segunda-feira, 26 de outubro de 2015

Coluna do dia 26/10/15

***Bolsas criadas por jovens empreendedores curitibanos ganham as passarelas do SPFW no desfile de Ronaldo Fraga***


Crédito das fotos: Divulgação.

***Ao completar 20 anos de realização o SPFW provou que entre tantos estilistas, designers e modelos consagrados o evento também tem o papel de revelar novos talentos. Com apenas cinco meses de mercado, a grife curitibana de acessórios Yë Upcycling Wear conquistou o estilista Ronaldo Fraga e suas bolsas ganharam as passarelas no desfile de segunda (19/10), que teve como tema central o amor. 

Marca criada pela artista visual Juliana Erig, 21 anos, e pelo designer de produto Enzo Yassuda, 26 anos, a Yë emprega madeira e couro em seus produtos utilizando o conceito do “upcycling”, que é uma reutilização criativa de materiais de descarte.


Ao invés da reciclagem comum, em que o produto é transformado em matéria-prima de menor valor para então ser utilizado, o upcycling agrega mais valor a um produto que já existe. “Não vemos sentido em produzir mais e mais coisas e simplesmente descartá-las para virarem lixo. Então, encontramos no descarte a possibilidade de criar algo novo, com a nossa cara, fazendo o que acreditamos. Aceitamos as características do produto que é visto por muitos como lixo e criamos em cima delas, transformando em algo melhor. Ressignificar, inspirar e reutilizar é o que buscamos”, explica Juliana.


O conceito da marca e a criatividade e beleza das peças foram aprovados pelo estilista Ronaldo Fraga que encomendou para seu desfile a criação de bolsas exclusivas, em formato de coração, e uma mochila em jacquard estampado com desenhos de corações anatômicos. O convite, conta a jovem empresária, teve uma ajudinha do acaso que ela não deixou passar. Juliana e Enzo esboçavam ideias para novos produtos no café da Livraria Cultura, em Curitiba, quando o estilista também parou no local antes de uma palestra.

Ela se apresentou a Ronaldo, falou brevemente sobre a grife, deixou seu contato e voltou para sua mesa. Minutos depois, após conferir o trabalho da dupla pelas fotos no Instagram, Ronaldo chamou o casal e fez o convite. “Esperávamos apenas um elogio ao trabalho, um aval para sabermos se estávamos no caminho certo, mas ele disse: ‘Vocês querem produzir umas peças para meu próximo desfile no SPFW?’. Foi surreal, aquelas coisas que você sonha, mas não imagina que vai acontecer”, conta Juliana.

Se havia dúvidas para os jovens empreendedores, que deixaram seus trabalhos para transformar seu sonho em negócio, agora ela foi substituída por motivação. De volta a Curitiba e ao ateliê onde produzem artesanalmente as peças, a dupla continua o trabalho com novas ideias em mente. “Fizemos muitos contatos importantes no SPFW e o Ronaldo Fraga também foi super atencioso com a gente e uma fonte de inspiração.

Agora é batalhar pra que mais pessoas possam conhecer e se inspirar através deste trabalho de upcycling no qual acreditamos muito”, finaliza Enzo. Para conhecer mais sobre a Yë Upcycling Wear: www.yeupcyclingwear.com.

**********EM EVIDÊNCIA**********

*****Curitiba foi escolhida para receber a 23ª edição da Franchising Fair. A feira ocorrerá entre os dias 13 e 15 de novembro no pavilhão de eventos da Federação da Indústria do Estado do Paraná (FIEP) e reunirá 150 marcas, com opções de negócios a partir de R$3,5 mil até R$ 2 milhões em diversos segmentos, além de palestras sobre o tema. A feira, considerada uma vitrine para o segmento, é realizada há 16 anos em três edições anuais, de forma itinerante nas principais capitais brasileiras, reunindo investidores, empreendedores e pessoas interessadas em abrir seu próprio negócio.

*****No próximo dia 28 de novembro, as psicólogas Luciana Kotaka e Tatiana Villar ministram o workshop Mindfulness – a prática da atenção plena na redução de estresse, da ansiedade e do comer intuitivo, das 9h às 18h, na Gandiva Yoga Mercês. Os interessados em se inscrever no workshop Mindfulness – a prática da atenção plena na redução de estresse, da ansiedade e do comer intuitivo devem entrar em contato pelo e-mail praticasdemindfulness@hotmail.com ou pelos telefones (41) 3206-6717/9113-1212 (Luciana Kotaka) ou (43) 3029-7774/9922-4774 (Tatiana Villar).

*****A noite curitibana dessa quinta-feira (29/10) será de Halloween na Shed Western Bar. Para acompanhar a festa temática, a balada premium traz para os palcos a famosa dupla Alex & Willian, os jovens irmãos que reúnem fãs por todo o Brasil. Em suas redes sociais são mais de 16 mil seguidores e seus vídeos no You Tube chegam a ter mais de 80 mil visualizações.

*****Nesta terça-feira (27/10), às 20h, a Trupe Sinhá Zózima abrirá as portas do seu ônibus para um bate-papo com a jornalista e ativista sobre parto humanizado, Luciana Benatti, no Terminal Urbano Parque Dom Pedro II (av. do Estado s/n). A atividade é livre para todos os públicos, tem entrada gratuita e faz parte da ação Toda Terça Tem Trabalho, Tem Também Teatro!, contemplada com o Edital Proac 44/2014, com o apoio de cessão de espaço da SPTrans.

***Dedicação reconhecida***


Crédito da foto: Divulgação.

Na foto, o pediatra Wilmar Guimarães, o anestesiologista Paulo Bayer Tuleski, a pediatra Gislayne Castro e Souza de Nieto e o urologista Emir de Sá Riechi. O ginecologista Celso Losso também foi homenageado.

***Nesta quarta-feira (21/10), cinco médicos do Hospital e Maternidade Santa Brígida receberam homenagem pelo Dia do Médico em uma sessão solene na Assembleia Legislativa do Paraná. A iniciativa é um reconhecimento público aos profissionais que, com dedicação e comprometimento, engrandecem a medicina no Paraná.

***Luxo em São Paulo***


Crédito das fotos: Divulgação.

Na foto 01: Alberto Santiago e Cristina Dell Amore.


Na foto 02: Cristina Dell Amore, Alberto Santiago, Margareth Abussamra e Samir Moyses.

***Na noite desta quinta-feira(22), Luis Villarino recebeu em São Paulo, Alberto Santiago e Cristina Dell Amore para um jantar comemorativo no tradicional restaurante libanês Folha de Uva. O cardápio impecável ficou por conta de Samir Moysés, atual chef e proprietário do local, cujo diferencial está na atenção dedicada a cada cliente, explicando e orientando sempre a melhor opção.

***Cosmezi lança novo produto para a pele em Curitiba***


Crédito da foto: Priscilla Fiedler.

***A Cosmezi-Itália lançou e apresentou à imprensa, nesta semana, em Curitiba, o seu mais novo produto para rejuvenescimento na aparência da pele, o Kit de Renovação Celular Ritratti. Última tecnologia de esfoliação enzimática, o produto tem como principal componente enzimas produzidas por um lactobacilo capaz de remover a pele morta superficial em apenas 3 minutos, sem vermelhidão e sem dor. O local escolhido para o lançamento foi o belo SPA Gaya Bem-Estar, no Juveve.

Mais sobre o Ritratti - Luminosidade, tratamento e rejuvenescimento na aparência da pele, esses são os principais benefícios do Kit de Renovação Celular Ritratti. Apesar de ter como principal componente enzimas produzidas por um lactobacilo capaz de remover a pele morta superficial, rapidamente, o produto também possui um poderoso hidratante com beta-glucanos, aminoácidos, ácido hialurônico, importantes para deixar a pele bonita e saudável.

O kit dura em média 30 sessões, e é composto por Tônico de Limpeza, Esfoliante Enzimático Vegetal e Coquetel Hiper Hidratante e Nutritivo. Indicado para peles com aparência cansada e envelhecida, com manchas e sinais de acúmulo de células mortas, peles oleosas, com cravos e espinhas.

Outras novidades - Além do KIT Ritratti, a Cosmezi-Itália acaba de lançar mais 14 produtos da sua linha Tratto Milano para os cabelos, entre eles: shampoos, condicionadores, soufles, máscaras e leave-in. Estes também possuem resultado imediato, todavia, levam o Caviar Puro Europeu em sua composição.

Serviço: Os produtos da Cosmezi são comercializados para distribuidores, profissionais da beleza e consumidor final. Mais informações e vendas no site: www.cosmezi.com.br, pelo e-mail contato@cosmezi.com.br e pelos telefones (41) 3026-6200 e 08006016200. A Cosmezi-Itália trabalha somente com ingredientes naturais, não utiliza parabenos, e não faz testes em animais.

***Médica do Frischmann Aisengart é homenageada pelo Outubro Rosa***


Crédito da foto: Divulgação.

***Nesta quarta-feira (28) acontece na Assembleia Legislativa do Paraná a sessão especial de encerramento do Outubro Rosa. Dentre as ações do dia, acontece uma homenagem a Jerusa Miqueloto, oncologista do Laboratório Frischmann Aisengart. A Dra. Jerusa e outros médicos que aderiram à campanha Outubro Rosa recebem a homenagem da Deputada Mara Lima, Presidente da Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher e proponente do evento.

Sobre o Laboratório Frischmann Aisengart - O Laboratório Frischmann Aisengart tem 70 anos e é considerado uma referência para o segmento de medicina diagnóstica na região. Com forte presença nas áreas hospitalar e ambulatorial é o líder de mercado na capital e Região Metropolitana. Possui mais de 600 colaboradores e mais de 40 unidades no Paraná.

São mais de três mil tipos de exames de análises clínicas que contemplam serviços e soluções diferenciados com qualidade, rapidez e alto padrão de atendimento, como a coleta domiciliar e vacinas. Para mais informações:  www.labfa.com.br ou (41) 4004-0103.

***Promoção de anéis da Francesca Romana Diana***


Crédito das fotos: Divulgação.

***Ainda dá tempo de aproveitar a promoção da loja de joias Francesca Romana Diana do Shopping Crystal. Até o fim do dia 26 de outubro todos os anéis da loja estão com descontos especiais. Na compra de um anel o desconto na peça é de 10%; comprando dois anéis, a cliente ganha 15% de descontos. Também, na compra de três ou mais anéis são 20% de descontos. Um dos queridinhos do momento é o Anel Energia disponível nas cores inox, prata e ouro.

O famoso anel, com dizeres da sorte que continua fazendo sucesso entre as mulheres, também está na promoção. Outro destaque das linhas da marca são os anéis com pedras brasileiras. Um deles é o Anel Mumbai, cheio de elegância e classe, refletindo luz e brilho em qualquer look. Com preço especial, a peça também pode ser encontrada na loja. Em Curitiba a loja Francesca Romana Diana está localizada no Piso L2 do Shopping Crystal.

Sobre Francesca Romana Diana - A marca de joias e acessórios Francesca Romana Diana é uma das mais conhecidas no Brasil e no mundo. São criações com o estilo e a elegância italiana e o lado divertido, colorido e quente do Rio de Janeiro. Representando a alta-costura em bijuteria, a marca produz peças sofisticadas, contemporâneas e confortáveis que já brilharam em revistas como Vogue, Bazaar e Instyle. São produções desenvolvidas pela designer Francesca Romana Diana, que desde quando morava em Roma, já as desenhava em seu atelier.

Decidiu mudar-se para o Brasil, país que lhe ofereceu as mais belas pedras naturais, sua matéria prima favorita. As cores, a música, os sabores e as pessoas servem de inspiração para as coleções de Francesca que desenvolve tudo com “a mesma paixão que um pintor sente ao trabalhar em uma tela”. Em Curitiba (PR), no Shopping Crystal, e em Balneário Camboriú (SC), no Balneário Shopping, as lojas têm como franqueadas as empresárias Michele Jacomel e Madelon Saltori.

Serviço: Francesca Romana Diana Shopping Crystal | Piso L2 Telefone: (41) 3095.0881 www.francescaromanadiana.com/site/index.html

***Joalheria repaginada traz um novo conceito arquitetônico à Curitiba***


Crédito da foto 01: Manoel Guimarães.

***Cada projeto tem suas características próprias, seja ele tradicional ou moderno. Pensando nisso, a arquiteta Carla Kiss executou o espaço clássico repaginado da Reneê Joias, uma joalheria de 43 m² localizada no Shopping Pátio Batel, em Curitiba (PR). “A execução do ambiente iniciou quando o shopping ainda não havia inaugurado.

Assim, o desafio foi lançado: criar uma joalheria especial, que chamasse atenção e ao mesmo tempo tivesse o perfil do público, pessoas de média e alta classe, clientes cativos, consumidores há anos, que confiam na marca prezando pela segurança das joias”, conta a profissional. Dessa forma, seguindo o desejo dos proprietários e combinando com a proposta do shopping, a arquiteta criou um projeto contemporâneo e inovador. A loja por si só é bastante atrativa, pois fica localizada em um espaço de esquina no interior do shopping e dá acesso aos elevadores.


Crédito da foto 02: Ronaldo Ruffino.

Por isso, Carla investiu em uma fachada marcante, com grandes painéis de vidro e de madeira, proporcionando maior visão da parte interna da loja. Além disso, o projeto conta com letreiro luminoso, volumes retos e uma mescla de materiais e cores, o preto brilhante, do Alucobond e madeira, em painéis madeirados. “Seguindo a linguagem da fachada, o preto e a madeira foram adotados para criar toda a conceituação do espaço interno”, cita a arquiteta. Este possui vários destaques, dentre eles o piso e os espelhos.

Os dois elementos também foram trabalhados de forma diferenciada. A parede principal da parte interna recebeu um espelho com o objetivo de ampliar, levando em consideração o formato da loja, mais estreito. O piso, feito em madeira natural e cerâmica preta polida, conferiu o conforto ao ambiente que deveria ser personalizado e deixou as áreas de circulação e atendimento da loja bem delimitadas.

O mobiliário foi todo desenhado especialmente para a loja, com mesas de atendimento e cadeiras de acrílico Louis Ghost de assinatura Phillippe Starck. O revestimento com painéis madeirados foi utilizado para proporcionar mais aconchego e parte deles serve também para acesso a armários e espaços de estoque. No projeto, a arquiteta usou somente materiais certificados e iluminação em LED, garantindo economia de energia.

***Em novo single, Monique Kessous surpreende ouvidos desavisados numa canção em dueto com Ney Matogrosso***

Crédito da foto: Divulgação.

***O primeiro single do novo CD da cantora e compositora Monique Kessous é uma pérola pop um tanto instigante. À primeira vista pode não parecer, mas, no duro, “Meu papo é reto” conta a história de uma paquera entre dois caras, numa boate: um que está curioso com um possível envolvimento com outro homem; e outro, que é gay e, no entanto, demonstra receio de se envolver. Esta contagiante faixa pop nasceu de uma parceria com Chico César, mas nem mesmo ele poderia imaginar os rumos que a composição teria.

“O Chico me enviou a letra, mas acabei mudando algumas coisas, levando a ideia para uma cantada de dois caras”, diz Monique, que ficou muito animada em pela primeira vez compor uma canção com eu lírico masculino. “Acho interessante poder brincar com os personagens nas músicas. E ser intérprete traz uma liberdade muito grande. Estou num momento de querer ousar mais no meu trabalho, e mais do que tudo, quero falar sobre o meu tempo, sobre as possibilidades de relações entre pessoas e sobre o medo de amar que se reverte em envolvimento efêmeros, sem vínculos”.

De fato, não podia haver tema mais contemporâneo para ela testar suas novas possibilidades como autora e intérprete. Na verdade, a primeira pessoa que ela imaginou cantando esta música foi Ney Matogrosso. A princípio, achou que seria uma ousadia lhe convidar, mas depois de ter tido uma canção gravada por outro ícone da MPB, Elba Ramalho, “Frevo meio envergonhado” (que um dos versos acabou até batizando o penúltimo CD da cantora, “Vambora lá dançar”), ela decidiu arriscar. Mostrou a ele “Meu Papo é reto”, que gostou e acabaram gravando juntos.

O arranjo foi idealizado a quatro mãos por ela e seu irmão, o guitarrista Denny Kessous, depois incrementada no estúdio por sua banda e Berna Ceppas, produtor de seu terceiro CD em fase de finalização.

Por este primeiro single já dá para ter uma ideia do que vem por aí. Reiterando o que diz em sua música “Aqui tem” (“Quando eu canto eu posso ser o que eu quiser/ A minha voz carrega o mundo como quer.”), faixa também de sua autoria e que carrega o significado do título de seu novo álbum, “Dentro de mim cabe o mundo“, o que Kessous no fundo quer dizer é simplesmente que somos múltiplos e trazemos muito mais dentro de nós do que temos coragem de ver.

Em tempos de caretice crônica, um pouco de ousadia não faz mal a ninguém. Muito pelo contrário. E Monique está disposta a brindar com o público uma dose de rebeldia on the rocks.

***Três olhares sobre a fotografia***


Crédito da foto: Divulgação.

***Três diferentes abordagens fotográficas, feitas por três diferentes artistas curitibanos. Essa é a proposta da Mostra Vistas, que inaugura no próximo dia 27 de outubro, na ARQ / ART Galeria, em Curitiba. Permeada de histórias, vivências, impressões particulares e da própria trajetória de cada profissional, a exposição reúne imagens de distintos momentos de cada artista. Porém, todas elas carregam algo em comum: o universo surreal, imaginário e atemporal em imagens híbridas que transcendem o simples instante do click. Tecidos lançados ao ar através de gestos em estúdio, por exemplo, compõem a seleção de imagens do fotógrafo e designer Antonio Wolff, que apresenta duas séries de sua produção: Formas, de 2011, e Pictórica, de 2012-2013.

Fotos tiradas de veículos em movimento também figuram entre as escolhas para a mostra, assim como gestos aplicados em frente à câmera, que ganham corpo e tridimensionalidade com a mistura de fotografia digital e analógica e computação gráfica. “Mar em Mim”, a segunda série de imagens da mostra, é resultado de uma interpretação da relação entre o tempo, a vida e o mar, feita pelo fotógrafo Henrique Borges. O projeto revela a dicotomia entre a magnitude e simplicidade do oceano registrada em instantes capturados pelo apurado olhar do observador.

O trabalho se traduz em uma verdadeira contemplação da vida que ganha uma nova roupagem com a mescla de elementos coloridos, geométricos e figurativos. As imagens selecionadas por Ricardo Perini são da série “Restrito”, produzida durante suas intermináveis caminhadas por Nova York e trazem um interessante jogo de luz e sombra. O próprio nome “restrito” sugere que o uso da luz e da sombra de forma proposital gera restrições ao acesso de informações contidas nas imagens, deixando sempre o imaginário e o elemento surreal presentes na interpretação do interlocutor.

Com imagens que navegam entre o homem, a arquitetura, o imaginário do homem moderno e o absoluto, a série é uma reflexão sobre o alcance conceitual da fotografia de rua. A exposição, que tem abertura programada para a terça-feira (27), a partir das 19h. A visitação estará aberta de dia 28 de outubro a 28 de novembro, de segunda à sexta-feira das 10h às 18h, e aos sábados das 11h às 16h, na Rua Coronel Dulcídio, 355, no Batel.

Sobre os Fotógrafos - Antonio Wolff é fotógrafo e designer por formação e desenvolve seu trabalho autoral, além de fotografar moda, publicidade e retratos. Pesquisa sobre a fotografia, como é “lida e percebida a imagem dentro de seus diversos usos e estéticas, no imaginário, a sua construção”. Fez parte do Grupo Cidades Visíveis, do coletivo multidisciplinar Atalho e do 121coletivo. Atualmente participa do coletivo Curto Circuito Ateliês. Participou de EXPOSIÇÕES coletivas no Brasil e exterior e após 11 anos prepara sua primeira individual.

Borges é designer gráfico e fotógrafo, sócio do estúdio de design D-lab, em Curitiba-PR. Como fotógrafo, começou seus registros pelo mundo em viagens culturais e de surf, sua grande paixão. Teve projeto selecionado no Paraty em Foco (2015), participou de exposições na Biblioteca Pública do Paraná (2012), coletiva Tupi or not Tupi no MON (2013). Venceu por duas vezes (2013- 2014), o Prêmio Salão Graciosa de Artes, teve projeto selecionado para o Paraty em Foco (2015), além de ter fotos publicadas em revistas nacionais e internacionais.

Ricardo Perini tem como base de pesquisa para seu trabalho a fotografia de rua. Em 2014, estudou e foi professor assistente em cursos sobre Fotografia de Rua no International Center of Photography, em Nova York. Estudou fotografia de arquitetura na School of Visual Arts no mesmo período. Fez exposições na Biblioteca Pública do Paraná (2012), no Museu Metropolitano de Arte de Curitiba (2014) e na Galeria Boiler (2015). Já teve suas fotos publicadas em revistas e livros nacionais e internacionais. É fundador do primeiro grupo brasileiro de fotografia de rua: flanares.com.

Sobre a ARQ / ART GALERIA - Um espaço com um conceito híbrido onde arquitetura e arte se unem com a finalidade de realizar bons projetos e também divulgar a arte contemporânea. A galeria busca além da diversidade, promover o intercâmbio cultural trazendo mais conteúdo ao universo artístico atual. Dentro da agenda do espaço estão incluídas mostras, encontros, workshops, eventos e exposições periódicas organizadas por curadores convidados.

Serviço: O que: Abertura da Mostra Vistas Quando: 27 de outubro (terça-feira), às 19h Visitação: 28 de Outubro a 28 de Novembro Onde: ARQ / ART Galeria | Rua Coronel Dulcídio, 355 l Batel Horário de funcionamento: de segunda à sexta-feira das 10h às 18h, e aos sábados das 11h às 16h. Mais informações: 41 2112-9286 / atendimento@arqartgaleria.com.br.

***Lucas Silveira do Fresno autografa primeiro livro na terça da Fnac Curitiba***


Crédito da foto: Rafael Kent.

***“Eu Não Sei Lidar”, primeiro livro do vocalista da banda Fresno, Lucas Silveira, tem sessão de autógrafos nesta terça-feira (27/10) na Fnac Curitiba. A partir das 19h30, o músico apresenta o livro que conta histórias de sua vida pessoal e da carreira, com memórias da infância até os dias de hoje. Muitas revelações também aparecem na obra, partindo de letras das músicas e suas relações com a vida do artista.

O evento tem entrada gratuita. Silveira conta com extensa carreira na música, desde a formação do Fresno em 1999. Nascido em Fortaleza, na infância se mudou para Porto Alegre, onde surgiu a banda em um evento do grêmio estudantil. Os amigos de colégio gravaram a primeira demo em 2001, com músicas originais, seguido pelo primeiro álbum dois anos depois. Seguiram-se outros cinco discos de estúdio e outros EPs e, no ano passado, um DVD ao vivo em São Paulo, celebrando os 15 anos de Fresno.

A banda ganhou diversos prêmios, como o VMB e o Prêmio Multishow de Música Brasileira. Como carreira solo, Silveira comanda o projeto Beeshop, com músicas mais pessoais. O primeiro clipe, “MR Confusion”, foi lançado em 2008 e, dois anos depois, o primeiro disco, “The Rise and Fall of Beeshop”. Também fez um trabalho como DJ, o SIR sir, e o projeto Visconde, de músicas próprias.

Sessão de autógrafos de “Eu Não sei Lidar" de Lucas Silveira Data: terça-feira, 27 de outubro Horário: a partir das 19h30 Entrada Franca Endereço: Park Shopping Barigüi - Rua Prof. Pedro Viriato Parigotde Souza, 600 – Ecoville www.agendafnac.com.br

***Ação no Erasto Gaertner ofereceu atendimentos em Unidade Móvel***


Crédito da foto: Divulgação.

***Com o objetivo de alertar sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer de mama e do câncer de colo de útero, o Hospital Erasto Gaertner tem promovido várias ações para o Outubro Rosa. Através de uma parceria com o SESI, o Hospital realizou 137 exames de mamografia para os colaboradores e para os acompanhantes de pacientes.

A ação aconteceu na própria instituição do dia 20 ao dia 23 de outubro. A Unidade Móvel do programa Cuide-se +, onde são feitos os atendimentos, também esteve na etapa de Stock Car do último sábado (18), realizada no autódromo de Pinhais.

Serviço: Hospital Erasto Gaertner R. Dr. Ovande do Amaral, 201 - Jardim das Américas - Curitiba/PR Telefone: (41) 3361-5000 - www.erastogaertner.com.br.

***A banda Hillbilly Rawhide grava DVD ao vivo em 30 de outubro no Guairinha***


Crédito da foto: Daniel Ernst.

***Precursora do Country Rock Alternativo no Brasil, a banda Hillbilly Rawhide prepara um DVD comemorativo de seus 13 anos de trajetória, que será gravado em um show especial, em 30 de outubro (sexta-feira), às 21 horas, no Teatro Guaíra - Auditório Salvador de Ferrante (mais conhecido como Guairinha). Esta apresentação contará com participações especiais de Cesar Benzoni (lap-steel e mandolin) e Marcos Traad (harmônica).

Os ingressos já estão à venda no site disk Ingressos. Histórico - Foi em 2003 que a banda Hillbilly Rawhide iniciou suas atividades na cidade de Curitiba, trazendo não só para a capital paranaense, mas para todo o Brasil o Country Rock Alternativo, gênero no qual é banda precursora nacional, sendo influência para o público que conquistou e para artistas que seguiram seu exemplo.

“Depois da gente, começaram a pipocar bandas no país todo fazendo algo próximo dessa mistura, o que criou uma nova cena dentro do nosso rock”, comenta o músico Mutant Cox. Em sua trajetória, a banda realizou centenas de apresentações, fez duas turnês, lançou 6 CDs e 1 disco de vinil, criou produtos próprios (camisetas, bonés e uma cerveja que leva o nome do grupo) e aprendeu a se manter financeiramente apenas com seu trabalho, sendo um exemplo bem sucedido de empreendedorismo no ramo da economia criativa.

Da reunião dos membros fundadores Mutant Cox (voz, guitarra e violão), Mark Cleverson (violino e voz) e Osmar Cavera (baixo acústico) surgiu a proposta montar uma nova banda para tocar muito Country misturado com Rock primitivo, suas raízes e vertentes, tais como bluegrass, música de western, hillbilly, entre outros gêneros. “Na época, tínhamos vontade de pelo menos assistir a um show do estilo, mas como não existia nenhuma banda assim, resolvemos fazer a nossa própria banda Hillbilly”, afirma Mutant Cox.

As influências fundamentais são ícones country como Johnny Cash, Willie Nelson, Hank Williams, David Allan Coe, e também artistas de rock. De uma apresentação inicial como trio, os músicos sentiram a necessidade de ter mais integrantes para chegar a um som mais rico e encorpado. Muitos passaram pela banda, que chegou a uma formação definitiva nos últimos 7 anos, completada por Juliano Cocktail (bateria e cajón) e Joe Ferriday (piano e voz).

As composições alternam letras em inglês e português. A adoção do inglês se explica por ser o idioma nativo do country rock. Já nas músicas em português, o grupo mostra que o idioma se encaixa adequadamente ao estilo, sem perder o espírito country de raiz. Tanto o primeiro álbum, “Ramblin’, Primitive and Outlaw!”, quanto o último “Ten Years On The Road” trazem seus repertórios divididos quase igualmente entre os dois idiomas. Entre as mais conhecidas estão “O Enxofre e a Cachaça”, “High On The Road”, “Uma Cerveja, Uma Cachaça e um Remedinho” , “Lost & Found”, “Hillbilly Treasure”, “F.N.M.”, entre outras.

Cantando e mostrando histórias paranaenses - A banda valoriza a cultura de seu estado, o Paraná. Um bom exemplo é a música “Cavaleiros da Morte”, que fala do Cerco da Lapa durante a Revolução Federalista, em 1894. Para remontar este episódio da história paranaense, a banda foi até a cidade da Lapa (no Paraná) para gravar um videoclipe para a música no Panteão dos Heróis, local da batalha. O clipe será lançado no primeiro semestre deste ano. Outro exemplo encontrado na banda está na capa do álbum “Ten Years On The Road”, que mostra um ônibus em uma estrada cheia de araucárias, árvore símbolo do Paraná.

Exemplo empreendedor: músicos ganham a vida tocando na banda - O Hillbilly Rawhide desenvolveu com o passar dos anos seu próprio sistema de autofinanciamento. Inclusive, fizeram cursos de empreendedorismo para se aprimorar no ramo da economia criativa. Cada integrante cuida de um setor. Hoje, a maioria dos músicos vive com os lucros obtidos pela banda, sejam oriundos de cachês de shows (realizam pelo menos um por semana), venda de produtos (camisetas, cerveja e outros itens de marchandising com a marca Hillbilly Rawhide), pagamentos por direitos autorais, entre outras fontes. A banda se tornou uma empresa, e de tempos em tempos autofinancia ações maiores, como as turnês realizadas em 2011 (pelo Brasil) e em 2013 (na Europa), que foram bancadas pelo grupo.

Serviço: Hillbilly Rawhide - Show de gravação do DVD comemorativo de 13 anos “Outlaw Music For Outlaw People” Data: 30 de outubro de 2015 (sexta-feira) Horário: 21 horas (a casa abre às 20 horas) Local: Teatro Guaíra - Auditório Salvador de Ferrante (Guairinha) Endereço: Rua XV de Novembro, 971, Centro (Curitiba – PR) Ingressos: venda antecipada a R$ 21 (inteira) e R$ 13,50 (meia) pelo site www.diskingressos.com.br/evento/3092 (valores incluem taxa de serviço) Informações: (41) 3304-7900.

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