sábado, 5 de novembro de 2011

Coluna do dia 05/11/11

Crédito da foto: Marcos Hermes.

***A cantora Luiza Possi desembarca em Curitiba no dia 18 de novembro, às 21h15 para única apresentação no grande auditório do Teatro Positivo, com a turnê “Seguir Cantando”, título do seu segundo DVD ao Vivo. Com repertório escolhido cuidadosamente, estarão canções como “Abençoador”, “Ainda é Tudo Seu”, “O Portão” e ainda as músicas que consagraram a carreira de cantora como “Eu Espero” e “Tudo Certo”.

Para Luiza Possi o DVD ao vivo “Seguir Cantando”, gravado ao vivo no Citibank Hall, em São Paulo, no mês abril, tem um sabor muito especial, pois é consagração dos dez anos de sua carreira. “É um passo muito importante e grande na minha vida. É um momento de mudanças e de ir de encontro com quem eu sou”, comenta a cantora.

Crédito da foto: Divulgação.

Carla Kiss assina Inove Empresarial.

***A arquiteta Carla Kiss assina o mais novo empreendimento do Grupo Inove: a Inove Empresarial, voltada a soluções para ambientes corporativos. O espaço da antiga loja do Água Verde ganhou uma repaginada geral que redefiniu o showroom de forma a abrigar, da maneira mais funcional possível, os dez ambientes conceituais da loja. Além de toda a arquitetura interna, a fachada foi idealizada pela profissional com a implantação de novos acessos, aberturas e nova plástica. Também foi criada uma área de recepção, hall, banheiros no térreo, áreas de atendimento e uma proposta inovadora: a Cave Inove. O local foi pensado para receber clientes, fazer pequenas recepções ou mesmo esperar para ser atendido, degustando um bom vinho em um ambiente aconchegante.

Crédito da foto: Gerson Lima.

***As arquitetas Estér Kloss e Helaine Góes Pinterich, da Esphera Arquitetura assinam um dos espaços da Inove Empresarial, que inaugura na próxima semana. O projeto das arquitetas será um apartamento decorado, especialidade da dupla, que nesse ambiente promete inovações com o mobiliário corporativo da marca de móveis curitibana.

Martha Medeiros encerra Paiol Literário 2011.

***O projeto Paiol Literário — promovido pelo jornal Rascunho, em parceria com a Fundação Cultural de Curitiba, o Sesi Paraná e a Fiep — recebe na próxima terça-feira (8 de novembro), às 20 horas, a escritora gaúcha Martha Medeiros, encerrando a sexta temporada do projeto. Com mediação do jornalista e editor Rogério Pereira, o encontro tem entrada franca e acontece no Teatro Paiol, em Curitiba.

Martha Medeiros nasceu em Porto Alegre (RS), em 1961. É colunista dos jornais Zero Hora e O Globo, e autora de livros como Strip-tease, Topless, Selma e Sinatra, Divã, Fora de mim, Feliz por nada, entre muitos outros.

***Para celebrar a festa mais democrática do País, a Antarctica vai preparar uma série de iniciativas para o Carnaval de Rua do Rio de Janeiro. A marca renova seu apoio à festa por meio de uma parceria com o banco Itaú e Dream Factory e levará sua alegria e descontração para os blocos cariocas. Além disso, vai investir no resgate das tradições da festa e apoiar ações de infraestrutura para o folião. Considerado uma das celebrações mais democráticas do Brasil, o carnaval de rua do Rio de Janeiro deve reunir 2,5 milhões de pessoas em 2012.

***Começou no dia 3 de novembro e vai até 4 de dezembro a quinta edição do Festival Bar em Bar da Abrasel. Esse ano, os bares participantes prepararam um petisco tipicamente brasileiro no valor fixo de R$ 10,00. A sugestão do Happy Burger é o bolinho de aipim recheado com provolone. Ideal para um happy hour no início da noite. A promoção é válida de segunda a quinta, das 18h às 22h.

DO LOBO À LOBA, UMA HOMENAGEM AO TEATRO

***Será lançado no dia 07 de Novembro, às 19h na Livraria Cultura da Av. Paulista, o livro Do Lobo à Loba, que conta a história dos espetáculos Lobo de Ray-ban e Loba de Ray-ban, vividos, respectivamente, por Raul Cortez em 1988, e Christiane Torloni em 2010.

Nas viagens da peça pelo Brasil, entre 1989/1990, Leonardo Franco atuou como o jovem amante de Raul e, após o encerramento da temporada descobriu que Borghi havia escrito uma versão feminina da peça para ser interpretada por Dina Sfat, e que esse texto havia se perdido. O ator localizou o texto e o guardou, decidido a encená-lo para fazer o segundo papel do espetáculo. Seu sonho só se realizou dezoito anos depois, quando convidou Christiane Torloni para ser a Loba.

A atriz aceitou imediatamente o desafio tornando-se a protagonista e também a co-produtora de Loba de Ray-Ban, encenada em 2010, com direção de José Possi Neto, cenário de Jean-Pierre Tortil, e a participação de Maria Maya, como a jovem amante. Pelo espetáculo, Christiane Torloni recebeu o prêmio Contigo de melhor atriz, pelo júri popular. Loba de Ray-ban ficou um ano em cartaz, viajou por todo o Brasil e foi assistida por mais de 60 mil pessoas.

O livro reúne biografias do autor, diretor e atores, e mais de 100 belíssimas imagens de alguns dos mais importantes fotógrafos brasileiros como: Luís Tripolli, Vania Toledo, Lenise Pinheiro, Dimas Schittini, Fabiano Accorsi, Freddy Kleeman, Valdir Silva, Alice Bravo, Rubens Cerqueira, entre outros.

Pelas páginas do livro se mesclam atores como Fernanda Montenegro, Patricia Pilar, Tônia Carrero, Dina Sfat, Fabio Sabag, Gianfrancesco Guarnieri e Raul Cortez; autores como Gorki, Genet, Albee, Molière, Fassbinder, Tchecov, Lorca, Shakespeare, Harold Pinter, Oscar Wilde, David Hare, Jean Cocteau; e espetáculos emblemáticos como: Pequenos Burgueses, O Balcão, Cemitério de Automóveis, Quem tem Medo de Virgínia Woolf?, Amadeus, As Lágrimas Amargas de Petra von Kant, Tio Vânia, M. Butterfly, Rei Lear, entre outros.

Crédito da foto: Divulgação.
***Os curitibanos, ganham no próximo dia 07 de novembro (segunda-feira), a primeira champanharia da capital. A Baltazar Champagnerie & Bistrot – o nome é uma alusão à garrafa de champagne de 12 litros, batizada em homenagem ao rei bíblico guardião dos tesouros – terá uma seleção de espumantes melhores marcas.
Com gastronomia assinada pelo renomado chef Alexandre Bressanelli, a casa promete oferecer ao público mais um motivo para apreciar a bebida mais festiva de todos os tempos.

“A criação da champanharia é uma forma de estimular o cliente a comemorar, todos os dias, as pequenas ou grandes conquistas, e para cada uma existe um tipo de champagne. Entendemos que, mesmo com a sua popularização – hoje uma taça de espumante custa menos do que uma caipirinha – a bebida continua o símbolo da celebração”, explica um dos sócios da casa, Adriano Vidal Fregonese, que está à frente do empreendimento, ao lado de Desirée Vidal.

Crédito da foto: Divulgação.
***O presidente da Associação Internacional dos Críticos de Arte (AICA) na Suécia, Christian Chambert, esteve na capital paranaense e se encontrou com os dirigentes da 6ª VentoSul – Bienal Internacional de Arte Contemporânea de Curitiba, Luiz Ernesto Meyer Pereira e Luciana Casagrande. No encontro, elogiou a Bienal, que é um projeto cultural que aproxima artistas paranaenses e de outras partes do Brasil aos artistas de Gotemburgo e Estocolmo, na Suécia. Além de reunir nomes de 37 países, dos cinco continentes.

Christian também aplaudiu o patrocínio da Volvo, empresa sueca, ao evento. A sede mundial da Volvo fica em Gotemburgo, que também é a cidade sede da principal Bienal Internacional de Arte Contemporânea realizada nos países nórdicos. “A Volvo é uma empresa que apoia e patrocina importantes projetos culturais pelo mundo inteiro”, ressaltou o diretor geral da 6ª Bienal de Curitiba, Luiz Ernesto Meyer Pereira. Chambert visitou a Bienal de Curitiba e ficou impressionado com as obras dos artistas e com a quantidade dos espaços que o evento ocupa, diferenciando-se de outras bienais.

Crédito da foto: Divulgação.

***As participantes do Movimento Amiga dos Sonhos, mulheres das mais diversas profissões em torno da causa comum de realizar sonhos, ora simples, ora complexos, de outras mulheres carentes, se encontraram no dia 26 de outubro . Na reunião, a idealizadora do projeto Jussara Amaral apresentou o resultado dos trabalhos de outubro que renderam a festa de Dia das Crianças da Creche Estrelinha do Céu, no Atuba, em Curitiba, um enxoval de bebê completo uma escova progressiva, solicitada por uma adolescente de 14 anos. Outros oito novos casos estão sendo analisados, entre as centenas de pedidos que chegam até o movimento todos os dias através do site www.amigadossonhos.com.br .

**********EM EVIDÊNCIA**********

*****De 09 a 11 de novembro, Curitiba recebe o “Colóquio Internacional Eichmann em Jerusalém; 50 anos depois; anti-semitismo e genocídio entre memória e História”. O evento será no Auditório do Setor de Ciências Jurídicas da Universidade Federal do Paraná (Praça Santos Andrade, 50, 1ª andar. Centro).

*****O Palladium Shopping Center irá inaugurar, no próximo dia 1º de dezembro, a Skin by Me, loja especializada em capas adesivas com sistema patenteado de adesivagem com tecnologia 3M. As capas são feitas com poliuretano e epoxy para proteger os aparelhos, além disso, os clientes poderão deixar os eletrônicos e celulares mais personalizados.

*****Aconteceu no último sábado, 29, uma festa muito especial no Hospital Erasto Gaertner: a apresentação dos resultados da campanha do McDia Feliz 2011. Este ano o resultado obtido foi um recorde de arrecadação, com R$ 219.483,43, e a venda de todos os tickets foi um prêmio mais que merecido para todos envolvidos na campanha.

*****A Ambev foi uma das vencedoras do prêmio As Mais Admiradas no Brasil, promovido pela revista Carta Capital. A cerimônia ocorreu ontem (31/10), em São Paulo. A companhia conquistou o primeiro lugar na categoria Bebidas Alcoolicas e ficou entre as 10 primeiras no ranking geral.

*****A banda carioca Seu Cuca lança novo CD em novembro "Água Viva". A masterização ficou por conta de Brian Gardner, fera dos estúdios que já trabalhou com Michael Jackson, Outkast e Eminem. O trabalho mais recente de Brian, Teenage Dream, da cantora Kate Perry, rendeu o Grammy de álbum do ano para a artista. Já a mixagem foi feita por Joe King, da banda Iration, grupo que desponta no movimento reggae/rock californiano. O CD será lançado pela Posto 9/Microservice.

*****Chegando a sua 9ª edição em 2011, o projeto “EntreMundos - Mundo da Leitura, Leitura do Mundo” vai levar ao palco dois escritores de enorme repercussão: a brasileira Lygia Fagundes Telles e o russo Anton Tchekhov. Os autores terão trechos de suas obras lidos no dia 09 de novembro, quarta-feira, às 20h, na Caixa Cultural.

*****A designer de flores Manu Daher inaugura, no próximo dia 9, sua primeira loja aberta ao público. Manu, que tem o ateliê Engenho há 10 anos, terá endereço na Alameda Presidente Taunay, entre a Saldanha Marinho e a Carlos de Carvalho, no Batel. O projeto da loja leva a assinatura do arquiteto Maurício Pinheiro Lima e o grande diferencial serão as coleções que seguirão tendências de design e cores de flores e plantas da estação. Manu manterá seu ateliê, nas Mercês e, na loja, oferecerá além de arranjos prontos para presente, os serviços de manutenção para residências e empresas.

Crédito da foto: Zig Koch.
***Waldemar Niclevicz atravessou as Cataratas do Iguaçu em tirolesa e comentou a emoção de realizar a façanha. O alpinista desbravou um turbilhão de três milhões de litros de água por segundo, ficou suspenso a 90 metros de altura e percorreu uma distância de 155 metros até chegar às quedas do lado argentino, na sexta-feira 04. A aventura foi uma ação voluntária do iguaçuense.

Segundo Niclevicz, a experiência foi eletrizante. “Eu amo esta terra. Sou de Foz do Iguaçu. Voltar às Cataratas é algo que encanta, emociona e me faz muito feliz. Tudo que eu quero é ver este paraíso entre as Novas Maravilhas da Natureza. Se for pra ajudar Cataratas faço isso tudo novamente”, revelou.

Apoiadores – Para realizar a travessia o alpinista contou com o apoio da Concessionária Cataratas do Iguaçu S/A, ICMBio (Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade) e do Comitê Vote Cataratas. Já os escaladores Irivan Burda, Marcelo Santos, Erminio Gianatti e Fábio Ciszezesniak contribuíram com toda a estratégia e montagem da estrutura.

Vote Cataratas – É possível votar no atrativo até 11 de novembro, enviando SMS com a palavra “Cataratas” para o número 22046 (o custo da mensagem é de R$ 0,31 mais impostos) ou pelo site www.votecataratas.com (gratuitamente). O concurso para a escolha das 7 Novas Maravilhas da Natureza está programado para se encerrar em 11 de novembro de 2011.

Nenhum comentário:

Postar um comentário