quarta-feira, 5 de janeiro de 2011

Coluna do dia 05/01/11

Crédito da foto: Divulgação.

Freddie Mercury (á dir.) e o guitarrista Brian May durante apresentação da banda Queen no Rock in Rio, em 1985.

***No ano em que o grupo de Freddie Mercury completa quatro décadas de nascimento,será possível reavaliar todo o seu trabalho.
Em março, chegam às lojas os primeiros cinco CDs. Até o fim do ano, saem mais dois pacotes de cinco, cobrindo toda a discografia. Com tudo o que uma grande banda merece: remasterização, extras, livrinhos etc. A Universal não confirmou data de lançamento no Brasil.

O ano Queen prevê ainda outros eventos. Um galpão em Londres abrigará uma exposição interativa e gratuita abrangendo os cinco primeiros anos da banda, até 1976. Salas temáticas, áudio de arquivo pessoal, roupas e objetos esquecidos fazem parte da mostra, que vai de 25 de fevereiro a 12 de março.

*Na sequência da exposição, a BBC prepara um documentário com imagens inéditas de arquivo. E, finalmente, houve o anúncio das filmagens em 2011 de uma cinebiografia do Queen. O papel de Freddie Mercury, inicialmente reservado para Johnny Depp, agora está nas mãos de Sacha Baron Cohen, que já tem ampla familiaridade com bigodes devido a seu personagem Borat.

**********EM EVIDÊNCIA**********

***Considerado um dos maiores eventos de formação musical da América Latina, a 29ª Oficina de Música de Curitiba deve receber cerca de 1,5 mil estudantes de diversas áreas musicais e professores de vários continentes, de 9 a 29 de janeiro de 2011. Realizada pelo Instituto Curitiba de Arte e Cultura (ICAC), por meio da Fundação Cultural de Curitiba (FCC) e patrocinada pela Petrobras, a Oficina trabalha com diferentes formações. Na programação: Orquestras Sinfônicas de Câmara, Conjunto de Sopro, Grupos de Música de Câmara, Grupos de Chorinho, Música Instrumental Brasileira e Música Eletrônica, além das vozes que formam o Ópera Studio.

Serão duas fases: a primeira, de 09 a 19, de Música Erudita e Antiga; a segunda, de 20 a 29, de MPB. Entre as novidades de 2011 está o Festival Praias, patrocinado pela Copel. Entre os dias 07 e 29, as praias de Matinhos e Ipanema recebem atrações da Oficina de Música.

Na fase de Música Erudita e Antiga, a Oficina contará com grupos residentes, como a Orquestra do Algarve (Portugal) e o Fry Street Quartet (Estados Unidos). Nesta primeira etapa também será lembrado o centenário de morte do compositor austríaco Gustav Mahler. Na segunda fase, além de diversos cursos e atrações da Música Popular Brasileira, há o núcleo dedicado à música latino-americana, que reúne alguns dos grandes talentos da música do Peru, Bolívia, Colômbia e Venezuela.

***Grandes nomes como Edu Lobo, Zeca Baleiro e a Orquestra À Base de Corda também participam da fase de MPB. Além deles, Toninho Ferrragutti, Ricardo Takahashi, Maira Morais, Adriana Schincariol, Raiff Dantas Barreto, Zé Alexandre Carvalho, Paquito de Rivera e Leny Andrade.

*****Depois de dois anos de negociação, a exposição “O Fantástico Corpo Humano” chega a Curitiba no Palladium Shopping Center a partir do dia 19 de janeiro. Mais de 10 milhões de pessoas já visitaram a exposição em todo o mundo e admiraram a mostra que ajuda a ver e compreender a anatomia humana de uma maneira completamente nova.

No Palladium serão exibidos 10 corpos reais, completos, e cerca de 150 órgãos divididos em galerias onde se pode observar os aparelhos digestivo, circulatório reprodutivo, músculos, esqueletos, entre outros. Sob a coordenação de Maria Aparecida de Oliveira e Giuliana Gasparin, do Marketing do shopping, em parceria com a Artbhz e a 360° Eventos, o público poderá fazer um mergulho tridimensional dentro do corpo humano.

*****O badalado restaurante Spot, nos Jardins, comemora 17 anos, oferecendo aos clientes uma Galette des Rois e uma taça de espumante pelo "Dia de Reis", nesta quinta-feira.

*****Estréia nesta quinta-feira a peça "As Três Velhas", com Maria Aliçe Vergueiro, Pascoal da Conceição e Marco Luz, no Teatro Poeira, no Rio de Janeiro.

*****Depois de uma temporada de muito sucesso, reestreia nesta sexta-feira o espetáculo "Ligações Perigosas", com Maria Fernanda Cândido, no Teatro FAAP, em São Paulo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário