segunda-feira, 22 de janeiro de 2018

Coluna do dia 222/01/18

***Os ingressos para o espetáculo BR-TRANS, que faz temporada na Caixa Cultural Curitiba, em fevereiro, começam a ser vendidos no próximo sábado (27/01)***


Crédito das fotos: Caique Cunha.

***Segundo a ONG Internacional Transgender Europe, o Brasil é o país onde ocorre o maior número de assassinatos de travestis e transexuais no mundo. O que está por trás de tanta violência e intolerância e quem são as vítimas? A peça BR-TRANS apresenta de forma poética, e sem deixar de recorrer ao humor, histórias de superação vividas por muitas destas pessoas.


Os ingressos antecipados para as apresentações em Curitiba podem ser adquiridos diretamente na bilheteria do teatro, a partir do próximo sábado (27/01). BR-TRANS fica em cartaz de 02 a 04 de fevereiro de 2018, sexta e sábado às 20h, e no domingo às 19h. A bilheteria fica aberta de terça a sábado das 12h às 20h e no domingo, das 16h às 19h.


No espetáculo, escrito e protagonizado pelo ator Silvero Pereira, dirigido por Jezebel de Carli, está o resultado de quatro anos de pesquisa feita por Silvero junto a travestis, transformistas e transexuais de Porto Alegre. Em cena, o ator/autor narra histórias de vida, interpreta canções e dá voz a um sem número de pessoas que a sociedade teima em manter invisíveis. Sem abrir mão do humor e da poesia, BR-TRANS trabalha pela inclusão, rompendo estereótipos e provocando reflexões.

"BR-TRANS é um processo artístico-documental que traça os pontos convergentes e divergentes do universo Trans brasileiro entre os polos regionais Nordeste e Sul do País. Trata-se de um trabalho estético com base nos afetos, nas relações estabelecidas durante a pesquisa e na oportunidade de provocar questionamento, quiçá uma transformação social a partir da quebra de preconceitos por meio da arte", afirma Silvero.

Serviço: BR-​Trans Local: Caixa Cultural Curitiba. Rua Conselheiro Laurindo, 280 – Curitiba (PR) Data: 02 a 04 de fevereiro de 2018 (sexta a domingo) - Horário: sexta e sábado, às 20h; e domingo às 19h. Ingressos: vendas a partir de 27 de janeiro (sábado). R$ 10 e R$ 5 (meia – conforme legislação e correntistas que pagarem com cartão de débito Caixa).A compra pode ser feita com o cartão vale-cultura. Bilheteria: (41) 2118-5111 (De terça a sábado, das 12h às 20h. Domingo, das 16h às 19h). Classificação etária: 14 anos. Lotação máxima: 125 lugares (2 para cadeirantes).

***Nova diretoria da Câmara de Valores Imobiliários do Paraná toma posse***


Crédito da foto: Luiz Silva.

***A Câmara de Valores Imobiliários do Paraná (CVI-PR), entidade que reúne 44 imobiliárias no Paraná, elegeu na noite dessa quinta-feira (18/1), a nova diretoria (gestão 2018-2019), em jantar realizado em Curitiba. O sócio diretor da Construa Assessoria Imobiliária, Azamor Carneiro, assumiu a presidência da associação para o próximo biênio no lugar antes ocupado por Márcio Danilo Favarim. Pela primeira vez desde a fundação da entidade, em 1963, uma mulher integra a diretoria, nessa gestão representada pela diretora-presidente do Grupo Gonzaga, Marília Gonzaga.

Carneiro é formado em Administração de Empresas e está no mercado imobiliário há 25 anos, tendo ocupado cargos de gerência na área de vendas de diversas empresas de Curitiba. Também tem forte atuação em entidades setoriais, como Diretor Administrativo da CVI-PR (2016 e2017), Conselheiro do Creci-PR (2014 a 2018), Diretor de Redes do Sindimóveis-PR (2016 e 2017) e Presidente da Rede Paraná Imóveis (2011 e 2012).

A Câmara de Valores Imobiliários (CVI-PR) atende pessoas físicas e jurídicas e atua na área de avaliação de imóveis, máquinas e equipamentos, bens móveis para ações judiciais ou valorização patrimonial, além de fundos de comércio e indústrias, em conformidade com as normas da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas), assumindo a função de balizadora de preços de ativos no mercado. O presidente eleito, Azamor Carneiro, diz que o objetivo da nova gestão é consolidar o trabalho da entidade. “Pretendemos aumentar as parcerias de vendas de imóveis dos nossos associados em Curitiba com a integração às principais cidades do interior do Paraná.

Com este trabalho, acreditamos que conseguiremos aumentar significativamente os laudos de avaliações, tornando a Câmara de Valores Imobiliários referência em avaliações de ativos no Paraná”, ressalta. Participaram da cerimônia de posse o presidente do Sinduscon-PR, Sérgio Crema; o presidente do Cofeci, João Teodoro da Silva; o presidente do Sindimóveis-PR, José Roberto Infante Bonatto; e o vice-presidente do Creci, Luiz Celso Castegnaro e os fundadores da CVI-PR, Plínio Gonzaga e João Martinho Cleto Reis, além de representantes de redes e imobiliárias de Curitiba e do Estado.

Confira a relação completa da nova diretoria da CVI-PR (gestão 2018-2019)

Presidente – Azamor Carneiro: Diretor de Administração – Edson Luiz Esquinazi. Diretora de Pregões e Eventos – Marília Gonzaga. Diretor de Finanças e Patrimônio –Elcio Gomes. Diretor de Avaliações – Jorge Henri Galiano.

Conselho Fiscal: Gerson Carlos da Silva. Amilton de Souza. Neuza das Graças Conrado. Sirleide Hasenauer (suplente).

Conselho Consultivo: João Françolin Tomazini. José Carlos Infante Bonatto. Carlos Paulino.

Membros natos: Plínio Gonzaga. João Martinho Cleto Reis. Luemir Jaques Bastos. Sérgio Luzi Araújo de Andrade. Julio Cesar Cattaneo. Luciano Giongo Tomazini. Darci Canteli. Márcio Danilo Favarim.

***Buscar atendimento médico emergencial pode evitar 50% das mortes por infarto***


Crédito da foto: Divulgação.

***Dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) apontam que anualmente cerca de 17,5 milhões de pessoas morrem vítimas de doenças cardiovasculares no mundo. No Brasil, a média anual chega a 350 mil, o que corresponde a um óbito a cada 40 segundos - duas vezes mais que todas as mortes decorrentes de câncer no país. “Infarto e demais doenças cardiovasculares, assim como, outros problemas de saúde podem ser evitados com a realização de check-up anual”, alerta o médico José Eduardo Marquesini, cardiologista e chefe do serviço de cardiologia do Hospital VITA, em Curitiba.

Segundo ele, é fundamental que a partir dos 40 anos as pessoas tenham o hábito de consultar regularmente um médico e fazer exames para checar a saúde ao menos uma vez ao ano. “Após os 40 anos, homens e mulheres estão mais suscetíveis às doenças do coração e ao infarto. Além disso, há alguns fatores de risco que estão associados ao problema, como hipertensão arterial, colesterol elevado e tabagismo”, ressalta.

Sintomas do infarto - O médico explica que, geralmente, a dor cardíaca está centrada da parte torácica e em alguns casos pode ser desencadeada a partir de atividades físicas. “O caráter da dor é mais opressivo, é como um aperto, pacientes relatam que a sensação é a de como se tivesse um peso sobre o peito. Os sintomas do infarto são múltiplos, pode ocorrer dificuldade de respiração, sudorese (suor excessivo), náuseas e vômitos”, destaca Marquesini. A dor permanece, em média, durante 20 minutos, podendo cessar e voltar. Em alguns casos, pode continuar por mais tempo, até 40 minutos”, explica o médico. Quanto à intensidade, segundo ele, pode ser de moderada a alta.

“Em pacientes diabéticos e idosos, pode se apresentar de forma mascarada, isto é, não haver qualquer dor no peito, ocorrer apenas um incômodo, semelhante a uma indigestão”, ressalta. “Ao sentir dor ou algum desconforto, a pessoa deve ir imediatamente ao hospital, 50% das pessoas que morrem por infarto é porque não tiveram atendimento médico, muitas vezes por não dar importância à dor e achar que não é nada grave e que não há necessidade de buscar auxílio médico”, alerta o cardiologista.

Dicas de prevenção: Controlar a pressão arterial; Monitorar os níveis de açúcar para que estes não fiquem elevados; Dieta saudável; Praticar atividade física regularmente; Evitar o tabagismo.

Sobre o Hospital VITA - A primeira unidade da Rede VITA no Paraná foi inaugurada em março de 1996, no Bairro Alto, e a segunda em dezembro de 2004, no Batel. O VITA foi o primeiro hospital brasileiro a conquistar, no início de 2008, a Acreditação Internacional Canadense CCHSA (Canadian Council on Health Services Accreditation). A certificação de serviços de saúde avalia a excelência em gestão e, principalmente, a assistência segura ao paciente. Além disso, o VITA é um dos hospitais multiplicadores do Programa Brasileiro de Segurança do Paciente (PBSP). Ele visa disseminar e criar melhorias inovadoras de qualidade e segurança do paciente. www.hospitalvita.com.br​.

Integra também o grupo de hospitais da Associação Nacional de Hospitais Privados – ANAHP.O VITA oferece atendimento 24 horas e é referência nas áreas de cardiologia, cirurgia geral, neurologia, cirurgia bariátrica, medicina de urgência, urologia, terapia intensiva, traumato-ortopedia e pediatria. Além disso, dispõe de um completo serviço de medicina esportiva, prestando atendimento a atletas de diversas modalidades; serviço de oncologia; Centro Médico e Centro de Diagnósticos. Para garantir um alto nível de qualidade nos serviços prestados aos pacientes, o VITA tem investido em ampliação da infraestrutura, tratamentos com equipes multidisciplinares, modernização dos equipamentos, humanização no atendimento, qualificação dos profissionais e segurança assistencial.

***Glamour de janeiro traz fotos de Lupita Nyong'o na capa da Vogue americana do mesmo mês***


Crédito das fotos: Divulgação.

***A edição de Janeiro da revista Glamour traz no editorial Top Beleza um guia completo sobre Ioga, ilustrada com fotos da Vogue americana do mesmo mês, com Lupita Nyong'o como estrela de capa.


Nas fotos, a vencedora de um Oscar por seu papel no filme 12 anos de escravidão, aparece fashionista na postura do guerreiro em um ensaio na água.

***Aceleradora de impacto social e ambiental lança edital nacional para selecionar 30 projetos***


Crédito da foto: Divulgação.

***O Instituto Legado de Empreendedorismo Social lançou a sexta edição do Projeto Legado, programa de aceleração gratuito que integra e capacita organizações que atuam em causas sociais ou ambientais. Em cinco anos de atuação, o PL já atendeu mais de 100 instituições brasileiras, contabilizando mais de 500 horas de atividades para mais de 200 empreendedores. As inscrições para 2018 já estão abertas e podem ser feitas no link http://institutolegado.org/pl18. Podem participar do programa associações, organizações não governamentais, fundações, institutos e negócios sociais com, no mínimo, um ano de funcionamento.

Os interessados devem preencher um questionário online no site do Instituto Legado e enviar um vídeo de dois minutos até o dia 09 de fevereiro. Todas informações e pré-requisitos estão disponíveis no edital. Nesta edição serão selecionadas 30 iniciativas de todas as regiões do país. Durante as edições anteriores, o programa capacitou instituições de cidades como Palmeira, Guarapuava, Maringá, Piên, Paranaguá, Belo Horizonte, além de Curitiba e região metropolitana.

O objetivo é democratizar o acesso a conhecimentos especializados e contribuir com a transformação da realidade brasileira. A seleção é feita pelo Instituto Legado e por uma equipe multidisciplinar de especialistas parceiros que avaliam critérios como histórico da organização, embasamento da causa e atuação, impacto socioambiental, inovação, criatividade e visão de planos para o futuro.

Como funciona - As capacitações têm duração de um ano com aulas em setores como gestão de projetos, legislação, sustentabilidade financeira e comunicação. Os encontros, que são feitos em modo presencial e online, incentivam os participantes a criarem cenários para suas atividades de curto, médio e longo prazo, com foco na expansão de impacto.

O objetivo é que, por meio do conhecimento adquirido e de atividades práticas, as organizações amadureçam e possam oferecer melhores oportunidades de futuro para as comunidades e grupos com os quais atuam. Ao final do processo de capacitação, as iniciativas sociais precisam apresentar um projeto de expansão de impacto, que será avaliado por uma equipe de profissionais ligados ao setor. Serão avaliados critérios como qualidade da apresentação, relevância do projeto e capacidade prática de implementação.

Os três projetos que mais se adequarem aos critérios exigidos recebem o investimento financeiro de R$ 10 mil mais um conjunto de horas de acompanhamento do Instituto Legado para implementar o plano ao longo do ano de 2019. O Projeto Legado é dividido em duas fases. Na primeira, as 30 organizações selecionadas participam de atividades voltadas para o fortalecimento de impacto, estratégia e liderança. Essa etapa tem o objetivo de auxiliar na estruturação da iniciativa participante.

Na fase seguinte, as organizações serão divididas em dois grupos, de acordo com a realidade e a fase de desenvolvimento. Uma parte será encaminhada para o grupo de Expansão de Impacto, visando o desenvolvimento de soluções que possam contribuir para o aumento de impacto e da sustentabilidade da atuação no longo prazo. Já o grupo de Fortalecimento Organizacional tem como objetivo auxiliar a iniciativa a se fortalecer, em termos de estrutura, organização e planejamento interno. O Projeto Legado 2018 tem abertura oficial em março e encerramento no fim de novembro.

Sobre o Instituto Legado - O Instituto Legado acredita que o Empreendedorismo Social é uma ferramenta eficaz para o desenvolvimento econômico e se propõe a ampliar o impacto de iniciativas sociais, causar transformações e deixar um legado. Atua em três frentes estratégicas: Capacitação, Educação Formal e Fortalecimento de Rede. A capacitação é executada por meio do Projeto Legado, programa que seleciona, capacita, conecta e investe em organizações sociais de alto potencial de impacto.

A segunda frente é a Educação Formal. Em parceria com a FAE Business School e o Amani Institute, o Instituto Legado estruturou a primeira pós-graduação em empreendedorismo e negócios sociais do Sul do Brasil. A terceira frente é o Fortalecimento de Rede, que promove e apoia ações sobre Empreendedorismo, Inovação, Negócios Sociais e Investimento de Impacto com a intenção de tornar Curitiba polo de discussões de relevância nacional e internacional. Para ajudar o fortalecimento da rede, há um ano foi criado o Legado Socialworking, um coworking exclusivo para negócios sociais.

***Bienal de Curitiba recebe visita da Embaixadora dos Emirados Árabes***


Crédito da foto: Fernanda Maldonado.

***O presidente da Bienal de Curitiba, Luiz Ernesto Meyer Pereira, recebeu a Embaixadora dos Emirados Árabes Unidos no Brasil, Hafsa Al Ulama, para uma visita ao Museu Oscar Niemeyer (MON) na tarde de sexta-feira (19). A visita da Embaixadora à Bienal abre grande espaço para futuras parcerias e intercâmbios culturais entre Brasil e Emirados Árabes.

Segundo a Embaixadora, “Os Emirados Árabes, especialmente a cidade de Abu Dhabi, está buscando dar ao mundo uma mensagem de tolerância e compreensão sobre a diversidade dos povos, e a arte de fato abraça esta causa”. Para ela, a visita ao MON e à Bienal de Curitiba é apenas o começo da abertura deste diálogo entre os dois países.

Abu Dhabi é considerada hoje um grande centro de difusão da arte contemporânea no mundo. O secretário de Estado da Cultura, João Luiz Fiani, e o Ministro das Relações Exteriores do Brasil, Paulo Roberto Palm, também participaram da recepção da embaixadora no MON.

***Corrida da Ponte Faculdade Inspirar terá parte da renda revertida aos Amigos do HC***


Crédito da foto: Divulgação.

***Os presidentes Grupo Inspirar, Esperidião Elias Aquim e Marcelo Marcio Xavier, e da Associação dos Amigos do HC, Pedro de Paula Filho, assinaram na última quarta-feira (17) um convênio em que empresas parceiras da associação terão descontos especiais em graduação, pós e extensão em cursos da Inspirar.

Além disso, 20% da renda de inscrições da Corrida da Ponte Faculdade Inspirar, que acontece no próximo domingo, realizada em Curitiba, e organizada pela Global Vita e SPORTSUL, será revertida aos Amigos do HC. A Corrida da Ponte acontece na Ponte Estaiada, no cruzamento da Avenida das Torres, e abre a temporada de corrida de rua de Curitiba. Serão provas 5 e 10 quilômetros, além da Corrida Kids.

***Positivo conquista 18 primeiros lugares no vestibular da UFPR***


Crédito da foto: Divulgação.

***O Curso Positivo comemora as conquistas dos estudantes no vestibular 2018 da Universidade Federal do Paraná (UFPR). Ao todo, foram 18 primeiros lugares e 79 aprovados em Medicina, curso mais concorrido do processo seletivo, com 64,22 candidatos por vaga.

Os destaques ficam com a aluna Marianna Yamila Gomes Brassaroto, que obteve o 5º maior resultado de todo o processo seletivo, que teve um total de 55.181 candidatos, e Maria Eduarda Guski, primeiro lugar geral em Medicina Veterinária, o quarto curso mais concorrido, com 26,63 candidatos/vaga. De acordo com o diretor do Curso Positivo, Alceu Gnoatto, o Curso continua reforçando o bom resultado de vestibulares anteriores e de outras instituições.

“Se somarmos os aprovados em Medicina, das maiores universidades de Curitiba, este ano 676 vagas são de nossos alunos”, destaca. Eduardo Milleo Kac, agora calouro de Medicina na UFPR, afirma que todo o esforço em busca da aprovação valeu a pena. “É a melhor sensação do mundo ter conseguido conquistar o que eu mais queria, é a realização de um sonho, isso não tem preço. Todas as horas estudo valeram a pena, todas as noites que passei angustiado e a pressão da família, tudo valeu a pena.

Em 2018, o Curso Positivo começa a oferecer uma modalidade de curso preparatório específico para quem sonha em fazer Medicina, o PosiMedicina. Nele, os alunos contarão com uma grade de aulas mais extensa, laboratório de redação com reescrita de temas já aplicados, professores assistentes e salas de estudos exclusivas, além de visitas guiadas e aulas práticas de medicina na Universidade Positivo. Outro destaque é o espaço para as aulas voltadas aos estudantes que almejam uma vaga no Instituto Tecnológico da Aeronáutica (ITA) e Instituto Militar de Engenharia (IME).

Sobre o Curso Positivo - Fundado em 1972, o Curso Positivo nasceu de um sonho de um grupo de jovens professores, apaixonados pela profissão, que se uniram por um ideal: criar um curso pré-vestibular diferente, que acompanhasse os estudantes até os dias que antecediam o vestibular - algo pioneiro no Brasil, no início da década de 70.

Desde então, o Curso Positivo se estabeleceu como uma instituição de destaque, registrando, historicamente, o maior índice de aprovação nos vestibulares mais concorridos das mais importantes faculdades e universidades do Paraná, bem como excelentes resultados nos exames das principais instituições de Ensino Superior do Brasil.

O Curso Positivo conta com duas sedes em Curitiba (PR) e uma em Joinville (SC) e dispõe de uma equipe de professores com grande experiência, material didático de alta qualidade para a melhor preparação e um inovador sistema de aulas dinâmicas totalmente focado na aprovação dos vestibulandos.

O Curso Positivo utiliza o Sistema Positivo de Ensino, da Editora Positivo, que fornece sistemas de ensino de vanguarda para escolas públicas e particulares, atingindo atualmente cerca de 1 milhão de alunos no Brasil e no Japão.

***Anexo do Museu Paranaense passa por obras de revitalização***


Crédito das fotos: Divulgação.

***O Museu Paranaense (MP) iniciou nesta segunda quinzena de janeiro obras de revitalização no piso inferior do anexo do museu, local que abriga o circuito da exposição de longa duração “Ocupação do Território Paranaense”. Por motivos de segurança, esta seção ficará fechada para visitação pelos próximos 60 dias, prazo previsto para conclusão da reforma. Observando a fachada do museu da Rua Ermelino de Leão é possível notar que o edifício termina em uma pirâmide de vidro. Esta estrutura apresentava rachaduras e, portanto, perigo estrutural.

A Secretaria de Estado da Cultura (SEEC), responsável pelo museu, licitou as obras para troca integral dos vidros, substituindo-os por novos e mais adequados, com filtro UV e coloração fumê, que garantem mais proteção às obras históricas e de arte ali expostas. “O Museu Paranaense é um importante equipamento cultural que conta a história do Paraná. Ano passado tivemos um número expressivo de visitantes e precisamos receber este público da melhor forma possível. Por isso realizaremos esta obra que trará melhorias para o espaço”, comentou o secretário de Estado da Cultura, João Luiz Fiani.


O diretor do Museu Paranaense, Renato Carneiro Jr., explica que a estrutura de suporte da pirâmide começou a apresentar problemas em meados do ano passado. “Esses problemas foram se agravando, com risco de desabamento em um determinado trecho. A SEEC, então, levantou recursos junto ao Governo do Estado, licitando a obra. Pedimos paciência aos nossos visitantes pelos inconvenientes da obra, mas ela é necessária e urgente, e trará grandes benefícios para este que é o terceiro museu mais antigo em funcionamento no Brasil”.

O anexo - Construído em 2002, quando o Museu Paranaense mudou-se para a sede da Rua Keller em frente às ruínas de São Francisco, o anexo é uma edificação de concreto, aço e vidro, em dois pisos, com cerca de 1.600 m2. Sua arquitetura contrasta com o prédio histórico de 1929, que já foi residência da família Garmatter, Palácio do Governo, Tribunal Regional Eleitoral e sede do Museu de Arte do Paraná, transferido para o Museu Oscar Niemeyer também em 2002, dando lugar ao Museu Paranaense.

O anexo abriga exposições que demonstram a presença humana no território paranaense há mais de 10 mil anos, testemunhos de povos indígenas do Paraná e do Brasil, das missões jesuíticas do século XVII no Norte e Oeste do Estado, aspectos da imigração para o Paraná e muitas outras exposições. “Depois de concluída a obra, o circuito será remodelado, incluindo novas exposições, uma vez que teremos uma área bem protegida e mais adequada à visitação”, completa Renato.

Exposições em andamento - O Museu Paranaense está aberto à visitação de terça a sexta-feira, das 9h às 18h. Sábados, domingos e feriados, das 10h às 16h. A entrada é gratuita. Quem visitar o espaço poderá conferir as exposições: “Mestre Maé da Cuíca: Carnaval, Samba e Futebol”; “Porque o mundo nunca deve perder o seu afeto”, da Bienal de Curitiba; “Imigração no Paraná”; “Igrejas Ucranianas no Paraná”; “Memorial à Indústria da Erva-Mate”; “Moedas Romanas”; entre outras.

***Excesso de água nos ouvidos pode causar dor***


Crédito da foto: Divulgação.

***A água das piscinas ou do mar aliviam o calor, mas ao entrar nos ouvidos podem provocar a chamada otite que é uma infecção no canal auditivo externo, que pode acometer desde a porção mais externa da membrana do tímpano até o pavilhão auricular comumente chamado de orelha.

"A infecção acontece devido a uma invasão de microrganismos da superfície para a profundidade da pele causando dor, coceira, sensação de ouvido entupido e secreção", explica a otorrinolaringologista do Hospital IPO, Adriana Kosma. Segundo a especialista, a otite pode ocorrer por conta da umidade no ouvido, que favorece o crescimento de bactérias e fungos.

Além disso, ela explica que não se deve nadar em água imprópria para banho, colocar os dedos, cotonetes ou outros objetos nos ouvidos. "Esses podem danificar a fina camada de pele que reveste o canal auditivo, favorecendo ou causando a infecção", conta. Pessoas com conduto auditivo mais estreito são mais suscetíveis. "A pessoa com sintomas deve evitar ao máximo molhar o ouvido. Permanecendo os sintomas ela deverá buscar atendimento médico”, explica.

Segundo Adriana, o diagnóstico é realizado considerando os sintomas e por meio do exame otológico, que permite visualizar o interior do ouvido. "O tratamento da otite externa inclui o uso de analgésicos e antibióticos ou antifúgicos em gotas, como medicação tópica. O calor local ajuda a aliviar a dor", ensina. "A otite externa geralmente não é um problema sério. No entanto, caso não tratada adequadamente, podem ocorrer complicações como perda da audição, dano na cartilagem e otite crônica", afirma.

***Cuidados na piscina e na praia podem evitar doenças***


Crédito da foto: Divulgação.

***A dermatologista Natasha Unterstell, de Curitiba, recomenta cuidados redobrados ao frequentar praias e piscinas para evitar o surgimento de doenças transmitidas pelo contato com a água suja ou contaminada. Algumas precauções podem ser tomadas, entre elas, secar bem o corpo toda vez que sair do mar ou da piscina, em especial a virilha.

Evitar uso de roupas úmidas ou molhadas por tempo prolongado; tomar cuidado com a qualidade da água; usar chinelo na areia; evitar praias frequentadas por animais e proteger as lesões ou feridas da pele com curativo à prova d’água. Uma das doenças mais comuns que ocorre ao frequentar as praias é o bicho geográfico, doença causada pela entrada de parasitas através de feridas ou cortes na pele, causando sintomas como coceira e vermelhidão.

Esses parasitas estão presentes no intestino e nas fezes de animais domésticos como cachorro e gato, e a pessoa é contaminada quando a pele ferida entra em contato com resquícios das fezes desses animais, que podem estar presentes no quintal de casa ou na areia da praia, por exemplo. A recomendação da dermatologista é tratar o bicho geográfico com antiparasitário oral e tópico.

Embora seja encontrada no mar o ano inteiro, a água-viva se reproduz com maior frequência nas praias, no verão, por isso os banhistas devem ficar mais atentos.

A médica recomenda ao banhista que sofrer queimaduras com as toxinas da água-viva, lavar a pele com água salgada ou vinagre, que neutraliza o veneno e ajudar a diminuir a dor . “Não se deve lavar a pele com água doce porque a água-viva ou caravela têm pequenas espículas que vão liberar o veneno justamente ao entrar em contato com a água doce” aconselha a dermatologista.

Piscinas - Segundo a dermatologista Natasha Unterstell, as doenças mais comuns que podem ser adquiridas em piscinas são as micoses, verrugas e o molusco contagioso. “As pessoas pegam micose nas piscinas porque nem sempre a água é bem tratada ou então não enxugam adequadamente os pés e áreas de dobras favorecendo a proliferação de fungos”, diz a dermatologista.

A doença é tratada com cremes antifúngicos e em casos mais graves com antifúngicos orais. Já a verruga e o molusco contagioso são doenças causadas por vírus que podem surgir quando há lesão na pele e contato com água contaminada.

***Museu Alfredo Andersen recebe nova exposição fotográfica em janeiro***


Crédito das fotos: Divulgação.

***No próximo dia 30, terça-feira, às 18h, o Museu Alfredo Andersen (MAA) abre a mostra “Oceano entre Terras: convergência e hibridação”, com obras dos fotógrafos Adam Lipinski e Hermes de la Torre. A entrada é gratuita.


“Oceano entre Terras: convergência e hibridação” traz 50 fotografias que refletem diferentes formas de ver o mundo, retratando espaços que poderiam estar nos dois lados do Oceano Atlântico, seja na Europa ou na América Latina. A exposição tem curadoria de Elena Barcellos e Oscar Dominguez Nuñez e permanece no MAA até 1º de abril.

A realização da mostra é fruto da colaboração entre o Museu Alfredo Andersen, a Embaixada da Espanha no Brasil, o Instituto Cervantes - Curitiba em parceria com a Bienal Internacional de Curitiba.

Serviço: Abertura da exposição “Oceano entre Terras: Convergência e Hibridação” Dia 30 de janeiro de 2018 às 18h - Entrada gratuita. Museu Alfredo Andersen Rua Mateus Leme, 336. Curitiba-PR Terça a sexta-feira, das 9h às 18h - Sábado, domingo e feriado das 10h às 16h Tel: (41) 3222-8262 | (41) 3323-5148 - www.maa.pr.gov.br | maa@seec.pr.gov.br.

***Domingo Kids promove brincadeiras ao ar livre para crianças no Santa Mônica***


Crédito das fotos: Divulgação.

***Nas gerações anteriores, as férias de verão eram tipicamente marcadas pela grande presença de crianças nas ruas e parques, promovendo brincadeiras ao ar livre. Nos dias de hoje, por questões de segurança, tudo mudou, os equipamentos eletrônicos e jogos virtuais estão ganhando cada vez mais espaço.

Para resgatar um pouco dessas atividades, o Santa Mônica Clube de Campo promove no dia 28 de janeiro, o Domingo Kids, na Área de Lazer, possibilitando o envolvimento dos pais com os filhos em algumas brincadeiras ao ar livre. Será uma tarde de diversão com brincadeiras antigas, como bets, frescobol, pega-pega, além de música, esporte, piscina de bolinhas, cama elástica, brinquedos infláveis e oficinas culturais.


As atividades, que são gratuitas para associados e convidados, procuram incentivar a integração, possibilitando que as crianças descubram todo o seu potencial e o mundo ao seu redor, por meio de brincadeiras ao ar livre que tragam benefícios à saúde, auxiliem na coordenação motora, na criatividade, na autoestima e na interação social com amigos e pais, fortalecendo os laços e tornando estes momentos inesquecíveis!

Serviço: Domingo Kids - Santa Mônica Data: 28 de janeiro de 2018 - Horário: 14h às 17h Local: Santa Mônica Clube de Campo na Área de Lazer Inscrições gratuita no local. Mais informações: (41) 3675 4206.

***No aniversário de São Paulo, pedestres serão convidados a participarem de vivência sobre acessibilidade no complexo HC***


Crédito da foto: Divulgação.

***No dia 25 de janeiro, aniversário de São Paulo, das 10h às 17h, a Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência, a Faculdade de Medicina da USP, o Hospital das Clínicas, a Rede de Reabilitação Lucy Montoro e o Instituto de Estudos Avançados da USP (IEA) promoverão a “Maratona Diária pela Vida”.

A iniciativa acontecerá no complexo do Hospital das Clínicas, localizado na Avenida Dr. Enéas de Carvalho Aguiar, 255 e tem o objetivo de conscientizar as pessoas sobre a importância da acessibilidade no local. O ponto dá acesso a oito institutos do complexo HC e a circulação de pedestres e ambulâncias ultrapassa um milhão e meio de pessoas por ano. Desse total, boa parte do movimento é de pessoas com mobilidade reduzida.

O Instituto Cidade em Movimento (IVM), o Caronetas e Urb-i: Urban Ideas também organizam o evento. Das 10h às 11h, haverá uma roda de conversa sobre hortas urbanas e PANCs- Plantas Alimentícias Não Convencionais, conduzida pela coordenadora do Grupo de Estudos em Agricultura Urbana do IEA, Thaís Mauad , além de degustação de pratos produzidos com as PANCs. Entre 11h e 15h, a atividade Vida sobre Rodas convidará os pedestres a saírem com cadeira de rodas da estação Clínicas do metrô e percorrerem pelo complexo HC.

Entre 11h e 12h, haverá a apresentação da banda musical composta por pacientes da Rede de Reabilitação Lucy Montoro; das 12h às 15h, serão ministradas aulas de ginástica postural e haverá circuito de atividades físicas com fisioterapeutas e profissionais do condicionamento físico da Rede e às 15h haverá um desfile do bloco de carnaval. Ao longo do evento, serão ministradas palestras, oficina de pintura com a boca e os pés, além de estarem disponíveis trenzinhos, handbikes e bicicletas família para todos os participantes. Os presentes também poderão fazer o Tour HC, uma visita guiada pelo complexo hospitalar. Durante as atividades, o fluxo de veículos será restrito apenas às ambulâncias.

As vagas de estacionamento se tornarão espaços de convívio e de atividades para as pessoas e parte da rua será usada como uma ampliação das calçadas, tornando-as maiores e confortáveis. A programação completa pode ser conferida no site: https://viradadamobilidade.com.br. A ideia do evento surgiu na Virada da Mobilidade de 2017, após a exibição do documentário “(Dis) Mobilidade Urbana”, realizado pelo Instituto de Estudos Avançados (IEA) da USP e a Faculdade de Medicina da USP. O filme mostra os problemas enfrentados por quem circula pela Dr. Enéas. (https://www.youtube.com/watch?v=J4U3_JiYpk4&t=1s).

***Meliá Paulista é uma ótima opção de hospedagem durante o Carnaval em São Paulo***


Crédito das fotos: Divulgação.

***O hotel Meliá Paulista é uma ótima opção para quem deseja vir a São Paulo no Carnaval para curtir a cidade no feriado de 4 dias e participar dos Blocos de Carnaval de rua, que têm sido muito procurado nos últimos anos. O Meliá está localizado em frente a estação Consolação do metrô que tem acesso à linha Amarela com destino aos tradicionais bairros da cidade, como Vila Madalena e Pinheiros, referência do Carnaval de rua paulistano, além de estar entre as ruas Augusta e Consolação, que possuem grandes concentrações de blocos carnavalescos. Uma outra atração para quem passar o Carnaval no Meliá é a Paulista aos domingos e feriados.


A avenida vira um palco com diversas atrações culturais e esportivas e recebe visitantes e moradores de todas as regiões. Vale a pena conhecer. No último ano, o Carnaval de São Paulo 2017 contou com um número superior a 500 blocos de rua cadastrados, um percentual que ultrapassou 40% em relação ao ano anterior. (Programação completa dos blocos de rua no site: http://www.blocosderua.com.

Serviço: Meliá Paulista Business & Convention – Av. Paulista, 2.181, São Paulo Quando: de 09 a 13 de fevereiro de 2018 Hospedagem Carnaval: A partir de R$ 319 a diária para 2 pessoas em apartamento categoria Classic Casal com café da manhã servido no restaurante Gran Vía. Taxas não inclusas no valor da diária Aceita todos os cartões de crédito. Não aceita cheques Informações e reservas: (11) 2184-1670 – reservas.paulista@meliahotels.com.br.

Sobre o hotel Meliá Paulista Business & Convention - Com Certificado de Excelência TripAdvisor em 2016 e Booking 2014, 2015 e 2016; Prêmio de Excelência 2016 pelo Decolar.com; e EcoLíder Prata e Bronze do TripAdvisor 2016 e 2017, o Meliá Paulista – que também foi ganhador do Prêmio Top Choice 2016 e foi indicado pelo Guia Michelin 2015, 2016 e 2017 São Paulo e Rio de Janeiro e Guia Quatro Rodas em 2015 e 2016 – se destaca por ser um emblemático estabelecimento localizado na Avenida Paulista, em São Paulo, uma das principais artérias de negócios da América Latina e uma das avenidas mais cosmopolitas do mundo. Por sua localização central, o Meliá Paulista é um hotel ideal tanto para viagens de negócios como de lazer em São Paulo.

O empreendimento conta com 400 apartamentos e sofisticadas suítes, além de um restaurante de cozinha contemporânea, lobby bar, sala de leitura, fitness e estacionamento. O hotel também oferece 7 salas de reuniões e 3 salões para eventos e convenções para até 300 pessoas. O Meliá Paulista fica em frente a Estação Consolação, Parque Trianon, Museu de Arte de São Paulo (MASP) e de outros centros culturais e teatros. Também está a poucas quadras das melhores lojas de grifes nacionais e internacionais. Outra vantagem em se hospedar no Meliá Paulista é que o hotel fica próximo a vários consulados, como: África do Sul, Albânia, Argentina, Bélgica, Bolívia, Chile, Coréia do Sul, França, Índia, Itália, Japão, Jordânia, Líbano, Luxemburgo, Mônaco, República Dominicana, Síria, Suíça e Taiwan.

Sobre a Meliá Hotels International no Brasil - No Brasil há 26 anos, a Meliá Hotels International é pioneira em seu segmento e é considerada uma das 3 Melhores Redes Hoteleiras do País por sua trajetória de grande sucesso. Atuando principalmente no segmento de hotéis “business”, a rede – que já administra diversos empreendimentos localizados nas cidades de São Paulo, Campinas, Brasília, Recife e Rio de Janeiro, sob as marcas Gran Meliá Hotels & Resorts (sua marca de luxo mais universal e emblemática), Meliá Hotels & Resorts e TRYP by Wyndham. Os hotéis administrados pela rede no Brasil foram selecionados pelo guia Michelin em 2015, 2016 e 2017 e receberam o Certificado de Excelência 2016 e 2017 do TripAdvisor. www.melia.com.

Nenhum comentário:

Postar um comentário