre a música erudita e a música popular brasileira é a marca desta edição, que durante 13 dias oferecerá uma intensa programação musical por toda a cidade.
O concerto começa com a Camerata apresentando duas obras clássicas – Coronation Anthems, de Georg Friedrich Haendel, e o Concerto para Piano nº 4 em Sol Maior, de Ludwig van Beethoven – sob a regência do maestro Abel Rocha. A pianista Cristina Ortiz, brasileira de destaque no cenário internacional, será solista na apresentação da obra de Beethoven. Na segunda parte, a Orquestra de Câmara da Cidade de Curitiba (grupo de instrumentistas da Camerata) acompanha o Vocal Brasileirão e a cantora Jane Duboc no repertório de composições de Tom Jobim.
Com direção artística de Vicente Ribeiro, esse programa encerra as comemorações dos 90 anos de nascimento do compositor (1927-1994). O concerto de abertura dá uma demonstração do que será a 35ª edição da Oficina de Música. Pela primeira vez, os cursos e espetáculos dos núcleos de música erudita e popular serão realizados simultaneamente. O concerto reflete essa fusão entre as duas áreas.
A primeira parte da apresentação contará com o brilho da pianista Cristina Ortiz, que há anos saiu do Brasil para a Europa, onde desenvolveu uma carreira de sucesso. Solista com as mais famosas orquestras – Berlim, Chicago, Cleveland, New York, Praga, Viena, Londres – Cristina Ortiz já trabalhou sob a batuta de grandes maestros. Além da carreira solo, tem se apresentado ao lado de artistas como Antonio Meneses, Uto Ughi, Emanuel Pahud, Lynn Harrell e o Quinteto de Sopro de Praga.
Homenagem a Tom Jobim – A apresentação do Vocal Brasileirão retoma a experiência realizada em dezembro de 2016, quando os cantores de MPB e a Orquestra de Câmara estrearam o concerto com as obras de Tom Jobim. O regente Vicente Ribeiro explica que o repertório é um recorte bem específico da obra do compositor – a fase pós-bossa nova, que inicia nos anos 70 e tem como marca a aproximação da música de Jobim com a brasilidade e as influências de Villa-Lobos. “Nessa fase, Tom Jobim deixa a praia do Rio de Janeiro e começa a olhar para o interior do Brasil”, compara o regente. “Esse repertório representa justamente a fronteira entre o erudito e o popular, mostrando a riqueza da música brasileira com o timbre da música de concerto”, explica.
Canções como “Quebra-Pedra” (1970), Águas de Marcos (1972), Boto (1976), Borzeguim (1987) e Pato Preto (1994) são exemplos desse período da produção musical de Jobim. Para Vicente Ribeiro, a experiência de unir as duas áreas é enriquecedora. “A música é muito generosa. A divisão por área se dá em função de certas especificidades que acabam criando rótulos, mas na verdade a música é uma coisa só”, diz. “Para o Vocal Brasileirão é um prazer ter o acompanhamento luxuoso das cordas da Orquestra de Câmara”, destacou. Nesta parte do concerto, entra em cena a cantora Jane Duboc, um dos ícones da MPB, considerada pela Revista Rolling Stones uma das mais belas vozes do Brasil.
Oficina 2018 – Durante 13 dias, a 35ª Oficina de Música de Curitiba oferecerá 96 cursos de música erudita e popular brasileira e aproximadamente 160 eventos, entre concertos em teatros e parques, palestras, worskhops, mostra especial de filmes, passeios ciclístico e motociclístico, feira gastronômica, oficina verde, além do “circuito off”, que acontece em 17 bares, com 50 atrações. O tema da atual edição é “Misture-se”, reforçando a novidade deste ano, que é a realização simultânea das áreas erudita e popular. Outras grandes atrações marcam a 35ª Oficina, como o show de Toquinho, com a participação de crianças do projeto MusicaR das regionais de Curitiba, o concerto de Martinho da Vila com a Orquestra à Base de Corda e o concerto da Orquestra e Coro de alunos da Oficina no programa “Porgy and Bess”, de George Gershwin.
A Oficina de Música é promovida pela Prefeitura de Curitiba, Fundação Cultural de Curitiba e Instituto Curitiba de Arte e Cultura – ICAC, com patrocínio e apoio de grandes empresas e instituições. “Apoiar a 35ª Oficina de Música é uma oportunidade única para a Caixa, proporcionando à população de Curitiba espetáculos e programação primorosa, além da troca de experiências entre os músicos que vem de todos os lugares do mundo em razão da qualidade e do diferencial do evento”, afirma a gerente de Marketing, Comunicação e Cultura da Caixa, Cybelle Radominski Demattê. A repercussão nacional do evento é destacada pelo assessor da Diretoria Geral Brasileira da Itaipu, Alexandre Teixeira.
"A Oficina de Música de Curitiba é evento que projeta a nossa capital e o estado do Paraná como um polo cultural e já se tornou uma tradição tanto para estudantes, profissionais e apreciadores de vários estilos musicais. E, para Itaipu, é importante fazer parte desta iniciativa cultural", afirma. “Em toda a sua história de 55 anos, a Sanepar construiu uma relação próxima e de apoio à Cultura do Paraná. A Oficina de Música está entre os importantes traços culturais de Curitiba e nos dá orgulho da parceria. Parceria que, na edição deste ano, aproximou o Coral da Sanepar da Oficina, com a apresentação na Capela Santa Maria.", conclui Mounir Chaowiche, presidente da Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar).
Parceria– A 35ª Oficina de Música de Curitiba é uma realização da Prefeitura Municipal de Curitiba, Fundação Cultural de Curitiba, Instituto Curitiba de Arte e Cultura – ICAC, Ministério da Cultura e Governo Federal, com patrocínio da Caixa Econômica Federal. A edição conta com apoio máster da PUC-PR, do Centro Cultural Teatro Guaíra e da Secretaria de Estado da Cultura do Paraná. São patrocinadoras por meio da Lei Rouanet de Incentivo à Cultura as empresas Copel, Sanepar e Elejor. A Oficina também conta com o patrocínio direto da Itaipu Binacional.
Serviço: 35ª Oficina de Música de Curitiba Concerto de Abertura: Camerata Antiqua de Curitiba e Cristina Ortiz (piano), regência maestro Abel Rocha; Orquestra de Câmara Cidade de Curitiba, Vocal Brasileirão e Jane Duboc, direção musical de Vicente Ribeiro. Local: Auditório Bento Munhoz da Rocha Netto - Teatro Guaíra - Data: 27 de janeiro de 2018 (sábado), às 19h Ingressos: R$ 30 e R$ 15 (Atenção: será cobrada taxa adicional de R$ 6,00 pelo Disk Ingresso) Mais informações: www.oficinademusica.org.br.
***Jorge Drexler lança novo disco “Salvavidas de hielo” em Curitiba***
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***O cantor e compositor uruguaio, Jorge Drexler apresentará em Curitiba o show de lançamento do novo disco “Salvavidas de hielo”, no dia 20 de abril, na Ópera de Arame. Neste novo trabalho, o artista teve um grande desafio criativo ao utilizar um único instrumento, o violão, tocado tanto de modo tradicional como de formas alternativas, para explorar toda sua capacidade percussiva, fazendo experimentações para dar vida as suas canções, sendo uma oposição ao trabalho anterior, que girava em torno de grande variedade sonora. A turnê do disco, que vai passar por países como Espanha, Portugal, Estados Unidos e toda a América Latina, chega ao Brasil em Abril de 2018.
No país, o show passará por várias capitais, e está com sessões esgotadas em Porto Alegre e São Paulo. Na capital paranaense, a procura por ingressos está grande. Com realização da Music Tour e Orth Produções, os ingressos estão sendo vendidos pelo Disk Ingressos. As onze músicas autorais de “Salvavidas de hielo" abordam expressões pessoais do universo do cantor como migração, tempo, amizade e outras. Ele foi gravado entre o México e a Espanha, onde reside há duas décadas.
Entre as principais canções estão "Movimento" (música de abertura)", “Telefonia”, “Silencio” e “Pongamos que hablo de Martínez” (que presta uma homenagem a Joaquín Sabina seu amigo, que o incentivou a ir para Madri apresentar suas músicas, onde acabou residindo), além de contar com participações especiais em duetos com as cantoras mexicanas Julieta Venegas e Natalia Lafourcade e com a chilena Mon Laferte. Drexler, que é um dos grandes nomes da música latino-americana, teve seu reconhecimento internacional depois de ganhar o Oscar pela trilha sonora do filme “Diários de Motocicleta”, do diretor brasileiro Walter Salles, em 2005. A canção "Al Otro Lado del Río", do álbum "Eco²", foi a primeira música em espanhol a vencer o Oscar de Melhor Canção Original.
Em 2014, contou com a parceria do consagrado cantor brasileiro, Caetano Veloso, no seu disco, "Bailar en la Cueva", gravado na Bolívia. Com este trabalho ganhou dois Grammy Latinos (nas categorias Gravação do Ano e Melhor Álbum de Cantor-Compositor), e foi indicado ao Grammy Awards (categoria do Melhor Disco de Rock Latino, Urbano ou Alternativo), sendo um álbum mais festivo e dançante. Com 14 discos lançados durante sua carreira, além de músico, ele é médico especializado em otorrinolaringologia.
Serviço: Jorge Drexler faz show do novo disco “Salvavidas de hielo” em Curitiba Local: Ópera de Arame (Local: R. João Gava, 874 - Abranches, Curitiba - PR, 82130-010 (41) 3213-7500) Data: 20 de abril de 2018 (Sexta-feira). Abertura da casa: 20h / Horário previsto do início do show: 21h Classificação etária: 14 anos (acompanhado dos pais). Ingressos: http://www.diskingr
Valores: à partir de R$ 90,00 (meia-entrada na Plateia ROSA) e R$ 170,00 (inteira na Plateia Rosa). No valor já está inserido da taxa administrativa do Disk Ingressos de R$ 10,00. A meia-entrada é válida para Doadores de Sangue devidamente comprovados, Estudantes devidamente comprovados, Idosos conforme Lei, PNE, Portador de Câncer e Professor. Importante: Serão exigidos os documentos e comprovantes que constam nas respectivas leis. Os descontos não são cumulativos. Descontos de 50% para Cartão Fidelidade Disk IngressoseUningressos. Realização: MUSIC TOUR /ORTH Produções. Informações: (41) 3315-0808 www.diskingressos.co
***Caixa Cultural traz a Curitiba os Solistas do Kiev Ballet***
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***Com apresentações somente em Curitiba e Brasília, o Kiev Ballet traz seus principais bailarinos, que estão entre os melhores do mundo, para a nova turnê. Grand Gala é uma apresentação feita por solistas do Kiev Ballet, o Ballet da Ópera Nacional da Ucrânia, considerado uma das cinco melhores companhias de balé clássico do mundo e com uma tradição de 150 anos. Esse modelo de espetáculo é famoso em função de seu formato menor, tanto na duração quanto na quantidade de bailarinos, mas é muito cobiçado, exatamente por ser apresentado apenas por artistas consagrados.
No palco estarão alguns dos maiores e mais premiados do balé mundial como Stanislav Olshanskyi, Anastasia Shevchenko, Tatiana Golyakova, Maxim Kamishev, Ekateryna Kruk, Andrei Gavryshkiv, Konstantin Pozharnytskyy, Christina Shishpor, Margarita Alyanov e Tatiana Lozova. As cidades brasileiras vão receber também os nomes da nova geração Maxim Khamishev, Andrey Gavryshkiv e Alyanov Margarita. Eles apresentam os trechos mais conhecidos de obras como O Corsário, Carmen, A Dama das Camélias, Dom Quixote, O Quebra Nozes, Sirtaki, O Lago dos Cisnes e The Golden Age e Hopak, uma dança ucraniana.
Sobre os bailarinos - Nascida em Kiev, em 15 de junho de 1975, Tatiana Golyakova ostenta a posição de primeira bailarina do Kiev Ballet. Formada pela Escola Estatal de Balé de Kiev, em 1992, foi admitida no mesmo ano como bailarina da Ópera Nacional da Ucrânia. Entre suas premiações estão o Grande Prêmio da Competição Internacional de Ballet de Luxemburgo, em 1997. No ano seguinte, recebeu a medalha de prata na Competição Internacional de Ballet “Rudolf Nureyev”, em Budapest.
Em 2002, recebeu o certificado de honra do governo ucraniano e, em 2004, o título de artista do povo da Ucrânia. Stanislav Olshansky é graduado pela Escola Estatal de Balé de Kiev, em 2011. No mesmo ano, o bailarino ingressou na Academia Nacional de Ópera e Ballet de Lviv, na Ucrânia, onde permaneceu até 2016. Há um ano no Kiev Ballet como primeiro solista, Stanislav já participou de peças de artistas como Tchaikovsky, L. Minkus e A. Adana. Anastasiya Shevchenko já esteve em turnês pelo Canadá, Japão, Alemanha e Itália, entre outros. Com seis anos de carreira, a solista já interpretou peças de compositores como M. Skorulskyi, M.Fokina, Alexander Glazunov, H. Levensholda e Tchaikovsky.
Condecorado como artista da Ucrânia, Konstantin Pozharnytskyy se tornou solista da Ópera Nacional da Ucrânia em 2000, além de ser vencedor da Competição Internacional S. Lyfarya, em 2004. Já se apresentou em diversos países como Espanha, Itália, Alemanha, Japão, Canadá e Estados Unidos. Uma das mais brilhantes representantes da Escola Ucraniana de Ballet, Tatiana Lozova é uma bailarina criativa, com experimentos ousados e sempre em estreita colaboração com coreógrafos contemporâneos ucranianos. Tatiana desperta o interesse do público e o elogio dos críticos, e já recebeu homenagens na Ucrânia, em 2010, assim como em apresentações na Alemanha, França, Suíça, Japão, Espanha, Portugal, Itália e Reino Unido.
Entre os bailarinos da nova geração, Maxim Khamishev é formado pela Escola Estatal de Balé de Kiev e tem conquistado grande destaque, sendo sondado por grandes companhias europeias. Em seu repertório estão incluídas apresentações como Tilbad (Romeu e Julieta, de Prokofiev), Espada (Don Quixote de L. Minkus) e Lobo Cinzento (A Bela Adormecida, de Tchaikovsky). Andrey Gavryshkiv, com repertório que inclui James (La Sylphide de H. Levensholda) e Alyanov Margarita, com sucessos como Juliet e Pas de Trois, são outros dois solistas que prometem uma grande exibição. Link para Grand Gala dos Solistas do Kiev Ballet: https://www.youtube.com/watch?
Serviço: Grand Gala dos Solistas do Kiev Ballet Local: Caixa Cultural Curitiba. Rua Conselheiro Laurindo, 280 – Curitiba (PR) Data: 16 e 17 de fevereiro de 2018 (sexta e sábado). Horário: sexta às 20h; sábado às 18h e 21h. Ingressos: Vendas a partir de 03 de fevereiro (sábado). R$ 10 e R$ 5 (meia – conforme legislação e correntistas que pagarem com cartão de débito Caixa). A compra pode ser feita com o cartão vale-cultura. Bilheteria: (41) 2118-5111 (De terça a sábado, das 12h às 20h. Domingo, das 16h às 19h). Classificação etária: Livre. Lotação máxima: 125 lugares (2 para cadeirantes).
***Pássaros - Duo Gisbranco***
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***“Eu enviei tantas mensagens e elas voltaram feito música, acendi tantas fogueiras que retornaram canção, lancei muitas garrafas ao mar e recebi de volta um tsunami de som feito de melodias, harmonias, ritmo. Eu explodi em afeto e recebi um disco encantador. Mas antes, elas vieram. Corpo e alma. Bibi e Clodine, as gisbranco, revelaram-se para além das virtuoses pianistas duas grandes compositoras na linha direta de Chiquinha Gonzaga, Rosinha de Valença, Joyce - e cito só mulheres pra lembrar a existência essencial dessas criadoras, das dificuldades e percalços que enfrentam para ter o seu lugar na vida cultural do país.
Volto ao disco. É como abraçá-las e ser abraçado. Agora não apenas por elas pois, gregárias, trazem junto a arte brilhante de André Mehmari, Sergio Santos, Mônica Salmaso e Jaques Morelenbaum. Minhas mensagens pra elas foram transmutadas numa cantata amorosa de muitas vozes. Para todos. Polifonia dos afetos. E sinto a força das canções. E sinto um amor imenso pelo Brasil. Esperança, sabe? Mas esperança em movimento de me saber parte dos que não estão na cena para lucrar ou lacrar. Pode até acontecer uma coisa ou outra, até as duas. Mas aqui estamos para fazer música. E Bianca e Claudia juntas são um chamamento, um convite à música em si. Celebremos!” (Chico César).
Pássaros - O Duo Gisbranco, formado pelas pianistas e compositoras Bianca Gismonti e Claudia Castelo Branco, lança seu terceiro CD PÁSSAROS, que coroa a parceria do Duo com o músico e poeta brasileiro Chico César, um dos maiores compositores da atualidade dedicado a uma poesia genuinamente brasileira. Essa mistura dos dois pianos com a vibrante poesia de Chico César é algo inédito, singular e fascinante. “Pássaros” (Mills Records) reúne 15 canções compostas por Bianca e Claudia para poemas de Chico Cesar, interpretadas por elas e também por grandes nomes como Mônica Salmaso, Maria João, Sergio Santos e Eugenio Dale.
Diferentemente dos dois discos anteriores, que são essencialmente instrumentais, “Pássaros” representa para o duo um mergulho profundo na criação da canção brasileira, de forma experimental e livre. A conexão entre palavra, som e o universo da poesia se mostra presente em cada uma das 15 faixas, que ganharam arranjos sofisticados ao lado dos músicos Rodrigo “Pacato” (percussão), Fabio Nin (violão), André Mehmari (piano e sintetizador), Jaques Morelenbaum (violoncelo) e José Batista Jr (clarineta e clarone).
Misturando elementos da música erudita, instrumental e popular brasileira de maneira expressiva e cativante, o duo constrói um trabalho dentro de uma linguagem moderna e acessível a uma grande diversidade de platéias. “Pássaros” levou seis anos, do início da composição das músicas até a finalização. Produção e direção musical e artística ficaram sob a batuta das duas musicistas, que contaram com o financiamento coletivo para realizar a obra.
Gisbranco - Claudia e Bianca se conheceram na graduação em piano na UFRJ. Participaram juntas da Oficina de Música Eletrônica (Ofelex), que abordava criação e performance de música experimental. Durante os anos na Oficina, as duas tocavam e improvisavam nos dois pianos do salão; além de aproveitarem matérias da universidade para irem desenvolvendo um repertório vasto para dois pianos.
A estreia profissional aconteceu em 2005, no Rio de Janeiro e, logo, começaram a realizar diversos festivais e shows pelo Brasil. Três anos depois, lançam o primeiro álbum "Gisbranco", pelo selo Delira Música, com obras de compositores importantes para a música instrumental brasileira, como Moacir Santos e Guinga, além de trazerem duas composições inéditas do Duo, uma de Bianca e outra de Claudia.
No álbum seguinte, "Flor de Abril" (Delira Música, 2011), cinco composições da dupla também apareceram, além de arranjos originais para temas como "Ponteio" de Edu Lobo/Capinam e "Deixa" de Baden Powell/Vinicius de Moraes. Carlos Malta, Robertinho Silva e Chico César foram os ilustres convidados em “Flor de Abril”.
Com este disco, realizaram algumas tournês pelo Brasil, Europa e Canadá e, em 2015, gravaram o primeiro DVD, "Gisbranco - dez anos" (Mills Records), no Teatro Municipal de Niterói, RJ, celebrando os 10 anos de carreira da dupla, com repertório de três discos: os dois já lançados e o terceiro, "Pássaros", ainda inédito na época. Chico César, inclusive, participa do DVD cantando e tocando clássicos de sua autoria, como "Templo".
Em 2017, depois de três anos desenvolvendo um projeto de dois pianos e cello com Jaques Morelenbaum, o duo gravou seu segundo DVD, "Egberto encontra Villa", na Sala Cecília Meireles, RJ, com repertório completamente dedicado à música de Heitor Villa Lobos e Egberto Gismonti, ainda em fase de produção. Vídeo: Trecho em vídeo do Duo Gisbranco com Chico César - https://youtu.be/kxt4TuPNvw.
***MON oferece programação especial no domingo***
Crédito da foto: Marcello Kawase.
***O Museu Oscar Niemeyer (MON) convida o público a participar da programação preparada pela equipe do Educativo que acontece no domingo, dia 28 de janeiro. As atividades têm o objetivo de aproximar o público da arte e são livres para todas as idades.
Neste domingo, 28/01, acontece a oficina “Desenho tramado”, das 11h às 17h. Além disso, haverá visita mediada pelas exposições da Bienal de Curitiba 2017, às 11h às 15h. Não há necessidade de inscrição prévia para participar e as atividades são gratuitas, bastando pagar o ingresso para entrar ao museu.
No dia 31 de janeiro, quarta gratuita, não haverá oficinas devido à realização da Colônia de Férias no MON.
Nesse dia, o público poderá participar de visita mediada pela Bienal de Curitiba 2017, também em dois horários: 11h e 15h.
Além da programação, o público poderá ver as seguintes mostras: “Experiências do limite”, “Corpos de Fábrica – Ana Norogrando”, “Antologia Poética (2000 – 2017) – Adolfo Montejo Navas”, “Luz = Matéria”, “Não está claro até que a noite caia”, “Nomos – Laura Miranda”, “Vestidos em arte”, “Museu em Construção”, Espaço Niemeyer e Pátio das Esculturas.
A entrada ao MON custa R$ 20 e R$ 10 (meia-entrada). Maiores de 60 e menores de 12 anos têm entrada franca. A retirada de ingressos no museu pode ser feita até as 17h30, na bilheteria. Nas quartas-feiras, a entrada é sempre gratuita.
Serviço: Quarta gratuita no Museu Oscar Niemeyer
31 de janeiro de 2018 - Entrada franca das 10h às 18h
Retirada dos ingressos até 17h30.
Domingo no Museu Oscar Niemeyer
28 de janeiro de 2018 - Entrada das 10h às 18h
Retirada dos ingressos até 17h30.
Programação: Domingo, 28 de janeiro
Oficina “Desenho tramado”, com a equipe do Educativo
Horário: 11h às 17h
Local: Sala de Oficina – subsolo.
Mediação com a equipe do Educativo
Exposição: Bienal de Curitiba 2017
Horário: 15h - Local: salas 1, 2 e Olho.
Quarta-feira, 31 de janeiro
Mediação com a equipe do Educativo
Exposição: Bienal de Curitiba 2017
Horário: 15h - Local: salas 1, 2 e Olho.
Museu Oscar Niemeyer
Rua Marechal Hermes, 999.
Visitação: Terça a domingo, das 10h às 18h
Tel: (41) 3350 4400 - www.museuoscarniemeyer.org.br.
***A presidente da BPW Curitiba, Alison Mazza Lubascher, apresenta o calendário de atividades 2018 e as novas associadas no café da manhã que será realizado no dia 30 de janeiro (terça-feira), às 8h30, no Four Coworking (Av. Presidente Getúlio Vargas, 3.418, Rebouças).
A BPW é uma ONG internacional para o empoderamento das mulheres executivas e de negócios. Com o lema Business e Prosperidade, a entidade tem a missão de agregar mulheres de negócios e profissionais, orientando e coordenando o seu desenvolvimento pleno nas esferas do poder público e de mercado.
A BPW Curitiba está realizando campanha para a entrada de novas associadas à entidade. Quem estiver interessada pode entrar em contato pelo telefone 41 99958-9123 ou através de secretaria@bpwcuritiba.com.br - Conheça o site da BPW Curitiba: www.bpwcuritiba.com.br.
***BPW Curitiba inicia as atividades de 2018***
Crédito da foto: Marianne Mousfi.
Na foto: Alison Mazza Lubascher, presidente da BPW Curitiba.
***A presidente da BPW Curitiba, Alison Mazza Lubascher, apresenta o calendário de atividades 2018 e as novas associadas no café da manhã que será realizado no dia 30 de janeiro (terça-feira), às 8h30, no Four Coworking (Av. Presidente Getúlio Vargas, 3.418, Rebouças).
A BPW é uma ONG internacional para o empoderamento das mulheres executivas e de negócios. Com o lema Business e Prosperidade, a entidade tem a missão de agregar mulheres de negócios e profissionais, orientando e coordenando o seu desenvolvimento pleno nas esferas do poder público e de mercado.
A BPW Curitiba está realizando campanha para a entrada de novas associadas à entidade. Quem estiver interessada pode entrar em contato pelo telefone 41 99958-9123 ou através de secretaria@bpwcuritiba.com.br - Conheça o site da BPW Curitiba: www.bpwcuritiba.com.br.
***Vôlei Positivo - Londrina estreia na Superliga B***
Crédito da foto: Divulgação.
***Neste sábado (27), o time de vôlei feminino do Positivo estreia na quinta edição da Superliga B. Com três equipes, o Paraná é o estado com mais representantes na competição, que, ao todo, conta com seis clubes profissionais. Com um elenco composto por atletas experientes, o Vôlei Positivo – Londrina faz sua primeira partida em um campeonato profissional contra o Curitiba Carob House/CMP. O jogo acontece às 19h30, no ginásio do Círculo Militar do Paraná, na capital do Estado.
O time londrinense, gerenciado pela medalhista olímpica Elisângela Almeida, é patrocinado pela Universidade Positivo (UP) e Colégio Positivo, empresas do Grupo Positivo, que, recentemente adquiriu a Faculdade Arthur Thomas e a Escola Berlaar Santa Maria (agora Positivo – Santa Maria), em Londrina. Para a diretora-geral da Universidade Positivo – Faculdade Londrina, Josemary Morastoni, o Positivo sempre acreditou no poder do esporte como ferramenta educativa.
“É por meio do esporte que se pratica o bem-estar, a saúde, a qualidade de vida e aprendemos valores como trabalho em equipe, cooperação, dedicação, disciplina e amizade. São valores que o Positivo compartilha”, afirma. Segundo a coordenadora do projeto, Elisângela Almeida, o time, que inicialmente foi pensado para trabalhar com os jovens de Londrina, se tornou também um time profissional que agora sonha com o título da Superliga B e, consequentemente, uma vaga na elite do vôlei nacional.
“Eu estou adorando tocar esse projeto, pois sempre quis continuar no vôlei após encerrar a carreira dentro das quadras. No Vôlei Positivo – Londrina eu sou a presidente da equipe e cuido do elenco, juntamente com uma equipe excelente que me dá suporte”, conta. Os ingressos para a estreia do time londrinense custam R$ 12 a inteira e R$ 6 a meia entrada e estão disponíveis no www.diskingressos.com.
Sobre a Universidade Positivo - A Universidade Positivo concentra, na Educação Superior, a experiência educacional de mais de quatro décadas do Grupo Positivo. A instituição teve origem em 1988 com as Faculdades Positivo, que, dez anos depois, foram transformadas no Centro Universitário Positivo (UnicenP).
Em 2008, foi autorizada pelo Ministério da Educação a ser transformada em Universidade. Atualmente, oferece 57 cursos de Graduação presenciais (35 cursos de Bacharelado e Licenciatura e 22 Cursos Superiores de Tecnologia), três programas de Doutorado, quatro programas de Mestrado, centenas de programas de Especialização e MBA e dezenas de programas de Extensão.
A UP conta com sete unidades em Curitiba, uma unidade em Londrina (PR), além de polos de Educação à Distância (EAD) em mais de 30 cidades espalhadas pelo Brasil. É considerada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), do Ministério da Educação (MEC), a melhor universidade privada do Paraná, pelo sexto ano consecutivo.
Sobre o Colégio Positivo - O Colégio Positivo compreende cinco unidades na cidade de Curitiba, nas quais nasceu e se desenvolveu o modelo de ensino levado a todo o país e ao exterior. O Colégio Positivo Júnior, o Colégio Positivo – Jardim Ambiental, o Colégio Positivo – Ângelo Sampaio, o Colégio Positivo Hauer e o Colégio Positivo Internacional atendem alunos da Educação Infantil ao Ensino Médio, sempre combinando tecnologia aplicada à educação, material didático atualizado e professores qualificados, com o compromisso de formar cidadãos conscientes e solidários.
Os alunos têm à sua disposição atividades complementares esportivas e culturais, incentivo ao empreendedorismo e aulas de Língua Inglesa diferenciadas, além de aprendizado internacional na unidade que leva essa proposta em seu nome. Em 2016, foram incorporadas ao Grupo duas novas unidades do Colégio Positivo Joinville, em Santa Catarina e, em 2017, a unidade do Colégio Positivo – Santa Maria, em Londrina (PR).
***SushiArte comemora 2018 com novo cardápio e novas instalações***
Crédito das fotos: André Serpe.
Na foto: Chef Tikinho SushiArte - Foto André Serpe.
***Este ano, o Restaurante SushiArte apresenta buffet por quilo no almoço e menu a la carte no jantar. No balcão os sushimen preparam os sushis, sashimis e as entradas frias como o ceviche, o tartare e carpaccio. Da cozinha saem os clássicos da culinária japonesa como o missoshiro, o gyoza (pastel recheado com carne de porco e repolho) e os pratos quentes como Teppanyaki de Anchova grelhada com legumes na manteiga e o yakisoba de frutos do mar que leva camarão, lula e polvo.
O cuidado na escolha dos ingredientes, sempre frescos, é feita pelo chef Tikinho que busca produtos especiais diariamente em feiras locais. Trabalha também com orgânicos e peixes selecionados. “O mestre Tikinho surpreende sempre. Criou um ambiente super agradável e uma comida que traz uma experiência incrível. Deixar ele criar o prazer da comida usando ingredientes inusitados sempre é o foco da conversa” comenta Iberê Meireles Duarte, empresário e cliente do restaurante.
Almoço - O buffet por quilo é montado com cerca cinquenta pratos incluindo frios, saladas orientais, pratos tradicionais quentes, sushis (gunkan – arroz, alga ou peixe por fora; hossomaki – arroz, peixe e alga por fora; uramaki – peixe e arroz por fora) e sashimis de peixes variados para receber famílias e pessoas que trabalham na região ou buscam um almoço de negócios mais tranquilo e com qualidade.
Jantar - O cardápio à la carte traz um menu especial de sashimis como o Sakana Maki (salmão enrolado com atum marinado, ovas e kani) e a Vieira Canadense (com flor de sal e ovas massagô). Dentre os sushis tem o Niguirizushi de Enguia (arroz coberto por fatia de peixe) e o Gunkan Ebi Furai (salmão, camarão à milanesa, ovas massagô, cream cheese e raspas de limão). A carta de bebidas inclui saquês como o californiano Ozeki Sake, o espumante português Mural Reserva Extra Brut e o argentino Petit Bo Bó Chardonnay que harmonizam com peixes e frutos do mar.
Dentre as cervejas especiais tem a Brooklyn IPA. A casa também oferece combinados de sushi e sashimi que levam salmão, atum, polvo e peixe branco. Dentre as quinze variedades de temaki, destaca-se o Temaki Omakasse feito com camarão, salmão e ovas. Para sobremesa tem morango flambado com sorvete de creme. O restaurante possui 50 lugares, tem estacionamento e faz delivery para Curitiba e região metropolitana.
O chef Tikinho - Aos 13 anos chegou em São Paulo e foi adotado por uma família japonesa, dai sua paixão pela gastronomia oriental. Já trabalhou no Maksoud Plaza, Restaurante Noborisushi Carrão, Anagô (Liberdade) e Kazuki Sushi. Sua maior fonte de inspiração foi sua avó Zefinha, chef de cozinha alagoana que preparava diariamente moquecas e caldeiradas em sua casa. Também é entusiasta da cozinha do itamae Jun Sakamoto.
Tikinho aprendeu a cozinhar observando grandes chefs. Desde 1989, atua com culinária japonesa e seu estilo mistura temperos brasileiros e japoneses fazendo uma fusão de sabores. Está sempre buscando temperos novos na culinária oriental, principalmente chinesa e coreana. Há alguns anos vem estudando a língua japonesa, pois pretende visitar o Japão para conhecer restaurantes e buscar novas receitas.
Serviço: SushiArte Horário de funcionamento: 11h30 às 14h e das 19h às 23h (2ª a sábado) Reservas: (41) 3022-7704 End: Av. dos Estados, 95 I Água Verde I Curitiba-PR (Estacionamento) Delivery: James, Spoon Rocket, IFood - Informações: www.restaurantesushiarte.com.
***Museu Oscar Niemeyer registra recorde de público em 2017***
Crédito da foto: Leonardo Finotti.
***O Museu Oscar Niemeyer (MON) registrou recorde de público em 2017: foram 361.638 visitantes, em uma média de mais de 30 mil visitantes por mês. Foi o maior número de público desde que o museu foi inaugurado em 2002. O MON é um espaço dedicado à exposição de Artes Visuais, Arquitetura e Design. Possui cerca de 35 mil metros quadrados de área construída e mais de 17 mil metros quadrados de área expositiva, considerada a maior da América Latina.
Com um total de 12 salas expositivas, a cada ano são realizadas mais de 20 mostras, em um total de 350 exposições, de artistas de nacionais e internacionais, e recebeu mais de três milhões de visitantes desde a inauguração. Foi escolhido como o terceiro melhor museu do Brasil e quinto da América do Sul, segundo o maior site de viagens do mundo, TripAdvisor, com o prêmio Travellers' Choice; e está no ranking da publicação inglesa The Art Newspaper entre as mostras mais visitadas do mundo. Recebeu também prêmios da ABCA (Associação Brasileira de Críticos de Arte).
Com uma equipe multidisciplinar, que visa aproximar e aperfeiçoar a experiência dos visitantes com as artes visuais, o Museu possui o setor Educativo que atende diariamente estudantes, professores e o público em geral, bem como realiza cursos e oficinas, abertas ao público, com o objetivo de capacitar pessoas no desenvolvimento de trabalhos e projetos. Além disso, oferece programas voltados a públicos específicos, como o “Arte para maiores”, “MON para educadores”, “MON para Todos”, “Uma noite no MON” e a “Colônia de férias”. Nas quartas a entrada é gratuita para todos, garantindo acessibilidade aos visitantes.
Serviço: Museu Oscar Niemeyer Endereço: Rua Marechal Hermes, 999, Centro Cívico Telefone: (41) 3350-4400 museuoscarniemeyer.org.br. Horário: de terça a domingo, das 10h às 18h Preços: R$ 20,00 adultos e R$ 10,00 estudantes.
***Celebração dos ideais e da perenidade do cooperativismo de crédito***
Crédito da foto: Créditos: Marcos Suguio.
Na foto: Manfred Dasenbrock, presidente da SicrediPar, da Central Sicredi PR/SP/RJ e conselheiro do Conselho Mundial de Cooperativas de Crédito.
***Há algumas datas que merecem de nós uma comemoração, pela relevância histórica, seus significados e legados. Também colocamos nessa lista algumas personalidades que devem ser celebradas pelo papel transformador que tiveram. Em 2018, com o 200º aniversário de Friedrich Wilhelm Raiffeisen, temos a oportunidade de lembrar do seu papel fundamental para o cooperativismo de crédito, engajar ainda mais pessoas na causa cooperativista e fomentar uma reflexão sobre nosso futuro. Raiffeisen nasceu em Hamm, na Alemanha, em 1818, onde presenciou e se sensibilizou com as necessidades das comunidades agrícolas.
Destacou-se pela capacidade de mobilizar as pessoas para mudar a realidade vivida com iniciativas colaborativas. É conhecido como o criador do modelo utilizado para constituir a maioria das cooperativas de crédito no mundo, incluindo o Sicredi, e pela sua contribuição ao desenvolvimento do segmento. Em 1864, Raiffeisen fundou a Associação de Caixa de Crédito Rural de Heddesdorf. A partir dessa iniciativa e de outras tantas, nasceu esse movimento que se expandiu pela Alemanha, por outros países e ganhou amplitude mundial tendo em vista a sua causa. No Brasil, o responsável por trazer o modelo Raiffeisen foi o padre suíço Theodor Amstad.
Em 1902, em Nova Petrópolis, no Rio Grande do Sul, junto a um grupo de produtores rurais, Amstad fundou a primeira cooperativa de crédito do Brasil e da América Latina, em atividade até hoje. Esta inciativa pioneira, como atesta seu nome atual – Cooperativa Sicredi Pioneira RS –, junto com outras oito cooperativas de crédito sobreviveram às medidas oficiais promulgadas na década de 60 por meio do incansável trabalho de sonhadores determinados como Mário Kruel Guimarães, ajudaram na retomada do cooperativismo de crédito no Brasil, disseminando a ideia de união das cooperativas de crédito, fortalecendo ainda mais a causa.
Os nossos ideais ficaram ainda mais consolidados e tornaram mais fortes os conceitos que nos inspiram até hoje. Celebrar estes 200 anos é importante para não nos distanciarmos do ideal do pioneiro e dos ideais que moveram muitas pessoas, em várias regiões do país a se unir e criar as cooperativas de crédito. Cabe a nós, seguidores, não nos distanciarmos dos ideais desse grupo de fundadores. A cooperativa de crédito tem um componente extraordinário que é cooperação. Dentro desse aspecto, também vemos desenvolver questões ligadas à solidariedade e à cidadania.
Com esse espírito, se consegue promover ações colaborativas e inúmeras outras na sociedade. Daí a relevância, principalmente, do investimento em capacitação, em formação de líderes, de pessoas com espírito mais agregador, ético e que zele, acima de tudo, pela transparência e gestão democrática do nosso movimento. O Sicredi, instituição financeira cooperativa, com mais de 3,7 milhões de associados, aposta constantemente no potencial de crescimento do cooperativismo de crédito no Brasil, investindo na ampliação da presença nacional. Com a filiação da quinta central, a Norte Nordeste, a abertura de uma agência no Acre e a filiação de uma cooperativa de crédito de Minas Gerais, a instituição atingirá 22 estados.
Com isso, o Sicredi consolida sua presença nacional, com atuação regional. Por meio de um relacionamento próximo com seus associados e proporcionando soluções financeiras responsáveis, as cooperativas de crédito realizam um importante papel na sociedade ao agregar renda e contribuir para a melhoria da qualidade de vida dos associados e das comunidades onde estão inseridas. Junte-se, você também, ao cooperativismo de crédito para crescermos juntos por meio de uma economia moderna, compartilhada e por um mundo melhor para todos. Juntos, multiplicamos e fortalecemos os valores que foram inspirados há 200 anos por Friedrich Wilhelm Raiffeisen.
***Inscrições abertas para pós nas áreas de educação e gestão***
Crédito da foto: Divulgação.
***O Centro Universitário Opet abriu o processo de inscrições para cursos de especialização nas áreas de educação e gestão. O objetivo é aprimorar profissionais de diferentes áreas de formação. Os cursos com oportunidades em aberto são Business Process Management (BPM), Educação Especial e Inclusiva, Educação a Distância e Gestão de Projetos.
Business Process Management - O MBA em BPM – Business Process Management estimula o aluno a entender as limitações existentes no contexto atual da gestão das organizações e a encontrar soluções eficientes e inovadoras para o sucesso do negócio. O curso inclui conteúdos diferenciados baseados no Referencial de Competências do IPMA® (ICB®) e nas dimensões do APMBOK® do Association for Project Management®, de UK e metodologias ágeis de gestão de projetos. O curso é presencial com aulas no Rebouças, nas segundas e quartas. Será concedido 1 ano de associação ao PMI-PR para os alunos matriculados na pós-graduação.
Educação Especial e Inclusiva - O objetivo da pós-graduação é investigar práticas e ferramentas educacionais inclusivas, com foco em reduzir a exclusão nos diferentes contextos. Entre os temas abordados no curso estão a neurolinguística e aquisição de linguagem, neuropsicologia da aprendizagem, múltiplas deficiências, processos de intervenção, Transtorno Espectro Autista. O curso é a distância e realizado em módulos. Os alunos contam com polos presenciais para apoio, local onde o aluno encontra todo o suporte necessário, em Curitiba e em municípios da Região Metropolitana de Curitiba, Ponta Grossa e cidades em Santa Catarina.
Educação a Distância - O objetivo da pós-graduação é especializar os profissionais para atuarem no segmento de ensino a distância que cresce na oferta de cursos e está expansão no Brasil. Com a especialização em Educação a Distância, o aluno terá condições de atuar em diversas áreas, como docentes com conhecimento em ferramentas virtuais, tutores presencias, coordenadores de polos de apoio presenciais e produção de conteúdo para cursos e material didático. O curso é a distância e realizado em módulos. Os alunos contam com polos presenciais para apoio, local onde o aluno encontra todo o suporte necessário, em Curitiba e em municípios da Região Metropolitana de Curitiba, Ponta Grossa e cidades em Santa Catarina.
Gestão de Projetos - O curso está focado em construir competências e habilidades técnicas, comportamentais e de negócio essenciais para que o gerente de projetos seja um protagonista de mudanças positivas, obtenha de resultados e cresça em sua carreira. As aulas são presenciais, no Campus Rebouças, nas terças e quintas. Saiba mais sobre esses e outros cursos de pós-graduação aqui.
Sobre o Grupo Educacional Opet - Fundado em Curitiba, no Paraná, em 1973, o Grupo Educacional Opet é referência em educação e na prática do conhecimento por meio de novas tecnologias. Nestas mais de quatro décadas, não parou de crescer e hoje é responsável por uma completa estrutura organizacional que inclui Pós-Graduação, Centro Universitário, Colégio, Opetwork Escola de Profissão, Editora – Sistema de Ensino, Educação a Distância e Instituto de Educação e Cidadania. Desde a sua fundação, já formou mais de 100 mil alunos.
***Bienal de Curitiba apresenta Semana de Performances***
Na foto: Roberto de La Torre – Performance Seika Fuego Sagrado. Crédito: Divulgação.
***Entre os dias 30 de janeiro e 3 de fevereiro de 2018, Curitiba recebe a Semana de Performances da Bienal Internacional de Arte Contemporânea Curitiba. A programação integra a agenda da Bienal de Curitiba, que se encerra no dia 25 de fevereiro deste ano. Serão um total de nove artistas apresentando suas performances em espaços públicos e movimentados do centro da cidade, como a Praça Santos Andrade, a Praça Tiradentes, o calçadão da Rua XV de novembro, a Biblioteca Pública do Paraná e a Praça Zacarias. Todas as apresentações serão gratuitas e estão sob curadoria do artista de performance e curador Fernando Ribeiro.
Com uma história de 15 anos de performances em desenvolvimento, Ribeiro é conhecido por ser dos principais promotores deste tipo de trabalho no país. Participou da exposição Terra Comunal – Marina Abramovic + MAI, e com curadoria da consagrada artista Marina Abramovic (Sérvia), onde apresentou a performance “O Datilógrafo” durante os dois meses de exposição, além de integrar diversos outros projetos de curadoria e de performances. Na Bienal de Curitiba, participou como curador nos anos de 2013, 2015 e 2017.
Entre os artistas integrantes da Semana de Performance da Bienal estão nomes como o mexicano Roberto de la Torre, a venezuelana residente em Buenos Aires Aidana Maria Rico Chavez, as brasileirasLuana Navarro, Érica Stórer, Mônica Schreiber, Letícia Sequinel e Yasmin Kozak,e Florence Jung, artista francesa residente na Suíça. Além das performances, a semana ainda conta com uma palestra especial do artista mexicano Roberto de la Torre. A palestra terá tradução simultânea para o português e acontecerá no dia 30 de janeiro, às 19 horas, no Campus DeArtes da UFPR. A entrada é gratuita e o acesso do público geral é liberado, sem necessidade de inscrição prévia.
Sobre os Artistas
Aidana Maria Rico Chavez: Nasceu Caracas (Venezuela) em 1976 e vive em Buenos Aires (Argentina). Foi professora do workshop de Performance Complementar na Universidade Experimental de Artes (UNEARTE Artes Plásticas) de Caracas. Juntamente com Ignácio Pérez e AmiraTremond, ele fundou PERFORMANCELOGÍA, organização dedicada ao Arquivo e Difusão de Performance Art.
Érica Stórer: Nascida em Curitiba,tem como pesquisa a relação entre o corpo e a produção. Suas recentes performances exploram o corpo alienado, que colocado em condição de paralisação permanece até o limite da exaustão. Em 2016, foi contemplada pela bolsa Erasmus + (Brasil – Croácia).
Florence Jung: Florence Jung nasceu na França em 1988 e vive atualmente na Suíça.A artista cria situações que se infiltram na realidade.
Letícia Sequinel: É fotógrafa e participou da mostra coletiva “Estado de Emergência” do Circuito da Bienal Internacional de Curitiba em 2015. Também realizou um workshop com o artista performer Marcio Carvalho, e desde então, pesquisa a performance como expressão artística aliada às mídias.
Luana Navarro: Artista nascida em Maringá, transita por diversas linguagens. Desenvolve trabalhos com fotografia, vídeo, textos, publicações e performances. É uma das artistas gestoras da Alfaiataria, espaço de/para ações artísticas em Curitiba. Participou de exposições no Brasil, Espanha e México.
Mônica Schreiber: É bailarina profissional, através da performance busca conectar seu corpo com as possibilidades das artes visuais e experiências com a dança moderna.
Roberto de la Torre: Mexicano nascido em 1967, seu trabalho é frequentemente relacionado e produzido no espaço público, usando elementos temporários em que não apenas os traços visíveis de objetos intervêm, mas envolvem objetos e seus efeitos e possíveis relações. Participou de vários festivais de arte, tanto no país como no exterior, e seu trabalho foi apresentado com sucesso em 17 países.
Yasmin Kozac: Formada em Bacharelado em Artes Visuais, pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), e graduanda em Artes Visuais – Licenciatura, pela UFPR. Realiza projetos que buscam trabalhar as relações humanas a partir de questões que envolvem o sujeito, como memória e afetividade, questões essas que unem indivíduos, ao mesmo tempo que tratam de suas singularidades.
Sobre a Bienal de Curitiba - A Bienal Internacional de Arte Contemporâneade Curitiba ocorre há 25 anos na cidade de Curitiba e é reconhecida como o maior evento de arte contemporânea da América do Sul e um dos principais eventos de arte do circuito mundial. A edição atual conta com a participação de 435 artistas de 43 países dos cinco continentes, sendo a China o país homenageado. A edição de 2015 recebeu um público de aproximadamente um milhão de visitantes, ocupando mais de cem espaços pela cidade.
A Bienal de Curitiba é uma realização do Ministério da Cultura do Governo Federal, Secretaria de Estado da Cultura do Paraná e Fundação Cultural de Curitiba/Prefeitura Municipal de Curitiba. Patrocínio: Copel, Fomento Paraná, Sanepar, Elejor, Huawei, Horizons, Eletrobras Furnas, Velsis, Rumo, Itaipu.
Serviço: Data: Terça-Feira, 30/01 Performance “Cartas aos Mortos”, de Yasmin Kozak Local: Rua XV de Novembro, na região da Boca Maldita (Rua Luiz Xavier, 34-68) Horário: 8h30-11h30. Palestra com Roberto de la Torre Local: DeArtes UFPR, aberto ao público com entrada gratuita Horário: 19h. Data: Quarta-Feira, 31/01 Performance “Cartas aos Mortos”, de Yasmin Kozak Local: Rua XV de Novembro, na região da Boca Maldita (Rua Luiz Xavier, 34-68) Horário: 8h30-11h30. Performance “Prelúdio”, de Mônica Schreiber Local: Praça Santos Andrade - Horário: 14h.
Noite de Performances Local: SOMA Galeria. R. Brigadeiro Franco, 2137. Horário: 19h. Data: Quinta-Feira, 01/02 Performance “Repetidamente Repetente”, de Érica Stórer Local: Biblioteca Pública do Paraná - Horário: 8h30 às 13h. Performance “Sem Título”, de Letícia Sequinel Local: Praça Zacarias - Horário: 18h. Performance de Aidana Maria Rico Chavez O local e o horário serão divulgados nas redes sociais da Bienal 48h antes da performance Data: Sexta-Feira, 02/02.
Performance Roberto de la Torre O local e o horário serão divulgados nas redes sociais da Bienal 48h antes da performance Horário: 17h - Data: Sábado, 03/02. Performance “Repetidamente Repetente”, de Érica Stórer Local: Biblioteca Pública do Paraná - Horário: 8h30 às 13h. Performance “Jung54”, de Florence Jung Conceitual. Acontece simultaneamente em Xangai (China) e Curitiba. Performance “Engomando com Plácida”, de Luana Navarro Local: Praça Tiradentes - Horário: 11h30.
***Em qual rede social apostar em 2018?***
Crédito da foto: Divulgação.
***Em 2017 o Instagram se mostrou indubitavelmente uma potência superior às redes sociais rivais como Linkedin, Twitter e até a própria empresa-mãe, o Facebook, atingindo a marca de milhões de usuários ativos mensais. São Paulo está entre as quatro cidades mundiais com maior número de usuários. O Brasil representa a segunda maior base mundial, segundo o diretor de negócios global do Instagram, Vishal Shah.
Ele anunciou recentemente que no ano passado a rede atingiu 800 milhões de usuários ativos mundialmente e irá ultrapassar 1 bilhão em 2018 com meta de atingir 2 bilhões em 2019. A última Pesquisa Brasileira de Mídia - PBM 2016, feita pelo IBOPE, e lançada em 29/08/2016 - mostrou que 49% da população brasileira se atualiza por meio da internet, sendo que 50% o faz todos os dias, 93% em casa e 91% pelo celular.
A maior audiência é de segunda a sexta-feira, representando 44% dos acessos. Em média o brasileiro fica 4h e 30 min diários na internet, considerando tanto o meio quanto o final de semana. Apostando no Instagram como ferramenta de marketing e rede social de 2018, é preciso lembrar que esta rede funciona muito melhor para o compartilhamento de fotos e recursos visuais. Estes, quanto mais próximos forem, mais engajamento se percebe na ferramenta. As selfies são um dos recursos com maior interação.
Pesquisadores do Georgia Institute of Technology e do Yahoo Labs analisaram cerca de 1,1 milhão de fotos no Instagram e descobriram que as imagens com rostos humanos são 38% mais propensas a receber likes e comentários do que outros tipos de fotos. Isso porque fotos de figuras humanas são poderosos canais de comunicação não-verbais que incluem atratividade, emoções e identidades. Até mesmo marcas mais convencionais estão potencializado seus negócios por meio do compartilhamento de fotos, vídeos e de uma estratégia de hashtags direcionada, pois o usuário do Instagram não é afeito a muita leitura.
O especialista em marketing pessoal Adriano Tadeu Barbosa traz seis dicas para quem quer se expor de forma assertiva no Instagram em 2018, ano que promete um movimento ainda mais ascendente para esta rede social. Mas antes, é bom lembrar que o Instagram muda recursos e ferramentas com muita frequência, por isso a regra de ouro é não perder o hábito de navegar na rede e se conectar com pessoas e marcas para se manter sempre atualizado.
1) Defina uma foto de qualidade, clara e limpa para o perfil, pois será ela que chamará atenção das outras pessoas quando se depararem com suas interações na rede e seu perfil. Não é necessária uma foto de estúdio, os próprios celulares atualmente tiram boas fotos – lembre das selfies mencionadas acima. Caso não queira uma selfie, uma boa sugestão é que ela seja tirada em um dia comum de trabalho, pois é assim que você é visto todos os dias, certo? Por isso, vale uma pequena produção para o seu dia a dia.
2) Use e abuse das hashtags. Segundo estudos, 11 é a quantidade ideal para um post, mas desde que falem exatamente do que se trata o post. E não precisa necessariamente colocar na descrição da foto, você também pode colocá-las como um comentário em seu post. Crie sua própria hashtag com o seu nome como #adrianotadeubarbosa.
3) Preste atenção nos horários dos seus posts. Há pesquisas na internet que apontam os melhores horários, mas nenhuma é tão eficaz aos testes que você faz nos posts durante a semana. Sua audiência vai melhor interagir com você nos horários que ela estiver conectada. Perceba a quantidade de likes e comentários e para aumentá-los interaja também. Lembre-se de que se quer receber likes, primeiro você tem que fazer, certo?
4) Exiba bastidores nos Stories. Mais do que acompanhar as postagens, nós temos visto as stories de quem acompanhamos. Isso porque é mais interativo, mais objetivo e conseguimos saber das novidades como que em uma TV. Por isso as stories têm feito sucesso entre os perfis mais acessados. Se é tímido, escreva, se conseguir, converse com seu público, e se tem negócios, mostre os bastidores. Adoramos saber como são as coisas por trás das câmeras.
5) Frequência nos posts. Quem gosta de ver um perfil desatualizado? Se escolheu ter rede social, deixe-a apresentável e atualizada. Não é mais necessário ter um post por dia – ou vários no mesmo dia, mas ao menos dois ou três por semana, bem feitos, até porque a mesma pesquisa comentada acima aponta que “The more you post, the less feedback you’re going to get,” (quanto mais você posta, menos retorno você tem), postar demais decresce os likes duas vezes mais rápido que os comentários.
6) Uma vitrine. Imagine que seu Instagram é sua vitrine pessoal e profissional e você precisa cuidar dela para que as pessoas se interessem pelo que você tem a oferecer. Mesmo que seu perfil seja absolutamente pessoal, com somente seus amigos e família, você é lembrado pelos gostos, posts, frases e interações. As pessoas (amigos, parceiros, empregadores, etc) criam uma imagem sua através do que você compartilha, além da imagem que tem quando estão com você.
Sobre Adriano Tadeu Barbosa - É palestrante em Marketing Pessoal e Mercado de Luxo. Tem sua carreira dedicada em consultorias, aulas, supervisão de cursos e criação de conteúdos desde 2006, referência em todo país e com experiência internacional, tendo criado e supervisionado cursos de marketing, empreendedorismo e mercado de luxo pelo Centro Europeu e ISAE/FGV em Curitiba e Paris, capital francesa. É fundador e publisher da @pontopessoal, primeiro portal, revista digital e escola sobre marketing pessoal do país, no ar desde 2010. Adriano Tadeu Barbosa Site: adrianotadeubarbosa.com - E-mail: adriano@adrianotadeubarbosa.
***Smart City Expo Curitiba anuncia parceria com a Frente Nacional dos Prefeitos***
***A Frente Nacional dos Prefeitos (FNP) será a parceira governamental do Smart City Expo Curitiba 2018, edição brasileira do maior evento do mundo sobre o desenvolvimento de cidades inteligentes. Entre os cinco mil participantes esperados para o congresso e a exposição estão prefeitos de todo o Brasil. Eles conhecerão soluções inovadoras e tecnológicas para melhorar a qualidade de vida das pessoas em suas cidades. A FNP busca representar os interesses dos municípios e promover a participação dos representantes locais em questões urbanas e na interlocução democrática com os poderes Legislativo, Executivo e Judiciário, em nível estadual e federal.
Com 29 anos de existência, a entidade atua em cerca de 400 municípios brasileiros com mais de 80 mil habitantes, o que abrange 60% do total de habitantes do país e 75% do Produto Interno Bruto (PIB). Com projetos nas áreas de mobilidade urbana, sustentabilidade e modernização administrativa, a Frente trabalha em parceria com instituições públicas e privadas, como Caixa, BNDES, Sebrae e Instituto Natura. Em novembro passado, a Frente participou do Smart City World Congress, realizado em Barcelona, Espanha.
Na ocasião, Curitiba foi anunciada oficialmente como a cidade que receberá a edição do Smart City Expo em 2018. Um dos anfitriões, o prefeito de Curitiba, Rafael Greca, é vice-presidente de cidades inteligentes da FNP. “A oficialização da FNP como apoio governamental consolida o Smart City Expo Curitiba como um grande palco nacional para gestores públicos, em conjunto com especialistas de todo o mundo, poderem discutir a viabilidade de implementar soluções inovadoras para a realidade do Brasil.
Nossa expectativa é a presença de mais de cem prefeitos durante os dois dias de evento”, explica André Telles, diretor de marketing do iCities, empresa responsável pela organização do evento. Durante o Smart City Expo Curitiba, os prefeitos terão à disposição uma sala exclusiva, na qual poderão ter contato com outros chefes de executivo municipais, palestrantes e representantes de empresas expositoras.
“Os temas relacionados à inovação e às cidades inteligentes sempre estiveram na pauta da Frente Nacional de Prefeitos. Esse trabalho institucional já foi legitimado em parcerias nossas na participação do Smart City Expo & World Congress, que acontece anualmente em Barcelona. Aqui no Brasil não poderia ser diferente. Vamos seguir em busca de soluções para as nossas cidades”, afirmou o presidente em exercício da Frente Nacional de Prefeitos (FNP), Carlos Amastha, prefeito de Palmas.
Sobre o Smart City Expo Curitiba 2018 - O Smart City Expo Curitiba (www.smartcityexpocuritiba.com
O evento já ocorre anualmente em outras cidades ao redor do mundo como Kyoto (Japão), Montreal (Canadá), Puebla (México), Casablanca (Marrocos), Istambul (Turquia), Bogotá (Colômbia) e recentemente em Buenos Aires (Argentina). Curitiba foi anunciada oficialmente como sede da edição brasileira em Barcelona, em novembro, durante o encontro mundial das Cidades Inteligentes, em cerimônia que contou com representantes de 700 cidades de todo o mundo e mais de 400 especialistas.
O Smart City Expo Curitiba tem a chancela da FIRA Barcelona Internacional – consórcio público formado pela Prefeitura de Barcelona, Governo da Catalunha e Câmara de Comércio de Barcelona, e conta com organização do iCities, apoio estratégico do World Trade Center Business Club e participação oficial da Prefeitura de Curitiba como anfitriã.
***Michael Bolton vem ao Brasil em Março***
Crédito da foto: Andrew Macpherson.
***O renomado cantor e compositor norte-americano Michael Bolton conhecido por baladas pop de sucesso como "How Am I Supposed to Live Without You" e "When a Man Loves a Woman", que já vendeu mais de 65 milhões de discos ao redor do mundo e foi premiado diversas vezes no Grammy Awards vem ao Brasil em março de 2018 para uma série de shows da sua turnê “Uma Noite com o Vencedor do Grammy Michael Bolton”, que vai reunir os grandes sucessos da carreira. Com realização da Seven Entretenimento e Poladian Produções, ele desembarca pela primeira vez em Curitiba no dia 15 de março para apresentação inédita no palco do Teatro Positivo - Grande Auditório (R: Pedro Viriato Parigot de Souza, 5.300) às 21horas. Além da capital paranaense, a turnê passa também pelo Rio de Janeiro (08.03), Bahia (10.03) e São Paulo (13.03).
Conhecido por sua voz marcante e letras emocionantes, assim como por seu charme e bela aparência que lhe renderam títulos como "Homem mais sexy da revista People", Michael já teve nove álbuns no Top-10 da Billboard e 9 #1 singles. Em reconhecimento a suas conquistas artísticas, Michael ganhou 2 Grammys como Melhor Performance Pop Vocal (nomeado quatro vezes), 6 American Music Awards e uma Estrela na Calçada da Fama de Hollywood. Como compositor, ganhou mais de 24 Prêmios BMI & ASCAP, incluindo o Compositor de Canções do Ano, os Prêmios 9 Million-Air e o Prêmio Hitmakers do Hall of Fame de compositores.
Suas músicas foram gravadas por uma lista de mais de 100 artistas.
Muitas dessas canções se tornaram singles de sucesso impactando as carreiras de artistas como Laura Branigan (“How Am I Supposed to Live Without You”), KISS ("Forever"), Barbra Streisand (“We’re Not Making Love Anymore”), Cher ("I Found Someone") e Kenny G (“By the Time this Night is Over"). Entre seus maiores sucessos como cantor estão "That's What Love is All About", "How Am I Supposed to Live Without You", "When A Man Loves a Woman", "When I'm Back in My Feet", "How Can We be Lovers”, " Georgia on My Mind ", "Missing You Now”, "To Love Some Somebody" e "Said I loved You...But I Lied”.
Internacionalmente reconhecido, Michael gravou e atuou com ícones musicais que inspiraram e influenciaram sua própria carreira.
Luciano Pavarotti, a quem homenageia ao realizar a aria "Nessun Dorma" em cada um de seus concertos, Plácido Domingo, José Carreras e Renee Fleming e tocou guitarra com BB King.
Um compositor variado e prolífico, Bolton trabalhou com alguns dos maiores compositores e produtores do nosso tempo, incluindo Lady Gaga, Diane Warren, Desmond Child, David Foster, Walter Afanasieff, Kenneth "Babyface" Edmonds, John "Mutt" Lange, Dann Huff, AR Rahman, Phil Ramone e Ne Yo, entre outros, sendo um dos poucos artistas a ter co-escrito com o lendário Bob Dylan, resultando no mega hit, "Steel Bars".
As músicas e performances de Michael foram apresentadas em inúmeras trilhas sonoras de televisão e filmes, incluindo a música temática "Go the Distance" do do filme animado Hercules, de Walt Disney, que foi nomeada ao Oscar e a trilha do recente filme de Russell Crowe, Fathers & Daughters.
Nos últimos anos, Michael tem também trabalhado como ator e produtor de diversos projetos no cinema e na televisão. Seu mais recente álbum, Songs of Cinema, uma seleção de músicas icônicas de trilhas sonoras, foi lançado ao lado de uma produção original da Netflix, o Big Sexy Valentines Day Special de Michael Bolton, que ficou entre as melhores comédias da rede após a estréia.
Atualmente, estrela em Bolt of Talent, uma nova série de competição de musical produzida com Fox Networks Group / Star World na Ásia.
Bolton continua comprometido com causas humanitárias, especialmente através da The Michael Bolton Charities, bem como de outras organizações filantrópicas, tendo por sua dedicação ao ativismo social recebido vários prêmios Humanitários - incluindo o Prêmio Martin Luther King concedido pelo Congresso de Igualdade Racial (CORE), o Prêmio Lewis Hine do Comitê Nacional do Trabalho Infantil, o Prêmio Humanitário Muhammed Ali, a Medalha de Honra da Ellis Island da National Ethnic Coalition of Organizations e o Prêmio de Presença Francesa Preston Lifetime Achievement Award. Michael orgulha-se especialmente das iniciativas levadas a cabo pela própria Fundação, The Michael Bolton Charities, agora no seu 24º ano de defesa a mulheres e crianças em risco.
Os ingressos já estão disponíveis e variam de R$180,00 (meia-entrada) a R$730,00(inteira), de acordo com o setor. Plateia Premium - R$730,00 (inteira) e R$370,00 (meia-entrada) / Plateia Inferior - R$650,00 (inteira) e R$330,00 (meia-entrada) / Plateia Superior - R$470,00 (inteira) e R$240,00 (meia-entrada)/ Plateia Superior Canto - R$350,00 (inteira) e R$180,00 (meia-entrada). A meia-entrada é válida para estudantes, pessoas acima de 60 anos, professores, doadores de sangue e portadores de necessidades especiais (PNE) e de câncer. Portadores do cartão fidelidade Disk Ingressos possuem 50% de desconto na compra de até dois bilhetes por titular. Promoções não cumulativas com descontos previstos por Lei. Valores sujeitos a alteração sem aviso prévio. Já está incluso o valor de R$10,00 de acréscimo por bilhete referente à taxa de administração Disk Ingressos. É obrigatória a apresentação do documento previsto em lei que comprove a condição do beneficiário, na compra do ingresso e na entrada do teatro.
Os ingressos podem ser adquiridos através do Disk Ingressos (Loja Palladium - de segunda a sexta, das 11h às 23h, aos sábados, das 10h às 22h, e aos domingos, das 14h às 20h, - e quiosques instalados nos shoppings Mueller e Estação - de segunda a sábado, das 10h às 22h, e aos domingos, das 14h às 20h), Call-center Disk Ingressos (41) 33150808 (de segunda a sexta, das 9h às 22h, e aos domingos, das 9h às 18h), na bilheteria do teatro Positivo (de segunda a sexta, das 9h às 21h, e aos sábados, das 9hs às 18hs), na bilheteria do teatro Guaíra (de terça a sábado, das 12h às 21h) e pelo portal www.diskingressos.com.br.
Serviço: Michael Bolton Quando: 15 de março de 2018 (Quinta) Local: Teatro Positivo – Grande Auditório (R. Pedro Viriato Parigot de Souza, 5.300) Horários: Abertura do teatro: 20h /Início show: 21h Duração do show: cerca de 90min.
***Livro resgata história dos grandes músicos das décadas de 60 e 70***
Crédito das fotos: Divulgação.
***O jornalista Adherbal Fortes de Sá Júnior participa no próximo sábado (27) de uma tarde de autógrafos para o lançamento do seu livro “Curitiba no tempo do Jazz Band”. Será às 16 horas no Sesc Paço da Liberdade, na Praça Generoso Marques, 189, Centro. Editado pela Artes & Textos, o livro usou parte da pesquisa realizada para o projeto cultural “Vestido Branco, Uma Aventura Musical”, assinado por ele em parceria com a jornalista Miriam Karam.
“Não é um livro histórico, mas é um livro de muitas histórias da música produzida em Curitiba e dos músicos que ajudaram a escrever a história da cidade com notas musicais”, resume Adherbal. O recorte histórico de “Curitiba no tempo do Jazz Band” retrata o ciclo do café, que começou no início do século passado e atingiu o seu auge na década de 1960.
Além de uma explosão demográfica e de desenvolvimento social para o Paraná, a economia cafeeira também influenciou o cenário musical de Curitiba, onde passaram a brilhar grandes instrumentistas, compositores e cantores. Curitiba passou a ser um grande centro musical. “Havia bons músicos e orquestras bem afinadas. Cada emissora de rádio tinha orquestra e conjunto regional. Clubes, cafés, restaurantes e hotéis procuravam músicos. A demanda maior era das casas noturnas, que se multiplicavam no centro da cidade.
A cena ganha efervescência durante um quarto de século, que começou em 1950, com a eleição de Getúlio Vargas, e as festas do centenário da emancipação política do Paraná. A festa de jazz e bossa nova só perdeu o brilho quando a geada negra de 1975 devastou praticamente a totalidade dos pés de café existentes no estado”, conta o autor. Raul de Souza, que trocou o trombone de válvula pelo de vara e foi considerado pela revista DownBeat um dos maiores do mundo, faz parte das histórias contadas no livro.
Ele era um dos 20 músicos do Rio de Janeiro que, no final dos anos 50, foram recrutados para formar a Banda da Base Aérea da Aeronáutica em Curitiba. Durante o dia, os “cariocas” tocavam dobrados militares. À noite, tiravam o uniforme para formar a Orquestra 14 Bis para tocar bebop e cool jazz nas rádios Guairacá e Clube Paranaense. A 14 Bis concorria com as orquestras de Genésio Ramalho e Angelo Antonello nos bailes da cidade.
Já a orquestra do maestro Beppi (Giuseppe Bertollo) era exclusiva da Caverna Curitibana, imenso “taxi-girl”, com salão de 600 metros quadrados, que funcionava no porão do Clube Curitibano. No livro, Adherbal também relata as carreiras de Breno Sauer, que montou um quinteto inspirado no vibrafone do Modern Jazz Quartet e fez sucesso em Curitiba e São Paulo (Boate Oasis, Baiuca e La Vie em Rose), seguindo depois para o México e Estados Unidos, e de Gebram Sabbag, que Luizinho Eça e outros craques consideravam o maior jazzista do Brasil.
Mesmo com esse título, Sabbag nunca aceitou convite para sair de Curitiba. “O livro pretende homenagear a arte desses músicos que nasceram ou escolheram Curitiba para palco de seu talento”, enfatiza o jornalista. A pesquisa original para o projeto “Vestido Branco” e que foi usada para a redação do livro consumiu oito anos de trabalho. As 300 entrevistas com músicos, empresários da noite e frequentadores das rodas de jazz e bossa nova foram feitas por por Susy Murakami, Felipe Laufer e Murilo Alves Pereira.
O resultado revelou que o Brasil musical de 1960 era um arquipélago, sem comunicação entre as suas ilhas. Raros talentos deixavam Curitiba para tentar o sucesso no Rio de Janeiro ou em outros centros, como aconteceu com o Quarteto Bitten-4, liderado por Palminor Rodrigues Ferreira, o Lápis, que se apresentou para uma plateia de 30 mil pessoas no Maracanãzinho, na final do Festival da TV Excelsior.
Para comprovar essa “invisibilidade histórica” dos artistas de Curitiba, Adherbal tentou achar fotos, filmes ou um frame de vídeo tape daquele momento. Nada sobrou, mas o resgate é feito nas páginas de “Curitiba no tempo do Jazz Band”. Adherbal Fortes trabalhou em jornais e televisões de Curitiba e foi coautor, com Paulo Vítola, dos musicais “Cidade Sem Portas” e “Terra de Todas as Gentes”, o primeiro encenado durante um ano no recém-inaugurado Teatro do Paiol e o segundo escrito para inaugurar o grande auditório do Teatro Guaíra, em 1975.
Serviço: Lançamento do livro “Curitiba no Tempo de Jazz Band”, de Adherbal Fortes de Sá Júnior Dia 27 de janeiro, sábado, 16 horas Sesc Paço da Liberdade, na Praça Generoso Marques, 189, Salão Nobre, Centro, Curitba/PR.
***CIA do abração apresenta espetáculo que homenageia Villa Lobos***
Crédito da foto: Pam Souza.
***No domingo, dia 28, acontecerá a sexta edição da série de apresentações gratuitas e outras experiências teatrais, dando continuidade ao Projeto Abração em Ação, desenvolvido pela Associação Abração Círculo das Artes-AACA, em parceria com a Cia. Do Abração. Nesta edição, a Cia. do Abração apresenta o espetáculo “O Trenzinho do Caipira”. No palco, seis personagens, de diferentes regiões do Brasil, simultaneamente, recebem uma misteriosa carta de Villa Lobos, convidando-os para uma viagem de trem.
Encontram-se, por obra do destino ou da carta que receberam, na estação de trem e constatam que acabam de perdê-lo. Este fato provoca uma instabilidade e um questionamento em cada um sobre o sentido de estarem ali. O sentido da viagem, o sentido do trem. O sentido da própria vida. Ao se conhecerem, percebem suas necessidades e desejos comuns e decidem, então, construir o seu próprio trem.
A diretora da Cia do Abração Letícia Guimarães comenta que ao final, com várias informações obtidas sobre a obra de Villa Lobos e muitos ensinamentos para suas próprias vidas, juntos, nossos brasileiros conseguem construir seu próprio trem. “Nossos personagens decifram a missão contida na misteriosa carta enviada por Villa Lobos e que lhes dá motivação suficiente para iniciar sua grande viagem. O final desta viagem? Cada espectador poderá concluir qual o sentido este trem tomará...”, comenta a diretora. O espetáculo “O Trenzinho do Caipira” será apresentado no dia 28, domingo, às 16h na sede da Cia do Abração, entrada franca.
Projeto Abração em Ação - Há 16 anos, a Cia do Abração mantém o seu espaço cultural, localizado no bairro do Bacacheri, alicerçada na Cultura de Grupo, como alternativa de resistência e modelo de organização e geração de poéticas: identificado ao teatro de grupo, como filosofia e como estratégia de sobrevivência. Na atual conjuntura em que a prática teatral perdeu significativamente seu caráter ritualístico e passou a vigorar a lógica da mercadoria, perante um mercado praticamente exíguo, mais do que nunca se faz necessário este espaço de resistência e de reflexão, em permanente busca da estabilidade grupal.
Nesta ótica, o Projeto abração em Ação, desenvolvido pela AACA - Associação Abração Círculo das Artes, viabiliza este sonho, mais e além, a necessidade vital de manter um trabalho de excelência, através da Lei Estadual de Incentivo à Cultura, Profice e Copel, que incentivando, cumprem não só o importante papel de coparticipes, socialmente responsáveis e solidários à causa da arte e cultura, mas acima de tudo, reconhecendo a importância do espaço da CIA. do Abração e suas produções culturais, apoiando um projeto de longo prazo, com organização de práticas pedagógicas identificadas ao propósito do grupo perante a sociedade e assim ofertando caminhos alternativos das lógicas hegemônicas.
O projeto prevê apresentações teatrais gratuitas, direcionadas a crianças de todas as idades, ao longo do ano, além de oferecer 10 bolsas de ensino de teatro gratuitas, para crianças, jovens e adultos que comprovem situação de risco ou estado de pobreza e 3 bolsas gratuitas para atores profissionais nas oficinas de aprimoramento técnico do grupo. Site:
Serviço: O Trenzinho Do Caipira Apresentação: Dia 28/01/2018 - Horário: domingo, às 16h Local: Sala Raul Cruz, sede da Cia. do Abração. Rua Paulo Ildefonso Assumpção, 725 - Bacacheri – Curitiba - PR Entrada: franca (Sujeito a lotação) *Os ingressos serão distribuídos a partir das 15h Duração: 50 minutos - Classificação indicativa: Livre - Indicado para todas as idades.
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