quinta-feira, 2 de novembro de 2017

Coluna do dia 02/11/17

***Caixa Cultural traz a Curitiba a sambista Teresa Lopes***


Crédito das fotos: Guto Martins.

***A Caixa Cultural Curitiba apresenta, no dia 07 de novembro, dentro do projeto Samba de Bamba, o show da brasiliense Teresa Lopes. Esta é a penúltima atração do projeto Samba de Bamba. No show, preparado especialmente para o projeto, Teresa mostra em primeiríssima mão canções de seu disco “Clara Essência”.

Com direção musical assinada por Rafael dos Anjos, é o primeiro disco da carreira da artista e será lançado, em Brasília, no início de dezembro. O repertório foi cuidadosamente tecido no samba, com elementos da música afro-brasileira.


Conhecida pela interpretação singular, grande potencial vocal, pesquisa de repertório refinada e musicalidade marcadamente influenciada pelas sonoridades afro-brasileiras, Teresa Lopes é uma fiel representante do samba produzido em Brasília e do legado cultural de grandes cantoras negras brasileiras. No palco, a cantora será acompanhada por Rafael dos Anjos (violão e direção musical), Thiago Viegas (percussão), Thanise Silva (flautas) e Juninho Alvarenga (cavaquinho).

Criada em um ambiente especialmente musical, em seus 15 anos de carreira, Teresa Lopes vem se dedicando ao samba. Em sua trajetória, figuram apresentações junto a nomes consagrados do mais conhecido gênero musical brasileiro, como Almir Guineto, Luís Carlos da Vila, Neguinho da Beija Flor e Dona Ivone Lara.

Serviço: Samba de Bamba – Teresa Lopes Local: Caixa Cultural Curitiba. Rua Conselheiro Laurindo, 280 – Curitiba (PR) Data: 07 de novembro de 2017 (terça-feira) - Horário: 20h. Ingressos: vendas a partir de 04 de novembro (sábado). R$ 20 e R$ 10 (meia – conforme legislação e correntistas que pagarem com cartão de débito Caixa). A compra pode ser feita com o cartão vale-cultura. Bilheteria: (41) 2118-5111 (De terça a sábado, das 12h às 20h; e domingo, das 16h às 19h). Classificação etária: Livre para todos os públicos. Lotação máxima: 125 lugares (2 para cadeirantes).

***MercadoSal recebe mais de 10 mil pessoas na inauguração***


Crédito das fotos: 01, 02, 03 e 04: Alcelly Jose Flores / Foto 05: Divulgação.


***A inauguração do MercadoSal, espaço com mais de 40 opções de contêineres de comidas e bebidas, foi marcada por muita diversão e atrações para adultos e crianças. O polo gastronômico abriu as portas no sábado, 28, com uma circulação de mais de 10 mil pessoas durante todo o dia.


O evento contou com a apresentação do DJ RonyPek e das bandas Trio Quintina, com um setlist de samba; Hot Foxxy, trazendo o hard rock dos anos 80 e 90, e Sou! Brooklyn, variando entre rock, blues e soul.


Além das atrações musicais, as crianças aproveitaram o espaço kids, operado pelo Kinder Park, e atividades como escultura em balões e camarim de pintura. Os clientes do MercadoSal também puderam escolher a música que gostariam de ouvir através do aplicativo Juuke.


Cerca de 400 pessoas utilizaram o app e, em média, 700 videoclipes foram exibidos nos quatro telões espalhados pelo local. O aplicativo do MercadoSal, disponível para Android e iOS, teve mais de 100 downloads. O app mostra o cardápio e preço dos produtos de todos os contêineres e tem como opção o pagamento por cartão ou diretamente no balcão, evitando a formação de filas.

Investimento - s obras do MercadoSal iniciaram em julho de 2017 e duraram três meses. Ao todo, foram investidos seis milhões de reais. Além de toda a infraestrutura disponibilizada, o MercadoSal inaugura, em breve, mais dois ambientes para que as famílias possam aproveitar o espaço com mais conforto, segurança e diversão: o cinema ao ar livre e o Pet Park.

Sobre o MercadoSal - O MercadoSal é um polo gastronômico com mais de 40 contêineres. O espaço tem 9.400 m2 e conta com espaço família e kids, palco para apresentações, mesas nas áreas interna e externa e estacionamento. O empreendimento fica na Rua Itacolomi, 1515, esquina com Rua Felinto Bento Vianna. O horário de funcionamento é de terça a domingo, das 11h às 23h.

Serviço: MercadoSal Inauguração: 28 de outubro de 2017 Horário de atendimento: De terça a domingo, das 11h às 23h. Rua Itacolomi, 1515 – Portão - Curitiba – PR.

***Posigraf conquista prêmio de sustentabilidade***


Crédito da foto: Divulgação.

Na foto: A supervisora do Sistema Gestão Integrado da Posigraf, Andréa Luiza Silva Arantes com a coordenadora de Marketing da Posigraf, Karime de Fátima Paulino, durante premiação.

***A Posigraf foi reconhecida com o SELO SESI ODS 2017, que premia projetos de organizações públicas e privadas voltados aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) em cinco categorias. A gráfica do Grupo Positivo foi a vencedora na categoria Grande Indústria, com o case “Compromisso com a conservação da Biodiversidade validado pela Certificação LIFE”.

Antes de se tornar a primeira indústria brasileira a receber a certificação LIFE, a Posigraf escalou vários patamares de gestão, alcançando certificações nos campos da gestão da qualidade, gestão ambiental e procedência florestal do papel usado na produção industrial.

A adoção da Mata do Uru pela Posigraf, garantindo a preservação da área, foi a mais importante ação para que a gráfica obtivesse a Certificação LIFE. O foco da adoção está em manter a biodiversidade da floresta, mas também abre espaço para o desenvolvimento de pesquisas e atividades educativas no local.

A empresa também pratica algo muito comum hoje no mercado: a preferência a parceiros que atendam a determinados padrões e requisitos sociais e ambientais. E na posição de fornecedora, ela também é auditada por parceiros comerciais que desenvolvem programas de sustentabilidade e precisam garantir o cumprimento de alguns padrões em todas as fases do processo produtivo.

“Na Posigraf buscamos praticar a estratégia de sustentabilidade de forma integrada, com processos geridos por meio de indicadores e metas, com orientação para longo prazo e foco no engajamento de stakeholders. Do ponto de gestão da vista da cadeia de suprimentos, acreditamos na construção de relações fundamentadas pela integridade, transparência e atendimento à requisitos legais” afirma a supervisora do Sistema Gestão Integrado da Posigraf, Andréa Luiza Silva Arantes.

Sobre a Posigraf - Há 45 anos no mercado, a Posigraf, gráfica do Grupo Positivo, é uma das maiores gráficas da América Latina. Instalada em uma área de 52 mil m2, a companhia tem um escritório em São Paulo e representações em todo o Brasil. Seu portfólio de serviços compreende a produção de livros didáticos e publicações especiais, tabloides e materiais promocionais, além de revistas e periódicos.

***Procura pela compra de experiências motiva criação de empresa de eventos especiais***


Crédito da foto: Mariana Barcellos.

***Após mais de 20 anos na área de varejo, Solange percebeu que o que envolvia sua clientela ao seu produto e sua marca eram os eventos de relacionamento que ela promovia. Pensando em cada detalhe, a empresaria sempre prezou pelo cuidado com seus convidados, do convite ao pós-evento.

Sendo assim, resolveu fechar a loja que ainda mantinha e dedicar-se ao sonho de ter sua própria empresa de eventos. “Foram seis meses de amadurecimento da ideia e estruturação de um plano de negócio para chegar ao que eu tinha em mente”, comenta a empresaria.

Em julho de 2017 surgiu então a LuhSol – Eventos Especiais, com o intuito de oferecer uma nova proposta em organização de eventos. O foco não são grandes festas, como casamentos ou 15 anos. A proposta da LuhSol é desenvolver eventos sociais e corporativos onde o relacionamento e o conhecimento estejam de mãos dadas, por isso sempre busca inserir um momento de aprendizado em seus encontros, agregando conteúdo intelectual aos participantes.

“Acredito que o tempo seja um recurso escasso na vida de todos, portanto, por que não otimizá-lo oferecendo um momento de descontração, mas onde você também amplia sua rede de contatos e aprende algo?”, indaga Solange. Dentro desta proposta, a empresa vem trabalhando com jantares temáticos, confrarias, palestras, eventos filantrópicos e viagens exclusivas.

Clube das Divas - Junto com a empresa surgiu também o “Clube das Divas”, um grupo exclusivo para mulheres empreendedoras que se reúnem periodicamente para estreitar seus laços comerciais, além de ter um momento de confraternização e aprendizado.

As confrarias, promovidas mensalmente pela LuhSol, contam com gastronomia assinada e um tema de interesse de todas que será debatido por especialistas convidados. Também faz parte das atividades do grupo, ações filantrópicas, sendo ao apoiar uma atleta júnior de tênis de mesa, ou para arrecadação de doações em datas específicas, como dia das crianças e outubro rosa.

“O Clube das Divas é um projeto inspirador, o qual permite que eu aplique toda a minha expertise em diversos formatos de eventos, tornando-se uma vitrine para os meus potenciais clientes”, finaliza a empresaria. Missão - Por meio da LuhSol, Solange procura promover a valorização das pessoas, produtos e momentos, explorando detalhes exclusivos, através de experiências únicas e especiais de conexão.

***Torneio de Tênis da Amizade Brasil-Japão acontece neste feriado no Santa Mônica***


Crédito da foto: Divulgação.

***O Parque Tenístico do Santa Mônica Clube de Campo sediará a 22ª edição do Torneio de Tênis da Amizade Brasil-Japão entre os dias 3 e 5 de novembro de 2017. A tradicional disputa iniciou na comemoração aos 100 anos da assinatura do Tratado da Amizade entre os dois países.

O evento promovido pelo Curitiba Tênis Clube, contará em 2017 com 535 atletas inscritos, que integram as 107 equipes participantes, com competidores de São Paulo, Brasília, interior do Paraná, Curitiba e Região.

A competição terá jogos Feminino nas categorias 30, 40 e 50 anos, A , B e, no Masculino, nas categorias 35, 45, 50, 55, 60 e 65 anos, A e B. Os confrontos são realizados em jogos de duplas, que envolvem equipes com no mínimo 4 e no máximo 6 jogadores.

Serviço: De 3 a 5 de novembro de 2017 Local: Santa Mônica Clube de Campo Rod. Régis Bittencourt (BR-116) Km 6, nº 5000, Bairro Mauá - Colombo/PR Informações: www.santamonica.rec.br.

***Secretaria da Cultura promove o Mês da Consciência Negra em novembro***


Crédito das fotos: Divulgação.

***A Secretaria de Estado da Cultura (SEEC) promove pelo terceiro ano consecutivo o Mês da Consciência Negra em novembro. Apresentações musicais, exposições, palestras e oficinas compõem a programação que tem o objetivo principal de resgatar, valorizar e divulgar a cultura afro-paranaense. A Orquestra Sinfônica do Paraná abre o evento com um show dedicado ao músico parnanguara Waltel Branco neste domingo, dia 5 de novembro, às 10h30, no Guairão.

“Ao realizar o Mês da Consciência Negra, nossa proposta é a de valorizar a população negra na formação do Paraná, afirmar sua importância na construção da nossa cultura e provocar a reflexão na busca pela igualdade racial. Este ano, já na terceira edição do evento, serão muitas homenagens a grandes personalidades afro-paranaenses.


Sem dúvida um orgulho para nosso Estado”, comentou o secretário de Estado da Cultura, João Luiz Fiani. Ícone vivo da música brasileira, Waltel Branco é o homenageado neste concerto, cujo repertório estará repleto de composições de sua autoria, como as canções Paranaguá, Cores do Leme, Forró do Lucas Pacote, Rua das Flores, Nossa Cidade, Caprichoso – Tributo a J. S. Bach, Fandango, Elegia a Claudio Santoro e Estrada da Graciosa. A regência é do maestro Alexandre Brasolim.

Outro músico relembrado nesta edição do Mês da Consciência Negra é o sambista Palminor Rodrigues Ferreira, o Lápis. No dia 20 de novembro, às 18h30, o Museu da Imagem e do Som do Paraná inaugura “Todas as pontas do Lápis”, mostra que resgata a memória e a obra deste grande compositor paranaense que fez sucesso nos anos 1960 e 1970, embalando a boemia curitibana da época.

Personalidade Afro-Paranaense - Como forma de reconhecer profissionais que lutam em prol da igualdade racial em diferentes áreas de atuação, o Governo do Estado, por meio da SEEC, vai conceder o Diploma de Personalidade Afro-Paranaense. A solenidade será realizada no dia 20 de novembro, Dia da Consciência Negra, no Palácio Iguaçu.

Programação: A programação é composta por atividades desenvolvidas pela Secretaria de Estado da Cultura em parceria com o Conselho Estadual de Promoção da Igualdade Racial (CONSEPIR) da Secretaria de Estado da Justiça, Trabalho e Direitos Humanos (SEJU), Universidade Federal do Paraná (UFPR) e ações promovidas pela Fundação Cultural de Curitiba (FCC) da prefeitura municipal e parceiros.

Outras cidades - Além de Curitiba, outros municípios participam do Mês da Consciência Negra com atividades como oficinas, apresentações de capoeira, maracatu, bumba-meu-boi e street dance, desfile étnico, palestras, exposição, exibição de filmes, teatro, etc. Participam as cidades de Colombo, Cruzeiro do Oeste, Lapa, Maringá, Mato Rico, Nova Esperança, Porecatu e Uraí.

Serviço: Mês da Consciência Negra De 5 a 30 de novembro de 2017 Programação completa: www.cultura.pr.gov.br.

***A voz, o carisma, o amor e toda a emoção de Roberto Carlos em Curitiba***


Crédito da foto: Divulgação.

***Uma noite de grandes emoções. Roberto Carlos vai presentear os fãs em Curitiba no próximo dia 01 de dezembro com um show inédito no palco da Ópera de Arame (R: João Gava, 874). Com realização da DC Set Promoções e Seven Entretenimento, a apresentação terá início às 21h30 e marca também o lançamento do novo sistema de climatização do local. A última passagem do artista pela cidade foi em março de 2014 durante a reabertura da Pedreira Paulo Leminski. Além da capital paranaense o artista passa também por Ponta Grossa (15.12, Centro de Eventos) e Joinville (14.12, Arena Cau Hansen).

Artista que dispensa apresentações, o ídolo da canção latino-americana está de volta ao país, após temporada de grande sucesso realizada em Portugal, com as casas de espetáculo lotadas em todas as apresentações. Foram cinco shows nas cidades de Lisboa e Porto em comemoração ao seu aniversário e o cantor conquistou os Portugueses com o seu sucesso mais recente, “Sereia”, tema da novela “A Força do Querer”, de Glória Perez. É um exemplo do sucesso mundial da música popular brasileira.

O cantor, que em novembro de 2015 foi homenageado pelo Grammy Latino como personalidade do ano e lançou o CD Primeira Fila, gravado em Londres, no Estúdio Abbey Road, desperta todo o carinho e admiração nos milhões de fãs que o acompanham pelo Brasil e pelo mundo. Um ícone da credibilidade, romantismo, da religiosidade e da família. Roberto Carlos promete mais uma vez arrebatar os fãs com mais um show impecável ao lado de sua orquestra e coral. Além de “Sereia”,devem fazer parte do repertório as músicas do recém-lançado EP que leva o nome do cantor, entre elas, “ Chegaste”, canção que conta com a participação da estrela norte-americana Jennifer Lopez, e “Vou chegar mais cedo em casa”, uma parceria com Erasmo.

Mais sobre Roberto Carlos - Roberto Carlos nasceu em Cachoeiro do Itapemirim, uma cidade no Estado do Espírito Santo e começou a cantar na rádio aos nove anos. Na juventude sua família mudou-se para o Rio de Janeiro, onde ele formou com amigos de escola o conjunto vocal The Sputnicks, depois em um outro grupo, The Snakes, já com a presença de Erasmo Carlos, seu parceiro na maioria de sua obra. Roberto Carlos passou a se apresentar em clubes e festas tanto sozinho como no grupo, e aos poucos estava na televisão no programa "Clube do Rock", sendo anunciado ao público como o "Elvis brasileiro" ao cantar "Jailhouse rock".

Roberto também cantava na boate do Hotel Plaza seguindo a linha bossa-nova de João Gilberto enquanto percorria o caminho de artista iniciante atrás de gravadora. Sua primeira gravação foi em 1959 pela Polydor, em 1960 gravou um novo disco de 78 RPM, e com o primeiro LP a música "Louco Por Você" estourou rapidamente. Com aparições frequentes em programas da TV, começava ali um caminho de sucesso sendo reconhecido em todo o país. Em 1963 com o lançamento do disco Splish Splash, se transforma num dos mais populares artistas jovens da época. O ano seguinte é marcado pelo lançamento de É Proibido Fumar, cheio de canções que se tornariam clássicos da música brasileira, como "O Calhambeque".

Com a explosão mundial dos Beatles, o rock estava chegando ao Brasil, manifestando-se através de um movimento que o colocaria pela primeira vez no trono de Rei: a Jovem Guarda, recordista de audiência entre os jovens e um dos maiores sucessos da TV brasileira até hoje. Em novembro de 1965 veio o LP Jovem Guarda, revolucionando a linguagem musical da época através de canções como "Quero que vá tudo pro inferno", cuja letra era ousada para época. Tendo a companhia dos amigos e parceiros Erasmo Carlos e Wanderléa na linha de frente da Jovem Guarda, Roberto ditava a moda, inspirando roupas e adereços utilizados pelos jovens brasileiros. Em 1967 a Jovem Guarda atingia seu auge.

A dupla Roberto-Erasmo, definitivamente consagrada, popularizava expressões que se tornavam referencia para os jovens. E a fama de Roberto chegava à França, apresentando-se no MIDEM, em Cannes. Seu novo disco, Roberto Carlos em Ritmo de Aventura, traria mais sucessos e proporcionaria sua estreia no cinema no ano seguinte. Impulsionado pelo disco, o filme "Roberto Carlos em Ritmo de Aventura", de Roberto Farias, estrelado pelo Rei e com participações de Wanderléa e Erasmo, bateu recordes de bilheteria. Roberto continuava ampliando seus horizontes. Foi à Itália e voltou vencedor do Festival de San Remo, onde defendeu a música "Canzone per te", de Sérgio Endrigo e Bardotti. Foi o primeiro estrangeiro a conseguir esta façanha.

O ano seguinte começa com o lançamento de um novo filme "Roberto Carlos e o Diamante Cor-de-Rosa", que mais uma vez arrastou multidões aos cinemas. Musicalmente, Roberto já não estava mais em ritmo de aventura. Seu amadurecimento como compositor e intérprete começava a ficar evidente no novo álbum. Músicas como "Sua estupidez" e "As curvas da estrada de Santos" são uma prévia do Roberto romântico das próximas décadas. O ano de 1970 foi marcado com a estreia de um supershow "Roberto Carlos a 200 km por hora", na maior casa de espetáculos do Rio de Janeiro. Lançou seu terceiro filme, "Roberto Carlos a 300 km por hora", o Rei virava ídolo também no exterior, principalmente nos países de língua latina.

Recordista de vendas em todo o Brasil, recebendo Discos de Ouro a cada lançamento, em 1972, a cantora Ornella Vanoni chegou ao primeiro lugar das paradas europeias com versões em italiano para suas músicas. Em 1974, Roberto Carlos gravou o primeiro especial de Natal para a Rede Globo de Televisão. Inaugurava ali uma tradição que se repete até hoje, sempre com a participação de convidados especiais, mostrando que o Rei sempre teve muito mais que "um milhão de amigos". Roberto foi o primeiro artista brasileiro a atingir a marca de mais de um milhão de discos vendidos a cada lançamento.

A década de 70 reservaria ainda mais dois momentos importantes: sua campanha em prol do Ano Internacional da Criança, através da Rede Globo de Televisão, foi um sucesso estrondoso e a música "Amigo" serviu de tema para a visita do Papa João Paulo II ao México, cantada por um coro de crianças em transmissão ao vivo para todo o mundo. Com suas músicas regravadas por artistas como Júlio Iglesias e Ray Conniff, Roberto finalmente grava um LP totalmente em inglês. Como resultado: a CBS lhe confere o Globo de Cristal, prêmio que distingue oferecido aos artistas que atingem a marca de 5 milhões de discos vendidos fora de seu país de origem.

Seus LPs foram lançados em espanhol, italiano, inglês e francês. Em Portugal e Espanha, "Cama e Mesa" chegou aos primeiros lugares das paradas. Em 1983, com uma equipe de 110 pessoas, incluindo uma orquestra de 42 músicos, Roberto Carlos realiza o Projeto Emoções e percorre 18 cidades de 14 estados do Norte/Nordeste e Centro-Oeste do Brasil. Nos anos seguintes, Roberto Carlos conferiria novos parâmetros aos padrões de execução de músicas nas rádios. "Caminhoneiro" (1984), "Verde e amarelo" (1985) e "Apocalipse" (1986) bateram recordes consecutivos, com respectivamente 3.287, 3.577, 3.608 execuções em um só dia.

Para se ter uma ideia da grandiosidade destes números, as dez músicas do LP de 1983, somadas, alcançavam 5.981 execuções. No começo de 1986, reuniu mais de 100 mil pessoas em quatro apresentações no Ginásio do Maracanã (Rio de Janeiro) e neste mesmo ano subiu ao palco do Radio City Music Hall, em Nova York, com enorme repercussão. Em 1988, coube a ele a honra de ter sido o primeiro artista nacional da CBS com um CD lançado no Brasil. A consagração definitiva no mercado latino viria com o Grammy de Melhor Intérprete de Música Pop Latina, pelo sucesso "Se o amor se vai".

Nos anos 90 Roberto Carlos consolidou o sucesso com turnês nacionais e internacionais, lançamentos em discos com recordes de venda e em 2001Roberto Carlos deliciou seu público com a gravação de seu disco acústico MTV. Roberto Carlos recebeu em 2002 do Presidente da República do Brasil, Fernando Henrique Cardoso, a mais importante insígnia brasileira, a comenda Ordem do Mérito Cultural na classe de Grã-Cruz. Em 2005, Roberto Carlos iniciou o Projeto Emoções em Alto Mar, um cruzeiro anual pela costa brasileira em um sofisticado transatlântico, onde o artista reúne seus admiradores, amigos e jornalistas e se apresentada em show intimista todas as noites. Este cruzeiro se tornou referencia em turismo náutico diferenciado.

Em 2009, na celebração dos seus 50 anos de carreira realizou 50 shows em todo o país para uma plateia de mais de 700 mil pessoas. Foi homenageado em dois espetáculos especiais que se transformaram em especiais de TV, CD e DVD: Elas Cantam Roberto, com 20 das mais importantes cantoras brasileiras interpretando seus sucessos, e Emoções Sertanejas, com 18 artistas/duplas expressivas da música sertaneja apresentando suas canções neste estilo musical. Estes dois espetáculos tiveram a renda beneficente. E ainda foi montada uma exposição com a trajetória de sua carreira num dos mais destacados espaços para arte na cidade de São Paulo, a OCA, no Parque do Ibirapuera.

Mais de 100 mil pessoas tiveram acesso a pertences pessoais do artista (roupas, presentes, troféus, prêmios, automóveis e outros objetos pessoais) e a toda a obra musical, vídeos, retrospectiva de filmes em um formato altamente tecnológico e contemporâneo. O ano de 2010 também foi marcado pela turnê internacional de Roberto Carlos que passou por diversos países das Américas como Estados Unidos, Canadá, México, Colômbia, Guatemala, Peru, entre outras. Em Nova York foi homenageado pela gravadora Sony Music e recebeu um prêmio por mais de 100 milhões de produtos (discos, CDs, DVDs) vendidos em todo o mundo.

Ainda realizou o show único "Roberto Carlos Só Para Mulheres" dia 21 de novembro no Palácio do Anhembi, em São Paulo, para uma plateia exclusivamente feminina. No final deste ano, o artista recebeu uma das maiores demonstrações de carinho no Rio de Janeiro: o tradicional especial de final de ano da Rede Globo foi transmitido da Praia de Copacabana, onde ele se apresentou para uma plateia de aproximadamente um milhão de pessoas. Começou com a sétima edição do Projeto Emoções em Alto Mar, no navio Costa Serena, e em março a homenagem da Escola de Samba Beija Flor com o enredo contando a trajetória do artista e se sagrou campeã do Desfile da Escolas do Grupo Especial.

No dia 07 de setembro, concretizou o grande desafio que foi o Projeto Emoções em Jerusalém, show realizado no anfiteatro Sultan´s Pool em Jerusalém, e que se transformou em especial para a Rede Globo com direção de Jayme Monjardim. Em 2012, reafirmou seu sucesso no exterior, fazendo turnê com ingressos esgotados em diversas cidades. Foram 19 shows, passando por diversos países, como México, Peru e pelos Estados Unidos. Acaba de finalizar duas músicas inéditas que fazem parte da trilha sonora da novela "Salve Jorge", de Glória Perez: "Esse Cara Sou Eu" e "Furdúncio", lançadas num Extend Play (EP) com quatro faixas, que comprovam o sucesso de Roberto, ultrapassando a marca de 2 milhões de cópias vendidas.

Ele acaba de receber em 2014 uma homenagem pelos 12 milhões de discos vendidos no México, em toda a sua carreira e pelo primeiro lugar em 15 países com o EP "Esse tipo soy yo" pela Sony/ Itunes, além de ter gravado um DVD em Las Vegas, que será lançado no natal deste ano. Ele percorreu ao todo quatro países: Equador, México, Estados Unidos e Canadá. Os shows aconteceram em Guayaquil, Quito, Cidade do México, Veracruz, Guadalajara, Monterrey, Queretano, Puebla, Mérida, Las Vegas, San Diego, Los Angeles, San José, McAllen, Miami, Chicago, Toronto, Nova York e Boston. Somando um total de público de 127.656 pessoas que assistiram a última turnê internacional do Rei, que teve início no dia 24/07, no Equador e terminou em Boston no dia 4 de outubro.

Esta superprodução exigiu logística para levar 90 toneladas de equipamentos em 4 carretas de 20 metros de comprimento. 10 toneladas de backline foram transportadas via aérea do Brasil, incluindo equipamentos particulares do RC e de seus músicos.14.743 km foram percorridos até o último show da turnê, sendo 4.343 km somente no interior do México. O jato particular do RC percorreu 16 horas e 45 minutos, sendo 11 horas somente no deslocamento no interior do México entre as cidades da turnê. 40 brasileiros fizeram parte do staff: técnica, músicos do RC, somando com outros 20 profissionais de produção do México, que viajam para todos os shows, além de 150 pessoas em cada cidade (cenário, segurança e produção)

PRÊMIOS RECEBIDOS

Festival de San Remo (1968). 03 Grammy's. 01 Grammy Internacional em 1989 como melhor cantor. 01 Grammy Latino em 2005 como melhor álbum de musica romântica (Álbum Pra Sempre AO VIVO - Gravado no Pacaembu). 01 Grammy Latino em 2006 como melhor álbum de música romântica (Álbum "Roberto Carlos" 2005). Lifetime Achivement Award (1991 - concedido aos artistas que por mais tempo têm permanecido no topo do sucesso). Latin Music Awards 2006 com a música Detalhes e No Te Apartes de Mi. 15 Troféus Imprensa. Prêmio Sharp. Prêmio Shell. Prêmio Multishow de melhor cantor (2002). Marcas de Confiança da Readers Digest de melhor cantor (2005 e 2006). Prêmio Tim de 2003 e 2006 para citar apenas alguns dos prêmios recebidos.

Serviço: Roberto Carlos Data: 01 de dezembro de 2017 (Sexta-Feira) Local: Ópera de Arame (R: João Gava, 874) Horários: Abertura dos portões:19h30 / Início do show: 21h30 Ingressos: variam de R$400,00 (meia-entrada) a R$1.200,00 (inteira), de acordo com o setor. Plateia Vip - R$1.200,00. Plateia Azul - R$600,00 (meia-entrada) e R$1.200,00 (inteira); Plateia Amarela - R$400,00 (meia-entrada) e R$800,00 (inteira); Camarote (10 pessoas) – R$6.000,00. A meia-entrada é válida para estudantes, pessoas acima de 60 anos, professores, doadores de sangue, portadores de necessidades especiais (PNE) e de câncer.

Clientes Pátio Batel possuem 50% de desconto na compra de até dois ingressos por cliente. Promoções não cumulativas com descontos previstos por Lei. Valores sujeitos a alterações sem aviso prévio. Pontos de Venda: Ponto de Venda sem Taxa de Conveniência: Bilheteria Oficial ( Shopping Pátio Batel – Batel - Loja 339, piso L3). Horário de Funcionamento: de segunda a sábado, das 10h às 22h, e aos domingos e feriados, das 14h às 20h. Há taxa de conveniência para compras efetuadas pelo Eventim: Vendas Online – Eventim - www.eventim.com.br. Call Center – 40036860. Forma de Pagamento: Cartão de crédito, débito e dinheiro. Classificação Etária: 16 anos. Realização: DC Set Promoções e Seven Entretenimento .

***Sicredi cria comitê de mulheres cooperativistas***


Crédito da foto: Revista FIX.

***A Sicredi Campos Gerais PR/SP realizou, na última sexta-feira (27), uma noite especial só para associadas. O 2º Encontro de Liderança Feminina, que teve o apoio das cooperativas Frísia e Castrolanda, reuniu cerca de 350 convidadas na sede da cooperativa, em Ponta Grossa (PR). Na ocasião, também foi formado o Comitê de Mulheres, cujo objetivo é atuar no desenvolvimento do cooperativismo nas comunidades. O grupo conta com mais de 50 integrantes dos 14 municípios da área de atuação da Cooperativa.

Durante o evento, as convidadas participaram de palestra com a facilitadora Priscilla de Sá, com o tema “Para as Mulheres que são a diferença no mundo”. Dentro de sua fala, várias reflexões sobre como estão as mulheres do século XXI e os desafios que essa nova mulher tem pela frente. Logo após a fala da palestrante, as diretoras de Operações e de Negócios da Sicredi Campos Gerais, Tilene Farina e Leila Grik, assumiram o palco.

As duas apresentaram um panorama da participação das mulheres dentro do Sicredi, seja com colaboradoras ou como associadas. Atualmente, 58% dos mais de 23 mil colaboradores do Sicredi no Brasil são do sexo feminino, enquanto que o percentual de mulheres associadas é inferior a 32%. Diante destes números, as diretoras fomentaram entre as associadas a criação de um comitê buscando o desenvolvimento desse público dentro do movimento do cooperativismo.

Ao todo, mais de 50 mulheres aceitaram o desafio, com atividades iniciais previstas para 2018. A proposta é que elas participem de cursos de formação cooperativa e educação financeira, entre outros, façam visitas a outros comitês e possam, a partir do 2º semestre de 2018, pensar em práticas que difundam os valores cooperativistas nas comunidades onde atuam – sempre trabalhando paralelamente às ações já desenvolvidas pela Cooperativa.

“Pensamos em tudo com muito carinho. Cada detalhe foi preparado para que sentissem como são importantes para nós e como podem fazer mais como líderes de suas comunidades. Acreditamos que desenvolver pessoas é o que gera crescimento e, as mulheres são uma parcela muito importante nesse processo. Por isso, sempre estivemos trabalhando para o desenvolvimento deste público e agora sagramos esse apoio com a criação do comitê”, frisou a diretora Leila Grik.

A diretora de operações, Tilene Farina, ressalta a importância da iniciativa. “Ver como temos mulheres influentes, em diversos aspectos, é muito gratificante. Nesta noite, reunimos mulheres de perfis diferentes, de cidades diferentes, porém todas com um propósito comum, dispostas a encarar este desafio da criação do comitê conosco. Entender que juntos somos ainda mais fortes foi o primeiro passo. Agora partimos para a constituição do comitê”, explica Tilene.

Sobre o Sicredi - O Sicredi é uma instituição financeira cooperativa comprometida com o crescimento dos seus associados e com o desenvolvimento das regiões onde atua. O modelo de gestão valoriza a participação dos 3,6 milhões de associados, os quais exercem um papel de dono do negócio.

Com presença nacional, o Sicredi está em 21 estados, com mais de 1.500 agências, e oferece mais de 300 produtos e serviços financeiros. Mais informações estão disponíveis em www.sicredi.com.br.

Acre, Alagoas, Bahia, Ceará, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Pará, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Rondônia, Santa Catarina, São Paulo, Sergipe e Tocantins.

***Vans e Karl Lagerfeld apresentam coleção colaborativa***

***A Vans e KARL LAGERFELD orgulhosamente apresentam o lançamento da coleção-cápsula Vans x KARL LAGERFELD para o Natal de 2017. A collab é o encontro da elegância de Paris com os clássicos californianos da Vans. A coleção de vestuário e acessórios se declara através do bruto contraste de preto e branco (da mesma maneira encontrada no icônico padrão Checkerboard da Vans), com logos da coleção e execuções especiais ao longo de bonés, camisetas boyfriend, jaquetas bomber e o clássico moletom de capuz da Vans.

Dois dos três modelos de tênis de Vans x KARL LAGERFELD fazem sua estreia nessa coleção: o Sk8-Hi Laceless Platform e o Old Skool Laceless Platform, construídos em couro matelassê com o icônico logo “K” bordado ao longo do cabedal (no Sk8-Hi) e couro liso (no Old Skool), tudo acima de versões plataforma da clássica Waffle Sole da Vans. O mesmo couro em matelassê é encontrado na versão especial do Slip-On dessa collab. “Essa colaboração incrível é a fusão do estilo clássico da Vans com o design icônico de KARL LAGERFELD” diz Angie Dita, Vans Senior Footwear Designer. “Trabalhando em uma parceria muito próxima, nossos times desenvolveram essa coleção para refletir as histórias únicas de ambas as marcas.

Como um tributo ao DNA fashion de KARL LAGERFELD, nós trabalhamos com elementos especiais como o bordado “K” em matelassê e nas reinterpretações do clássico padrão Checkerboard da Vans com a participação especial de Karl como um figurante na estampa”. Encontre a coleção Vans x KARL LAGERFELD em revendedores autorizados e em vans.com.br com preços entre R$159,99 a R$699,99.

***Curitiba Social Mix realiza parceria com o Cabify ***

***A Cabify, plataforma inteligente de mobilidade urbana, presente em Curitiba desde março de 2017, é a mais nova parceira do Curitiba Social Mix, maior evento de cultura digital do sul do Brasil, cuja próxima edição será realizada neste sábado, dia 4 de novembro, na Expo Renault Birigui, das 10h às 22h30. Os milhares de estudantes, profissionais de comunicação, professores e entusiastas de mídias sociais agora poderão aproveitar o desconto exclusivo que a Cabify oferecerá a quem for até o Curitiba Social Mix. No app, basta inserirem o código CURITIBASOCIALMIX para que recebam 20% de desconto em 2 corridas iniciadas ou finalizadas na Expo Renault Barigui, com desconto máximo de R$ 10, das 8h de 04/11 às 1h de 05/11. O desconto vale para Curitiba e não se aplica a contas corporativas.

Programação – A sétima edição do Curitiba Social Mix reunirá mais de 60 personalidades da internet brasileira em 12 horas ininterruptas de uma programação dinâmica que incluirá painéis, bate-papos e workshops sobre temas como marketing digital, WhatsApp para negócios, cinema, drones, UX, empreendorismo geek, microinfluenciadores e economia criativa.

Os mais de 60 convidados para as atividades do #CSM2017 incluem youtubers, jornalistas, publicitários, comediantes e apresentadores como Gabriel Dantas (Mr. Poladoful), as irmãs Bruna Martins (Niina Secrets) e Fabi Santina, os humoristas Adriano Pereira e Franco Fanti (do grupo Hermes & Renato), Tiago Cadore (Galo Frito), Douglas Mesquita (youtuber conhecido como Rato Borrachudo, vencedor da 2ª. temporada do reality show Entubados da Sony), os Irmãos Piologo, Nyvi Estephan, Gabriel Totoro (Porta dos Fundos) e Octávio Neto (apresentador do Esporte Interativo). Juntos, os principais participantes do Curitiba Social Mix reúnem nada menos que 35 milhões de inscritos em seu canais no YouTube, e 34 milhões de seguidores em seus perfis no Instagram, Twitter e Facebook.

Informações – A sétima edição do Curitiba Social Mix será realizada na Expo Renault Barigui, das 10h às 22h30. Os ingressos custam a partir de R$ 20,00 e podem ser adquiridos no site http://www.diskingressos.com.br/evento/6841, pelo telefone (41) 3315-0808 ou nas bilheterias do Disk Ingressos nos shoppings Palladium, Estação e Mueller. Estudantes e profissionais de comunicação, design e marketing, produtores de conteúdo, blogueiros e twitteiros pagam meia-entrada. Mais informações na fanpage (www.facebook.com/mixcsm) e no site oficial do evento: http://www.curitibasocialmix.com.br.

Patrocinadores e apoiadores - O #CSM2017 é patrocinado por Rede Massa, Renault, Copel Telecom, Loumar Turismo e Centro Europeu, e apoiado por Massa FM, Digital Stars, ProGamers, Cabify, Digideias, Blue Service, Efeito Trend, Governo do Paraná, Prefeitura de Curitiba, Vale do Pinhão e Sanepar.

***Trombonista Osmário Jr. faz show de lançamento de livro sobre o chorão Candinho***

***O trombonista e escritor Osmário Jr. lança o livro “Cândido Pereira da Silva: ‘chorão’, compositor e trombonista brasileiro”, neste domingo (05/11) às 11h30, no Conservatório de MPB de Curitiba. O show de lançamento deste livro, além de apresentar a figura de Candinho à comunidade como personagem essencial da música brasileira, irá trazer sua época ao presente. A entrada é gratuita.

A apresentação conta com o acompanhamento de um grupo seleto de músicos atuantes em Curitiba. Nos sopros participam a flautista Marcela Zanete; Marcelo Oliveira, no clarinete e Bruno Brandalise, na tuba. Acompanham ainda Julião Bohêmio, no cavaco e Lucas Melo, no violão de 7 cordas, e com as percussões asseguradas por Vina Lacerda, no pandeiro e Denis Mariano, na bateria.

Sobre o livro - Trata das contribuições de Cândido Pereira da Silva – Candinho Trombone (1879 – 1960) –, “chorão carioca”, trombonista, compositor e músico de banda à música brasileira. Apresenta-o através de um “esboço biográfico”, situando-o socioculturalmente. São levantadas fontes primárias de periódicos da época e são investigados relatos sobre Candinho na literatura do choro. Além disso, sua atuação no início da indústria fonográfica brasileira revela seu trabalho com o bombardino. Os resultados desta pesquisa interdisciplinar mostram Candinho como referência no desenvolvimento da música popular brasileira.

A trajetória de Candinho também tem relevância para a história do “trombone erudito” devido a sua participação na Sociedade dos Concertos Sinfônicos, na Orquestra do Teatro Municipal do Rio de Janeiro, entre outros grupos. O diálogo interdisciplinar com a etnomusicologia e com a sociologia caracteriza Candinho como exemplo da inserção do povo negro na sociedade brasileira através da música.

Serviço: Osmário Jr. lança livro “Cândido Pereira da Silva: ‘chorão’, compositor e trombonista brasileiro” Data: 05 novembro Horário: 11h30 Local: Conservatório de MPB – Rua Mateus Leme, 66 – Largo da Ordem Entrada franca.

***Apresentações circenses e musicais são atrações no Shopping Estação***


***O circo está presente nesse início de novembro nas apresentações culturais do Shopping Estação. O Faz de Conta leva ao público o Show do Menestrel, uma performance circense e musical da Companhia Karagozwk.

Cantigas populares se misturam com história, números de equilibrismo e malabares, além da participação de um mágico, encantando a todos com ilusionismo. A apresentação é gratuita e tem início às 16h, no Espaço Faz de Conta (piso L1).

Já no Teatro de Bonecos Dr. Botica, o público confere uma adaptação do conto de Rapunzel. Na peça, intitulada Rapunzel Circus, a princesa é presa, no alto de um trapézio, pela ambiciosa dona do circo. A história ganha novo rumo com a chegada de um palhaço que promete muitas aventuras. As apresentações acontecem no Teatro de Bonecos Dr. Botica, neste sábado (4/11) e no domingo (5/11), às 13h, 15h e 17h. Os ingressos custam R$ 15 (inteira) e R$ 7,50 (estudantes, idosos e crianças de 3 até 12 anos).

Serviço: Faz de Conta “Show do Menestrel” Sábado (4/11) - 16h - Gratuito Espaço Faz de Conta, piso L1. “Rapunzel Circus” Sábado (4/11) a domingo (5/11) 13h, 15h e 17h R$ 15 (inteira) e R$ 7,50 (estudantes, idosos e crianças de 03 até 12 anos) Teatro de Bonecos Dr. Botica, piso L1 www.teatrodebonecosdrbotica.com.br. Shopping Estação Av. Sete de Setembro, 2.775, Rebouças - Curitiba (PR) Tel: (41) 3094-5300 - www.shoppingestacao.com.br.

***Bienal traz mais de cem filmes inéditos***


Crédito da foto: Divulgação.

***Mais de 100 filmes, que além da excelência estética refletem o momento político brasileiro, compõem o Festival de Cinema da Bienal de Curitiba (FicBic) que começa no dia 9 deste mês. A mostra foi apresentada para a imprensa nesta quarta-feira pelo diretor-presidente da Bienal, Luiz Ernesto Pereira, e pelos curadores dos vários circuitos programados. Gênero, raça e representatividade sexual fazem parte dos temas dos filmes. A curadoria foi construída em sintonia com o estado de coisas atuais, diz o crítico e estudioso do cinema Paulo Camargo, curador do Circuito Brasileiro, que traz apenas filmes inéditos em Curitiba, ao lado da professora Denize Araújo. A escolha dos filmes “já é um manifesto político”, completa.

O cinema passou a fazer parte da Bienal de Curitiba na edição de 2007 e vem sendo reforçado a cada mostra, conta Luiz Ernesto Pereira. Segundo ele, é quase uma “exigência” do público e do mercado, em função da importância crescente do audiovisual. O FicBic homenageia o cineasta francês Jacques Demy com uma retrospectiva e traz ainda filmes da Austrália, Espanha, Israel, China e Noruega. A mostra acontece no Espaço Itaú de Cinema (Shopping Crystal), no Cine Guarani (Centro Cultural do Portão) e na Cinemateca de Curitiba. A entrada é gratuita com exceção do Espaço Itaú, onde custa R$ 3 (meia) e R$ 6 (inteira).

Chancelas FICBIC - Patrocínio: Copel, Fomento Paraná, Sanepar, Itaipu, Eletrobras, Horizons Telecom, Furnas e Huawei. Copatrocínio: Fecomércio PR, SESC, SESC Paço da Liberdade. Apoio Local: Instituto Cervantes em Curitiba, Oppa Design, Cabify, Link Consultoria Contabil, Lumen Audiovisual. Apoio Internacional: Embaixada da República Popular da China no Brasil, Consulado Geral da República Popular da China em São Paulo, Embaixada da Austrália em Brasília, Embaixada Real da Noruega em Brasília, Consulado Geral de Israel em São Paulo, Consulado Geral da Itália em Curitiba, Embaixada da Espanha em Brasília, Crater-Lab, Embaixada da França no Brasil, Cine Maison e Institut Français.

Apoio Institucional: Ministério das Relações Exteriores do Governo Federal, Receita Federal do Governo Federal, INFRAERO e UNESCO – Curitiba Capital do Design, URBS, VG&P. Veículo Impresso Oficial: Top View. Apoio Educacional: Curso de Cinema e Audiovisual da Faculdade de Artes do Paraná - FAP/Universidade Estadual do Paraná – UNESPAR, Departamento de Cultura da UNESPAR, Especialização em Cinema da Universidade Tuiuti do Paraná - UTP, Universidade do Vale do Rio dos Sinos – UNISINOS, Universidade Estácio de Sá – UNESA e Escola de Comunicações e Artes – ECA da Universidade de São Paulo - USP. Hotel da Bienal de Curitiba: Intercity Hotels. Realização: Ministério da Cultura do Governo Federal, Secretaria de Estado da Cultura do Governo do Paraná, Fundação Cultural de Curitiba/Prefeitura Municipal de Curitiba.

***Balé Teatro Guaíra estreia novo espetáculo***


Crédito das fotos: Cayo Vieira.

***Dias 7 e 8 de novembro, às 20h30, o Balé Teatro Guaíra (BTG) apresenta “Dança Scafati, Wachter, Winkler”, projeto criado por três coreógrafos alemães do Internationales Solo-Tanz-Theater, que em 2016 passaram um período trabalhando com os bailarinos, em Curitiba.

Os renomados coreógrafos que atuam na Alemanha Roberto Scafati, Katja Wachter e Christoph Winkler, vieram ao Brasil em 2016 através de intercâmbio artístico-cultural com a Associação de Bailarinos e Apoiadores do Balé Teatro Guaíra (ABABTG), Centro Cultural Teatro Guaíra e Internationales Solo-Tanz-Theater Festival de Stuttgart, dirigido por Marcelo Santos de Oliveira, ex-bailarino do BTG.


Os profissionais aceitaram o desafio de coreografar um novo espetáculo em parceria com o Balé Teatro Guaíra, uma das mais expressivas companhias de dança do Brasil. Durante um mês fizeram trabalho de pesquisa e composição coreográfica em conjunto com os bailarinos.

“É com muito alegria que apresentamos este espetáculo, resultado de uma parceria bem sucedida com a ABABTG”, diz Monica Rischbieter, Diretora Presidente do Centro Cultural Teatro Guaíra. Esta parceria abriu as portas para o Balé Teatro Guaíra se apresentar na Alemanha. A turnê europeia inicia no final de novembro, depois da temporada no Guairão, e vai passar pelas cidades alemãs Karlsruhe, Stuttgart, Regensburg, Ulm, Lindau, Müchen, Braunschweig, Heidelberg e Augsburg.

“A relevância deste projeto é levar um pouco da nossa história para lugares tão distantes e trazer impressões da cultura europeia. Sem dúvida, trata-se de um intercâmbio cultural de grande valor, tanto para o Balé Guaíra que artisticamente se fortalecerá com esta intensa troca cultural, como também para o espectador de forma geral. Temos muito para comemorar”, diz Cintia Napoli, diretora do Balé Teatro Guaíra.

Serviço: Balé Guaíra Dança Wachter, Winkler, Scafati Dias 7 e 8 de novembro, às 20h30 Auditório Bento Munhoz da Rocha Netto – Guairão.

***Museu Oscar Niemeyer oferece oficina comandada por Jussara Age***


Crédito da foto: Divulgação.

***O Museu Oscar Niemeyer (MON) prepara semanalmente uma programação especial para os visitantes, com o objetivo de aproximar o público da arte. Nesta semana, de domingo a quarta-feira, 5 a 8 de novembro, haverá oficinas e visitas mediadas.

Domingo com a “Artista do acervo” - No domingo, 05/11, a equipe do Educativo MON conduz a oficina “Monotipia”, das 11h às 14h. Mais tarde, haverá oficina de monoprint ministrada pela “Artista do Acervo” Jussara Age. Monoprint é uma técnica tradicional de gravura e semelhante à monotipia. A atividade acontece em dois horários: às 14h30 e às 16h, com 60 vagas para cada sessão.

Arte para maiores - Na terça-feira, 07/11, tem mais um encontro do “Arte para Maiores”, programa destinado ao público adulto, principalmente para quem tem mais de 60 anos. Nesta edição, haverá visita pela “Bienal de Curitiba 2017”, roda de conversa com o artista Sergio Adriano H. e o exercício “Fotografia Criativa”.

Sergio Adriano H. faz uma “Exposição/Ação”, em que, vestido de terno, pedala com seu triciclo pela cidade e monta uma mini galeria fotográfica onde estaciona. São 40 vagas disponíveis e a taxa de participação nas atividades é de R$ 6 mais o valor do ingresso. A entrada no MON custa R$ 16 e R$ 8 (meia-entrada). Maiores de 60 e menores de 12 anos têm entrada franca. Os interessados em participar do “Arte para Maiores” podem fazer reserva de vaga pelo e-mail agendamento@mon.org.br ou pelos telefones 3350-4468 e 3350-4497.

As inscrições serão realizadas diretamente na bilheteria, no dia do evento, com o pagamento da taxa e retirada do ingresso. Solicita-se chegar com 15 minutos de antecedência. Quarta gratuita - Quarta-feira, 08/11, é dia de entrada franca no museu. Além disso, a oficina “Monotipia” se repete, desta vez das 11h às 17h. Haverá também visita mediada pela “Bienal de Curitiba 2017”, às 11h e às 15h. Ambas as atividades serão com o Educativo do MON.

Artista do Acervo - O projeto “Artista do Acervo” tem como objetivo escolher um artista que tenha obras no acervo do museu para realizar oficinas abertas ao público. O museu produz uma entrevista exclusiva com o artista que fica em exibição no miniauditório e, além disso, algumas obras ficam em exposição na sala de oficinas. O encontro acontece sempre aos primeiros domingos do mês. Jussara Age realizará oficinas nos primeiros domingos de novembro e dezembro. A artista nasceu em Curitiba (PR) e formou-se em Pintura, em 1977, pela Escola de Música e Belas Artes do Paraná (EMBAP). Especializou-se em Litografia Avançada pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo, e em História da Arte do Século XX pela EMBAP.

De 1983 a 1986 foi orientadora da Oficina de Litografia da Casa da Gravura do Solar do Barão e professora do curso de Gravura da EMBAP. Foi premiada no 40º Salão Paranaense de Belas Artes (1983) e na Triennale 94, na Cracóvia, Polônia (1994). Suas obras estão presentes na coleção da EMBAP, MAC-PR, Museu da Gravura da Cidade de Curitiba, Museu de Arte Brasileira da FAAP (São Paulo), Museu Nacional de Belas Artes (Rio de Janeiro) e Museu Oscar Niemeyer. Jussara diz que é fundamental o projeto “Artista do Acervo”, realizado pelo Museu Oscar Niemeyer, que aproxima o público dos artistas, pois acredita que uma das missões dos museus é formar “leitores de arte”.

Serviço: Domingo no Museu Oscar Niemeyer 5 de novembro de 2017 R$ 16 e R$ 8 (meia-entrada) Maiores de 60 e menores de 12 anos têm entrada gratuita Venda de ingressos: até as 17h30 - Permanência no museu: até as 18h. Programa “Arte para Maiores” 7 de novembro, terça-feira R$ 6 + ingresso: R$ 16 e R$ 8 (meia-entrada) Maiores de 60 anos pagam apenas o valor das atividades por dia: R$ 6 Vagas limitadas a 40 participantes Horário: 14h às 17h Chegar com 15 minutos de antecedência. Quarta gratuita no Museu Oscar Niemeyer 8 de novembro de 2017 Entrada franca das 10h às 18h.

Programação: Domingo, 5 de novembro Oficina “Monotipia”, com a equipe do Educativo Horário: 10h às 14h Local: Sala de Oficina – subsolo. Oficina com Artista do Acervo Jussara Age Técnica: monoprint Horário: 14h30 e 16h Local: Sala de Oficina – subsolo 60 vagas. Terça-feira, 07 de novembro “Arte para Maiores” Visita mediada pela Bienal de Curitiba 2017 Roda de conversa e Oficina com o artista Sergio Adriano H. Horário: 14h às 17h Local: chão de vidro e Sala de Oficina – subsolo.

Quarta-feira, 08 de novembro Oficina “Monotipia”, com a equipe do Educativo Horário: 10h às 17h - Local: Sala de Oficina – subsolo. Mediação com a equipe do Educativo Exposição: “Bienal de Curitiba 2017” Horário: 11h e 15h Local: salas 1,2, e Olho. Museu Oscar Niemeyer Rua Marechal Hermes, 999. Curitiba – PR Visitação: Terça a domingo, das 10h às 18h Tel: (41) 3350 4400 - www.museuoscarniemeyer.org.br.

***Sesi Cultura promove Colóquio “A Dramaturgia vista pela Atuação”***


Foto 01: Pagu Leal foto by Antônio Wolff - Luxlab Studio.

***O Núcleo de Dramaturgia SESI Cultura Paraná convida a todos para o último Colóquio de Dramaturgia do ano, marcado para 4 de novembro (sábado), às 18h30, no Centro Cultural Sesi Heitor Stockler de França. Com entrada franca, a próxima edição traz o tema “A Dramaturgia vista pela Atuação” com mediação deFrancisco Mallmann.


Foto 02: Francisco Mallmann - Divulgação.

O projeto recebe as dramaturgas, Leonarda Glück e Pagu Leal, que também atuam como atrizes e diretoras teatrais. As convidadas vão compartilhar as suas vivências e procedimentos criativos a partir da relação entre dramaturgia e atuação. Os colóquios fazem parte da programação do Núcleo de Dramaturgia do SESI Paraná, projeto desenvolvido desde o ano de 2009 e que possui reconhecida importância na formação e desenvolvimento da linguagem teatral em Curitiba.


Foto 03: Leonarda Glück - Photo by Verônica Rodrigues.

O objetivo dos colóquios é proporcionar a troca de experiências entre os participantes, criadores e pesquisadores das artes cênicas, tendo a dramaturgia como eixo e suas múltiplas concepções na cena contemporânea. “Essas iniciativas buscam a aproximação da comunidade com as ações dos Núcleos Criativos e também a temas e discussões que muitas vezes ficam restritos aos espaços de pesquisa teatral”, explica Ana Luiza Suhr Reghelin, responsável pelo projeto.

Este colóquio encerra um ciclo de quatro encontros que reuniram profissionais da cena teatral curitibana e que discutiram sobre encenação, espaço, corpo e outras questões relacionadas à dramaturgia. Todos estes encontros contaram com a participação de um público variado, entre estudantes de teatro, atores e interessados da comunidade em geral. “As edições têm sido bem dinâmicas e com a participação do público. Na realidade, o que acontece é uma grande roda de conversa sobre o fazer teatral de hoje, com discussão de assuntos variados e conectados ao tema principal”, explica Ana.

Em 2018, o Sesi Cultura pretende dar continuidade ao projeto do Núcleo de Dramaturgia com o desenvolvimento de mais ações dessa natureza. Ainda no mês de novembro, dia 25, no Centro Cultural Sesi Heitor Stockler de França, será realizada uma mostra final com a apresentação dos processos de criação realizados ao longo do ano pelos participantes do Núcleo de Dramaturgia. A ação será acompanhada de um bate-papo com os integrantes desta edição.

De acordo com Ana, trata-se de um momento em que eles podem materializar e apresentar a pesquisa que vêm desenvolvendo ao longo dos encontros. “São textos e pesquisas que ainda estão em criação, mas que têm o espaço como primeira mostra pública”, finaliza. Tanto o Colóquio “A Dramaturgia vista pela Atuação” no dia 4, quanto a mostra de processos no dia 25, têm entrada gratuita (espaço sujeito a lotação). Para os interessados em participar do colóquio, recomenda-se chegar com 30 minutos de antecedência ao local.

Sobre os(as) convidados(as): Leonarda Glück é artista e trabalha com intercâmbio entre linguagens artísticas, tais como teatro, dança, performance art, literatura, música, vídeo, artes visuais e cibernéticas, bem como com suas estreitas relações com o corpo e suas ressonâncias afetivas. Também é diretora teatral graduada pela Faculdade de Artes do Paraná (FAP) e integrante fundadora da extinta Companhia Silenciosa (2002 - 2012).

Atualmente é artista residente e fundadora da Casa Selvática, espaço cultural e coletivo artístico gerido desde 2012 pela jovem produtora curitibana Selvática Ações Artísticas. Em julho de 2016 a artista lançou, em parceria com a Editora Dybbuk, seu primeiro livro de dramaturgia, intitulado "A Perfodrama de Leonarda Glück – Literaturas Dramáticas de Uma Mulher (Trans) de Teatro", contendo seis peças para teatro, além de um ensaio fotográfico exclusivo.

Pagu Leal é atriz, diretora e dramaturga. Formada em Filosofia, desenvolve pesquisas dentro das áreas de Filosofia Analítica da Linguagem e Estética. Em teatro trabalha como atriz convidada em diversas companhias nas cidades de Curitiba e São Paulo, mantendo parcerias criativas como o Grupo Delírio, Satyros Companhia de Teatro e Confraria Cênica. Recentemente inaugurou a “Sociedade Poética”, sua própria companhia de teatro, um espaço de criação e teatro em sua casa, na região de Piraquara.

Francisco Mallmann é dramaturgo, performer, crítico e pesquisador. É graduado em Artes Cênicas (FAP) e em Jornalismo (PUC-PR). Atua na intersecção entre poesia, performance, crítica, dramaturgia e escrita de/em arte, investigando junto a grupos, companhias e coletivos artísticos em Curitiba, dentre entres a Selvática Ações Artísticas. É mestrando em Filosofia (PUC-PR), idealizador e editor do site Bocas Malditas - cena, crítica e outros diálogos.

Sesi Cultura Paraná apresenta Núcleo de Dramaturgia: Colóquio “A Dramaturgia vista pela Atuação” Data: 04/11/2017 Horário: 18h30 Valor: Gratuito Classificação: 16 anos Local: Centro Cultural SESI Heitor Stockler De França Endereço: Av. Mal. Floriano Peixoto, 458 – Centro Observação: Sujeito a lotação Mais informações: http://www.sesipr.com.br/cultura - https://www.facebook.com/sesiculturapr.

Sesi Cultura – Foi em 2008 que a Regional Paraná do Serviço Social da Indústria inaugurou uma área especificamente dedicada ao desenvolvimento de ações culturais ancoradas nas diretrizes previstas na Declaração Universal dos Direitos do Homem, como a diversidade, a pluralidade e a autonomia. Desde então, o Sesi Cultura Paraná tem promovido o acesso à cultura com foco em programas de formação artística e cultural, investindo em processos criativos, formação de plateia para todas as linguagens e na formação e desenvolvimento cultural com vocação local.

O Circuito Cultural Sesi, o Festival Sesi Música, os Núcleos Criativos do Sesi, o Zoom Cultural, os Programas Sesi Música, Sesi Arte, Sesi Audiovisual e Sesi Artes Cênicas são exemplos de programas desenvolvidos pela Gestão Cultural do Sesi. De 2008 até 2016, mais de 927 mil espectadores tiveram acesso à cultura por meio de cerca de 7,5 mil eventos realizados pelo Sesi Paraná. Todas essas ações sempre tiveram como objetivo o acesso ao bem cultural para o trabalhador da indústria, seus dependentes e para a comunidade de um forma geral, além da difusão da arte em todas as suas manifestações, valorizando a diversidade e a pluralidade do povo brasileiro.

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