sexta-feira, 9 de março de 2012

Coluna do dia 09/03/12

Crédito da foto: Divulgação.

***A Caixa Cultural Curitiba apresenta, nos dias 15, 19 e 17 às 20h e dia 18 às 19h, o projeto “Brasilianos 3”, de Hamilton de Holanda, considerado o melhor bandolinista do mundo, com seu quinteto. Inspirado em grandes nomes da música brasileira, como Pixinguinha, Jacob do Bandolim, Baden Powell, Egberto Gismonti, Hermeto Pascoal, Toninho Horta, o show quer aproximar o público ao mundo da música instrumental.

Conhecido como o “Jimmy Hendrix do bandolim”, pela imprensa americana, Hamilton de Holanda reinventou o instrumento e o libertou do legado de algumas de suas influências e gêneros. Com 30 anos de carreira, o músico incluiu duas cordas no bandolim tradicional, totalizando então 10 cordas. O manejo, com velocidade nos solos e improvisos, inspira uma nova geração e um novo som, passeando pelo jazz, samba, rock, pop, lundu e choro.

A versatilidade de Hamilton confere a ele propriedade para se apresentar em qualquer formação: solo, orquestra, duo, power trio e quinteto, entre outras. O músico tem flertado cada vez mais com o mundo clássico, com a composição da “Sinfonia Monumental” para os 50 anos de Brasília, projeto que estreou com a orquestra nacional da França/Montpellier e foi indicado como melhor grupo no prêmio da música 2011, além de ser convidado como solista para diferentes orquestras e projetos.

O músico realizou o show oficial da abertura do ano do Brasil na França, da cerimônia de abertura dos jogos Parapan-Americanos, da abertura oficial do centenário da imigração japonesa no Brasil, já tocou em solenidades para presidentes e autoridades e, recentemente, foi convidado para inaugurar o cidade cultural do RIO 2016, em Londres. Já dividiu o palco com Maria Bethânia, João Bosco, John Paul Jones (Led Zepellin), Chucho Valdez, Stefano Bollani, Richard Galliano, Richard Bona, Bella Fleck and the Flecktones, além de uma noite singular com os músicos do Buena Vista Social Club.

Foi indicado, três vezes, ao Grammy Latino, como melhor disco instrumental “Brasilianos”, em 2007, melhor álbum de jazz “Brasilianos 2”, em 2008, e melhor disco instrumental “Flor da Vida”, em 2010, concorrendo com nomes como Chick Corea e Belá Fleck. O Hamilton de Holanda Quinteto também foi consagrado pelo prêmio TIM, Premio da música brasileira e Revista Jazz+, como o melhor grupo e Hamilton de Holanda o melhor performer. Recentemente, foi indicado nas três categorias instrumentais do Prêmio da Musica de 2011, o qual venceu como melhor solista, com o disco "Esperança", e melhor disco com "Gismontipascoal".

***Festança em São Paulo***

Crédito da foto: Divulgação.

***Recém chegado de Saint Moritz, na Suiça, onde se apresentou no clube Dracula, o DJ, empresário e sócio da Disco, Michel Saad, comemorará seu aniversário em uma grande festa fechada que acontecerá hoje sexta-feira, 9 de março. Nas picapes, além do próprio Saad, o DJ Paulinho Bogoshian apresenta seu set, em seguida, o DJ Lovebirds se apresentará pela primeira vez no Brasil tocando sucessos como o hit Want You in My Soul.

Completando doze anos, a Disco passará por uma grande reforma nos meses de junho e julho com projeto de Guto Requena e Mauricio Arruda.

Sobre a DiscoA Disco, localizada no Itaim, em São Paulo, é considerada o club mais exclusivo e sofisticado entre os jovens paulistanos. Com Marcos Campos, Michel Saad, Marcos Maria e Marcos Mion no seu grupo societário, a Disco deixou de ser uma casa da moda para se tornar um clássico da cidade. Na programação musical, os freqüentadores desfrutam uma house music de alta qualidade, em sets dos melhores DJs brasileiros e convidados internacionais de renome, como o DJ inglês Grant Nelson, Sharam Tayebi, do duo iraniano Deep Dish, Mitch LG, residente do day club Nikki Beach em St. Tropez, e o renomado DJ Pete Tong.

Crédito da foto: Divulgação.

***A Caixa Cultural Curitiba apresenta, na próxima quarta-feira (14), às 20h o novo projeto literário “Cena HQ”, com direção de Paulo Biscaia Filho. Com patrocínio da Caixa Econômica Federal, serão realizadas, mensalmente, leituras dramáticas de graphic novels dos mais instigantes autores nacionais.

A curadoria dos autores é de José Aguiar e a curadoria dos encenadores é do próprio diretor. O encontro entre quadrinhos e cena deflagra discussões sobre a produção de quadrinhos no Brasil, com debate entre o encenador e o autor da obra de cada leitura. A primeira graphic novel a ser adaptada será “Vigor Mortis Comics”, que terá adaptação para a leitura dirigida por Dimis Sores, da Cia Bife Seco (indicado como melhor diretor por sua peça de estreia, “Vivienne”, na última edição Troféu Gralha Azul).

A obra foi lançada no ano passado, pela Zarabanata Books, e figurou nas listas dos melhores lançamentos nacionais em quadrinhos, em 2011. “Vigor Mortis Comics” conta com oito histórias, inspiradas por personagens de montagens de Paulo Biscaia Filh, com a companhia Vigor Mortis.

O roteiro é assinado por Biscaia e Aguiar e os desenhos são de DW e Aguiar. São histórias recheadas de humor e terror, que trazem as aventuras de Oswald o Morto Vivo, Tom o Cataléptico e do Homem Sombra, entre outras figuras bizarras do universo da companhia. Depois desta primeira leitura, o projeto apresentará, mensalmente, novas obras de autores como Lourenço Mutarelli, André Diniz e Sandro Lobo, entre outros. As direções ficarão sob a batuta de grandes nomes do teatro curitibano, como Edson Bueno, Sueli Araújo, Nina Rosa, Marcio Mattana e outros.

Crédito da foto: Divulgação.

***No próximo dia 13, a partir das 11h30, a empresária e lighting designer Adriana Sypniewski vai promover um badalado brunch em comemoração aos 24 anos da Grey House Iluminação. A anfitriã aproveita a ocasião para lançar oficialmente o Plano Mais Lux, programa de fidelidade da loja. Com três diferentes categorias - Lux, Lúmen e Watts – o plano vai premiar os profissionais de arquitetura e decoração que utilizam produtos e serviços da Grey House Iluminação em seus projetos.

***Curitiba Restaurant Week***

***Democratizar o acesso à alta gastronomia e dar aos curitibanos amantes da boa culinária uma oportunidade única para que eles conheçam os melhores empreendimentos gastronômicos da capital paranaense. Com esse objetivo, a cidade de Curitiba irá receber, entre os dias 09 e 22 de abril, a 5ª edição do Restaurant Week, um dos principais festivais gastronômicos do mundo.

Durante a quinta edição, a grande novidade do Curitiba Restaurant Week ficará por conta da disponibilização de dois preços diferenciados durante almoço e outras duas opções de preços para o jantar. “Essa mudança vai possibilitar que restaurantes que possuem um ticket médio mais elevado também possam participar do evento.

************EM EVIDÊNCIA**********

*****Às 19h de sexta-feira, dia 9, será dado início ao I Encontro de Arte Casa Lia. Com imagens de Nilo Biazzetto Neto e esculturas de Marco Rocha, Márcia de Bernardo e do uruguaio Christian Ray, a mostra segue até 13 de abril, de segunda a sexta-feira, das 9h às 12h e das 14h às 18h. A Casa Lia Eventos e Decoração está localizada na Rua Vieira dos Santos, 40, ao lado do MON, no Centro Cívico de Curitiba.

*****A agência curitibana TASTE está presente na última edição (3ª) da série Logo Design, publicada pela celebrada editora alemã Taschen. O portfólio é referência para designers e publicitários do mundo todo. As peças da TASTE selecionadas foram um job de reposicionamento da Procknor de São Paulo e o desenvolvimento da identidade para o Advertv, um projeto que reúne profissionais de várias cidades do mundo para debater novidades em comunicação, design, turismo, media, entretenimento, business, esporte, entre outras.

*****O Centro Cultural Sistema Fiep abre quarta-feira (14) a exposição “Barão de Mauá”, sobre a vida e a trajetória do célebre empresário e empreendedor Irineu Evangelista de Sousa, que ajudou a industrializar o Brasil e foi pioneiro em diversas áreas da economia. Objetos pessoais, fotografias raras do século XIX, gravuras, quadros e pinturas fazem parte do acervo da exposição, que tem realização e patrocínio do Sesi-PR e produção da Aori. A entrada é franca para o público.
Durante a temporada será exibido, às sextas-feiras, às 19 horas, o filme “Mauá – o Imperador e o Rei”, com Paulo Betti, na sala Multiartes, integrada ao Centro Cultural Sistema Fiep.

*****A cantora Gaby Amarantos, conhecida como Beyoncé do Pará, participará como jurada do "Astros" na segunda-feira (12). Musa do tecnobrega, ela ajudará Arnaldo Saccomani, Thomas Roth, Cyz Zamorano e Carlos Miranda a escolher os calouros que participarão da próxima etapa da competição.

***EDITORA LEYA DESMENTE NEGOCIAÇÃO COM LAURENTINO GOMES***

***A editora LeYa, em resposta à nota publicada hoje na coluna Gente Boa do jornal O Globo, afirma que não existe nenhum tipo de negociação ou oferta por parte da editora ao jornalista Laurentino Gomes para a publicação do livro “1889” ou qualquer outro título.

A editora, que não foi consultada pela Coluna Gente Boa quando da publicação da nota sobre o assunto, nega, com veemência, ter feito qualquer proposta, de luvas ou adiantamento, ao jornalista Laurentino Gomes. Surpreso, Pascoal Soto, diretor da unidade LeYa Edições Gerais, diz: "A LeYa não foi consultada pela coluna Gente Boa, do jornal O Globo, em nenhum momento. É inadmissível que a coluna não tenha atentado para uma questão tão básica. Não serei o editor do novo livro de Laurentino Gomes e não faço ideia de quem será. A LeYa foi vítima de um grande equívoco”.
Este é o comunicado da assessoria de imprensa do Grupo Leya.

Nenhum comentário:

Postar um comentário