domingo, 17 de março de 2019

Coluna do dia 17/03/19

***Em “Pi - Panorâmica Insana” Bia Lessa e elenco fazem “teatro de risco”***


Crédito da foto: João Caldas.

***“Pi - Panorâmica Insana” traz a diretora Bia Lessa de volta ao Festival de Curitiba em 2019. Com o prêmio de melhor do ano passado pela Associação Paulista de Crítico de Arte (APCA) no currículo, o espetáculo terá apresentações nos dias 30 e 31. No elenco estão nomes conhecidos do teatro e da televisão brasileira, entre os quais Cláudia Abreu, Leandra Leal, Luiz Henrique Nogueira e Rodrigo Pandolfo. Baseado em pessoas e dados reais, “PI” traça um painel irônico do mundo atual.

A peça coloca uma lente de aumento sobre a sociedade contemporânea e discute temas como indivíduo, civilização, sexualidade, política, violência, nação, miséria, riqueza, gênero e desejo. A dramaturgia do espetáculo foi concebida a partir dos ensaios e o resultado é uma escritura cênica e não um texto convencional, que transita entre artes plásticas, teatro e dança. Cláudia Abreu, Leandra Leal, Luiz Henrique Nogueira e Rodrigo Pandolfo vivem cerca de 150 personagens de diferentes nacionalidades.

Os textos de Júlia Spadaccini, Jô Bilac e André Sant´ana, com citações de Franz Kafka e Paulo Auster, abordam temas cotidianos em tom visceral e apocalíptico. “Tudo o que é humano interessa, tudo que é próprio de cada um dos atores tem valor enquanto observação da vida, tal qual ela se apresenta agora”, afirma Bia Lessa. São projetados em tempo real números de assassinatos, estupros, nascimentos, narrações que apontam para uma saturação do sistema atual. Concepção - O texto foi construído durante os ensaios, quando os atores criaram uma série de improvisações e algumas foram incorporadas à dramaturgia final do espetáculo, que tem estrutura híbrida, através do diálogo com a dança, artes plásticas e performance.

“A gente se colocou em experimentação, tudo foi criado a partir do encontro entre os atores e os textos. É um teatro de inconformidade, de risco, que busca criar uma experiência”, explica a diretora. O projeto foi idealizado por Cláudia Abreu e Luiz Henrique Nogueira. Inicialmente teria como foco os “excluídos sociais”, mas a chegada de Bia Lessa ampliou a temática, na busca de traçar um painel ilimitado de temas que afetam as condições de vida da humanidade. O próprio título do espetáculo traduz a ideia: ‘Pi’ é uma abreviação para ‘Panorâmica Insana’, mas remete também ao símbolo matemático "pi" (π), reforçando a ideia de fração infinita.

“Queríamos olhar para os excluídos e agora falamos sobre um sistema de vida que justamente cria essas exclusões”, afirma Nogueira. “A peça é um grande painel da humanidade, com suas mais urgentes, profundas e superficiais questões”, completa Cláudia. Bia segue com sua pesquisa cênica desde “Grande Sertão: Veredas”, apresentado no Festival de Curitiba 2018. A trilha sonora é criada em várias camadas onde música, ruídos, ambientes e a voz dos atores (manipuladas tecnologicamente) dialogam entre si. “O uso de microfones permite a criação de ecos e metalização, o que dá a ideia de fúria, de discurso oco e vazio”, explica Bia.

Apresentadores, patrocinadores e apoiadores - O Festival de Teatro de Curitiba tem parceiros fundamentais para sua realização e é apresentado pelo Banco RCI Brasil, com patrocínio da Junto Seguros, EBANX, Uninter GRASP, Cielo, Copel e Governo do Estado do Paraná. Os eventos simultâneos – Programa Guritiba, Mish Mash, Gastronomix e Risorama -, igualmente, contam com o apoio de parceiros importantes para levar a arte, cultura e entretenimento ao público. O Programa Guritiba é apresentado por Caterpillar e Perkins Motores, com patrocínio da Tradener Comercialização de Energia e tem como apoiadores as empresas Novozymes, New Holland, Mili e Savana | Mercedes-Benz. São parceiros também na realização do Guritiba a Berneck, Brose do Brasil e o BRDE.

O Banco RCI Brasil, Instituto Grupo Boticário e a Denso do Brasil apresentam o Mish Mash, evento que tem também o patrocínio da Unimed Curitiba e Rumo. O Risorama é apresentado pela Potencial Petróleo e Restaurante Madero e patrocinado por Lojas Havan, FH, Ferramentas Worker e Sistema Fiep. O segmento de stand up comedy do Festival de Curitiba tem também o apoio do Grupo Barigui. A cerveja oficial do evento é a Cacildis. O Gastronomix, por sua vez, é apresentado por Electrolux, tem o patrocínio da Melitta e o apoio da Electra Energy, Da Magrinha e da Ritmo Logística. Conta ainda com a Oxford como fornecedora da louça oficial do evento. Stella Artois é cerveja oficial do evento.

As bilheterias do Festival de Curitiba são uma parceria com o ParkShoppingBarigüi e o Shopping Mueller. Ingressos - Os ingressos para os espetáculos em cartaz nos espaços administrados pelo Centro Cultural Teatro Guaíra (Guairão, miniauditório, Guairinha e José Maria Santos) estão disponíveis apenas pelo site e pontos de venda do Disk Ingressos. Os ingressos para as demais 1330 sessões seguem disponíveis nos canais oficinais do evento: pelo site www.festivaldecuritiba.com.br, aplicativo “Festival de Curitiba 2019” e nas bilheterias físicas do ParkshoppingBarigüi (Piso Superior – Lado Norte) e Shopping Mueller(Piso L3).

Ficha Técnica: Textos de Júlia Spadaccini, Jô Bilac e André Sant’anna, com citações de Franz Kafka e Paul Auster. Concepção, Direção Geral e Escritura Cênica: Bia Lessa. Elenco: Cláudia Abreu, Leandra Leal, Luiz Henrique Nogueira e Rodrigo Pandolfo. Diretor Assistente: Bruno Siniscalchi. Assistentes de Direção: Amália Lima e João Saldanha. Concepção Musical: Dany Roland. Desenho de Som: Estevão Casé. Figurino: Sylvie Leblanc. Assistentes: Julia Barreto e Clara Lessa. Iluminação: Bia Lessa e Wagner Freire. Cenografia: Bia Lessa. Fotos: João Caldas. Direção de produção: Mario e Canivello e Dadá Cardoso. Assistente de produção: Nana Martins. Classificação: 16 anos. Serviço: 30 de março às 21 horas e 31 de março às 19 horas no Guairão.

***Grupo Galpão apresenta “Outros” no Festival de Curitiba***


Crédito das fotos: Guto Muniz.

***Em sua 24ª montagem, o Grupo Galpão, que conta com patrocínio master da Petrobras, retorna ao Festival de Curitiba dando continuidade à bem sucedida parceria com o diretor Marcio Abreu. Em “Outros”, que integra a Mostra 2019, a poesia, a escuta, a alteridade, o olhar para a dimensão do espaço público compõem uma dramaturgia polifônica e sensível aos tempos atuais. As apresentações acontecem nos dias 28 e 29 de março, às 21h, no Teatro da Reitoria. O espetáculo nasce como uma consequência natural do amadurecimento das inquietações trabalhadas na premiada montagem “Nós” (2016), que foi destaque na edição passada do Festival de Curitiba, em 2018.

“O espetáculo é exatamente a expressão desse nosso momento. É um desdobramento consciente do primeiro trabalho que fizemos juntos. É uma experiência criativa que aprofunda a pesquisa numa escuta social performativa, que se constitui dramaturgicamente valendo-se de percepções múltiplas do mundo e de como ele age sobre nós”, descreve o diretor Marcio Abreu. Nessa busca pelo outro e pelo lugar do artista na atualidade, o grupo desenvolve a escuta como linguagem, e investiga a construção da memória, o impacto do agora no porvir, as possibilidades e impossibilidades do hoje.

Assim, trata da radicalidade contemporânea, da necessidade de ruptura com pensamentos arraigados que devem perecer, mas que persistem como estruturas. A busca levou a uma expressão dramatúrgica que ultrapassa a extensão da palavra e culmina no inverso da fala, dando ênfase para outras formas de linguagem, como o silêncio, o movimento, o gesto. O resultado é uma peça tecida com os rastros de memória presentes não só no discurso, mas fundamentalmente nos corpos das atrizes e atores que ocupam o palco.


O texto do espetáculo foi construído na sala de ensaio, a partir do material levantado em exercícios e performances de rua, individuais e coletivas, propostas pelo diretor e pelos próprios atores, ambos alimentados por um laboratório de performance ministrado pela artista Eleonora Fabião. Foi durante essa experiência que a simbólica mesa de reunião do Galpão saiu do espaço privado e foi passear pelo centro de Belo Horizonte, enquanto atores e atrizes convidavam pessoas para se sentar, dividir seu tempo e histórias com eles.

Assim o cotidiano da rua foi atravessado pelos corpos dos artistas, dando voz e protagonismo ao público, e gerando as primeiras abstrações para concretização de “Outros”. Durante todo o processo de pesquisa para a montagem, o elenco se debruçou em diversas leituras, como “Frigorífico”, do francês Joel Pommerat, e “Os embebedados”, do russo Ivan Viripaev. Tais referências serviram de material, junto aos outros exercícios, para a criação da dramaturgia, elaborada em conjunto por Marcio Abreu e os atores Eduardo Moreira e Paulo André. Essas experiências somadas também foram traduzidas nas músicas, compostas pelos próprios atores, que executam ao vivo em cena.

Nas palavras do diretor, “Outros” descreve trajetórias entre o cheio e o vazio, entre a insuficiência das palavras e a potência do silêncio, entre construção e ruína, entre os tempos, passado, presente e futuro e que busca interligar o artístico, o existencial e o político, reagindo à dureza e à violência desses tempos nossos quando a ignorância usada como arma sustenta um fascismo crescente e contra o qual precisamos lutar com as armas das linguagens, do amor, do erotismo e da consciência.

Grupo Galpão - Criado em 1982, em Belo Horizonte (MG), o Grupo Galpão é uma referência incontornável no cenário teatral brasileiro, cuja origem está ligada à tradição do teatro popular e de rua. Desde o início, o grupo desenvolve um trabalho que alia rigor, pesquisa e busca de linguagem, com peças que possuem grande poder de comunicação com o público. É um dos grupos brasileiros que mais circula, não só pelo Brasil, como pelo exterior, tendo participado de vários festivais em países da América Latina, América do Norte e Europa.

Formado por 12 atores, o Galpão construiu sua linguagem artística a partir de encontros com diversos diretores, como Eid Ribeiro, Gabriel Villela, Cacá Carvalho, Paulo José, Yara de Novaes, entre outros, criando um teatro que dialoga com o popular e o erudito, a tradição e a contemporaneidade, o teatro de rua e de palco, o universal e o regional brasileiro.

Galpão e Petrobras - Há quase 20 anos, o Grupo Galpão conta com o patrocínio da Petrobras. Foram muitos espetáculos montados, temporadas nacionais, turnês por todas as regiões do Brasil e presença em festivais proporcionados por essa parceria. Este ano, a Petrobras continua apostando no compromisso do Galpão: reinventar a vida por meio da arte, possibilitando a vivência do teatro, como alegria e transformação, para um público cada vez maior. Vídeo: https://www.youtube.com/user/grupogalpao.
 
Apresentadores, patrocinadores e apoiadores - O Festival de Teatro de Curitiba tem parceiros fundamentais para sua realização e é apresentado pelo Banco RCI Brasil, com patrocínio da Junto Seguros, EBANX, Uninter GRASP, Cielo, Copel e Governo do Estado do Paraná. Os eventos simultâneos – Programa Guritiba, Mish Mash, Gastronomix e Risorama, igualmente, contam com o apoio de parceiros importantes para levar a arte, cultura e entretenimento ao público. 

O Programa Guritiba é apresentado por Caterpillar e Perkins Motores, com patrocínio da Tradener Comercialização de Energia e tem como apoiadores as empresas Novozymes, New Holland, Mili e Savana | Mercedes-Benz. São parceiros também na realização do Guritiba a Berneck, Brose do Brasil e o BRDE. O Banco RCI Brasil, Instituto Grupo Boticário e a Denso do Brasil apresentam o Mish Mash, evento que tem também o patrocínio da Unimed Curitiba e Rumo.

O Risorama é apresentado pela Potencial Petróleo e Restaurante Madero e patrocinado por Lojas Havan, FH, Ferramentas Worker e Sistema Fiep. O segmento de stand up comedy do Festival de Curitiba tem também o apoio do Grupo Barigui. A cerveja oficial do evento é a Cacildis. O Gastronomix, por sua vez, é apresentado por Electrolux, tem o patrocínio da Melitta e o apoio da Electra Energy, Da Magrinha e da Ritmo Logística. Conta ainda com a Oxford como fornecedora da louça oficial do evento. Stella Artois é cerveja oficial do evento. As bilheterias do Festival de Curitiba são uma parceria com o ParkShoppingBarigüi e o Shopping Mueller.

Ingressos - A venda dos ingressos será pelo site www.festivaldecuritiba.com.br, pelo aplicativo “Festival de Curitiba 2019” e nas bilheterias oficiais do evento, no ParkShoppingBarigüi (Piso Superior – Lado Norte), de segunda a sexta, das 11h às 23h, no sábado, das 10h às 22h e, aos domingos, das 14h às 20h; e no Shopping Mueller (Piso L3), de segunda a sábado, das 10h às 22h, domingos e feriados das 14h às 20h.

Ficha técnica - Elenco: Antonio Edson, Beto Franco, Eduardo Moreira, Fernanda Vianna, Inês Peixoto, Júlio Maciel, Lydia Del Picchia, Paulo André, Simone Ordones, Teuda Bara. Direção: Marcio Abreu. Dramaturgia: Eduardo Moreira, Marcio Abreu e Paulo André. Iluminação: Nadja Naira. Cenografia: Marcelo Alvarenga - Play Arquitetura. Figurino: Paulo André e Gilma Oliveira. Trilha e Efeitos Sonoros: Felipe Storino. Direção de movimento: Kenia Dias. Colaboração artística: Nadja Naira, Felipe Storino e Kenia Dias. Interlocuções artísticas: Leda Martins e Eleonora Fabião. Músicas originais: Beto Franco, Fernanda Vianna, Inês Peixoto, Julio Maciel e Paulo André, Lydia Del Picchia e Luiz Rocha, Teuda Bara e Luiz Rocha. Preparação musical e arranjos vocais/instrumentais: Ernani Maletta. Preparação vocal: Babaya. Direção de produção: Gilma Oliveira. Produção executiva: Beatriz Radicchi.

Assistência de Direção: Paulo André, Lydia Del Picchia e Eduardo Moreira. Assistência de produção: Cleo Magalhães. Assistência de Cenografia: Thays Canuto. Assistência de Iluminação e operação de luz: Rodrigo Marçal. Assistência de sonorização e operação de som: Fábio Santos. Adereços: Junia Melillo. Cenotécnica e construção de objetos: Joaquim Pereira e Helvécio Izabel. Confecção de figurino: Bárbara Toffanetto, Maria Antônia, Penha Hermisdorf e Sonia Maria da Boa Viagem. Assistente técnico: William Teles. Estagiárias de Cenografia: Laís Martins e Taísa Campos. Estagiárias de Figurino: Emiliana Normandia, Élida Murta e Maria Cândida Lacerda. Técnica de Gyrotonic: Waneska Torres. Registro e cobertura audiovisual: Luiz Felipe Fernandes. Fotografia: Guto Muniz. Projeto gráfico: Estúdio Lampejo. Produção: Grupo Galpão. A Petrobras é patrocinadora do Grupo Galpão. Classificação indicativa: 16 anos. Serviço: 28 e 29 de Março às 21h no Teatro da Reitoria.

***Exposição “O Grão da Arte” de Rafael Galvão, no Empório Mineiro Cheirin Bão-Curitiba-Centro***


Crédito das fotos: Divulgação.

***O Espaço Cultural Luiz Felix, anexo ao charmoso Empório Mineiro, recebe a exposição “O Grão da Arte” do barista e artista Rafael Galvão. Com curadoria do casal de artistas, Carla Schwab e Eloir Jr., a mostra acontece de 16/03 a 16/05/2019. Café...Bebida milenar e um dos produtos mais apreciado no mundo, é matéria-prima para Galvão. Em certo momento de seu cotidiano, duas gotas deste néctar caíram sobre seu desenho, e o resultado observado pelo barista com dotes artísticos foi algo que transcendeu limites.


Alquimias aconteceram, e de lá para cá a arte acompanha o café e vice-versa, e nesta rotina surgiram dezenas de trabalhos confeccionados em aquareláveis nuances deste pó. Do grão surge a arte e batiza esta mostra, onde pincéis embebidos em diferentes tons do coado e espresso tocam os bidimensionais de Rafael e, do seu gestual nascem paisagens, figurações e arquiteturas mundiais e turísticas da capital das Araucárias, como por exemplo o Museu Oscar Niemeyer, o Jardim Botânico, entre outras. Para entender o excelente sabor dos cafés do Cheirin Bão, o barista artista apresentará em seu vernissage no dia 16/03 das 10h as 11h30, um workshop sobre café especial, café tradicional e seus métodos de preparo.


“Incentivar a cultura é incentivar a expressão da arte através do olhar diferenciado dos artistas. A Cheirin Bão Curitiba Centro possui o espaço cultural Luiz Felix. Local com capacidade para até 20 pessoas onde você pode tomar seu café acompanhado de nossas delícias e apreciar obras de arte”, comentam os proprietários do Empório.


Sobre o Barista Artista: Rafael Galvão é natural de Pedregulho-SP, e há três anos vive e trabalha em Curitiba-PR. Frequentou a Escola Unique Cafés Especiais e cursos livres de desenho. Apaixonado por café, foi aos poucos pesquisando e conhecendo melhor esta alquimia artística, até tornar-se profissional. “Me sinto muito motivado por incorporar arte ao meu dia a dia profissional. O resultado tem sido muito interessante, e o público curitibano tem a oportunidade de conhecer um pouco do meu trabalho nesta exposição”, comenta Rafael.

Serviço: Exposição “O Grão da Arte” de Rafael Galvão Local: Espaço Cultural Luiz Felix – Empório Mineiro Cheirin Bão Rua Emiliano Perneta, 421 - Centro-Curitiba-PR Visitação: 16/03 a 16/05/2019 - de segunda a sexta-feira, das 8h as 19h, sábados, das 9h as 15h Telefone: 41 3359-3524.

***“Relatos Efêmeros da França Antártica” estreia no Festival de Curitiba 2019***


Crédito das fotos: Gal Oppido.

***Entre as estreias nacionais da 28ª edição do Festival de Curitiba está o espetáculo “Relatos Efêmeros da França Antártica”, de Francisco Carlos. A peça trata da tentativa de criação da França Antártica, uma colônia francesa, na baía de Guanabara. O texto se serve da intervenção do colonizador Nicolas Durand de Villegagnon no Rio de Janeiro, entre 1555 e 1560, para abordar temáticas em torno das diferentes formas de colonialismo.

O texto, do dramaturgo Francisco Carlos, passa por temas como a fricção interétnica, ou o atrito da convivência entre diferentes etnias e culturas, com foco na questão indígena. Aborda, ainda, mitologia, tempo passado, presente e futuro, além dos extremos da modernidade ocidental. O autor da peça e também diretor é formado em Filosofia pela Universidade do Amazonas e é conhecido por fazer um teatro que chama de “poético-mítico-filosófico-etnográfico”. Francisco Carlos já dirigiu mais de 40 espetáculos de sua autoria, além de shows, óperas e vídeos.


Ele encenou, no Espaço dos Satyros (SP), entre 2009 e 2011, a Mostra de Peças dos Fenômenos Urbanos. Coordenou a Residência Teatral "Sonata Fantasma Bandeirante" na SP-Escola de Teatro, em parceria com o Instituto de Psicologia (USP), de agosto de 2013 a junho de 2014. A convite de Kil Abreu, curador de teatro do CCSP, dirigiu a leitura encenada da “Viagem Magnética”, peça inédita de Décio Pignatári, no CCSP. Atualmente coordena um projeto cênico-teórico “Paisagens Indígenas e outros debates cênicos” no Instituto de Psicologia- USP (Rede Indígena).

Apresentadores, patrocinadores e apoiadores - O Festival de Teatro de Curitiba tem parceiros fundamentais para sua realização e é apresentado pelo Banco RCI Brasil, com patrocínio da Junto Seguros, EBANX, Uninter GRASP, Cielo, Copel e Governo do Estado do Paraná. Os eventos simultâneos – Programa Guritiba, Mish Mash, Gastronomix e Risorama -, igualmente, contam com o apoio de parceiros importantes para levar a arte, cultura e entretenimento ao público.

O Programa Guritiba é apresentado por Caterpillar e Perkins Motores, com patrocínio da Tradener Comercialização de Energia e tem como apoiadores as empresas Novozymes, New Holland, Mili e Savana | Mercedes-Benz. São parceiros também na realização do Guritiba a Berneck, Brose do Brasil e o BRDE. O Banco RCI Brasil, Instituto Grupo Boticário e a Denso do Brasil apresentam o Mish Mash, evento que tem também o patrocínio da Unimed Curitiba e Rumo.

O Risorama é apresentado pela Potencial Petróleo e Restaurante Madero e patrocinado por Lojas Havan, FH, Ferramentas Worker e Sistema Fiep. O segmento de stand up comedy do Festival de Curitiba tem também o apoio do Grupo Barigui. A cerveja oficial do evento é a Cacildis. O Gastronomix, por sua vez, é apresentado por Electrolux, tem o patrocínio da Melitta e o apoio da Electra Energy, Da Magrinha e da Ritmo Logística. Conta ainda com a Oxford como fornecedora da louça oficial do evento. Stella Artois é cerveja oficial do evento. As bilheterias do Festival de Curitiba são uma parceria com o ParkShoppingBarigüi e o Shopping Mueller.

Ingressos - A venda dos ingressos será pelo site www.festivaldecuritiba.com.br, pelo aplicativo “Festival de Curitiba 2019” e nas bilheterias oficiais do evento, no ParkShoppingBarigüi (Piso Superior – Lado Norte), de segunda a sexta, das 11h às 23h, no sábado, das 10h às 22h e, aos domingos, das 14h às 20h; e no Shopping Mueller (Piso L3), de segunda a sábado, das 10h às 22h, domingos e feriados das 14h às 20h. Mostra 2019 – De R$ 0 a R$ 70,00 (entrada inteira) + taxa administrativa Fringe – De R$ 0 a R$ 60,00 (entrada inteira) + taxa administrativa Risorama – R$ 70,00 (entrada inteira) + taxa administrativa Mish Mash – R$ 40,00 (entrada inteira) + taxa administrativa Programa Guritiba – De R$ 0 a R$ 40,00 (entrada inteira) + taxa administrativa Gastronomix – R$ 12,00 (não consumível) + taxa administrativa.

Ficha Técnica: Francisco Carlos – Diretor e dramaturgo Elenco: Ondina Clais, Begê Muniz; Conrado Costa; Débora Sttér; Elisa Telles; Gabriel Muglia; Guilherme Leme; Hércules Morais; Lucas Fiorello; Majeca Angelucci; Roberto Borestein e Vinícius Franzolini Miguel Aflalo – Cenógrafo Nazaré Brasil – Assistente de Cenografia Ismael Sendeski – Diretor de Som Rosario Dimitruk – Produtora Executiva Antonio Franco – Assistente de Produção Assessoria de Imprensa – Adriana Monteiro. Serviço: Relatos Efêmeros da França Antártica | 31/3 às 19h e 01/04, às 21h, no Teatro Da Reitoria.

***Mel Lisboa fala sobre Fábio Assunção, seu colega de palco: "Impossível ficar brava com ele"***


Crédito da foto: Divulgação.

***Loiríssima para viver Thereza, sua personagem em “Coisa Mais Linda”, da Netflix, Mel Lisboa é a convidada de Alvaro Leme em uma nova temporada de entrevistas de seu CanAlvaro, no YouTube. Na série via streaming, a atriz interpreta Thereza, uma feminista muito à frente de seu tempo: em 1959, vivia um casamento aberto. Mel falou também sobre o sucesso de “Dogville”, espetáculo em cartaz em São Paulo. Na peça, dirigida por Zé Henrique de Paula, ela divide o palco com o ator Fábio Assunção, e contou como é a convivência com o colega – quando Mel tinha dez anos, ele já era galã de novela.

“O Fábio é demais, ele é uma pessoa adorável. É impossível você não gostar dele, dá até raiva. Porque tem vezes que eu fico brava e não posso olhar para a cara dele para conseguir me manter brava, porque se eu olho eu falo ‘ah, tá bom Fábio’”. Há mais de 10 anos, mesmo quando estava grávida de seu filho mais velho, a atriz tem emendado um trabalho no teatro seguido do outro, ininterruptamente. Ela mesma preferiu não ter contrato fixo com emissoras de televisão. “Faz muito tempo que eu não faço TV aberta, novela.

É uma coisa enraizada na cabeça das pessoas a cultura das telenovelas, foram décadas e décadas de um domínio, mesmo. Mas de uns tempos pra cá as coisas estão mudando com os canais da internet, os streamings, várias outras opções”, conta. Quando o papo chegou tocou no assunto da proximidade de completar 40 anos, Mel demonstrou não ter nenhuma preocupação, pelo contrário. “Estou um uma das melhores fases da minha vida. Eu gosto da maturidade, de ter mais sabedoria, de ter mais calma. De uns anos pra cá comecei a me preocupar em me alimentar bem, o que eu como é fundamental. Eu sou vegetariana há dois anos, parei de comer todo tipo de bicho”.

“Eu já tive muita paranoia em engordar”, revela Mel ao ser questionada se faz sacrifícios para manter o peso e a boa forma. “Desde a minha adolescência, ainda mais quando comecei a fazer televisão. Naquela época não existia essa consciência de aceitar seu corpo, movimentos contra a gordofobia, movimentos para se aceitar, de amar seu corpo. Só me curei dessa paranoia depois que engravidei do Bernardo e, quando eu relaxei, percebi que não tenho tendência de engordar, como moderadamente, estou mantendo meu peso e entendi que, na verdade, eu não precisava ter me preocupado com isso com a intensidade com que eu me preocupava”. Assista à entrevista na íntegra, neste link: https://youtu.be/oz3VSsiHX0s.

Sobre o CanAlvaro - Projeto do jornalista Alvaro Leme, consiste num canal que combina entrevistas com personalidades das mais variadas áreas a vídeos solo em que Alvaro comenta pautas quentes da semana. Alvaro é Jornalista formado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, vive desde 2000 em São Paulo. Passou pela coluna Mônica Bergamo, do jornal Folha de S. Paulo, e pelas revistas Contigo!, Glamour, Veja e Veja São Paulo. Atualmente, além de seu canal, é colunista da Forbes.

***XI Congresso Internacional Six Sigma Brasil acontecerá em momento decisivo de recuperação do país***


Crédito da foto: Divulgação.

***Nos dias 23 e 24 de maio, acontecerá em São Paulo o XI Congresso Internacional Six Sigma Brasil, a ser realizado no Centro de Convenções do Hotel Pullman, na capital paulista. Voltado para profissionais da área de gestão, o Congresso disseminará as melhores práticas de metodologias de gerenciamento de processos, projetos e qualidade. Um evento essencial para empresas que querem e precisam aproveitar este momento de recuperação da economia brasileira. Esta edição terá alguns diferenciais em relação às anteriores.

A grade de workshops é a principal novidade, que possibilitará aos congressistas maior integração e aplicação das melhores práticas. A iniciativa atende à demanda do público, que pediu nas últimas edições a inclusão de atividades participativas. Outra grande novidade é o certificado digital emitido para todos os congressistas com a tecnologia Blockchain, o que traz ainda mais confiabilidade e valor para os profissionais em seus currículos. “O Congresso é um momento único de reflexão para os gestores, por gerar a possibilidade de verificar as oportunidades de forma estruturada.

A solução de parte dos problemas do país certamente partirá de pessoas que estarão presentes, de profissionais que poderão fazer de fato a mudança aplicando metodologias, modelos e processos de gestão internacionalmente reconhecidos”, explica Clóvis Bergamo, CEO da Six Sigma Brasil, organizadora do evento. Além disso, serão mais de 40 palestras e cases de sucesso, divididos em temas focados no negócio e em tudo o que o gestor precisa saber para melhorar sua eficiência, como Lean Six Sigma, Gestão de Projetos, Inovação, Liderança, Panorama Econômico, Gestão de Riscos, Gestão Pública, Sustentabilidade, entre outros. Em tendências, será abordada a integração de metodologias que já é realidade nos sistemas de gestão mais estudados em países avançados.

“Da mesma forma que um paciente vai ao médico porque sente algum problema, mas não sabe qual remédio precisa tomar, hoje já se entende que todas as metodologias são importantes, mas devem ser aplicadas conforme o diagnóstico, como, por exemplo, Lean Six Sigma, Agile, Design Think e Gestão de Projetos, teoria das restrições, entre outras”, compara Bergamo. Entre os palestrantes, esta edição trará convidados internacionais: Karyn Ross, consultora de negócios reconhecida internacionalmente, coach e coautora do livro The Toyota Way to Service Excellence: Lean Transformation in Service; e Sammy Obara, da Honsha, que aprendeu e aplicou o Lean em unidades da Toyota no Japão, Brasil, Estados Unidos e Venezuela.

O economista chefe do Banco Safra, Carlos Kawall, também será um dos destaques do evento e falará sobre o cenário macroeconômico brasileiro. Por fim, tradicionalmente, o Congresso homenageia uma personalidade de destaque no universo da gestão. O objetivo é reconhecer executivos que se notabilizam nas áreas onde atuam e gerar referências para os novos profissionais. Este ano, o prêmio Gestor do Ano será para o CEO da Philips do Brasil, Renato Garcia Carvalho, que apresenta uma trajetória inspiradora, não só na Philips, mas o longo de sua carreira, e que, durante o evento, passará a sua mensagem para todos os presentes.

Serviço: XI Congresso Internacional Six Sigma Brasil 2019 Local: Hotel Pullman Endereço: R. Olimpíadas, 205 - Vila Olimpia – São Paulo – SP Data: 23 a 24 de maio de 2019 Horário: 08h às 18h http://www.leansixsigma.com.br/congresso.

***"A Saudade Me Traz" é o novo single de Geraldo Azevedo***


Crédito da foto: Divulgação.

***Com mais de cinco décadas de carreira, Geraldo Azevedo está prestes a lançar seu terceiro DVD solo, o primeiro em formato voz e violão. "A Saudade Me Traz", composição inédita de Sergio Peres, é o primeiro single do novo trabalho e está disponível em todos as plataformas digitais desde sexta-feira (8), em um lançamento da gravadora Deck. Autor da música, Peres é técnico de som do artista pernambucano.

"O Serginho começou a compor e já temos três canções em parceria, mas 'A Saudade Me Traz' é só dele e venho cantando há um tempo nos meus shows", conta o músico. Fruto de uma parceria entre Geração Produtora, Canal Brasil e Deck, "Solo Contigo" foi gravado em 6 de setembro de 2018, no Imperator - Centro Cultural João Nogueira (RJ), com direção musical do próprio Geraldo e produção musical de Robertinho de Recife.

O áudio completo do concerto chegará aos aplicativos de música no dia 22 de março, quando o show também poderá ser assistido no Now, Vivo Play e Oi Play. Na quarta-feira seguinte (27) o Canal Brasil leva ao ar a apresentação na íntegra. Ouça o single: https://GeraldoAzevedo.lnk.to/ASaudadeMeTrazSinglePR.

***Breno Miranda lança remix de "Lembrete" em parceria com Borgges***


Crédito da foto: Divulgação.

***Um dos expoentes da nova cena eletrônica brasileira, Breno Miranda vem acumulando bons números e conquistando fãs pelo Brasil. Além de intérprete, Breno é também arranjador, produtor e compositor, sendo autor de hits como "Sede Pra Te Ver (part. KVSH e Breno Rocha)", "Cante Por Nós (part. Vintage Culture e KVSH)" e "Lembrete" (part. Ghostt), cujo remix chega agora aos aplicativos de música, em lançamento da gravadora Deck.

A novidade é resultado do trabalho de Breno e Ghostt junto a Borgges — jovem DJ que vem alcançando notoriedade em suas releituras de diferentes artistas — e está disponível a partir de sexta-feira (15). Além das batidas eletrônicas em ritmo crescente, a canção conta com riffs de violão que dialogam com a harmonia. A união entre acústico e eletrônico, inclusive, vem sendo uma constante nos hits do mineiro.

O sucesso de Breno Miranda pode ser constatado nos seus mais de 1,2 milhão de ouvintes mensais no Spotify e faixas que já contam com dezenas de milhões de reproduções. No YouTube, seus videoclipes já ultrapassam os 4 milhões de visualizações. Parceiro da vez, Borgges já se apresentou ao lado de outros nomes de sucesso da música nacional, como Alok, Cat Dealers e JORD. Ouça o remix: https://BrenoMiranda.lnk.to/LembreteBorgesRemixPR.

***Elano fala com exclusividade para o programa Zona Mista do Alfinete Peixoto sobre polêmica com Lionel Messi***

***Na suposta entrevista, o ex-meia do Santos teria pedido a Messi que ele "pegasse leve" com os brasileiros. No programa Zona Mista da Rádio Globo, Alfinete Peixoto, Rodrigo Rodrigues e Rudy Landucci falam exclusivamente com o jogador Elano, ex-meia do Santos, sobre a polêmica de um pedido para Lionel Messi que teria sido feito durante a final do Mundial de Clubes da Fifa de 2011, entre Santos e Barcelona. Na suposta entrevista, Elano teria pedido a Messi que ele "pegasse leve" com os brasileiros. Acompanhe o que disse Elano no link: https://youtu.be/59C7Vjz10nE.

***Mulheres Quilombolas é tema de exposição fotográfica na Universidade Positivo***


Crédito das fotos: Divulgação.

***A exposição itinerante “Olhar Ancestral: Memória e Cultura Quilombola” de Isabelle Neri Vicentini pode ser visitada até o dia 27 de março, na Universidade Positivo – Unidade Santos Andrade. A mostra é resultado da pesquisa intitulada “A fotografia como ferramenta de sensibilização ambiental com mulheres das comunidades remanescentes quilombolas da Lapa-Paraná”, com orientação do professor Dr. Mario Sergio Michaliszyn no Programa de Pós-Graduação em Gestão Ambiental da Universidade Positivo. A exposição pretende dar valor ao sensível, ao artesanal, ao fogão a lenha esquentando o feijão, ao labor delicado e forte produzido nas comunidades remanescentes quilombolas, que irradia a esperança de dias melhores.

Segundo a fotógrafa, entrar numa comunidade tradicional é conhecer essa realidade, comum aos moradores mas, que precisa urgentemente, que sejam contadas suas histórias como forma de preservar memórias, fortalecer a cultura quilombola. “A narrativa faz parte de histórias que busco agora, precisam ser contadas, valorizadas e relembradas, para que sejam preservadas no tempo, demarquem a história, demonstrando a resistência de um povo, cujos rostos e gestos, eternizados pelo registro fotográfico, permanecerão guardados à gerações futuras”, comentou a fotógrafa Isabelle Neri.


O orientador da pesquisa professor Dr. Mario Sergio Michaliszyn comenta que a exposição fotográfica da Isabelle é um dos produtos de sua dissertação de mestrado em Gestão Ambiental e a ela se somam, o jogo da memória quilombola e um fotolivro. “Tratam-se de ferramentas, recursos didáticos que serão utilizados em ações de educação ambiental, cuja intenção é que circulem por escolas e comunidades, sensibilizando as pessoas para a problemática ambiental e a valorização da cultura quilombola. Com seu trabalho, Isabelle integra o Grupo de Estudos sobre Populações Tradicionais do PGAMB, da Universidade Positivo”, comenta Michaliszyn.

A exposição é um convite para conhecer através da imagem no universo de mulheres das Comunidades Remanescentes Quilombolas da Lapa-Pr e compreender a realidade feminina dentro da comunidade num momento fundamental para o reconhecimento do valor da cultura quilombola. Isabelle Neri é jornalista, produtora cultural e mestre em Gestão Ambiental. Recebeu menção honrosa no IV Concurso Internacional de Fotografia Mercocidades em 2004. Já ministrou workshops de fotografia na Caixa Cultural – Curitiba em 2012 e 2016. Atualmente trabalha com comunicação, produção cultural e é docente do Curso Superior de Fotografia da Universidade Positivo.

Serviço: Exposição “Olhar Ancestral: Memória e Cultura Quilombola” de Isabelle Neri Local: Sala de Eventos – Universidade Positivo – Unidade Santos Andrade R. XV de Novembro, 950 – Centro, Curitiba – PR Visitação: 8 a 27 de março de 2019 - Horário: segunda a sexta, das 8h às 22h - Entrada franca. Classificação etária: Livre para todos os públicos. Informações: (41) 99906-8423.

***Smart City Expo Curitiba 2019***


Crédito da foto: Divulgação.

***Apontada como a cidade mais inteligente do Brasil e modelo em desenvolvimento urbano para toda América Latina, Curitiba irá sediar na próxima semana o Smart City Expo Curitiba 2019. Trata-se da segunda edição brasileira do maior evento de cidades inteligentes do mundo, que será realizada no Expo Barigui nos dias 21 e 22 de março, e deve mobilizar mais de 6 mil pessoas, representantes de municípios de todo o país e de 25 cidades do exterior.

O acesso à área de exposição será gratuito mediante inscrição prévia pelo site (www.smartcityexpocuritiba.com). O preço dos ingressos para o congresso até o dia 20 de março é de R$ 1.350, enquanto nos dois dias de evento será de R$ 1.500. Estudantes, professores, deficientes, idosos e pessoas que se enquadram na Lei nº 12.933 têm direito à meia-entrada, mediante comprovação.

O evento é chancelado pela FIRA Barcelona, consórcio público formado pela Prefeitura de Barcelona, Governo da Catalunha e Câmara de Comércio de Barcelona, e que é o organizador do Smart City Expo World Congress, maior evento do mundo sobre cidades inteligentes, realizado anualmente em Barcelona. O iCities, empresa curitibana especializada em soluções para smart cities, é a responsável pela organização do evento no Brasil, em parceria com a Prefeitura Municipal de Curitiba e Vale do Pinhão.

Áreas temáticas - O Smart City Expo Curitiba 2019 terá quatro temáticas principais: viabilizando tecnologias para cidades inteligentes; governança em cidades digitais; cidades criativas, sustentáveis e humanas; e planejando cidades inovadoras e inclusivas. ‘Viabilizando tecnologias para cidades inteligentes’ irá tratar sobre inteligência artificial, internet das coisas, realidade aumentada, centros de monitoramento, robótica, computação em nuvem, startups e empreendedorismo, monitoramento remoto, entre outros assuntos.

Já a temática ‘Governança em cidades digitais’ se dedica às áreas de Governo Aberto, tecnologia cívica, estratégias das cidades inteligentes e governança inteligente. A temática ‘Cidades criativas, sustentáveis e humanas’ tem como missão debater temas como cidades verdes, engajamento cívico, participação cidadã, economia colaborativa, bem-estar e qualidade de vida e inclusão social. Por fim, a temática ‘Planejando cidades inovadoras e inclusivas’ tem como mote assuntos como economia circular, gestão de resíduos, energia sustentável, mobilidade sustentável, mudanças climáticas, segurança pública, eficiência de recursos e urbanismo.

80 especialistas - Durante os dois dias do evento, três salas de conferências no Expo Barigui receberão mais de 80 especialistas nacionais e internacionais das áreas pública e privada, assim como do terceiro setor. Eles trarão cases e provocarão debates sobre temas relacionados às smart cities, como planejamento urbano, mobilidade, governança, novas tecnologias, inovação e sustentabilidade. Entre os principais nomes confirmados estão o empresário Bibop Gresta, cofundador da Hyperloop TT; Brooks Rainwater, executivo sênior e diretor do Center for City Solutions, da Liga Nacional das Cidades dos Estados Unidos.

Benjamin de la Peña, chefe de estratégia e inovação do Departamento de Trânsito de Seattle, nos Estados Unidos; Alejandro Franco, diretor executivo do Ruta N, em Medellín, na Colômbia; Mila Gascó, diretora de Pesquisas no Centro de Tecnologia para o Governo, e professora da Universidade de Albany (EUA); Diego Gismondi, subsecretário de inovação pública do Governo de Santa Fé, na Argentina, entre outros. Uma novidade na edição deste ano serão os ‘match makings’ organizados pelo World Trade Center Curitiba, que permitirão aos expositores realizar networking com clientes e investidores estratégicos.

Exposição - A área de exposição terá 35 empresas dos setores público e privado, exibindo soluções e inovações em áreas como iluminação pública, segurança, educação, saúde, saneamento básico, trânsito e urbanismo, entre outras. Setenta e quatro startups de Curitiba e região poderão exibir suas soluções e produtos e apresentar pitchs (palestras rápidas de, no máximo, 15 minutos) na Smart Plaza Vale do Pinhão, espaço da Prefeitura de Curitiba destinado a promover o ecossistema de desenvolvimento da cidade.

Sobre o iCities - O iCities foi fundado em 2011 com a visão de um cenário em que as cidades tenham um papel muito mais proativo no desenvolvimento da sociedade. Dentre os projetos de maior relevância da empresa estão a vinda e organização do maior congresso do tema de smart cities de Barcelona para Curitiba - o Smart City Expo Curitiba -, o projeto de responsabilidade social iCities Kids, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, o Observatório Brasileiro de Cidades Inteligentes em São Francisco, na Califórnia (EUA), e as consultorias para municípios Smart Cities Brasil. Na foto: Bibop Gresta, cofundador da Hyperloop TT, é a principal atração do congresso.

***Método inovador de lavagem de roupas preserva o meio ambiente***


Crédito da foto: Divulgação.

***Amiga do meio ambiente, a tecnologia utilizada na Lavoutique, Lavaderia & Costura, em Curitiba – a Wet Cleaning (limpeza úmida) - além de empregar pouca água utiliza produtos de lavagem que evitam a poluição da natureza. Segundo o sócio-proprietário da Lavoutique, Driano Marsili, enquanto numa lavagem comum com água se gasta cerca de 60 litros, no processo eco-friendly da Wet Cleaning a economia é de aproximadamente 65%. 

A Wet Cleaning trabalha com produtos biodegradáveis e eficientes tanto para manchas como para odores, e reduz a necessidade de refazer a lavagem. Outra vantagem da Wet Cleaning é a manutenção das cores das peças, pois os detergentes utilizados protegem as fibras do tecido, com uma programação específica curta que usa apenas o tempo necessário para tirar sujeira e odores.

Tecidos como lã, seda, couro, camurça e renda que precisam ser lavados a seco, se beneficiam dessa tecnologia. Marsili explica que a tecnologia garante um serviço diferenciado no tratamento de peças bem delicadas e com detalhes, porque a Lavoutique usa equipamentos de ponta e produtos de origem alemã, especialmente desenvolvidos para a Wet Cleaning, conservando melhor as peças do vestuário mais sofisticado.

Economia total - Com uma economia de 100% na lavagem a seco, a Lavoutique opera com máquinas de tecnologia de ponta italiana que não permitem o contato de produtos com o meio ambiente. Segundo o empresário, o processo é chamado a seco porque não entra água no processo de tratamento das roupas. “A cada ciclo de limpeza, o solvente é filtrado e destilado para ser reutilizado. Há um dispositivo acoplado às máquinas (Airclean), que filtra e regenera vapores do solvente utilizado, deixando o ar livre de poluentes”, explica.

Após cerca de 40 minutos de lavagem, as peças saem secas e estão prontas para passar. A Lavoutique possui as três tecnologias de tratamento de roupa em um único lugar: além da Wet Cleaning e a seco, tem também o método tradicional. Os produtos biodegradáveis utilizados nos processos de tratamento são da gigante alemã Seitz, empresa há 135 anos no mercado, e altamente tecnológicos, na maioria das vezes biodegradáveis.

A Lavoutique tem duas lojas em Curitiba, uma na Rua Professor Pedro Viriato Parigot de Souza, 3.901 (41 3285-8500) com horário de funcionamento das 8 às 18 horas de segunda a sexta, e sábado das 9 às 13h, e outra na Alameda Dr. Carlos de Carvalho, 2.050 (41 3026-0600), no Supermercado Angeloni, com horário de funcionamento das 9 às 21h de segunda a sábado.

***Don Kebab passa a oferecer serviço de delivery para o almoço***


Crédito das fotos: Divulgação.

***O Don Kebab - Arab Street Food, kebaberia pioneira na cena curitibana e presenta na cena gastronômica há mais de 10 anos, está com novidades para o novo ano. A partir deste mês, o pub passa a oferecer o serviço de delivery também para o almoço, de segunda a sábado, por meio do aplicativo Rappi.

No cardápio, os tradicionais kebabs, também chamados de shawarmas, como o Kebab de Angus (R$18,90), Kebab de Frango (R$15,90), Kebab de Pernil(R$14,90). Para os veganos, Kebab de Falafel (R$14,90) e Kebab de Escabeche (Berinjela – R$14,90). Todos os kebabs contam com pão sírio, alface, tomate em tiras, cebola roxa, batata frita e salsinha fresca.


Opções de hambúrgueres também estão disponíveis, como o Kafta Burger (R$14), com pão crocante, hambúrguer de kafta, maionese verde, alface, tomate, cebola roxa e queijo muçarela; o Kofte (R$12- pão com bolinho), composto por pão crocante, bolinho de carne, maionese verde, cebolinha, queijo provolone defumado e barbecue; e o Costela Burger (R$16), que consiste em pão crocante, hambúrguer de costela desfiada, maionese caseira, alface, tomate, cebola roxa e queijo muçarela.

“Muitos clientes nos pediram a possibilidade de entrega também para o período de almoço e, agora, isso é uma realidade”comenta Adriana Silveira, sócia-proprietária do Don Kebab e ressalta sobre o método de preparo das opções, que são assadas uniformemente por meio do método Döner, um espeto giratório que conserva a maciez e suculência das peças.


Já os hambúrgueres são preparados em uma chapa infravermelho, apostando em um processo mais rápido e sem gordura. O Delivery do Don Kebab está disponível por meio dos aplicativos Rappi (almoço e jantar), Ifood (jantar) e pelo telefone (41) 3232-3200 (jantar). O Don Kebab conta com duas unidades em Curitiba, sendo na Av Vicente Machado, 767, e no Shopping Hauer, localizada na Rua Cel. Dulcídio, 739; e uma em Toledo, localizada na Rua Augusto Formigheri,68.

Serviço: Don Kebab Vicente Machado Endereço: Av. Vicente Machado, 767 – Batel Soho Horário de funcionamento: Segunda a quinta-feira, das 17h às 23h; Sexta-feira e sábado, das 17h à 1h. Don Kebab Shopping Hauer Endereço: Rua Coronel Dulcídio, 739 - Batel Horário de funcionamento: Segunda a quinta-feira, das 17h às 23h; Sexta-feira e sábado, das 17h à 1h. Don Kebab Toledo Endereço: Rua Augusto Formigheri 68 - Bairro Santa Maria - Toledo Horário de funcionamento: Segunda a quinta-feira, das 17h às 23h; Sexta-feira e sábado, das 17h à 1h. Site oficial: http://www.donkebab.com.

***Mostra Paranaense de Dança divulga calendário 2019***


Crédito da foto: Caio Vieira.

***Mais de 2 mil pessoas – entre bailarinos, companhias, escolas, academias e grupos de dança – aguardam ansiosos, todo o ano, a divulgação do calendário de um dos mais expressivos eventos do gênero no Brasil: a Mostra Paranaense de Dança realizada pela ABABTG. A iniciativa promove oficinas e espetáculos pelo Estado e recebe inscrições de artistas que queiram apresentar seus trabalhos e ambicionam a oportunidade de dançar em um dos palcos mais aclamados do país: o Teatro Guaíra.

Este ano, o projeto acontece entre os dias 2 de maio e 23 de junho, o regulamento e o calendário já podem ser consultados no site oficial. Com 12 anos de existência, a Mostra Paranaense de Dança já ultrapassou fronteiras regionais e até nacionais com inscrições vindas de São Paulo e Santa Catarina e a participação de bailarinos internacionais em seus espetáculos de abertura. Este ano, uma cidade inédita entra para o circuito: Cascavel – que receberá os profissionais da ABABTG entre os dias 1 e 2 de junho. Maringá é outra novidade das seletivas 2019. Há mais de 10 anos a Mostra não passava pela cidade, que fez parte da segunda edição do evento.

As demais localidades pelas quais a Mostra passará com seletivas e oficinas de aprimoramento técnico e artístico em modalidades diversas são: Curitiba, Ponta Grossa e Campo Mourão. Interessados em participar devem consultar o calendário e o regulamento no site oficial (mostraprdedanca.com.br). As inscrições para as seletivas começam no dia 6 de abril e vão até o dia 17 de maio, mas cada cidade possui um período único. Para as oficinas, as inscrições começam no dia 29 de abril e também podem ser feitas pelo site, onde serão divulgadas as informações sobre datas e modalidades.

A grande abertura da Mostra acontece no Guairinha e ficou para o dia 1º de maio com a apresentação de solistas premiados no Internationales Solo-Tanz-Theater Festival Sttutgart, evento que acontece anualmente na Alemanha. O espetáculo contará com bailarinos da Lituânia, Burkina Faso, Itália e França. E a tradicional e tão aguardada Mostra Final ainda acontece, como de costume, no palco do Guairão, entre os dias 21 e 23 de junho. A Mostra já passou por 12 cidades diferentes em suas 11 edições em um sucesso crescente. De 2015 para cá, houve um aumento de 48% no número de participantes: o evento contou com 1.540 inscritos em 2015 passando para 2.276 em 2018.

Também houve um aumento de 55% no número de cidades participantes: em 2015, artistas de 40 cidades diferentes marcaram presença no festival. Em 2018, este número subiu para 62. Em 2019, a Mostra dá continuidade aos seus objetivos de promover apresentações artísticas de companhias profissionais convidadas, revelar o talento de artistas e grupos amadores, promover a interação entre profissionais e estudantes da dança, ofertar iniciativas de formação e trazer para o Brasil artistas internacionais para apresentações inéditas.

Cronograma da edição 2019 da Mostra Paranaense de Dança da ABABTG

Período de inscrições de escolas, academias, grupos e artistas, via site: mostraprdedanca.com.br. Curitiba: de 6 a 12 de abril Ponta Grossa: 20 a 26 de abril Campo Mourão: 27 de abril a 3 de maio Cascavel: 4 a 10 de maio Maringá: 11 a 17 de maio. Período de seletivas nas cidades do Paraná: Curitiba: de 2 a 5 de maio No Guairinha | Quinta a sábado, às 20h. Domingo, às 18h. Ponta Grossa: 18 e 19 de maio CineTeatro Ópera | Sábado, às 20h. Domingo, às 18h. Campo Mourão: 25 e 26 de maio Teatro Municipal | Sábado, às 20h. Domingo, às 18h. Cascavel: 1 e 2 de junho Teatro Municipal Sefrin Filho | Sábado, às 20h. Domingo, às 18h. Maringá: 8 e 9 de junho Teatro Calil Haddad | Sábado, às 20h. Domingo, às 18h Ingressos: R$ 20,00 (inteira) e R$ 10,00 (meia). Abertura com os solistas internacionais: Dia 1º de maio, às 20h, no Guairinha Ingressos: R$ 30,00 (inteira) e R$ 15,00 (meia).

Mostra Final com os grupos selecionados e profissionais convidados: Entre os dias 21 e 23 de junho, no Guairão Sexta e sábado, às 20h. Domingo, às 18h Ingressos a R$ 30,00 (inteira) e R$ 15,00 (meia). Inscrições para oficinas de aprimoramento técnico e artístico, via site: mostraprdedanca.com.br. Ponta Grossa: de 29 a 12 de abril. Campo Mourão: de 6 a 19 de maio. Cascavel: de 13 a 26 de maio. Maringá: de 20 de maio a 2 de junho. Curitiba: de 10 a 16 de junho. Regulamento e informações: mostra@ababtg.org.br / mostraprdedanca.com.br.

ABABTG – A atual Associação Brasileira de Apoiadores Beneméritos do Teatro Guaíra foi fundada há 12 anos, na cidade de Curitiba. Na época denominada Associação de Bailarinos e Apoiadores do Balé Teatro Guaíra, ela surgiu com o propósito de fortalecer a dança e demais artes motivando uma ligação sinérgica entre os setores público e privado. Durante esse período foram realizados diversos projetos culturais, com repercussão local, nacional e internacional, que promoveram ações de formação, atualização, divulgação, fomento e democratização das artes em suas diversas linguagens. A atual nomenclatura foi assumida recentemente, para adaptar-se aos novos níveis de atividades operacionais e aos novos mercados de atuação da ABABTG.

***Estudantes de arquitetura reformam praça em Curitiba***


Crédito das fotos 01 e 02: Daniel Castellano / SMCS.

***O Largo José Knopfholz, uma praça escura e abandonada no Centro Cívico, ganhou vida com uma iniciativa do Sinduscon-PR (Sindicato da Indústria da Construção Civil no Estado do Paraná). A entidade propôs um concurso aos estudantes de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Positivo.


Foto: O projeto da nova praça alinhou modernidade e sustentabilidade.

Os alunos vencedores, Luan Bobato Daldim dos Santos e Juliane Vitória Santana da Cruz, foram os responsáveis por idealizar um espaço moderno, seguro e sustentável para a população. Para Luan, a oportunidade apresentou aos alunos a realidade da execução de um trabalho dentro do mercado de atuação. “Hoje vemos que o projeto fora do papel possui um processo totalmente diferente. Isso, sem dúvida, é algo que levaremos como um grande aprendizado para a vida profissional”, conta.


Foto: Imagem da praça antes da revitalização - Crédito: Divulgação. 

O largo reinaugurado na última semana ganhou mobiliários de concreto e um jardim de chuva, que previne o local de inundações, além de iluminação. Uma das juradas do concurso, Diacuy Fialho Crema, conta que o projeto se destacou por alinhar modernidade e sustentabilidade. “A proposta dos estudantes está muito bem alinhada com o conceito do prédio do Sinduscon Paraná na questão da certificação LEED - reconhecimento para construções sustentáveis.

Ao mesmo tempo, apresenta uma solução arquitetônica com linguagem atual e moderna”, explica. Para o presidente do Sinduscon-PR, Sérgio Luiz Crema, iniciativas como essa são benéficas a todos os envolvidos. “Da união de duas instituições, conseguimos fazer o bem para nossa cidade e ainda desenvolver o trabalho de futuros profissionais, que terão desafios como esse no dia a dia”, finaliza.

Sobre a Universidade Positivo - A Universidade Positivo concentra, na Educação Superior, a experiência educacional de mais de quatro décadas do Grupo Positivo. A instituição teve origem em 1988 com as Faculdades Positivo, que, dez anos depois, foram transformadas no Centro Universitário Positivo (UnicenP). Em 2008, foi autorizada pelo Ministério da Educação a ser transformada em Universidade.

Atualmente, oferece mais de 50 cursos de Graduação presenciais, quatro cursos de Doutorado, sete cursos de Mestrado, mais de 190 programas de Especialização e MBA, sete cursos de idiomas e dezenas de programas de Extensão. A Universidade Positivo conta com sete unidades em Curitiba, uma unidade em Londrina (PR), uma unidade em Joinville (SC), além de polos de Educação a Distância (EAD) em mais de 50 cidades espalhadas pelo Brasil. Em 2018, a Universidade Positivo foi classificada entre as 100 instituições mais bem colocadas no ranking mundial de sustentabilidade da UI GreenMetric.

***Comercial de Páscoa do Condor mescla tecnologia 3D com imagens reais para trazer magia à data***


Crédito da foto: Divulgação.

***Os encantos da Páscoa foram retratados de forma inovadora no novo comercial do Condor Super Center, que usou a integração entre personagem 3D com imagens reais em loja. O resultado foi um filme encantador que resgata o espírito pascoal em adultos e crianças por meio da interação entre o real e o imaginário, o que transformou um espaço conhecido por todos, que são as gôndolas do supermercado, em um lugar mágico e fantástico.

Foram mais de 50 pessoas envolvidas na produção do filme, que contou com a participação das produtoras Spirit Animation Studios, responsável pela tecnologia 3D, a Frame 22, responsável pela cena de captação de loja, a Sonic Brain, que cuidou do áudio e trilha sonora, e da agência 433 AG, que ficou à frente do roteiro e acompanhou toda a produção, junto com a equipe de Marketing do Condor.

Segundo a diretora de marketing do Condor, Elaine Munhoz, o conceito da campanha tem como objetivo resgatar o encanto da Páscoa trazendo a animação de um coelho carismático. “O principal desafio foi o de filmar um storytelling cheio de magia e fantasia, unindo o real e o imaginário sem o personagem presente, mas, graças a conexão de todos os envolvidos, o resultado foi surpreendente”.

“A linguagem utilizada no filme conseguiu, de forma lúdica, passar a mensagem de que o Condor conta com uma enorme variedade de chocolates e ovos de Páscoa, o melhor ambiente para se comprar e os melhores preços do mercado, que ainda podem ser parcelados em até 10x sem juros no cartão Condor e nos principais cartões de crédito, ou seja, entregamos o melhor custo-benefício para o consumidor.” afirma a diretora. Para o diretor de atendimento da Agência 433, Bud Distefano, em um cenário hard sell, em que o preço é a única preocupação em comerciais de grandes redes de supermercado, principalmente na Páscoa, um material que consiga obter destaque é um grande diferencial em relação à concorrência e com certeza não passará despercebido pelo público.

“A proposta da criação do comercial foi de brincar com o imaginário das crianças. Mostrar que a Páscoa Condor foi idealizada pela mágica do coelhinho que trabalhou enquanto o supermercado estava fechado. Esta brincadeira leva a criança a imaginar tal situação, contribuindo com a comunicação e posteriormente com o resultado da ação” destaca Distefano. Para manter a identidade sonora do Condor, a Sonic Brain realizou um estudo sobre o tema, construindo a trilha sobre os acordes do jingle da marca. “Foi um trabalho importante de pontuar o filme para deixar claro o clima de magia que o material pedia sem perder o apelo do varejo”, disse a atendimento da produtora de áudio, Carol Gianisella.

Já a Spirit Animation Studios conseguiu incorporar o coelho utilizando um processo de integração da área de animação e captação, algo complexo e delicado, já que foi necessário adaptar a iluminação da animação com a da captação em loja. “Foi uma conexão perfeita para encantar e conectar crianças e adultos aos encantos da Páscoa”, revela o CCO e Fundador da Spirit, Fernando Macedo. A Frame 22, responsável pelas cenas de captação em loja, destaca que a integração entre personagens 3D e imagens reais oferecem desafios técnicos e um planejamento minucioso em conjunto com o estúdio de animação, pois a característica intangível deste tipo de trabalho requer a construção de pontes de entendimento entre os criativos (agência, produtora, estúdios de animação e som) e o cliente.

No plano de filmagem, tinham os tempos de traquear cada cena (mapa pontual para o pessoal da animação), pensadas como se o coelho estivesse lá. “Isso exigiu todo um trabalho de concepção fotográfica para que pudéssemos criar a atmosfera lúdica que era desejada por todos, além disso, o grande diferencial foi mostrar para o público a loja fechada, o que não é algo usual para o varejo” destaca a coordenadora de produção da Frame 22, Desirée Portela. Confira e se emocione com os encantos do filme de Páscoa do Condor no link www.condor.com.br/pascoa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário