terça-feira, 16 de julho de 2013

Coluna do dia 16/07/13

***CAIXA CULTURAL APRESENTA O CANTOR OTTO NO MUNDO DA LUA***


Crédito da foto: Caroline Bittencourt. 

***A Caixa Cultural Curitiba apresenta, nos dias 19 e 20 às 20h e dia 21 às 19h, o show “The Moon 1111”, do cantor e compositor Otto, que fará o lançando do álbum homônimo, o quinto dele, que foi inspirado no cinema francês, especificamente em Guy Montag, personagem de "Farenheit 451" (1966), filme de François Truffaut. Serão quatro apresentações, além de um bate-papo com o cantor, sobre o movimento “manguebeat”, no domingo, às 17h. “É um disco futurista, espacial”, explica o compositor. Sonoramente, com muita referência do Pink Floyd, especialmente o clássico “The Dark Side of the Moon”; e do nigeriano Fela Kuti, criador do afrobeat. 

Mas mesmo com algumas influências estrangeiras, o disco transborda brasilidade. No álbum, Otto homenageia o trio Mutantes em “Dia Claro”, fala sobre o legendário estúdio Apple em “Miss Apple e Zé Pilantra”, esbanja senso de humor em “Ela Falava” e “Exu Parade”, e procura desmistificar o sexo, tornando-o mais divertido em “DP”. Entre as dez faixas de “The Moon 1111”, está a inspirada versão para “A Noite Mais Linda do Mundo”, de Donizette e Marcelo, cantada por Odair José. 

Otto sempre bebeu no cancioneiro popular e recriou alguns de seus clássicos em arranjos contemporâneos O 1111 do título é uma referência ao número que Otto vê sem parar, e que abre muitos portais, segundo algumas correntes místicas. O título vem a calhar; a cada audição é possível ir abrindo os portais da cabeça de Otto e percebendo suas nuances, sua belezas escondidas, seus segredos e muito mais.

Maximiliano Pereira de Cordeiro Ferreira é um dos mais inventivos e inovadores músicos brasileiros da atualidade. Natural de Belo Jardim, no agreste pernambucano, depois de uma passagem de dois anos pela França, onde tocou com músicos do gabarito do trombonista Raul de Souza, ele participou da primeira formação das bandas Nação Zumbi e Mundo Livre S/A, com quem lançou os álbuns “Samba Esquenta Noise”, em 1994, e “Guentando a Ôia”, em 1996. 

Seu primeiro disco solo, o “Samba pra Burro”, veio em 1998, sucedido pelo “Condom Black”, de 2001, álbuns que conquistaram o público e arrancaram elogios da crítica. Seu disco de 2003, o “Sem Gravidade”, não repercutiu tanto, mas em 2009 lançou um dos melhores discos de sua carreira, “Certa manhã acordei de sonhos Intranaquilos”. “The Moon 1111”, o mais recente trabalho de Otto, já é considerado por muitos como um dos melhores do ano. 

**********EM EVIDÊNCIA**********

*****A TOTVS, líder no Brasil na atividade de desenvolvimento e comercialização de software de gestão empresarial integrado e na prestação de serviços relacionados, anuncia hoje a compra de 100% do capital social da RMS Software, desenvolvedora de soluções de gestão empresarial para os segmentos de Varejo e Supermercados.

*****De 25 a 29 de setembro, acontece em Curitiba o Vegfest – IV Congresso Vegetariano Brasileiro, promovido pela Sociedade Vegetariana Brasileira. As inscrições já estão abertas e as vagas são limitadas. Com palestras, oficinas e demonstrações culinárias, o evento atrai adeptos e interessados em saber mais sobre o universo vegano de várias partes do Brasil e da América Latina. Informações e inscrições: www.vegfest.com.br e vegfest@svb.org.br.

*****A agência curitibana P+G Comunicação Integrada, especializada em comunicação corporativa, acaba de ser escolhida como a nova assessoria de imprensa da Eleven Arquitetura, escritório comandado pelas arquitetas Marina Carvalho e Paula Borges.

*****A editora LeYa lança neste mês “O Aprendiz de Assassino” primeiro livro da fantástica coleção de Robin Hobb, uma das melhores escritoras de literatura fantástica da atualidade. A “Saga do Assassino” narra a história de Fitz, um bastardo do príncipe regente Cavalaria, que por sua condição de filho não oficial de baixo nascimento será iniciado numa arte ancestral de fazer justiça - ou melhor, a justiça do rei - com as próprias mãos.

*****O Secovi - Sindicato da Habitação e Condomínios do Paraná e da Universidade Livre do Mercado Imobiliário e Condominial (Unihab) estão com inscrições abertas para a palestra “O que você precisa saber sobre Locação de Imóveis para Entidades da Administração Pública”. Com duração de três horas, apresentação é voltada para Gestores, Corretores, Advogados e Profissionais ligados a empresas de comercialização de imóveis. Informações e inscrições pelos telefones: (41) 3259-6032 e 3259-6033 ou pelo email: universidade@unihab.com.br

*****As apresentações do grupo curitibano Rosa Armorial marcam a programação do Teatro do Paiol, neste fim de semana. Na sexta-feira e no sábado (19 e 20), às 20h, e no domingo (21), às 19h, o grupo de câmara grava seu primeiro DVD, com a participação de Antônio Madureira, Carlinhos Ferraz, Evandro Cardoso e Marina Prado.

*****Conhecida pela excelência e qualidade em seus serviços, a Cantina do Délio receberá no próximo dia 20 de julho o certificado “Marchio Ospitalità Italiana”, concedido pela Câmara Italiana juntamente com o Isnart (Instituto Nazionale Richerce Turistiche da Itália; em português, Instituto de Turismo Italiano). Com a inspeção de 2013, a Cantina do Délio renova o título que lhe foi dado pela primeira vez em 2011. A certificação de alta qualidade da cozinha italiana é um título conferido à pouquíssimos estabelecimentos.

*****As arquitetas Clarice e Simone, da Volpi Arquitetura, são as convidadas da oitava edição do “In Casa Impermix”, o ciclo de palestras que já é um sucesso. No sábado (20.jul, às 9h30) os inscritos vão aprender sobre “Truques na Decoração”, com dicas básicas para quem pretende repaginar a casa, como, por exemplo, a utilização de espelhos em espaços compactos e a escolha das cores ideais para cada ambiente. Para participar, é necessária a inscrição prévia pelo telefone 3213-2201, e doar de 1kg de alimento não perecível. As vagas são limitadas.

*****Amanhã quarta-feira (17), a Fundação Cultural de Curitiba por meio da Coordenação de Literatura, fará a doação de 500 a 700 livros ao Departamento Penitenciário do Estado do Paraná (Depen). A solenidade acontecerá, a partir das 10h30, no Palacete Wolff, com a presença do – Diretor do DEPEN, Sr. Mauricio Kuehne, do Coordenador de Ação Cultural da FCC e de Patricia Wohlke, responsável pela gerência das Casas de Leitura.

*****Estão abertas as inscrições para a 4º edição da Mostra Animal - Mostra Internacional de Cinema Pelos Animais, que acontece nos dias 30 de novembro e 1º de dezembro, na Cinemateca, em Curitiba. Interessados em inscrever seus filmes – sejam produções independentes ou profissionais, curtas ou longas-metragens – devem entrar no site www.mostraanimal.com.br no link “Inscrições”. A inscrição vai até o dia 15 de agosto e é gratuita.

***Brava Beach em Curitiba***


Crédito da foto: Daniel Derevecki.

Na foto: O músico Derico, que animou os convidados do evento, e Fernanda Castro, Coordenadora de Marketing do Grupo Brava Beach.

***No último dia 11 de julho aconteceu a inauguração da Brava Beach Store – espaço exclusivo que representa a expansão institucional do Grupo Brava Beach. Na ocasião, o anfitrião Maurício Scoz, gerente geral do Grupo, comandou concorrido coquetel, para cerca de 300 convidados, ao som da banda Derico & Clube Jazz. O evento contou ainda com a participação das quatro incorporadoras que compõem o Grupo Brava Beach: Ciaplan Planejamento e Construções, FG Empreendimentos, J.A. Russi e Riviera Empreendimentos.

***Sandy no palco do Teatro Guaira - Grande Auditorio***

 
Crédito da foto: NPL.

***A cantora Sandy, que está em turnê inédita em todo o Brasil, com o novo álbum "Sim", desembarca em Curitiba neste domingo (21), para show às 20h, no Teatro Guaíra (Rua XV de Novembro 971 – Centro). Ela traz para o público da capital paranaense um repertório baseado em canções inéditas do segundo trabalho autoral, e ainda releituras e sucessos de sua carreira solo. Os ingressos estão à venda pelo Disk Ingressos e o evento é promovido pela Eu Vou Produções.


***Noite Literária Prestigiada***


Crédito das fotos: Gabriela Titon.

Na foto 01: A jornalista Ily Luna autografa seu livro, "Fragmentos de Tudo em Mim".


  Na foto 02: Ana Rosa Vieira autografa seu livro, "Para Sempre é Muito Tempo".


Na foto 03: Sandra Carraro autografa seu livro, "Registros Sonoros em Prosa".

***Dezenas de pessoas circularam na noite desta quinta-feira, 11 de julho, pela Poetria Livros e Arte para conferir o lançamento da coleção "Pedaços de Vida" e dos livros “Fragmentos de Tudo em Mim”, da jornalista Ily Luna, “Registros Sonoros em Prosa”, da radialista Sandra Carraro, e “Para Sempre é Muito Tempo”, da publicitária Ana Rosa Vieira.

Os títulos são obra da Editora ComPactos e pretendem dar uma chance especial a escritores de primeira viagem. A partir de agora, as autoras começam a rodar o país com noites de autógrafos especiais e levar os livros para as mais diversas pessoas. E os livros já estão à venda por R$24,90 na Poetria e na loja virtual da editora. Um grande passo para a literatura nacional! 
***C&S INDICA***


Crédito da foto: Divulgação.

***Nas lojas até o fim deste mês de julho de 2013, em edição da EMI Music, o quinto CD de Diogo Nogueira, Mais amor, alinha 12 músicas no repertório essencialmente inédito formatado pelo produtor Leandro Sapucahy. Parceria de André Renato com Leandro Fab, Desejo me chama foi a faixa escolhida para iniciar os trabalhos promocionais do disco, dando o tom romântico sensual seguido pelo cantor carioca nesse CD que tem a participação de Zeca Pagodinho emQuem vai chorar sou eu (Serginho Meriti e Rodrigo Leite). Eis as 12 músicas (e os respectivos compositores) gravadas por Diogo Nogueira neste seu segundo álbum de inéditas, Mais amor.

***Rihanna e Budweiser***

   
Crédito da foto: Divulgação.

***A cantora Rihanna é a estrela da nova campanha global de Budweiser chamada de 'Made for Music' e que passará por 85 países ao redor do mundo. O filme com a cantora recebeu o nome de 'Dreams are Made' e é uma homenagem a todos aqueles que colocam sua paixão e energia todos os dias em busca de seus sonhos. O filme deve estrear no Brasil em breve.


***Capra participa em Curitiba do Congresso Brasileiro de Direito Socioambiental e Sustentabilidade***

 
Crédito da foto: Divulgação.

***Fritjof Capra, doutor em física, cientista, autor de vários best sellers e uma das maiores autoridades mundiais em sustentabilidade virá a Curitiba para a 10.ª edição do Congresso Brasileiro de Direito Socioambiental e Sustentabilidade, que acontece nos dias 1 e 2 de agosto, no Pequeno Auditório do Teatro Positivo. Capra irá ministrar a palestra magna do congresso que ainda terá o renomado jurista ambientalista e autor de diversas obras jurídicas, Paulo Affonso Leme Machado na palestra de abertura.

Também participam do congresso, o coordenador da Câmara Temática Nacional de Meio Ambiente e Sustentabilidade da Copa 2014, Cláudio Langone, e o presidente do Segundo Tribunal Ambiental do Chile, Ministro José Ignacio Vásquez Marquez. Advogados, empresários, magistrados, promotores, secretários de meio ambiente e diversos especialistas em questões socioambientais de todo o Pais estarão na cidade para o evento. Este ano, o painel especial do congresso será sobre “Resíduos”, com ênfase na abordagem de soluções de logística e tecnologias para resíduos pós-consumo, acompanhando o tema da Conferência Nacional do Meio Ambiente.

Serviço 10.º Congresso Brasileiro de Direito Socioambiental e Sustentabilidade Data: 1 e 2 de agosto de 2013 Horário: dia 1.º - manhã, tarde e noite (abertura às 9 horas); dia 2 (manhã) Local: Pequeno Auditório do Teatro Positivo – Estac. 08.



 
Alcelly Flores, jornalista e pesquisador, assina as colunas Cultura & Sociedade e Coluna Personalidades, onde traz informações sobre diversas áreas, política, moda, cultura, literatura e coluna social.

Nenhum comentário:

Postar um comentário