quinta-feira, 28 de março de 2013

Coluna do dia 28/03/13

***Vou abrir a coluna de hoje fazendo algo que não costumo fazer que é falar sobre mim, mesmo porque a premissa do meu trabalho na imprensa é destacar as pessoas e personalidades que estão realizando um trabalho honesto e relevante. Mas como ontem foi o aniversário deste jornalista, gostaria de agradecer todas as pessoas que me enviaram mensagens e telefones durante o dia todo. Agradeço de coração a meus amigos pessoais e companheiros de trabalho...


E são eles: Meire Meiroca, Lorena Oliva, Gilson Roberto Pytlowanciv, Clemilton Carvalho, Guga Cidral Boslooper, Regina Oliveira Santos, Joana, Elizabete Eyting Carlos, Eder Bueno, Eduardo Betinardi, Ana Paula Righetto, Lais Pires, Clovis Cordeiro Da Silva Silva, Gerson Lima, Marina Wagner Portella, cantora Ithamara Koorax, cantora Sandra de Sá, Mary Schaffer, Aline Cambuy, Primeira Página Produções Culturais São Paulo, Eliana Zani, Adriana (artepluralweb), Gloria Caffé, Vanisa, Nilzete, Nelson Ricardo Mota, Heloisa, Inete Almeida, Onira Teresa do Nascimento, Eliana Faganello, Ronaldo Araújo, Beth Gallo, Daniela Morente, Célia Forte, Equipe da Afrobrás Sp, Equipe Troféu Raça Negra Sp, MTV Brasil, Andrea Jocys e Tatiany Leite (Leya) e todos os meus familiares e parceiros. O meu muito obrigado.

***Festival de Curitiba começa em grande estilo, com muita festa e gente bonita***


Crédito das fotos: Divulgação.

Na foto 01:diretor do Festival de Curitiba, Leandro Knopfholz, ao lado do prefeito de Curitiba Gustavo Fruet e da primeira-dama da cidade, Marcia Fruet.


Na foto 02: Cena do espetáculo ´Homem Vertente.


Na foto 03: Vista geral da festa na Ópera de Arame.

***Foi dada a largada para o Festival de Curitiba! O início da programação foi marcado por uma grande festa na Ópera de Arame nesta terça-feira (26/3). Inteiramente remodelado para receber o evento, a Ópera, construída em 1992 para ser o grande palco do Festival, foi o palco de uma festa inesquecível que reuniu milhares de convidados.

Dentre eles, as atrizes Camila Morgado e Debora Duarte, e os atores Guilherme Weber e Leonardo Medeiros. O diretor do Festival, Leandro Knopfholz, abriu o evento ao lado Marcelo Boock, do diretor do Itaú Unibanco, e Olivier Murguet, presidente da Renault, empresas patrocinadoras que apresentam o Festival de Curitiba 2013.

Também estiveram presentes o prefeito de Curitiba, Gustavo Fruet, o deputado federal Ângelo Vanhoni – representando a Ministra da Cultura, Marta Suplicy – e o presidente da Fundação Cultural de Curitiba, Marcos Cordioli. Além da estrutura completamente remodelada para receber a festa de abertura, os presentes foram presenteados com uma cena de ‘Homem Vertente’, grande produção do Festival em parceria com a companhia argentina Ojalá que estreia, oficialmente, neste sábado (30/3). Depois da apresentação, quem embalou o público foi a DJ Bibba Pacheco.

***CAIXA CULTURAL CURITIBA APRESENTA O CANCIONEIRO DE ELOMAR***


Crédito da foto: Divulgação.

***A CaixaCultural Curitiba apresenta, nos dias 05  e 06 às 20h e dia 07 de abril,  às 19h o show “Elomar: Cancioneiro”, com o cantor e compositor Elomar Figueira Mello, baseado no livro de partituras do cantor. Elomar é um artista ímpar na música popular brasileira, legítimo representante do sertão da Bahia, que carrega em suas composições as tradições características de sua terra. A apresentação conta com a participação dos violonistas Maurício Ribeiro, Hudson Lacerda, Avelar Júnior e Kristoff Silva, profundos conhecedores do seu repertório, além da cantora Letícia Bertelli, que assinam o livro ao lado de Joao Omar (filho de Elomar) e do próprio compositor.

Todos sobem juntos ao palco, pela primeira vez em Curitiba, e apresentam um repertório que contempla sucessos do compositor e também peças gravadas em discos de carreira, que o próprio Elomar deixou de interpretar com o passar dos anos.

O livro “Elomar em partituras - cancioneiro” é composto por 49 partituras da obra do compositor Elomar Figueira Mello, um caderno de letras e notas de edição, além de um livro sobre o artista e sua obra, de autoria do jornalista João Paulo Cunha. As peças consideradas de caráter cancioneiro é que compõem o repertório de partituras. Foram cerca de dois anos de intenso trabalho e dedicação, da equipe de músicos que atuou na transcrição das 49 canções, cuja dimensão da tarefa, seja pela amplitude ou pela complexidade, exigiu engenho de especialistas dedicados, dotados de grande conhecimento técnico, sensibilidade e até mesmo capacidade de invenção, para traduzir em linguagem culta uma música que, muitas vezes, vai além das convenções conhecidas, sem perder o horizonte do respeito à obra.

As canções foram transcritas pelos músicos Maurício Ribeiro, Hudson Lacerda, Avelar Júnior e Kristoff Silva, sob a direção artística e coordenação musical de Letícia Bertelli e supervisão geral a cargo do próprio Elomar. A equipe responsável pelo registro em partituras teve como ponto de partida os discos gravados pelo compositor. A forma escolhida – voz e violão – serviu de parâmetro, tanto para as canções quanto para as árias de outras composições maiores, da qual fazem parte alguns dos temas transcritos.

**********EM EVIDÊNCIA**********

*****O Estofaria Bar está com uma novidade nas sextas-feiras. Além do cardápio tradicional com os deliciosos estofadinhos, a festa fica por conta do DJ Gilber, que promete uma viagem de volta às grandes danceterias dos anos 70 e 80.

*****O Palladium Shopping Center preparou uma programação especial para as crianças se divertirem no feriado de Páscoa. Até 07 de abril, a “Toca Encantada do Senhor Coelho” oferece oficina de brigadeiro, horta com plantação de sementes, oficina de orelhas e espaço para desenhos, pinturas e brincadeiras. As atividades acontecem de segunda a sábado, das 14h às 21h e aos domingos, das 14h às 20h, sempre de meia e meia hora. O custo é R$ 5, que dá direito ao circuito com todas as atividades.

*****Nesta manhã, o Grupo de Teatro Clowns de Shakespeare, de Natal (RN), participou da coletiva de imprensa para falar da peça ‘Hamlet’, que será apresentada nesta sexta e sábado, às 21h, no Teatro Bom Jesus. No bate-papo com os jornalistas, a companhia contou que completa 20 anos em 2013 e tem Hamlet como a peça para celebrar esta data especial.

*****A Fundação Cultural de Curitiba recebeu, nesta quarta-feira (27), a doação simbólica dos direitos autorais de uma das obras do artista curitibano Luiz Carlos de Andrade Lima. A viúva do artista, Maria Lucia de Andrade Lima, responsável pela doação, explicou que a cessão dos direitos autorais tem por objetivo presentear o Passeio Público e a cidade de Curitiba.

*****A partir desta segunda (1º de abril), passa a valer a nova legislação que prevê incentivos fiscais para empresas nacionais através da desoneração da sua folha de pagamento. O objetivo é promover o aquecimento da economia e o desenvolvimento da indústria, comércio e prestação de serviços.

*****A Caixa Cultural Curitiba realiza, no dia 3 de abril,às 20h o lançamento do livro “A Arquitetura Italiana em Curitiba”, dos arquitetos Ana Carolina Mazzarotto e Fábio Domingos Batista. Fruto de extensa pesquisa, o livro contou com incentivo da Caixa Econômica Federal, por intermédio da Lei de Incentivo à Cultura, e traz como tema principal as edificações realizadas pelos imigrantes italianos na região de Curitiba, entre 1870 e 1930. Os autores realizam bate-papo, no teatro da Caixa Cultural, com o superintendente do IPHAN Paraná, José La Pastina Filho, que irá abordar o modo de construir e suas variações com o tempo. 

*****Um shopping compacto e tranquilo. Um ambiente elegante, charmoso, agradável e aconchegante. Um mix de lojas e de serviços diversificado e completo. Foi esse perfil autêntico e sofisticado que levou o Shopping Crystal a ser eleito pela Revista Veja Curitiba – Os melhores da cidade como um dos melhores shoppings da capital. 

*****O cantor Jorge Vercillo escolheu o cenário do Nordeste para gravar um especial de TV para o Canal Brasil e registrou em Fortaleza o show “Luar de Sol”, em setembro de 2012. O projeto se transformou em CD e DVD e na turnê homônima, que tem lançamento no dia 12 de abril, em Natal (Teatro Riachuelo), o show percorre as principais capitais do Nordeste, como Recife (13/04, no Baile Perfumado), Aracaju (18/04), Salvador (21/04, Concha Acústica, Teatro Castro Alves) e Fortaleza (27/04, Dragão do Mar). “Luar de Sol” chega a São Paulo no dia 10 de maio (HSBC) e, no Rio de Janeiro, no dia 11 de maio (Vivo Rio).

*****Nesta quinta-feira (28), às 15h, os usuários do transporte coletivo curitibano ganham a primeira biblioteca dentro de uma estação-tubo, instalada na Praça Rui Barbosa. A iniciativa, que é um presente para as comunidades, dentro das comemorações dos 320 anos da cidade, resultou da parceria estabelecida entre a Fundação Cultural de Curitiba (FCC), a Urbanização de Curitiba (Urbs) e o Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc).

*****O ParkShoppingBarigüi funciona em horário especial durante o feriado de Páscoa. Na sexta-feira (29) todas as lojas estarão fechadas. A Praça de Alimentação funciona das 12h às 21h, assim como a drogaria e o Park Kids. Já o Park Gourmet abre das 12h às 22h com exceção do restaurante Outback que funciona das 12h à 01h. No sábado (30) e no domingo (31) o shopping volta ao funcionamento normal.

***Noite de brilho na comemoração dos 25 anos da loja de iluminação Grey House*** 
 

Crédito da foto: Gerson Lima. 

Na foto: A arquiteta Cristiane Costa Maciel e os anfitriões Marcelo e Adriana Sypniewski. 

***A festa de 25 anos da loja de iluminação Grey House trouxe mais brilho para o Buffet Du Batel, onde aconteceu o badalado evento. Os anfitriões, Marcelo e Adriana Sypniewski, receberam profissionais da arquitetura e decoração, amigos e imprensa para a noite de comemorações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário