quarta-feira, 2 de outubro de 2019

Coluna do dia 02/10/19

***Ingressos na plateia esgotados para show extra de Roberto Carlos em Curitiba***


Crédito da foto: Caio Girardi.

***Estão esgotados os ingressos de plateia para os dois shows que Roberto Carlos irá realizar em Curitiba, nos dias 29 e 30 de novembro, na Ópera de Arame. De acordo com a organização do evento, ainda há venda de ingressos para o camarote para ambas as datas, tanto na compra individual através do site oficial de vendas Eventim, como na aquisição de camarote fechado, particular ou corporativo, pelo telefone (41) 3123-7000 e no e-mail hospitality@entreseven.com.br. Os camarotes têm capacidade para 10 pessoas e estão incluídos antepastos, snacks e finger foods, cerveja, vodka, whisky e espumante. Há ainda entrada exclusiva e estacionamento.

O artista que dispensa apresentações, o ídolo da canção latino-americana se apresenta em Curitiba, em duas noites inesquecíveis com seus fãs e admiradores. Exemplo vivo do sucesso mundial da música popular brasileira, Roberto Carlos recentemente lançou o 33º álbum da carreira, “Amor sin Límite”, com músicas inéditas em Espanhol. O novo álbum já se encontra disponível em todas as plataformas digitais. Neste ano o artista está com uma turnê internacional que leva o nome do novo álbum “Amor Sin Límite”, nas principais cidades do mundo, já tendo se apresentado no mês de março nos Estados Unidos, nas seguintes cidades: Miami, Orlando, Nova York, Boston, Washington, Chicago, Los Angeles, San Diego, Dallas e Houston.

Com sua turnê de sucesso, Roberto Carlos entrou para a lista da revista Global Concert Pulse entre os 30 artistas de maior público nos Estados Unidos. Na mesma lista estão: Elton John, Cher, a banda Kiss, entre outros grandes nomes da música mundial. Em abril Roberto Carlos passou com sua turnê em Buenos Aires, Paraguai, e logo em seguida parte em direção à Europa onde passará por Portugal, com show extra, Madrid, Londres, onde se apresentará pela primeira vez, Paris, Bruxelas e Zurique. No ano de 2017, Roberto conquistou o público com o seu último sucesso “Sereia”, da novela das 21h00 da rede Globo “A Força do Querer”, de Glória Perez.

O cantor, que em novembro de 2015 foi homenageado pelo Grammy Latino como personalidade do ano e lançou o CD “Primera Fila”, gravado em Londres, no Estúdio Abbey Road, desperta todo o carinho e admiração nos milhões de fãs que o acompanham pelo Brasil e pelo mundo. Um ícone da credibilidade, romantismo, da religiosidade e da família. Roberto Carlos promete mais uma vez arrebatar os fãs com mais um show impecável ao lado de sua orquestra e coral. A realização é da DC Set Promoções e Seven Entretenimento.

A carreira - Roberto Carlos nasceu em Cachoeiro do Itapemirim, uma cidade no Estado do Espírito Santo e começou a cantar na rádio aos nove anos. Na juventude sua família mudou-se para o Rio de Janeiro, onde ele formou com amigos de escola o conjunto vocal The Sputnicks, depois em um outro grupo, The Snakes, já com a presença de Erasmo Carlos, seu parceiro na maioria de sua obra. Roberto Carlos passou a se apresentar em clubes e festas tanto sozinho como no grupo, e aos poucos estava na televisão no programa "Clube do Rock", sendo anunciado ao público como o "Elvis brasileiro" ao cantar "Jailhouse rock".

Roberto também cantava na boate do Hotel Plaza seguindo a linha bossa-nova de João Gilberto enquanto percorria o caminho de artista iniciante atrás de gravadora. Sua primeira gravação foi em 1959 pela Polydor, em 1960 gravou um novo disco de 78 RPM, e com o primeiro LP a música "Louco Por Você" estourou rapidamente. Com aparições frequentes em programas da TV, começava ali um caminho de sucesso sendo reconhecido em todo o país. Em 1963 com o lançamento do disco Splish Splash, se transforma num dos mais populares artistas jovens da época. O ano seguinte é marcado pelo lançamento de É Proibido Fumar, cheio de canções que se tornariam clássicos da música brasileira, como "O Calhambeque".

Com a explosão mundial dos Beatles, o rock estava chegando ao Brasil, manifestando-se através de um movimento que o colocaria pela primeira vez no trono de Rei: a Jovem Guarda, recordista de audiência entre os jovens e um dos maiores sucessos da TV brasileira até hoje. Em novembro de 1965 veio o LP Jovem Guarda, revolucionando a linguagem musical da época através de canções como "Quero que vá tudo pro inferno", cuja letra era ousada para época. Tendo a companhia dos amigos e parceiros Erasmo Carlos e Wanderléa na linha de frente da Jovem Guarda, Roberto ditava a moda, inspirando roupas e adereços utilizados pelos jovens brasileiros. Em 1967 a Jovem Guarda atingia seu auge. A dupla Roberto-Erasmo, definitivamente consagrada, popularizava expressões que se tornavam referencia para os jovens. E a fama de Roberto chegava à França, apresentando-se no MIDEM, em Cannes.

Seu novo disco, Roberto Carlos em Ritmo de Aventura, traria mais sucessos e proporcionaria sua estreia no cinema no ano seguinte. Impulsionado pelo disco, o filme "Roberto Carlos em Ritmo de Aventura", de Roberto Farias, estrelado pelo Rei e com participações de Wanderléa e Erasmo, bateu recordes de bilheteria. Roberto continuava ampliando seus horizontes. Foi à Itália e voltou vencedor do Festival de San Remo, onde defendeu a música "Canzone per te", de Sérgio Endrigo e Bardotti. Foi o primeiro estrangeiro a conseguir esta façanha. O ano seguinte começa com o lançamento de um novo filme "Roberto Carlos e o Diamante Cor-de-Rosa", que mais uma vez arrastou multidões aos cinemas. Musicalmente, Roberto já não estava mais em ritmo de aventura. Seu madurecimento como compositor e intérprete começava a ficar evidente no novo álbum. Músicas como "Sua estupidez" e "As curvas da estrada de Santos" são uma prévia do Roberto romântico das próximas décadas.

O ano de 1970 foi marcado com a estreia de um supershow "Roberto Carlos a 200 km por hora", na maior casa de espetáculos do Rio de Janeiro. Lançou seu terceiro filme, "Roberto Carlos a 300 km por hora", o Rei virava ídolo também no exterior, principalmente nos países de língua latina. Recordista de vendas em todo o Brasil, recebendo Discos de Ouro a cada lançamento, em 1972, a cantora Ornella Vanoni chegou ao primeiro lugar das paradas europeias com versões em italiano para suas músicas. Em 1974, Roberto Carlos gravou o primeiro especial de Natal para a Rede Globo de Televisão. Inaugurava ali uma tradição que se repete até hoje, sempre com a participação de convidados especiais, mostrando que o Rei sempre teve muito mais que "um milhão de amigos". Roberto foi o primeiro artista brasileiro a atingir a marca de mais de um milhão de discos vendidos a cada lançamento.

A década de 70 reservaria ainda mais dois momentos importantes: sua campanha em prol do Ano Internacional da Criança, através da Rede Globo de Televisão, foi um sucesso estrondoso e a música "Amigo" serviu de tema para a visita do Papa João Paulo II ao México, cantada por um coro de crianças em transmissão ao vivo para todo o mundo. Com suas músicas regravadas por artistas como Júlio Iglesias e Ray Conniff, Roberto finalmente grava um LP totalmente em inglês. Como resultado: a CBS lhe confere o Globo de Cristal, prêmio que distingue oferecido aos artistas que atingem a marca de 5 milhões de discos vendidos fora de seu país de origem. Seus LPs foram lançados em espanhol, italiano, inglês e francês. Em Portugal e Espanha, "Cama e Mesa" chegou aos primeiros lugares das paradas.

Em 1983, com uma equipe de 110 pessoas, incluindo uma orquestra de 42 músicos, Roberto Carlos realiza o Projeto Emoções e percorre 18 cidades de 14 estados do Norte/Nordeste e Centro-Oeste do Brasil. Nos anos seguintes, Roberto Carlos conferiria novos parâmetros aos padrões de execução de músicas nas rádios. "Caminhoneiro" (1984), "Verde e amarelo" (1985) e "Apocalipse" (1986) bateram recordes consecutivos, com respectivamente 3.287, 3.577, 3.608 execuções em um só dia. Para se ter uma ideia da grandiosidade destes números, as dez músicas do LP de 1983, somadas, alcançavam 5.981 execuções. No começo de 1986, reuniu mais de 100 mil pessoas em quatro apresentações no Ginásio do Maracanã (Rio de Janeiro) e neste mesmo ano subiu ao palco do Radio City Music Hall, em Nova York, com enorme repercussão. Em 1988, coube a ele a honra de ter sido o primeiro artista nacional da CBS com um CD lançado no Brasil.

A consagração definitiva no mercado latino viria com o Grammy de Melhor Intérprete de Música Pop Latina, pelo sucesso "Se o amor se vai". Nos anos 90 Roberto Carlos consolidou o sucesso com turnês nacionais e internacionais, lançamentos em discos com recordes de venda e em 2001 Roberto Carlos deliciou seu público com a gravação de seu disco acústico MTV. Roberto Carlos recebeu em 2002 do Presidente da República do Brasil, Fernando Henrique Cardoso, a mais importante insígnia brasileira, a comenda Ordem do Mérito Cultural na classe de Grã-Cruz. Em 2005, Roberto Carlos iniciou o Projeto Emoções em Alto Mar, um cruzeiro anual pela Costa Brasileira em um sofisticado transatlântico, onde o artista reúne seus admiradores, amigos e jornalistas e se apresentada em show intimista todas as noites. Este cruzeiro se tornou referencia em turismo náutico diferenciado.

Em 2009, na celebração dos seus 50 anos de carreira realizou 50 shows em todo o país para uma plateia de mais de 700 mil pessoas. Foi homenageado em dois espetáculos especiais que se transformaram em especiais de TV, CD e DVD: Elas Cantam Roberto, com 20 das mais importantes cantoras brasileiras interpretando seus sucessos, e Emoções Sertanejas, com 18 artistas/duplas expressivas da música sertaneja apresentando suas canções neste estilo musical. Estes dois espetáculos tiveram a renda beneficente. E ainda foi montada uma exposição com a trajetória de sua carreira num dos mais destacados espaços para arte na cidade de São Paulo, a OCA, no Parque do Ibirapuera. Mais de 100 mil pessoas tiveram acesso a pertences pessoais do artista (roupas, presentes, troféus, prêmios, automóveis e outros objetos pessoais) e a toda a obra musical, vídeos, retrospectiva de filmes em um formato altamente tecnológico e contemporâneo. O ano de 2010 também foi marcado pela turnê internacional de Roberto Carlos que passou por diversos países das Américas como Estados Unidos, Canadá, México, Colômbia, Guatemala, Peru, entre outros.

Em Nova York foi homenageado pela gravadora Sony Music e recebeu um prêmio por mais de 100 milhões de produtos (discos, CDs, DVDs) vendidos em todo o mundo. Ainda realizou o show único "Roberto Carlos Só Para Mulheres" dia 21 de novembro no Palácio do Anhembi, em São Paulo, para uma plateia exclusivamente feminina. No final deste ano, o artista recebeu uma das maiores demonstrações de carinho no Rio de Janeiro: o tradicional especial de final de ano da Rede Globo foi transmitido da Praia de Copacabana, onde ele se apresentou para uma plateia de aproximadamente um milhão de pessoas. Começou com a sétima edição do Projeto Emoções em Alto Mar, no navio Costa Serena, e em março a homenagem da Escola de Samba Beija Flor com o enredo contando a trajetória do artista e se sagrou campeã do Desfile das Escolas do Grupo Especial.

No dia 07 de setembro, concretizou o grande desafio que foi o Projeto Emoções em Jerusalém, show realizado no anfiteatro Sultan´s Pool em Jerusalém, e que se transformou em especial para a Rede Globo com direção de Jayme Monjardim. Em 2012, reafirmou seu sucesso no exterior, fazendo turnê com ingressos esgotados em diversas cidades. Foram 19 shows, passando por diversos países, como México, Peru e pelos Estados Unidos. Acaba de finalizar duas músicas inéditas que fazem parte da trilha sonora da novela "Salve Jorge", de Glória Perez: "Esse Cara Sou Eu" e "Furdúncio", lançadas num Extend Play (EP) com quatro faixas, que comprovam o sucesso de Roberto, ultrapassando a marca de 2 milhões de cópias vendidas.

Ele acaba de receber em 2014 uma homenagem pelos 12 milhões de discos vendidos no México, em toda a sua carreira e pelo primeiro lugar em 15 países com o EP "Esse tipo soy yo" pela Sony/ Itunes, além de ter gravado um DVD em Las Vegas, que será lançado no natal deste ano. Ele percorreu ao todo quatro países: Equador, México, Estados Unidos e Canadá. Os shows aconteceram em Guayaquil, Quito, Cidade do México, Veracruz, Guadalajara, Monterrey, Queretano, Puebla, Mérida, Las Vegas, San Diego, Los Angeles, San José, McAllen, Miami, Chicago, Toronto, Nova York e Boston. Somando um total de público de 127.656 pessoas que assistiram a última turnê internacional do Rei, que teve início no dia 24 de julho, no Equador e terminou em Boston no dia 4 de outubro.

Esta superprodução exigiu logística para levar 90 toneladas de equipamentos em 4 carretas de 20 metros de comprimento. 10 toneladas de backline foram transportadas via aérea do Brasil, incluindo equipamentos particulares do RC e de seus músicos. 14.743 km foram percorridos até o último show da turnê, sendo 4.343 km somente no interior do México. O jato particular do RC percorreu 16 horas e 45 minutos, sendo 11 horas somente no deslocamento no interior do México entre as cidades da turnê. 40 brasileiros fizeram parte do staff: técnica, músicos do RC, somando com outros 20 profissionais de produção do México, que viajaram para todos os shows, além de 150 pessoas em cada cidade (cenário, segurança e produção).

Prêmios recebidos - Festival de San Remo (1968) - 03 Grammy's - 01 Grammy Internacional em 1989 como melhor cantor - 01 Grammy Latino em 2005 como melhor álbum de musica romântica (Álbum Pra Sempre Ao Vivo - Gravado no Pacaembu) - 01 Grammy Latino em 2006 como melhor álbum de música romântica (Álbum "Roberto Carlos" 2005) - Lifetime Achivement Award (1991 - concedido aos artistas que por mais tempo têm permanecido no topo do sucesso) - Latin Music Awards 2006 com a música Detalhes e No Te Apartes de Mi - 15 Troféus Imprensa - Prêmio Sharp - Prêmio Shell - Prêmio Multishow de melhor cantor (2002) - Marcas de Confiança da Readers Digest de melhor cantor (2005 e 2006) - Prêmio Tim de 2003 e 2006 para citar apenas alguns dos prêmios recebidos.

Serviço: Roberto Carlos Curitiba – PR Ópera de Arame (Rua João Gava 874) Dia: 29 e 30 de novembro (sexta e sábado) Início do show: 20h30min (portões abertos às 18h30min) Bilheteria oficial: Shopping Pátio Batel (Loja 339, piso L3). Informações adicionais: Site www.eventim.com.br ou 4020 0084 . Classificação: 16 anos. Abaixo de 16 anos acompanhado dos pais ou responsável.

***Wolfgang Schlögel assinará o Jardim no Morar Mais Curitiba 2019***


Crédito da foto: Divulgação.

Na foto, Milena Schulmeister, licenciada do Morar Mais e o Wolf.

***O renomado paisagista Wolfgang Schlögel será o responsável por encantar os visitantes da mostra com o Jardim do Morar Mais Curitiba 2019. A mostra abrirá ao público no próximo dia 1 de novembro, no Piso G1, do Shopping Crystal.

Sobre o Morar Mais Curitiba - O Morar Mais por Menos Curitiba será realizado de 1º de novembro a 8 de dezembro e o Shopping Crystal foi escolhido para abrigar a edição 2019 que vai oferecer, durante 38 dias, mais de 40 ambientes que representam espaços residenciais, corporativos, de eventos, entre outros, com a participação de cerca de 100 profissionais e fornecedores. Para saber mais sobre a mostra Morar Mais por Menos, em Curitiba, acesse: www.facebook.com/morarmaiscuritiba e www.instagram.com/morarmaiscuritiba.

***Curitiba conta com novo espaço de saúde e bem-estar***


Crédito das fotos: Priscilla Fiedler.

Na foto: As sócias Naomih Irene e Giovanna Dalla Corte com a Design de interiores Liceia Abreu.

***Acaba de ser inaugurado, no Jardim Social, o Corpore Vitae. O espaço, com conceito coworking, ou seja, compartilhado, oferece terapias alternativas, que têm como objetivo promover a saúde e bem-estar de quem mora em Curitiba e região. O Corpore Vitae é comandado pelas sócias Giovanna Dalla Corte e Naomih Irene, que decidiram reunir em um único local terapias que têm a finalidade de proporcionar paz de espírito às pessoas.


Acupuntura, aromaterapia, barras de access TM, Estética corporal e facial, florais, massagem pós-operatória, meditação, microfisioterapia, reflexologia, reiki, pilates, yoga e constelação familiar são algumas das terapias alternativas oferecidas para quem deseja relaxar o corpo e a mente, combater o cansaço físico e mental, acabar com as dores, aliviar o estresse, além de auxiliar no tratamento contra a depressão e outros problemas de saúde.


O espaço, assinado pela Design de Interiores Liceia Abreu, conta com uma localização privilegiada no Jardim Social, um lugar sossegado, em meio à natureza propiciando harmonia tanto para o terapeuta quanto para o cliente. O atendimento no Corpore Vitae é realizado de segunda a sexta-feira, das 8h às 20h, e aos sábados sob reserva. Informações e agendamentos podem ser realizados pelo número 41 98866-6125.

Serviço: Espaço Corpore Vitae Endereço: Rua João Simião, 74 - Jardim Social Atendimento: de segunda a sexta-feira, das 8h às 20h; aos sábados sob reserva Informações: 41 98866-6125 - www.espacocorporevitae.com.br.

***A.Yoshii apresenta coleção primavera-verão da Chaouiche***


Crédito das fotos: Divulgação.

***O show room da A.Yoshii em Curitiba será palco do lançamento da coleção primavera-verão 2020 da marca Chaouiche, nesta quinta-feira, dia 3 de outubro. O estilista Rafael Chaouiche se tornou nacionalmente conhecido por sua participação no quadro “Como manda o figurino” do Fantástico, no qual foi finalista em 2015, e por vestir a atriz Taís Araújo na série “Mister Brau”.

As peças da nova coleção foram pensadas para os momentos de férias; desde o primeiro voo em dezembro, até o carnaval. Voltado ao público feminino, apresenta looks e texturas confortáveis, mix de tecidos como linho, sarja e anarruga, e a paleta transita desde os tons mais suaves às explosões de cores. O estilista tem como grande inspiração o trabalho das formigas, que representam disciplina e união.


“A sociedade precisa mais dessas características nos dias de hoje, por isso as formigas são meu grande ponto de referência para a coleção. Quero levar esta ideia ao show room da A.Yoshii, um espaço perfeito para a apresentação e com muita sintonia com o meu trabalho”, conta Rafael. O evento será exclusivo para amigos e clientes do estilista, e contará com a apresentação da curitibana Gigi Bonilha, que fará seu début com releituras de clássicos da bossa nova e jazz.

Serviço: Presentation coleção primavera-verão Chaouiche Data: 3 de outubro, das 16h às 22h Local: Show room A.Yoshii Curitiba - Rua Bispo Dom José, nº 2058, Batel Telefone: (41) 3337-2500.

Grupo A.Yoshii - Fundado há mais de 50 anos, o Grupo A.Yoshii construiu mais de 2 milhões de m² do sul ao nordeste do Brasil, entre obras industriais, edifícios corporativos e residenciais, escolas, universidades, teatros e centros esportivos. É composto pela A.Yoshii Engenharia, com sólida atuação em construções de edifícios residenciais e comerciais de alto padrão em Londrina, Maringá, Curitiba, e que prepara sua entrada na cidade de Campinas em outubro de 2019; pela Yticon Construção e Incorporação, que realiza empreendimentos econômicos, localizados em regiões de potencial valorização em municípios do Paraná e interior de São Paulo, e pelo Instituto A.Yoshii, voltado para a inserção social e a democratização cultural. www.ayoshii.com.br.

***Arquitetos catarinenses buscam conhecimento em viagens nesta semana***


Crédito da foto: Marcos Oliveira.

***Os Arquitetos Chris Lago e Gabriel Hering, que na mostra CASACOR de Florianópolis apresentam o ambiente Cozinha dos Sonhos estão em viagem nesta semana, onde aproveitam alguns dias fora para adquirir conhecimento e conferir tendências para seus próximos projetos. Gabriel Hering embarcou para o Uruguai no último sábado, retornando ao Brasil na próxima quinta-feira.

A expectativa de Gabriel é revisitar o melhor da arquitetura e hábitos culturais uruguaios, que possuem grande influência espanhola. O Arquiteto está em Montevidéu, capital do país. Já Chris Lago embarca nesta quarta-feira para Caxias do Sul onde irá visitar a fábrica de móveis da Saccaro.

“Estou super entusiasmada de conhecer o processo construtivo de peças que carregam histórias de mais de 70 anos, pelas mãos dos artesões que lá trabalham. Vai ser muito enriquecedor”, acrescenta a Arquiteta, que retorna dia 04 de outubro a Florianópolis. A dupla é parceira em outros projetos e já esteve junta na CASACOR em 2016 e 2017, em Florianópolis, sendo que em 2017 conquistaram o prêmio de Melhor Ambiente Comercial, com o Lobby de Entrada.

***Espetinho solidário e leilão de vinhos em prol do ITMO***


Crédito da foto: Divulgação.

***O restaurante Victor São Lourenço promove o 16º Espetinho Solidário, uma noite especial em que a venda dos espetinhos de camarão será totalmente revertida para o Instituto TMO/Casa Malice, no próximo dia 15 de outubro, às 19h. 

Na mesma ocasião, é realizado o 10º Leilão de Vinhos, também com renda destinada integralmente para a entidade, que apoia o Serviço de Transplante de Medula Óssea do Hospital de Clínicas/UFPR. 

Serviço: 16º Espetinho Solidário & 10º Leilão de Vinhos Data: 15 de outubro de 2019 (terça-feira) às 19h Endereço: Rua Lívio Moreira, 284, São Lourenço (Curitiba – PR) Reservas pelo telefone (41) 3353-1920 ou pelo site www.restaurantesvictor.com.br.

***Business Connect e os profissionais de TI da Nova Era***


Crédito da foto: Diogo Saavedra.

Na foto: O CFO da Disys no Brasil, Carlos Dietrich, e a presidente da BPW Curitiba, Birgit Keller Marsili.

***A presidente da BPW Curitiba- Business Professional Women, Birgit Keller Marsili, e o vice-presidente da ADVB-PR, Ney Emilio Braga Alves, receberam o CFO da Disys no Brasil, Carlos Dietrich, para falar sobre “O Profissional de TI da Nova Era”, no dia 25 de setembro, no Hard Rock Café. Dietrich é especializado em Finanças Corporativas pela FGV e tem MBA Advanced Management Program pela Esade em Barcelona. O evento contou com a participação de 40 pessoas.

***Lei Geral de Proteção de Dados – LGPD e os impactos no setor imobiliário***


Crédito da foto: Divulgação.

***No próximo dia 17 de outubro, às 08h, o Sistema Secovi-PR promove uma palestra para o mercado imobiliário sobre a LGPD – Lei Geral de Proteção de Dados, com o advogado especialista em Direito Digital, privacidade e proteção de dados, Dr. Rafael Reis. Reis é certificado em Privacidade de Informações (CIPP/E) pelo IAPP (International Association of Privacy Professionals).

Fundador da PrivacyID – Escola de capacitação em Proteção de Dados, secretário e diretor financeiro do INPD – Instituto Nacional de Proteção de Dados e coordenador do grupo permanente de discussão sobre Privacidade e Proteção de Dados da OAB/PR e membro da Comissão de Inovação e Gestão da OAB/PR. Além disso é pós-graduado em Direito Digital e Compliance no IBMEC. O evento é gratuito para os representados pelo Secovi-PR, as vagas são limitadas e as inscrições podem ser feitas clicando aqui.

Serviço: Palestra LGPD – Lei Geral de Proteção de Dados, com Rafael Reis. Data: 17 de outubro - Horário: 8h Local: Secovi-PR – Edifício da Habitação Auditório José Martins Sobrinho Rua Doutor Pedrosa, 475, Centro, Curitiba - www.secovipr.com.br.

***Edital do FMC apoia projetos de inovação artística de jovens empreendedores***


Crédito da foto: Cido Marques.

***Incentivar projetos multidisciplinares inéditos e inovadores, criados por jovens artistas e produtores, que ocupem o Teatro Universitário de Curitiba – TUC, é o objetivo do Edital Experimenta 2020 – Fomento em Criatividade e Inovação Artística para a Juventude, do Fundo Municipal da Cultura, que acaba de ser lançado pela Prefeitura e Fundação Cultural de Curitiba. Serão selecionados oito projetos para receber apoio financeiro no valor de até R$ 10 mil cada.

O valor total do edital, considerando os recursos destinados a custeio, é de R$ 100 mil. Podem participar artistas, coletivos, grupos ou companhias, que façam uso das linguagens artísticas tradicionais combinadas com linguagens contemporâneas, como moda, culinária, design, performance, novas tecnologia, arte urbana, entre outras.

“A ideia é reforçar o caráter universitário do TUC, um nicho de cultura pop, um espaço apropriado pela juventude, aberto às experimentações que são próprias desse público”, explica o diretor de Ação Cultural da Fundação Cultural de Curitiba, Beto Lanza. Os projetos podem ser enquadrados em quatro modalidades distintas, dependendo da característica dominante (artes visuais, literatura, artes cênicas ou música).

Os aprovados farão parte da programação do TUC a partir de abril do próximo ano. Dois deles se referem à execução de um grafiti nas laterais da Galeria Júlio Moreira, que ficará exposto por até quatro meses após sua execução. Considerando que muitos dos interessados estarão concorrendo aos editais do Fundo Municipal da Cultura pela primeira vez, a Fundação Cultural de Curitiba organizou uma edição especial da Oficina de Formatação de Projetos Culturais, para orientar os novos empreendedores.

A oficina será realizada na próxima segunda-feira (7 de outubro), das 19h às 21h30, no Teatro Londrina do Memorial de Curitiba (R. Claudino dos Santos, 79 – São Francisco). Não é necessário fazer inscrição prévia e a entrada é gratuita. Junto com o Experimenta 2020, a Fundação Cultural de Curitiba lançou outros nove editais. As inscrições estão abertas e podem ser feitas até 24 de outubro, no sistema Profice. Mais informações estão disponíveis no site da Fundação Cultural de Curitiba (http://www.fundacaoculturaldecuritiba.com.br/leideincentivo/avisos).

***Santa Mônica abre Seletiva de Natação para Equipe 2020 por currículo***


Crédito da foto: Cleber Patricio.

***De olho em novos talentos para compor sua Equipe Oficial em 2020, o Santa Mônica Clube de Campo, um dos principais Clubes do Paraná, abriu a Seletiva de Natação por currículo nas categorias Mirim a Junior. Os atletas interessados devem enviar nome completo, data de nascimento, telefone para contato e currículo com histórico no esporte, até o dia 13 de dezembro, para o e-mail: joycenara@santamonica.rec.br.

Os atletas moniquenses contam com uma das melhores infraestruturas da modalidade no Brasil, a nova e moderna Piscina Olímpica, aquecida e coberta. Integram, ainda, o Projeto de Formação de Atletas do Comitê Brasileiro de Clubes (CBC), tendo subsídios em competições nacionais, estaduais e regionais, além de poder competir em torneios oficiais da Federação de Desportos Aquáticos do Paraná (FDAP) e Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos (CBDA). Nos últimos anos as Equipes têm se destacado em todos os âmbitos, pois contam, também, com o apoio de uma Equipe Multidisciplinar composta por treinadores capacitados, preparadores físicos, fisioterapeuta e nutricionista que dão suporte aos nadadores para desempenhos cada vez melhores.

O Clube oferece aos atletas transporte do Centro de Curitiba para o Santa Mônica, gratuito, de ida e volta. Sobre o Complexo Aquático do Santa Mônica - O Complexo Aquático conta com estrutura total de 7.243,65 m², formado por uma Piscina Olímpica, uma Semiolímpica (25m) e uma piscina para adaptação aquática de 15m. Toda a estrutura é coberta, com arquibancada, vestiários e as piscinas são aquecidas. Mais informações: 41 3675-4227 ou santamonica.rec.br.

***Instituição que visa fortalecer a democracia brasileira é lançada em Curitiba***

***Instituto I.AM Democracia pretende oferecer formação sobre valores democráticos, pesquisa científica e ações em corporações que querem ser mais plurais e inclusivas. Lançamento oficial é nesta sexta-feira (04), a um ano das eleições municipais de 2020. Com a intenção de oferecer conteúdo qualificado para formação e participação democrática, será lançado em Curitiba nesta sexta-feira (04) o Instituto Allan Menengoti pela Democracia, o I.AM Democracia. O início das atividades da instituição marca a contagem regressiva para um ano das eleições municipais de 2020 e reúne especialistas brasileiros para debater os pilares do regime político e promover a cultura cidadã. A juíza federal do Trabalho Mylene Pereira Ramos Seidl e o Doutor em Filosofia Roosevelt Arraes estão entre os painelistas convidados. O coquetel de lançamento do I.AM será realizado na Livraria da Vila, no Pátio Batel, a partir das 19h e é aberto ao público.

Para participar, basta se inscrever pelo site: https://bit.ly/2nAukan De iniciativa do jornalista e advogado Allan Menengoti, o objetivo da instituição é oferecer informações relevantes sobre política e envolver a população na esfera do diálogo, entendendo que o acesso à informação é requisito básico para qualidade da democracia. “Em um momento em que as pessoas têm medo de falar nós aproximamos o cidadão de um debate qualificado com grandes pensadores do Brasil e do mundo”, explica Menengoti. Semanalmente o I.AM vai publicar entrevistas em vídeo com grandes estudiosos da democracia. Pensadores e pesquisadores importantes como o filósofo Mário Sérgio Cortella, o cientista político americano Steven Levitsky e o sociólogo italiano Domenico de Masi já foram entrevistados pelo programa Elos da Democracia, que terá sua primeira exibição nesta sexta no portal online da instituição.

“Vamos reunir diferentes perspectivas para analisar a democracia, desde os aspectos históricos, o olhar do cinema e da literatura, os direitos humanos e a equidade de raça e gênero”, comenta Allan Menengoti, fundador do I.AM e jornalista responsável pela condução das entrevistas. Além de oferecer conteúdo gratuito para compreensão da democracia, a organização apartidária visa fortalecer os valores democráticos envolvendo grandes corporações por meio de treinamentos que reforçam pilares como equidade de gênero, igualdade racial e inclusão da pessoa com deficiência. “Além de propor uma gestão inovadora a essas companhias, queremos transmitir princípios norteadores da democracia e criar ambientes propícios para que eles sejam implementados de maneira concreta no mercado de trabalho”, comenta Allan Menengoti.

Palestrantes confirmados - Durante o lançamento desta sexta-feira o presidente do I.AM vai apresentar os pilares da organização e os principais parceiros. Os palestrantes convidados são Mylene Pereira Ramos Seidl, Juíza Federal do Trabalho em São Paulo que tem se destacado por sua atuação em casos envolvendo minorias, discriminação, trabalho escravo e acidentes do trabalho de grandes proporções; e Roosevelt Arraes, Mestre e Doutor em Filosofia Jurídica, especialista em Ética, fundador do Instituto Mais Cidadania, criador do Jogo da Eleição, material didático sobre democracia que já foi levado para mais de quatro mil alunos de escolas públicas.

Sobre o IAM Democracia - O Instituto Allan Menengoti para a Democracia (I.AM Democracia) é um Think Tank, um movimento apartidário, independente e inédito no Brasil pela forma em que se apresenta em defesa da democracia, da liberdade de imprensa e das demais garantias fundamentais democráticas previstas pela Constituição Federal. O I.AM tem o propósito de enfrentar o desafio de aproximar o cidadão do processo democrático por meio da oferta de conteúdos qualificados. Somos um Instituto de pesquisa e de formação para a democracia. A designação I.AM não é mera coincidência das iniciais ao nome do fundador, mas sim fruto do entendimento de que cada indivíduo é importante para o fortalecimento das instituições democráticas, considerando que todos, como cidadãos, devemos fazer parte do debate para o aprimoramento desse regime de governo.

Sobre Allan Menengoti - Fundador do Instituto Allan Menengoti pela Democracia (Iam Democracia), é Advogado pela Faculdade de Direito de Curitiba, especialista em Direito Constitucional pela Academia Brasileira de Direito Constitucional - ABDconst e realizou extensão de estudo no curso Justice, pela Faculdade de Harvard. É também jornalista pela Universidade Positivo e tem MBA em Gestão Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas - FGV. É integrante da Comissão de Inovação e Gestão da OAB Paraná. Serviço: Lançamento Instituto Allan Menengoti Data: 04 de outubro, às 19h Onde: Livraria da Vila - Shopping Pátio Batel Curitiba. Inscrições: gratuitas, pelo site
https://bit.ly/2nAukan.

***Confira os habilitados na fase de análise prévia do Edital do Audiovisual***

***A Secretaria de Estado da Comunicação Social e da Cultura (SECC) por meio da Coordenação de Ação Cultural e Economia Criativa (CACEC) torna público o resultado da etapa de análise prévia do Edital de Produção e Desenvolvimento de Obras Audiovisuais.

Foram 292 projetos habilitados e 22 não habilitados. Foram habilitados nas diferentes categorias: 50 projetos de Longa-Metragem; 45 de Telefilme; 140 de Curta-Metragem; 3 projetos de Jogos Eletrônicos; e 54 de Desenvolvimento de Projetos. “A gente ficou bem feliz com o número expressivo de projetos que foi habilitado nessa primeira fase e que agora seguem para a análise de mérito dos pareceristas”, comenta a técnica da CACEC e responsável pelo edital, Priscila Pacheco.

A análise prévia foi realizada por uma comissão composta por servidores da SECC que avaliaram os projetos em relação ao enquadramento da proposta enviada assim como os proponentes, com base nas regras estabelecidas pelo edital 001/2019. Essa primeira fase não prevê recursos por parte dos proponentes que tiveram seus projetos inabilitados. “Os proponentes que não foram habilitados na fase de análise prévia devem conferir no SisProfice o parecer da comissão, que mostra o motivo que levou a não habilitação do projeto”, explica Priscila.

Análise técnica - Os projetos habilitados seguem agora para a fase de análise técnica e de mérito, de caráter eliminatório, que será realizada por uma Comissão de Análise e Seleção composta por 10 profissionais, sendo cinco para prestar serviços de análise e emissão de pareceres técnicos nas tipologias Longa-Metragem, Telefilme, Curta-Metragem e Desenvolvimento de Projetos e outros cinco para a tipologia Jogos Eletrônicos. Os pareceristas serão escolhidos, dentro de suas respectivas áreas, no Banco de Pareceristas do Sistema de Informação da Cultura (SIC). Para mais informações acesse o site www.cultura.pr.gov.br, entre em contato com a Coordenação de Ação Cultural pelo e-mail cac@seec.pr.gov.br ou pelos telefones (41) 3321-4859 e (41) 3321-4782.

***4ª edição do Festival de Teatro Estudantil agita Curitiba***


Crédito da foto: Divulgação.

***Tem espaço para os clássicos, como “Romeu e Julieta”, “A Roupa Nova do Rei” e “Sonhos de Uma Noite de Verão”. Adaptações da literatura mais atual, como “A Mala de Hannah” e “A Fada que Tinha Ideias”. E até a montagem de textos que expressam conflitos próprios do público infantil e juvenil, como é o caso da peça “Bullying: Aconteceu Comigo” e “Acampamento dos Medos”. A programação do IV Festival de Teatro Estudantil, realizado pela Cia Jully Grisbach entre os dias 3 e 8 de outubro, está recheada de uma dezena de espetáculos para os mais variados gostos.

Um evento que, desde 2016, dá espaço a montagens de grupos teatrais de instituições públicas e particulares da capital paranaense, sendo também aberto à participação de projetos de outras cidades e estados. Nesta edição, por exemplo, conta com a presença de companhias de Goiânia e do Mato Grosso do Sul. Esse é Festival de Teatro Estudantil de Curitiba. Um projeto que tem incentivado o público mais jovem à apreciação artística, valorizado o fazer teatral entre as crianças e os adolescentes, promovido a troca de experiências entre educadores da área e chamado a atenção da sociedade para a importância do ensino das artes cênicas entre os estudantes da educação básica.

Em suas últimas edições, o Teatro Zé Maria tem se consagrado como o palco do evento. Conhecido como o Teatro da Classe, pertencente ao Centro Cultural Teatro Guaíra, ele receberá 14 espetáculos de mais de dez instituições inscritas com sessões abertas ao público em geral e ingressos a preços populares, apenas R$ 9,00 a entrada. De acordo com a atriz, professora de teatro e idealizadora do evento, Jully Grisbach, o festival este ano se torna uma ação de resistência em um país onde o ensino das artes tem sido desvalorizado. “É um incentivo à formação de plateia, pois concede às famílias uma oportunidade acessível de tornar as crianças público de apresentações onde os artistas também são crianças e adolescentes, gerando nelas identificação com quem está em cena.

Além disso, queremos incentivar os estudantes de teatro ao exercício e à apreciação da arte e proporcionar aos educadores o contato com uma gama variada de trabalhos e a troca de experiências com profissionais da mesma área”, explica Jully. As apresentações acontecem no período da noite durante a semana, ao sábado de tarde e, no domingo, a partir das 11h. O evento encerra com uma animada noite de premiações de caráter simbólico, onde todos são contemplados. Os ingressos podem ser adquiridos na bilheteria do Teatro Zé Maria ou diretamente com os grupos inscritos. A IV Edição do Festival de Teatro Estudantil conta com o apoio da escola Cena Hum, da Cia Alldeias, da BeLight Foto & Vídeo e do LABIC (Laboratório de Iluminação Cênica da FAP).

Serviço: 4ª edição do Festival de Teatro Estudantil Datas: 3 a 8 de outubro Horários: Quinta-feira (3), espetáculos a partir das 20h. Sexta-feira (4), espetáculos a partir das 19h. Sábado (5), espetáculos a partir das 13h. Domingo (6), espetáculos a partir das 11h. Terça-feira, noite de premiação às 20h30. Local: Teatro Zé Maria Endereço: Rua 13 de Maio, 655 - Centro Histórico Ingressos: R$ 9,00 – preço único. Escolas participantes: Colégio Nossa Senhora de Fátima, Colégio Santo Anjo, Instituto de Educação em Artes Gustav Ritter (Goiânia), Grupo Sagrado Coração, Os Contadores, Colégio Militar, Colégio Bagozzi, Colégio Positivo Ângelo Sampaio, Colégio Alldeias, Mais Quintal, Coletivo Cênico Giga Palcos (Mato Grosso do Sul), Colégio Nossa Senhora do Rosário. Programação de espetáculos: Quinta-Feira | 03/10: 20h - Espetáculo “O Fantasma de Máscara” – Colégio Senhora de Fátima.

Sexta-feira | 04/10: 19h - Espetáculo “A Fada Que Tinha Ideias” – Escola Santo Anjo. 20h30 – Espetáculo “Bullying: Aconteceu Comigo” – Instituto de Educação em Artes Gustav Ritter (Goiânia). Sábado | dia 05/10: 13h - Espetáculo “Sonho no Picadeiro” – Grupo Sagrado Coração 15h – Espetáculo “Romeu e Julieta” – Os Contadores 17h – Espetáculo “O Som do Silêncio” – Colégio Militar 19h – Espetáculo “A Família Addams” – Colégio Bagozzi 20h30 – Espetáculo “Chaves” – Colégio Bagozzi.

Domingo | 06/10: 11h – Espetáculo “Despertar da Arte” – Colégio Positivo Ângelo Sampaio 13h – Espetáculo “A Mala de Hannah” – Alldeias 15h – Espetáculo “A Roupa Nova do Rei” – Mais Quintal 17h – Espetáculo “Gigantes” – Coletivo Cênico Giga Palcos (Mato Grosso do Sul) 19h – Espetáculo “Acampamento dos Medos” – Colégio Nossa Senhora do Rosário 20h – Espetáculo “Sonhos de Uma Noite de Verão” – Colégio N. Senhora do Rosário Terça-Feira | 08/10: 20h30 – Noite de Premiação. Mais informações e venda de ingressos no site oficial do evento: http://festivalteatroestudantil.site.com.br.

***“O Fantástico Circo de Papel” circula pelo Paraná***


Crédito das fotos: Hugo Honorato.

***O Circuito Cultural, iniciativa do Sesi Cultura Paraná, promove o espetáculo “O Fantástico Circo de Papel” por 13 cidades do interior do estado de 8 a 26 de outubro. O espetáculo conta a história dos desafios enfrentados pelo Circo de Papel e seu maior inimigo: as traças. O apresentador Fiorini terá que se desdobrar para preservar o Circo. Personagens saltam do livro e ganham vida nessa espetacular história, criada a partir de técnicas de construção de bonecos bidimensionais de papel.

A peça aborda o universo circense como forte expressão artística da cultura popular e evidencia a fragilidade do material, como metáfora da condição atual dos circos. Utilizando técnicas do Teatro de Bonecos criados a partir do papel como material expressivo, o espetáculo “O Fantástico Circo de Papel” já circulou por importantes Festivais de Teatro Infantil e Teatro de Animação. A peça tem indicação livre e encanta a todos e todas pela linguagem do Teatro de Bonecos, Circo e Palhaçaria.


O Circuito Cultural do Sesi Cultura promove o espetáculo com entrada franca pelas cidades de Paranaguá (8/10), Curitiba (9 e 10/10), Ponta Grossa (11/10), Santo Antônio da Platina (15/10), Apucarana (16/10), Arapongas (17/10), Londrina (18/10), Japurá (22/10), Campo Mourão (23/10), Umuarama (24/10), Paranavaí (25/10) e Maringá (26/10). Os ingressos poderão ser adquiridos na bilheteria dos espaços, no dia da ação, uma hora antes do espetáculo (espaços sujeitos a lotação). O Sesi Cultura receberá a doação voluntária de 1kg de alimento não perecível no dia das apresentações.

Serviço: O Circuito Cultural do Sesi Cultura Paraná apresenta - O Fantástico Circo de Papel • Paranaguá: Data: 08 de outubro, às 15h Local: Cine Teatro Rachel Pereira da Costa - Rua XV de Novembro, 87, Centro Histórico. • Curitiba: Data: 09 de outubro, às 15h Local: Teatro Sesi Portão - Rua Padre Leonardo Nunes, 180, Portão. • Curitiba: Data: 10 de outubro, às 15h Local: Teatro Sesi de São José dos Pinhais - Rua XV de Novembro, 1800, Centro. • Ponta Grossa: Data: 11 de outubro, às 15h Local: Cine Teatro Ópera - Auditório A - Rua XV de Novembro, 468, Centro. • Santo Antônio da Platina: Data: 15 de outubro, às 20h Local: Teatro Sesi Santo Antônio da Platina - Rodovia BR 153, Km 40, Rua José Vieira Gusmão, 850.

• Apucarana: Data: 16 de outubro, às 15h Local: Cine teatro Fênix - Avenida Curitiba, 1215, Centro. • Arapongas: Data: 17 de outubro, às 14h Local: Arena Arte e Cultura Sesi - Avenida Maracanã, 3260. • Londrina: Data: 18 de outubro, às 19h Local: Centro Cultural Sesi/AML - Travessa Maestro Egidio Camargo do Amaral, 130. • Japurá: Data: 22 de outubro, às 15h Local: Salão Paroquial - Rua São Lourenço, 91, Jardim Primavera, Japurá. • Campo Mourão: Data: 23 de outubro, às 15h Local: Teatro Municipal de Campo Mourão - Avenida Comendador Norberto Marcondes, 684, Centro.

• Umuarama: Data: 24 de outubro, às 15h Local: Centro Cultural Vera Schubert - Avenida Rio Branco, 3633, Zona 1. • Paranavaí: Data: 25 de outubro, às 15h Local: Casa da Cultura Carlos Drummond de Andrade - Rua Miljutin Cogei, S/N, Centro. • Maringá: Data: 26 de outubro, às 15h Local: Teatro Reviver - Praça de Todos os Santos, S/N, Zona 2. Valor: Ingresso solidário – 1kg de alimento não perecível Classificação: livre - Duração: 55 minutos. Observação: os ingressos poderão ser adquiridos na bilheteria dos espaços, no dia da ação, uma hora antes do espetáculo (espaços sujeitos a lotação). O Sesi Cultura receberá a doação voluntária de 1kg de alimento não perecível no dia das apresentações. Mais informações: www.sesipr.com.br/cultura.

Sesi Cultura – Foi em 2008 que a Regional Paraná do Serviço Social da Indústria inaugurou uma área especificamente dedicada ao desenvolvimento de ações culturais ancoradas nas diretrizes previstas na Declaração Universal dos Direitos do Homem, como a diversidade, a pluralidade e a autonomia. Desde então, o Sesi Cultura Paraná tem promovido o acesso à cultura com foco em programas de formação artística e cultural, investindo em processos criativos, formação de plateia para todas as linguagens e na formação e desenvolvimento cultural com vocação local.

O Circuito Cultural Sesi, o Festival Sesi Música, os Núcleos Criativos do Sesi, o Zoom Cultural, os Programas Sesi Música, Sesi Arte, Sesi Audiovisual e Sesi Artes Cênicas são exemplos de programas desenvolvidos pela Gestão Cultural do Sesi. De 2008 até 2017, mais de um milhão de espectadores tiveram acesso à cultura por meio de cerca de 8,4 mil ações culturais realizados pelo Sesi Paraná. Todas essas ações sempre tiveram como objetivo o acesso ao bem cultural para o trabalhador da indústria, seus dependentes e para a comunidade de uma forma geral, além da difusão da arte em todas as suas manifestações, valorizando a diversidade e a pluralidade do povo brasileiro.

***FAE abre inscrições para o Vestibular de Verão 2020***


Crédito da foto: Divulgação.

***Estão abertas as inscrições para o Vestibular de Verão 2020 da FAE Centro Universitário. São mais de 20 cursos de graduação, ofertados nos campi da FAE em Curitiba, em Araucária e em São José dos Pinhais. As novidades do processo seletivo deste ano são os cursos semipresenciais nos campi da Região Metropolitana, a possibilidade de realizar a prova em 13 cidades do Paraná, de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul e o curso de Negócios Digitais, no campus Curitiba, desenvolvido para atender às necessidades da geração Z e da era 4.0. 

As provas são agendadas e podem ser realizadas até o dia 31 de janeiro de 2020. As inscrições custam R$ 30, para quem optar pelo campus Curitiba. Para a RMC e para as provas realizadas nas Unidades do Bom Jesus fora de Curitiba, é gratuita. Os interessados devem realizar inscrição on-line no www.fae.edu/vestibular. Para mais informações, basta enviar mensagem para vestibular@fae.edu ou para o WhatsApp (41) 99277-7200.

**Negócios Digitais - O novo curso da FAE foi desenvolvido em parceria com empresas do ecossistema de inovação, muito bem posicionadas na era 4.0, sob a tutoria pedagógica da FAE. Inédito no Brasil na modalidade bacharelado, o curso segue o conceito de inovação aberta, um modelo considerado novo para o meio acadêmico. A intenção é dar ao aluno a oportunidade de abraçar as múltiplas oportunidades que o mundo atual oferece, pois ele é um combinado de prática com expertise acadêmica.

Negócios Digitais oferece dupla graduação: o aluno que optar por esse curso, além desse diploma, também receberá o de Administração. A nova graduação é baseada nas tendências globais que visam à formação integral do estudante, competências técnicas e comportamentais, com o desenvolvimento de digital e soft skills, atendendo aos anseios do mercado e da própria geração, que é digital e hiperconectada, mas que ao mesmo tempo necessita de desenvoltura para lidar de maneira multidisciplinar e ágil, com inteligência emocional, com grande capacidade de resolver problemas.

“Nós temos certeza de que formaremos um profissional 4.0, pois Negócios Digitais atingiu um modelo ideal porque considerou todas as partes envolvidas em sua concepção: mercado, aluno, cenário global e academia. O aluno mudou, o mercado mudou, o mundo evoluiu e o Ensino Superior precisa acompanhar, se atualizar e estar atento para agir com responsabilidade e flexibilidade. Os alunos da FAE são globais e estão prontos para abraçar a sua escolha”, explica o pró-reitor acadêmico Everton Drohomeretski. Ele ressalta ainda que, “os alunos criarão uma empresa real e digital durante o curso. É empreendedorismo na prática, é multidisciplinaridade e alta capacidade de resolução de problemas”, completa.

**Provas nas Unidades do Bom Jesus - Em 2020, residentes em 13 cidades do Paraná, de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul poderão realizar o processo seletivo sem precisar se deslocar. A FAE levará a prova do vestibular para algumas Unidades do Bom Jesus presentes nas cidades participantes. A prova será realizada em apenas um dia, conforme calendário que segue abaixo. Todos os cursos ofertados em Curitiba e na Região Metropolitana estarão disponíveis. Os estudantes que optarem por essa modalidade estarão isentos da inscrição, que é gratuita, e ainda concorrerão a bolsas de estudo de 50% e 100%. O novo curso de Negócios Digitais, os cursos semipresenciais e os integrais de Direito, o Law Experience, e de Administração, o Management Experience Program (MEP), não se enquadram na política de bolsas.

Paraná Cidade: Arapongas Unidade: Bom Jesus Mãe do Divino Amor Data: 16/10/2019 Horário: das 14h às 17h. Cidade: Paranaguá Unidade: Bom Jesus Rosário Data: 17/10/2019 Horário: das 14h às 17h. Cidade: Rio Negro Unidade: Bom Jesus São José Data: 16/10/2019 Horário: das 14h às 17h. Cidade: Rolândia Unidade Bom Jesus Santo Antônio Data: 07/10/2019 Horário: das 14h às 17h. Santa Catarina Cidade: Blumenau Unidade: Bom Jesus Santo Antônio Data: 08/10/2019 Horário: das 14h às 17h. Cidade: Caçador Unidade: Bom Jesus Aurora Data: 17/10/2019 Horário: das 14h às 17h. 

Cidade: Florianópolis Unidade: Bom Jesus Coração de Jesus Data: 16/10/2019 Horário: das 14h às 17h. Cidade: Jaraguá do Sul Unidade Bom Jesus Divina Providência Data: 16/10/2019 Horário: das 14h às 17h. Cidade: Lages Unidade: Bom Jesus Diocesano Data: 09/10/2019 Horário: das 14h às 17h. Cidade: São Bento do Sul Unidade Bom Jesus São José Data: 17/10/2019 Horário: das 14h às 17h. Rio Grande do Sul Cidade: Arroio do Meio Unidade: Bom Jesus São Miguel Data: 11/10/2019 Horário: das 14h às 17h. Cidade: Vacaria Unidade: Bom Jesus São José Data: 16/10/2019 Horário: das 14h às 17h. Cidade: Venâncio Aires Unidade: Bom Jesus Aparecida Data: 18/10/2019 Horário: das 14h às 17h.

**Cursos semipresenciais - O objetivo da FAE é preparar o estudante para que ele esteja apto a aproveitar as oportunidades que desejar. Sendo assim, a Instituição está sempre atenta às necessidades do aluno, do mercado e da sociedade para que possa atender aos mais diversos perfis. Para o ano letivo de 2020, a FAE Centro Universitário, campi Araucária e São José dos Pinhais, lança quatro cursos de graduação semipresenciais de Gestão Financeira, Gestão Comercial, Recursos Humanos e Logística. Em Curitiba, haverá o curso de Gestão de Recursos Humanos. Essa modalidadeconecta encontros presenciais com estudos on-line. 

O processo seletivo é agendado e a inscrição é gratuita. Nos cursos semipresenciais, os alunos conquistam o diploma em dois anos, tendo aulas práticas duas vezes por semana, a cada 15 dias, com a facilidade de estudar a teoria on-line, da maneira como for mais conveniente para eles, com a mesma excelência dos demais cursos da FAE. ***Parcelamento próprio - O Acreditar, modalidade de parcelamento exclusiva da FAE, está disponível para todos os cursos ofertados, em todos os campi. Ao adquiri-lo, o estudante poderá parcelar até 50% do valor da mensalidade. É importante ressaltar que o benefício do parcelamento próprio se estende também aos veteranos.

**Enem - A FAE destina vagas para os estudantes que quiserem utilizar a nota do Enem como forma de ingresso. Podem ser utilizadas as notas dos últimos cinco anos. Para essa modalidade, há uma condição especial, baseada na nota da redação: terão 15% de desconto nas mensalidades do 1º semestre de 2019 os estudantes que atingiram de 500 a 700 pontos na redação; aos que tiraram entre 701 e 800, o desconto sobe para 20% e quem obteve pontuação acima de 801, 30%. 

Os alunos que optarem por utilizar a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) não terão de realizar a prova e estarão isentos da taxa de inscrição. Para os candidatos de São José dos Pinhais e Araucária, a inscrição na prova agendada também é gratuita; candidatos do campus Curitiba pagam um valor de R$ 30. A data da prova pode ser escolhida conforme a disponibilidade do vestibulando. O nome dos aprovados será divulgado no site www.fae.edu/vestibular. O ano letivo inicia no primeiro semestre de 2020.

**Ingresso sem vestibular - Os interessados em cursar uma segunda graduação podem ingressar na FAE mediante a apresentação de diploma, conforme critérios definidos em edital. Também é possível acessar a FAE por meio de transferência externa ou optar pelo aproveitamento da nota do Enem.

**Cursos: Campus Araucária (PR) – Rua São Vicente de Paulo, 1060 - Centro Administração (noite) Ciências Contábeis (noite) Engenharia de Produção (noite) Engenharia Elétrica (noite) Engenharia Mecânica (noite) Tecnologia em Gestão Comercial - Semipresencial Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos - Semipresencial Tecnologia em Gestão Financeira - Semipresencial Tecnologia em Logística - Semipresencial.

**Campus Curitiba (PR) - Rua 24 de Maio, 135 - Centro Administração (manhã e noite) Arquitetura e Urbanismo (manhã) Ciências Contábeis (noite) Ciências Econômicas (noite) Publicidade e Propaganda (manhã e noite) Design (noite) Direito (manhã e noite) Engenharia Civil (manhã) Engenharia de Produção (manhã e noite) Engenharia Mecânica (manhã e noite) Filosofia - Bacharelado (noite) Letras - Português e Inglês (noite) Negócios Digitais (manhã) Negócios Internacionais (manhã e noite) Pedagogia (noite) Psicologia (manhã e noite) Tecnologia em Gestão Comercial (noite) Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos - Semipresencial Tecnologia em Gestão Financeira (noite) Tecnologia em Logística (noite).

Cursos Integrais Direito Law Experience Management Experience Program (MEP). Campus São José dos Pinhais (PR) - Avenida Rui Barbosa, 9551 - Centro Administração (noite) Ciências Contábeis (noite) Direito (noite) Tecnologia em Gestão Comercial - Semipresencial Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos - Semipresencial Tecnologia em Gestão Financeira - Semipresencial Tecnologia em Logística - Semipresencial.

***Universidade Positivo realiza vestibular neste domingo***


Crédito da foto: Divulgação.

***O vestibular de verão 2020 da Universidade Positivo acontece neste domingo (6), em Curitiba e outras 12 cidades do Paraná e Santa Catarina. São mais de 8 mil vagas para cerca de 50 cursos de graduação presenciais, semipresenciais, de bacharelado, licenciatura e superiores de tecnologia. Em Curitiba, quase 10 mil estudantes devem fazer as provas, entre 8h e 12h e 14h30 às 19h30, na Universidade Positivo - câmpus sede Ecoville, unidade Praça Osório e Santos Andrade, além das sedes do Colégio Positivo - Jardim Ambiental, Colégio Positivo - Ângelo Sampaio e Colégio Positivo Júnior.

Os portões serão fechados 15 minutos antes do início das provas. O cartão de ensalamento deve ser impresso pelo site www.up.edu.br/vestibular e apresentado no dia. Para ter acesso aos locais da prova, o candidato deve ficar atento aos horários especiais e linhas de ônibus, que podem ser consultadas no site urbs.curitiba.pr.gov.br. Para o curso de Medicina são duas provas, uma de manhã e outra à tarde, totalizando 110 questões objetivas, mais a redação. Já para quem for tentar uma vaga para outro curso, a prova será à tarde, com 60 questões de múltipla escolha, mais a redação.

Serviço: Universidade Positivo - Vestibular de Verão 2020 Locais das provas: Universidade Positivo - câmpus sede Ecoville | Rua Professor Pedro Viriato Parigot de Souza, 5300 - Ecoville Unidade Praça Osório | Praça General Osório, 125 - Centro Unidade Santos Andrade | XV de Novembro, 904 - Centro Colégio Positivo - Ângelo Sampaio | Rua Alferes Ângelo Sampaio, 2300 - Bigorrilho Colégio Positivo - Jardim Ambiental | Rua Itupava, 985 - Hugo Lange Colégio Positivo Júnior | Rua Marcelino Champagnat, 733 - Bigorrilho.

Sobre a Universidade Positivo - A Universidade Positivo concentra, na Educação Superior, a experiência educacional de mais de quatro décadas do Grupo Positivo. A instituição teve origem em 1988 com as Faculdades Positivo, que, dez anos depois, foram transformadas no Centro Universitário Positivo (UnicenP). Em 2008, foi autorizada pelo Ministério da Educação a ser transformada em Universidade.

Atualmente, oferece mais de 60 cursos de Graduação presenciais, quatro cursos de Doutorado, sete cursos de Mestrado, mais de 190 programas de Especialização e MBA, sete cursos de idiomas e dezenas de programas de Extensão. A Universidade Positivo conta com três unidades em Curitiba, uma unidade em Londrina (PR), uma unidade em Joinville (SC), além de polos de Educação a Distância (EAD) em mais de 60 cidades espalhadas pelo Brasil. Em 2018, a Universidade Positivo foi classificada entre as 100 instituições mais bem colocadas no ranking mundial de sustentabilidade da UI GreenMetric.

Nenhum comentário:

Postar um comentário