***Cordas, Gonzaga e Afins, com Elba Ramalho aporta em Curitiba em outubro***
Crédito das fotos: Divulgação.
***O projeto pernambucano Cordas, Gonzaga e Afins chega a Curitiba no próximo dia 31 de outubro, reunindo no palco do Guairão a cantora Elba Ramalho, o grupo instrumental SaGRAMA, o quarteto de cordas Encore, o baterista Tostão Queiroga e os sanfoneiros Beto Hortis e Marcelo Caldi. Depois de passar pela capital baiana, Fortaleza, Rio, Recife e Curitiba o espetáculo segue para as duas últimas cidades da turnê, Belo Horizonte (21/11) e São Paulo (25 e 26/11).
O espetáculo faz parte da série de shows Natura Musical: o projeto que inclui a turnê e seu registro em DVD foi selecionado pelo Edital Nacional 2013 do programa Natura Musical. Criado pela produtora cultural e jornalista Margot Rodrigues, o projeto que celebra o Rei do Baião, Luiz Gonzaga, e comemora os 35 anos de lançamento do primeiro álbum de Elba Ramalho, Ave de Prata, completados este ano, traz uma nova roupagem armorial para as canções do “Mestre Lua” e o universo que o inspirava. Elba revive no palco seus momentos de atriz interpretando textos do dramaturgo Newton Moreno e João Cabral de Melo Neto.
O repertório conta com 22 canções, muitas delas do Rei do Baião e outras dos seus ‘afins’, entre eles Caetano Veloso e Gilberto Gil, com “O ciúme” e “Domingo no Parque”, respectivamente. Entre as músicas de Gonzagão estão “Algodão”, “Assum Preto”, “Braia Dengosa”, “Sabiá” e “Que Nem Jiló”. Três diretores assinam o espetáculo. Sergio Campelo, líder do SaGRAMA, faz os arranjos e direção musical; e a direção de André Brasileiro acentua a dramaticidade de Elba Ramalho que, por meio das imagens do VJ Gabriel Furtado, levará o público ao sertão gonzaguiano. Para essa viagem, o espetáculo utiliza projeções da Caravana TimeLapse, que inova na técnica de captação de imagens raras e naturais. Em um dos ensaios, o Tupiaganga, feito no Rio de Janeiro, a captação foi feita de cima de vários prédios, escalando picos e morros.
Outro projeto foi o Mandacaru, que captou a alma da cidade abandonada de Cococi, no Ceará. O cenógrafo, maquiador e professor de cênicas Marcondes Lima une a estética sertaneja e contemporânea nas texturas e cores, presentes também no figurino de Elba, que tem auxílio dos estilistas pernambucanos Carol Azevedo, Gustavo Silvestre Carol Silveira, Vagamundo e Refazenda. Além da turnê nacional, Cordas, Gonzaga e Afins resultará em um DVD em comemoração aos 35 anos de carreira de Elba Ramalho.
A gravação foi feita no Recife, dia 25 de setembro, no Chevrolet Hall. O projeto da turnê e gravação do DVD foi selecionado pelo edital nacional 2013 do Natura Musical para receber o patrocínio do programa. Para a gerente de Apoios e Patrocínios da Natura, Fernanda Paiva, Cordas, Gonzaga e Afins vai ao encontro de uma das propostas do Natura Musical que é celebrar marcos de carreira de artistas consagrados. “Elba completa 35 anos de carreira e é uma das grandes intérpretes da nossa história. A proposta de reverenciar a obra de Luiz Gonzaga reunindo grandes músicos é uma grande oportunidade de valorizar um segmento importante do patrimônio musical brasileiro”, finaliza.
SOBRE O PROGRAMA NATURA MUSICAL - É o programa da Natura de apoio à música brasileira, que atua por meio de diferentes frentes, como os Editais Públicos, que visam selecionar projetos de diferentes formatos e estágios da produção cultural por meio das Leis Rouanet e do Audiovisual em todo o Brasil, e da Lei do ICMS em Minas Gerais, Bahia e no Pará; a Seleção Direta, que contempla propostas adequadas ao conceito do programa e de grande relevância e inovação, sem a obrigatoriedade das leis de incentivo; e os Festivais. Lançado em 2005, o Programa beneficiou projetos de diferentes estágios e processos da música brasileira patrocinando mais de 220 projetos em todas as edições de edital público e seleção direta. Ao todo, 18 estados das cinco regiões do Brasil foram contemplados e mais de 1 milhão de pessoas beneficiadas. Saiba mais no portal www.naturamusical.com.br
Serviço: Cordas, Gonzaga e Afins com Elba Ramalho Data: 31 de outubro, às 21h Local: Teatro Guaíra (Rua XV de Novembro, 971) Ingressos: R$ 100,00 (Plateia), R$ 80,00 (1º Balcão) e R$ 50,00 (2º Balcão), com disponibilidade de meio ingresso. Vendas na bilheteria do Teatro Guaíra ou pelo Disk Ingressos (3315-0808).
**********EM EVIDÊNCIA**********
*****Apesar de o setor de serviços ser o que mais emprega e assegura a maior fatia do produto interno bruto (PIB) no Brasil, a área é pouco formalizada e tem potencial para gerar mais valor às empresas. Grandes centros urbanos, onde a indústria perde força e a agricultura é praticamente inexistente, dependem cada vez mais de serviços eficientes e de qualidade para fortalecer a economia. Com o intuito de compartilhar a experiência de uma das organizações mais bem sucedidas do mundo com universitários e empresários do Paraná, a Escola de Comunicação e Negócios da Universidade Positivo (UP) traz pela primeira vez ao estado, no dia 21, o Workshop Disney Institute: Abordagem Disney para a Qualidade em Serviços. Inscrições pelo site up.edu.br/workshopdisney
*****Nesta quinta (16), das 14h às 16h acontece no Teatro SESI SJP a palestra “A Leitura em sua vida” será ministrada por mim. A palestra é exclusiva aos professores e pedagogos da rede municipal de ensino. O objetivo da palestra é preparar e estimular os professores para a Feira Municipal de Livros - FEMULI (de 04 a 08 de novembro), também no Teatro SESI. Qualquer dúvida, por favor, entre em contato 8408-6452.
*****A Livrarias Curitiba, em parceria com o Centro Europeu e a Expand, realiza novo encontro do “Clube do Vinho”, amanhã (16), às 19h30. Sonia Petri, sommelier e enóloga, ministrará palestra sobre mitos e verdades do mundo dos vinhos. Formada pela Universidade de Milão, Sonia tem 25 anos de experiência na área e em gastronomia, além de ser professora do Centro Europeu, chef de cozinha e redatora do blog www.enogastronomiadeclasse.com.br. Serão distribuídas 50 senhas no dia e no local do evento para degustação de vinhos.
*****A área de Saúde do Grupo Marista promove, nos dias 23 e 24 de outubro, mais uma edição do Fórum STRATEGOS Cadeia de Suprimentos e a VII Semana de Farmácia Hospitalar. Com o tema “Deixar um mundo melhor para as pessoas. Deixar pessoas melhores para o mundo”, o evento abordará sobre Gestão Empreendedora, Protagonismo no Trabalho e nos Negócios e Política Nacional de Segurança do Paciente. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas até o dia 22 de outubro pelo email forumstrategos@pucpr.br com. Para mais informações sobre o evento, ligue (41) 3271-1104/3123 ou (41) 9684-5997.
*****Dentro do processo de pesquisa para criação seu novo espetáculo, “brasil”, a companhia brasileira de teatro realiza em outubro a última edição da série de seminários previstos pelo projeto. Dia 22 de outubro (quarta-feira), às 18 horas, o encontro na sede da companhia recebe o cineasta Aly Muritiba. Ele falará sobre sua obra e a relação do país com o cinema, ilustrando o painel com trechos de seus filmes. O evento tem entrada franca, mas é necessário fazer inscrição prévia pela internet, no link: zip.net/bdpJ7m Também participam do seminário integrantes da companhia brasileira e colaboradores. Endereço: Rua José Bonifácio, 135 – Largo da Ordem.
*****A Escola de Negócios da PUCPR inaugura o Espaço Educação Executiva Professor Belmiro Valverde Jobim Castor nesta quinta-feira (16), às 16h30. O objetivo do espaço é oferecer cursos de curta duração destinados a determinados segmentos. São voltados para profissionais com cargos de gestão e executivos, que, em muitos casos, já passaram por um curso de pós-graduação Lato Sensu, seja especialização ou MBA, caracterizados por serem mais longos e generalistas.
*****Nesta quinta-feira, o Hospital Santa Cruz e a Paraná Clínicas Planos de Saúde Empresariais celebrarão o Dia do Médico, no espaço Nuvem de Coco, a partir das 20h. O coquetel contará com a presença dos profissionais e do presidente das empresas, Hamilton Leal Jr. Durante o evento serão realizados sorteios e premiações.
***Mara Mac chega a Curitiba***
A marca carioca é a mais nova loja do ParkShoppingBarigüi
Crédito da foto: Divulgação.
***A loja Mara Mac acaba de abrir sua primeira unidade em Curitiba. Conhecida por suas peças exclusivas elaboradas com tecidos nobres, a loja fica no ParkShoppingBarigüi. Para homenagear a cidade, Mara Mac Dowell, diretora de criação da marca, criou bolsa em lona com detalhes em couro, estampada com a Araucária, árvore símbolo do Paraná.
***Papo de Boteco da 433 AG: Marden Machado fala sobre as influências do cinema na publicidade***
Crédito da foto: Ale Carnieri.
***O jornalista e crítico de cinema Marden Machado é o próximo convidado do Papo de Boteco, que acontece no dia 22 de outubro, às 19h30, na 433 AG. O tema não poderia ter mais a ver com o público: “Publicidade e Cinema” e a interação que um pode ter com o outro. “Os dois possuem uma relação simbiótica fabulosa. Não por acaso, muitos diretores saem da publicidade e migram para o cinema ou ainda trabalham nas duas frentes”, adianta Marden Machado sobre a conversa.
Há quatro anos, a agência abre seu bar para um encontro descontraído com profissionais de diversos segmentos, que sempre trazem uma nova visão sobre áreas de interesse comum, como cinema, fotografia, publicidade e arte, ou mesmo até sobre algo curioso, como ufologia e física quântica.
O Papo de Boteco é uma maneira de ampliar discussões e debates com novas opiniões e ideias, sempre com muito humor, petiscos e uma cervejinha sempre gelada. Para concorrer a convites basta entrar na página do Facebook da agência – www.facebook.com/433ag e compartilhar o post sobre o evento.
***Conexão Itália***
Crédito das fotos: Denis Ferreira Netto.
Na foto 01: No centro a gerente de acabamentos da Impermix Luciane Benevides com Elis Santana e Ariane Nichele, da Portinari.
Na foto 02: A arquiteta e palestrante Ariane Nichele, da Portinari.
Na foto 03: Andreia de Paula e Marina Moreira.
***A Impermix recebeu um seleto grupo de profissionais para o lançamento da coleção 2015 das cerâmicas Portinari. Os produtos foram exibidos pela primeira vez na Cersai, em Bologna, Itália, a maior feira especializada no mundo no segmento cerâmico e já estão à disposição na loja.
***Literatura infantil é alvo de ação social***
Crédito da foto: Divulgação.
***Durante todo o mês de setembro, a Campanha “Doe Imaginação” promovida pela Rede Lavasecco incentivou a doações de livros infantis por parte dos clientes e arrecadou cerca de mil exemplares em todas as lojas espalhadas pelo Brasil. As doações irão atender mais de 10 entidades beneficentes nos estados do Paraná, Pará, São Paulo e Santa Catarina. Segundo a diretora de marketing e expansão da Lavasecco, Alessandra Oricchio, a adesão à campanha foi geral, os clientes se envolveram e ajudaram a divulgar, pedindo doações para seus amigos e familiares. “Todos entenderam a importância que a leitura tem na formação da criança e seu poder de despertar a criatividade. Foi gratificante receber as doações e ver nossos próprios funcionários contribuindo”, comenta. As maiores doações foram recebidas nas quatro lavanderias do Alphaville de São Paulo.
Os mais de 400 livros arrecadados nessas unidades serão destinados para a Associação Novas Trilhas, que contribui para o desenvolvimento social da comunidade do município de Pirapora do Bom Jesus, em São Paulo. Os livros doados nas unidades da capital paranaense serão repassados para o Hospital Universitário Evangélico de Curitiba, o qual terá em breve uma biblioteca infantil, visando contribuir com a recuperação do estado de saúde das crianças nele hospitalizadas. Já as doações da Lavasecco de Santo André serão enviadas para o Instituto Caminho do Ananias; e das lavanderias Vila Nova Conceição e Shopping Cidade Jardim para o Centro Espírita Dr. Adolfo Bezerra. Além disso, outras entidades serão beneficiadas, como a Paróquia Nossa Senhora de Fátima, em São Paulo e APAE (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais) de Londrina (PR) e de Belém (PA).
“Por ser nossa primeira campanha com esse enfoque, fizemos um belo trabalho. Tenho certeza que nos próximos anos, nossos clientes já estarão familiarizados e as doações de livros serão cada vez mais generosas”, comemora a diretora de marketing e expansão da Lavasecco, Alessandra Oricchio. Devido ao sucesso da campanha em comemoração ao mês das crianças, a doação de Livros Infantis continuará em outubro. A Lavasecco oferece um desconto de R$5,00 nos serviços prestados aos clientes que participarem da campanha.
Serviço: Lavasecco Franchising Lojas em São Paulo (SP), Cotia (SP), Santo André (SP), Belém (PA), Florianópolis (SC), Curitiba (PR), Londrina (PR) e Maringá (PR), em breve. SAC: 0800 771 21 61 www.lavasecco.com.br
***PEPSI® LANÇA FILME COM SEPULTURA E CONVIDA PARA EXPERIENCIA MUSICAL INESQUECÍVEL***
Crédito das fotos: Rodrigo Novent.
***O palco de uma casa de shows em São Paulo foi um dos cenários para o novo filme de Pepsi®. Com a participação especial do Sepultura, uma das bandas de metal mais icônicas do Brasil e do mundo, a marca reforça sua plataforma de música e destaca o conceito “Pode ser Show. Pode ser agora”. Criado pela AlmapBBDO, o filme mostra a história de um garoto decepcionado por não ter conseguido comprar ingresso para o último show do Sepultura, mas encontra em Pepsi® uma solução criativa para assistir ao show: Ele enche um isopor de refrigerantes Pepsi® gelados e avisa o segurança que está levando uma exigência da banda.
Quando os músicos dão de cara com o jovem, já nos bastidores do show, resolvem coloca-lo em seu devido lugar - ao lado do palco, com uma vista privilegiada do show. A locução chama os consumidores a viverem uma experiência musical inesquecível, convidando-os a acessar o site da marca (www.pepsi.com.br) e conhecer mais sobre as promoções vigentes que oferecem experiências tão incríveis e privilegiadas quanto essa. Durante a gravação, a banda ficou muito à vontade.
Derrick Green, vocalista do Sepultura, soltou sua poderosa voz e, entre um intervalo e outro, comentou que o grupo não faz exigências mirabolantes antes dos shows. “Gostamos de concentração e calma algumas horas antes de entrar no palco, apenas isso. Nossos shows são como uma brincadeira. O som é metal e a diversão não pode faltar. ”O comercial tem previsão de estreia nesta semana em São Paulo, Porto Alegre e Salvador e também nos cinemas.
***SEXTA DA FNAC CONTA COM SHOW DE IRIA BRAGA***
Crédito da foto: Divulgação.
***O primeiro trabalho solo de Iria Braga, o disco que leva seu nome, ganha a noite de sexta-feira (17/10) no palco da Fnac Curitiba. A cantora apresenta seu repertório em um pocket show a partir das 19h30, com entrada gratuita. Acompanhando Iria, estarão os músicos Davi Sartori (piano), Denis Mariano (bateria), Alonso Figueroa (samplers e efeitos), Rodrigo Simões (guitarra), Sandro Guaraná (baixo), e Oliver Pellet (arranjos). Atriz e cantora, Iria mistura a criatividade de cada arte em suas produções.
Seus quinze anos de carreira recebem influências das mais variadas vertentes musicais. Iniciou seus estudos musicais no Conservatório de MPB de Curitiba até se formar em Música na Escola de Música e Belas Artes do Paraná. Seu primeiro show é dedicado ao mestre Cartola, e de lá pra cá, veio produzindo diversos shows solos que delinearam sua estética musical.
Após uma temporada na França, novas experiências a estimulam a focar na carreira. Realiza os nove shows especiais, entre eles “Peixe-estrela”, com repertório da compositora Joyce, “Mélanger”, uma mescla de canções brasileiras e francesas. Mas foi com o show “Iria Braga e Quarteto” que surge o embrião do primeiro disco solo, iniciado em 2011 e lançado agora. Jazz, pop e samba fazem parte deste trabalho, com nove faixas entre interpretações e canções originais.
SERVIÇO: POCKET SHOW IRIA BRAGA NA FNAC CURITIBA Data: 17 de outubro, sexta-feira Horário: a partir das 19h30 Entrada Franca Endereço: Park Shopping Barigui - Rua Prof. Pedro Viriato Parigot de Souza, 600 – Ecoville www.agendafnac.com.br
***PARANAENSES ILUSTRAM PROJETO CARIOCA MÚSICA NO MUSEU***
Crédito das fotos: Divulgação.
***A cada mês, um artista é convidado para ilustrar a programação mensal do Projeto Música no Museu. A seleção está sob a curadoria da artista plástica Sonia Madruga. Artistas como Ziraldo, Miguel Paiva, Vergara, Carlos Bracher e Sonia Madruga já tiveram trabalhos estampados no projeto. No Paraná, por indicação da artista plástica, colunista cultural e professora de arte Katia Velo, artistas paranaenses (de nascimento ou residentes) também tiveram o privilégio de participar com suas ilustrações do projeto Música no Museu, são eles: Claudia de Lara, João Evangelista de Souza, Marisa Vidigal e a própria Katia Velo. E no mês de novembro, a capa terá a assinatura do artista plástico Eloir Jr. As capas ilustram os programas dos concertos que são realizados mensalmente e conta com a participação de quarenta e dois dos melhores museus e centros culturais, além de igrejas e até clubes cariocas.
O sucesso do projeto que no ano passado completou 15 anos resultou em um lançamento do livro “Música no Museu, 15 anos depois”. No livro estão reunidas música, história, arquitetura, artes plásticas e as ilustrações. Inspirado no que é realizado nos museus mais importantes do mundo, aqui foi adaptado às peculiaridades do Brasil. Ocupando espaços nobres, formando plateias, já que todos os concertos são gratuitos. Música no Museu possui um acervo rico de pesquisas, apresentações, experiências e êxitos que estão dentro do livro.
O idealizador, empresário e pesquisador do Projeto do Música no Museu é Sergio da Costa e Silva e também autor do livro. Além da importante participação no livro “Música no Museu, 15 anos depois” as obras dos artistas plásticos irão ganhar destaque em exposição, com data ainda não definida, pois a curadora Sonia Madruga está reunindo todos os trabalhos. “Espero que a exaustiva dificuldade em reunir estes trabalhos; resulte em grande satisfação ao realizar a exposição” destaca Sonia. A parceria cultural entre Sonia Madruga e Katia Velo está ainda mais fortalecida.
A cada nova edição do MM é realizada a divulgação na coluna de Katia www.katiavelo.com.br (Portal do GuiaSJP) e novos convites são feitos por Sonia. “Esta parceria está a cada ano mais alinhada. Há um grande respeito e admiração verdadeiros e mútuos!” enfatiza Katia Velo. Música no Museu tem o apoio do MinC, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura. Mais informações: www.musicanomuseu.com.br ou (21) 2253-8645 Sobre o Projeto: Inaugurado em dezembro de 1997 pelo violonista Turíbio Santos no Museu Nacional de Belas Artes, Música no Museu, conta hoje, ainda que alternada ou esporádica, no Rio de Janeiro, com quarenta e dois dos melhores museus e centros culturais além de igrejas e até clubes cariocas. Ampliando-se ano a ano, hoje além de integrar o Brasil de Norte a Sul, também já se apresentou e se apresenta em todos os Continentes, sempre com o maior êxito.
O Projeto tem como propósito: formar novas plateias, facilitando e incentivando a presença de crianças e jovens aos concertos; incentivar a visita de seus frequentadores aos museus onde acontecem os espetáculos da série; manter um evento de difusão cultural que atinja públicos distintos, com boa visibilidade na mídia, e que atraia amantes da música; quebrar as barreiras entre eventos de música clássica e de outros gêneros quanto ao interesse do publico em geral e aos locais de apresentações; incentivar jovens músicos, dando-lhes a oportunidade de se apresentarem em locais de prestígio para uma plateia interessada e conhecedora, como foi o caso do pianista Pablo Rossi (14 anos), ganhador do concurso Nelson Freire de piano – Rossi que já se apresentou com a OSB no Theatro Municipal do Rio de Janeiro e hoje brilha na Rússia – e oferecer espetáculos de alto nível artístico a custo zero.
Na versão internacional, permite levar a música e o músico brasileiro para todos os cantos do mundo. No Rio de Janeiro, chega a ultrapassar 30 concertos por mês e com as outras versões nacionais e internacionais, alcança o expressivo número de 500 concertos ano Música no Museu mudou o calendário da música clássica no Brasil já que os seus concertos acontecem de janeiro a dezembro e não somente como antes, quando as temporadas clássicas iniciavam somente em março e terminavam em novembro.
Alcelly Flores, jornalista e pesquisador, assina as colunas Cultura & Sociedade e Coluna Personalidades, onde traz informações sobre diversas áreas, política, gastronomia, moda, cultura, literatura e coluna social.
Nenhum comentário:
Postar um comentário