quinta-feira, 26 de setembro de 2019

A Golondrina, faz curta temporada neste final de semana no Guairinha

***Peça inspirada em massacre homofóbico é encenada em Curitiba***


Crédito das fotos 01 e 02: João Caldas / Fotos 03 e 04: Odilon Wagner.

***Inspirada no ataque homofóbico que aconteceu na boate Pulse, em Orlando (EUA), o espetáculo teatral “A Golondrina” faz curta temporada em Curitiba neste final de semana, de sexta-feira (27/9) até domingo. A montagem estreou em São Paulo com grande repercussão, apresentando texto do dramaturgo espanhol Guillem Clua. As apresentações acontecem no Guairinha (R. XV de Novembro, 971 - Centro), na sexta-feira e sábado às 21h, no domingo às 18h.


No palco, estão Tania Bondezan (que também traduziu a peça) e Luciano Andrey. A atriz interpreta uma professora de música que perdeu o filho no massacre, um dos mais mortais já registrados naquele país. Andrey é Ramón, sobrevivente do mesmo ataque que a busca para ter aulas de canto. Enquanto a música permeia a história e cria conexões entre os dois ("Golondrina" é a palavra em espanhol para "Andorinha", canção significativa durante o enredo), vão se revelando profundas marcas deixadas pelo acontecido.


A empatia e a importância de entender e respeitar a dor do outro é tema importante do espetáculo. Sucesso de crítica e público na Espanha e na Inglaterra, "A Golondrina" é montada pela primeira vez no Brasil. A produção é assinada pelo ator e diretor de teatro Odilon Wagner, Ronaldo Diaféria e por Tania. Na direção, Gabriel Fontes Paiva.


O espetáculo teve uma bem sucedida temporada em São Paulo, passando por espaços como o Museu de Arte de São Paulo e o Teatro Nair Bello. Experiências pessoais usadas para abordar temas complexos é traço marcante da dramaturgia de Guillem Clua. Nascido em Barcelona, em 1973, o dramaturgo e diretor teatral passa da Guerra do Iraque para questões de identidade com fluidez. Seus trabalhos já foram traduzidos para o inglês, italiano, alemão e francês.

O massacre na Pulse - O atentado terrorista que ficou conhecido como Massacre de Orlando deixou mais de 50 pessoas mortas e 53 gravemente feridas. Foi até aquele momento configurado como o mais mortal crime em massa dos Estados Unidos. No dia 12 de junho de 2016, um terrorista doméstico entrou na boate LGBT Pulse na cidade de Orlando, atirando nos frequentadores.

Serviço: A Golondrina Dias 27, 28 e 29 de setembro Horário: dias 27 e 28 (sexta-feira e sábado) às 21h, 29 (domingo) às 18h Endereço: Guairinha - Auditório Salvador de Ferrante - R. XV de Novembro, 971 - Centro, Curitiba - PR Ingressos: R$ 80 inteira e R$ 40 meia entrada - Vendas: www.ticketfacil.com.br/eventos/cctg-a-golondrina.aspx.

Nenhum comentário:

Postar um comentário