quarta-feira, 3 de setembro de 2014

Coluna do dia 03/09/14

***O Oscar do setor imobiliário, que premiou o Mandala, empreendimento de Curitiba***


Crédito das fotos: Divulgação.

Na foto 01: O diretor de marketing e novos negócios da AG7, Alfredo Gulin Neto.


Na foto 02: A equipe AG7 Realty, com o troféu Master Imobiliário 2014.

***O Mandala , empreendimento das incorporadoras AG7 Realty e Thá, conquistou nesta segunda-feira (1⁰) o Prêmio Master Imobiliário, mais conceituada e concorrida premiação, considerada o Oscar do mercado Imobiliário. Localizado no bairro Água Verde, em Curitiba, o Mandala venceu a categoria Profissional (em fase de construção), com destaque em “Produto Imobiliário”. O prêmio é oferecido pelo Sindicato da Habitação de São Paulo (Secovi-SP) e pela Federação Internacional das Profissões Imobiliárias (Fiabci/Brasil). O empreendimento, cujas obras foram iniciadas em agosto, destaca-se pela fachada baseada em vidro e pelas penthouses intermediárias, que rompem a simetria tão característica dos produtos imobiliários brasileiros. Ao todo, o Mandala dispõe de 15 tipos de plantas diferentes, outro diferencial do projeto assinado pela Realiza Arquitetura.

O prêmio foi entregue durante evento de gala no Complexo Cultural Estação Julio Prestes, em São Paulo (SP), ao diretor de Novos Negócios da AG7 Realty, Alfredo Gulin Neto. O reconhecimento do Master Imobiliário reforça o resultado de vendas apresentado pelo Mandala, que teve 60% das unidades comercializadas em menos de dez meses, com um recorde no preço do metro quadrado, com liquidez, para a cidade. O prêmio também consolida o projeto arquitetônico do empreendimento como um marco para Curitiba, com o emprego de tendências que já são observadas em novos lançamentos pela cidade. “A fachada impactante, projetada em grande parte com vidro, integra o empreendimento com o entorno, trazendo também elegância e sofisticação. Este resultado é fruto de um processo inovador de concepção do empreendimento, que envolveu inclusive a realização de focus groups com consumidores, nos quais o arquiteto redesenhava a planta em tempo real, junto com o cliente, para chegar à solução ideal do projeto”, afirma o diretor de marketing e novos negócios da AG7, Alfredo Gulin Neto.

MANDALA- Com entrega prevista para janeiro de 2017, o Mandala está localizado em um privilegiado terreno de 6.100m², na esquina das ruas Bento Viana, Brasílio Itiberê e Silveira Peixoto, no bairro Água Verde. O empreendimento contará com três torres, unidades de duas e três suítes e 15 plantas diferentes. O valor geral de vendas (VGV) do Mandala é estimado em R$ 140 milhões.

Master Imobiliário - Ao todo, o Master Imobiliário 2014 premiou 20 empreendimentos imobiliários em fase de construção e entregues. Criado em 1994, o Master Imobiliário premia e divulga conceitos inovadores e experiências bem sucedidas do mercado imobiliário brasileiro que possam servir de modelo para o desenvolvimento das atividades do setor. Por essa razão, é considerado o Oscar do mercado imobiliário.

**********EM EVIDÊNCIA**********

*****Acontece nesta quinta-feira (4 de setembro) o lançamento oficial da segunda edição do Brasil Motorcycle Show. O encontro acontecerá no Espaço A Fabrika, no Alto da XV, a partir das 19h30, com a presença dos executivos da OC Promo (empresa organizadora e realizadora), expositores, imprensa e autoridades. Considerado o maior evento de motociclismo "premium" do Brasil, o festival acontecerá entre os dias 21 e 23 de novembro, no Expo Renault Barigui, em Curitiba.

*****Um dos grandes nomes do rap brasileiro, Marcelo D2 desembarca para única apresentação no Expoville, em Joinville, no dia 27 de setembro com a nova turnê “Nada Pode Me Parar”. D2 que celebra seus 20 anos de carreira vai apresentar o show que leva o título do seu último disco, e promete envolver o público com um repertório que vai dos seus últimos lançamentos, até um passeios pelos seus grandes sucessos de carreira no Planet Hemp.

*****A Associação dos Dirigentes de Vendas e Marketing do Brasil - Seção Paraná (ADVB-PR) promove na próxima terça-feira (09) uma palestra sobre branding com o CEO da XPotential, Steve Sowerby. O encontro para convidados da ADVB-PR faz parte das comemorações do cinquentenário da entidade e será realizado às 9h na FTD Digital Arena, localizada no Câmpus Prado Velho da PUC-PR. O executivo da empresa sediada em Londres vai falar sobre como ampliar o conhecimento sobre os consumidores e agregar valor à marca. Segundo o fundador da XPotential, a marca é o ativo mais precioso da empresa, e os colaboradores o recurso mais importante na construção da marca. No portfólio da XPotential estão empresas como Cessna, Boots, Nivea, Tesco, Danone, Kraft, Pepsico, Redecard, Pfizer e o Banco Itaú.

*****A Caixa Cultural Curitiba apresenta, no dia 10 de setembro às 20h, mais uma edição do projeto Cena HQ, realizado pela Vigor Mortis em parceria com a Quadrinhofilia, que desta vez terá leitura cênica do quadrinho Ciranda da Solidão, de Mário César. A direção é do figurinista e diretor teatral Paulo Vinícius, que bate um papo com o autor após a apresentação.

*****Este é o último final de semana do Super Pulo, atração que está no ParkShoppingBarigüi e é opção de diversão para toda a família. O Super Pulo eleva a pessoa até oito metros de altura do solo, simulando a força da gravidade. Crianças a partir de três anos de idade e adultos de até 90 quilos podem se divertir no espaço especialmente preparado na Praça Central de Eventos do shopping. O Super Pulo fica até o dia dez (10) de setembro.

***Compagnia Internazionale Moda & Casa lança coleção primavera-verão 2014***

***A sofisticada maison Compagnia Internazionale promove coquetel e desfile de sua nova coleção Moda & Casa no dia 3 de setembro, quarta-feira, das 15 às 20 horas. Na ocasião, as empresárias Ana Lúcia, Tatiana e Larissa Hyczy apresentam aos convidados as novidades das próximas estações. Com 19 anos de atividades, a Compagnia Internazionale MODA é reconhecida por seu ateliê de alta costura Di Trê, com criações assinadas pela estilista Tatiana Hyczy.

No atendimento exclusivo e personalizado, os modelos podem ser modificados para atender o desejo de cada cliente. A loja também trabalha com badaladas marcas nacionais e internacionais, que reúnem looks prêt-à-porter, e os belíssimos vestidos de noiva St. Patrick, do Pronovias Fashion Group. À frente da Compagnia Internazionale CASA, João Luis Hyczy lança no evento sua nova coleção de objetos de decoração e presentes.

O selecionado mix de produtos contempla com elegância e personalidade os mais variados estilos, com peças sofisticadas, clássicas e contemporâneas. A constante busca por diferenciais nobres é uma das marcas registradas do espaço. Vasos, cachepots, centros de mesa, bandejas, lanternas, cristais, muranos, peças em materiais naturais e com design presencioso estão presentes na loja, que também conta com atendimento especial para arquitetos e decoradores. Serviço: Coquetel primavera-verão 2014 da Compagnia Internazionale Moda & Casa 3 de setembro de 2014 - quarta-feira - 15 às 20 horas R. Dep. Antonio Baby, 55 - Batel - Curitiba - PR Tel: 41 3342-6356 / 3342-0007.

***TECNOLOGIA VAI AJUDAR INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR A ENFRENTAREM OS DESAFIOS DO ENADE***

***Nos últimos anos, o Exame Nacional de Desempenho de Estudantes – ENADE passou a ter importância vital para as instituições de ensino superior no Brasil. Além de representar um grande peso para a imagem das escolas, o resultado do exame pode até levar ao fechamento de cursos e à perda de acesso aos recursos do Fies e do ProUni. Para ajudar as instituições a ter bons desempenhos no exame, a M&C Comunicação, empresa especializada em informação e inteligência estratégica, está lançando um serviço inédito, denominado SigEnade. Reunindo conteúdo e recursos tecnológicos numa única plataforma de trabalho, disponibilizada via web, o SigEnade foi criado com a proposta de “motivar, informar e formar alunos e professores para as provas do ENADE, que vieram para ficar”, de acordo com Cristina Mello, diretora executiva da M&C.

Informação e tecnologia - O SigEnade disponibiliza para os estudantes informação diária sobre os assuntos que serão abordados no ENADE. A seleção deste conteúdo é feita por jornalistas e consultores pedagógicos, tendo como base os temas de formação geral que são definidos pelo Ministério da Educação. O sistema oferece também recursos para que as instituições estruturem sua própria biblioteca virtual com foco nos temas de formação específica do exame. Os estudantes têm acesso a este material através de mecanismo de pesquisa com busca rápida, instalado dentro da própria plataforma. Além disso, os professores recebem dicas e cursos sobre como formular questões e trabalhar em sala os conteúdos que serão cobrados no exame. Para saber mais sobre o SigEnade - www.sigenade.com.br - contato@sigenade.com.br

***Sabores inusitados e clima de confraternização deram o tom do coquetel Todeschini Alto da XV e Juvevê***


Crédito das fotos: Gerson Lima.

Na foto 01: Gastão Lima, Loizane e Clair Milani.


Na foto 02: Zeh Pantarolli, Luciana Cavalli, Francisca Cury e Diego Miranda.


Na foto 03: : Priscila Viana e Isabela Rossetto.


Na foto 04: Fernanda Jung, Carlos Tietjen e Roberta Dias.

***As delicias exóticas servidas durante o coquetel das lojas Todeschini Alto da XV e Juvevê, na última sexta-feira (29), chamaram a atenção dos mais de 150 convidados que prestigiaram o evento realizado no espaço da marca na Casa Cor Paraná. Clair e Loizane Milani, proprietários das lojas, solicitaram à chef Lucimara Santos um menu que remetesse aos sabores dos dois destinos do programa “Lá Vou Eu 2014”, Amã, na Jordânia, e El Calafate, na Patagônia.

Os pratos foram uma prévia do que os profissionais contemplados com viagens pela Todeschini irão desfrutar em 2015. Três vencedoras já foram reveladas no evento e estão programando suas férias do ano que vem: Viviane Tabalipa, e as sócias Andrea Sano e Lisandrea Campanelli. O coquetel também contou com a presença do arquiteto Gastão Lima, responsável pelo projeto do espaço Bom Gourmet by Todeschini, em que a festa foi realizada. Serviço: Todeschini Alto da XV Endereço: Rua Pe. Germano Mayer, 560 – Alto da XV Todeschini Juvevê Endereço: Augusto Stresser, 371 – Juvevê.

***Meliá Hotels International assina cinco novos hotéis Innside na Venezuela, anunciando o primeiro deles, o “Innside Punto Fijo” para 2016***


Crédito da foto: Divulgação.

Na foto: Gabriel Escarrer, vice-presidente e CEO da Meliá Hotels International.

***A Meliá Hotels International anuncia mais um importante projeto de expansão na América Latina, com a assinatura de um novo acordo para o desenvolvimento e operação de cinco hotéis de sua marca Innside by Meliá, desta vez na Venezuela, um país onde a Meliá conta com alto nível de reconhecimento após 15 anos da bem-sucedida gestão do Gran Meliá Caracas, e outros projetos de gestão e desenvolvimento. Aliada ao grupo investidor e desenvolvedor Franco Biocchi Zurita - com quem a Meliá também prepara a abertura do futuro Meliá Puerto Ordaz, em 2016 -, a hoteleira líder espanhola seguirá assim impulsionando o crescimento da marca Innside por uma via pouco intensiva de capital, toda vez que a Companhia espanhola participa como operadora ou gestora sob sua insígnia urbana mais dinâmica e admirada. Innside by Meliá já conta com 16 hotéis abertos ou em processo de abertura na Alemanha, 5 no Chile, 3 em Madri, 3 na Indonésia, 2 no Brasil e um hotel em Nova York, Milão e Manchester respectivamente.

O acordo contribui para os objetivos de ambas as empresas: para a Meliá, permite uma excelente implantação da marca em um mercado de alto potencial, materializada, além disso, por contratos de gestão hoteleira, de acordo com seu plano estratégico. Para o desenvolvedor, suas propriedades contarão com o respaldo e a força de uma marca internacional, poderosa e reconhecida como a Innside e, com a garantia de gestão que somente a experiência e bem sucedida trajetória de quase 60 anos da Meliá Hotels International podem proporcionar. O primeiro destes hotéis será o Innside Punto Fijo, no estado de Falcón, cuja abertura está prevista para 2016 e que contará com 116 apartamentos distribuídos ao longo de 12 andares, restaurante, bar, academia e outras facilidades, como salas para reuniões e eventos, encontrando-se anexo a um moderno edifício de escritórios e espaços comerciais.

"A assinatura deste Acordo Marco representa um novo e firme passo em direção à consolidação da marca Innside como referência da hotelaria urbana em cidades com forte crescimento e polos de desenvolvimento na América Latina, e com isto fortalecemos também nossa aliança estratégica com Franco Biocchi para desenvolver extraordinários e bem-sucedidos projetos hoteleiros na Venezuela", destaca o vice-presidente e CEO da Meliá Hotels International, Gabriel Escarrer. Franco Biocchi Zurita também confirmou sua confiança na Meliá Hotels International, "a Meliá é uma excelente opção para os investidores, por ser um grupo com valores sólidos, solvência e excelência administrativa, capaz de maximizar o serviço e a experiência do cliente ao mesmo tempo em que otimiza a rentabilidade de nosso investimento. E os hotéis Innside são sem dúvida um exemplo de hotelaria moderna, sofisticada e rentável que desejamos para nossas propriedades".

Sobre a Meliá Hotels International no Brasil - A Meliá Hotels International está no Brasil desde 1992 e mantém escritório corporativo em São Paulo. Atualmente administra 15 empreendimentos localizados nas cidades de São Paulo, Angra dos Reis, Brasília e Campinas sob as marcas Meliá Hotels & Resorts e TRYP by Wyndham. A Meliá Hotels International Brasil vem atuando principalmente no segmento de hotéis “business” e também administra o Meliá Angra Marina & Convention, no segmento “resort”. Próximas Aberturas no Brasil: Meliá Barra (PE), Innside Barra (PE), Innside Santos (SP), TRYP Belo Horizonte (MG) e TRYP Itaboraí (RJ) - www.meliahotelsinternational.com

***ESPAÇO KIDS NO TACO EL PANCHO FAZ SUCESSO COM PÚBLICO***


Crédito das fotos: Divulgação.

***O espaço destinado a crianças do bar e restaurante Taco El Pancho caiu nas graças do público. Inaugurado há nove meses, o Taco Kids fez com que o número de pais acompanhados de seus filhos aumentasse, principalmente nos fins de semana, em mais de 30%. Com a procura, passa a contar com mais uma monitora a partir do mês de setembro. Com 50 metros quadrados, a área dos pequenos conta com livros infantis, desenhos para colorir, carrinhos, bonecas, brinquedos educativos, pinturas e fantasias. Com uma proposta de trazer alternativas a games, a única presença tecnológica é a de uma TV com canais infantis.


O espaço funciona durante todo o horário do Taco, de terça a sábado, das 18h à meia-noite. O ambiente foi montado num espaço do salão do restaurante, mais tranquilo, distante do agito da varanda, mais frequentada pelo público que quer agitar. Com grandes janelas em suas paredes, torna fácil a observação das crianças pelos pais.

O pedido por uma seção destinada às crianças partiu de casais frequentadores da casa e foi atendido pelo casal Elsie e Gustavo Haas, fundadores da casa. Muitos clientes comentavam sobre a dificuldade de marcar programas à noite por não ter como levar os filhos, o que levou à criação do Espaço Kids, com supervisão de monitores e diversas atividades para crianças de todas as idades. Com tanta procura, o Taco recomenda que reservas sejam feitas com antecedência. SERVIÇO: ESPAÇO KIDS DO TACO EL PANCHO Horário: funciona no mesmo horário do bar, de segunda-feira a sábado, das 18h à meia-noite. Endereço: Av. Bispo Dom José, 2295 – Prolongamento da Av. Batel. Fone: (41) 3342-1204 | www.tacoelpancho.com.br

***Impelle e Casa Organizada dão dicas para organizar o closet***


Crédito das fotos: Divulgação.

***Danuza Hauer, da Casa Organizada, foi a convidada da proprietária da Impelle, Sylvia Sartorelli, para dar dicas às clientes de como deixar o closet impecável. O bate-papo foi no dia 2 de setembro, na loja do Batel. As soluções, criativas e fáceis, ajudam a manter as roupas bem dobradas, sem marcas e ocupando menos espaço. Para começar, a dica é usar uma tábua de acrílico (ou mesmo as de plástico iguais às de cozinha) para dobras as camisetas uniformemente. Vale ter algumas opções de cabides, de preferência os giratórios, e adequados para cada tamanho de roupa. Isso porque o tamanho errado do cabide pode quebrar a ombreira do casaco. “Há versões para casacos e ternos e outras ideais para pendurar saias e calças. Vale também usar uma argola ou o lacre de latinhas de refrigerante para encaixar um cabide no outro, ocupando menos espaço”, explicou Danuza.


Outra ideia é colar um pedacinho de tecido, pode ser feltro ou couro ecológico no grampo que prende a saia no cabide para não marcar mais o tecido. E para aquele vestido que vive escorregando, é só prender um elástico em cada ponta do cabide que o problema é solucionado. “Outra situação muito comum é a calça ficar com a dobra marcada quando pendurada. Para isso, basta colar uma plaquinha de feltro nos dois cantos do cabide que não acontece mais”, indicou. Para as peças não usadas com frequência, como vestidos de festa, bolsas e sapatos, vale armazenar em caixas com respiro que podem ser empilhadas nas prateleiras mais altas do armário.


E para não marcar a roupa na hora de dobrar é só usar um papel de seda. Outra ideia interessante é colocar um saquinho de tule com giz branco no armário para tirar a umidade de peças como o couro. “Foi uma tarde muito interessante, com várias dicas que, com certeza, nossas clientes aproveitarão para que as roupas fiquem por mais tempo bonitas e com um closet de dar ‘inveja’ a qualquer mulher”, afirmou Sylvia. Serviço:Casa Cabral: Rua Bom Jesus, 529 - Cabral - (41) 3016-3261 / 9759- 0100 Hoje - 3 de setembro às 16h - www.impelle.com.br

***Objetiva oferece diferenciais na fotografia***


Crédito da foto: Objetiva Fotografia.

***Registrar momentos especiais com talento, dedicação e gerando resultados que ultrapassem as expectativas do cliente. Essa é a proposta do Objetiva Studio Fotográfico que atua no segmento de eventos e ensaios para homens, mulheres, crianças, casais, famílias e fotos publicitárias, sendo especialista em fotos para gestantes.

Os diferenciais do estúdio começam pela equipe que é formada exclusivamente por mulheres, incluindo uma profissional especializada em maquiagem para fotos. Além disso, o olhar criterioso das fotógrafas e um alto nível de exigência para o resultado final transformam os ensaios em momentos únicos, com garantia de tranquilidade, confiança e bom atendimento. O Objetiva Studio Fotográfico está localizado na Rua Visconde do Rio Branco, 124A, no charmoso bairro Mercês, local de fácil acesso. Telefone (41) 3044.3837.

***Exposição apresenta processo sustentável de produção têxtil***


Crédito da foto: Divulgação.

***Será aberta nesta quarta-feira (3), no Memorial de Curitiba, a exposição Life Cycle Design, que apresenta um modelo de produção têxtil não poluente, desenvolvido pelas designers Glicinia Setenareski e Carolina Piccin. Elas são responsáveis pelas marcas “O Casulo Feliz” (Maringá) e “Matéria Brasil” (São Paulo), que utilizam materiais e processos de produção naturais, que não produzem resíduos tóxicos e não prejudicam o meio ambiente. Estarão expostos tecidos, texturas, materiais e painéis explicativos para mostrar a origem das matérias e todo o caminho percorrido até a confecção de um tecido sustentável.

O objetivo de Glicínia, criadora do jeans de seda sustentável, e Carolina, fundadora de um centro de pesquisas de materiais sustentáveis, é chamar atenção para os impactos ambientais dos processos fabris e principalmente fomentar o consumo consciente. A empresa “O Casulo Feliz“, com sede no interior do estado, surpreendeu, há alguns anos, o mundo da moda ao lançar a seda sustentável, feita artesanalmente com casulos rejeitados pela indústria dessa fibra natural.

“Fomentamos para que as escolhas de compra tomem como base também os impactos causados na natureza e na economia”, dizem. Por meio desta exposição, as designers convidam o público a se encantar com a origem dos produtos, mas também a refletir sobre o descarte dos materiais. Serviço: Exposição Life Cycle Design Local: Memorial de Curitiba – R. Claudino dos Santos, 71 – Setor Histórico Data: de 3 a 30 de setembro de 2014 (abertura às 19h). Horário: de terça a sexta-feira, das 9h às 12h e das 13h às 18h; sábados e domingos, das 9h às 15h - Entrada franca.

***Círculo de Estudos Bandeirantes completa 85 anos***


Crédito da foto: Divulgação.

***Amanhã o Círculo de Estudos Bandeirantes (CEB) completa 85 anos. Peça fundamental para a formação de duas importantes Universidades do Estado – PUCPR e UFPR, foi agregador de talentos, de intelectuais e instrumento divulgador da cultura paranaense. A solenidade de comemoração será na próxima quinta-feira, às 18h, na sede da Entidade: Rua XV de Novembro, 1050 - Centro, Curitiba.

Com grande importância para a história, foi criado para incentivar a pesquisa e a divulgação da cultura. Hoje, é local de estudos com acervo bibliográfico de quase 20 mil exemplares, entre obras raras dos séculos XVII, XVIII, XIX e XX, além de manuscritos, periódicos e documentação histórica. “Atualmente, o CEB também tem por finalidade incentivar estudos de interesse nacional por meio de pesquisas, conferências e publicações, estimulando trabalhos referentes à cultura, de modo especial na esfera regional paranaense”, comenta o reitor da PUCPR e presidente do CEB, Waldemiro Gremski. Órgão cultural da Universidade desde 1987, o CEB e a PUCPR somam esforços em prol da cultura, do resgate da memória histórica do Paraná e do Brasil. Atualmente, abriga a Academia de Cultura de Curitiba e a Academia Sul Brasileira de Letras - Seção do Paraná.

Histórico - Fundado pelos jovens idealistas Antônio Rodrigues de Paula, Benedicto Nicolau dos Santos, Bento Munhoz da Rocha Netto, Carlos Araújo de Brito Pereira, José de Sá Nunes, José Farani Mansur Guérios, José Loureiro Ascenção Fernandes, Liguaru Espírito Santo, Pe. Luiz Gonzaga Miele, Pedro Ribeiro Macedo da Costa e Valdemiro Augusto Teixeira de Freitas, o Círculo de Estudos Bandeirantes já abrigou diversas entidades culturais, como a Reitoria da Universidade Católica do Paraná e o Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico Artístico e Cultural do Paraná.

***Viola Quebrada e Paulo Barato levam a seresta brasileira ao Paiol***


Crédito da foto: Divulgação.

***O Teatro do Paiol oferece um fim de semana embalado pelas melodias do interior brasileiro, com o espetáculo “Brasil Seresteiro”, sucesso do mês de abril passado e que volta a ser cartaz desta sexta-feira (5), às 20h30. Sobem ao palco o grupo Viola Quebrada e o cantor Paulo Barato, interpretando canções que mostram às novas gerações obras de importantes seresteiros como Francisco Alves, Sílvio Caldas, Dolores Duran, Nelson Gonçalves, Adelino Moreira, Chiquinha Gonzaga e Lamartine Babo.

O Viola Quebrada foi formado em 1997 com o objetivo de interpretar a música do interior do Brasil. Com o nome tirado de uma canção de Mário de Andrade, o grupo lançou seu primeiro CD em 2000, com o mesmo título do conjunto. Depois vieram os CDs “Viola Fandangueira” (2002), “Sertaneja” (2003) e “Noites do Sertão” (2006), seguidos pelos CD e DVD “Viola Quebrada canta Cascatinha e Inhana” (2011). Os integrantes do Viola Quebrada têm diferentes formações musicais, indo do erudito ao rock, passando pelo jazz e MPB, mas todos cultivam a verdadeira música nativa. Ao aprofundar-se nessa modalidade, o grupo resgata preciosidades que interpreta com arranjos mais modernos, obtendo uma tessitura de sons que ressalta a delicadeza e a tão difícil simplicidade dessas canções.

Atualmente reunindo Rubens Pires (acordeom), Rogério Gulin (viola caipira), Oswaldo Rios (violão), Marcão Saldanha (percussão) e Sandro Guaraná (contrabaixo), o Viola Quebrada expõe a alma do homem sertanejo com um toque urbano, não por meio de guitarras ou instrumentos plugados, mas pelo trabalho de harmonização, conseguido pela soma de diferentes tendências e experiências.

O convidado – O Viola Quebrada tem como convidado para o espetáculo o barítono curitibano Paulo Barato, que desenvolve carreira internacional. Bacharel em Canto pela Escola de Música e Belas Artes do Paraná (Embap), o cantor participou de estreias mundiais de óperas e concertos, algumas dessa obras escritas para a sua voz. Como ator, atuou em filmes premiados em festivais de cinema. Integrou por 12 anos a Camerata Antiqua de Curitiba, como coralista e solista, além de acumular trabalhos como diretor musical, ensaiador e regente de grupos vocais e corais.

Paulo Barato recebeu o Prêmio Sociedade Nacional de Pesquisa de Opinião Pública (SENAP), como Cantor Destaque do Paraná, nas edições 2007, 2009 e 2013. Em maio de 2013, representou o Brasil no Gotham Hall de Nova Iorque (EUA), com a Fundação Pelé. Em outubro de 2013, realizou turnê de concertos em Portugal e, em dezembro do mesmo ano, foi o barítono solista do Concerto de Música Erudita de Natal da Universidade Positivo. Serviço: Espetáculo “Brasil Seresteiro”, com o grupo Viola Quebrada e o cantor Paulo Barato. Data e horário: dia 5 de setembro de 2014 (sexta-feira), às 20h30. Local: Teatro do Paiol (Praça Guido Viaro, s/n – Prado Velho). Ingressos: R$ 20 e R$ 10 (meia-entrada). Informações de bilheteria: (41) 3213-1340.

***Obras públicas de Poty Lazzarotto são tombadas como Patrimônio Cultural do Paraná***


Crédito das fotos: Kraw Penas.

Na foto 01: O vice-presidente do Conselho Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico Marcos Venício Meyer e a coordenadora do Patrimônio Cultural Rosina Parchen durante leitura do relatório técnico das obras públicas de Poty Lazzarotto.


 Na foto 02: Mural da Travessa Nestor de Castro em que Poty retrata as "Imagens da Cidade".


Na foto 03: O mural intitulado "O Largo da Ordem". Refletido na janela do taxi, o mural "Imagens da Cidade".

***As obras públicas do artista paranaense Poty Lazzarotto, compostas por murais e painéis situados em Curitiba e outras regiões do Estado, foram tombadas como patrimônio cultural do Paraná nesta quarta-feira (20), em votação unânime durante reunião do Conselho Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico do Paraná (CEPHA), na Casa Gomm. Uma extensa pesquisa foi realizada pela Coordenadoria do Patrimônio Cultural (CPC) para relacionar as obras do artista no Estado, com registro fotográfico dos painéis e murais.

Foi realizado um parecer técnico assinado pelos professores Maria José Justino e Fabrício Vaz Nunes, que ratificaram a importância histórica das obras do artista para o Paraná e a necessidade da proteção legal. Para a coordenadora do Patrimônio Cultural, Rosina Parchen, o tombamento dos murais e painéis do Poty Lazzarotto pelo conselho confirma a importância do artista e de sua obra. “É o reconhecimento necessário para a preservação deste acervo, que faz parte da identidade cultural paranaense.

Poty retratou temas locais e da história do Paraná, seus painéis têm um referencial histórico da evolução da indústria, da ciência e das artes. Toda essa abrangência cultural do artista torna sua obra especial para o Paraná”. No total são 35 obras, que pertencem ao governo federal, estadual, prefeituras e estrutura viária do Estado. Poty Lazzarotto - Curitibano, Poty Lazzarotto nasceu no mesmo dia em que a capital paranaense comemora sua fundação, 29 de março, no ano de 1924. Faleceu em 08 de maio de 1998, na mesma cidade, deixando um legado de mais de cinco mil obras.

Sua arte está exposta em Curitiba e no interior do Paraná, mas transcende as fronteiras do estado e do país, com murais em Portugal, França e Alemanha. Apesar de ser conhecido principalmente pelos murais e painéis, o desenho foi o seu principal veículo de expressão. Ilustrou livros de Jorge Amado, Guimarães Rosa, Gilberto Freire, Danton Trevisan, entre outros. Em 1946, com a criação da revista “Joaquim” pelo escritor Dalton Trevisan, Poty foi parceiro constante, presente em todos os números, seja com ilustrações, notícias do mundo das artes ou comentários sobre arte. No ano de sua morte estava trabalhando em um painel encomendado para a hidrelétrica de Itaipu, em Foz do Iguaçu. Seu último trabalho foi a ilustração para um cartaz encomendado pelo Hospital de Clínicas, em Curitiba, para sensibilizar as pessoas sobre a necessidade de doações.

***Governo Federal - Painel da fachada do Hospital de Clínicas da UFPR - O Bom Samaritano - Mural do Hospital de Clínicas - Evolução Hospitalar - Painel do Museu de Arqueologia e Artes Populares de Paranaguá - Índios - Painel do Centro Politécnico da Universidade Federal do Paraná - História da Tecnologia - O trabalho humano e a evolução tecnológica - Painel UTFPR - Profissões - Ofícios - Painel de azulejos do Instituto Nacional de Previdência Social - Litoral Brasileiro - Painel em azulejos na sede do Tribunal Regional Eleitoral (I e II) - Painel de azulejos do Hospital Veterinário da Universidade Federal do Paraná - Painel em Itaipu, Foz do Iguaçu - Trabalhadores da Barragem

***Governo do Paraná - Painel do Palácio Iguaçu - Pinheiros, Café e Erva-Mate - Trabalho na Lavoura - Painel da fachada do Palácio Iguaçu - Paraná - Alegoria ao Paraná - Painel da TV Paraná - A Comunicação, Canal da Música - Painel (6 faces) do saguão do Edifício BADEP - História do Paraná - Símbolos da História do Paraná Painel da sala de reuniões do BADEP - Mapa do Paraná Estilizado - Painel do Plenário da Assembleia Legislativa do Estado do Paraná - Assembleia - Porta dupla face do Salão Nobre da Assembleia Legislativa do Paraná - Lavrador, Sol e Três Planaltos - Trabalhadores - Painel do saguão da Assembleia Legislativa do Paraná - Sol, Pinhão e Três Planaltos - Sol, Pinhões e Planaltos - Mural da Assembleia Legislativa do Paraná - Símbolos do Paraná - Mural no Estacionamento do Museu da Imagem e do Som - Saguão do Instituto Tecnológico Simepar, no Centro Politécnico da UFPR - O tempo e a Vida - Painel de azulejos no Tribunal da Justiça do Paraná Porta corta-fogo do grande auditório do Teatro Guaíra - O Teatro, a Música e a Dança - Painel da fachada do Teatro Guaíra - Evolução das Artes Cênicas - O Teatro no Mundo Cortina corta-fogo no auditório Salvador de Ferrante, Teatro Guaíra - História do Teatro no Paraná - História do Teatro Paranaense - Mural na Sanepar, Curitiba - Evolução do Saneamento Básico - Duas peças em concreto na Sanepar, Curitiba

***Município de Curitiba - Painel de azulejos no Mercado Municipal de Curitiba - Mural da Travessa Nestor de Castro (I) - O Largo da Ordem - Mural da Travessa Nestor de Castro (II) - Imagens da Cidade - Monumento do 1º Centenário do Paraná - Painel da Praça 29 de Março - História de Curitiba - Painel do Largo Isaac Lazzarotto - Monumento ao Ferroviário - Estruturas Viárias - Monumento da Rodovia do Café Monumento rodoviário no entroncamento Curitiba/Palmas - Decorativo. 

***Município de Maringá - Painel do Teatro Regional Calil Haddad e Museu Hellenton Borba Cortes.


Alcelly Flores, jornalista e pesquisador, assina as colunas Cultura & Sociedade e Coluna Personalidades, onde traz informações sobre diversas áreas, política, gastronomia, moda, cultura, literatura e coluna social.

Nenhum comentário:

Postar um comentário