quarta-feira, 2 de outubro de 2019

Cultura & Sociedade - Roberto Mattar

***Roberto Mattar no 9º Paper Day de 2019*** 


Crédito das fotos: Divulgação.

***A edição do 9º Paper Day de 2019, um dos mais importantes eventos da @universidadedopapel em São Paulo, recebe este ano a obra do artista e músico Roberto Mattar. O evento terá a participação de vários artistas que tem o papel como base criati=va , como também, empresas do setor. Serão expostos 35 trabalhos do artista com algumas das obras em destaque, como escolhido pela curadoria do evento.





Roberto Mattar, músico e artista visual, indica várias influências em suas criações: unidades de múltiplos estudos e inúmeras pesquisas onde a estrutura se dispõe não só entre as diversas camadas de papel como também nas construções pictóricas e cores características de uma ampla paleta. Torna-se evidente em sua obra visual, sua formação acadêmica musical, onde o violão, instrumento com o qual atua profissionalmente, é exibido em várias séries. 


Elementos como palavras, desenhos, linhas e colagens de partituras também fazem parte da elaboração da construção dos trabalhos, juntamente com a imagem desconstruída. A percepção destes elementos sugere o entendimento da estrutura de uma composição musical e dos trabalhos visuais – sua linguagem, pensamento e fundamentação profissional. 

A importante relação na obra plástica e musical de Mattar são as várias camadas de papéis colados que atuam como símbolos. Da mesma maneira que o encordoamento do instrumento e o pentagrama (as linhas base que compõem uma partitura), por exemplo, os signos utilizados na maior parte dos trabalhos associam-se a objetos ou vivências que o influenciaram e ainda o fazem. 

Como compositor, o artista define cada nível, cada cor, cada forma como uma parte diversa da música, da composição, de cada nota. E cada signo em sua estrutura representa determinado objeto, fase, características explicitas de sua criatividade. Um trabalho agradável e equilibrado de um artista focado em suas pesquisas e composições envolventes. O evento acontece no domingo dia 06 de outubro das 11h00 as 20h00 na Rua Matias, 61 em São Paulo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário