***O MAIS BELO ESPETÁCULO DO FESTIVAL DE CURITIBA 2014, QUE VI ATÉ AGORA***
Crédito da foto: Ernesto Vasconcellos.
***A trupe que apresenta “Um Réquiem para Antônio”, não só participou de coletiva de imprensa no Memorial de Curitiba, mas também aproveitou para dar um passeio no Largo da Ordem antes de subir ao palco com a peça que tem uma linguagem circense, alegórica e popular. O espetáculo retrata a a história de Salieri, que delira em seu leito de morte e faz um acerto de contas com seu rival, já morto, Mozart.
***RPC TV promove evento para apresentar Vem_aí na Globo 2014***
Crédito da foto: Divulgação.
***Vem_aí tanta coisa que 2014 vai ficar pequeno para todas as novidades! São programas de todos os gêneros e para todos os gostos: comédias, drama criminal, reality musical, seriados, filmes, novelas. E para celebrar as novidades da programação 2014, a Globo vai exibir, pelo segundo ano consecutivo, o especial ‘vem_aí’, no dia 3 de abril, após ‘Em Família’. Dirigido por João Daniel Tikhomiroff, o programa será gravado em São Paulo, durante o evento realizado na véspera, e terá três mestres de cerimônia: Tatá Werneck, Marcelo Adnet e Leandro Hassum. Vem_aí inovação, diversão, emoção, informação, inspiração, movimento e vibração.
Para apresentar a nova campanha vem_aí e as novidades da programação da Globo para seus principais clientes e parceiros, a RPC TV - afiliada da Globo no Paraná – reunirá convidados na sede da emissora no próximo dia 2, simultaneamente ao evento que ocorrerá em São Paulo. Sucesso no ano passado, o vem_aí reafirma o compromisso da emissora com o seu público, de apresentar qualidade, inovação e criatividade em tudo aquilo que faz.
Criada pela Comunicação da Globo, uma grande campanha em três fases conta com a participação de mais de 100 atores, apresentadores, jornalistas e estrelas da música. A primeira fase com teasers provocaram a curiosidade do público com o que “vem por aí”, apresentando apenas a marca preenchida por animações que representam os sete pilares da Globo: Dramaturgia, Esporte, Show, Jornalismo, Filmes, Copa e Música, em movimento e cor específicos para cada um deles. O segundo momento da campanha reafirma o sentimento que a programação da Globo desperta nas pessoas.
O elenco da emissora convida o público para experimentar mais emoção, mais diversão, mais informação e movimento. Sandra Annenberg, Fátima Bernardes, Chico Pinheiro, Patricia Poeta, Faustão, Regina Casé, Luciano Huck, Jô Soares, Serginho Groisman, Julia Lemmertz, Fernanda Torres e Marco Nanini são alguns dos profissionais que participam dos filmes que começaram a ser veiculados no domingo passado, dia 23. A terceira fase é uma verdadeira festa da música popular brasileira comemorando a chegada da nova programação.
A partir do dia 28 de março, sete filmes trarão Titãs, Herbert Vianna, Ivete Sangalo, Rappin Hood, Fundo de Quintal, Valesca Popozuda, Alcione, Gaby Amarantos, Vanessa da Mata, Simoninha e outros artistas cantando novas versões do jingle ‘vem_aí’, de autoria de Sergio Valente, diretor de Comunicação da Globo, com arranjo do diretor musical Ricardo Leão. Além dos filmes, a ação inclui ainda anúncios em páginas de revistas e jornais, internet e spots em rádios; e uma comunicação interna bem-humorada e interativa nas emissoras e afiliadas.
**********EM EVIDÊNCIA**********
*****A Inove Basic promove o Liquida Móveis, uma promoção especial para as peças do showroom da loja localizada na Rua Castro, 197, no Água Verde. Enquanto durar o estoque, produtos flexíveis, para office, home office e móveis residenciais que se adaptam ao modo de vida contemporâneo estão com até 80% de desconto.
*****A Caixa Cultural Curitiba apresenta, no dia 8 de abril às 20h, show do violonista Marco Pereira, segunda atração da Série Solo Música de 2014. O músico traz ao projeto um repertório bem brasileiro formado por clássicos da MPB, além de composições próprias.
*****O QuinTAJ do badalado TAJ Curitiba recebe o DJ Hugo Miyamura como atração principal desta quinta-feira, 3 de abril. O warm up fica por conta do DJ Diogo Mazza, residente da casa. Em 2006, Hugo Miyamura começou a trabalhar como DJ e já tocou em diversos clubes e cidades. Atualmente, seu projeto transita entre diversos campos como lounge, brasilidades, nu jazz, nu funk, entre outros.
*****Criado para destacar as principais obras da literatura contemporânea em língua portuguesa publicada no Brasil, o Prêmio Portugal Telecom de Literatura abre as inscrições para sua 12ª edição. Editores e escritores podem inscrever obras pelo site www.premioportugaltelecom.com.br até 17 de abril.Os livros brasileiros inscritos devem ter a primeira edição publicada entre 1º de janeiro e 31 de dezembro de 2013. Os livros de autores de outros países de língua portuguesa devem ter sido editados entre 1º de janeiro de 2010 e 31 de dezembro de 2013 e publicados no Brasil em 2013.
***Cia.Marítima - Inverno 2014***
Crédito das fotos: Divulgação.
***Chique e básica ao mesmo tempo, despojada, despretensiosa, que gosta de viajar e de estar bem vestida, inclusive no seu momento ao sol; assim é a bohemian woman do Inverno 2014 da Cia. Marítima, que leva seu charme trendsetter para as mais badaladas praias do mundo afora. Para comemorar a chegada da nova coleção, a Cia. Marítima promove, na terça-feira (08), a partir das 19h, ,um coquetel em sua loja localizada no Pátio Batel.
Nesta temporada, os prints vêm coloridos e vibrantes, tendo como inspiração as estampas étnicas. Em um mix de padronagens, os tribais dividem espaço com desenhos gráficos e geométricos, além das sempre tradicionais animal prints, tudo desenvolvido exclusivamente, dentro de uma cartela de cores onde predominam tons de vermelho, laranja, fúcsia, azul e verde. Calças flare em lycra com textura brilhante, vestidos de shape ajustado com estampas localizadas e moletons oversized – ambos de neoprene – ganharam espaço entre as novas modelagens da marca.
O sucesso do body na temporada passada garantiu um lugar especial na coleção (por isso está presente em 7 das 10 estampas), com ele também veio o top cropped de manga longa, outro hit do momento. Na moda, muita influência da renda guipure, além de intereferências tie dye e uso de diversos pontos de tricot. Peças com pegada mais moderna invadirão as araras desse inverno: são saias de babados, kaftans, vestidos de seda, mini shorts, blusas com recortes nas mangas e t-shirts descoladas.
Uma infinidade de opções foram pensadas para compor desde os looks mais casuais, até os mais elaborados, que exigem uma produção de peso. Para completar a vasta gama de produtos, destaque para duas linhas: Holiday Wear – toda em plush, esta traz peças confortáveis, porém estilosas, onde recortes e modelagens jovens repaginaram o tradicional conjuntinho casual – e Fashion Fitness – desenvolvida para as amantes de esportes, sejam eles terrestres ou aquáticos, leggings, tops de ginástica e regatas leves, além de sunkinis e maiôs mais comportados, foram produzidos em estampas especiais, mais street.
***AMANHÃ TERÁ SESSÃO DO CINEMATERNA NO SHOPPING MUELLER***
***O Shopping Mueller sedia mais uma sessão do projeto CineMaterna, nesta quinta-feira (03), às 14h10, no Cinemark. Mamães com bebês de até 18 meses poderão ir ao cinema para uma sessão especial da comédia nacional “S.O.S. Mulheres ao Mar”. Os ingressos, ao preço de R$15 (entrada inteira), já podem ser adquiridos na bilheteria do Cinemark Mueller, nos totens de autoatendimento localizados no Piso Cinemas ou pelo site www.cinemark.com.br.
O projeto CineMaterna oferece um ambiente cuidadosamente planejado para que as mães possam ir ao cinema com seus bebês. Assim, a sala onde as participantes serão recepcionadas será levemente iluminada, terá ar-condicionado suave, além de trocadores de fraldas e um tapete especial na primeira fila, para os bebês ficarem à vontade.
A exibição do filme terá volume reduzido, a fim de não prejudicar a saúde do bebê. O objetivo do CineMaterna é proporcionar uma oportunidade para que as mães possam retomar a vida social e curtir um programa de lazer junto de sua família, já que pais e acompanhantes também são bem-vindos. Ao final da exibição, todas as participantes têm um encontro marcado no Café do Top, para conversarem sobre o filme e trocarem experiências sobre a maternidade. Todas as atividades acontecerão no Piso Cinemas.
***Lâmpadas LED em quase metade dos projetos residenciais e comerciais***
Crédito das fotos: Divulgação.
***Desde a invenção da lâmpada por Thomas Edison no ano de 1879, dá para dizer que o mercado de iluminação passou por duas transformações marcantes: a primeira foi na década de 1990, com a chegada das lâmpadas halógenas (dicróicas, ar 48, 70 e 11, e par 20,30 e 38). Já a segunda, muito mais recente e impactante segundo profissionais que trabalham com comércio e projetos de iluminação, foi registrada em 2013 com o lançamento dos LEDs. Isso porque essas novas lâmpadas conseguiram absorver a função das lâmpadas de efeito, como as AR e as dicróica, sem o principal problema apresentado por elas, que é o aquecimento do ambiente e o alto consumo de energia. Na Klee Iluminação, em Curitiba, o número de clientes que hoje opta por luminárias com LED chega a 40%, mesmo estas sendo até 20% mais caras que as halógenas e as fluorescentes.
No entanto, segundo a empresária e lighting designer Eliana Zielonka, já em curto prazo, a economia é significativa. Além da durabilidade das lâmpadas – cerca de 20 a 30 mil horas, o consumo é muito inferior. “Enquanto uma lâmpada fluorescente gasta 92 Watts/Hora, uma de LED com o dobro de eficiência gasta 20 watts/hora. Sem falar que ela não gera calor algum ao ambiente”, explica. Além disso, as lâmpadas leds não pedem nenhuma mudança nos equipamentos. Praticamente todo e qualquer equipamento (luminária) pode ser usado com lâmpadas LED, uma vez que os soquetes são exatamente os mesmos. A única exceção são as lâmpadas halógenas palito, que logo deverão ter similar em LED.
Mas é preciso ficar atento para não escolher uma marca que seja de qualidade duvidosa, também conhecida como ‘xing ling’. Caso contrário, o LED não proporcionará a devida projeção de luz, iluminando mais o teto, além de deixar o ambiente azulado. “Tenho um cliente que disse ter trazidos LEDs do Paraguai, mas cuja duração de algumas lâmpadas foi de apenas uma semana”, conta a empresária.
Para se ter ideia de aproximadamente quanto seria necessário investir, em um apartamento de 200 m² o gasto com iluminação custa em média R$ 5000,00 caso seja utilizado LED em ambientes como áreas funcionais (cozinha, lavanderia, closet, escritório) áreas de lazer, salas de estar, dormitórios e banheiros. Se o mesmo projeto utilizar lâmpadas convencionais, o investimento será de aproximadamente R$ 4000,00 em valores atuais. Klee Iluminação Rua Fernando Torres, 35, Centro. Curitiba / PR 41-3095-8088 / www.kleeiluminacao.com.br
***Almir Sater e banda se apresentam no Teatro Guaira***
Crédito da foto: Divulgação.
***Almir Sater volta à Curitiba para sua tradicional apresentação. Tocando a chamada música de “raiz”, o cantor e compositor sulmatogrossense consegue agradar aos mais diversos públicos. Dia 10 de abril às 21h, ele fará uma única apresentação no Guairão, onde estará cantando seus principais sucessos como “Tocando em Frente”, “Chalana”, “Trem do Pantanal”, etc. Nascido em Campo Grande, Almir Sater é reconhecido em todo ao Brasil por seu estilo que se caracteriza pelo experimentalismo. Ele agrega em suas composições uma sonoridade tipicamente caipira da viola de 10 cordas e influências das culturas fronteiriças do seu estado, como a música paraguaia e a andina.
Com mais de 30 anos de sólida carreira e 10 discos gravados, Almir se tornou uma figura ímpar no cenário musical brasileiro. Sua produção intensa e apaixonada vem do coração, do interior da alma. Ele é um dos artistas que não deixou a emoção de lado, o que leva o público a se sentir completamente à vontade em seus shows. Por isso a plateia, ao sair da sua apresentação, tem a impressão de ter estado na sala de visitas do cantor.
Almir Sater nasceu em Campo Grande, em 1956. Seu contato com a cidade grande veio muitos anos depois, quando, já adulto, foi para o Rio de Janeiro estudar direito na Faculdade Cândido Mendes. Em menos de três anos, Almir descobriu que, definitivamente, não seria advogado. Na solidão que a cidade grande lhe impôs, descobriu na viola sua grande amiga e companheira, dedicando-se completamente ao instrumento. Um dia, por acaso, passando pelo Largo do Machado, reduto nordestino do Rio de Janeiro, ao ouvir as duplas regionalistas que se apresentavam, Almir percebeu o que realmente importava na sua vida; e não teve outra atitude, a não ser voltar para Campo Grande. O contato com a gente da terra favoreceu a pesquisa de novos ritmos, novos sons da viola.
Almir tornou-se um dos responsáveis pelo resgate da viola de 10 cordas, mais conhecida como viola caipira, base de criação da música caipira. Suas composições refletem o popular e o erudito de maneira ímpar, como jamais se ouviu na MPB. Mas Almir Sater não despreza a técnica que se obtém com a eletrônica moderna e os efeitos dos sons de laboratório. Quando ele sobe ao palco, não existem montagens. Almir pega na viola e o som flui suave e naturalmente.
***Cristóvão Tezza lança romance O Professor, na Livraria da Vila do Pátio Batel, em Curitiba***
***O escritor Cristovão Tezza lança e autografa seu mais novo livro, o romance O Professor, editado pela Record, na Livraria da Vila do Shopping Batel, nesta próxima quarta-feira, dia 2 de abril, a partir das 19h30. Durante o lançamento, o escritor fará um bate papo com o público presente.
Para Tezza, este é o que ele vem chamando de “o romance da maturidade”. E, embora tenha sido professor por muitos anos, o conteúdo não tem nada de autobiográfico. O Professor é um projeto antigo, e Tezza estava aguardando o momento ideal para dar uma parada e escrever, o que conseguiu fazer em 2013.
O livro conta a história do professor Heliseu, que será homenageado por sua carreira exemplar na universidade à qual dedicou sua vida. Enquanto escreve seu discurso de agradecimento, ele revisita momentos pouco felizes de sua vida: a convivência com o pai rígido; a morte da mãe, o tempo no seminário; o casamento com Mônica; o relacionamento conturbado com o filho; a paixão pela misteriosa Therèze.
As lembranças se cruzam com a história do Brasil, desde o regime militar aos governos mais recentes, e o acerto de contas de Heliseu com seu passado transforma-se também no acerto de contas de um país com sua história.
***SHOPPING MUELLER DIVULGA O ESPORTE PARALÍMPICO NA CAPITAL POR MEIO DO “EXPERIMENTANDO DIFERENÇAS”***
Crédito da foto: Mariana Cavequia.
Na foto: O tetracampeão mundial de paracanoagem, Fernando Fernandes, visitou o projeto no último sábado (29) e participou das atividades com o público.
***Dúvidas foram esclarecidas e barreiras transpassadas durante a realização do projeto “Experimentando Diferenças”, sediado pelo Shopping Mueller, no período de 20 a 30 de março. Muitas pessoas visitaram o projeto para vivenciar as mesmas sensações e limitações experimentadas por atletas paralímpicos, além de tirar dúvidas acerca das particularidades que os esportes paralímpicos trazem.
Eles puderam aprender que durante uma partida de futebol com atletas cegos, o goleiro era o único que enxergava, e o que estamos acostumados a fazer muito bem com as pernas e pés, eles exercem com maestria utilizando os braços e as mãos. As lições foram ensinadas por meio da vivência prática com o esporte paralímpico, já que o público pôde experimentar marcar um gol de olhos vendados com o auxílio de uma bola sonora ou praticar corrida e basquete em cadeira de rodas.
Os ensinamentos ganharam ainda mais ênfase com a presença dos atletas paralímpicos medalhistas, que visitaram o projeto. Foram eles: Fernando Fernandes, Adriá Santos, Alan Fonteles, Jovane Guissone, Eliseu dos Santos, Ronaldo Souza, Carlos Farrenberg, Claudiney Santos, Daniel Mendes, Sérgio Vida e Yeltsin Jacques. Eles distribuíram autógrafos, participaram com o público das atividades e compartilharam histórias de conquistas, mostrando que tudo é possível alcançar com disciplina e determinação.
O projeto trouxe, ainda, a exposição fotográfica “Caravana Vencedores”, composta por 60 imagens capturadas pelo premiado fotógrafo Sérgio Dutti, durante os Jogos Paralímpicos de Londres, realizados em 2012. O objetivo do Shopping Mueller foi sensibilizar os visitantes do mall para os Jogos Paralímpicos de 2016, que serão sediados no Brasil. O “Experimentando Diferenças” é patrocinado pela Caixa Loterias e tem a chancela do Comitê Paralímpico Brasileiro, contando, ainda, com o apoio técnico da Associação Niteroiense de Deficientes Físicos (Andef), considerada uma das maiores entidades de pessoas com deficiência física do mundo.
***Obra inacabada de Pirandello, Os Gigantes da Montanha, ganha sabor especial com a leitura do Grupo Galpão***
Crédito da foto: Divulgação.
***"Os Gigantes da Montanha", de Luigi Pirandello, não tem um final. Depois de sete anos de trabalho, o autor acabou morrendo, em 1936, antes de concluí-la. "O fato de ‘Os Gigantes da Montanha’ não ter um final dá um sabor especial à peça", disse o ator Eduardo Moreira. Se o texto teatral é por si só uma obra aberta, cujo ponto final pode ser escolhido por uma companhia como o Grupo Galpão, ganha níveis de liberdade e novidade que têm surpreendido o público. "Ainda assim, Pirandello deu indicações de como terminaria a peça." O espetáculo está no projeto Sesi na Rua, do Festival de Curitiba, e também em Araucária, no sábado (29), e em Ponta Grossa, hoje (1°). Em Curitiba, o grupo se apresenta nos dia 4 e 5 na Praça Santos Andrade. Toda a idealização de “Os Gigantes da Montanha” aponta para os ideais estéticos do Galpão, com o toque da terceira participação de Gabriel Villela como diretor da companhia. "O resultado é impactante", diz Moreira.
O texto foi uma escolha do próprio diretor para celebrar o reencontro com o Galpão. A fábula narra a chegada de uma companhia teatral decadente a uma vila isolada do mundo, cheia de encantos, governada pelo mago Cotrone. A trupe de mambembes encontra-se em profundo declínio e miséria, por obsessão de sua primeira atriz, a condessa Ilse, em montar "A Fábula do filho trocado" (peça escrita por um jovem poeta que se matou por amor não correspondido da condessa).
Cotrone, o mago criador de "verdades que a consciência rejeita", começa a construir os fantasmas dos personagens que faltam para a companhia montar a peça. Ele convida os atores a permanecerem para sempre na Vila, representando apenas para si mesmos a “A Fábula do Filho Trocado”. Ilse, no entanto, insiste que a obra deve viver entre os homens, sendo representada para o público. A solução encontrada, que resultará no desfecho trágico da peça, é sua apresentação para os chamados "Os Gigantes da Montanha", povo que vive próximo da Vila. Os gigantes, por terem um espírito fabril e empreendedor, "desenvolveram muito os músculos e se tornaram um tanto bestiais", e, portanto, não valorizam a poesia e a arte.
O ato final da peça, que ficou inconcluso, mas que chegou a ser vislumbrado pelo autor em leito de morte, descreve a cena em que Ilse e a poesia são trucidadas pelos embrutecidos Gigantes. A peça termina com os atores da companhia carregando o corpo da atriz na mesma carroça em que chegaram à primeira cena. “Os Gigantes da Montanha” traz uma contundente discussão sobre o possível lugar da arte e da poesia num mundo dominado pelo pragmatismo e pela técnica. A morte de Ilse representa a morte e também o renascimento da arte. Como a Fênix que ressurge das cinzas: a velha arte precisa morrer para que novas sensibilidades artísticas brotem e floresçam.
SERVIÇO: PEÇA - OS GIGANTES DA MONTANHA - Mostra Sesi na Rua - 4 e 5 de abril - 19h. Praça Santos Andrade.
Alcelly Flores, jornalista e pesquisador, assina as colunas Cultura & Sociedade e Coluna Personalidades, onde traz informações sobre diversas áreas, política, moda, cultura, literatura e coluna social.
Nenhum comentário:
Postar um comentário