quarta-feira, 30 de março de 2016

Coluna do dia 30/03/16

***Nova diretoria da ADVB-PR toma posse e anuncia ações para 2016*** 


Crédito das fotos: Priscilla Fiedler.

Na foto 01: Eduardo Jaime Martins é o novo presidente da ADVB-PR.

***A nova diretoria da Associação dos Dirigentes de Vendas e Marketing do Brasil – Seção Paraná tomou posse nesta segunda-feira (28 de março), em evento realizado no Hard Rock Café Curitiba. Após duas gestões de Ronie Pires, a ADVB-PR será presidida por Eduardo Jaime Martins durante o biênio 2016/2017. Nesse período, inovação será o lema da entidade, que reúne profissionais das áreas de marketing, vendas, comunicação e gestão de empresas.

Dentre as novidades anunciadas está a renovação da presença da ADVB nos meios digitais, atuação efetiva no interior do estado, quatro edições do Estrela da Manhã ainda neste ano, retomada dos cursos com foco em vendas e reformulações no Top de Marketing e Prêmio Personalidade. Formado em Administração de Empresas e pós-graduado em Marketing, Eduardo Jaime também é diretor comercial da MegaMidia Group.


Na foto 02: Eduardo Jaime Martins com os ex-presidentes da ADVB-PR Norman de Paula Arruda, Jair Capristo, Leonardo Petrelli, Rodrigo Florenzano, Itaci Cardoso Cristiane Mocellin e Ronie Pires.

Já esteve à frente das empresas Pensatta e Guerra Propaganda e na superintendência da Itaipu Binacional. Dentro do associativismo foi diretor de relações públicas do SINAPRO e atua como diretor da ADVB-PR há quatro anos. Em 2015, coordenou o principal evento promovido pela entidade, o Top de Marketing. O novo presidente tem vários projetos e novidades para os próximos dois anos.


“As mudanças começam pela chegada de vários novos quadros para se juntar aos atuais membros da ADVB. Convidamos empresários e profissionais de diversos segmentos do mercado, que chegam com boas ideias para colocar em prática, ao lado dos diretores que têm mais tempo de entidade", explica.

A nomeação de vice-presidentes no interior do Estado também faz parte do plano de expansão da ADVB-PR. "Teremos uma atuação mais efetiva em regiões importantes, como Foz do Iguaçu, Londrina, Maringá e Ponta Grossa, onde realizaremos eventos e ajudaremos o mercado a crescer e se profissionalizar", revela Eduardo Jaime.


Outra novidade anunciada por ele é a mudança de sede da entidade, que passa a ser num espaço compartilhado. "O coworking é uma tendência que tem crescido cada vez mais no Brasil, além de ser um local para troca de ideias e discussão de projetos inovadores. Como pretendemos fortalecer a missão da ADVB de gerar relacionamento, promover e reconhecer talentos do mercado, esse é o lugar certo", finaliza.

Sobre a ADVB-PR - Há 51 anos, a ADVB-PR atua para o desenvolvimento da atividade empresarial do Estado, valorizando os profissionais e empresas por meio do intercâmbio de conhecimento, experiências e ideias entre associados e profissionais de expressão nacional e internacional.

Com a promoção de eventos e atividades realizadas em parceira com a iniciativa privada, visando à atualização, qualificação e aperfeiçoamento dos profissionais das áreas de Marketing, Vendas, Comunicação e Gestão Empresarial, a ADVB-PR contribui com centenas de empresas e instituições paranaenses na busca por mais eficiência, qualidade e competência. Além do Top de Marketing, Estrela da Manhã e do Prêmio Personalidade, a entidade realiza outros eventos e cursos para fomentar o mercado.

Diretoria ADVB-PR - Gestão 2016-2017: Presidente: Eduardo Jaime Martins. Vice-Presidentes: Aldo Malucelli, Adriano Lunardon, Luiz Carlos de Carvalho, Marcelo Romaniewicz, Milena Seabra e Ney Emilio Braga Alves. 

Vice-Presidentes Regionais: Rafael Lamastra Júnior (Londrina), Gilmar Piola (Foz do Iguaçu),  Wilson Filho (Maringá) e Wilson Oliveira (Ponta Grossa).

Diretores: Bruno Montejorge, Carmem Murara, Claudia Zilli, Claudio Shimoyama, Claudio Stringari, Edson Shinohara, Fernanda Rodrigues, Fernando Carvalho, Gilson Bette, Gislayne Muraro, Leão Rubin, Luciana Vanzella, Marcos Giovanella, Dr. Marcus Todesco, Osmar Deitos Correa da Silva, Roberto Herrera, Rogério Afonso, Ronaldo Flor e Rucelmar Barbosa dos Reis. Membros do Conselho Fiscal: Jean Claudio Santos Silvio Pereira Rogério Kruger.

***Inspirado em mito grego, o uruguaio “Tebas Land” fala sobre parricídio*** 


Crédito da foto: Divulgação.

***“Tebas Land”, com direção do franco-uruguaio Sergio Blanco, é o espetáculo internacional da Mostra 2016 do Festival de Curitiba. O tema central é o parricídio, o crime em que o filho mata o pai. A inspiração inicial é o mito de Édipo, rei de Tebas - daí o nome do texto – e San Martin, um santo europeu do século IV. Blanco, a partir disso, conta a história de um chovem parricida chamado Martín Santos.

O criminoso se encontra periodicamente com um dramaturgo que pretende escrever sua história na cancha de basquetebol da prisão. “’Tebas Land’ não se preocupa tanto com a reconstrução do crime e sim com a representação cênica dos encontros desses dois personagens”, diz Blanco.

“Dessa forma, a pergunta inicial que abre o espetáculo ‘como é possível matar alguém?’ é substituída por ‘como é possível representar alguém?’” Segundo o diretor, “Tebas Land” não se preocupa tanto com as questões estéticas do parricídio para concentrar-se nas possibilidades estéticas de sua representação, oferecendo antes uma tese sobre o acontecer teatral.

Escrita e encenada em 2012 especialmente para o Teatro San Martín, de Buenos Aires, o espetáculo revisita vários textos que abordam o tema, como Os Irmãos Karamazov, de Dostoievski, Um Parricida, de Maupassant, e Dostoievski e o Parricídio, de Freud. A intenção, para Blanco, não foi render uma oca homenagem literária, mas propor um verdadeiro desafio cênico tendo o parricídio sob os holofotes.

Patrocinadores - Os eventos do Festival de Curitiba contam com o patrocínio e apoio de diversas empresas e instituições que acreditam na valorização do Teatro. A 25ª edição do Festival é apresentada por Cielo e Prefeitura de Curitiba e tem o patrocínio de Copel Telecom, Petrobras, Renault e UEG Araucária.

O Festival tem ainda parceria com o Shopping Mueller, Palladium Shopping Center, Pátio Batel e ParkShoppingBarigüi, locais onde estão instaladas as bilheterias oficiais para venda de ingressos. Os eventos simultâneos contam com patrocinadores específicos. O Gastronomix é patrocinado por Cielo e Melitta. O evento terá louça oficial da Oxford Porcelanas. Já o Guritiba é apresentado por Parati. O MishMash é apresentado pela Unimed Curitiba e por Ferramentas Worker.

Ingressos - A venda dos ingressos será pelo site www.festivaldecuritiba.com.br e nas bilheterias oficiais do evento, instaladas no Shopping Mueller, no Palladium Shopping Center, no ParkShoppingBarigüi e o Pátio Batel. Os ingressos para os espetáculos da Mostra custam entre R$ 30,00 e R$ 70,00 (inteira). Os preços para os trabalhos do Fringe variam de gratuitos a R$ 60,00 (inteira), além da taxa administrativa do emissor do bilhete. Os ingressos para o Risorama custam R$ 70,00 (inteira) e R$ 35,00 (meia-entrada).

Para o MishMash e Guritiba, dois eventos simultâneos voltados para as crianças e famílias, o valor é de R$ 40,00 (entrada inteira) e R$ 20,00 (meia entrada). A entrada do Gastronomix é R$ 12 (não consumível). E cobrada também uma taxa administrativa que varia entre R$1 e R$5, de acordo com os preços de cada espetáculo. Serviço: Tebasland - 30 e 31 de março, às 21h - Teatro da Reitoria.

***Gerente geral do hotel TRYP Higienópolis recebe título de Embaixadora de honra***


Crédito da foto: Divulgação.

Na foto: Diva Pavesi presidente da Divine Académie Française des Arts, Lettres et Culture, Golda Boruchowski, gerente geral do TRYP Higienópolis e Marcus Janovisky secretário ajunto da ACM de São Paulo.

***A gerente geral do hotel TRYP Higienópolis, administrado pela rede Meliá Hotels International, Golda Boruchowski que, em dezembro de 2015, recebeu o título de Comendadora da Associação Brasileira de Liderança 2015 acaba de receber o título de Embaixadora de Honra da Divine Académie Française des Arts, Lettres et Culture. O evento aconteceu em 3 de fevereiro, no hotel TRYP Higienópolis. A Divine Académie Française des Arts, Lettres et Culture, sob a égide de Diva Pavesi, foi fundada em 25 de outubro de 1995, em Paris.

Essa Academia ocupa um lugar privilegiado dentro da defesa, encorajamento e promoção da Cultura Brasileira na França e da Cultura Francesa no Brasil, através das Artes, Letras e Cultura. Um dos objetivos é enfatizar, promover e premiar o trabalho dos acadêmicos, escritores, artistas, criadores, promotores, produtores e de talentos eméritos nos campos sociais, artísticos, literários e culturais.

Sobre o TRYP Higienópolis - O TRYP Higienópolis está localizado no sofisticado e tradicional bairro de Higienópolis. O hotel conta com 209 apartamentos na categoria Premium Room equipados com camas exclusivas Premium, televisores de LCD 32’’, TV a cabo, internet high-speed gratuita, duchas com tamanho especial, menu de travesseiros, secador de cabelo, balança, amenities exclusivos da marca, kit para passar roupas, um kit café/chá com ebulidor elétrico, enxovais da marca Trussardi estilo clean, além de roupões e pantufas.

Entre as dependências do hotel estão um restaurante especializado em cozinha internacional (Giallo), sala de eventos com capacidade para até 120 pessoas com completa infraestrutura de serviços e equipamento audiovisual de alta tecnologia, business center, fitness center, sauna seca e piscina externa.

***Porta dos Fundos apresenta espetáculo de improvisação***
 

Crédito da foto: Divulgação.

***Em cada apresentação, uma pessoa do público da Ópera de Arame vai ser entrevistada pelos humoristas para criar uma história inédita a ser contada no palco. Essa é a proposta do espetáculo “Portátil”, que faz parte da Mostra do Festival de Curitiba neste ano. Além da história inusitada ser baseada nas memórias do entrevistado, a trilha sonora é composta na hora, criando o clima de improviso.

Para os integrantes do Porta dos Fundos, “Portátil” é um lugar de invenção, de desdobramento, de desenvolvimento dos atores e de cumplicidade com a plateia. Do time de Porta dos Fundos, integram este espetáculo os atores Gregório Duvivier, João Vicente de Castro, Luis Lobianco e Gustavo Miranda. Em 2015, eles se apresentaram em diversas cidades brasileiras e em algumas cidades de Portugal.

Por ser um espetáculo de improvisação feito a partir da história de alguém da plateia, cada apresentação é, obrigatoriamente, diferente. Em Vitória, por exemplo, foi encenada a história de Adriana, cujo pai foi do Maranhão, num pau de arara, para se hospedar na pensão em que trabalhava a futura esposa. Além de ser divertir, em “Portátil” a plateia vai ter a oportunidade de testemunhar o processo criativo do grupo de humor, que faz sucesso em seu canal no youtube, na televisão, e se prepara para lançar o primeiro longa-metragem no cinema.

Patrocinadores - Os eventos do Festival de Curitiba contam com o patrocínio e apoio de diversas empresas e instituições que acreditam na valorização do Teatro. A 25ª edição do Festival é apresentada por Cielo e Prefeitura de Curitiba e tem o patrocínio de Copel Telecom, Petrobras, Renault e UEG Araucária.

O Festival tem ainda parceria com o Shopping Mueller, Palladium Shopping Center, Pátio Batel e ParkShoppingBarigüi, locais onde estão instaladas as bilheterias oficiais para venda de ingressos. Os eventos simultâneos contam com patrocinadores específicos. O Gastronomix é patrocinado por Cielo e Melitta. O evento terá louça oficial da Oxford Porcelanas. Já o Guritiba é apresentado por Parati. O MishMash é apresentado pela Unimed Curitiba e por Ferramentas Worker.

Ingressos - A venda dos ingressos será pelo site www.festivaldecuritiba.com.br e nas bilheterias oficiais do evento, instaladas no Shopping Mueller, no Palladium Shopping Center, no ParkShoppingBarigüi e o Pátio Batel. Os ingressos para os espetáculos da Mostra custam entre R$ 30,00 e R$ 70,00 (inteira). Os preços para os trabalhos do Fringe variam de gratuitos a R$ 60,00 (inteira), além da taxa administrativa do emissor do bilhete.

Os ingressos para o Risorama custam R$ 70,00 (inteira) e R$ 35,00 (meia-entrada). Para o MishMash e Guritiba, dois eventos simultâneos voltados para as crianças e famílias, o valor é de R$ 40,00 (entrada inteira) e R$ 20,00 (meia entrada). A entrada do Gastronomix é R$ 12 (não consumível). E cobrada também uma taxa administrativa que varia entre R$1 e R$5, de acordo com os preços de cada espetáculo. Serviço: Portátil - 30 e 31/3 às 21h - Ópera de Arame.

***Estância do Lago lança opções de hospedagem para melhor idade*** 


Crédito das fotos: Priscilla Fiedler.

***Há mais de 30 anos, a Estância do Lago atende pessoas de todo o Brasil e até do exterior, que buscam a melhoria da qualidade de vida. Seja para reduzir o estresse, emagrecer, para fazer algum tipo de tratamento de saúde ou apenas para relaxar, o espaço localizado em Almirante Tamandaré, a 15 minutos de Curitiba, tem como ponto forte a experiência de sua equipe clínica, comandada pelos médicos Ismael e Fabiano Lago. Agora, o empreendimento passou a oferecer uma nova modalidade de hospedagem para pessoas que procuram bem estar: o Estância Living.

Além de trazer diversos benefícios sociais, emocionais e físicos, quem opta pela solução pode contar com um monitoramento integral, próximo e individual, além de uma convivência social e afetiva com pessoas e grupos variados, evitando o isolamento e a depressão. O endocrinologista Fabiano Lago lembra que a intenção é oferecer uma alternativa em relação às casas de repouso. “O nosso objetivo é uma nova proposta em viver e morar.


O Estância Living é a moradia perfeita para um momento mais maduro da vida, quando cuidar do bem-estar e da saúde é fundamental.” argumenta, lembrando que o spa conta com uma equipe multidisciplinar, formada por clínico geral, cardiologista, endocrinologista, psiquiatra, fisioterapeuta, nutricionista, psicóloga, profissionais da saúde física e equipe de enfermagem 24h, para o atendimento completo do morador.

Quem optar pelo Estância Living poderá fazer diversas atividades físicas e de lazer. "Corpo e mente em ação ajudam a apoiar a saúde e propiciam a longevidade. Aqui, as pessoas ficam em atividade, pois têm a sua disposição diversas opções de lazer e convívio social", destaca Fabiano.

Entre as opções do Estância Living estão a "Hospedagem Permanente", para hóspedes seniores que possam se beneficiar da estrutura do spa, com acompanhamento médico mais próximo e dietas especiais, a "Hospedagem Temporária", que pode ser utilizada durante viagens, férias familiares ou para tratamentos pontuais, e o "Pós-cirúrgico", para quem precisa de assistência especializada, avaliações e monitoramento personalizado em períodos de pós-operatório.


A Hospedagem Permanente é a escolha de Myriam Max Gomes, 75 anos, que mora no spa há nove anos. Para a professora aposentada, todo o cuidado da equipe médica e o convívio social, fazem a diferença. “É maravilhoso morar aqui, pois, como um dos meus filhos não mora do Brasil, não fico sozinha e sou cercada de cuidados, é muito bom”, explica.

A Estância do Lago fica localizada em meio a uma área verde de 3 mil metros quadrados, com um imenso lago, trilhas de caminhada, cachoeiras, hortas, árvores frutíferas, além de uma completa infraestrutura com piscinas, academia, salas de jogos, de palestras, consultórios, saunas, lareira, turbilhão, ofurô e acomodações de diversas categorias. 

Quem se hospeda tem à disposição dietas especiais e personalizadas, criadas pela equipe médica do spa. Outro diferencial é o serviço de relaxamento e estética, com massagens, tratamentos especiais e de beleza. "O Estância Living é uma proposta inovadora para viver em um lugar cercado por atenção, cuidados e pela natureza, com resultados físicos e emocionais gratificantes”, finaliza Fabiano Lago. 

Serviço: Estância Living Rua Pedro Teixeira Alves, 930 - Almirante Tamandaré - PR Fone: 41 3525-0000 reservas@estanciadolago.com.br / www.estanciadolago.com.br.

***Centro Juvenil de Artes Plásticas abre mostra coletiva de alunos*** 


Crédito da foto: Divulgação.

***Nesta sexta-feira (01/04), às 18h, o Centro Juvenil de Artes Plásticas (CJAP) abre uma mostra coletiva com a produção dos alunos em 2015. A exposição permanece até o dia 1º de maio e a entrada é gratuita.

A exposição “Compartilhando a paz” reúne desenhos e pinturas produzidos para o Concurso Anual de Cartaz sobre a Paz do Lions Club International. “Esse trabalho dos alunos tem o objetivo de provocar no espectador uma reflexão sobre acontecimentos atuais, mostrando as possibilidades de um mundo mais harmônico e equilibrado”, explica a diretora do CJAP, Débora Maria Russo.

Na ocasião também acontece a premiação dos alunos que participaram da 37ª Exposição Internacional de Belas Artes para Crianças, organizado pelo Museu de Torún, na Polônia. Com o tema “Minha aventura em um museu”, os alunos produziram desenhos e pinturas e quatro trabalhos do CJAP foram selecionados para compor a mostra em Torún. Crianças e adolescentes do mundo inteiro participam deste concurso anual.

Serviço: Exposição Compartilhando a paz 1º de abril, às 18h Período expositivo: Até 1º de maio de 2016 Entrada gratuita. Centro Juvenil de Artes Plásticas Rua Mateus Leme, 56 - São Francisco. Curitiba – PR Horário: segunda a sexta, das 8h30 às 12h e das 13h30 às 18h.

***BPW realiza Happy Business***

***A Business Professional Women Curitiba – BPW realiza nesta quarta-feira, dia 30 de março, às 19 horas, mais uma edição do Happy Business. O encontro exclusivo para associadas da BPW, terá como hostess a empresária Birgit Keller Marsili, que dirige a rede de lavanderias Lavasecco.

As associadas vão conhecer a unidade Ecoville da rede Lavasecco e trocar experiências profissionais. A iniciativa tem apoio da Laffayette, Onodera, Go Fit, Roberta Junqueira Deisgner Gráfico, Flash Curitiba e Santo Pane.

***Galeria curitibana Ybakatu leva mais de dez artistas à SP-Arte 2016***


Crédito da foto: Gilson Camargo. 

Foto: Cristina Ataide - Mountain House #6, 2012 - Mármore branco de Estremoz e ferro - 23 x 18 x 47cm.

***A Galeria Ybakatu, de Curitiba, é uma das quatro galerias da Região Sul com participação confirmada na 12ª edição da SP-Arte, realizada nos dias 7 a 10 de abril, na capital paulista. O evento reúne algumas das galerias mais influentes do mundo, como a David Zwirner e Michael Werner (Estados Unidos), White Cube e Lisson (Inglaterra), Continua e Cardi (Itália), Kurimanzutto (Cidade do México) e Neugerriemschneider (Alemanha). No total, serão 124 stands, de espaços nacionais e internacionais, instalados no Pavilhão Ciccillo Matarazzo (ou Pavilhão da Bienal) do Parque Ibirapuera.

Esta será a sétima participação da Ybakatu no evento. "Estaremos no stand B2, com obras destacadas de artistas como Alex Flemming,Claudio Alvarez, C.L Salvaro, Cristina Ataíde, Gilson Camargo, Glauco Menta, Hugo Mendes, Isaque Pinheiro, Ligia Borba, Ricardo Machado, Rogerio Ghomes, Tatiana Stropp, Washington Silvera e Yiftah Peled", cita a galerista Tuca Nissel.

Segundo ela, o objetivo da Ybakatu na feira é trazer novidades dos artistas já conhecidos do público e, também, apresentar nomes novos aos consumidores de arte. Ligada à ABACT (Associação Brasileira de Arte Contemporânea), a Ybakatu atua há 20 anos no cenário de artes visuais, representando artistas brasileiros e internacionais.

Realiza mostras individuais e coletivas em sua sede, na capital do Paraná, e ainda participa de feiras no Brasil e no exterior. Entre os artistas da galeria também estão Brandon LaBelle, Debora Santiago, Fernanda Magalhães, Fernando Augusto, Fernando Cardoso, Fernando Ribeiro, Francisco Olivares Díaz, João Loureiro, Leila Pugnaloni, Marcelo Scalzo, Marcus André, Marta Neves, René Sultra e Maria Barthélémy, Ricardo E. Machado, Sebastiaan Bremer e Sonia Navarro.

Ybakatu 20 anos - Em comemoração às duas décadas de atuação, a Galeria Ybakatu realizou um grande projeto de ocupação em uma casa em Curitiba. A mostra coletiva, que durou um mês, contou com mais de 60 obras de arte, de 24 artistas ligados à galeria, além de performances e eventos especiais que aconteciam nos finais de semana. Para saber mais sobre a galeria, acesse ybakatu.com.

Serviço: SP-Arte/2016 Stand da Ybakatu: B2 Datas abertas ao público: 7, 8, 9 e 10 de abril de 2016 Pré-estreia VIP e imprensa: 6 de abril de 2016 Pavilhão da Bienal - Parque do Ibirapuera - Portão 3 São Paulo, Brasil Entrada: R$ 40 (inteira) e R$ 20 (meia).

***Shopping Total e UNIANDRADE promovem Feira da Saúde e Qualidade de Vida*** 

***Entre os dias 30/03 e 01/04, o Shopping Total sediará a terceira edição da Feira da Saúde e Qualidade de Vida, em parceria com a UNIANDRADE. Durante os cinco dias de evento em alusão à Semana Nacional da Saúde, a Praça de Eventos do empreendimento receberá uma série de atividades relacionadas a saúde, qualidade de vida e bem-estar.

Entre as 14h e as 19h30, os clientes que visitarem o Shopping Total poderão realizar gratuitamente testes de glicemia, aferição de pressão arterial, medição de índice de gordura corporal, além de receber orientações nutricionais e físicas.

O objetivo é promover uma semana inteira de conscientização sobre a importância dos cuidados e do acompanhamento com a saúde. Entre as atividades que farão parte da programação, também será promovido na sexta-feira (01), às 19h, um workshop gratuito com a coordenadora do curso de nutrição da UNIANDRADE, Letícia Mazepa.

Graduada em Nutrição pela UFPR e Mestre em Segurança Alimentar e Nutricional pela UFPR, Letícia abordará a temática “Lancheira Saudável”, em que abordará questões relacionadas à alimentação infantil e ao preparo de lanches mais saudáveis e de alto valor nutricional para o dia a dia das crianças durante a fase escolar. Tanto o workshop “Lancheira Saudável” quanto as demais atividades da Feira da Saúde e Qualidade de Vida são gratuitas e abertas ao público. 

Serviço: Shopping Total Rua Itacolomi, 292 - Curitiba – PR Telefone: (41) 3025-7000 http://shoppingtotalcuritiba.com.br.

***Instituto VITA promove curso de Libras para colaboradores*** 


Crédito da foto: Divulgação.

***Falar com as mãos é uma característica comum do ser humano. Seja para sinalizar algo ou ajudar a contar uma história, as mãos são utilizadas enquanto as pessoas verbalizam as suas ideias. Entretanto, para 1,1% da população brasileira, elas são a forma oficial de se expressar: as mãos e seus sinais, consolidados pela Língua Brasileira de Sinais (Libras), são amplamente utilizados por aqueles que apresentam deficiência auditiva.

Pensando em melhorar a comunicação dos colaboradores do Hospital Vita com pacientes e familiares, o Instituto V​ITA de Ensino e Pesquisa (IVEP) iniciou este mês um curso básico de Libras. São trinta inscritos nesse módulo, sendo que funções que prestam um atendimento mais próximo ao paciente foram selecionadas.

“Escolhemos principalmente aqueles que estão na ´linha de frente´, como recepcionistas, chefes de enfermagem e recursos humanos”, comenta a gestora executiva do IVEP, Helina Ogasawara. O curso, que acontece em parceria com Centro de Integração Empresa – Escola do Paraná (CIEE-PR), é ministrado por Rodrigo Pereira, que é deficiente auditivo. Segundo Helina, esse fato torna as aulas mais interessantes e dinâmicas, uma vez que o professor só consegue se comunicar usando Libras ou escrevendo.

A previsão de encerramento das aulas é 13 de abril, data em que haverá uma prova de capacitação. Todos os aprovados receberão um certificado de conclusão do curso. Helina complementa: “O importante é ver como os colaboradores estão empenhados em prestar um melhor atendimento. Essa atenção e esse esforço terão retorno com a satisfação dos nossos pacientes, que poderão se comunicar com mais facilidade”. 

Sobre o IVEP - O Instituto VITA de Ensino e Pesquisa, inaugurado em novembro de 2013, tem como sede operacional o VITA Curitiba, mas atua com foco nas duas unidades da Rede em Curitiba e também no Hospital VITA Volta Redonda (RJ). O IVEP tem quatro eixos de atividade: atração e retenção de talentos, busca do reconhecimento institucional, educação profissional e apoio à pesquisa.​​​

***Circuito de Tênis ICF 2016 - Uma jogada pela solidariedade*** 


Crédito da foto: Divulgação.

Na foto: O médico Fábio Porto, um dos fundadores do ICF, com o tenista Marco Silva.

***Acontece, nos dias 02 e 03 de abril, o Circuito de Tênis ICF 2016 - torneio de tênis que a Marco Silva Academia de Tênis promove pelo sexto ano consecutivo em prol do Instituto para Cuidado do Fígado (ICF). Cada ano aumenta a expectativa de público durante o torneio. Desta vez, são esperados mais de 200 atletas entre adultos, jovens e crianças. A disputa, que está no calendário de eventos da Federação Paranaense de Tênis, será na Categoria Simples – Duplas Mistas.

As inscrições, com renda revertida para o ICF, custam R$ 70,00 simples ou dupla mista e R$ 80,00 simples e dupla mista e podem ser feitas até o dia 30 de abril, às 12h, pelo telefone (41) 3022-6502. Essa edição o evento tem o apoio do Mundo do Tenista pro shop, da Clínica Viva Imagem, da X-LEME, CDTO, Werner Camisetas e da Construtora Giacomazzi além, claro, da fundamental parceria da Marco Silva Academia de Tênis.

O Instituto para Cuidado do Fígado (ICF) foi fundado em setembro de 2010 e atende gratuitamente na capital paranaense, facilitando o tratamento de pacientes com doenças hepáticas. Por ser uma instituição sem fins lucrativos, é mantida através de doações e da renda de eventos beneficentes. 

Serviço: Circuito de Tênis ICF 2016 Dias 02 e 03 de abril Academia Marco Silva: www.marcosilvatennis.com.br Informações: (41) 3022-6502.

Um pouco sobre Marco Silva: O tenista Marco Silva começou sua carreira esportiva aos 12 anos. Começou a prática como catador de bolinhas, ou boleiro, e assim de maneira autodidata foi aprendendo e aperfeiçoando a técnica de maneira irrepreensível, já que é bastante perfeccionista. Começou a dar aulas com 16 anos e jogar alguns torneios paranaenses - que podiam ser conciliados com suas aulas e foi por muitas vezes o tenista número 01 do Paraná de 1999 a 2005.

Em 2001 o tenista esteve em Madrid jogando o Campeonato Espanhol por 02 meses e conquistou o título de vice-campeão de duplas de Madrid. Jogou vários torneios abertos pelo sul do Brasil onde ganhou diversos títulos. Em 2006 começou a jogar a principal categoria Sênior (35 a 40 anos), foi campeão de várias etapas e conquistou o título de vice-campeão brasileiro de 2006 disputado em Goiânia.

Em julho de 2007 sagrou-se campeão brasileiro em Guarapari – ES. Em agosto do mesmo ano foi bicampeão do torneio internacional de Florianópolis. Logo em seguida, em 2008, veio então o bicampeonato conquistado em Brasília. Campeão do VETS Internacional de Curitiba, categoria 40 anos. Em 2009 chegou as oitavas de final do Campeonato Mundial de Mallorca na Espanha e é Campeão do Torneio Internacional de Porto Alegre com participação de vários tenistas do mundo, com maior pontuação da ITF. Academia Marco Silva: www.marcosilvatennis.com.br / Informações: (41) 3022-6502.

Como ajudar o ICF: Há quase seis anos, nascia em Curitiba (PR), o Instituto para Cuidado do Fígado (ICF). Idealizado pela equipe médica do Centro Digestivo e Transplante de Órgãos (CDTO), que trabalha de forma voluntária, o instituto visa atendimento 100% gratuito. As consultas são feitas no Edifício ASA, em Curitiba, de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h, e os médicos orientam desde o diagnóstico da doença até o término do tratamento, seja ele tomando remédios ou realizando um transplante.

Para quem deseja ser um “Amigo do Instituto para Cuidado do Fígado” pode apadrinhar a causa se cadastrando no site www.icfigado.org.br. Outros valores podem ser doados para a conta do ICF no Banco do Brasil, Agência 1876-7, Conta corrente 35251- 9. Instituto para Cuidado do Fígado Rua Voluntários da Pátria, 475, cj 905a - Edifício ASA Curitiba - Paraná Telefones: (41) 3223-2219.

***FCC abre consultas públicas para editais do PAIC***

***A Fundação Cultural de Curitiba abriu nesta segunda-feira (28) as consultas públicas dos editais do Programa de Apoio e Incentivo à Cultura (PAIC) da Prefeitura de Curitiba. Até às 23h59 do dia 12 de abril ficam abertas as consultas para os editais Livre, Ações Culturais Regionalizadas em Curitiba e Pesquisa do Fundo Municipal da Cultura. A Consulta Pública do Mecenato Subsidiado 2016 estará disponível até às 23:59 horas de domingo, dia 17/04/2016.

No dia 5 de abril, às 19h, o Conselho Municipal de Cultura realiza no Palácio dos Estudantes Consulta Pública presencial. Segundo Maria Angélica da Rocha Carvalho, Diretora de Incentivo à Cultura, esta é a primeira vez que a FCC publica de maneira simultânea os textos dos editais do PAIC previstos para o mesmo ano. " A vantagem da publicação dos editais previstos é que o proponente pode eleger em qual modalidade seu projeto cultural melhor se encaixa", disse.

Consulta online - Para facilitar o processo de participação, a Fundação Cultural de Curitiba e a Secretaria de Estado da Cultural estabeleceram uma parceria para o uso do SISPROFICE, sistema desenvolvido pela Celepar para o Programa Estadual de Fomento e Incentivo à Cultura do Paraná. As sugestões, críticas e observações serão realizadas exclusivamente pelo sistema. Com a nova ferramenta os usuários terão acesso a todas as críticas e sugestões enviadas. Para acessar os editais e as consultas públicas visite http://www.sic.cultura.pr.gov.br/consultapublica.php.

"Continuamos estimulando a participação dos setores interessados na construção dos editais da FCC e melhorando cada vez mais as ferramentas de consulta", diz o presidente da FCC, Marcos Cordiolli. "As consultas legitimam os editais e permitem que cada vez mais áreas culturais e artistas sejam incluídos e concorram aos recursos destinados para a cultura da cidade", completa. Edital – Livre do Fundo Municipal da Cultura.

Serão contemplados projetos nas áreas das artes e da cultura: música; artes cênicas, compreendendo teatro, dança, circo e ópera; audiovisual – cinema, vídeo, internet, televisão e rádio; literatura; artes visuais – fotografia, artes plásticas, design e artes gráficas e tecnológicas; patrimônio histórico, artístico e cultural; folclore, artesanato, cultura popular e demais manifestações culturais tradicionais, contempladas pelo Programa de Apoio e Incentivo à Cultura. O valor total disponível para o Edital será definido pela Secretaria Municipal de Finanças até a publicação do texto final.

O valor mínimo para os projeto será de R$ 5 mil e o valor máximo de R$ 50 mil. Edital Ações Culturais Regionalizadas em Curitiba – Ações Culturais como Constituição de Memória e Preservação do Patrimônio Imaterial 2016 Serão contemplados projetos nas áreas de música; artes cênicas, compreendendo teatro, dança, circo e ópera; audiovisual, compreendendo cinema, vídeo, internet, televisão e rádio; literatura; artes visuais, compreendendo fotografia, artes plásticas, design e artes gráficas e tecnológicas; patrimônio histórico, artístico e cultural; folclore, artesanato, cultura popular e demais manifestações culturais tradicionais e suas novas linguagens. Edital de Pesquisa 2016.

Serão contemplados projetos nas áreas de música; artes cênicas, compreendendo teatro, dança, circo e ópera; audiovisual, compreendendo cinema, vídeo, internet, televisão e rádio; literatura; artes visuais, compreendendo fotografia, artes plásticas, design e artes gráficas e tecnológicas; patrimônio histórico, artístico e cultural; folclore, artesanato, cultura popular e demais manifestações culturais tradicionais e suas novas linguagens nas modalidades Patrimônio Cultural Material, pesquisa de campo artístico e pesquisa e desenvolvimento artístico.

Mecenato 2016 - Nas categorias Iniciante e Não Iniciante serão selecionados projetos nas áreas das artes e da cultura elencadas: música; artes cênicas, compreendendo teatro, dança, circo e ópera; audiovisual, compreendendo cinema, vídeo, internet, televisão e rádio; literatura; artes visuais, compreendendo fotografia, artes plásticas, design e artes gráficas e tecnológicas.

Patrimônio histórico, artístico e cultural; folclore, artesanato, cultura popular e demais manifestações culturais tradicionais, que tenham por objetivo promover a criação, produção e difusão artística e cultural; a preservação e a difusão do patrimônio histórico, artístico e cultural; e ainda a pesquisa e o estímulo ao amplo conhecimento dos bens e valores culturais. Para acessar os editais e as consultas públicas visite http://www.sic.cultura.pr.gov.br/consultapublica.php.

***Museu Paranaense recebe mostra de trajes típicos portugueses*** 


Crédito das fotos: Emilio Boschilia.

***Abre neste domingo (03/04), às 10h, no Museu Paranaense, a exposição Trajes Típicos Regionais Portugueses, que se propõe a rever tradições e referências de um dos grupos étnicos formadores da população paranaense. A mostra é organizada pelo grupo folclórico Alma Lusa, com o apoio da Sociedade Portuguesa 1º de Dezembro. Na abertura, o público poderá apreciar apresentações folclóricas e degustação da comida típica portuguesa.


A entrada é gratuita. A exposição resgatará um pouco da história de formação da imigração portuguesa, por meio dos trajes típicos regionais, instrumentos, músicas e outros aspectos do imigrante português. “São muitos os lugares onde é possível notar referências da cultura portuguesa, seja nos topônimos, nos detalhes arquitetônicos, na culinária, nas danças, na música e no folclore.

E, também em suas organizações socioculturais, como associações, clubes, centros culturais”, explica o diretor do Museu Paranaense, Renato Carneiro. Sociedade Portuguesa e Grupo Folclórico Alma Lusa Fundada em 10 de novembro de 1878, a Sociedade Portuguesa 1º de Dezembro é uma das mais antigas do Paraná. Desde sua fundação, trabalha no culto das tradições portuguesas.


O Grupo Folclórico Alma Lusa foi criado em 1959, composto por portugueses, descendentes e, principalmente, amantes do país ibérico, todos com o desejo de difundir e cultivar as tradições, dançares e cantares da terra-mãe. Com seus folcloristas, músicos, diretores, o apoio da Sociedade Portuguesa 1º de Dezembro e integrantes da comunidade portuguesa de Curitiba, o Alma Lusa contabiliza mais de 2000 apresentações realizadas.

Serviço: Exposição Trajes Típicos Regionais Portugueses no Museu Paranaense Abertura: 3 de abril (domingo), às 10h Período expositivo: até 26 de junho de 2016 Entrada gratuita. Museu Paranaense Rua Kellers, 289, São Francisco. Curitiba – PR Terça a sexta-feira, das 9h às 18h Sábados, domingos e feriados das 10h às 16h (41) 3304 3300 | www.museuparanaense.pr.gov.br.

***Ary França, Fábio Espósito, Fernando Paz e Eugênio La Salvia em, "Eeperando Godot*** 


Crédito da foto: Divulgação.

***Dramaturgo e escritor irlandês, Samuel Beckett é considerado um dos principais escritores da história em todo o mundo. Como legado, deixou textos teatrais, novelas, poesias, romances e até mesmo dramatizações para o rádio. Suas obras eram marcadas pela crítica bem humorada à sociedade e principalmente à modernidade, o que fez dele um dos criadores do Teatro do Absurdo. Beckett recebeu ainda um Nobel de Literatura em 1969 pelo conjunto da obra.

Em 1952 publicou a peça teatral que se tornaria sua obra prima: Esperando Godot. Nessa encenação, o diretor Léo Stefanini mergulha no universo do absurdo utilizando modernos recursos multimídia combinados com as mais antigas técnicas do jogo cômico. Léo busca no consagrado e fantástico texto de Beckett a singeleza dos personagens, resultando num espetáculo lúdico.

"O que esperar em um momento em que as ilusões parecem escassas, em que as utopias fenecem. Há uma luz no fim do túnel. Esperamos por Godot. E quando ele chegar estaremos salvos", afirma o diretor. Tradutor da montagem, o Doutor em Letras e Professor de literatura na USP, crítico literário e pesquisador da obra de Beckett, Fábio de Souza Andrade afirma que “desconcertante e plural, a obra de Samuel Beckett foi decisiva para a reinvenção da arte moderna”.

É impossível falar de Esperando Godot e não citar uma das maiores atrizes brasileiras de todos os tempos: Cacilda Becker. Considerada um mito, de valor inestimável à memória do teatro brasileiro, a atriz tem em sua trajetória montagens históricas. Portanto, em sua homenagem o figurino que a atriz usou na histórica montagem de Flávio Rangel estará em exposição no saguão do Teatro. Esperando Godot foi montado com Cacilda no papel de Estragon, ao lado de seu marido Walmor Chagas e de seu filho Luís Carlos Martins.

Em 6 de maio de 1969, durante uma apresentação da peça, sofreu um derrame cerebral em conseqüência do rompimento de um aneurisma e foi encaminhada ao hospital ainda com o figurino do personagem que representava. Faleceu aos 48 anos, depois de 38 dias em coma no Hospital São Luís, em São Paulo. A estreia no dia 5 de abril comemora o aniversário da atriz, que em 6 de abril de 2016 completaria 95 anos de idade. O primeiro diretor de Cacilda Becker foi Pascoal Carlos Magno que, coincidentemente, empresta seu nome à sala que acolherá nossa montagem.

O cenário assinado por Ricardo Masseran traz dois artistas plásticos para dar forma aos clássicos elementos descritos por Beckett em Esperando Godot. A "pedra" fica a cargo do mineiro Chico Togni. E a "árvore" foi especialmente desenhada pelo mundialmente reconhecido Henrique Oliveira. Henrique é pintor por formação, além de obras sobre tela explora construções tridimensionais na forma de instalações temporárias e esculturas. Foi vencedor da 3a edição do Prêmio CNI SESI Marcantonio Vilaça, em 2009.

Realizou instalações na Projective Eye Gallery - University of North Carolina (Charlotte, EUA), no Domaine de Chaumont-sur-Loire (França), e apresentou individual no Museu de Arte Contemporânea da USP (São Paulo, SP). Participou de residência artística em Paris (França), apresentou individual no Palais de Tokyo e participou de coletiva no Schirn Kunsthalle (Frankfurt, Alemanha).

Realizou individuais na Galeria Millan (São Paulo), no Centro Municipal de Arte Hélio Oiticica (Rio de Janeiro, RJ) e na Offenes Kulturhaus (Linz, Áustria). Expôs no Smithsonian National Museum of African Art (Washington, EUA) e no Boulder Museum of Contemporary Art (Boulder, EUA), além de participar do Festival Europalia (Bruxelas, Bélgica).

Participou da 29ª Bienal de São Paulo com uma escultura, de dimensões arquitetônicas, instalada dentro do prédio do DETRAN, em cujo interior o público podia caminhar. Construiu uma grande pintura tridimensional na Rice Gallery (Houston, EUA) e participou das Bienais de Monterrey (México) e do Mercosul (Porto Alegre, RS). Tem obras em coleções como a Pinacoteca Municipal de São Paulo, o Museu de Arte Contemporânea da USP e o Virginia Museum of Fine Arts (USA).

Serviço: Esperando Godot Teatro Sergio Cardoso Sala Paschoal Carlos Magno (144 lugares) Rua Rui Barbosa, 153. Bela Vista Bilheteria: 3288.0136 De segunda a sábado, das 14h às 17h, para vendas antecipadas. De segunda a domingo, das 14h até o início do espetáculo. Aceita todos os cartões. Vendas: www.ingressorapido.com e 4003-1212. Terças, Quartas e Quintas às 19h30. Ingressos: R$ 50. Duração: 90 minutos - Recomendação: 12 anos. Estreia dia 05 de Abril - Somente até 28 de Abril no Teatro Sérgio Cardoso. A partir de 10 de Maio no Teatro FAAP, toda terça, às 21h.

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