terça-feira, 26 de agosto de 2014

Coluna do dia 26/08/14

***O samba moderno de Luísa Maita na Caixa Cultural Curitiba*** 


Crédito da foto: Divulgação. 

***A Caixa Cultural Curitiba apresenta, no dia 2 de setembro, às 20 horas, show da cantora e compositora paulista Luísa Maita, no projeto Samba de Bamba. A artista canta músicas de seu primeiro disco, Lero-Lero, formado por composições próprias em que as influências da música pop e eletrônica estão associadas a uma base acústica enraizada no samba, na bossa nova e na música popular brasileira. A cantora vem acompanhada pelos músicos Érico Teobaldo (bateria, MPC, programação), Magno Vito (baixo) e Rafa Barreto (guitarra). Luísa Maita alimenta-se, na mesma intensidade, da tradição musical brasileira e do pop americano. Para Luísa, não há diferença sensível entre João Gilberto e Michael Jackson, Nana Caymmi e Beyoncé, funk carioca e R&B. 

Como compositora, teve os sambas Madrugada e Amado Samba gravados pela cantora Virgínia Rosa. Beleza, gravado por Mariana Aydar em seu segundo álbum, foi eleita uma das melhores músicas de 2009 pela revista Rolling Stone Brasil. Como cantora, busca, em suas próprias palavras, “atingir o máximo de expressão com o mínimo de afetação”. Em Lero-Lero, a artista une referências musicais e pessoais com preciosismo e despojamento. Suas composições apresentam uma galeria de ritmos tradicionais brasileiros desconstruídos, do samba ao maculelê, da bossa nova ao baião. Eles surgem reduzidos a células rítmicas básicas transformadas pelos timbres eletrônicos dos beats e a instrumentação acústica. 

O álbum figurou em primeiro lugar no iTunes na categoria álbuns latinos e na lista dos CDs mais vendidos de Latin Music na Amazon. Em boa medida, a atenção do público foi reflexo da aparição de Luísa no programa All Things Considered, da NPR (National Public Radio), nos Estados Unidos, que retransmite sua programação para mais de 700 rádios norte-americanas. A boa repercussão levou a cantora a realizar sua primeira turnê nos EUA e Canadá, com shows que renderam críticas positivas no The New York Times, The Washington Post e Boston Globe. 

No Brasil, o álbum figurou nas principais listas de melhores discos de 2010, entre elas, as da revista Veja e Rolling Stone. Em 2011, Luísa recebeu o prêmio de Artista Revelação do Ano na 22.ª edição do conceituado Prêmio da Música Brasileira. No mesmo período, estreou na Europa passando por importantes festivais e, em seguida, retornou à América do Norte para realizar 30 shows em 26 cidades durante 45 dias. A cantora participou da gravação da música de encerramento das Olimpíadas em Londres e foi convidada para integrar o disco Tribute to Caetano Veloso, em homenagem aos 70 anos do cantor. Atualmente, prepara o lançamento do projeto eletrônico “Tamoios”, com o produtor inglês Daniel Hunt (Ladytron) e o brasileiro Fernando Rischbieter, e trabalha no repertório do próximo trabalho solo. 

Serviço: Samba de Bamba – Luísa Maita Local: Caixa Cultural Curitiba – Rua Conselheiro Laurindo, 280 – Curitiba (PR) Data: 02 de setembro de 2014 (terça-feira) - Hora: 20h Ingressos: À venda a partir de 30 de agosto. R$ 10 e R$ 5 (meia - conforme legislação e correntistas que pagarem com cartão de débito Caixa) - Bilheteria: (41) 2118-5111 (de terça a sábado das 12h às 20h, e domingo, das 16h às 19h). 

**********EM EVIDÊNCIA***********

*****Nesta quarta-feira (27) será realizada a edição de agosto do Estrela da Manhã. O evento promovido pela Associação dos Dirigentes de Vendas e Marketing do Brasil Seção Paraná (ADVB-PR) recebe o presidente da holding Sicredi Participações S.A., Manfred Alfonso Dasenbrock, que recentemente se tornou o primeiro brasileiro nomeado secretário-geral do Conselho Mundial das Cooperativas de Crédito (Woccu). O convidado vai falar sobre "A receita de crescimento do cooperativismo de crédito no Brasil e no Mundo". O encontro será realizado a partir das 8 horas, no Hotel Bourbon, em Curitiba.

*****No próximo domingo, 31, cerca de três mil alunos do Terceirão, Extensivo e Semiextensivo do Curso Positivo participam, em Curitiba, de uma prova que não vale a tão sonhada vaga na universidade, mas pode valer um carro zero quilômetro. É o simulado do Curso Positivo que, além de testar os conhecimentos dos alunos e prepará-los emocionalmente para enfrentar uma de prova de vestibular, vai premiar os dez primeiros colocados de cada sede.

*****Destaque nacional no segmento de arquitetura e design, a dupla Luiz Maganhoto e Daniel Casagrande estampa a capa da edição especial Coletânea, da Revista Interarq. A publicação ganha lançamento em Curitiba nesta terça-feira (26/8), com um evento na Fnac, às 19h30. No encontro criativo, os profissionais participarão de um bate-papo sobre suas carreiras, viagens e inspirações, além de realizarem uma sessão de autógrafos para os convidados.

*****O rock com toques de blues da banda Pão de Hamburguer ganha o palco da Fnac nesta quinta-feira (28/8), 19h30, em mais uma edição do Mondo Bacana Apresenta. O evento inicia com um bate-papo comandado pelo jornalista Abonico Smith, criador do site Mondo Bacana, falando sobre influências, criações e os melhores momentos da carreira do grupo. A entrada é gratuita.

*****Já pensou circular pelo seu futuro apartamento antes que ele esteja pronto? A Víncere Construtora, empresa integrante do Grupo Noster, leva essa tecnologia para a 23ª Feira de Imóveis do Paraná. No estande do Grupo Noster estará disponível um tour virtual 3D pela unidade decorada do Refuge Parque Bacacheri. A Feira de Imóveis acontece entre os dias 27 e 30 de agosto, das 14h às 22h, no EXPO Renault Barigui, com entrada gratuita.

*****O tabagismo é considerado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como a principal causa de morte evitável em todo o mundo. A OMS estima que um terço da população mundial adulta - cerca de 1 bilhão e 200 milhões de pessoas, entre as quais 200 milhões de mulheres, tenha o hábito de fumar. Estima-se que aproximadamente 47% dos homens e 12% das mulheres do mundo fumem. "Entre as inúmeras doenças que o tabagismo pode provocar estão câncer, enfisema pulmonar, derrame cerebral e problemas cardiovasculares", alerta o cardiologista do Hospital VITA Batel Mario Sergio Cerci. Segundo o médico, no Brasil, cerca de 200 mil mortes/ano são decorrentes do tabagismo.

*****Nesta quarta-feira (27) acontece o coquetel de inauguração do espaço denominado “Coworking de Eventos”, comandado por três profissionais com experiência em casamentos. O trio composto por Maria Ignez Simões, designer de grinaldas exclusivas, Dani Dalledone, designer de convites da Emotion papelaria personalizada, e pelo fotógrafo Emerson Fiuza, recebe os convidados para um brinde especial às 17h na charmosa sede, localizada no Jardim Botânico. Com o novo espaço, os noivos poderão contar com diferentes serviços de uma só vez. 

*****A cidade de Guarapuava vai sediar o principal evento voltado para o segmento de Sistemas Eletrônicos de Segurança, no Paraná. Palestras e rodadas de negócios prometem contribuir para fomentar ainda mais os negócios neste setor, que é um dos que mais cresce no Brasil, em média 10% ao ano. O 7º Encontro das Empresas de Sistemas Eletrônicos de Segurança do Estado do Paraná, promovido pelo SIESE-PR, acontece nos dias 27 e 28 de agosto, no hotel Vale do Jordão. Informações: 41 3013-1300 / siese-pr@siese-pr.com.br

***Arezzo aposta na tendência das birkens***


Crédito das fotos: Divulgação.

***Tendência renovada, as sandálias no estilo birken prometem ser a grande aposta para o verão 2015 - famosas na década de 90, aparecem agora repaginadas para ganhar os pés das fashionistas. Nas lojas Arezzo, em Curitiba, os modelos são democráticos e casam com todos os estilos: são sandálias que vão desde as tradicionais com tiras largas duplas, até as novidades transpassadas.


As birkens Arezzo exibem modernidade, apresentando a união de conforto e moda, seja em material alternativo ou em couro. Os itens da marca aparecem em opções metalizadas, estampadas, com bordados em evidência e também com pedrarias. Versáteis, as sandálias cabem para a criação de diversos looks e destacam-se como ideais para as composições do dia a dia.

***Casa Cor Paraná 2014 apresenta “Luzes no Ribalta***


Crédito das fotos: Valterci Santos.

Na foto 01: O arquiteto André Bertoluci, a diretora da Casa Cor Paraná, Marina Nessi e a arquiteta Martha Coelho.


Na foto 02: O decorador Lupercio Manoel e Souza, a diretora da Casa Cor Paraná, Marina Nessi e o presidente da Casa Cor, Angelo Derenze.


Na foto 03: As arquitetas Carolina Leal Ribas e Denise Leal Ribas, com o presidente da Casa Cor, Angelo Derenze e a diretora da Casa Cor Paraná, Marina Nessi.


Na foto 04: Allan Chechelero, da Way Brasil, com a esposa Mariana Gazal Chechelero.

***A edição 2014 da Casa Cor Paraná já começou a surpreender o público. Na noite de ontem, 25 de agosto, mais de mil convidados conferiram, em primeira mão, o resultado do trabalho de mais de 100 profissionais, que produziram os 49 ambientes desta edição.

A 21ª edição será realizada de 26 de agosto a 05 de outubro, no Cine Ribalta, localizado no Graciosa Country Club (Av. Munhoz da Rocha, nº 1.504, Cabral). Com seu slogan “Um olhar muda tudo”, mais uma vez a sociedade vai se surpreender com a repaginação de um espaço esquecido e torná-lo uma experiência única e inconfundível. 

Serviço: Casa Cor Paraná – Luzes no Ribalta Data: 26 de agosto a 05 de outubro de 2014 Local: Graciosa Country Club Avenida Munhoz da Rocha, 1504, Cabral, Curitiba – Paraná.

***Verão 2015 Alcaçuz: mar e clima tropical***


Crédito das fotos: Divulgação.

***A proximidade do verão traz consigo as novidades que prometem coroar a estação mais quente do ano. A marca Alcaçuz, em Curitiba, apresenta os itens da coleção Verão 2015 com roupas e acessórios inspirados no mar e todo o clima tropical que envolve a estação mais quente do ano. As estampas da coleção tem como base conchas, flores, folhas, mar, areia, barcos, nós de marinheiros, redes, sol, água e céu - que aposta em peças vazadas, bordadas e fios com brilho e textura. A marca aposta também em novas silhuetas que trazem frescor ao look, como calças e tops no estilo cropped, bermudas e comprimentos midi.


O mix de minimalismo, sportwear e feminilidade, compõe a coleção Verão 2015, que apresenta materiais naturais como madeira, corda e pedra, aplicados em tecidos como viscose, algodão, seda mista e alfaiataria natural. Para as cores, a Alcaçuz investiu no preto, cinza, branco/off, citron, khakis, floresta, pink, coral, laranjas, açafrão e azuis (que vão do marinho ao klein), esbanjando assim todo o frescor e a sensualidade do verão. Confira o vídeo da marca sobre a nova coleção: http://vimeo.com/101052213. Serviço: Alcaçuz Curitiba | www.alcacuz.com.br Avenida do Batel, 1868 – Shopping Pátio Batel – Piso L2 Tel: (41) 3020-3450.

***Amor explosivo***


Crédito da foto: Andrea Mello.

Na foto: A designer e criadora do Projeto 12 x 12, Ana Maria Camargo, e a Presidente da Agência Curitiba de Desenvolvimento, Gilda Paladino, com Michelle Thomé, Consultora de Imagem, durante um bate-papo sobre a história do amor explosivo de Frida Kahlo e Diego Rivera, na Livraria da Vila, que aconteceu na última terça-feira (19).

***Amantes da história do amor explosivo do casal mexicano Frida Kahlo e Diego Rivera se reuniram para conversar sobre o tema na última terça-feira (19). O bate-papo, que faz parte do Projeto 12 x 12, que homenageia 12 casais da história mundial, aconteceu na Livraria da Vila e abordou o polêmico relacionamento do casal de artistas, que marcou a história como um dos casamentos mais tumultuados e intensos da arte.

***Senhor Garibaldi participa pela 1ª vez do CWBurguer Fest em Curitiba***


Crédito da foto: Divulgação.

***Já bem conhecido pelo seu delicioso hot dog gourmet, o Senhor Garibaldi resolveu mostrar que também entende de hambúrguer. O restaurante participa pela primeira vez da 3ª edição CWBurguer Fest – festival de hambúrguer que começou dia 22 de agosto e vai até 7 de setembro, em Curitiba (PR). O Senhor Garibaldi participa do evento com o já famoso Pimba na Gorduchinha e seus Conosquinhos pelo valor de R$ 24,90.

O hambúrguer criado durante a Copa é sucesso de vendas no restaurante. Feito com ingredientes artesanais, o Pimba na Gorduchinha vem com dois hambúrgueres bovinos de 110 gramas (cada), pão cervejinha crocante, molho golf, cebola caramelada, queijo mussarela, alface e tomate. Entre os acompanhamentos estão: porções de pepino cornichon, azeitona preta, nachos e batata chips - os deliciosos Conosquinhos do Senhor Garibaldi.

Para Horácio Coutinho, proprietário e hot dogger do Senhor Garibaldi, o Pimba na Gorduchinha é o hambúrguer perfeito para quem aprecia um sabor mais artesanal e gourmet nos alimentos. “Nosso negócio é hot dog gourmet, mas adoramos novos desafios e por isso resolvemos participar do CWBurguer Fest com um double Pimba na Gorduchinha”, conta o empresário. Saiba mais sobre a 3ª edição CWBurguer Fest pelo site http://www.cwburguerfest.com.br/ ou pela página do evento no Facebook www.facebook.com/CwBurguerFest. Serviço: Rua Itupava, 1377, Alto da XV – Curitiba (PR) Tel: (41) 3029-8006 - www.senhorgaribaldi.com.br

***Shopping Curitiba realiza o primeiro Bazar de Calçados***


Crédito da foto: Divulgação.

***A BRMALLS, maior rede de shoppings do país, realiza neste final de semana, de quarta a domingo (27 a 31), a primeira edição do Bazar de Calçados. No Shopping Curitiba, itens de várias categorias estarão em liquidação especial nas lojas: My Shoes, Arezzo, Zutti, Sport Tennis, Tennis &Training, Authentic Feet, Bibi Calçados, Havaianas e Anacapri.

Os consumidores poderão renovar seu guarda-roupa de acessórios com produtos com descontos de até 50%. A campanha englobará lojas que comercializam sapatos, sandálias, rasteirinhas, sapatênis, botas, tênis e chinelos. Além do Shopping Curitiba, outros 32 empreendimentos espalhados pelo país deverão ter suas vendas aquecidas com a temporada de preços baixos neste segmento. Os clientes poderão identificar as lojas participantes do Bazar pelo selo “Aqui tem Bazar de calçados” presente nas vitrines.

SOBRE A BRMALLS - A BRMALLS é a maior empresa integrada de shopping centers do Brasil, com participação em 49 shoppings, que totalizam 1.657,8 mil m² de Área Bruta Locável (ABL) e 968,2 mil m² de ABL próprio. A BRMALLS é a única empresa nacional de shopping centers com presença em todas as cinco regiões do Brasil, atendendo aos consumidores de todas as diferentes classes sociais no país.

Serviço: Anacapri (L1)3015-5479 - Arezzo (L1)3024-936 - Authentic Feet (L2)3324-9773 Bibi Calçados (L2)3029-0747 - Havaianas (L1)3024-0668 - My Shoes (L2)3224-6311 Sport Tennis (L3)3152-5871 - Tennis &Training (L3)3027-0067 - Zutti (L1)3077-7582.

***MODA VIRA DESTAQUE NA CASA COR PARANÁ 2014***


Crédito da foto: Rodrigo Ramirez.

***Com o tema Sala Brasileiríssima, o ambiente de Janaina Macedo na casa Cor Paraná 2014, que inicia dia 26 de agosto, traz a pluralidade cultural brasileira. Além de tecidos, texturas e artistas nacionais, como telas originais de Portinari e Di Cavalcanti, por exemplo, a designer de interiores não deixou de lado a moda. “Como estou criando um espaço que mostra as excelências do Brasil, não queria deixar de fora a moda, que é minha segunda paixão. Por conta disso surgiu a ideia de colocar a moda no mobiliário, e como sou amiga e admiradora do trabalho em tricot de Charlye, a parceria ocorreu naturalmente”, conta Janaina. Com objetivo de fazer um paralelo entre as duas artes, e homenagear o autor da premiada poltrona MOLE, Sérgio Rodrigues, surgiu a estampa Geometric Palm em malha jacquard de tricot criada por Charlye Madison, que revestiu o confortável estofado.

“Sabendo que Sérgio Rodrigues é carioca e o tema da sala é o Brasil, me inspirei nos coqueiros centenários do Jardim Botânico do Rio de Janeiro, para criar com exclusividade para o espaço e para a poltrona. A estampa traz um efeito geométrico que remete ao estilo étnico muito admirado por estilistas de todo o mundo, bem como utilizado na moda casa", explica o designer de moda reconhecido por criar peças em tricot para conceituadas marcas do país e que agora lança sua própria marca que leva seu nome. A poltrona Mole revestida em jacquard de tricot de Charlye Madison estará exposta na Sala Brasileiríssima de Janaina Macedo durante a Casa Cor Paraná 2014. A mostra acontece de 26 de agosto a 4 de outubro e o ambiente já é apontado como um dos destaques desta edição. Serviço: Casa Cor 2014 - 26 de agosto a 4 de outubro Local - Av. Munhoz da Rocha, 1.504 - Cabral - Curitiba - PR.

***Souvenir, uma forma de relembrar um destino***


Crédito das fotos: Divulgação.

***Ao visitar um destino turístico, é comum retornar à cidade de origem carregando nas malas lembranças para seus entes queridos. O souvenir remete às boas lembranças que a pessoa guardará do local em que esteve e é uma forma de compartilhar estes bons momentos com quem é importante.


No Largo das Artes estão disponíveis centenas de itens com temática sobre Curitiba. São bloquinhos, marca-páginas, imãs, quadros, porta-canetas, utensílios domésticos, entre outras peças que compõe uma parte dos mais de mil itens artesanais que estão expostos no espaço. O Largo das Artes está localizado na Rua Des. Ermelino de Leão, 472. Telefone: (41) 3053.2290. Acesse: ww.facebook.com/largodasartescwb

***Grupo TAJ lança 8ª edição da revista TAJ Mag***


Crédito da foto: Divulgação.

***O Grupo TAJ lança a oitava edição de sua revista institucional, TAJ Mag, na quinta-feira, 28 de agosto. O coquetel para convidados acontece na Shed Western Bar, das 21 às 23 horas. Aos convidados solicita-se doação de dois quilos de alimentos não perecíveis ou pagamento de R$ 20, que serão doados à APAE, Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais, de Curitiba. Após o coquetel, o agito continua com a dupla Wesley & Henrique e com o cantor Fabio Dunk. A casa abrirá ao público normalmente a partir das 22h30min.

8a edição TAJ Mag - Com matérias que envolvem entretenimento, moda, esportes, gastronomia e música, a oitava edição da revista institucional do Grupo TAJ traz uma entrevista exclusiva com a cantora Paula Fernandes, musa do sertanejo nacional. A Turquia é tema da matéria de Turismo e as práticas de ciclismo e CrossFit, que atraem cada vez mais praticantes no país, estão em Sports & Health. O programa Cliente VIP e ações sociais realizadas pelo Grupo TAJ estão presentes nesta edição, bem como as já esperadas galerias de fotos de quem passou pelos bares recentemente.

A TAJ Mag traz ainda os destaques da programação musical dos bares na coluna assinada pelo produtor Nizo Gomide e coluna de humor assinada por Marcos Zenni. A publicação apresenta também os destaques dos menus do TAJ e do Santa Marta e uma interessante matéria sobre a história da caipirinha, bebida brasileira mais apreciada no mundo. Serviço: Lançamento 8ª edição TAJ Mag – somente para convidados Shed Western Bar – 28/08/2014 – quinta-feira – 21 às 23 horas Shed Curitiba - Rua Bispo Dom José, 2258 – Batel – Curitiba – PR Informações, reservas e valores: 41 3079-6151 www.shebar.com.br/curitiba

***Atividades pré Gibicon acontecem na Opet***

***A Gibicon 2 – Convenção Internacional de Quadrinhos de Curitiba – acontecerá de 4 a 7 de setembro no MuMa – Portão Cultural, mas antes acontecem atividades pré-evento. Nesta quarta (27) e quinta (28) acontecerão oficinas para os alunos do ensino médio e de graduação da Opet. As atividades serão no auditório da Unidade Getúlio Vargas (apenas para alunos da instituição). No dia 27 a oficina será com Renato Guedes, das 19h30 às 21h30, e no dia 28, com Ibraim Roberson, das 9h30 às 11h30.

A Gibicon, em parceria com a Secretaria Municipal da Educação, planejou um circuito de oficinas, roteiros e mangás para alunos do ensino médio das escolas municipais. E até 29 de agosto acontecem 10 oficinas nas regionais da cidade, com a participação de alunos das escolas municipais de Curitiba. Estas atividades antecipam a Gibikids. A programação atualizada e detalhada com horários, datas, ensalamento e palestras estão em www.gibicon.com.br

***OPET promove encontros com desenhistas do Superman, Wolverine e X-Men***

***Nos próximos dias 27 e 28 de agosto, o Grupo Educacional OPET recebe duas atrações especiais para esquentar o clima da Gibicon 2, encontro de histórias em quadrinhos que acontece de 4 a 7 se setembro, em Curitiba. Na quarta-feira (27) os alunos da Faculdade OPET contarão com a palestra do quadrinista Renato Guedes, às 19h30. O profissional já trabalhou como ilustrador para publicidade e para diversas editoras norte-americanas de quadrinhos. Já desenhou capas, ilustrou matérias e fez infográficos para Mundo Estranho, Religiões, Contos Bizarros, Aventuras na História, entre outras.

Foi artista exclusivo de DC e Marvel, desenhando séries como Smalville, 24 Horas, Superman e Wolverine. Já na quinta-feira (28) é a vez dos alunos do Colégio OPET recebemo desenhista e ilustrador Ibraim Roberson, que trabalha para grandes editoras norte-americanas de histórias em quadrinhos. No portfólio estão X-Men sombrios, Steve Rogers: super soldier e Novos Mutantes (Marvel), Liga da Justiça, Frankenstein: Flashpoint e Mulher-Gato (DC), The zombie survival guide: recorded attacks (Avatar Press), entre outros.

O encontro será realizado às 9h30. Ambas as palestras são exclusiva para alunos e acontecerão no campus OPET Centro (Avenida Pres. Getúlio Vargas, 892). Além das atividades com os alunos, a OPET participará da Gibicon 2 com um estande no Museu Municipal de Arte (MuMA), que fica na Av. República Argentina, 3430, Portão.

***As primeiras virtuoses da história da música resgata obras do século 17 em concerto gratuito no Paço*** 


Crédito da foto: Ratão Diniz.

Na foto: Silvana Scarinci com sua teorba, instrumento antigo da família do alaúde.

***Até o século XVII, as cantoras não eram bem vistas pela sociedade. Mas com o advento da ópera se fez imprescindível a presença feminina nos palcos, possibilitando o surgimento da figura da prima donna. O espetáculo As primeiras virtuoses da história da música, dirigido pela pesquisadora Silvana Scarinci, coordenadora do LAMUSA (Laboratório de Música Antiga da UFPR), resgata um pouco desta história em exclusivas apresentações em Porto Alegre (28 de agosto), Curitiba (5 de setembro), Blumenau (27 de setembro) e São Paulo (data a definir). Em Curitiba, o espetáculo será na sala de concertos do Paço da Liberdade, às 20 horas, com entrada gratuita. Sobem ao palco, além da própria Silvana, que é teorbista (instrumento da família do alaúde), o cravista Marcos Holler, a soprano Márcia Kaiser e a soprano francesa Dominique Moaty, especialista em música barroca e professora do Pòle Supérieure 93 e na Maîtrise de Radio France, em Paris.

“O programa traz uma amostra do repertório das primeiras cantoras da história da música, que surgiram na Itália, no começo do século XVII”, conta Silvana Scarinci, gaúcha, radicada em Curitiba, que tem se dedicado à pesquisa da música antiga, mas também a uma verdadeira cruzada para tornar mais acessível o gênero a estudantes da rede pública. O trabalho chamou a atenção de uma das principais premiações da América Latina e Silvana é uma das três finalistas na categoria Cultura do Prêmio Cláudia 2014 (premioclaudia.com.br). Em seis anos como professora do Departamento de Música da UFPR, Silvana montou seis espetáculos baseados em obras dos século XVII, todos inéditos no Brasil e com apresentações gratuitas.

Entre eles La Didone, de Francesco Cavalli; Didon, de Henry Desmarest e A Bela e Fiel Adiadne, de Johann Georg Conradi. “A recepção emocionada deste repertório antigo por um público de crianças e adultos, vindos de diferentes esferas sociais, demonstra que obras daquele passado remoto falam diretamente à sensibilidade do homem contemporâneo, que assim como no século XVII, se vê perdido num universo vertiginoso de descobertas velozes e estarrecedoras”, observa a musicista.

Com As Primeiras Virtuoses da História da Música é igualmente possível questionar os papéis e traçar paralelos com o momento atual. Enquanto as cantoras de ópera começavam a se apresentar nos teatros, surgiam musicistas dentro dos conventos e as cortesãs usavam a música para entreter os homens da classe dominante. A mais representativa é Barbara Strozzi, que além de cantar, era a compositora de seu repertório. “As cortesãs eram as únicas mulheres que recebiam uma educação completa que as igualava ao homem em termos de conhecimento e liberdade de circulação numa sociedade masculina e misógina”, conta Silvana. Serviço: As primeiras virtuoses da história da música 5 de setembro SESC Paço da Liberdade (praça Generoso Marques, 189, Centro) 20 horas - Entrada franca.

***Thayana Barbosa faz show nesta quinta na Mostra É Daqui***


Crédito da foto: Divulgação.

***Apresentando seu recém lançado álbum solo “Mar de Dentro”, a cantora a compositora Thayana Barbosa faz show nesta quinta-feira, dia 28, no Pequeno Auditório do Canal da Música. O show começa às 20 horas e integra a Mostra È Daqui e a programação cultural do projeto Estação Volvo. Desde que se mudou para Curitiba, em 1999, Thayana Barbosa começou a escrever seu nome na cena musical da cidade. Sua atuação ganhou grande destaque ao fazer parte de grupos importantes, como Mundaréu e o bloco de pré-carnaval Garibaldis e Sacis. E depois de tantos anos de dedicação a trabalhos coletivos, Thayana começa a escrever um novo capítulo de sua carreira com "Mar de Dentro", seu primeiro álbum solo e com composições próprias.

Rascunhado desde 2005, o disco é resultado de um show apresentado pela artista em 2010. "Pela primeira vez mostrei ao mundo algo que era quase como um segredo -- minhas composições, meus sentimentos, minhas alegrias, frustrações, meu jeito de pensar música, de compor, de cantar", comenta. Se o disco é ora dançante e agitado, ora mais calmo e sereno, a imagem do mar parece ser a metáfora perfeita para resumir o trabalho. A ligação ficou ainda mais forte com a recente descoberta de que Thayana significa "vinda do mar" em grego. Apaixonada pela cultura popular e estudiosa dos mais variados ritmos, o disco apresenta coco, guarania, cumbia, samba, zamba (Argentina) e outras inúmeras referências. A mistura de gêneros que insere em nas composições é consequência de suas andanças pelo Brasil e cresce a cada viagem que faz.

A realização da Mostra É Daqui é possível graças à Fundação Cultural de Curitiba, Lei Municipal de Incentivo à Cultura, Prefeitura de Curitiba, Apoio da É-Paraná. Incentivo: Volvo, Celepar e Fundação Poty Lazaroto.

Trajetória - Nascida em Campo Grande, no Mato Grosso do Sul, Thayana Barbosa teve uma vivência musical desde cedo. Já aos oito anos de idade, tinha uma rotina pesada de ensaios e apresentações, com coral e orquestra, tocando percussão na única orquestra clássica da cidade. Desembarcou em Curitiba em 1999 para fazer faculdade de música e foi na capital paranaense que teve o primeiro contato com a MPB em shows e cursos. Além do Mundaréu, com quem está há 12 anos, Thayana é uma das cantoras do bloco Garibaldis e Sacis.

Começando como uma brincadeira entre amigos, hoje as saídas do grupo nos domingos que antecedem o carnaval são um sucesso absoluto, levando dezenas de milhares de pessoas para as ruas de Curitiba. Ainda encontra tempo para dar aula no Conservatório de MPB e ministrar a oficina "Cantar e Batucar". Serviço: bThayana Barbosa - show de lançamento do álbum "Mar de Dentro" Quinta-feira, dia 28 de agosto às 20h Ingressos: 10,00 e 5,00 (meia) Local: Pequeno Auditório do Canal da Música Rua Julio Perneta, 695 - Mercês Mais informações: (41) 3331-7513.


Alcelly Flores, jornalista e pesquisador, assina as colunas Cultura & Sociedade e Coluna Personalidades, onde traz informações sobre diversas áreas, política, gastronomia, moda, cultura, literatura e coluna social.

Nenhum comentário:

Postar um comentário