quarta-feira, 10 de dezembro de 2014

Coluna do dia 10/12/14

***Paula Toller lanca "Transbordada" no iTunes***


Crédito da foto: Divulgação.

***Paula Toller chega com força total ao aguardado álbum 'Transbordada", com repertório composto em parceria com o produtor Liminha. A cantora acaba de assinar seu primeiro contrato com a Som Livre, que fará um lançamento especial no iTunes a partir de 8 de dezembro. O single "Calmaí" já está nas paradas de sucesso e o O CD físico estará nas lojas em janeiro de 2015.

***Laboratório de Varejo*** 


Crédito da foto: Agência La imagem. 

Na foto: Osmar Dalquano Junior, Sebrae - Unidade de Negócios Competitivos, coordenação Varejo; Fabíola Paes, coordenadora do Laboratório de Varejo da UP; e Fernanda Pesarini Tarli, Sebrae - coordenadora do Programa Varejo Mais Curitiba e Paranaguá - regional Leste. 

***A Escola de Comunicação e Negócios da Universidade Positivo (UP) recebeu convidados para a inauguração do Laboratório de Varejo – um espaço inovador, equipado com a última tecnologia, que possibilita ao aluno sair da sala de aula e ir para a prática, sem sair da Universidade. No local, que simula o ambiente de uma loja, são realizadas pesquisas variadas sobre o varejo, como layout e disposição de produtos, aromatização e climatização, música ambiente, maneiras de expor os preços e comportamento do consumidor. 

**********EM EVIDÊNCIA**********

*****A convite da Boulle Móveis de Fundamento o alpinista Waldemar Niclevicz fará uma tarde de autógrafos para convidados nesta quarta-feira (10), das 17h às 19h, na Semana Office D.O.C., no Edifício Azzurium, no Batel. A entrada é franca e os convidados poderão visitar o espaço assinado pelos arquitetos Fernando Schwertner e Rafael Carvalho, que faz parte da Semana Office. 

*****A Camerata Antiqua de Curitiba escolheu para encerrar a temporada de concertos deste ano a obra Weihnachts Oratorium BWV 248 (Oratório de Natal), do compositor alemão Johann Sebastian Bach (1685-1750). O espetáculo, terá como maestro o belga Peter van Heyghen, especialista em música antiga, regente principal e diretor artístico da Orquestra Barroca Les Muffatti, em Bruxelas. As apresentações acontecem na Capela Santa Maria Espaço Cultural, às 20h do dia 12 (sexta-feira) e às 18h30 do dia 13 (sábado).

*****O Solar do Rosário apresenta, neste fim de semana, uma mostra de design e um recital de música em sua programação cultural. No sábado (13/12), inaugura a exposição do curso de Estamparia, com obras feitas pelos alunos de Lucíola Zamprogna, que fica disponível por uma semana para apreciação. Ela estimulou os alunos a criarem um portfólio com trabalhos nas mais diferentes técnicas e estampas. Já no domingo (14/12), às 19h, acontece o Recital do Violão, com os alunos de Fernando Aguera. A exposição das obras publicadas no livro “Naïf no Paraná”, inaugurada neste domingo (7), continua aberta até o final de janeiro de 2015.

*****A TURN TO ART, galeria de arte online, tem novidades para presentear neste fim de ano. São as edições limitadas das obras “Dorothy” e “George” da série Fabulário (2013) que fala sobre a relação imagem virtual com o espaço onírico. “São alegorias do século XXI que crio a partir de conexões diversas sobre assuntos que pesquiso na internet”, conta o artista Osvaldo Carvalho.

*****Uma das estreias mais aguardadas do ano, o filme “O Hobbit - A Batalha dos Cinco Exércitos” será celebrado em toda a Rede Cinesystem Cinemas com promoção para os cinéfilos: na compra do combo grande, super ou duplo nas bombonieres, mais R$ 5, você levará para casa um chaveiro de metal no formato da adaga do personagem Bilbo Bolseiro. O brinde especial também será vendido separadamente por R$ 8. A promoção começa a valer na próxima quinta-feira (11/12), data de estreia do longa. Em Curitiba, o Cinesystem conta com multiplex nos shoppings Cidade, Curitiba e Total. Em Paranaguá, no Supermercado Condor.

***Galeria Infantil***


Crédito da foto: Divulgação/Colégio Positivo.

Na foto: A assessora de artes do Colégio Positivo, Telma Montrucchio Ikiu, com Zilda Fraletti, a aluna Ana Beatriz Coral Miranda, a diretora do Colégio Positivo Internacional, Audry Castello Branco, e o diretor geral do Colégio Positivo, Celso Hartmann.

***A visita de Zilda Fraletti no Colégio Positivo Internacional marcou o encerramento da exposição "Redescobrindo os Espaços", que integrou a Posiarte 2014. A marchande paranaense se impressionou com o talento e criatividade dos alunos da Educação Infantil e Ensino Fundamental que, baseados em obras de artistas como Pablo Picasso, Mauricio de Sousa, Willard Wigan e outros 12 artistas, desenvolveram projetos de interferência urbana.

***Grupo RIC recebe homenagem do Sistema Ocepar***


Crédito da foto: Divulgação.

Na foto: Da (e/d) o presidente da Coamo, José Aroldo Gallassini, o presidente do sistema Ocepar, João Paulo Koslovski, o diretor de conteúdo do Grupo RIC Paraná, José Nascimento, o presidente da Cooperativa Agrária, Jorge Karl e o presidente da Cooperativa Batavo, Renato Greidanus.

***O Grupo RIC Paraná recebeu o troféu “Cooperativas Orgulho do Paraná”, na última sexta-feira (05), durante o Encontro Estadual de Cooperativistas Paranaenses. A homenagem é concedida pelo Sistema Ocepar às instituições e personalidades que apoiam e contribuem com o cooperativismo e o desenvolvimento do Estado.

“A homenagem da Ocepar é significativa e a companhia está imensamente gratificada pelo respeito que temos pelo agronegócio e pelo homem, não só pelo faturamento de 50 bilhões, mas especialmente por que são as cooperativas e agricultores que colocam comida na mesa das pessoas”, conta Nascimento.

***Festa Disco Dance Seventy Party faz sucesso em Curitiba***


Crédito da foto: Divulgação.

***No último final de semana, a festa anual Disco Dance Seventy Party, agitou Curitiba. A festa, idealizada pela escola de dança Disco Dance Company, contou com a apresentação dos alunos e também com o show do grupo The Disco Dance Show. Os empresários Luis Fabiano e Cristiane Rodrigues dançaram com os alunos, que formaram uma verdadeira multidão em frente ao palco.

Serviço: Disco Dance Company – Escola de Dança - www.discodancecompany.com.br Rua Alferes Ângelo Sampaio, 1785 A – Batel Soho (41) 3016-0308.

***Madero apoia Campanha do Natal da Alegria realizada pela Prefeitura de Curitiba***


Crédito da foto: Divulgação.

Na foto: Cheeseburger Madero Kids.

***O Restaurante Madero apoia e participa do Natal da Alegria 2014, promovido pela Prefeitura Municipal de Curitiba, por meio da Fundação de Ação Social (FAS) e do Instituto Pró-Cidadania de Curitiba– IPCC. A ação tem como objetivo deixar ainda mais feliz o Natal de milhares de crianças carentes da capital paranaense, por meio da doação de brinquedos e de uma grande festa, que será realizada no estádio Joaquim Américo Guimarães (Arena da Baixada), nos dias 15, 16 e 17 de dezembro, beneficiando 3 mil crianças em situação de risco e vulnerabilidade social na cidade. Nestas datas, o Madero irá servir o Cheeseburger Madero Kids e refrigerante para as crianças presentes na festa. O evento contará ainda com a presença do Papai Noel, muitas brincadeiras e alegria.

A campanha - A campanha Natal da Alegria, Natal da Alegria 2014, campanha da Prefeitura de Curitiba realizada pela Fundação de Ação Social (FAS) e Instituto Pró-Cidadania de Curitiba – IPCC, transforma o Natal de milhares de meninos e meninas em situação de risco e vulnerabilidade social na cidade. Com o slogan “Faça um brinquedo feliz. Doe para uma criança”, além de arrecadar e distribuir brinquedos novos, a campanha também promove quatro grandes festas com uma programação especial.

Doações - A arrecadação de brinquedos continua até o dia 12 de dezembro. O Pró-Cidadania pede a doação de brinquedos novos e de qualquer valor.É possível também fazer a compra de vale-brinquedo no valor de R$ 10, disponíveis nas lojas Leve ou ainda pelo telefone (41) 3040-1582. Cada vale será trocado por um brinquedo novo. Mais informações:http://www.ipcc.org.br/campanhas/natal-alegria

 ***Servopa Volkswagen sorteia três veículos UP! 0KM em campanha nacional***


Crédito da foto: Divulgação.

Na foto: Yoshio Sugawara, Edina Mistrelo e Larissa Tozatti.

***A Servopa Automóveis tem se destacado no cenário nacional de concessionárias Volkswagen. Em duas semanas, as revendas de Maringá e Curitiba contemplaram três clientes na campanha nacional da marca Test Drive premiado. A ação test drive premiado é válida para todos os veículos da marca. Ao todo serão sorteados 40 automóveis UP!, além de um Golf GTI, com cinco anos de gasolina grátis, ao final da Campanha.

“Eu já sabia da campanha, mas nunca imaginei que seria contemplada. Fiz meu test drive, por coincidência em um UP!, porque realmente tinha a intenção de comprar o carro. A vendedora inclusive me avisou que a Servopa Maringá era pé quente e que outra cliente já havia sido contemplada, então eu pensei: jamais sairão dois. 

Deu certo! Não consigo nem explicar minha emoção!”, descreve uma das ganhadoras de Maringá, Edina Mistrelo. Para o gerente da Servopa Maringá, Yoshio Sugawara, o sucesso das contemplações é a coroação de um trabalho feito em equipe. “Todos nós nos empenhamos em divulgar ao máximo a campanha Test Drive premiado. Nossa intenção é trazer muitos sorteados para as nossas concessionárias. A Servopa é realmente pé quente. Em Maringá, já fomos contemplados em outras duas ocasiões e só nesta ação, já premiados duas clientes”, observa.

As contempladas da Servopa Maringá foram Fátima Nunes e Edina Mistrelo e a contemplada de Curitiba foi a Karen Rodrigues, que realizou o test drive na Servopa Torres. “Estamos muitos felizes e queremos convidar a todos para realizarem um test drive na Servopa. A Servopa já sorteou três e nós, da Servopa Torres, contemplamos a primeira ganhadora de Curitiba” destaca o gerente da Servopa Torres, Marcos Tasarz. A campanha Test Drive premiado vai até o dia 21 de dezembro. Ainda restam muitos veículos a serem sorteados e um Golf GTI ao final da Campanha, que será sorteado no dia 30 de janeiro de 2015.

***Vitrine de Verão***


Crédito da foto: Divulgação.

***As arquitetas Luciana Olesko e Maria Fernanda Lorusso, da Olesko e Lorusso Arquitetura, assinam a nova vitrine da loja Forma e Função. A dupla utilizou as peças da nova coleção e criou um ambiente que agrega elementos naturais e design moderno. O espaço recebeu um aparador de madeira, da Boulle Móveis de Fundamento, combinando com bacias, torneiras e espelhos contemporâneos da marca de acessórios, criando um espaço aconchegante e relaxante.

***Grupo TAJ doa alimentos e cheque para a APAE Curitiba***


Crédito da foto: Nathalie Umbelino.

Na foto: Cinthia Cordeiro Andrade (gerente geral do Grupo TAJ), Estela Gulin (presidente da APAE Curitiba) e Carolina Caron Santi (gerente de marketing do Grupo TAJ).

***O Grupo TAJ efetuou a entrega de 592 quilos de alimentos e R$ 4.240,00 para a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Curitiba, a APAE. Os montantes foram arrecadados entre os convidados da festa de lançamento da nona edição de sua revista institucional, TAJ Mag, realizada no último dia 3.

9a edição TAJ Mag - Com matérias que envolvem entretenimento, moda, esportes, gastronomia e música, a revista é distribuída nos bares do Grupo TAJ e em diversos estabelecimentos parceiros, no Paraná e em Santa Catarina. A nona edição da publicação conta com entrevista exclusiva à atriz Letícia Birkheuer, que vive o papel da jornalista Érica na novela global Império. O esporte radical wakeboard é destaque em Sports & Health, que também apresenta matéria sobre Nutrição Funcional. As belezas do arquipélago de Turks e Caicos são tema em Turismo.

O programa de relacionamento Cliente VIP e as ações sociais realizadas pelo Grupo TAJ estão presentes na revista, bem como as já esperadas galerias de fotos de quem passou pelos bares recentemente. Novidades dos menus do TAJ e do Santa Marta, e drinques da premiada carta do TAJ também podem ser conferidos. A TAJ Mag traz ainda os destaques da programação musical dos bares na coluna escrita pelo produtor Nizo Gomide e uma coluna de humor assinada por Marco Zenni.

***FÁBRICA DA COCA-COLA FEMSA BRASIL EM MARINGÁ SE TORNA A PRIMEIRA NO PAÍS COM CERTIFICAÇÃO LEED***


Crédito da foto: Divulgação.

***A fábrica da Coca-Cola FEMSA Brasil em Maringá acaba de se tornar uma Fábrica Verde e de ser a primeira planta de refrigerantes do Brasil a obter a certificação de sustentabilidade LEED® (Leadership in Energy and Environmental Design ou Liderança em Energia e Design Ambiental). Emitido em mais de 130 países de todo o mundo, o selo é considerado, hoje, a principal certificação de construção sustentável para os empreendimentos do Brasil, representado oficialmente pelo GBC-Brasil - Conselho de Construção Sustentável do Brasil, que foi criado no país em 2007.

A certificação da fábrica de Maringá foi conquistada graças aos seus altos índices de economia de água e energia, além da eficiência produtiva, que reduz o impacto no meio ambiente e no aumento na qualidade do ambiente interno. Também foram considerados elementos da construção como utilização de materiais recicláveis, aquisição de materiais num raio de até 800 km da obra, madeira com selo FSC de manejo responsável.

O projeto agrega características como a captação de água da chuva, telhado verde, 39% de área verde, bicicletário, vaga para carro de baixa emissão, vaga para carona solidária e proteção da radiação solar nas janelas. Os números são, de fato, impressionantes e elevaram a edificação da Coca-Cola FEMSA Brasil para o patamar das mais eficientes entre todas que já conquistaram a certificação no país. Com a economia de energia elétrica que a fábrica gera, por exemplo, é possível fornecer eletricidade para cerca de 2.700 casas com quatro pessoas, por um ano, o equivalente a 5.400.000 kWh, representando uma redução total de 21%. Já a economia de água chega a 26,8 milhões de litros/ano.

Quando foi concebida, a fábrica de Maringá já havia adotado algumas medidas sustentáveis que a tornaram referência dentro do Sistema Coca-Cola Brasil. A unidade foi pioneira do grupo no Brasil no uso do forno Ecoven, e a primeira a utilizar tecnologia de redução da pressão de sopro e também a adotar o sistema de recuperação de calor do CO2. De acordo com o vice-presidente de assuntos corporativos da Coca-Cola FEMSA Brasil, Eduardo Lacerda, a certificação LEED da fábrica de Maringá reforça o compromisso do grupo em buscar cada vez mais soluções sustentáveis e eficientes dentro do processo industrial. "Essa conquista reafirma o compromisso que temos com o nosso planeta e nossa comunidade, além de nos mover a buscar inovadores processos que nos levam a gerar transformação social e econômica positiva nas comunidades onde atuamos”, afirma.

Para o diretor do Green Building Council Brasil, Felipe Faria, a certificação da fábrica da Coca-Cola FEMSA Brasil em Maringá é mais um passo no movimento de empresas em busca da construção sustentável. "A unidade de Maringá tem sido referência no segmento de sustentabilidade e o Green Building Council Brasil espera que outras lideranças sigam seu exemplo e exalta a capacidade dos profissionais envolvidos no projeto".

SOBRE O GBC BRASIL - A organização não governamental é um ponto de referência para a indústria da construção sustentável no país, utilizando as forças de mercado para conduzir a adoção de práticas de green buildings em um processo integrado de concepção, implantação, construção e operação de edificações e espaços construídos.

SOBRE O LEED - O sistema LEED de certificação do U.S. Green Building Council é o programa mais importante do mundo para o projeto, construção, manutenção e operação de edifícios verdes (green building) e busca otimizar o uso dos recursos naturais, promover estratégias de regeneração e restauração, minimizando as consequências ambientais e de saúde humana da indústria de construção. A certificação demonstra liderança, inovação, gestão ambiental e responsabilidade social.

Detalhes do Projeto - A estimativa de economia anual de energia é de 5.400.000 kWh. Isso equivale a R$1.1 milhões; - A quantidade de energia economizada é capaz de abastecer 2.700 casas por ano, o equivalente a uma cidade de 10.000 pessoas; - A redução de consumo elétrico pelo sistema de iluminação foi de 52% (economia de 1.400.000 kWh) - A redução de consumo elétrico pelo sistema de Ar Condicionado foi de 60% (economia de 300.000 kWh); - A redução de consumo elétrico pelo processo industrial foi de 16.2% (economia de 3.700.000 kWh); - A redução total (AC + iluminação + processo) foi de 21% (economia de 5.400.000 kWh); - O consumo de energia para refrigeração foi reduzido em 47.3%; - O consumo de energia para sopro (compressor) foi reduzido em 31.3%; - O consumo de energia para as linhas de envase foi reduzido em 13.2%; - O consumo de energia para caldeira foi reduzido em 4.6%; - Quando foi concebida, a fábrica de Maringá foi a primeira dentro do grupo no Brasil a utilizar o forno Ecoven; - Foi a segunda a utilizar dissolução a frio; - Foi pioneira na redução da pressão de sopro e na utilização de sistema de recuperação de calor do CO2; - O edifício da Portaria/Vestiário está entre os mais eficientes do país (de todos os edifícios certificados LEED NC 2009 no Brasil, está entre os 4% melhores). É o edifício mais eficiente do Paraná (em termos de pontuação LEED). Veja o perfil do projeto no site: http://www.gbig.org/activities/leed-1000017210

***Alunos dos projetos socioculturais do Pé no Palco fazem temporada de apresentações***


Crédito da foto: UVStudio.

***Para levar arte e informação para crianças e jovens que não tinham acesso ou condições de se inserirem no meio cultural, o Espaço Cultural Pé no Palco, de Curitiba, criou projetos socioculturais para alunos de escolas públicas. No trabalho, eles fazem aulas de teatro gratuitamente e aprendem e vivenciam a arte das mais diversas formas.

O trabalho é realizado por meio da Associação Amigos do Pé no Palco – Ação em Valores Humanos. Neste final de ano ocorre a temporada de apresentações, com entrada gratuita. O projeto Crescer com Arte – Palco Escola é dedicado a jovens de 13 a 18 anos, com o intuito de apoio à formação artística e escolhas profissionais. Isso contribui aos esforços necessários à inclusão social e conscientização da importância da democratização e do acesso à arte e cultura.

Neste projeto, os alunos estão divididos em duas turmas. Uma delas irá apresentar a peça “A festa de Delirium”, que conta a história de uma princesa que vive numa terra cintilante, onde uma inesperada festa ocorre. Será nos dias 13 e 14 de dezembro, às 16h e 10h30, respectivamente, no auditório Poty Lazzarotto no Museu Oscar Niemeyer (MON). A outra turma encena “A noite dos contos maravilhosos dos irmãos Grimm”. Numa noite, num tempo de reis e rainhas, príncipes e princesas, reinos e castelos, os irmãos Jacob e William Grimm são convidados para um grande jantar. O que eles não esperavam é que seriam surpreendidos por uma incrível história da vida real na qual eles próprios eram os personagens. As apresentações ocorrem nos dias 13 e 14 de dezembro, às 18h e 12h30, respectivamente, também no auditório do MON.

SERVIÇO: Espetáculo “A festa de Delirium” – turma de 13 a 18 anos. Sinopse: Era uma vez uma terra cintilante onde vivia uma princesa chamada Delirium. Um dia ela e seu cãozinho Barnabás tiveram uma grande ideia: fazer uma festa surpresa para o irmão sisudo Desespero. Todos os outros irmãos Sonho, Morte, Desejo, Destino e Destruição, foram convidados. Assim, o reino se transformou em uma explosão tecnicolor. Mas esta não foi uma festa qualquer! Dias 13 de dezembro às 16h, e 14 de dezembro às 10h30. Local: Auditório Poty Lazzarotto no Museu Oscar Niemeyer – Rua Marechal Hermes, 999.Entrada gratuita. **Espetáculo “A noite dos contos maravilhosos dos irmãos Grimm” – turma de 13 a 18 anos. Sinopse: Numa noite, num tempo de reis e rainhas, príncipes e princesas, reinos e castelos, os irmãos Jacob e William Grimm são convidados para um grande jantar para contar suas estórias. O que eles não esperavam é que seriam surpreendidos por uma incrível história da vida real na qual eles próprios eram os personagens. Dias 13 de dezembro às 18h, e 14 de dezembro às 12h30. Local: Auditório Poty Lazzarotto no Museu Oscar Niemeyer – Rua Marechal Hermes, 999 - Entrada gratuita.

***Marco Brotto comemora caçadas à Aurora Boreal em 2014 e já planeja expedições para o próximo ano***


Crédito das fotos: Marco Brotto.

***Está chegando o fim de 2014, um ano muito especial para o Caçador de Aurora Boreal Marco Brotto. Depois do sucesso das últimas expedições para Noruega, Finlândia, Suécia e Rússia, Brotto finalizou o ano numa expedição em novembro para o Canadá. O destino escolhido fazia parte de um sonho antigo do Caçador em fazer o registro não só do fenômeno que deixa o céu colorido e é causado pela interação de partículas carregadas de energia provenientes de uma erupção solar com a camada magnética da terra – mas incluir na paisagem os ursos polares. E justamente por causa deles o lugar é bastante inóspito e a permissão para visitar Cape Churchill bem restrita pelos parques canadenses. Isso acontece na época em que os ursos polares se reúnem para aguardar o congelamento da baia de Hudson para iniciar sua viagem ao norte para se alimentar dos animais marinhos.


Vale lembrar que os ursos polares não hibernam e são considerados os maiores predadores do planeta. Foi uma expedição super-restrita com fotógrafos dos cinco continentes que participaram junto com Marco, que era o único sul-americano presente. Além da emoção de ver os ursos no seu habitat, também foi possível ver a aurora boreal em cinco das oito noites em que estiveram acoplados na base. "É realmente um acampamento base. Durante a noite, o frio chegava a – 46ºC. Nessas horas os ventos chegavam a 40km/h dando a sensação de estarmos em um lugar longe da terra", avalia Marco sobre a experiência vivida. Essa proximidade com os países do Polo Norte fez com que os filhos de amigos de Marco Brotto o conheçam como o "amigo do Papai Noel" e com isso as crianças entregaram cartinhas para que ele pudesse levar pessoalmente ao bom velhinho nessa expedição.

Marco fez, inclusive, postagens exclusivas nas redes sociais sobre a entrega dessas cartinhas. "Foi tudo muito especial, muito além das minhas expectativas", avalia o caçador. Agora, com essa expedição ao Canadá, Brotto completou sua 12ª expedição para sete países. "Foi um ano muito atípico, porém muito feliz. Chegamos à Rússia, Finlândia, Suécia, Islândia , Canadá, Estados Unidos e Noruega, além do arquipélago de Svalbard. Para 2015 já temos programado Groelândia, Irlanda e Ilhas Faroe", diz. A intenção é que a primeira expedição, já com data marcada, saia no Carnaval, no dia 15 de fevereiro de 2015, com destino à Noruega. Esse ano foi muito produtivo e serviu também para Marco finalizar as imagens para seu livro, previsto para 2015. Outra conquista de 2014 foi a exposição individual realizada em novembro, em São Paulo, durante a Feira Escandinava 2014, em parceria com escritório de turismo da Noruega, Innovation Norway/Visit Norway, a Embaixada Real da Noruega e a Associação Beneficente Escandinava Nordlyset.


Sobre o Caçador de Aurora Boreal - “Eu sempre fui aventureiro e quando estava em uma viagem com amigos ao Death Valley surgiu um comentário sobre as luzes do Norte e eu resolvi pesquisar”, explica. E foi da dificuldade em presenciar as luzes que acabou se tornando coach do espetáculo natural. As pessoas acham que é só chegar a determinado país e olhar para cima, mas não é bem assim. É preciso perseguir o melhor lugar, saber onde o céu estará limpo e muitos outros detalhes analisados por meio de 11 gráficos. Também é preciso muita paciência e determinação. Durante sua primeira expedição ao Alasca, Marco não conseguiu ver a Dama do Norte. Já na sua segunda viagem, mesmo com as noites fechadas, várias tentativas frustradas, nevascas e deslocamentos enormes, no último instante, sozinho no meio dos Fjords Noruegueses, ele conseguiu visualizá-la.

"Quando consegui ver aquela maravilha toda, sozinho no meio do Ártico, não sabia se eu corria ou se eu gritava. A temperatura era de -15ºC eu fiquei com o corpo todo arrepiado de emoção. São espetáculos como este que mostram o quanto somos frágeis e, ao mesmo tempo, abençoados. Foi quando tive a certeza de que aquele momento deveria ser compartilhado com o máximo de pessoas”, complementa. Foi no meio de uma visão dessas que Brotto pediu a namorada, Laurize Ruzza, em noivado. “No fim de 2012, fomos para a Noruega. Ficamos dez dias procurando o fenômeno. Na primeira vez que ela viu a aurora boreal, fiz o pedido”, conta E enquanto está em Curitiba, não descansa, manda informações para outros viajantes, pela internet, para ajudá-los a encontrar o fenômeno.

Sobre a aurora - O sol está sempre em atividade: explosões solares e filamentos são eventos normais e ocorrem sem nenhum aviso. Quando ocorre a liberação de massa coronal, se ela estiver voltada para a terra, possivelmente haverá aurora boreal. "Além da ejeção de massa coronal temos que ter mais dezenas de fatores para que possamos ver a aurora boreal, é realmente uma caça. Em 2013, na Noruega, junto com outro caçador brasileiro Arthur Klas, dirigimos 1400 km para chegar a uma região que estaria com céu limpo, foi cansativo, porém gratificante". Veja os locais em que Marco Brotto presenciou a aurora boreal: Estados Unidos - Finlândia - Islândia (Iceland) - Noruega - Região de Svalbard (Pólo Norte) - Suécia - Rússia - Canadá.

Curta no Facebook: https://www.facebook.com/auroraborealbrasil https://www.facebook.com/cacadorauroraboreal Facebook @brottomarco - Instagram @marcobrotto - Twitter @marcobrotto

Nenhum comentário:

Postar um comentário