terça-feira, 18 de janeiro de 2011

Coluna do dia 18/01/11

Crédito da foto: Divulgação.

***O novo disco de Edu Lobo deve ser saudado como uma maré de sorte. Sobretudo se na corrente destas águas emergem seis composições inéditas com Paulo César Pinheiro, quatro recriações de parcerias com Chico Buarque e uma jóia com Cacaso quase esquecida no vasto e irretocável oceano de suas obras. Gravado no estúdio da Biscoito Fino, o álbum “Tantas Marés” tem produção e arranjos de Cristóvão Bastos com a participação da cantora Monica Salmaso.

Em ritmo de baião, “A dança do Corrupião” abre os trabalhos, plena de síncopes, contratempos e versos acrescentados por Paulo César Pinheiro à melodia original lançada por Edu no disco “Corrupião”, de 1994. “Levanta o pé, vem / pula do chão / até pegar a divisão / cumé, hein? / é a pisada do baião”, ensina a letra que metaboliza tema em canção, com arranjo de Cristóvão Bastos livremente inspirado no original, de Gilson Peranzzetta.

Outra composição instrumental a ganhar versos de Pinheiro é “Perambulando”, lançada no disco “Meia Noite”, de 1995. Edu e Paulo escreveram quatro canções especialmente para este novo álbum. Três delas contemplam a grandiosidade das cordas e se valem de violinos, violas e violoncelos, sob os arcos de Bernardo Bessler, Daniel Guedes, Jesuína Passaroto e Marcio Mallard, entre outros, arregimentados pelo violinista José Alves. Baseado neste trabalho o artista se apresenta neste sábado dia 22/01/11, às 20h, no Teatro Positivo(Grande Auditório) dentro da programação da Oficina de Música de Curitiba.

**********EM EVIDÊNCIA**********

*****Nesta quinta-feira, dia 20 de janeiro, o Centro Europeu de Curitiba irá apresentar mais uma atividade da programação especial que conta com atrações musicais, exposições de arte, oficinas e workshops. A banda Foreplay, velha conhecida da noite curitibana, será a atração do dia e comanda um Pocket Show na sede da escola (Rua Brigadeiro Franco – 1700), a partir das 18h.

*****A comédia A Noviça Mais Rebelde, com o ator Wilson de Santos, está de volta. Agora no Teatro Renaissance aos sábados às 19h e domingos às 17h.
O divertidíssimo texto conta com a supervisão artística do ator Marcelo Médici e traz de volta aos palcos brasileiros a Irmã Maria José, uma das personagens mais cativantes do musical Noviças Rebeldes, grande sucesso Off-Broadway de Dan Goggin.

*****O Tênis do Graciosa começa 2011 com bons resultados. Os tenistas do Graciosa Country Club se destacaram na 1ª Etapa do Circuito Sul Brasileiro de Verão, realizada na cidade de Novo Hamburgo, Rio Grande do Sul. Os atletas Mariana Albuquerque e Henrique Mathias foram semifinalistas de simples e campeões de duplas da categoria 14 anos (feminino e masculino).

*****A Academia Brasileira de Arte, Cultura e História – ABACH, em parceria com o Novotel Jaraguá São Paulo Conventions, inicia o ano com a exposição PARABÉNS SÃO PAULO, uma homenagem aos 457 anos da cidade, que será realizada no Espaço Cultural Clóvis Graciano. A ABACH, com sede no Pólo Cultural Casa da Fazenda do Morumbi é um local destinado à arte, cultura, eventos e entretenimento e tem como principais propósitos promover a arte, incentivar novos talentos, organizar exposições e abrir espaço para a divulgação da cultura e da história brasileira. A ABACH está sob a direção de Samir Chelala e coordenação de Waldireni Morais Chelala.

O vernissage será realizado dia 20 janeiro, das 20h às 23h. Participam da exposição: Alfredo Monteiro, Ana Júlia Del Bianco Afarelli, Ana Maria Bittar, Betty Buarque, Cristina Okuhara, Darcy Rossi, Heloisa Afarelli, Joferraz, Marcio Labate, Marco Oliveira Pinto, Olivia Carnevale, Rogério Romanek, Rosina D´Angina, Taisa Nasser e Zatti. A artista visual, colunista e professora Katia Velo que há 08 anos reside em São José dos Pinhais (RMC) é paulistana e participará pela segunda vez desta exposição em homenagem a sua cidade natal. Sobre a exposição Katia declara: “Fiquei muito satisfeita com a seleção das obras, adorei o local da exposição e muito feliz em fazer novos amigos.”

Crédito da foto: Divulgação Leya Brasil.

***Lançado durante o Rio Comicon 2010, foi o terceiro livro mais vendido do evento, agora “676 aparições de Killoffer” chega às livrarias. A graphic novel do artista plástico, ilustrador e quadrinista francês Patrice Killoffer, é um lançamento da Editora Barba Negra e Leya Cult.

Considerado um dos artistas mais ousados de sua geração, Killoffer exercita seu estilo nesta elogiada obra, indicada por diversos veículos como uma das melhores graphic novels do ano na época de seu lançamento (em 2002 na França). Todo em preto e branco, “676 aparições de Killoffer” tem início com a narrativa do autor sobre sua mudança para Montreal e a inusitada preocupação com a pia de louças sujas que deixou para trás em Paris. Após essa estadia – real, pois o autor recebeu uma bolsa para viver no Canadá e escrever um livro sobre a experiência -, Killoffer acaba se deparando com várias versões de si mesmo, nas mais diversas e estranhas situações, num ritmo vertiginoso e intenso.

Enquanto escreve uma aprimorada reflexão sobre a função real da humanidade – de não passar, talvez, de um húmus do porvir –, Killoffer experimenta a página inteira e retira as molduras dos quadros, elementos definidores do que é “história em quadrinhos”. Este livro, publicado no âmbito do programa de participação à publicação Carlos Drummond de Andrade da Mediateca da Maison de France, contou com o apoio do Ministério francês das Relações Exteriores e Européias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário