quarta-feira, 14 de maio de 2014

Coluna do dia 14/05/14

***OS CARIOCAS, CANTAM CHICO NA CAIXA CULTURAL***


Crédito das fotos: Divulgação.

***A Caixa Cultural Curitiba apresenta, nos dias 16 e 17 às 20h e dia 18 às 19h, o show Chico com Samba com Afeto, uma homenagem do grupo vocal Os Cariocas à trajetória de Chico Buarque de Holanda no ano em que o romancista, cantor e compositor completa 70 anos. Os músicos Severino Filho (primeira voz), Fabio Luna (segunda voz), Neil Teixeira (terceira voz) e Eloi Vicente (quarta voz), com participação especial de Pedro Miranda, fazem uma releitura original do universo musical criado por Chico.


No repertório, estão os clássicos Eu te amo, Futuros Amantes, Sabiá, Noiva da Cidade, Januária, Chão de Esmeraldas, entre outras canções. O conjunto vocal e instrumental Os Cariocas fez escola no Brasil com seu jeito marcante e exclusivo de harmonizar e interpretar. O grupo se tornou referência de qualidade entre grandes maestros e músicos de várias épocas. Pedro Miranda, convidado pelo quarteto para fazer uma participação especial no show em homenagem a Chico, é um dos expoentes da nova geração do samba da Lapa e considerado uma revelação da música brasileira por Caetano Veloso. O músico já esteve na CAIXA Cultural Curitiba participando do projeto Samba de Bamba.

**********EM EVIDÊNCIA**********

*****Hoje a clínica Vitaclin realiza a inauguração de um novo conceito de SPA urbano, o Bambu Urban SPA. O evento acontece das 18h às 22h. A empresária Daniele Florencio receberá clientes e imprensa.

*****Destaque da nova cena pop curitibana, o cantor e compositor Dabliu Junior comanda pocket show na Fnac Curitiba nesta quinta-feira (15), às 19h30. Ele apresentará as músicas que farão parte de seu segundo disco, em fase de produção. No palco, dividirá a cena com a vocalista Gui Sales, outra grata surpresa da nova safra local. O evento é promovido pelo site Mondo Bacana e terá ainda um bate-papo com os músicos, intermediado pelo jornalista Abonico Smith.

*****O QuinTAJ agita a quinta-feira, 15 de maio, com o som do DJ Malcon Costa. O DJ Chuva, residente do TAJ Curitiba, comanda as pick ups do warm up da noite. Malcon Costa sempre se interessou por música eletrônica, mas em 2004, começou a tocar por influência de amigos que já eram DJs e acabou se interessando por sonoridades que variam entre o deep house e o house sempre com muito groove. Com influência do som de Chicago, Detroit e de UK garage, Malcon administra, junto com seu amigo Haustuff, a mais nova label da cidade neste seguimento a F.O.K Records (Finger On Keys).

*****A Lide Multimídia assumiu os trabalhos de assessoria de imprensa do Instituto Ethos, no Paraná. O Instituto é uma Organização Sem Fins Lucrativos (ONG) que tem como objetivo a disseminação de ferramentas de gestão e práticas responsáveis. Como é o caso do projeto Jogos Limpos Dentro e Fora dos Estádios.

***Noite iluminada***


Crédito da foto: Divulgação.

***A tecnologia LED vem conquistando cada vez mais espaço em projetos de arquitetura e decoração. Pensando nisso, a Irmãos Abage, em parceria com a Interlight, reúne um seleto grupo de profissionais para um bate-papo com a arquiteta e lighting designer Juliana Ramacciotti, que irá falar sobre os últimos lançamentos do mercado e como fazer o melhor uso desta tendência. O evento acontece no dia 20 de maio, a partir das 19h, na Irmãos Abage Barigui.

***Brasil na disputa pela coroa de Miss Progress International***


Crédito das fotos: Sergio Malfatti.

***Desde sexta-feira, 9 de maio, a paranaense Jorreni Marcon – natural de Castro, na região dos Campos Gerais – encontra-se na cidade de Santa Maria di Leuca, na Puglia, Itália, com as demais candidatas de todo o mundo que disputam o título Miss Progress International 2014 (www.missprogressinternational.com). Chamadas de Embaixadoras do Progresso, as 22 candidatas de todo o mundo têm intensa agenda pela região. No sábado, 10, foram apresentadas oficialmente à imprensa italiana em badalado ‘Press Conference’, sediado no Messapia Hotel & Resort, que também será palco do desfile final, marcado para o próximo sábado, 17 de maio.

O fim de semana incluiu tour em Castrignano del Capo e também Taranto, onde foram recebidas pelas autoridades locais. Convidada da Organização Beleza Nacional, empresa sob direção de George Sada e com sede em Curitiba, a beldade de 24 anos de idade e 1,74m de altura, apresentou nesta segunda-feira, 12, seu traje típico batizado de "A Beleza do Paraná e do País do Futebol". Com assinatura do estilista Edson Eddel, o traje faz referências ao ano da Copa do Mundo no Brasil e foi confeccionado em tecido nobre nas cores azul, verde e amarelo, tingido artesanalmente e bordado inteiramente a mão.


Com uma ampla saia e cintura marcada, relembra as sinhazinhas que ficavam nos antigos casarões a espera dos Tropeiros, que faziam a rota de Viamão-RS até Sorocoba-SP no século XVIII. Ainda marcando a presença do Paraná na vida da Miss, aplicações estilizadas da araucária, árvore símbolo paranaense, bordadas em miçangas e pedrarias, dão o toque final ao traje. Nos próximos dias, as Misses visitam Ostuni, Alberobello, Gallipoli e Lecce e participam de uma série de outras atividades voltadas ao seu engajamento em relação ao meio ambiente, saúde e Direitos Humanos. Durante o desfile final, caberá a cada candidata a apresentação de um projeto sócio-humanitário, sendo que à Jorreni coube o tema na área de saúde. O evento será transmitido ao vivo, a partir das 16 horas do Brasil – 21 horas na Itália – pelo web canal JoTv, no dia 17 de maio.

***Expolux e tendências***


 Crédito das fotos: Gerson Lima.

Na foto: A supervisora da Mantra Brasil, Nelita Breda com o diretor comercial da marca, Jony Veit, e os empresários Adriana e Marcelo Sypniewski. Ao lado, Kariane Bonetti e Edson Ignácio, representante da Mantra Brasil.


Na foto 02: Fernanda Heller, Carla Gil Heller, Cristiane Maciel, Sandro Percicotti, Hellen Giacomitti, Roberta Dias, Carolina Portes e Carolina Posanske.

***A Grey House Iluminação recebeu profissionais da arquitetura e decoração para a palestra Expolux, ministrada pela lighting designer e empresária da loja, Adriana Sypniewski. A 14ª Feira Internacional da Indústria da Iluminação, maior do segmento na América Latina, foi o tema principal do evento. Além da palestra, os convidados também tiveram a oportunidade de conferir a mais nova linha da conceituada Mantra Brasil, a Project.

***Para os Pets***


Crédito das fotos: Gerson Lima.

Na foto 01: A anfitriã Fabiana Mendes, Dr. Guilherme Dipp, Dra. Deise Ebert Alves e o anfitrião Wilson Mendes.


Na foto 02: Ellen Menta com Mobi e Rogerio Menta com Nero.


Na foto 03: Elias Glaser, Percy Glaser e Mel.

***Curitiba recebeu um novo conceito em hospital veterinário, o HV Didatus, no último fim de semana. O evento de inauguração contou com a presença de personalidades e seus cães, que conheceram toda a estrutura inovadora do novo local de cuidados especiais para os animais de estimação. Durante o evento os animais receberam dicas de adestramento e foram atendidos por médicos veterinários do hospital em um check-up.

***ESPETÁCULO COLÔNIA CECÍLIA É REENCENADO PARA FESTIVAL MIA CARA CURITIBA***


Crédito da foto: Divulgação.

***A história da primeira colônia anarquista de imigrantes italianos no Paraná retorna aos palcos em maio, no festival Mia Cara Curitiba. “Colônia Cecília”, da Cia. Máscaras de Teatro, ganha duas apresentações nos dias 27 e 28 de maio (terça e quarta-feira), às 20 horas, no Teatro Fernanda Montenegro. O espetáculo, que tem entrada gratuita, faz parte da programação do Mia Cara, evento que celebra a cultura italiana em Curitiba com eventos artísticos e gastronômicos de 24 de maio a 1º de junho.

O Mia Cara Curitiba celebra a cultura italiana na capital paranaense, com realização da Embaixada da Itália no Brasil e do Consulado geral da Itália em Curitiba, e integra o projeto “Itália na Copa”, que reúne uma série de eventos culturais ao longo do ano no Brasil, por ocasião do Mundial de futebol. O projeto foi viabilizado via Lei Federal de Incentivo à Cultura, do Ministério da Cultura, com patrocínio das empresas Blount, Banco CNH Industrial, New Holland, Igarashi, Peróxidos do Brasil, Havan, GME Aerospace, Whirlpool e Caminhos do Paraná. A Coordenação é do Solar do Rosário.

Serviço: 27 e 28 de maio, terça e quarta-feira - 20h  - Teatro Fernanda Montenegro – Shopping Novo Batel - Rua Coronel Dulcídio, 517, Batel, Curitiba, PR. INGRESSOS: Entrada franca. Os ingressos já estão disponíveis para retirada nas bilheterias do Teatro. O Mia Cara Curitiba vai apoiar o Provopar Estadual arrecadando doações de alimentos não perecíveis em todos os eventos. O público poderá entregar os donativos na entrada de cada espetáculo ou exposição. www.miacaracuritiba.com.br

***Imagem Pessoal nas empresas e universidades*** 


Crédito da foto: Ana Flávia Faria. 

***A consultora de imagem Ana Adad está com a agenda movimentada nos próximos dias. Ela ministrará um workshop para colaboradores do Grupo Positivo nesta quinta-feira, dia 15 de maio, das 8 às 12 horas, na Universidade Positivo. Ana falará sobre a importância do dress code - código de vestir - no dia a dia das corporações. Ainda no dia 15, à noite, a convite da personal organizer Juliana Brant, que ministrará um curso de Como Organizar seu Armário, a consultora dará dicas de como usar acessórios, num bate-papo bem descontraído com as participantes, evidenciando o impacto da organização na imagem pessoal e na composição do look. O curso acontecerá das 19 às 22 horas no espaço Coworking Impact Hub Curitiba, à Rua Comendador Macedo, 233. 

Na segunda-feira, 19 de maio, proferirá palestra sobre a Imagem Pessoal na Entrevista do Primeiro Emprego, um convite do Instituto Federal Paraná (IFPR), campus Curitiba. O evento faz parte da “Semana da Família na Escola” e é direcionado a estudantes e professores, na sede da Rua João Negrão. No dia 20 de maio, às 19 horas, na PUC, a consultora falará com os estudantes de Pós-Graduação de Marketing da universidade, sobre o trabalho destinado a lojistas, treinamento de equipe de vendas de lojas. A participação da consultora é um convite da professora em Marketing de Inovação, Célia Lisingen, do corpo docente da Universidade. 

Ana Adad é publicitária especialista em Marketing e Gestão de Negócios pela Fundação Getúlio Vargas e pela Fundação Dom Cabral. Tem 18 anos de experiência no setor varejista, incluindo empresas nacionais e multinacionais. Como gestora de equipes multifuncionais, sempre foi procurada para auxiliar colaboradores e pares em dress code profissional e social e em coaching comportamental. 

***Pitty lança “SETEVIDAS”***


Crédito da foto: Divulgação.

***Enfim, Pitty lança seu novo álbum. Valeu a pena esperar por um novo trabalho solo da cantora, que nos últimos anos se dedicou ao duo Agridoce. Sempre se reinventando e tendo a inquietude como uma forte característica, Pitty lava a alma em “SETEVIDAS”. Aprofunda a pesquisa sonora de “Chiaroscuro” (Deck/2009) e traz um rock cru, direto e ao mesmo tempo bastante psicodélico. Ampliando as experimentações, Pitty e banda incorporaram sutilmente ritmos africanos, especialmente uma herança rítmica do candomblé, que foram trabalhados com a preocupação de não ser caricato, utilizando elementos típicos desse universo (instrumentos como agogô e caxixi) de uma forma diferente, que complementasse o rock da banda. O trabalho de voz, assim como coros e aberturas vocais, vão um pouco além do que apresentaram em “Chiaroscuro” e o som está ainda mais pesado. Como o próprio nome sugere, as letras tratam de sobrevivência, resiliência e processos de transformação.

Gravado ao vivo, com todos os instrumentos tocados simultaneamente, no Estúdio Madeira (SP), “SETEVIDAS” foi produzido por Rafael Ramos e mixado pelo inglês Tim Palmer, que já trabalhou com U2, mixou o clássico "Ten", do Pearl Jam, além de David Bowie, Robert Plant, Ozzy Osbourne e outros. O resultado é um som “grande, mas garageiro”. “Era a linguagem que queríamos” – explica Pitty. Para anunciar seu novo álbum, Pitty lança hoje em seu site oficial o clipe do primeiro single, a faixa homônima "Setevidas". O clipe foi filmado no Bom Retiro (SP), dirigido por Raul Machado, com figurinos de Ju Maia, acessórios de Pablo Benitez Tiscornia e make up de Mari Kato. “SETEVIDAS”, seu quarto álbum de estúdio, estará em pré-venda no iTunes a partir de 13/05, com lançamento digital no dia 27/05 e nas lojas físicas na semana seguinte, no dia 03/06.

***A MAGIA DE MIRÓ NA CAIXA CULTURAL CURITIBA***


Crédito das fotos: Divulgação.

***A Caixa Cultural Curitiba apresenta a exposição A Magia de Miró, desenhos e gravuras, com abertura no dia 20 de maio às 19h30 e visitação de 21 de maio a 20 de julho de 2014. Sob curadoria de Alfredo Melgar, Conde de Villamonte e fotógrafo galerista em Paris, a exposição possui 69 obras do artista espanhol e 23 fotografias em P&B de Miró registradas por Melgar. 

A exposição já passou pela Caixa Cultural São Paulo e por prestigiadas galerias e museus da Europa, América e Oceania. A Magia de Miró revela um plano mais íntimo e pessoal do mundo de Miró ao exibir esboços ou notas, além de obras produzidas sobre papel, com lápis e giz de cera ao longo dos últimos cinco anos de vida do artista. Já as ilustrações correspondem a diferentes épocas da sua produção, entre 1962-1983, e remetem ao universo do processo criativo do artista, que pintou e desenhou sobre qualquer superfície que permitisse exibir sua enorme criatividade e conhecimento.

Após a temporada em Curitiba, a exposição segue para as unidades da Caixa Cultural Rio de Janeiro (28 de julho a 28 de setembro de 2014), Recife (7 de outubro a 7 de dezembro de 2014) e Salvador (16 de dezembro de 2014 a 8 de fevereiro de 2015).


Nascido em Barcelona, na Espanha, em 20 de abril de 1893, Miró é um dos mais renomados artistas da História da Arte Moderna. Estudou com Francisco Galí, que o apresentou às escolas de arte moderna de Paris, transmitiu-lhe sua paixão pelos afrescos de influência bizantina das igrejas da Catalunha e o introduziu à fantástica arquitetura de Antonio Gaudí. Em suas pinturas e desenhos, tentou descobrir signos que representassem conceitos da natureza num sentido poético e transcendental. Nesse aspecto, tinha muito em comum com dadaístas e surrealistas, sendo influenciado principalmente por Paul Klee.

Miró também trazia intuitivamente a visão despojada de preconceitos que os artistas das escolas fauvista e cubista buscavam, mediante a destruição dos valores tradicionais. A partir de 1948, entre Espanha e Paris, realizou uma série de trabalhos de conteúdo poético com variações temáticas sobre mulheres, pássaros e estrelas, entre eles esculturas. Em 1954, ganhou o prêmio de gravura da Bienal de Veneza e, quatro anos mais tarde, ganhou o Prêmio Internacional da Fundação Guggenheim pelo mural que realizou para o edifício da UNESCO, em Paris. Miró morreu em Palma de Maiorca, na Espanha, em 25 de dezembro de 1983.

O curador da mostra Alfredo Melgar Alexandre (Madrid, 1944), XIII conde de Villamonte, foi médico rural e professor da Cruz Vermelha, atuou como médico voluntário dos campos de refugiados do Oriente Médio e viajou pela América, África, Ásia e Europa trabalhando, alternadamente como médico e fotógrafo. De volta à Espanha, em 1980, fundou a editora e galeria de arte Alfredo Melgar, produzindo portfólios de pintura, música e poesia. De 2003 a 2008 foi Presidente da Associação Espanhola de Gestores do Patrimônio Cultural (AEGPC). Hoje, Melgar vive em Madrid, realizando trabalhos de edição, produção e direção de exposições e eventos culturais.

***Monólogo fala sobre a violência contra a mulher***


Crédito da foto: Divulgação.

***“Em nome da mãe, da filha e da santa... amem! amém!” é um monólogo da atriz Sônia Morena, em comemoração aos seus trinta anos de teatro e sua estreia como autora. Inspirada na poesia “Todas as Vidas” de Cora Coralina, e com forte influência em sua vida pessoal, o texto traz à luz a vida simples das mulheres anônimas e a capacidade de superar o medo, seja ele qual for, e descobrir sua coragem.

Também faz um convite para refletirmos sobre a violência, além de um grande apelo à humanidade pedindo que haja mais respeito e mais amor nas relações humanas. Serviço: Espetáculo - “Em nome da mãe, da filha e da santa... amem! amém!” Dias 15, 16 e 17 de maio às 20 horas e dia 18 de maio às 18 horas Auditório Glauco Flores de Sá Brito – Miniauditório, Teatro Guaíra. Ingressos: R$ 30,00.


Alcelly Flores, jornalista e pesquisador, assina as colunas Cultura & Sociedade e Coluna Personalidades, onde traz informações sobre diversas áreas, política, moda, cultura, literatura e coluna social.

Nenhum comentário:

Postar um comentário