sábado, 2 de março de 2019

Coluna do dia 02/03/19

***“Elza” apresenta a trajetória da cantora Elza Soares em canções que retratam resistência e reinvenção***


Crédito das fotos 01, 02 e 03: Leo Aversa.

***A Mostra do Festival de Curitiba é conhecida por trazer espetáculos premiadíssimos. Em sua edição de 2019, um deles é o musical “Elza”, que conquistou o Prêmio Reverência nas categorias Melhor Espetáculo, Melhor Direção (Duda Maia), Melhor Autor (Vinícius Calderoni) e Melhor Arranjo (Letieres Leite). Além disso, está indicado no Prêmio APCA em duas categorias: Melhor dramaturgia e melhor atriz – Larissa Luz. 

O espetáculo estará no Guairão nos dias 5 e 6 de abril. A trajetória de Elza Soares é sinônimo de resistência e reinvenção. As múltiplas facetas apresentadas ao longo de sua carreira estão em cena no musical. Larissa Luz, convidada para a montagem, e outras seis atrizes selecionadas após uma bateria de testes (Janamô, Júlia Tizumba, Késia Estácio, Khrystal, Laís Lacorte e Verônica Bonfim), dividem a missão de evocar a intérprete, através do texto de Vinícius Calderoni e da direção de Duda Maia.


Pedro Luís, Larissa Luz e Antônia Adnet assinam a direção musical e o maestro Letieres Leite foi o responsável pelos novos arranjos para clássicos do repertório da cantora, como ‘Lama’, ‘O Meu Guri’, ‘A Carne’ e ‘Se Acaso Você Chegasse’. O projeto foi idealizado por Andrea Alves, da Sarau Agência, a partir de um convite da própria Elza e de seus produtores Juliano Almeida e Pedro Loureiro. 

O espetáculo foi desenvolvido, no momento em que Elza se encontra no auge de uma carreira marcada por reviravoltas e renascimentos. Ao lançar seus últimos dois discos, ‘A Mulher do Fim do Mundo’ (2015) e ‘Deus é Mulher’ (2018), a cantora não somente ampliou ainda mais seu repertório e o imenso leque de fãs, como conquistou, mais uma vez, a crítica internacional, e se consolidou como uma das principais vozes da mulher negra brasileira. “O espetáculo é uma grande celebração da mulher.


É a vez e a voz da mulher brasileira em cena”, diz a produtora Andrea Alves, responsável por espetáculos recentemente premiados, como “Suassuna – O Auto do Reino do Sol” – que esteve na Mostra 2018 do Festival de Curitiba, “Auê” e “Gota D’Água [a seco]”. Vinícius Calderoni, autor do texto, chama a atenção para a coletividade do processo de criação e montagem. Após ter escrito as primeiras páginas, ele começou a frequentar os ensaios e estabeleceu um rico intercâmbio com Duda Maia e as sete atrizes. 

“Hoje poderia dizer que elas são coautoras e colaboradoras do texto. São sete atrizes negras e múltiplas, como a Elza é. Diante da responsabilidade enorme, eu estabeleci limites de fala para mim, por exemplo, em relação a alguns temas. Limitei a minha voz e disse que não escreveria nada, queria os relatos delas e as opiniões. Pedi a colaboração das experiências vividas por uma mulher negra.


Crédito da foto 04: Marcelo Rodolfo.

Do mesmo jeito que a Duda propôs muitas coisas, as atrizes também tiveram este espaço”, conta o dramaturgo. Tal processo colaborativo se estendeu para a música, com a participação ativa das atrizes e das musicistas nos ensaios com Pedro Luís e Letieres Leite, que liderou algumas oficinas com o grupo no período dos ensaios. O processo gerou ainda duas canções inéditas que estão na peça: “Ogum”, de Pedro Luís, e “Rap da Vila Vintém”, de Larissa Luz. Se a escolha de Pedro para a função foi referendada pela própria Elza – que gravou e escolheu um verso do compositor para nomear seu último disco, Larissa já estava envolvida com o projeto desde o seu embrião.


Crédito da foto 05: Elena Moccagatta. 

Apresentadores, patrocinadores e apoiadores: O Festival de Teatro de Curitiba tem parceiros fundamentais para sua realização e é apresentado pelo Banco RCI Brasil, com patrocínio da Junto Seguros, EBANX, Uninter e GRASP. Os eventos simultâneos – Programa Guritiba, MishMash, Gastronomix e Risorama -, igualmente, contam com o apoio de parceiros importantes para levar a arte, cultura e entretenimento ao público. O Programa Guritiba é apresentado por Caterpillar e Perkins Motores, com patrocínio da Tradener Comercialização de Energia e tem como apoiadores as empresas Novozymes, New Holland, Mili e Savana | Mercedes-Benz. São parceiros também na realização do Guritiba a Berneck, Brose do Brasil e o BRDE.

O Banco RCI Brasil, Instituto Grupo Boticário e a Denso do Brasil apresentam o MishMash, evento que tem também o patrocínio da Unimed Curitiba e Rumo. O Risorama é apresentado pela Potencial Petróleo e Restaurante Madero e patrocinado por Lojas Havan, FH, Ferramentas Worker e Sistema Fiep. O segmento de stand up comedy do Festival de Curitiba tem também o apoio do Grupo Barigui. O Gastronomix, por sua vez, é apresentado por Electrolux, tem o patrocínio da Melitta e o apoio da Electra Energy, Da Magrinha e da Ritmo Logística. Conta ainda com a Oxford como fornecedora da louça oficial do evento. As bilheterias do Festival de Curitiba são uma parceria com o ParkShoppingBarigüi e o Shopping Mueller.

Ingressos: Os ingressos para os espetáculos em cartaz nos espaços administrados pelo Centro Cultural Teatro Guaíra (Guairão, miniauditório, Guairinha e José Maria Santos) estão disponíveis apenas pelo site e pontos de venda do Disk Ingressos. Os ingressos para as demais 1330 sessões seguem disponíveis nos canais oficinais do evento: pelo site (www.festivaldecuritiba.com.br), aplicativo “Festival de Curitiba 2019” e nas bilheterias físicas do ParkshoppingBarigüi (Piso Superior – Lado Norte) e Shopping Mueller(Piso L3). Valores: Mostra 2019 – De R$ 0 a R$ 70,00 (entrada inteira) + taxa administrativa. Fringe – De R$ 0 a R$ 60,00 (entrada inteira) + taxa administrativa.

Serviço: Bilheterias Disk Ingresso Teatro Guaíra - Curitiba Endereço: Rua 15 de Novembro Atendimento: 10h às 22h de segunda à segunda. Ficha Técnica: Elenco: Janamô, Júlia Tizumba, Késia Estácio, Khrystal, Laís Lacôrte, Verônica Bonfim. Atriz Convidada: Larissa Luz. Direção: Duda Maia. Texto: Vinícius Calderoni. Direção Musical: Pedro Luís, Larissa Luz e Antônia Adnet. Arranjos: Letieres Leite. Idealização e Direção de Produção: Andréa Alves. Cenário: André Cortez. Figurinos: Kika Lopes e Rocio Moure. Iluminação: Renato Machado. Visagismo: Uirandê de Holanda. Design de Som: Gabriel D’Angelo. Serviço: Elza 05 e 06 de Abril às 21h no Guairão.

***Nova diretoria da Ademi-PR (gestão 2019-2020) toma posse em Curitiba***


Crédito das fotos: Eneas Gomez.

***A Associação dos Dirigentes de Empresas do Mercado Imobiliário do Paraná (Ademi-PR) reuniu autoridades, associados, presidentes e representantes de entidades de classe, empresários e convidados na solenidade de posse da nova diretoria, realizada na noite de quinta-feira (21/2), no auditório do Sinduscon Coporate, em Curitiba. O diretor da Construtora Casteval, Jacirlei Soares Santos, passou a presidência da entidade para o próximo biênio (2019-2020) ao diretor de incorporação da Swell Construções, Leonardo Pissetti.


Na foto, o novo presidente Ademi-PR, Leonardo Pissetti.

Em seu discurso de posse, Pissetti reafirmou o posicionamento da entidade, que congrega mais de 40 construtoras, incorporadoras, imobiliárias e fornecedores com atuação no mercado imobiliário do Paraná, e completa 40 anos. “Nosso posicionamento é pró-mercado, do desenvolvimento com ética e respeito ao meio ambiente e à sociedade. Acreditamos na livre concorrência como imperativo para a produtividade e a eficiência de organizações privadas e instituições públicas”, destacou. O novo presidente da Ademi-PR, gestão 2019-2020, defendeu o estímulo à indústria, em especial à da construção civil, para a geração de emprego e renda. “Só assim poderemos criar oportunidades reais para a melhoria da qualidade de vida das famílias”, disse.


Na foto, Eduardo Pimentel, Leonardo Pissetti e Darci Piana.

O dirigente reforçou ainda que a Ademi-PR está à disposição para contribuir diretamente e efetivamente na formulação de políticas e diretrizes que envolvam o setor da construção civil e o mercado imobiliário. “Nos colocamos à disposição para participar ativamente desse planejamento, individualmente ou em conjunto com o G10, que reúne as principais entidades e associações do mercado imobiliário, da indústria e do comércio, replicando o modelo implantado com êxito para a adequação da Lei de Zoneamento, Uso e Ocupação do Solo de Curitiba”, ressaltou. Pissetti comentou ainda sobre a importância do protagonismo do empresariado para o reaquecimento da economia. “O ano será promissor para a construção civil e o mercado imobiliário.

Todos os indicadores apontam para uma retomada, cuja velocidade dependerá do ritmo de aprovação de reformas estruturais de suma importância para a sustentabilidade econômica e financeira do país, a mais urgente delas, a da previdência. Ainda assim, não podemos ficar à mercê do jogo político: é preciso acreditar, investir, inovar, produzir para que a roda da economia comece a girar”, defendeu. O novo presidente da Ademi-PR disse ainda que um dos compromissos da nova gestão será o fortalecimento do associativismo, por meio da disseminação e troca de conhecimento entre os agentes do setor; da consolidação e ampliação das alianças estratégicas; do fomento à geração de negócios e na representação junto ao poder público.

Entre as iniciativas, está a criação da “Academia Ademi”, um centro de conhecimento e inteligência especializado no mercado imobiliário, com uma agenda anual de cursos, palestras, workhshops e seminários, presenciais e à distância. Entre as autoridades que participaram da posse da nova diretoria da Ademi-PR, estiveram o vice-governador do Paraná, Darci Piana; o vice-prefeito de Curitiba, Eduardo Pimentel; o presidente do Sinduscon-PR, Sérgio Crema; o presidente da Associação Comercial do Paraná (ACP), Gláucio Geara; e o diretor-presidente da Coordenação da Região Metropolitana de Curitiba (Comec), Gilson dos Santos.

A solenidade contou ainda com diversos presidentes e representantes de entidades setoriais do mercado imobiliário e da construção civil do Estado, como Instituto de Engenharia do Paraná (IEP); Associação Brasileira dos Escritórios de Arquitetura, seção Paraná (AsBEA-PR); Associação dos Notário e Registradores do Paraná (Anoreg); Câmara de Valores Imobiliários (CVI-PR); Sindimóveis-PR, Secovi-PR; Conselho Regional de Corretores de Imóveis (Creci-PR); Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU-PR); e Instituto Brasileiro de Avaliações e Perícias de Engenharia (Ibape-PR), além da Caixa Econômica Federal.

Diretoria Ademi-PR (2019-2020)

Preseidente: Leonardo Maciel Pissetti (Swell Construções). 1° Vice-Presidente Adm: Luiz Gustavo Salvático (Plaenge). 2° Vice-Presidente Adm:Carlos Herrera (CGL Condomínios). 1° Vice-Presidente Financeiro: Gustavo Berto (Citá Properties). 2° Vice -Presidente Financeiro:Luiz Francisco Viana Jr. (VistaCorp Empreendimentos). Comunicação, Marketing E Eventos:Juliana Thomé da Cunha (Terrasse Engenharia). Startups-Fintechs, Banktechs, Tecnologia: Erick Takada (A.Yoshii Engenharia). Relações Institucionais: Izabel Maestrelli (Imobiliária Tantus). Pesquisa de Mercado: Fábio Tadeu Araújo (BRAIN Inteligência Corporativa). Diretor Jurídico: Ricardo Campelo (Brotto Campelo Advogados). Diretora de Expansão:Marianna Peretti (Construtora Hugo Peretti). Coordenação e Política: João Carlos Perussolo (Construtora San Remo).

Loteamentos e Áreas para Construção: Newton Borges dos Reis (Grupo Borges dos Reis). Região Metropolitana: Daniel Galiano (Apolar Imóveis). Clube de Vantagens: Josiane Lima (Piemonte Imóveis). Núcleo de Imobiliárias:Fernando Antonio Thá (Grupo Thá). Academia Ademi:Eduardo Quiza (Invespark Empreendimentos). Conselho Fiscal: Jacirlei Soares Santos (Construtora Casteval); Kalil Chuchene Filho (Canet Jr.); Tatiana Schuchovsky Reichmann (Ademilar Consórcio); Gabriel Raad (Laguna); Jefferson Thomé da Cunha (Terrasse Engenharia). Conselheiro Independente: João Auada.

***Comunicado - Festival de Curitiba 2019***

***A produção de "Dogville" informa que, por motivos profissionais, o ator Fábio Assunção será substituído por Zé Henrique de Paula nas apresentações da peça no Festival de Curitiba. O espetáculo tem duas apresentações previstas, nos dias 2 e 3 de abril. Fábio Assunção está escalado para a próxima série da Rede Globo, "Onde Está Meu Coração", de George Moura e Sergio Goldenberg, dirigida por Luisa Lima.

***Um museu para públicos diversos: o desejo de Ana Rocha para o MAC-PR***


Crédito das fotos: Kraw Penas/SEEC.

***Foi uma viagem de escola no fim da década de 1990 que fez com que a então menina Ana Rocha, no alto dos seus 12 anos, tivesse o clique que a levou estudar Artes Visuais, virar produtora artística de mão cheia e ser, aos 31 anos, a diretora do Museu de Arte Contemporânea do Paraná (MAC-PR) — neste dia, ela saiu de Telêmaco Borba, cidade onde passou parte da infância e adolescência para conhecer o planetário do Colégio Estadual do Paraná, em Curitiba, com a turma da escola. Mas algo a interessou mais no passeio do que as explicações sobre fenômenos celestes: o artista norueguês Alfredo Andersen.

Também estava na rota uma visita ao museu homônimo, seguida de uma oficina de desenho. "Lembro muito dessa experiência de estar no museu", rememora Ana. Depois da visita, estudou teatro, fez aulas de dança mas nunca teve o ímpeto de ser artista. Um ano antes de fazer vestibular para o curso de Artes Visuais na Universidade Tuiuti do Paraná (UTP), onde se graduou em 2009, outra ida ao museu, acredita ela, pode ter influenciado na sua escolha: visitou a premiada exposição "Sonhando de olhos abertos" no Museu Oscar Niemeyer (MON), em 2004, com obras icônicas do surrealismo e do dadaísmo.


A experiência a marcou, mas ela havia decidido que queria fazer a faculdade para trabalhar com cinema. Na universidade, Ana começou a ter aulas de História da Arte com pesquisadoras como Cristina Mendes e Simone Landal. Nunca mais quis saber de cinema. Fascinada pelo tema, estagiou na graduação em áreas como o setor educativo de museus e em projetos de restauro (participou da restauração do Paço da Liberdade). Viu que o ambiente asséptico não combinava com ela. Em outro estágio, na Galeria Casa da Imagem, Ana participou dos processos de organização de exposições. Encantou-se. "Falei: tá aí, é isso que eu quero fazer. Gosto de estar aqui [no museu], conversando com artistas, pensando exposições e a mediação da arte com o público.”

Pensar o espectador - Graduada, trabalhou por mais alguns anos na galeria e abriu sua produtora (a AnaRocha art projects), em 2013. Produziu exposições na Bienal de Curitiba em 2011 e 2013, além de ter realizado a logística internacional do evento em 2015. Das mostras mais recentes, Ana realizou a individual de Rafael Silveira no MON e "Loucuras Anunciadas", de Francisco Goya, na Caixa Cultural.

"Esse lugar da curadoria e produção é muito legal porque você está no meio do caminho. Você conversa muito com o artista mas tem que se preocupar o tempo todo com o público", pontua Ana. Essa preocupação é uma marca em projetos desenvolvidos por ela, como "Extensões em 16XA4" (uma exposição/publicação fruto de uma convivência entre ela e oito artistas) e "Cada vez mais perto", uma provocação de Ana para que quatro artistas criassem trabalhos fora de um museu ou galeria -  uma casa abandonada, a galeria de um antigo cinema de rua e um apartamento residencial foram alguns dos locais escolhidos pelos artistas.

A única limitação da produtora e curadora é que os espaços fossem no centro de Curitiba, uma maneira de incentivar uma relação mais ampla com a cidade. "Dessa forma, as pessoas não têm uma experiência só com a obra, mas com a arquitetura, com as pessoas que moram na rua. É pensar como a arte pode mudar a percepção do mundo", diz a diretora, também pós-graduada em Artes Visuais (Universidade Positivo, 2014) — ela estudou justamente exposições que quebraram paradigmas na forma tradicional de expografia ("Quando a atitude se torna forma", de 1969 e "Xerox Book" de 1968).

Histórias com o acervo - Além de dialogar com diferentes públicos (algo plural, como Ana faz questão de salientar), outro desejo da nova diretora do MAC-PR é repensar histórias com o acervo (a exemplo do que realiza hoje a Pinacoteca e o Museu de Arte de São Paulo). "Que histórias são possíveis de contar com o acervo que as instituições têm? Esse é um modelo que me interessa muito de trazer para o MAC-PR, envolvendo também historiadores, antropólogos, sociólogos. Minha ideia é fazer essas releituras", diz Ana, que quer, ainda, estimular a produção contemporânea e estabelecer diálogos entre artistas do acervo com novos profissionais. Se ela já tinha pensado em dirigir um museu? Sim, mas não que isso pudesse acontecer tão cedo. "Tenho uma carreira bem ativa, são dez anos trabalhando. Pensar uma instituição tem uma outra dinâmica. Mas é uma evolução do trabalho, uma lógica diferente e um desafio. Estou feliz da vida, mesmo".

***Maria Padilha em Diários do Abismo***


 Crédito das fotos: Divulgação.

***Maria Padilha estreou seu primeiro monólogo em 2018, comemorando seus 40 anos de carreira. E dá continuidade à comemoração em curta temporada em São Paulo, no Sesc 24 de Maio. “Não é, absolutamente, um diário íntimo, mas tão apenas o diário de uma hospiciada, sem sentir-se com direito a escrever as enormidades que pensa, suas belezas, suas verdades. Seria verdadeiramente escandaloso meu diário íntimo.” (Maura Lopes Cançado). Com apenas dois livros publicados e considerada uma das maiores autoras do país, a mineira Maura Lopes Cançado tem uma de suas obras encenada por Maria Padilha, com direção de Sérgio Módena. Diários do Abismo é uma adaptação de Pedro Brício para Hospício é Deus, primeiro livro de Maura.

“Ganhei o livro de presente do Ney Latorraca, que disse: aqui tem uma grande personagem”, revela Maria Padilha, que completou 40 anos de carreira em 2018 e estreou seu primeiro monólogo em comemoração. O espetáculo é um relato autobiográfico que a escritora fez nos sanatórios e clínicas em que esteve internada, enquanto vivenciava o horror dos tratamentos psiquiátricos da época. “O que Maura escreve sobre a natureza humana, loucura, sanidade e religiosidade impressiona pela assustadora lucidez com que aborda os temas”, descreve Módena. A escritora mineira de São Gonçalo do Abaeté, que faleceu há 25 anos, foi festeja pela nata da literatura brasileira quando estava prestes a completar 90 anos.


Segundo o escritor Otto Lara Resende, “Maura é um testemunho de que a vida é muito forte, sobretudo quando se encarna em alguém da qualidade e do talento que ela tem. Maura é única e insubstituível”. Para o poeta Ferreira Gullar, “um dos mais contundentes depoimentos humanos já escritos no Brasil”. Segundo Carlos Heitor Cony, Maura é maior que a autora de A Hora da Estrela. “Clarice, de certa forma, viveu em sua redoma: Maura não. Maura não é peixe de aquário: é peixe de oceano, que vai fundo.” Nascida em uma família rica e importante de Minas Gerais, Maura Cançado aos 7 anos de idade já tinha o hábito de inventar personagens para si mesma. Foi nesta época que os ataques epiléticos começaram. Diagnosticada como psicótica, passou por diversos sanatórios e clínicas psiquiátricas.

Em seu diário contava fatos determinantes de sua vida antes e durante sua internação, denunciando os terríveis métodos de tratamento praticados. Estreou em 1959 como escritora no Suplemento Dominical do Jornal do Brasil. Em 1965 foi publicado Hospício é Deus. Em 68, O Sofredor do Ver. Os títulos foram reeditados pela editora Autêntica em 2015. Teve seu nome maculado na história da literatura ao matar por estrangulamento uma interna grávida. Após o episódio, Maura parou de escrever e foi esquecida por formadores de opinião e escritores. Solta em 1980, ainda passou por outras clínicas nos últimos anos de sua vida. Faleceu no dia 19 de dezembro de 1993 devido a um infarto.

O cenário não realista de André Cortez propõe a visão de Maura em relação ao espaço cênico; como esta “mulher poeta” enxerga o quarto do hospício. Camas de hospital se transformam nas páginas do diário, janelas que são espaço de liberdade e prisão. Os elementos do hospício são componentes da narrativa. O figurino de Marcelo Pies segue a mesma estética. Um uniforme de hospiciado bem longo, que evoca também religiosidade. A trilha de Marcelo H é atemporal e cria atmosferas, ruídos e sonoridades, como se o som reverberasse da cabeça de Maura. O iluminador Paulo César Medeiros completa a ficha técnica.

Serviço: Diário do Abismo SESC 24 De Maio (216 lugares) Rua 24 de Maio, 109 - República Transporte público: Estação Brigadeiro do Metrô – 350m Informações: 3350-6315 Bilheteria: Terça a sábado, das 9h às 21h. Domingos e feriados, das 9h às 18h Vendas online a partir de 26/02, às 12h. Vendas nas unidades a partir de 27/02, às 17h30 Ingressos à venda pelo Portal sescsp.org.br e em toda rede Sesc SP Quinta a Sábado às 21h | Domingo às 18h Ingressos: R$ 40, R$ 20 (meia-entrada: estudante, servidor de escola pública, +60 anos, aposentado e pessoa com deficiência), R$ 12 (credencial plena: trabalhador no comércio de bens, serviços e turismo matriculado no Sesc e dependentes). Duração: 70 minutos - Recomendação: 12 anos Gênero: monólogo. Estreou em setembro de 2018 no Rio de Janeiro - Estreia dia 15 de março de 2019. Curta Temporada: até 07 de abril.

Ficha Técnica: Obra original - Maura Lopes Cançado Dramaturgia: Pedro Brício Elenco: Maria Padilha Direção: Sergio Módena Iluminação: Paulo César Medeiros Cenário: André Cortez Figurinos: Marcelo Pies Projeções: Batman Zavareze Trilha sonora e composição original: Marcelo H Assessoria de imprensa: Morente Forte Comunicações Direção de produção: José Luiz Coutinho e Wagner Pacheco Realização: Cena Dois Produções Artísticas.

***Anuário da ADVB-PR traz participação da BPW Curitiba no Business Connect***


Crédito da foto: Divulgação.

Na foto, a presidente da BPW Curitiba, Birgit Keller Marsili; a associada da entidade Andrea Caldani; o presidente da ADVB-PR, Eduardo Jaime Martins; e a associada da BPW Curitiba Gisele Suardi.

***A BPW Curitiba – Business Professional Women está no anuário 2018 da ADVB-PR lançado na terça-feira, 26 de fevereiro, na Fábrika, em Curitiba. Fruto da parceria entre as duas entidades, o anuário traz o registro do Business Connect, evento que aproxima executivos, profissionais liberais e empresários com o objetivo de gerar parcerias e novos negócios.

***Lançamento do livro, Cruz Machado - Lenda virou história***


Crédito das fotos: Divulgação.

***O jornalista e historiador Ulisses Iarochinski lançou mundialmente, no último sábado (23/02/09), na maior livraria online do mundo - a Amazon.com - seu mais recente trabalho em formato E-book. O livro de 261 páginas conta a história da maior colônia de imigrantes polacos do Brasil – Cruz Machado - localizada a 40 km de União da Vitória. Resultado de cinco anos de pesquisas na Polônia e no Brasil, “Cruz Machado – Lenda virou história”, ao mesmo tempo desmistifica e desmitifica a oralidade histórica de pessoas envolvidas e de descendentes, que transformaram em lenda uma história que não teve tanta tragédia assim.

 Iarochinski declara que levou 13 anos para publicar a obra. Depois de várias tentativas de publicar em papel, por meio de patrocínio, editoras, apoios institucionais, leis de incentivo, rendeu-se e acabou por lançar um livro não-impresso, no formato online. “Teve que ser via E-book. Não porque não quis lançar em papel, mas porque nunca houve dinheiro para tal”. Cruz Machado, hoje município do Sul do Estado do Paraná, foi criado como colônia de emigrantes polacos, rutenos e alemães, em 19 de dezembro de 1910. Já nos dois primeiros anos recebeu 5.500 imigrantes, sendo 95% polacos.


E foi justo neste momento, que uma trágica lenda começou a ser contada. Contudo, Iarochinski depois de produzir o documentário “Cruz Machado – Os Polacos e o Tifo”, ganhou bolsa de estudos do governo da Polônia e foi para Cracóvia escrever tese sobre o que teria sido a maior tragédia ocorrida entre os fluxos imigratórios do Brasil. Surpresas e contradições foram surgindo ao longo das pesquisas e das contraposições de informações. De um lado o depoimento de pessoas com quase cem anos de idade, e de outro documentos primários, publicações oficiais, jornais da época e relatos de viajantes polacos desmentindo e desqualilificando a oralidade dos envolvidos na tal “tragédia”.

Iarochinski afirma que teóricos da historicidade falam existir ligação entre memória e identidade. Que ambas se conjugam e se apoiam para produzir uma narrativa, uma história ou um sacralizar do mito. “A memória individual é um fragmento da memória coletiva, onde membros de um grupo produzem a respeito de uma memória comum. Fontes orais nos contam não apenas o que o povo fez, mas o que queria fazer, o que acreditava estar fazendo e o que agora pensa que fez. A história oral trabalha com lembranças. Enquanto a memória é vida, gestada por grupos vivos, em permanente evolução; a história é uma reconstrução incompleta e problemática do passado.”

Para Iarochinski “se a memória é afetiva e mágica; a história é uma operação intelectual. Exatamente como a memória, a ciência história pode remontar o passado e foi isto que aconteceu em Cruz Machado. A oralidade tomou conta da história e a subverteu, criando uma lenda fantástica e trágica para explicar as dificuldades de seu início. Ao ignorar, omitir e confundir a história real da colônia de Cruz Machado, oficializaram a lenda em detrimento dos fatos, registros e documentos”, completa o autor.

Serviço: “Cruz Machado - Lenda virou história” Está disponível para venda na Amazon.com no endereço: https://www.amazon.com.br/dp/B07P197Y34, no valor de R$ 22,54 (vinte e dois reais e cinquenta e quatro centavos) Preço Kindleunlimited. Mais informações: Ulisses Iarochinski - Tel. (41) 3205-4275 / Cel. (41) 99919-6607 - iarochinski@gmail.com.

***Novozymes apoia o Programa Guritiba, mostra infantil do Festival de Curitiba 2019***


Crédito da foto: Divulgação.

***A Novozymes, por meio da Lei Rouanet, é uma das empresas apoiadoras do Programa Guritiba 2019, mostra que faz parte do Festival de Curitiba, um dos maiores eventos culturais do Brasil e um dos mais importantes em artes cênicas do mundo, que será realizado de 26 de março até 7 de abril, em aproximadamente 80 espaços da capital paranaense e região metropolitana, com mais de 400 atrações e 1500 apresentações.

O Guritiba surgiu como a mostra infantil do Festival e hoje, na sua 10ª edição, é um projeto independente que atende mais de 8 mil crianças em situação de vulnerabilidade social e suas famílias, integrantes 31 instituições em 7 municípios, levando as apresentações teatrais gratuitas e muita diversão a esses locais.

***Classe médica prestigia exposição que retrata pessoas com a Síndrome de Williams***


Crédito da foto: Divulgação.

Na foto, Janaina Weingartner ao centro com diretora familares e pessoas com Sindrome Williams.

***A classe médica e vários profissionais de outras áreas prestigiaram a abertura da exposição Faces do Amor, na Associação Médica do Paraná, na quinta-feira, 28 de fevereiro. 

A mostra retrata com afetuosidade, através de fotografias da médica Janaina Weingärtner, pessoas com a Síndrome de Williams, também conhecida como Síndrome Willimas-Beuren, incluindo seu irmão que tem a doença. 

A abertura marcou a data que comemora o Dia Mundial das Síndromes Raras. A exposição fica em cartaz na Associação Médica do Paraná até 15 de março. A associação fica na Rua Cândido Xavier, 575, bairro Água Verde, em Curitiba.

***Startup de Curitiba vence o Demoday Visa***


Crédito da foto: Divulgação.

***É do Paraná a startup vencedora do Demoday Visa - evento realizado no MASP em São Paulo, onde as startups participantes do Programa de Aceleração Visa apresentaram seus pitches para avaliação do júri e do público. O pitch da Neomode, plataforma omnichannel para o varejo, foi escolhido como o melhor do dia pela banca de especialistas composta por empresários, investidores, executivos da Visa e do mercado.

A Neomode participou da categoria ‘Growth’ do programa, das empresas já estabelecida com uma carteira de clientes, mas que precisam ganhar ainda mais tração. De acordo com a especialista em varejo e porta-voz da startup, Fabíola Paes, “participar do Programa de Aceleração Visa e ganhar a primeira colocação pelo júri entre as cinco finalistas foi um processo que, além de um grande aprendizado nos dará mais visibilidade”.

Todo processo de imersão, que teve início em agosto do ano passado, contou com diversas atividades, entre elas bootcamp, elaboração de estratégias, reformulação do pitch e mentorias, que também foram realizadas durante um mês no Vale do Silício (EUA). “Tivemos mais de 80 atividades entre mentorias, visitas a grandes empresas e encontros com fundos de venture capital e outros investidores. Isso exigiu muito do nosso grupo e trouxe ainda mais maturidade para a empresa”, observa Fabíola.

Reconhecimento global - Além da premiação de 1º lugar pelo júri no Demoday do Programa de Aceleração Visa, em 2018, a startup também foi reconhecida pelo Prêmio Whow! de Inovação, uma premiação do Centro de Inteligência Padrão (CIP). Recentemente a Neomode também venceu o Rocket Pitch, evento lançado pelo Babson College, uma instituição privada norte americana que trabalha com foco corporativo para avançar na educação empresarial. O prêmio será um curso de uma semana realizada na sede da universidade, em Massachusetts nos Estados Unidos.

***Forever Young completa 3 anos em cartaz com temporada no Teatro Raul Cortez***


Crédito da foto: Estevão Buzato.

***Retratando a terceira idade de forma bonita, poética e bem-humorada, a comédia musical Forever Youngcompleta 3 anos de grande sucesso de público, além de ser indicada aos principais prêmios, do teatro musical. Em 2019, a temporada inicia no Teatro Raul Cortez na sexta-feira 8 de março, mesmo local de estreia, com sessões sexta, às 21h30, Sábado, às 21h, e domingo, às 18h, até 31 de março.

A montagem é de Erik Gedeon, estreou em Agosto de 2016, no Teatro Raul Cortez em São Paulo, realizou temporada em 2017 no Rio de Janeiro e passou por mais oito capitais brasileiras, com grandes hits mundiais da música pop e rock’n’roll. O espetáculo foi indicado aos maiores prêmios de teatro musical como Prêmio Bibi Ferreira, Prêmio Reverência, e entre outros. De forma bonita, poética e bem-humorada, o musical Forever Young aborda seis grandes atores que representam a si mesmos no futuro, quase centenários.

Apesar das dificuldades eles continuam cantando, se divertindo e amando. Tudo acontece no palco de um teatro, que foi transformado em retiro para artistas, sempre sob a supervisão de uma enfermeira. Quando ela se ausenta, os simpáticos senhores se transformam e revelam suas verdadeiras personalidades através do bom e velho rock’n’roll e mostram que o sonho ainda não acabou e que eles são eternamente jovens.  A comédia musical consegue relatar não apenas o problema da exclusão social na “melhor idade”, mas também aborda questões sobre a velhice com muito humor e músicas que marcaram várias gerações.

Forever Young é uma grande homenagem a todos os artistas que trouxeram tanta magia para as pessoas. E, principalmente, passa a mensagem que ser jovem é algo eterno, que a vida não para, apenas muda-se a frequência das ações. Os hits são sucessos do rock/pop mundial de diversos anos, passando pelas décadas de 50, 60, 70, 80 até chegar aos anos 90. Músicas que são verdadeiros hinos como "I Love Rock and Roll", "Smells Like a Teen Spirit", “I Wil Survive”, "I Got You Babe", “Roxanne”, “Rehab”, “Satisfaction”, “Sweet Dreams”, “Music”, “San Francisco”, “California Dreamin”, “Let It Be”, “Imagine”, e a emblemática "Forever Young". Já o repertório nacional conta com canções como “Eu nasci há 10 mil anos atrás” de Raul Seixas, “Do Leme ao Pontal” de Tim Maia e “Valsinha” de Chico Buarque.

Serviço: Forever Young Teatro Raul Cortez(513 lugares) R. Dr. Plínio Barreto, 285 - Bela Vista, São Paulo - SP, 01308-000 Informações: (11) 3254-1700 Bilheteria - Terça a quinta: das 15h às 20h. Sexta a domingo: das 15h até o início do espetáculo. Pela Internet: https://compre.ingressorapido.com.br/venues/384-2. Aceita todos os cartões de débito e crédito. Não aceita cheque. Ar condicionado e acesso para deficientes. Estacionamento no teatro. Curtíssima temporada 08 a 31 de Março. Sexta 21h30/Sábado 21h /Domingo 18h. Ingressos:Sextas e Domingos R$ 60 inteira. R$ 30 meia-entrada Sábados R$ 70,00 inteira. R$ 35,00 meia-entrada. Contatos Grupos - producoeshb@gmail.com. Duração: 100 minutos. Recomendação: 10 anos. Gênero: comédia musical. Observação: Dias 8 e 10 de março, as sessões serão ensaios abertos para a população e ONGs.

Ficha Técnica: Autor: Erik Gedeon Direção Geral: Jarbas Homem de Mello Supervisão Artística/tradução/adaptação: Henrique Benjamin  Direção Musical e canções adicionais: Miguel Briamonte Elenco: Marya Bravo, Will Anderson, Janaina Bianchi, Ton Prado, Renata Ricci, Felipe Catão, Fernando Zuben Assistência de Direção: Fernanda Lorenzoni Supervisão Cenográfica: Luís Rossi Produtora de Objetos: Rosa Berger Figurino: Paulette Pink Visagismo: Hugo Daniel e Paulette Pink Preparação corporal: Renata Mello Designer de Luz: Fran Barros Designer de Som: Rafael Caetano Assessoria de Imprensa: Adriana Balsanelli e Renato Fernandes Direção de Produção: Henrique Benjamin Produtor Executivo: Fabio Hilst Assistente de Produção: Fernanda Paixão e Miçairi Guimarães.

***Novo cliente Isabela França Comunicação***


Crédito da foto: Divulgação.

Na foto: Birgit e Driano Marsili, proprietários da Lavoutique, Lavaderia & Costura.

***A Lavoutique Lavanderia & Costura é a mais nova cliente da carteira Isabela França Comunicação. Ela é uma empresa curitibana, nascida em 2013, quando os proprietários Birgit e Driano Marsili trouxeram para Curitiba a franquia paulistana Lavasecco. Com a saída da Lavasecco do mercado de franchising, vários aprimoramentos foram feitos dando vida a nova marca Lavoutique Lavanderia & Costura em janeiro de 2018.

A Lavoutique trabalha com qualidade superlativa no trato com as roupas, artigos de cama, mesa e banho e tudo o que "veste" uma casa, com excelência no atendimento ao cliente. A empresa utiliza em sua operação exclusivamente produtos da Seitz, gigante alemã no mercado de insumos para lavanderias há mais de 135 anos. A Lavoutique tem duas lojas em Curitiba, na Rua Professor Pedro Viriato Parigot de Souza, 3901 e na Alameda Dr. Carlos de Carvalho, 2050, no Supermercado Angeloni.

***Terapeuta conduz dinâmicas que levarão à jornada interior em Curitiba***


Crédito da foto: Divulgação.

***A terapeuta floral e argilina Juliana Kurokawa irá coordenar uma das dinâmicas que levarão a uma jornada interior no encontro Viver com Propósito – Manifestando seu próprio dom, evento a ser realizado de 22 a 24 de março, em Curitiba. Paulista de São Carlos, Juliana deixou o mercado financeiro para se tornar terapeuta floral e argilina (utiliza a escultura em argila para avaliação e intervenção terapêutica).

A terapeuta é tradutora de livros espiritualistas e é facilitadora de grupos de estudos do livro Um Curso em Milagres. Além disso, Juliana é facilitadora Miracle Choice, jogo que leva ao autoconhecimento e foi inspirado em Um Curso em Milagres. Informações e inscrições podem ser feitas através de http://bit.ly/ViverComProposito, 41 98405 9000 (WhatsApp) e manifesteseudom@gmail.com.

***Doe até 3% do seu Imposto de Renda para o ITMO por meio do Comtiba***

***A Receita Federal acaba de liberar o programa para a declaração do Imposto de Renda e, com isso, os contribuintes têm a oportunidade de doar até 3% do seu IR para o Instituto TMO que está com um projeto vinculado ao Comtiba - Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente da Fundação de Ação Social de Curitiba (FAS). Essa doação pode beneficiar cerca de 45 transplantes de medula óssea por ano, em crianças e adolescentes, por meio do Projeto de aquisição de equipamentos para o Serviço de Transplante de Medula Óssea do HC/UFPR. Veja como é fácil participar!

Quem pode contribuir: Pessoas Físicas: Toda Pessoa Física, em 2019, que declara pela opção formulário completo pode doar até 3% do imposto devido (ano base 2018), de 1/03/2019 a 30/04/2019. Pessoas Jurídicas que fazem a declaração real podem contribuir com até 1% do imposto devido até o dia 30 de dezembro do ano vigente (2019), e deduzir o valor destinado no pagamento que será realizado no ano subsequente. Passo a passo para a doação: Após a liberação dos formulários pela Receita Federal, em março de 2019, siga os seguintes passos - 1º: preencha sua declaração de Imposto de Renda pelo formulário da Receita Federal; 2º: após o preenchimento, clicar em “Resumo da Declaração” > “Cálculo do Imposto” e verifique o valor do imposto devido. 3º: Clique em “Resumo da declaração” > “Doações diretamente na declaração”. 

Selecione a opção Fundo Municipal – doação dirigida para a Associação Alírio Pfiffer - Aquisição de equipamentos médicos para o Serviço de TMO do Hospital de Clínicas – PR. Fique atento ao item “Valor disponível para doação”. O valor é calculado pelo sistema automaticamente. 4º: clique em OK, confirmando o valor informado. 5º: imprimir o DARF. 6º: fazer o recolhimento do valor do DARF até 30 de abril. 7º: Enviar uma cópia digitalizada do DARF para o Instituto TMO pelo e-mail eryclea@institutotmo.org.br ou tmo@institutotmo.org.br com seus dados pessoais (nome completo, CPF, endereço, telefone e e-mail) e a indicação de destinação Comtiba – Associação Alírio Pfiffer – Projeto de Aquisição de equipamentos médicos para o setor de TMO do Hospital de Clínicas – PR. Com esses dados, podemos comunicar a doação à Fas/Comtiba e agilizar o repasse dos valores para nossa entidade, quando disponibilizados pela Receita Federal. 

Sobre o ITMO: O Instituto TMO é uma entidade beneficente que acaba de completar 30 anos. Fundado em 1988 por um grupo de empresários, desenvolve um trabalho de apoio ao transplante de medula óssea. Para isso, apoia e realiza projetos inovadores em benefício nesta área, como ações beneficentes, jornadas e encontros nacionais, lançamentos de campanhas solidárias e muito mais, unindo colaboradores numa corrente voluntária do bem para salvar vidas. O Instituto TMO realiza parcerias empresariais e captação de recursos que permitam o investimento mais amplo na capacitação de profissionais da área, pesquisas clínicas, aquisição de equipamentos médicos, reformas e ampliações do Serviço de Transplante de Medula Óssea (STMO) do Hospital de Clínicas/UFPR.

***Grupo Brasileiro e Coral Brasileirinho abrem vagas para novos integrantes***


Crédito da foto: Cido Marques.

***O Coral Brasileirinho e o Grupo Brasileiro, mantidos pelo Conservatório de Música Popular Brasileira de Curitiba, estão com inscrições abertas para seleção de novos cantores. Os testes para o Grupo Brasileiro serão realizados nos dias 18 e 19 de março, e para o Coral Brasileirinho no dia 23 de março. As informações completas estão disponíveis no site do Instituto Curitiba de Arte e Cultura. O Grupo Brasileiro, formado por jovens de 14 a 22 anos, tem quatro vagas: uma para cantora (soprano) e três para cantores (tenores e barítonos).

Os interessados devem ter no mínimo 14 anos e no máximo 18 anos. A vaga para cantora é exclusiva para ex-integrantes do Coral Brasileirinho. As vagas para cantores estão abertas para toda a comunidade. O agendamento se dará por ordem de inscrição, na entrega da ficha de inscrição e demais documentações solicitadas. Os resultados serão divulgados a partir do dia 21 de março. Os ensaios terão início no dia 25 de março. Não há taxa de mensalidade.

Brasileirinho - Para fazer o teste para o Brasileirinho, a criança deve ter no mínimo 8 anos e no máximo 10 anos. No teste, deverá cantar uma música de sua livre escolha, sem acompanhamento instrumental, quando será avaliada pelos diretores do Brasileirinho. O agendamento se dará por ordem de inscrição, ao preencher e entregar a respectiva ficha na recepção do Conservatório de MPB. Os candidatos deverão chegar 10 minutos antes do horário agendado. Os resultados serão divulgados a partir do dia 26 de março, no edital do Conservatório de MPB, ou através do telefone 3321-3208. Os ensaios terão início no dia 27 de março. Também não há taxa de mensalidade.

Tradição - Criado há 25 anos e dirigido por Helena Bel e Milton Karam, o Brasileirinho realiza espetáculos temáticos que unem o canto e a interpretação cênica. O grupo tem o compromisso de executar e divulgar o melhor da MPB e seus maiores compositores, criando uma interpretação própria, sem desrespeitar a criação original das obras. O Grupo Brasileiro é mais recente, mas o propósito de divulgar o repertório da música brasileira é o mesmo. Foi criado em 2016 para acolher os ex-integrantes do Brasileirinho, agora não mais crianças e sim jovens cantores. Em 2017 o Brasileiro estreou o espetáculo “Pixains e Cabeludos”. Em 2018 montou o espetáculo “Palavras”.

Serviço: Testes de seleção para novos cantores do Grupo Brasileiro Datas dos testes: 18 e 19 de março de 2019, das 19h às 21h Edital de Seleção disponível no site www.icac.org.br. Testes de seleção para o Coral Brasileirinho Data dos testes: 23 de março de 2019, das 9h às 13h Edital de inscrição disponível no site www.icac.org.br. Local: Conservatório de MPB – R. Mateus Leme, 66 – Setor Histórico Informações: (41) 3321-3208.

***Quatro filmes em cartaz na Cinemateca e Cine Guarani para aproveitar no feriado***


Crédito das fotos: Divulgação.

***Uma das opções para quem vai passar o carnaval em Curitiba é aproveitar a programação da Cinemateca e do Cine Guarani. São quatro opções de filmes em duas sessões diárias (16h e 19h), para crianças e adultos, que incluem animação, dramas e o documentário sobre a Banda Ultraje a Rigor. No Cine Guarani, com sessões às 16h, está em cartaz a animação brasileira “Tito e os Pássaros”, dos diretores Gustavo Steinberg, Gabriel Bitar, André Catoto. O filme conta a história de Tito, um menino tímido de 10 anos que mora com sua mãe.

De repente uma epidemia incomum começa a se espalhar, tornando as pessoas doentes sempre que ficam assustadas. Tito rapidamente descobre que a cura está, de algum modo, relacionada à pesquisa do seu pai desaparecido sobre a música dos pássaros. Ele embarca em uma jornada para salvar o mundo da epidemia com seus amigos. A busca de Tito pelo antídoto se torna uma busca pelo seu pai e por sua própria identidade.


Uma das bandas mais reconhecidas do cenário musical brasileiro das últimas décadas, o Ultraje a Rigor, é o tema do documentário lançado em janeiro, que está em cartaz também no Cine Guarani, com sessões às 19h. Dirigido por Marc Dourdin, “Ultraje” conta a história de um dos mais influentes e irreverentes grupos da história do rock brasileiro, que no fim da Ditadura Militar, na década de 1980, estava por toda parte no dia a dia dos brasileiros. A carreira do grupo e a vida de seus membros, especialmente o líder Roger, estão expostas no documentário que aborda desde o sucesso de “Inútil”, hino das Diretas Já, passando por diversas formações e transformações até os dias atuais, revelando uma trajetória de mais de três décadas de fidelidade ao rock’n’roll.

Dramas - Em pleno verão, uma mulher brasileira espera o corpo do seu marido que foi morto durante as férias do casal na Argentina. A burocracia é tanta e a espera tão longa que ela começa a perder a noção do tempo e o senso de realidade. Esta é a história de “Vergel”, drama dirigido por Kris Niklison que está em cartaz na Cinemateca, com sessões às 16h. No elenco estão Camila Morgado, Maricel Álvarez, Daniel Fanego. Na sessão das 19h, a Cinemateca exibe o drama franco-belga “A nossa espera”, do diretor Guillaume Senez. O filme narra a história de Olivier que após o sumiço sem explicações de sua esposa, precisará lidar sozinho com seus filhos pequenos e as demandas do trabalho. Em meio a esses desafios, ele descobrirá que a vida pode ir muito mais além do que ele imaginava.

Confira a programação: Cine Guarani (av. República Argentina, 3430 – Portão Cultural) Tito e os Pássaros - (BR, 2018, animação, 73’) Um menino e seus dois amigos partem para encontrar a pesquisa perdida do seu pai sobre canções de pássaros, algo que pode salvar seu mundo de uma epidemia na qual o medo adoece as pessoas. Direção: Gustavo Steinberg, Gabriel Bitar, André Catoto Classificação: livre Horário: 16h -Ingresso: R$ 12 e R$ 6 (meia) Veja o trailer: https://www.youtube.com/watch?v=htzVNXpMUBY.

Ultraje - (BR, 2019, documentário, 92’) Uma das bandas mais reconhecidas do cenário musical brasileiro das últimas décadas, o Ultraje a Rigor invadiu os rádios e TVs na década de 1980. No fim da Ditadura Militar a banda estava por toda parte no dia a dia dos brasileiros. É assim que começa a trajetória do grupo, que tem sua carreira e a vida de seus membros, especialmente o líder, Roger, expostas nesse documentário. Direção: Marc Dourdin Elenco: Roger Moreira, Edgard Scandurra, Maurício Defendi Classificação: 12 anos Horário: 19h - Ingresso: R$ 12 e R$ 6 (meia) Veja o trailer: https://www.youtube.com/watch?v=7DY84Zh7BE4. Cinemateca de Curitiba (Rua Pres. Carlos Cavalcanti, 1174 – São Francisco).

Vergel - (Brasil/Argentina, 2019, drama, 86’) Em pleno verão, uma mulher brasileira (Camila Morgado) espera o corpo do seu marido que foi morto durante as férias do casal na Argentina. A burocracia é tanta e a espera tão longa que ela começa a perder a noção do tempo e o senso de realidade. O apartamento onde ela está hospedada é cheio de plantas mas ela sequer consegue cuidar delas. Até que uma vizinha (Maricel Álvarez) se oferece para ajudar a regar e a mulher encontra nessa desconhecida alguém com quem compartilhar sua dor. Direção: Kris Niklison Elenco: Camila Morgado, Maricel Álvarez, Daniel Fanego Classificação: 16 anos Horário: 16h - Ingresso: R$ 10 e R$ 5 (meia) Veja o trailer: https://www.youtube.com/watch?v=PX5sUT6vkQ.

A Nossa Espera - (França/Bélgica, 2018, drama, 98’) Olivier é o politizado funcionário de uma fábrica, onde volta e meia bate de frente com seus superiores para defender os colegas de trabalho. Um dia, ele é surpreendido com o súbito desaparecimento de sua esposa, Laura. Sem saber o que aconteceu nem para onde ela foi, Olivier precisa conciliar o trabalho com a criação de seus dois filhos, Elliot e Rose. Direção: Guillaume Senez Elenco: Romain Duris, Laure Calamy, Laetitia Dosch Classificação: 12 anos Horário: 19h - Ingresso: R$ 10 e R$ 5 (meia) Veja o trailer: http://www.adorocinema.com/filmes/filme-245899/trailer-19560892.

***Fim de semana terá desfiles das escolas de samba de Curitiba***


Crédito das fotos: Cido Marques.

***Os desfiles das escolas de samba de Curitiba, no próximo final de semana, na Avenida Marechal Deodoro, são o ponto alto da programação do Carnaval 2019. São cinco escolas do grupo especial e quatro do grupo de acesso, além dos blocos. No fim de semana, acontece também a marcha Zombie Walk. A festa começa sábado (2), com o Baile Infantil na avenida, às 15h, a apresentação dos blocos Afoxé, Unidos de Judá e Rancho das Flores a partir das 18h, e o desfile das escolas do grupo especial, a partir das 20h20. A programação continua no domingo (3) – primeiro com a marcha Zombie Walk, com concentração a partir das 12h, na Boca Maldita, e depois com o desfile de blocos carnavalescos e escolas de samba do grupo de acesso, a partir das 18h.


Estrutura - A estrutura para receber as festividades está sendo montada, o que requer o bloqueio parcial do trânsito na Avenida Marechal Deodoro, durante esta semana. Serão instalados equipamentos de som e iluminação, e três arquibancadas com um total de 3 mil lugares. Uma delas é exclusiva para idosos, gestantes e pessoas com deficiência, tendo espaço para cadeirantes. Serão instalados também 120 cabines de banheiros químicos, que estarão dispostas por todo o eixo de animação, entre as ruas Barão do Rio Branco e Marechal Floriano Peixoto.

Três ambulâncias e uma tenda com ambulatório ficarão responsáveis pelos atendimentos de emergência. Estarão a postos os efetivos da Polícia Militar, Polícia Civil, Guarda Municipal e uma equipe de segurança privada. Também estarão presentes fiscais do comércio ambulante e equipes da Fundação de Ação Social, Conselho Tutelar e Ministério Público para ações de proteção de crianças e adolescentes e conscientização contra exploração sexual e trabalho infantil. 

Programação - A festa na Avenida Marechal Deodoro, no sábado de Carnaval, começa com o Baile Infantil das 15 às 17h. O desfile tem início às 18h, com a entrada de três blocos. Tradicionalmente, o Afoxé Aiyé Layó é o primeiro a desfilar, fazendo o ritual da “purificação” da passarela do samba. Na sequência entra o bloco Unidos de Judá e o Rancho das Flores, formado por idosos atendidos pelos programas da Fundação de Ação Social. Este ano eles fazem uma homenagem em forma de marchinha à poetisa Helena Kolody.

A primeira escola do grupo especial, Enamorados do Samba, dá a largada às 20h20, seguida pela Leões da Mocidade, Imperatriz da Liberdade, Acadêmicos da Realeza e Mocidade Azul. O desfile neste dia está previsto para terminar à 1h45 da madrugada. No domingo, mais blocos se apresentam a partir das 18h: Sambistas do Amanhã, Fogosa, Púrpura e Boêmios e Madames. A primeira escola do grupo de acesso é a Unido de Pinhais, que entra na avenida às 21h20. Depois vêm a Império Real de Colombo, Internautas e Embaixadores da Alegria. As apresentações serão avaliadas por uma comissão de jurados. A apuração das notas e a proclamação da escola campeã de 2019 será na segunda-feira (4), a partir das 15h, no Memorial de Curitiba.

Zumbis - A tradicional marcha Zombie Walk acontece no domingo de Carnaval. A concentração será das 12h às 14h, na Boca Maldita. Depois, os zumbis seguem pela Rua das Flores, passam pelo Sesc Paço da Liberdade (Praça Generoso Marques) e continuam até a Praça Santos Andrade, onde estará montado um palco com shows musicais. Confira aqui a programação completa: http://www.fundacaoculturaldecuritiba.com.br/pub/file/ga_bruno_GuiaDosFoli%C3%B5es_SITE.pdf.

Nenhum comentário:

Postar um comentário