sexta-feira, 22 de março de 2013

Coluna do dia 22/03/13

***A OUSADIA DE SERGE GAINSBOURG NA CAIXA CULTURAL CURITIBA***


Crédito da foto: Divulgação.

***A Caixa Cultural Curitiba traz para a capital paranaense, no próximo sábado (30) às 20h e domingo (31), às 19h, o guitarrista Edgard Scandurra, ex-Ira!, interpretando a obra do gênio da música francesa, Serge Gainsbourg, acompanhado pelo grupo Les Provocateurs. O show apresenta ao público a obra de um dos mais representativos e completos artistas, ícone da cultura francesa, autor de sucessos como “Je t'aime moi non plus”, “Rock Around the Bunker“ e “Ballade de Melody Nelson”.

Em 2008, na comemoração dos 80 anos de nascimento de Gainsbourg, Scandurra iniciou encontros com amigos para versões semiacústicas das melhores músicas do compositor francês. Os encontros aconteceram em seu bistrô, na capital paulista, Le Petit Trou (cujo nome saiu de uma letra de Gainsbourg). O grupo era formado pela sua esposa Andréa Merkel, Arnaldo Antunes, Bárbara Eugênia, Alex Antunes, Rodrigo Carneiro, e o cantor francês Chris Hidalgo. Ao grupo foram se somando outros músicos e cantores, surgindo então o grupo Les Provocateurs.

Explorando a iconografia de Gainsbourg, o VJ e produtor cultural Eduardo Beu preparou um repertório de imagens que acompanha a trajetória temporal do repertório do show. Scandurra e seu grupo escolheram as mais representativas músicas do francês, inclusive algumas cantadas em português, em versões criadas por Arnaldo Antunes e Alex Antunes. A ideia é mostrar ao público brasileiro a riqueza musical das composições de Gainsbourg, que transitam tranquilamente entre a chanson francesa, o reggae e o rock, com muita naturalidade, sempre apontando caminhos a serem seguidos por um numero cada vez maior de artistas, que se revelam seus franco admiradores.

Nomes como Arnaldo Antunes, Marisa Orth, Wanderleya, Thiago Petit e Guilherme Arantes, já se apresentaram em participações especiais com o grupo e trouxeram a sua visão do universo gainsbourguiano, para adequar um pouco à percepção brasileira a rica verve do compositor francês. Para esta apresentação, na Caixa Cultural Curitiba, o grupo convidou o cantor e compositor Fausto Fawcett, que também já se apresentou outras vezes com o grupo.

 Serge Gainsbourg Artista que alavancou o pop francês por quase quatro décadas, criou lindas canções e inesquecíveis melodias, provocantes e sedutoras. Revelou muitos cantores e, principalmente, cantoras. Tem como característica um espírito provocador e ousado, misturando de maneira energética e genial o psicodelismo, o jazz e ritmos exóticos. O Les Provocateurs homenageia também suas musas intérpretes: Françoise Hardy, France Gall, Anna Karina, Jane Birkin e Brigitte Bardot.

OPINIÃO: Não me parece de bom tom o produtor musical Aleksander Nunes, que alega ser filho de Emílio Santiago, aproveitar um momento tão dolorido para aparecer, poderia ele ter um pouco de bom senso junto com sua advogada e procurar provar judicialmente, já que ao que parece o único intuito é a provável herança...MUITO TRISTE.  

**********EM EVIDÊNCIA**********

*****Com ingressos esgotados a duas semanas o cantor Ney Matogrosso apresenta amanhã no Teatro Guaira - Grande Auditório, o show da nova Tour Atento aos Sinais, com a produção local da respeitada produtora Werinha Walflor.

*****Os shoppings da BRMALLS no Paraná se engajam na luta contra o aquecimento global. Neste sábado, dia 23 de março, cinco empreendimentos administrados pela empresa participam da Hora do Planeta, ação criada mundialmente pela organização não-governamental WWF Brasil. A partir das 20h30, a fachada dos shoppings ficarão às escuras durante 60 minutos, em um ato simbólico que irá gerar uma economia de energia. A ação, que engloba o Catuaí Londrina, Catuaí Maringá, Crystal, Curitiba e Londrina Norte, faz parte de uma iniciativa para conscientizar a população sobre a necessidade do desenvolvimento sustentável.

*****Para começar o ano em sintonia com as empresas associadas, o CCVB – Curitiba, Região e Litoral Convention & Visitors Bureau promove o primeiro Encontro de Mantenedores de 2013, dia 26 de março, no Maggiore Eventos. O evento está marcado para as 8h30. Mais informações no fone 41 3233 8500.

*****O Graciosa Country Club recebe neste final de semana a segunda etapa do 65º Campeonato Aberto de Golfe Cidade de Curitiba, mais tradicional competição deste esporte no estado. A disputa acontece no sábado (23) e no domingo, reunindo golfistas com índex de 8,6 a 14 e de14,1 a 22,1, no formato stroke-play em 36 buracos.

*****A Bureau Dani Brito é a nova assessoria de imprensa da grife paranaense de vestidos de festa Cyntia Fontanella.Com apenas três anos de existência, a CF já figura entre as marcas de moda festa mais importantes do Sul/Sudeste brasileiro, com distribuição em vários estados do território nacional.

*****Duzentos instrutores do Método DeRose de diversos estados brasileiros, Argentina, França, Portugal e Reino Unido se reúnem em Curitiba, de sábado (23/3) até domingo, para a quinta edição do encontro internacional desta modalidade. O evento, realizado no Hotel Pestana, tem como objetivos o aperfeiçoamento técnico, intercâmbio de conhecimentos e a promoção cultural. O educador DeRose, sistematizador do método, participará do encontro.

*****No mês da Páscoa, o Espaço Gourmet oferece diversos cursos de preparos de receitas com chocolates. Nesta sexta-feira (22), são três aulas práticas. Das 9h às 12h, a chef Tatiana Bittencourt ensina “Cupcakes de Páscoa”. No mesmo dia, das 19h às 22h, a escola terá os cursos “Bombons e Trufas” e “Patisserie Francesa: Macarons”. As aulas acontecerão na sede da escola em Curitiba (Al. Prudente de Moraes, 129 F). Mais informações e inscrições pelo telefone (41) 3019-0437 ou no site www.espacogourmet.com.vc. As vagas são limitadas.

*****A empresária curitibana Daniela Bibas, proprietária da marca infantil Que te Encante!, começou o ano de 2013 inspirada pelas boas energias da maternidade. Grávida pela primeira vez, Daniela, que é casada com Fellipe Bibas, espera o casal de gêmeos Leo e Malu, com nascimento previsto para o final deste mês. Motivada pela gestação, a empresária decidiu criar a linha baby da Que te Encante!, voltada para bebês de três a doze meses. Com lançamento programado para o segundo semestre deste ano, a primeira coleção da nova linha vai apresentar peças especiais para o Verão 2014.

*****Para comemorar os 320 anos de Curitiba, o Palladium Shopping Center realiza uma campanha inédita. De 25 de março a 07 de abril, quem fizer suas compras no Palladium pode trocar seus cupons fiscais, no valor de R$ 320, por uma caneca personalizada pelo artista plástico paranaense Rogério Dias.

 ***Em badalado coquetel a Impermix apresenta tendências para 2013***


Crédito das fotos: Gerson Lima.

Na foto 01: Fernanda Prado, a proprietária da Tecnobancadas, Andréa Moura Lima, a gerente de produtos da Impermix, Luciane Benevides e Vanessa Marques, da Impermix.


Na foto 02: As arquitetas Sony Luczyszyn, Cristiane Maciel e Janaina Bazzo.


Na foto 03: Rejane Esmanhoto, a gerente de produtos da Impermix, Luciane Benevides e a paisagista Claudia Canales.

***O Espaço Impermix apresentou em primeira mão, durante badalado coquetel para arquitetos, designers e imprensa, as novidades que compõem a coleção 2013 da Portinari e Tecnobancadas.

Durante o evento, os convidados conferiram as opções em revestimentos que foram lançadas recentemente na Expo Revestir, em São Paulo, e que acabaram de chegar à loja.

***Jazz Central 2013 traz bailarinos internacionais e brasileiros a Curitiba***


Crédito da foto: Divulgação.

***O bailarino, diretor e coreógrafo de celebridades, o norte-americano Brian Thomas, retorna a Curitiba ao lado da cantora e coreógrafa Francesca Maria, também de Nova York, e da curitibana Eliane Fetzer para terceira edição do Jazz Central 2013 - Mostra Internacional de Jazz, que acontecerá de 19 a 28 de abril, no Teatro Fernanda Montenegro, em Curitiba.

A mostra, voltada para bailarinos e coreógrafos, terá uma programação extensa com cursos, workshops, palestras e espetáculos ao público, no Teatro Fernanda Montenegro. O Jazz Central 2013 encerra no dia 28 de abril, às 19 horas, com uma coreografia especial criada por Brian Thomas e Francesca Maria especialmente para o evento.

Na ocasião, Francesca Maria cantará ao vivo no palco do teatro com seus backup dancers. A mostra inclui ainda o projeto social Adote Uma Estrela, em que crianças e adolescentes carentes terão aulas gratuitas com Brian Thomas e Francesca Maria. Com a aprovação do Ministério da Cultura, o evento será mais amplo este ano e acontecerá também em São Paulo, de 3 a 5 de maio, no Teatro Eva Wilma, com a participação de Brian Thomas.

***Faltam 4 dias para o Festival de Curitiba***

Sessão extra de "Esta Criança"


Crédito da foto: Divulgação.

***O espetáculo ´Esta Criança´, vencedor em quatro categorias no 25º Prêmio Shell de Teatro – Etapa Rio de Janeiro, entregue na última terça-feira, terá uma sessão extra no Festival de Curitiba no dia 1º de abril, às 19h, no Guairinha. Os ingressos começam a ser vendidos nesta sexta-feira (22/03).

 A peça da Companhia Brasileira de Teatro, estrelada por Renata Sorrah e Ranieri Gonzalez, com direção de Márcio Abreu, recebeu prêmios de melhor direção, atriz, iluminação (Nadja Naira) e cenário (Fernando Marés).

 Novas sessões extra do Risorama

***O público de stand up comedy continua prestigiando em peso o Risorama e mais duas sessões extra foram abertas nos dias 29 e 30 de março (sexta e sábado), às 22h30. Os ingressos começam a ser vendidos hoje (sexta-feira, 22/3). No elenco do dia 29 estão Fábio Lins, Guri de Uruguaiana, Marco Luque, Murilo Couto, Rafinha Bastos e Renato Tortorelli. Dia 30 se apresentam os humoristas Carol Zoccoli, Cláudio Carneiro, Danilo Gentili, Fábio Silvestre, Murilo Gun e Rafinha Bastos. Para as sessões das 20h, há ainda alguns ingressos para a terça-feira, 2 de abril, com Afonso Padilha, Daniel Duncan, Marcos Veras, Miau Carraro, Luiz França e Robson Nunes, além dos anfitriões Nany People e Diogo Portugal, que participam todas as noites.

***Festa na Ópera celebra abertura do Festival de Curitiba***

***Convidados de todo o país irão prestigiar a abertura da 22ª edição do Festival de Curitiba na próxima terça-feira, 26 de março. A festa começa às 19h e segue noite adentro com uma programação exclusiva na Ópera de Arame. Os presentes vão assistir em primeira mão à superprodução ‘Homem Vertente’, que abre as apresentações do Festival, que este ano reúne ao todo mais de 400 espetáculos. Na sequência, um coquetel regado a boa música completa a celebração.

***Soulution Orchestra é primeira atração do ano no Sesi Música***


Crédito da foto: Divulgação.

***Sucesso de público, a Soulution Orchestra volta aos palcos do projeto Sesi Música, no próximo dia 24 de março, Teatro Sesi Cietep, às 19h, agora com o show American Music. Com um repertório que conta com canções de artistas como Ray Charles, Elvis Presley, Frank Sinatra, James Brown, Beatles, entre outros, a banda celebra os grandes clássicos da música americana de todos os tempos. Essa é a primeira atração do projeto Sesi Música em 2013.

A iniciativa traz para o público mensalmente um grande nome da música brasileira ou paranaense. As próximas atrações já confirmadas são Rolando Boldrin, Mounique Kessous, Zélia Duncan, Lovborgs, Michele Mara e Paula Lima. Com mais de 1.700 shows em mais de 150 cidades brasileiras, 7 Cds gravados e apresentações nos maiores festivais de blues e jazz do Brasil, a Soulution Orchestra é hoje considerada a maior banda do Brasil em seu estilo.

***Gastronomia***

Aula show de bacalhau será realizada na Versadas


***A Versadas promove aula show com pratos feitos à base de bacalhau com o chef João Luiz, do Camponesa do Minho. O restaurante, em Curitiba desde 1979, é considerado o mais tradicional de gastronomia portuguesa na capital paranaense.

A aula será na Versadas na próxima terça-feira, 26 de março, às 19h15. No cardápio, Coquille de Bacalhau, Bacalhau à Gomes de Sá, Bacalhau na brasa e a sobremesa Ovos Moles de Aveiro. O investimento é de R$ 150,00 e as vagas são limitadas. As inscrições podem ser feitas pelo telefone (41) 3078-3312.

Nenhum comentário:

Postar um comentário