sexta-feira, 30 de agosto de 2013

Coluna do dia 30/08/13

***O ESPETACULO SAVANA GLACIAL NO PALCO DA CAIXA CULTURAL CURITIBA***


Crédito das fotos: Divulgação.  

***A Caixa Cultural Curitiba apresenta, nos dias 30  e 31 de às 20h e dia 01 de setembro às 19h, o espetáculo “Savana Glacial”, com a Cia. Físico de Teatro. No palco, realidade e ficção são tensionadas num jogo cênico, construído em processo colaborativo com o autor Jô Bilac, considerado atualmente um dos autores mais atuantes da nova safra de dramaturgos brasileiros e que conquistou o Prêmio Shell com o texto da peça. Em cena, numa forma de metateatro, um casal recém-chegado ao novo apartamento busca voltar à rotina, após um grave acidente envolvendo a mulher e uma suposta criança.

Ele é Michel, um escritor às voltas com um drama teatral pela primeira vez. Meg, a esposa, tenta se lembrar do que aconteceu ao suposto filho, mas, em razão do trauma, perde a memória recente. Michel exige que ela mantenha sempre em mãos um caderno, para anotar o que é importante. Para desorientar ainda mais a mente de Meg, surge Agatha, uma vizinha que é maquiadora de noivas e defuntos. Ela invade a vida do casal, lê as anotações de Meg e adiciona novas versões aos fatos, sempre com irreverência, bom humor e boa dose de mistério. O teatro experimental pode ser popular e, ao mesmo tempo, uma experiência marcante, singular. 

 
O gênero estimula a potencialidade criativa e a visão crítica. Aliada a outras linguagens, como a do cinema e da dança, a peça ganhou o Prêmio Shell carioca em 2010 por melhor texto, foi eleito um dos dez melhores espetáculos do mesmo ano, pelo jornal “O Globo” e, de 2011, pelo Guia da Folha de São Paulo. 

Encontro Prático: A Cia Físico de Teatro realiza encontro prático no dia 31 de agosto, das 14h às 17h. A ideia é discutir a cena teatral e a migração das narrativas entre as linguagens. É um espaço democrático para o diálogo com profissionais ou amadores do teatro, discorrendo sobre as variadas influências artísticas, imbricações de diferentes linguagens no processo criativo e utilização de novos recursos para a concepção cênica. As inscrições devem ser encaminhadas para caixacultural08.pr@caixa.gov.br a partir do dia 22 de agosto.  

**********EM EVIDÊNCIA********** 

*****Diversas atividades estão programadas no Paraná para celebrar o Dia do Profissional de Educação Física, comemorado em 1º de setembro. O evento promovido pelo Conselho Regional de Educação Física do Paraná (CREF9/PR) em parceria com instituições públicas e privadas, irá levar orientações gratuitas à população sobre a importância da atividade física para a promoção da saúde e cidadania. As atividades serão realizadas no domingo, dia 1º de setembro, das 8h às 16h, na praça Nossa Senhora de Salete, em frente ao Palácio Iguaçu, no Centro Cívico, em Curitiba/PR.

*****Estão abertas as inscrições para o curso de Oratória, Negociação, Liderança e Estratégia da Master Mind Paraná destinado aos profissionais liberais, empresários e políticos, que será ministrado nos dias 13, 14 e 15 de setembro, no Hotel Lizon, em Curitiba. Mais informações e inscrições podem ser feitas pelo telefone (41) 4106 4830 ou pelo e-mail andreafranca@mastermind.com.br.

*****A Canadá Intercâmbio traz para Curitiba no próximo dia 10 de setembro, a partir das 19h, o evento Road Show – Canadá como Destino, com palestras com representantes de cinco instituições canadenses. O evento traz palestras de 30 minutos com cada um dos representantes das escolas canadenses, que irão falar sobre temas do dia a dia e da cultura do país. A inscrição para o Road Show é gratuita. É preciso, apenas, fazer uma pré-reserva, pois as vagas para o evento são limitadas. Mais informações: 41 3022-2174 ou curitiba@canadaintercambio.com.

*****O Shopping Crystal vai tornar o debut das jovens do Graciosa Country Club ainda mais especial. Na próxima terça-feira, dia 03 de setembro, as 14 debutantes do clube participam de um desfile e de uma sessão de fotos no mall. Na ocasião, as meninas irão utilizar looks exclusivos das grifes do Crystal e o Piso L4 vai se transformar em uma sofisticada sala de desfiles com assinatura da produtora de eventos Ilse Lambach. Depois, as debutantes recebem amigos e familiares para um badalado coquetel. O som para animar a noite fica a cargo do DJ Bruno Belotto. O evento acontece a partir das 19h.

*****A Literato Comunicação e Conteúdo passa a ser responsável pela assessoria de imprensa do Diamond Nails Spa, o primeiro spa de Curitiba especializado em tratamentos de pés, mãos e unhas. Os serviços oferecidos pelo spa são baseados em três pilares: beleza, relaxamento e saúde. Spa das mãos, dos pés ou da cutícula, reflexologia, nails art e hidratação a base de argiloterapia são alguns dos tratamentos disponíveis.

*****Entra no ar neste domingo (01) a campanha criada pela OpusMúltipla Ideias que Funcionam que reforça o segmento de Saúde e Beleza da Nissei, uma das maiores redes de farmácias do Brasil, com mais de 230 lojas nos estados do Paraná, Santa Catarina e São Paulo.

*****O evento Brincando com a Galinha Pintadinha e sua turma está sendo um sucesso. Desde o dia 14 de agosto mais de 10 mil crianças já passaram pela Praça de Eventos do ParkShoppingBarigüi, onde são realizadas diferentes atividades. O evento gratuito, além de contar com a presença da Galinha Pintadinha de quinta a domingo, envolve sete ações recreativas: Cineminha da Galinha Pintadinha, Jogo Do Galo Carijó, Pintando com o Pintinho Amarelinho, Separando o Lixo com a Pombinha Branca, Mão na Massa com a Professora Fli-Flai e A Loja do Mestre André. Quem ainda não participou do evento tem até o dia 8 para se divertir com a estrela da festa.

***Racco lança seis novas cores de batons***


***Acompanhando as últimas tendências da moda, a Racco lança, em setembro, seis novas cores de batom da linha Luzes. Além das tonalidades das passarelas mundiais, a nova coleção conta também com novos ingredientes, como Vitamina E e FPS 20, que nutrem e protegem os lábios, deixando-os macios e hidratados. As novas cores são: Ametista, Diamante, Âmbar, Rubi, Granada e Topázio.

O Ametista é um tom rosa clarinho, o queridinho das celebridades, que nunca sai de moda e fica bom em todas as peles. "Opte por ele para dar mais vida à maquiagem", sugere a maquiadora Sandra Martins. A cor nude do batom Diamante é linda e versátil - segundo a maquiadora, combina com todas as ocasiões e dá o toque final para o make no qual os olhos são mais carregados.

O batom Âmbar, de tonalidade cor de boca, ajuda dar à maquiagem uma aparência mais saudável - "é o coringa da maquiagem, aquele que você pode usar todo dia e em qualquer ocasião", garante Sandra Martins. Já o Rubi, um vermelho bem aberto, é o ícone da maquiagem e faz qualquer mulher se sentir mais poderosa e sensual. Indicado para dar o toque final numa maquiagem mais básica ou para ousar em uma produção mais elaborada.

O laranja do batom Granada é a cor quente e marcante que saiu das passarelas e ganhou as ruas. É usado para quebrar a sobriedade dos looks mais clássicos ou para criar produções divertidas e ousadas. Já o Topázio traz o glamour do vermelho cintilante fechado - um clássico que ilumina o rosto, deixando o make mais sensual e feminino. Especificações do Produto: Batom Luzes 3,5g - R$ 22,90

***Prêmio João Turin chega à sua 10ª edição***


***Um dos eventos pioneiros no Brasil na conexão entre Moda e Cultura, o Prêmio João Turin de Incentivo aos Novos Designers de Moda chega em sua 10º edição com o tema “Costura Afinada – A Trilha Sonora da Moda Paranaense”, com inspiração nos compositores do estado e suas obras. Idealizado e coordenado pela jornalista Nereide Michel e pelo produtor Paulo Martins, o concurso é direcionado aos cursos de moda e envolve 20 instituições de ensino.

O vencedor, além do troféu, ganhará uma viagem para Milão, com hospedagem e passagens áreas inclusas. O principal objetivo do prêmio, que terá sua final em novembro, é estimular a pesquisa em temas da cultura paranaense para o desenvolvimento de coleções. A primeira edição do concurso aconteceu em 2003 e desde então já apresentou como desafio aos participantes diversas facetas da cultura paranaense: Movimento Paranista, Fandango, Modas da Moda Paranaense, Tropeiros, Bandeira do Estado do Paraná, Cataratas do Iguaçu, Paulo Leminski, Minha Cidade vira Moda e Pintores Paranaenses.

O nome do concurso é uma homenagem ao conceituado artista plástico João Turin, que participou do Movimento Paranista que tinha como proposta valorizar o Pinheiro, árvore-símbolo do estado, na criação de obras de arte. João Turin ampliou este conceito e integrou a temática a esboços de roupas e acessórios tornando-se assim o precursor do Design de Moda com Identidade Paranaense.

***SAMBA DE FINO TRATO NA CAIXA CULTURAL CURITIBA***


Crédito das fotos: Divulgação.

***A Caixa Cultural Curitiba apresenta, no dia 10 de setembro, às 20h o samba de fino trato do Quinteto em Branco e Preto, no projeto Samba de Bamba. Eleito o melhor grupo de samba de 2013, pelo Prêmio da Música, o Quinteto vai apresentar o show “Fino Trato”, que traz no repertório canções do mais recente álbum “Quinteto”, sucessos de trabalhos anteriores e alguns clássicos do samba. Os ingressos estarão à venda a partir desta terça-feira (3), ao meio-dia, somente na bilheteria da Caixa Cultural.




Sétima atração do projeto, o grupo é formado pelos irmãos Yvison (Casca), Everson e Vitor Pessoa, Magnu Sousá e Maurílio de Oliveira, e promete um show contagiante, dinâmico e arrojado. O Quinteto conta que, além dos trabalhos autorais, como “Novo Viver”, “Sempre Acesa” e “Não é só garoa”, vai prestar uma homenagem a Adoniran Barbosa e aos 50 anos de carreira do grupo Originais do Samba. Além disso, o grupo vai apresentar alguns sambas que fazem parte da memória afetiva dos integrantes, como “Retalho de Cetim”, “Não deixe o Samba Morrer” e “Poxa”, entre outras.

Quinteto em Branco e Preto:

O grupo foi formado em 1996 por jovens instrumentistas, cantores e compositores, que se conheceram na noite paulistana. Hoje, com quatro CD lançados, o Quinteto em Branco e Preto – que tem como madrinha artística a cantora Beth Carvalho – faz sucesso no Brasil e no exterior. Seus integrantes já se apresentaram ao lado de alguns dos maiores nomes do samba de nosso país. Recentemente terminaram a gravação do novo DVD, que será lançado em breve.

Samba de Bamba:

O coordenador e curador do projeto, o jornalista e crítico musical Rodrigo Browne, explica que vai realizar, mensalmente, até novembro, uma série de nove shows, sempre às terças, na CAIXA Cultural. “Os convidados são artistas excelentes, representantes autênticos do que, hoje, se convencionou chamar 'Samba de Raiz' mas que, na verdade, trata-se do samba tradicional sem as imposições comerciais do mercado”, explica.

O projeto traz, em cada apresentação, um formato semelhante ao que o produtor já realiza, há 17 anos, no seu programa Samba de Bamba, na rádio E-Paraná FM. Durante a transmissão os sambistas convidados comentam a escolha de seus sambas prediletos. “No palco, durante o show, cada artista vai fazer o mesmo, contando o porquê de suas escolhas e quais são suas influências. Acredito que assim, o público vai conhecer um pouco mais do processo criativo de cada sambista e da própria história do samba”, finaliza Browne. A próxima atração é a sambista Fabiana Cozza, no dia 8 de outubro.

***Destaque da Feira de Imóveis do Paraná***


 Crédito da foto: Eneas Gomez.

Na foto: Silvia Lucena Schussel, do departamento de negócios da TECNISA; a analista de marketing da regional Curitiba da TECNISA, Ana Paula Wippel; e Eduarda Soldera, gerente de produtos da Construtora Stuhlberger.

***A Tecnisa, uma das gigantes do mercado imobiliário, é um dos grandes destaques da Feira de Imóveis do Paraná, que está sendo realizada na cidade de Curitiba, no Expo Renault Barigui. Promovida pela Associação dos Dirigentes de Empresas do Mercado Imobiliário do Paraná (Ademi-PR), a 22ª edição da feira reúne as principais empresas do setor imobiliário dos estados do Paraná e Santa Catarina, apresentando opções de imóveis residenciais e comerciais do mercado.

Durante o evento, a Tecnisa irá expor seus principais empreendimentos no Estado, entre eles o HUB - Home Urban Business; o residencial Accanto; o The Five East Batel, primeiro mixed-use 5 em 1 da cidade de Curitiba; e o futuro lançamento comercial da incorporadora, que será implantado no bairro Água Verde. Além disso, o estande da Tecnisa trará outros cinco empreendimentos, lançados em parceria com as incorporadoras Stuhlberger e Monarca: Equilíbrio, Silva Jardins, Blend, Wizz Iguaçu e Centro Cívico.


Alcelly Flores, jornalista e pesquisador, assina as colunas Cultura & Sociedade e Coluna Personalidades, onde traz informações sobre diversas áreas, política, moda, cultura, literatura e coluna social.

Nenhum comentário:

Postar um comentário