domingo, 27 de agosto de 2017

Documentário “Paulo Autran - O Senhor dos Palcos”

***O documentário “Paulo Autran - O Senhor dos Palcos”, de Marco Abujamra, fez sua première mundial no 45° Festival de Cinema de Gramado no dia 21 de agosto, no Palácio dos Festivais***


Crédito das fotos: Divulgação.

***O documentário “Paulo Autran - O Senhor dos Palcos”, de Marco Abujamra, fez a sua première mundial no 45° Festival de Cinema de Gramado, que aconteceu de 17 a 26 de agosto. A obra traz um retrato de um dos maiores atores brasileiro de todos os tempos e foi exibido no dia 21 de agosto, no Palácio dos Festivais, exatamente no ano que se completa 10 anos da morte do artista.


“Paulo Autran - O Senhor dos Palcos” tem como foco principal a paixão do ator pelo teatro e aborda temas como as companhias teatrais e a formação e dinâmica dessas “comunidades” muito particulares; a criação do TBC, Teatro Brasileiro de Comédia, e reflexões sobre a arte do ator. Mariana Marinho, produtora executiva do filme, acredita que o filme “Paulo Autran- O Senhor dos Palcos" resgata a entrega visceral do ator ao processo criativo e a relação direta com o público.


O público teatral como parte da criação do personagem. Para ela, “a paixão do Paulo pelo Teatro é transmitida no filme de maneira sensível e ao mesmo tempo provoca uma reflexão mais ampla sobre como conduzimos nossos sonhos; se nos arriscamos ou se nos acuamos diante da dificuldade de entrega." 

Já segundo o diretor Abujamra, o documentário cria um recorte de como Autran percebia sua profissão, através da análise das montagens das peças "A Tempestade” e "Rei Lear", de Shakespeare; e Solness - O Construtor, de Ibsen, por seus diretores (respectivamente Paulo de Moraes, Ulysses Cruz e Eduardo Tolentino).


Cenas históricas de filmes e peças estão presentes. Permeando o longa, trechos de entrevistas escritas e de uma autobiografia inédita, contendo reflexões de Paulo Autran sobre a arte do ator, sua carreira, vida, morte e desafios profissionais e pessoais. 

Os textos são reproduzidos pelos atores Bete Coelho, Patrícia Selonk, Gustavo Machado e Bruce Gomlevsky, criando uma dinâmica visual interessante e autoral. O filme, que será exibido em 2017 no canal Curta!, apresenta ainda depoimentos de José Celso Martinez Corrêa, Karin Rodrigues, Mauro Farias – que detalham e reconstroem facetas do ator e do meio teatral brasileiro.

Ao final, o depoimento histórico de Fernanda Montenegro, onde ela lê uma troca de cartas emocionante, a poucos dias da morte de Paulo Autran, e faz uma reflexão profunda sobre sua importância para o teatro brasileiro. 

Ficha técnica: Diretor: Marco Abujamra. Produtora Executiva: Mariana Marinho Diretor de Fotografia: Luis Abramo Montagem: Thiago Arruda e Marco Abujamra Atores: Bete Coelho; Bruce Gomlevsky; Patricia Selonk e Gustavo Machado; Exibidor: Canal Curta - Tempo de duração: 82 minutos.

Sobre o diretor Marco Abujamra - Sócio fundador da produtora Dona Rosa Filmes, roteirizou e dirigiu o documentário de longa-metragem “Paulo Autran - O Senhor dos Palcos” em 2016. Atualmente está trabalhando como roteirista e diretor do longa de ficção “Júpiter” com Rafael Vitti, Guta Stresser e Orã Figueiredo no elenco. 

Roteirizou e dirigiu também os documentários “Mário Lago” (2013), que estreou no Festival do Rio; “Jards Macalé - Um Morcego na Porta Principal” (2009), ganhador do Prêmio Especial do Júri do Festival do Rio; Prêmio In-Edit de Público e do Prêmio Desempenho - SEC RJ e “Dia Útil” (2008) sobre Trabalho Escravo Contemporâneo no Brasil que estreou em Maputo/Moçambique.

Sobre a Dona Rosa Filmes - A produtora Dona Rosa Filmes possui em seu portfolio diversos trabalhos, entre eles, longas de documentários, curtas de ficção e programas de tv. Atualmente está em produção do longa de ficção “Júpiter” com direção de Marco Abujamra, que conta com Rafael Vitti, Orã Figueiredo e Guta Stresser no elenco.

Também está produzindo o documentário "Clementina", sobre a cantora Clementina de Jesus com previsão de estreia em 2018. Entre seus trabalhos já realizados, destacam-se os documentários de longa-metragem “Jards Macalé - Um Morcego na Porta Principal” (2008) que recebeu prêmios no Festival do Rio; Ined - It e de Desempenho SEC RJ; “Mario Lago” (2014) que teve sua estreia no Festival do Rio e na Mostra Internacional de São Paulo; “Beleza Escondida” (2008), ambos com direção de Marco Abujamra.

Produziu ainda o documentário “Mario Filho - O Criador das Multidões” (2010) com direção de Oscar Maron, que ganhou Prêmio de Melhor Montagem no Festival Internacional de Cinema de Arquivo e o longa de ficção “Mulheres Sexo Verdades Mentiras”, de Euclydes Marinho. Para mais informações, segue o site da Dona Rosa Filmes: http://www.donarosafilmes.com.br.

Sobre o canal Curta - Dedicado às artes, cultura e humanidades, o Curta! é um canal independente que acolhe a experimentação e se orgulha de ser um parceiro dos realizadores, artistas, criadores e produtores independentes. Com o compromisso de transmitir 12 horas por dia de programação nacional independente, os principais segmentos temáticos da programação são música, dança, teatro, artes visuais, meta-cinema, filosofia, literatura, história-política e sociedade.

O Curta! pode ser visto nos canais 56 da NET, 56 na Claro TV, 76 na Oi TV e como opcional à la carte na Vivo e GVT nos canais 664 (fibra), 132 (DTH - antiga GVT) e 552 (DTH - Vivo). Siga as redes do canal nos endereços: www.facebook.com/CanalCurta, twitter.com/CanalCurta e www.youtube.com/user/canalcurta. Saiba mais em http://www.canalcurta.tv.br.

Nenhum comentário:

Postar um comentário