terça-feira, 29 de agosto de 2017

Coluna do dia 30/08/17

***Rocio C​​anvas faz venda especial Verão 2018 com festa no NovoLouvre***


Crédito das fotos: Divulgação.

***O estilista Diego Malicheski apresenta no sábado, 2 de setembro, pela primeira vez em Curitiba a coleção Instante Estante Rocio Canvas Verão 2018, desfilada em maio na Casa de Criadores em São Paulo. As peças estarão com venda especial no showroom no NovoLouvre, a partir das 16 horas, num coquetel descontraído com amigos, música, bons drinks e comidinhas do Senhor Garibaldi. O evento abre um agitado calendário para o jovem criador.

No mês de setembro Diego participa do Living Lab do ID Fashion 2017 e da feira Coletivo Estilistas Brasileiros, no bairro de Pinheiros, em São Paulo. Nos dias 6,7 e 8 de outubro, a Rocio Canvas é uma das convidadas do Ôda Design Clube + Feira na Rosenbaum, um evento de design autoral, que será realizado no MON, em Curitiba. Na sequência, Diego Malicheski voa para São Paulo para lacrar mais uma Casa de Criadores onde apresentará o Inverno 2018 Rocio Canvas.


Coleção Instante Estante Verão 2018 - A coleção V18 Instante Estante Verão 2018 se orienta pelo sentimento da impermanência humana. Somos instantes. Para ultrapassar os limites do dia a dia temos de nos transformar e criar forças para não deixar problemas tornarem-se pesos. No verão Rocio Canvas esses pesos são representados por argolas nas quais se ata ou se prende. “A coleção fala muito sobre minha vida e meu momento atual de criação. Busquei emoções como força e a percepção do instante, que traduziam meu momento de virada”, conta.

Forma e estrutura são as principais características do estilo Rocio Canvas. Seguindo seu DNA minimalista, a marca explora experimentações visuais em camadas, recortes e acabamentos. São peças para vestir em qualquer ocasião por pessoas que buscam atemporalidade e vanguarda. A cartela de cores exprime essa contemporaneidade em off whites, nudes, cinzas e tons metálicos (níquel/prata). Já os materiais utilizados fazem parte do repertório Rocio Canvas: organza de seda, tecido jacquard e malha dublada.

Sobre a Rocio Canvas - A Rocio Canvas nasceu do projeto experimental para o TCC de Diego Malicheski para o Curso Superior de Design de Moda do Senai-Pr. A partir de um estudo de branding de quase dois anos, a coleção final apresentada nasceu como um embrião da marca. Rocio é o segundo nome da mãe do estilista e Canvas quer dizer telas em português.

A tela em branco como uma plataforma pura representa a roupa a ser criada. Atualmente, o atelier Rocio Canvas fica no colab do NovoLouvre, espaço efervescente no Centro Histórico de Curitiba, que reúne jovens designers e arquitetos. Serviço: Rocio Canvas – Venda especial coleção verão 2018 Quando: Dia 2 de setembro, a partir das 16 horas Local: NovoLouvre – Trajano Reis, 37, Centro Histórico.

***"O Herói Provisório" de Etel Frota será lançado nesta quarta-feira, na Livraria da Vila***


Crédito da foto: Divulgação.

***A escritora paranaense Etel Frota lança nesta quarta-feira (30), seu primeiro romance pela Travessa dos Editores. “O Herói Provisório” tem como pano de fundo um episódio que ocorreu em 1850, quando os canhões da Fortaleza de Nossa Senhora dos Prazeres, na Ilha do Mel, abriram fogo contra um cruzador inglês, que rebocava três navios brasileiros, supostamente negreiros.

A sessão de autógrafos acontece das 19 horas às 21h30, na Livraria da Vila, no Pátio Batel, em Curitiba. Com narrativa ambientada em Paranaguá (PR), com passagens pelo Rio de Janeiro, Cunha (SP) e Lisboa (Portugal), “O Herói Provisório” traz na capa, criada pela designer Clarissa Menini, a imagem da cabeça decepada de Mercúrio, fotografada por Alan Romero, no convento de São Domingos de Benfica, em Lisboa. A editoração da obra é Adriana Sydor.

Caravana Literária - Na segunda-feira (28) e na terça-feira (29), Etel Frota fez a apresentação do livro na Caravana Literária Biblioteca Pública do Paraná, em Terra Rica e Paranavaí, respectivamente. O evento promove até 23 de setembro a visita de 15 escritores a bibliotecas de 30 municípios paranaenses para falarem sobre suas obras e temas ligados ao universo literário.

A Caravana Literária conta ainda com a participação dos escritores Adriana Sydor, Thiago Tizzot, Nelson de Oliveira e Luiz Ruffato, dentre outros. Em Terra Rica, a escritora falou sobre o livro na praça central da cidade, “em uma deliciosa tarde de calor. Tinha uma árvore da qual brotavam poemas meus. Tinha ipê florido. Teve pôr-do-sol. Pela primeira vez na vida tive a felicidade de ter um público que era maior do que o número de cadeiras. Popstar”, lembra. Para o público, Etel falou sobre sua história, família e memórias. Compartilhou com os presentes suas preferências literárias e letras de músicas que escreveu.

Na volta, ela trouxe na bagagem os livros “Vale do Paranapanema – Sonhos de uma Terra Rica”, de Edson Paulo Calírio, e “Minha vida, minha terra, minha gente”, de Mauro Martins. “Foi, sobretudo, uma tarde de trocas”, avalia. A apresentação de Etel foi prestigiada pelo secretário da Cultura de Terra Rica, Alexsander Bruno Medeiros, da vice-prefeita Ana Marta da Silva Salomão, e do prefeito Júlio César da Silva Leite.

A autora - Etel Frota nasceu em 1952, em Cornélio Procópio (PR), e desde 1980 vive em Curitiba. Licenciada em Ciências e formada em medicina, desde 1998, trabalha exclusivamente como escritora: poeta, roteirista, letrista, com algumas incursões na dramaturgia. Várias indicações e premiações em importantes prêmios de música e teatro. Em 2002 lançou "Artigo Oitavo", livro+CD de poesia escrita, falada e cantada, com prefácio de Thiago de Mello e produção musical de Rodolfo Stroeter.

Sua produção como letrista abrange uma enorme gama de gêneros e parcerias musicais - Iso Fischer, Rosi Greca, Zé Rodrix, Grupo Viola Quebrada, entre dezenas de outros. Uma significativa parte dessa produção de canções está reunida no livro virtual “Lyricas – a construção da canção”, lançado em janeiro de 2007. Desde 2009, vem trabalhando como letrista em parcerias internacionais com os suecos Miriam Aïda, Måns Mernsten e Mats Ingvarsson, e com o finlandês Simo Naapuri. Importantes intérpretes da cena paranaense e brasileira têm gravado suas canções - Nasi, Ana Cascardo, Maria Bethânia, entre muitos outros.

Destaque para o CD "Flor de Dor - Tao do Trio canta Etel Frota", lançado em 2016. Por este trabalho, a letrista recebeu o ‘Prêmio Grão de Música 2016’, e o grupo vocal curitibano foi indicado ao 28º Prêmio da Música Brasileira. Etel é colaboradora da Folha de S. Paulo. Seu livro “Artigo oitavo - poesia escrita, falada e cantada” inspirou o roteiro da peça “Penélope Pelo Avesso”, da companhia curitibana Comparsaria Cênica, que acabou de cumprir sua terceira temporada em Curitiba. Recentemente, publicou três poesias na antologia “Blasfêmeas: Mulheres de Palavra” (Editora Casa Verde), com mais 63 escritoras brasileiras da cena contemporânea.

Serviço: Lançamento de “O Herói Provisório”, de Etel Frota Editora: Travessa dos Editores Dia: quarta-feira (30), das 19 horas às 21h30 Local: Livraria da Vila, no Pátio Batel (Av. do Batel, 1868 – 314) www.oheroiprovisorio.com.br - www.etelfrota.com.br.

***Retrópica atualiza o Tropicalismo e a Antropofagia na dança***


Crédito da foto: Divulgação.

***Brasil e Antropofagia cultural. Uma pesquisa de dança contemporânea de iniciativa da artista paulistana Mari Paula discute e atualiza esses temas em um espetáculo solo cuja a concepção “final” contará com a colaboração do público curitibano. A obra, que foi contemplada pelo Prêmio Funarte de Dança Klauss Vianna - edição 2015, chega ao público da capital paranaense com apresentações a preços populares durante o mês de setembro. O projeto, cuja produção está a cargo da Associação de Bailarinos e Apoiadores do Balé Teatro Guaíra – a ABABTG, ainda conta com oficinas e mostras de processo. De acordo com a bailarina, performer e diretora Mari Paula, o Brasil não foi “descoberto” por um fidalgo navegador e sua caravela.

“A colônia Brasil descendeu de um tratado ibérico que, em sua bula papal, estipulou que o leste de uma linha meridional seria ‘redescoberto’ por Portugal e o oeste dessa mesma linha ficaria para a Espanha”, defende. Segundo a pesquisadora, os corpos brasileiros se movem e agem sob essa influência histórica, o que repercute em uma produção artística nem sempre originalmente nacional. Com base na antropofagia cultural, a pesquisa de Retrópica, aborda o hibridismo existente entre alguns elementos da cultura brasileira e da península ibérica e conta com a colaboração dos curitibanos para se aproximar de uma arte de identidade brasileira.

Tal contribuição do público se dará por meio de duas mostras de processo e 10 oficinas culturais intituladas “O corpo brasileiro e a performatividade”, para o levantamento de reflexões e partilhas em torno do tema. “Curitiba apresenta um determinado contexto sócio-identitário europeu, mas está localizada em uma realidade sócio-política latino-americana. Diante disso, se faz relevante ingressar em discussões sobre arte de identidade brasileira aqui e tornar essas partilhas parte do espetáculo. É por isso que a criação de Retrópica organiza-se em caráter híbrido, com a participação do público”, explica Mari Paula.

O resultado desse trabalho poderá ser conferido em três apresentações na Casa Hoffmann e seis na Casa Selvática de 1 a 17 de setembro, com ingressos a R$ 10,00 e uma sessão gratuita na Casa Hoffmann. O projeto conta com a colaboração de artistas como Ângela Donat, Airton Rodrigues, Fernando de Castro, Giorgia Conceição, Leonarda Glück, Ricardo Nolasco, Vítor Sabbag e Wagner Corrêa e com a produção da ABABTG – Associação de Bailarinos e Apoiadores do Balé Teatro Guaíra.

Serviço: A Associação de Bailarinos e Apoiadores do Balé Teatro Guaíra apresenta Espetáculo Retrópica, de Mari Paula. Na Casa Selvática Datas e hora: De 1 a 3 de setembro e de 8 a 10 de setembro. Sempre às 20hs Ingressos: R$ 10,00 (retirados no dia do evento, na bilheteria do espaço, uma hora antes do espetáculo) Endereço: Rua Nunes Machado, 950 – Rebouças. 

Na Casa Hoffmann: Datas: Dias 15 e 16 de setembro, às 20h. Dia 17 de setembro, às 11h e às 20h Ingressos: R$ 10,00 (retirados no dia do evento, na bilheteria do espaço, uma hora antes do espetáculo) Obs.: Haverá sessão gratuita no dia 17 de setembro, às 11h Endereço: Rua Dr. Claudino dos Santos, 58 – São Francisco. Projeto contemplado pelo Prêmio Funarte de Dança Klauss Vianna – edição 2015 Classificação indicativa: 14 anos Produção: ABABTG Contato: (41) 3044-7439 / 99136-7884.

Ficha técnica: Concepção e performance: Mari Paula. Colaboração: Airton Rodrigues, Ángela Donat, Giorgia Conceição, Leonarda Glück e Ricardo Nolasco. Iluminação: Trio desenho de luz - Wagner Correa e Victor Sabbag. Operação de Luz: Semy Monastier. Sonoplastia: Fernando de Castro. Ilustração: Evandro Prado. Vídeo: Marcus Vinicius Bonato e Livea Castro Calvo. Foto: Frank Pittoors, Ángela Donat e Cayo Vieira. Assessoria de impressa: Smartcom – Inteligência em Comunicação. Designer gráfico e gerenciamento de redes sociais: RDO Brasil. Direção de produção: Jorge Schneider. Coordenação geral: Simone Bönisch. Agradecimentos: Gabriel Machado, Adrián Torices Sáez, Alma Sáenz, Demétrio Sanches, Gil Costa, Victor Hugo, Ana Machado, Centro Cultural Teatro Guaíra, Estúdio Aire Flamenco, Casa Hoffmann e Casa Selvática.

ABABTG - Fundada em 2007, a Associação de Bailarinos e Apoiadores do Balé Teatro Guaíra surgiu para fortalecer a dança e demais artes motivando uma ligação sinérgica entre os setores público e privado. Para tanto, tem desenvolvido projetos culturais que promovam ações de formação, atualização, divulgação e fomento da dança, em suas diversas linguagens. A formação de público e o apoio à gestão de carreira de seus associados bailarinos, ex-bailarinos e apoiadores do Balé Teatro Guaíra também estão entre os compromissos da ABABTG.

Formalizada como uma agremiação artística e cultural de caráter civil e personalidade jurídica e recentemente qualificada como Organização Social, a Associação tem demonstrado uma atividade intensa desde a sua fundação. Entre os seus principais eventos está a Mostra Paranaense de Dança, realizada anualmente em diferentes cidades do Estado para incentivar e valorizar bailarinos e grupos amadores e promover apresentações profissionais a preços populares. www.ababtg.org.br/mostra | https://www.facebook.com/ababtgoficial.

***Método Montessori chega aos 110 anos atual e inovador***


Crédito da foto: Divulgação.

Na foto: Leandra e Paulo Barbosa com Pedro Paulo: decisão de antecipar o ingresso do filho na escola, programado inicialmente para 2018, para este segundo semestre após conhecer a metodologia do Sion, embasada no sistema Montessori.

***Leandra Kely Grzyb Barbosa e o marido, Paulo Manoel Barbosa, estavam convictos de que só colocariam o filho, Pedro Paulo, com 1 ano e 8 meses, na escola no ano que vem, depois que completasse 2 anos. Na busca pela escola ideal para introduzir o filho ao instigante mundo escolar, marcaram visitar o Colégio Nossa Senhora de Sion de Curitiba, recomendado pelo padrinho de Pedro Paulo, Guilherme Remonato, que aprecia a metodologia da escola.

Foi então que, ao chegar ao Sion e conhecer a Metodologia Montessori, Leandra e Paulo mudaram de ideia. Saíram da visita com o filho matriculado. Neste segundo semestre, Pedro Paulo iniciou no Maternal I. “Acredito que a primeira escola de uma criança é um momento muito importante. Deve ser uma escolha muito cuidadosa, porque vai ter grande influência no seu desenvolvimento”, assinala Leandra. “Estava convencida de que antes dos 2 anos não colocaria o Pedro Paulo na escola. Mas, quando encontrei o Sion, mudei de opinião, pois havíamos encontrado a escola de nosso filho”, revela.

Afinidade com o método - Com 111 anos de atuação, o Colégio Sion Curitiba é um dos mais tradicionais do país. É mais antigo, inclusive, que a própria Metodologia Montessori, criada pela educadora italiana Maria Montessori há 110 anos e adotado, de forma vanguardista, pelo Sion Curitiba há mais de 50 anos. “Quando o Sion Curitiba adotou o Método Montessori, trazido nos anos 1960 pela Irmã Maria Cristina, diretora da escola, ele era pouquíssimo difundido em todo o mundo”, conta Juliana Pedroso, coordenadora de comunicação e marketing do Sion Curitiba.

O Método Montessori está enquadrado nos movimentos da chamada Escola Nova que passaram a surgir com foco na renovação da escola a partir do final do século 19. “Hoje, ele é considerado um método muito atual, voltado a uma formação ampla para a vida e para o desenvolvimento natural das habilidades de cada aluno, individualmente”, explica. Por meio de atividades variadas, o Método Montessori propõe o desenvolvimento integral do ser, em um ambiente de liberdade e de responsabilidade, a partir de um processo de conscientização humana.

A proposta é de um ensino personalizado, que visa, além da aquisição de conhecimentos, à descoberta da verdadeira aptidão do aluno, o desenvolvimento de sua capacidade intelectual, o exercício da reflexão e o julgamento crítico. “Em nosso contato com os pais, explicamos detalhadamente o método. É muito importante que eles conheçam bem a metodologia da escola que escolheram para a escola de seus filhos, e que tenham afinidade com ela”, aconselha. Foi o que aconteceu com o casal Leandra e Paulo Barbosa.

“Quando entrei na recepção já senti que seria ali. E estas coisas a gente sente mesmo. Então, quando chegamos ao maternal e vimos todas as crianças envolvidas em atividades, felizes, interessadas, a professora fazendo leitura, tudo de um modo muito carinhoso, me emocionei de tal forma que decidimos antecipar o ingresso de Pedro Paulo na escola”, conta Leandra. “Gostei do Sion porque as crianças do maternal, como nosso filho Pedro Paulo, estavam ativas na classe, aprendendo com atividades diferentes, materiais educativos.

Criança dessa idade tem que ter atividades”, defende. “Vi que no Sion as crianças vão para a troca de fraldas todas juntinhas, e é sempre a mesma pessoa que faz a troca. Isso é bom porque é um momento muito íntimo, importante para as crianças dessa idade”, considera. “O Pedro Paulo está empolgadíssimo. Conta para todo mundo sobre sua escola, que tem peixe, arara. Ele é um primor, um tesouro, uma criança muito esperada por nós e muito amada. É muito importante que ele vá para a escola certa, que tenha ótimas experiências de convívio e de aprendizado”, enfatiza.

Educação para a vida- Com um programa educacional que contempla do ensino infantil ao fundamental, o Colégio Sion Curitiba disponibiliza também ensino integral, além de escolinhas com atividades complementares. Tem duas unidades na cidade, uma localizada no bairro Batel e outra no Solitude. Em ambas, e em todos os níveis de ensino, oferece sua proposta pedagógica inovadora, que associa a Metodologia Montessori ao Método Ramain, ambos considerados atualmente tendências na área de educação em todo o mundo.

O Método Montessori combina uma proposta de autoeducação, com responsabilidade e autonomia do aluno desde as primeiras idades, à educação personalizada, em que as atividades didáticas respeitam o desenvolvimento individual. O Método Ramain, criado pela francesa Simonne Ramain no início do século 20 com ênfase na proposta de psicomotricidade, estimula de forma convergente o desenvolvimento intelectual, emocional e motor.

A associação dessas duas metodologias é um diferencial em fases muito importantes da educação, e que permanece para toda a vida, como relata a gestora financeira Francine Rodrigues, membro do conhecido portal de empreendedorismo Clube da Alice. Hoje com 30 anos de idade, Francine considera o período que estudou no Sion Curitiba fundamental para sua formação humana. “Minha mãe é pedagoga e gosta muito desse método. Entrei no Sion na sétima série e permaneci até o 3º ano. A metodologia do Sion, com uma proximidade grande com os professores e orientadores, foi muito importante nessa fase. Com o Método Ramain, por exemplo, desenvolvi minha aptidão para concentração”, enfatiza.

“O que mais marcou foi a associação de uma educação que respeita o indivíduo com o senso de responsabilidade, de cuidado para com os espaços e os bens comuns. Foi esta a noção importante de que o que fazemos impacta no todo”, aponta. “São detalhes que a escola passa com orientações: como a de que temos de deixar a sala de aula limpa e organizada para as próximas turmas, independentemente da atuação da equipe de limpeza. Isso nos deixa mais conscientes e cuidadosos, mesmo quando adultos. São atitudes simples, que fazem toda a diferença.

Também gostava de sentar em círculo em vez de em fila, olhando todos como iguais. Víamos os professores como pessoas que podiam nos ajudar, havia uma relação forte de confiança.” As bases dessa relação, aliás, se estendem para além das portas da escola. “Minha melhor amiga é dessa época, já há quinze anos. Sabemos até hoje o hino do Sion, temos um grupo de amigas no WhatsApp que vem desta fase”, assinala. “Quando tivermos filhos, eu e meu marido consideramos muito seguir com esta metodologia em sua educação”, avalia.

Alfabetização - A associação da Metodologia Montessori ao Método Ramain também é um diferencial na fase da alfabetização. E um dos motivos que está deixando Eduardo, filho dos empresários Carolina Rondinelli de Almeida Mendes e João Ricardo (Dado) Borell, empolgado. “Para o Eduardo, a alfabetização no Sion está sendo superlegal. Ele não quer nem perder aula. Está muito animado”, conta Carolina. Com 6 anos de idade, Eduardo estuda no Sion desde os 2 anos. “A empolgação que ele demonstra com a alfabetização é resultado da metodologia adotada pela escola”, considera Carolina, que também estudou no Sion.

“Ele não recebe pressão para aprender, mas sim estímulo. Ele mesmo quer conseguir”, salienta a mãe de Eduardo. “Nossa expectativa neste segundo semestre é de que ele continue muito envolvido com seu processo de alfabetização, estabelecendo uma base sólida para o desenvolvimento futuro”, aponta. “E, para o ano que vem, também temos muitas expectativas, pois será o ano de ingresso de nossa segunda filha, a Malu (Maria Luisa). Como o irmão ela entrará com 2 anos, no maternal. Estamos ansiosos para ver como será com ela, pois o interessante do Sion é que, pela Metodologia Montessori, cada criança tem uma experiência de aprendizado particular, única, que acompanha seu momento e sua personalidade.”

Sobre o Sion - A formação de crianças e jovens para a vida é um desafio na atualidade, com a velocidade das transformações na chamada era digital. Referência no ensino, o Colégio Nossa Senhora de Sion de Curitiba une tradição e atualização constante, atuando com base na inovadora linha pedagógica da Metodologia Montessori associada ao Método de Psicomotricidade Ramain. Fundado em 1906, com proposta educativa voltada ao desenvolvimento humano, o Colégio Sion Curitiba prepara integralmente, há 111 anos, pessoas e cidadãos aptos a se posicionar diante dos desafios da vida com resiliência, sabedoria e tolerância, características mais que necessárias ao agitado cotidiano contemporâneo.

Serviço: Colégio Nossa Senhora de Sion de Curitiba Bairros: Sion Batel e Sion Solitude Cursos: Educação Infantil; Ensino Fundamental I; Ensino Fundamental II; Ensino Médio; Período Integral Fone: (41) 3019-6155 (Batel) | (41) 3226-6161 (Solitude) Endereço: Alameda Presidente Taunay, 260 (Batel). Rodovia Curitiba-Paranaguá BR 277, 4761 (Solitude). Site: www.sioncuritiba.com.br.

***Posigraf conquista prêmio de sustentabilidade***


Crédito da foto: Divulgação.

***A Posigraf foi reconhecida com o SELO SESI ODS 2017, que premia projetos de organizações públicas e privadas voltados aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) em cinco categorias. A gráfica do Grupo Positivo foi a vencedora na categoria Grande Indústria, com o case “Compromisso com a conservação da Biodiversidade validado pela Certificação LIFE”. Antes de se tornar a primeira indústria brasileira a receber a certificação LIFE, a Posigraf escalou vários patamares de gestão, alcançando certificações nos campos da gestão da qualidade, gestão ambiental e procedência florestal do papel usado na produção industrial.

A adoção da Mata do Uru pela Posigraf, garantindo a preservação da área, foi a mais importante ação para que a gráfica obtivesse a Certificação LIFE. O foco da adoção está em manter a biodiversidade da floresta, mas também abre espaço para o desenvolvimento de pesquisas e atividades educativas no local. A empresa também pratica algo muito comum hoje no mercado: a preferência a parceiros que atendam a determinados padrões e requisitos sociais e ambientais. E na posição de fornecedora, ela também é auditada por parceiros comerciais que desenvolvem programas de sustentabilidade e precisam garantir o cumprimento de alguns padrões em todas as fases do processo produtivo.

“Na Posigraf buscamos praticar a estratégia de sustentabilidade de forma integrada, com processos geridos por meio de indicadores e metas, com orientação para longo prazo e foco no engajamento de stakeholders. Do ponto de vista da gestão da cadeia de suprimentos, acreditamos na construção de relações fundamentadas pela integridade, transparência e atendimento à requisitos legais” afirma a supervisora do Sistema Gestão Integrado da Posigraf, Andréa Luiza Silva Arantes.

Sobre a Posigraf - Há 45 anos no mercado, a Posigraf, gráfica do Grupo Positivo, é uma das maiores gráficas da América Latina. Instalada em uma área de 52 mil m2, a companhia tem um escritório em São Paulo e representações em todo o Brasil. Seu portfólio de serviços compreende a produção de livros didáticos e publicações especiais, tabloides e materiais promocionais, além de revistas e periódicos.

***Hospital de Curitiba renova selo que atesta segurança ao paciente***

***As unidades do Hospital VITA, localizadas em Curitiba - na Linha Verde Norte e no Batel, acabam de receber a renovação do selo de participação no Programa Brasileiro de Segurança do Paciente. 

Trata-se de uma comunidade formada por 180 instituições de saúde que têm como objetivo assumir o papel de multiplicadores das boas práticas e da cultura da segurança, além de melhorar os cuidados de saúde. 

O programa é reconhecido pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) e a entidade gestora é o IQG - Instituto Qualisa de Gestão (Health Services Accreditation). O instituto coordena a iniciativa junto com organizações mundiais como o Institute for Healthcare Improvement (IHI), Canadian Patient Safety Institute (CPSI), Patient Safety Crosswalk, Accreditation Canadá e visa desenvolver o tema segurança do paciente nas organizações de saúde e sociedade. A comunidade de líderes tem o compromisso de mudar a forma de prestar cuidados de saúde. As instituições multiplicadoras visam criar melhorias inovadoras de qualidade e segurança do paciente, trocar indicadores e apoiar tecnicamente os outros hospitais participantes.

“Cada multiplicador torna-se referência de outras cinco instituições integrantes, criando um verdadeiro mini-network dentro da rede global do PBSP, concedendo ao programa uma estrutura piramidal e descentralizada”, explica a médica infectologista Marta Fragoso, coordenadora do Núcleo de Gestão de Segurança Assistencial do Hospital VITA em Curitiba. As duas unidades VITA de Curitiba, que são pioneiras no Paraná em integrar o grupo do PBSP, enviam dados de benchmarking em protocolos de segurança do paciente, participando de educação continuada em melhores práticas assistenciais, compartilhando experiências de sucesso com outras instituições.

Sobre o Hospital VITA - A primeira unidade da Rede VITA no Paraná foi inaugurada em março de 1996, no Bairro Alto, e a segunda em dezembro de 2004, no Batel. O VITA foi o primeiro hospital brasileiro a conquistar, no início de 2008, a Acreditação Internacional Canadense CCHSA (Canadian Council on Health Services Accreditation). A certificação de serviços de saúde avalia a excelência em gestão e, principalmente, a assistência segura ao paciente. Além disso, o VITA é um dos hospitais multiplicadores do Programa Brasileiro de Segurança do Paciente (PBSP). Ele visa disseminar e criar melhorias inovadoras de qualidade e segurança do paciente. Integra também o grupo de hospitais da Associação Nacional de Hospitais Privados – ANAHP.

O VITA oferece atendimento 24 horas e é referência nas áreas de cardiologia, cirurgia geral, neurologia, cirurgia bariátrica, medicina de urgência, urologia, terapia intensiva, traumato-ortopedia e pediatria. Além disso, dispõe de um completo serviço de medicina esportiva, prestando atendimento a atletas de diversas modalidades; serviço de oncologia; Centro Médico e Centro de Diagnósticos. Para garantir um alto nível de qualidade nos serviços prestados aos pacientes, o VITA tem investido em ampliação da infraestrutura, tratamentos com equipes multidisciplinares, modernização dos equipamentos, humanização no atendimento, qualificação dos profissionais e segurança assistencial.

***Air Promo e Clube da Alice juntas em “Corrida pela Vida”***

***No próximo dia 24 de setembro, acontece a 1ª edição da “Corrida Pela Vida - Espalhando Amor”, com realização e produção do Clube da Alice em conjunto com a Air Promo. A ação tem público estimado de três mil participantes que poderão se inscrever nas categorias corrida ou caminhada. Os cinco quilômetros serão percorridos dentro do campus da Universidade Positivo.

A “Corrida Pela Vida - Espalhando Amor” faz parte do calendário anual de ações realizado pelo Clube da Alice para suas mais de 430 mil integrantes do grupo secreto no Facebook® com o objetivo de fomentar a prática de atividades física como uma ação preventiva ao câncer de mama, e o intercâmbio esportivo e cultural entre as pessoas. A corrida/caminhada é a atração principal do evento, mas o Clube da Alice e a Air Promo incrementaram a agenda do dia com atividades para toda a família.

Enquanto as “Alices“ caminham ou correm, seus familiares, amigos e convidados poderão ficar na torcida e aproveitar para degustar delícias em food trucks ou brincar no espaço kids. O Clube e a agência também inovaram complementando a lista de atrações com atividades para os pets. “A família toda pode aproveitar um dia diferente com segurança e privacidade no campus universitário. Um evento completo que também terá diversão para os convidados das “Alices””, ressalta Mônica Berlitz - Fundadora e administradora do Clube da Alice.

“A Corrida Pela Vida, é uma ação multidisciplinar criada pela Air Promo, exclusivamente para o Clube da Alice”, explica Rafael Maia - diretor de novos negócios da Air Promo. “Não se trata apenas de uma corrida, e sim um mix de atrações, que atendem o público prioritário - as Alices - e, também, entretenham familiares, amigos e outros convidados. A forma que encontramos para ampliar o alcance e visibilidade da marca Clube da Alice para novos públicos”, completa o executivo.

A identidade visual da “Corrida Pela Vida - Espalhando Amor” também é assinada pela equipe de criação da Air Promo, aplicada em peças dos kits de inscrição das participantes: camiseta, viseira, sacola e medalha e em todas as peças de comunicação do evento - hotsite, e-mail marketing, posts, vídeos etc. A logomarca partiu das cores da marca Clube da Alice com o objetivo de manter a identidade e “emprestar” para a marca da corrida o reconhecimento já acumulado pela “marca mãe”.

Já a criação do hotsite, adaptações de peças digitais e a produção de teasers de divulgações ficaram a cargo da equipe do Clube da Alice, em total sintonia com a Air Promo, reforçando o caráter de realização e produção conjunta, DNA do evento. Sobre o Clube da Alice - O Clube da Alice é um grupo secreto na rede social Facebook®, criado em 2014 pela empresária e fotógrafa curitibana Mônica Balestieri Berlitz. Formado exclusivamente por mulheres, tem por objetivo fomentar o empreendedorismo feminino e incentivar o debate de assuntos relacionados ao universo da mulher.

Sobre a “Corrida Pela Vida - Espalhando Amor” - Acontece no dia 24 de setembro de 2017 dentro do Campus da Universidade Positivo (Rua Prof. Pedro Viriato Parigot de Souza, 5300 - Campina do Siqueira), com largada marcada para as 8h30. As inscrições já estão abertas e vão até o dia 22 de setembro e podem ser feitas pelo site www.ticketagora.com.br ou na Rua Cândido de Abreu, 127 - Loja CA11 - Piso L2 - Shopping Mueller | Clube da Alice Lounge. Serão dois kits de inscrição diferenciados: básico e premium. O kit básico contém: camiseta, viseira, sacola, medalha, chip e número.

Já o kit premium contém camiseta, viseira, sacola, medalha, chip, número e carteirinha do Clube da Alice que dá passe livre para a competidora aproveitar todas as vantagens e descontos de parceiros do negócio colaborativo que movimenta empreendedoras na internet. “Alice” que já possuem a carteirinha do Clube fazem a inscrição com o kit básico e ganham mais uma inscrição com direito ao mesmo kit para presentear e incentivar uma amiga. Para mais informações acesse: https://corridapelavida.clubedaalice.com.br. A “Corrida Pela Vida” tem o patrocínio da Universidade Positivo, Shopping Mueller e Widex Aparelhos Auditivos.

***Colóquio Internacional Letra Associação de Psicanálise abre inscrições***

***Estão abertas as inscrições para o III Colóquio Internacional Letra Associação de Psicanálise, que será realizado em Curitiba, entre os dias 2 e 4 de novembro. Com o tema “Clínica Atual, Psicose e outros Nós”, o evento tem como objetivo principal atualizar os grandes temas relacionados à clínica psicanalítica. “Trata-se de uma nova escuta da psicanálise em relação a fenômenos que marcam a contemporaneidade levando-se em conta as modificações culturais do nosso tempo”, resume a psicanalista Angela Valore, presidente da Letra.

Além de profissionais brasileiros de diversos estados, o colóquio terá como convidado de destaque o psiquiatra e psicanalista francês Jean-Jacques Tyszler, diretor do Centro Médico Psico-Pedagógico para Crianças de Adolescentes da Mutuelle lÉducation Nationale de Paris e autor de várias obras, entre elas “As Metamorfoses do Objeto” com edição brasileira pela Tempo Freudiano. Tyszler se apresentará em conferências durante o Colóquio, cujas temáticas irão girar em torno de discuções ancestrais, mas igualmente atuais como melancolia, depressão, luto, paranoias, perversões e neuroses.

“As questões que caracterizam o laço social não são mais as mesmas da época de Freud e Lacan, e a psicanálise tem se debruçado sobre elas há décadas. O Colóquio irá proporcionar um trabalho de alinhamento com esse novo olhar que leva em conta as modificações culturais”, afirma Angela. Uma das questões que surgem como prementes neste contexto é a melancolia. “Nossa civilização tem preparado o sujeito, não mais para enfrentar a realidade da perda, mas para ganhar. Ganhar a qualquer preço ou, em não ganhando, parecer que ganhou. A pergunta é: como cultura ainda somos capazes de lidar com as nossas perdas?”, provoca Angela Valore. Serviço: III Colóquio Internacional Letra Associação de Psicanálise Data: de 2 a 4 de novembro Av. Visconde de Guarapuava, 5581, Batel Informações e inscrições: letra-psicanalise.com.br.

***Curitiba recebe feira para promover o voluntariado***

***Ser voluntário é um ato de bondade, compaixão e solidariedade. Com o crescente interesse de pessoas em assumir um compromisso com o outro, é importante que as instituições e empresas contribuam para a promoção do voluntariado. 

Por isso, o Instituto Opet, em parceria com o Instituto GRPCOM e o Clube da Alice, realizará a Feira do Voluntariado na quinta-feira, 31, em Curitiba. O evento contará com stands de organizações do terceiro setor, palestras, apresentações e testemunhos sobre como o voluntariado mudou a vida dos voluntários. A coordenadora do Instituto Opet, Rose Suzuki, explica que o objetivo da feira é proporcionar um momento de sensibilização para o trabalho voluntário, com a participação de 15 instituições, suas necessidades e oportunizar inscrições para quem deseja ser um voluntário.

“A Feira do Voluntariado é uma excelente oportunidade para quem deseja usar suas habilidades para ajudar o próximo e não sabe por onde começar. Entre as áreas com oportunidades nas instituições do terceiro setor estão a captação de recursos, comunicação, gestão, entre outras”. Ações durante a feira - Durante a feira, serão arrecadados materiais de higiene para doação e serão realizadas oficinas de origamis. A meta é chegar a duas mil dobraduras que serão entregues em hospitais e lares.

Feira do Voluntariado - A ideia surgiu em 2016, em parceria com a Associação de Voluntários Amigos (AVA). A primeira edição foi realizada no ano passado com a participação de 13 instituições do terceiro setor, além de uma ação voluntária para a Escola de Educação Especial Nilza Tartuce. Em 2017 a parceria para a realização do evento será com o Instituto GRPCOM, por meio do Programa Impulso, e com o Clube da Alice.

Agosto é o mês do voluntariado - Durante o mês de agosto, o Instituto Opet realizou diversas atividades para promover e incentivar o voluntariado. Foram feitas atividades com alunos, familiares e colaboradores do Colégio Opet e da Faculdade Opet, exibição de filme sobre inclusão social, palestra sobre o desenvolvimento de competências por meio do voluntariado e a formação dos novos voluntários contadores de histórias do Instituto História Viva.

Serviço: Feira do Voluntariado Quando: 31 de agosto de 2017, das 8h às 21h30 Onde: Faculdade Opet – Avenida Presidente Getúlio Vargas, 892, Rebouças, Curitiba, Paraná Inscrições para as palestras em http://www.opet.com.br/instituto/feira-de-voluntariado-instituto-opet.

***Grupo Revelação lança clipe com participação de Péricles***


Crédito da foto: Divulgação.

***Grande nome do samba, o Grupo Revelação convidou outro ídolo do estilo para gravar uma nova versão de “A Vida É Pedreira”: Péricles. O resultado desse encontro já está disponível em todas as plataformas digitais, pela Deck. Hoje o grupo vai além e lança o videoclipe do resultado desse encontro. As imagens foram gravadas no centro do Rio de Janeiro, no Morro do Vidigal (Rio de Janeiro) e no Estúdio Gravodisc (São Paulo) com direção de Pedro Hansen.

A canção já tinha sido registrada no álbum “O Bom Samba Continua - Ao Vivo” (Deck/ 2016), disco que marca a estreia de Davi nos vocais. A música, de autoria de Claudemir e Alex Nunes, fala sobre superação e motivação para seguir em frente. Para assistir, acesse:https://www.youtube.com/watch?v=qJyfM6de6Rs.

***Rede Deville investe em modernização da unidade em Cuiabá***


Crédito das fotos: Gui Klaime.

***Um hotel mais moderno, próximo das tendências mundiais e do conceito de liberdade ampliada, que inclui ambientes diferenciados projetados com móveis inteligentes e soltos, garantindo mais flexibilidade e conforto. É o que pode-se esperar do Deville Prime Cuiabá após a ampla revitalização pela qual o empreendimento vem passando. “O hotel já está na melhor localização da cidade e é reconhecido pela qualidade dos serviços e infraestrutura.


O que fizemos agora foi modernizar a arquitetura dos apartamentos, investir em tecnologia e oferecer algo inovador para nossos hóspedes e clientes”, destaca o gerente geral da unidade, Gerson Honório. O prédio foi adquirido pela Rede Deville em 2005. Ao todo, serão cerca de R$ 3 milhões investidos na reforma de apartamentos e suítes de cinco dos 13 andares do prédio. “Nesse trabalho de 'retrofit' identificamos os pontos de melhoria e trouxemos o que há de mais moderno na hotelaria”, explica Catherine Moro, arquiteta responsável pelo projeto.


O primeiro passo foi definir referências para o espaço. “O hotel pode tirar proveito do regionalismo. Por isso, seguimos o padrão da Rede, mas com características de cada cidade”, defende. No caso de Cuiabá, foram escolhidos grafismos e fotografias de Mariana Canet, que trazem imagens de natureza, como folhas e cascas de árvores.

A iluminação dos espaços foi bastante explorada, principalmente com a tecnologia led, que garante mais eficiência e conforto. Dois padrões de apartamentos foram criados. “Precisávamos ter opções novas de layout, com mais dinamismo. Esse novo perfil de hóspede não quer um ambiente tão estático”, diz Catherine. Os móveis foram então colocados mais soltos no espaço, criando a sensação de apartamentos maiores, e uma mesa volante foi desenvolvida especialmente para o projeto.

“Ela tem várias funções, como comer algo na cama ou apoiar o notebook”, explica. Na decoração, tons neutros com pontos de cor e alguns toques de dourado. A revitalização garantiu ainda um quarto universal por andar, com mais espaço de circulação para pessoas com deficiência, idosos e famílias. Essa é a segunda etapa da revitalização do hotel. Em 2016, outras áreas do Deville Prime Cuiabá também passaram por melhorias, entre elas o lobby, a recepção e o bar. E junto com a mudança arquitetônica vieram as mudanças de vários conceitos.

A recepção ficou mais aberta, garantindo mais proximidade. Além disso, uma mesa de tora comunitária se tornou a preferida dos hóspedes e sofás modulados permitem que o ambiente do lobby possa ser personalizado com facilidade. Tudo isso aliado ao investimento em um novo cardápio, com cervejas especiais, petiscos e sushis fizeram com que a receita do bar do hotel quase triplicasse no último ano.

O Hotel - Com uma localização estratégica, o Deville Prime Cuiabá está no melhor bairro da capital mato-grossense. Uma referência em hospedagem, o hotel dispõe de excelente estrutura e serviços especiais para garantir a melhor estada para o hóspede que está a trabalho ou a lazer. A infraestrutura contempla salas de reuniões e eventos, piscina, academia, unidade da rede de spas Shishindo, loja com produtos regionais, entre outros atrativos.

O Grupo- A Rede Deville começou suas atividades com o Hotel Deville Colonial, no centro de Curitiba. Desde então, vem crescendo e se consolidando como um dos principais grupos hoteleiros do País. Atualmente, atua como operador e investidor nas regiões Sul, Sudeste, Centro Oeste e Nordeste, com nove hotéis, aproximadamente 1.500 acomodações e mais de 1.100 funcionários.

Administra o São Paulo Airport Marriott Hotel (SP), Deville Prime Campo Grande (MS), Deville Prime Cuiabá (MT), Deville Prime Porto Alegre (RS), Deville Prime Salvador (BA), Deville Business Curitiba (PR), Deville Business Maringá (PR), Deville Express Cascavel (PR) e Deville Express Guaíra (PR).

***Campanha Solidária Condor vai ajudar 22 instituições do Paraná e Santa Catarina***


Crédito da foto: Divulgação.

***A partir do dia 28 de Agosto, clientes do Condor podem participar de uma ação de grande importância para instituições beneficentes do Paraná e Santa Catarina. Trata-se da Campanha Solidária Condor, que está em sua 11ª edição e já doou mais de R$ 3,3 milhões para 196 entidades. A ação é viabilizada por intermédio de parcerias formadas entre a rede e seus fornecedores. Parte da venda de centenas de produtos promocionados em tabloides de ofertas durante o período da campanha é revertida em vale-compras Condor e são doados a instituições selecionadas de forma criteriosa, passando por processo de apresentação de documentos, avaliação dos serviços prestados à comunidade e, por fim, prestação de contas da destinação dos recursos.


Neste ano, a arrecadação será repassada para 22 instituições, sendo 21 localizadas em 15 cidades do Paraná e uma em Joinville - SC. Com um envolvimento direto dos clientes, dos colaboradores e dos fornecedores, a campanha cresce a cada ano e é muito importante para a manutenção dos trabalhos das instituições durante um longo período, já que os vale-compras podem ser trocados durante um ano inteiro por alimentos, produtos de higiene e limpeza, bazar, roupas e eletros, em qualquer uma das 43 lojas da rede. A Campanha foi criada com o propósito de ajudar as comunidades onde a rede atua e possui como diferencial o fato de não funcionar por meio de doação, pois o Condor e os fornecedores abrem mão de uma margem do lucro para que ele seja repassado às instituições. Já os clientes, participam ao optarem pelos produtos anunciados nos tabloides da campanha.


“Uma campanha permanecer sendo realizada por 11 anos mostra o quão assertiva foi a decisão de criá-la. No decorrer desta história, com a ajuda dos nossos clientes e fornecedores, conseguimos espalhar amor e solidariedade nas regiões onde temos lojas. Para nós, é muito gratificante contribuir um pouco com os desafios diários enfrentados por cada instituição”, relata o presidente do Condor, Pedro Joanir Zonta. Uma das instituições beneficiadas em 2016 foi a Apae de Castro, que graças ao valor recebido conseguiu proporcionar melhor assistência às pessoas atendidas.

“Pudemos melhorar a qualidade do lanche e fazer com que eles experimentassem novos sabores, como por exemplo o hambúrguer, que nunca tínhamos feito. Também conseguimos comprar outras coisas que eles não têm contato, além de melhorar o atendimento, com a aquisição de computadores, impressoras, televisores e aparelhos de som”, disse a presidente, Cláudia Pinheiro. Os Bombeiros Voluntários de Joinville também foram beneficiados com a campanha no ano passado e, além de utilizarem o valor para a manutenção da instituição, também puderam melhorar ainda mais a qualidade dos trabalhos realizados.

“Aos nossos olhos, e de tantas outras instituições que foram agraciadas, este tipo de ajuda se transforma em entusiasmo para continuar fazendo o bem onde o Estado não alcança. É ser abraçado por uma empresa com sentimento de proteção e carinho. Percebe-se no Condor, que é novidade para nós em Santa Catarina, a vontade de fazer parte da comunidade, de ser referência não só em qualidade, bom atendimento e bons preços, mas também em solidariedade. Obrigado por promover esta campanha! Que ela inspire outras instituições a fazerem o bem! Somos clientes e fãs do Condor. Contem conosco sempre”, declarou o diretor executivo, Matheus Andreis Cadorin.

Para o presidente do Condor, ver o resultado da Campanha Solidária é o que motiva a rede a continuar realizando a ação e a não medir esforços para fazê-la crescer a cada ano. “Em períodos de turbulências econômicas as doações diminuem e as instituições passam a ter que sobreviver com recursos muito mais escassos. Neste contexto, a Campanha Solidária acaba sendo uma forma das pessoas ajudarem sem precisar mexer no orçamento de casa. Portanto, nesta causa todos podem ajudar. Basta escolher os produtos do tabloide que os valores chegarão às instituições”, conclui Zonta.

Para divulgar a campanha, o Condor disponibiliza o Hot Site: www.campanhasolidariacondor.com.br, no qual as pessoas podem conhecer as instituições participantes, saber um pouco mais sobre a campanha, acompanhar as ofertas do tabloide, além de ver quais foram as instituições beneficiadas em 2016 por meio de um mural de fotos e depoimentos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário