***Fábio Jr. apresenta seu novo show em Curitiba neste sábado***
Crédito da foto: Divulgação.
***Curitiba recebe neste sábado (4) o cantor romântico Fábio Jr. apresentando a turnê “O que importa é a gente ser feliz”. No set list serão tocados grandes sucessos da carreira como “Só Você”, “O Que Que Há”, “Alma Gêmea” e “Caça e Caçador” que dão muito romantismo ao show do cantor, além das canções que fazem parte de seu novo cd, “To Investindo Nessa História”, “Amem, Amor” e “Será Que Fui Claro?”.
O cantor que é um dos artistas mais completos de sua geração se apresenta em única apresentação no Teatro Positivo. Uma das novidades foi a seleção do repertório, que contou com a participação do público na escolha por meio de uma enquete com uma lista de músicas que Fábio Jr. disponibilizou em suas redes sociais. “Colocamos para votação 52 músicas para a moçada eleger as preferidas e as que mais gostariam de ouvir neste show. Assim, juntos, acredito que conseguimos montar um repertório bem legal para todo mundo curtir pra caramba”, destaca Fábio Jr.
Um dos grandes destaques desta turnê é o cenário, que é revelado através da iluminação, contando com cortinas, colunas e elementos que valorizam a estética de forma simples e sofisticada, sem a utilização de recursos audiovisuais. O conceito da proposta, criativa e versátil, permitirá que Fábio Jr. utilize a mesma cenografia em todos os shows, independente do tamanho, mantendo a dinâmica e beleza do espetáculo com a utilização da luz que permite um resultado visualmente impactante, tornando-se um atrativo a parte.
A banda que o acompanha nesta maratona de shows é formada por Amador Longhini no teclado e direção musical, Álvaro Gonçalves na guitarra e violão, Jotinha no baixo, Gustavo Barros na guitarra, Pepa D¹Elia na bateria e Aldo Gouveia e Ellis Negress nos vocais. Com mais de 30 trabalhos em sua discografia, Fábio Jr. também é reconhecido pelo seu talento como compositor, ator e apresentador.
Serviço: Show Fábio Jr. Data: 04/07/2015 Local: Teatro Positivo - Grande Auditório Horário: 20:00 (Abre a casa) / 21:00(Aprox. do evento) Ingressos: Os valores variam de R$ 86 a meia-entrada a R$ 566 a inteira. O preço varia de acordo com o setor - Meia-entrada é válida para estudantes, maiores de 60 anos, professores e doadores de sangue em dia - Desconto de 50% no ingresso inteira: para Cartão Fidelidade Disk Ingressos, Assinantes Gazeta do Povo, Tenistas da Federação Paranaense de Tênis, Associados do Santa Mônica Clube de Campo, Clube de benefícios do Teatro Positivo e na apresentação do Bônus Flyer. Informações: 41 3315-0808.
**********EM EVIDÊNCIA**********
*****O charmoso Largo Curitiba do Shopping Curitiba recebe no mês de julho, a pianista Noara Barreiros. Ela se apresenta nas quintas e sextas-feiras, das 12h às 14h e aos sábados, das 13h às 15h. O Menu Musical, projeto da emissora Lumen FM em parceria com o Shopping Curitiba, entra em seu sexto ano de apresentações musicais. Desde 2009 recebe grandes nomes da música instrumental, além de novos talentos que encantam o público. Mais informações no site www.shoppingcuritiba.com.br
*****A música do cantor e compositor François Muleka será apresentada ao público curitibano no show “Fauno Aflora”, que acontece na próxima sexta-feira (3), às 20h, no Teatro do Paiol. Será a oportunidade de conhecer o trabalho desse músico brasileiro, filho de africanos, e suas canções inéditas com fortes traços da música do Congo (de onde vêm seus pais), do Brasil e de Cuba.
*****O grupo de comédia Tesão Piá, que se apresentou todas as quintas-feiras do último mês no Santa Marta Bar, faz sua última performance na casa nesta quinta, dia 2 de julho. O grupo é famoso pelas piadas com curitibanos - e principalmente aos ‘curibocas’, de quem tanto se ouve falar.
*****O inverno acaba de chegar e o Shopping Mueller convida seus clientes para aproveitarem a “Liquida Mueller de Inverno”, e começar a estação com um guarda-roupa renovado para driblar o frio. A ação acontece de 2 a 5 de julho, e terá itens com descontos de até 70%. Para oferecer os melhores preços ao público, os lojistas se empenham preparando seus estoques para o período da promoção, com descontos atrativos.
*****A Academia Brasileira Cheveux promove no dia 6 de julho, das 9h às 17h, o Curso de Penteado passo a passo, ministrado pelo cabeleireiro paranaense, o premiado Ennys Ribeiro. As participantes aprenderão técnicas de penteados, contarão com uma modelo viva para praticar e, ao final, receberão um certificado de conclusão do curso. Os interessados devem entrar em contato pelo telefone (41) 3262-6612. As vagas são limitadas. A Academia Brasileira Cheveux fica na Av. Visconde de Guarapuava, 1.664. Mais informações pelo site www.facebook.com/
*****Presente nos melhores eventos de gastronomia e negócios em todo o Brasil, a Rodriaço também estará na HortiFruti & Foods Brasil Show 2015. O evento, que acontece entre os dias 30 de junho e 02 de julho, no centro de eventos da FIEP, no Jardim Botânico vai reunir toda a cadeira produtiva do setor, entre produtores de frutas, hortaliças, flores, máquinas, insumos, equipamentos e tecnologia. As inscrições podem ser feitas pelo site www.hortifrutibrasilshow.com.
*****O trabalho em cerâmica com materiais naturais do artista plástico Gilberto Narciso, registrado em fotografias, ganha exposição em julho na Fnac Curitiba. A abertura de “Gilberto Narciso: Cerâmica de alta temperatura com rochas e minérios” acontece no dia 3 (sexta-feira), a partir das 19h30, com bate-papo. São dez imagens de produções recentes do artista, que trabalha com cerâmica há 30 anos. As fotografias foram feitas pelo seu filho, Lauro Narciso. O evento de lançamento tem entrada gratuita, assim como a exposição.
***Marsalla Moda Festa***
Crédito das fotos: Vanessa Lima.
Na foto 01: A empresária Maria Salete Fabris e o jornalista Alcelly Flores.
Na foto 02: Marsalla Moda Festa.
***Não há nada melhor do que encontrar o vestido de festa dos seus sonhos, lindo e pronto, em um lugar seguro e de fácil acesso. Agora, as mulheres de Curitiba terão essa comodidade, com a Marsalla Moda Festa, a primeira loja exclusiva de vestidos de festa do Pátio Batel, inaugurada esta semana. Mais do que oferecer vestidos de festa em Curitiba, a loja se firma como um espaço onde sonhos se realizam, superando expectativas.
À frente da Marsalla estão os empresários Alcione Faoro Filho e Maria Salete Fabris, há oito anos franqueados da marca Arthur Caliman, que trazem para as clientes os mais luxuosos trajes de etiquetas desejadas, como Vivaz e Viva por Vivaz, Lourice Martinelli, Patchoulee, Mabel Magalhães e Barbara Bela.
“Temos o diferencial de trabalhar com alto padrão de acabamento. Além disso, a nossa loja é a melhor opção para aquela cliente que precisa encontrar tudo em um só lugar, com horário estendido, incluindo finais de semana e feriados, porque estamos dentro de um shopping, o mais sofisticado e completo de Curitiba”, afirma a empresária Maria Salete Fabris.
A Marsalla já entra no mercado de Curitiba oferecendo as principais tendências da Moda Festa Outono / Inverno 2015. Entre os modelos estão os estilos em rendas - que tornam o look romântico, charmoso e delicado - as transparências, os vestidos de silhueta marcada, muito decote nas costas, com luxo total de pedraria e bordados. As fendas estão com tudo e os curtos, porém discretos, também são a aposta da Marsalla, que complementa o look com uma vasta opção de acessórios inusitados e exclusivos.
“Além de todas as novidades que estamos trazendo, teremos dentro da loja uma costureira para fazer os ajustes necessários nos vestidos escolhidos pelas nossas clientes. Será um serviço para entrega rápida, porque o que a cliente hoje não quer, e não pode, é ficar em busca de um vestido de festa por muito tempo, indo e voltando às lojas. Nosso atendimento será personalizado”, destaca o empresário Alcione Faoro Júnior.
A escolha do nome Marsalla - Marsala é a cor de 2015, eleita pela Pantone Color Institute, e também o nome de um vinho forte e doce de origem italiana. A cor do ano foi revelada após uma série de pesquisas e observações mundiais, para que expresse um senso comum entre as pessoas. É sóbria e adiciona elegância em qualquer ambiente. Sua aparência fechada se adequa ao outono/inverno, mesmo que também possa ser harmonizada em estações mais quentes.
Inspirada na essência dessa escolha, a Marsalla Moda Festa inaugura sua primeira loja em Curitiba, no Pátio Batel, como referência em elegância e sofisticação.
Serviço: Marsalla Moda Festa
Pátio Batel – Avenida do Batel, 1868 – Batel, Curitiba – PR
Piso L3 - 2ª a sáb.: 10h - 22h | dom. e feriados: 14h - 20h
Tel: (41) 3020-3468 / www.marsallamodafesta.com.br
***Celmar by Carlos Tietjen***
Crédito das fotos: Gerson Lima.
***A vitrine oferece mais do que boas-vindas à loja. Esse espaço imprime o principal conceito da marca, além de identificar suas referências. Na loja de ambientes planejados Celmar by Carlos Tietjen, três vitrines estão expostas ao público, sendo que uma se destaca pela originalidade da proposta. A Vitrine Boutique tem como referência as lojas pop-up, um ponto de linhas exclusivas da marca. Para criar um cenário real, o arquiteto Carlos Tietjen convidou a designer de joias Silvia Doring para expor suas peças juntamente com os acessórios masculinos assinados pela Celmar by Carlos Tietjen.
Segundo o arquiteto Carlos Tietjen, a inspiração para o projeto surgiu das obras do artista Luiz de Souza, que embora realista, o arquiteto explorou o imaginário de Veneza. “Procurei uma linguagem figurativa, pois o quadro retrata o vermelho em suas máximas tonalidades, com destaque para o Vermelho Lava Marsal, presente na paleta de cores da loja”, explica Carlos Tietjen. Em perfeita harmonia, duas obras do artista Luiz de Souza compõem o ambiente principal da loja Celmar by Carlos Tietjen.
O quadro exposto na Vitrine Boutique é uma plotagem, que teve como inspiração o carnaval de Veneza. “O quadro representa a introspecção do carnaval de Veneza, que é bem diferente do Brasil. Apesar das cores, o desenho transmite um ar de reflexão e contemplação”, explica Luiz de Souza. Outra obra completa o ambiente, com a escultura em 3D da mesma fase do artista em Veneza. “Essa peça tridimensionalisa todos os meus quadros inspirados na Commedia Dell'arte”, afirma o artista.
Para Luiz de Souza, suas obras ambientaram perfeitamente na cenografia da loja, transparecendo na Vitrine Boutique esse clima do Carnaval de Veneza. Para remeter ao teatro da cidade italiana, Carlos optou pela cortina vermelha de veludo com a costura marcante. Além do lustre de cristal no formato de velas. O tapete Versace e a poltrona Ball Chair compõem um ambiente mais contemporâneo. Vale destacar a asa que retrata os anjos urbanos, criando um elemento de impacto entre os tons preto, vermelho e dourado.
Sobre Celmar by Carlos Tietjen - A Celmar é referência no setor de móveis planejados, sendo que a qualidade de seus produtos está associada à matéria-prima, além da alta tecnologia implantada na fabricação dos móveis. O diferencial da Celmar by Carlos Tietjen é unir a credibilidade e qualidade aprovada dos móveis planejados com o talento do arquiteto e sócio- proprietário Carlos Tietjen em todos os projetos, pois além do mobiliário, ele especifica toda a personalização dos ambientes. Av. Presidente Getúlio Vargas, 2100 - Bairro Água Verde – Curitiba/PR.
***Teatro lotado***
Crédito da foto: Fabiana Guedes.
Na foto: A jornalista Mira Graçano, o palestrante Mario Sergio Cortella e a coach Maria Almeida Garcia, sócia-diretora da Neoplan.
***O renomado filósofo, doutor em Educação e escritor, Mario Sergio Cortella lotou o Teatro Bom Jesus com sua palestra sobre "Gestão do Conhecimento: Um Desafio Necessário". Realizado no mês de junho pela Neoplan, empresa que atua no mercado corporativo há 25 anos, o evento reuniu mais 650 pessoas.
***Caffe Milano Sete de Setembro inicia segundo semestre com novidades***
Crédito das fotos: Divulgação.
***O Caffe Milano Sete de Setembro, restaurante sediado no Batel, em Curitiba, tem como proposta servir refeições rápidas, sem abdicar da qualidade e do ambiente agradável. No primeiro semestre deste ano, o restaurante investiu em uma nova decoração para deixar o local ainda mais aconchegante, além de incluir pratos inéditos no buffet, que também ganhou em termos de espaço e circulação. Só na parte de saladas, agora são mais de 20 opções para o cliente montar um prato saudável e completo. Entre os pratos quentes, a casa manteve as receitas que já são "carros-chefe" e incluiu outras opções de comida saudável.
As mudanças foram feitas a partir de pesquisas realizadas com clientes e feedbacks recebidos no dia a dia. Uma das demandas foi a ampliação da quantidade de pratos mais leves, demonstrando o aumento da preocupação com a saúde e o bem-estar. Aberto todos os dias para almoço, o Caffe Milano Sete de Setembro apresenta o melhor da gastronomia italiana com um cardápio que varia diariamente. São diversas opções de saladas e grãos funcionais, carnes, massas, pratos vegetarianos e grelhados feitos na hora, além das sobremesas, como tortas, mousses e opções dietéticas.
Localizado na Avenida Sete de Setembro, o restaurante é opção para quem procura praticidade e um buffet completo, que não dispensa pratos naturais. Além disso, a casa oferece o "Caffe Milano em Casa", um serviço de preparo de pratos para eventos, almoços e jantares, principalmente aqueles de "última hora". A casa aceita encomendas de entradas, pratos principais e sobremesas com até 24 horas de antecedência.
Serviço: Caffe Milano Sete de Setembro Buffet a Quilo Almoço de Segunda a sexta das 11h30 às 14h30 / Sábados, domingos e feriados das 11h30 às 15h Endereço: Av. Sete de Setembro, 5388, Curitiba Telefone para reservas e encomendas: (41) 3343-4344 - E-mail: sete@caffemilano.com.br / Site: http://www.caffemilanoexpress.
***Ana Luísa Castro (Sergipe) é eleita Miss Mundo Brasil 2015***
Crédito da foto: Divulgação.
Na foto: A esquerda Novo Mister Brasil 2015 Anderson, a direita Miss Brasil 2015 Ana Luísa e ao meio Lilian Oenning, da Maquel, empresa patrocinadora oficial do evento.
***Ana Luísa Castro foi eleita a Miss Mundo Brasil 2015. Ela concorreu com outras 36 candidatas em uma semana de muitas provas e acabou coroada a mais bela do país. Com patrocínio oficial da Maquel, marca do Termo Spray Anticelulite Sabrina Sato, o concurso teve sua grande final realizada neste sábado, dia 27, em Florianópolis. Apesar de ser capixaba, a vencedora representou o estado de Sergipe na competição.
Ana Luísa tem 23 anos, 1,78m, e trabalha como modelo desde os 13. Atualmente, mora na Bélgica, estuda administração de empresas e, além de português, fala três outras línguas: inglês, espanhol, francês. “É um sonho realizado. Foi um momento inesquecível. Vou poder me dedicar formalmente à caridade”, disse após a coroação.
Este ano, o concurso enfatizou o lado social das candidatas, substituindo o tradicional desfile de biquíni pela prova Beleza com Propósito. Educar iluminando vidas foi o propósito de Ana Luísa. Contudo, a vencedora da prova foi Thainá Magalhães do Distrito Federal, com o trabalho de apoio em melhorar a saúde e a autoestima de mulheres em situação de sobrepeso.
A miss que ficou em primeiro lugar na prova de Talentos foi Nathália Pinheiro do Espírito Santo, que se apresentou na final cantando. Ainda no Top 5 do concurso Miss Mundo Brasil 2015 ficaram: Catharina Choi Nunes representante de Ilhabela, Paula Gomes (Mato Grosso do Sul - 3º), Mariana Moura (Rio Grande do Sul - 4º) e Thainá Magalhães (Distrito Federal - 5º).
***'Mercato' italiano movimenta Curitiba***
Crédito das fotos: 01 - Divulgação - 02 - Camila Higachi.
Na foto 02: Duas gerações que trabalham juntas, mãe e filhos: Vinicius, Vania e Gianni Jr Cocchieri.
***Altíssima qualidade e preço acessível no Mercato Villa Cocchieri, toda a loja com até 70% de desconto na moda feminina, festa e casual, lingerie, fitness, sapatos e acessórios.
Inspirado no comércio italiano, o evento teve início no dia 19 de junho e está surpreendendo os clientes com os produtos, além de expor as peças na calçada em frente às lojas aos finais de semana, assim como acontece na Itália.
O evento vai até 19 de julho, de segunda a sexta das 9h30 às 19h, sábados das 9h às 19h e domingos das 14h às 19h, na Av. Nossa Senhora da Luz, 2237, Jardim Social.
***Prêmio Bom Gourmet Gazeta do Povo recebe indicações do público na categoria Sabor Popular***
***O Prêmio Bom Gourmet Gazeta do Povo já começou! O público pode participar indicando o melhor Sabor Popular de Curitiba até dia 2 de julho. Nesta 6.ª edição, uma das novidades é a inclusão de coxinha e prato feito na categoria Sabor Popular, que já elege o melhor pastel, carne de onça e feijoada.
Depois das indicações, que podem ser feitas pelo site: www.gazetadopovo.com.br /
O resultado será conhecido em 3 setembro, na edição especial da revista do Prêmio Bom Gourmet e pelo aplicativo para smartphones e tablets. Além do Sabor Popular, o Prêmio Bom Gourmet conta com as categorias: Sabor Especial, Novos Talentos e Chefs 5 Estrelas.
No Sabor Especial, jurados convidados indicam os pratos em várias especialidades. Há os pratos do menu completo (Couvert, Entrada, Prato Principal e Sobremesa) e ainda são premiados os melhores em: Pão, Pizza, Sanduíche, Carne, Peixe, Massa, Petisco, Chocolate, Café, Adega, Carta de Cerveja, entre outros.
Na competição Novos Talentos, cozinheiros egressos dos cursos de gastronomia de Curitiba são desafiados em prova prática. Na categoria Chefs 5 Estrelas são eleitos os nomes que brilharam nas cozinhas curitibanas nos últimos meses.
Gazeta do Povo - A Gazeta do Povo, que faz parte do Grupo Paranaense de Comunicação (GRPCOM), é uma grande plataforma de comunicação, que está presente o tempo todo na vida dos paranaenses, seja com informação e diferentes opiniões nas plataformas impressa e digital (online, mobile e tablet), em projetos especiais e eventos. Com uma história de 96 anos e com olhos no futuro, a Gazeta do Povo se renova diariamente e coloca no mercado novos produtos, serviços e iniciativas para estar ainda mais próxima do leitor.
***13º Prêmio Paranaense de Excelência Gráfica Oscar Schrappe Sobrinho mostra evolução dos trabalhos gráficos no Estado***
Crédito da foto: Amarildo Henning.
Na foto: Equipe da Corgraf, empresa levou para casa 10 troféus e é a maior vencedora na história do Prêmio Oscar Schrappe Sobrinho, com 106 conquistas.
***Uma das mais importantes premiações do setor gráfico no Brasil, o 13º Prêmio Paranaense de Excelência Gráfica Oscar Schrappe Sobrinho mostrou o quanto as empresas estão empenhadas em investir em qualidade para superar os números negativos do setor no Brasil. Das 50 gráficas concorrentes, em 50 categorias, 23 delas levaram para casa pelo menos um troféu. Foi um dos maiores índices de vencedores em toda a história da premiação.
O Oscar Schrappe Sobrinho é promovido pelo Sigep/Abigraf-PR (Sindicato das Indústrias Gráficas do Estado do Paraná e Associação Brasileira da Indústria Gráfica - Abigraf Regional Paraná) e foi entregue na última sexta-feira (26), no Santa Mônica Clube de Campo, em Colombo, região de Curitiba. O evento acontece desde 2002 para estimular a qualidade e incentivar a criatividade e as inovações tecnológicas das gráficas do Estado. Este ano foram inscritos cerca de 500 produtos, em categorias como impressão de cartões de visitas, revistas, livros, rótulos, cartazes, folhetos, adesivos, embalagens, impressão digital em grandes formatos, entre outras.
Em um momento que o setor aponta para fechar o ano com decréscimo na produção em relação ao ano passado, as empresas que mais ganharam troféus têm em comum investimento em equipamentos de ponta, mas, principalmente, um cuidado redobrado na gestão de pessoas e de qualidade. “Investimos em equipamentos de ponta, mas o diferencial está na forma como nos preocupamos com os produtos que fazemos para nossos clientes.
Da compra do melhor papel ao acabamento, passando por treinamentos constantes dos colaboradores, estamos focados 100% em oferecer a melhor solução. No dia a dia, isso faz muita diferença e ajuda, não só na conquista de prêmios, como também a nos manter com números positivos”, disse André Linares, diretor da Corgraf, maior vencedora da noite, com 10 troféus, e também a maior ganhadora na história do prêmio, com 106 conquistas.
Outro exemplo dos bons resultados na busca por diferenciação de produto gráfico é a Hellograf, dirigida por Abilio Santana, que também é presidente do Sigep. “Fizemos em 2014 o maior investimento da história da Hellograf, em uma impressora de cerca de R$ 4 milhões, mas é no capricho diário dos funcionários, na busca por entender a fundo o negócio de nossos clientes que fazemos diferença e que deve nos gerar crescimento de até 15% este ano”, explica Abilio, que levou para casa cinco troféus, a maior quantidade ganha por sua empresa em uma edição.
O presidente do Conselho Diretivo da Associação Brasileira da Indústria Gráfica - Abigraf Nacional, Julião Flaves Gaúna, pontou que os prêmios estaduais, como o Oscar Schrappe Sobrinho, são uma ótima fonte de criatividade e incentivo para as gráficas amenizarem os efeitos da crise. "Fechamos o primeiro trimestre com decréscimo de mais de 3% na produção e para 2015 em geral não deverá haver mudança.
Uma forma de amenizar os problemas é ter criatividade, investir em inovação, buscar novos nichos e sempre oferecer qualidade. E mostrar tudo isso nas premiações é uma ferramenta de marketing que contribui para o crescimento de quem participa", disse. Para o presidente da Abigraf-PR, Jair Leite, a pulverização de ganhadores mostra que as gráficas estão evoluindo em qualidade e acirra ainda mais a disputa para os próximos anos. “É uma competição saudável e o fato de mais concorrentes terem ganho este ano aponta para evolução do setor.
O momento é de crise, mas é com criatividade e busca incessante pela qualidade que vamos superar as adversidades. E o prêmio vem mostrando que as empresas estão no caminho certo”. A evolução é ratificada por Aparecida Soares Stucchi, diretora de Operações da ABTG (Associação Brasileira de Tecnologia Gráfica), que coordena a premiação. "Todo os anos o Paraná apresenta evolução na qualidade, desde a pré-impressão ao acabamento dos produtos. Tanto é verdade que o Estado é um dos que mais ganham troféus na premiação nacional do setor, que e o Prêmio Fernando Pini, realizado em São Paulo sempre no fim do ano", diz.
Vencedores - As gráficas premiadas foram: Corgraf (10), Hellograf (5), Ótima (5), Midiograf (3), Múltipla BR (3), Posigraf (2), Comunicare (2), Lisegraff (2), Flink Print (2), Imprime (2), Kingraf (2), DP Stúdio (2), Grafset (2), Malires (2), Radial (1), Kamaro (1), Belton (1), Masterprint (1), Tuicial (1), Nova Gráfica (1), Exklusiva (1), Idealiza (1) e Reproset (1).
Também foram premiados os melhores fornecedores, prestadores de serviços e distribuidores de matérias-primas, insumos e equipamentos para indústria gráfica. São eles: WG, Agfa, Heidelberg, TLT Teletoner, Delta E, Quimagraf, Rio Branco, Intenções e Copigraf.
***Escultura de Tomie Ohtake ganha pintura de conservação***
Crédito da foto: Divulgação.
***A Fundação Cultural de Curitiba iniciou nesta segunda-feira (29) a pintura de conservação da escultura de Tomie Ohtake instalada Museu Municipal de Arte (MuMA) – Portão Cultural. A obra em concreto tem 11 metros de altura e foi criada especialmente para Curitiba, em 1996, para celebrar o centenário de amizade Brasil-Japão. Segundo a coordenadora de acervo da FCC, Maria Isabel Soppa, os trabalhos devem durar mais alguns dias pois a obra receberá ao menos três camadas de tinta.
"Antes de iniciar a pintura fizemos vários testes para chegar no tom de vermelho mais próximo da cor original desde a instalção da escultura", revela Maria Isabel. Cores – A pintura de conservação da escultura de Tomie Ohtake é uma parceria da Prefeitura de Curitiba com as Tintas Coral e faz parte do projeto “Tudo de Cor para Curitiba” que já realizou ações no Setor Histórico, na Rua Riachuelo, com a repaginação de 53 imóveis, e em 14 imóveis da Rua São Francisco.
Sobre a artista – Considerada a “dama das artes plásticas brasileiras”, Tomie Ohtake chegou ao Brasil em 1936 e só começa a pintar aos 40 anos de idade, construindo uma trajetória como poucos artistas brasileiros conseguiram. Os anos 1960, quando se naturalizou brasileira, foram decisivos para a sua maturação como pintora originária da abstração informal.
Além da pintura e da gravura, Tomie realizou esculturas em grandes dimensões para espaços públicos e, desde a 23ª Bienal Internacional de São Paulo, em 1995, quando teve uma sala especial de esculturas, vem expandiu sua produção tridimensional. Hoje, 27 obras públicas de sua autoria fazem parte da paisagem urbana de algumas cidades brasileiras.
Nenhum comentário:
Postar um comentário