sexta-feira, 5 de outubro de 2018

Coluna do dia 05/10/18

***Natal do Bradesco terá participação especial do ator Beto Sargentelli***


Crédito da foto: Divulgação.

***A produção do Natal do Bradesco está a todo vapor. Depois de confirmar as datas e o tema do espetáculo deste ano – Tempo de Sonhar – o Banco anuncia agora o ator Beto Sargentelli para contracenar com as crianças coralistas.

Premiado pelos últimos 3 anos consecutivos como melhor ator em teatro, Sargentelli já viveu Zezé di Camargo, em Dois Filhos de Francisco - O Musical, e participou de diversas produções teatrais líderes de bilheteria, como Mudança de Hábito, We will rock you - O Musical da banda Queen, Shrek - O Musical, A Família Addams, O Rei Leão, Mamma Mia!, entre outras mais de 20 peças.

O ator, cantor, músico e arte-educador fará também uma participação especial no único episódio gravado no Brasil da série Black Mirror, do Netflix. O Natal do Bradesco tem direção musical de Dulce Primo, direção criativa de Wado Gonçalves e produção da Aktuellmix. O espetáculo acontece de 30 de novembro a 16 de dezembro, sempre às sextas, sábados e domingos, das 20h20 às 21h, no Palácio Avenida em Curitiba.

***Morretes recebe segunda edição do Nhundiaquara Jazz Festival***


Crédito da foto 01: Vinicius Grosbelli / Foto 02: Paulo Rapoport / Foto 03: Victor Kobayashi.

***Após três anos, um dos eventos musicais mais legais realizado na última década no Paraná está de volta: o Nhundiaquara Jazz Festival. Nos dias 20 e 21 de outubro, a histórica cidade de Morretes será o centro das atenções para quem curte música instrumental de alta qualidade.

À beira do rio Nhundiaquara, num ambiente onde transborda toda a beleza da Mata Atlântica, o “Corredor do Jazz” irá receber 19 shows - incluindo apresentações inéditas. Estilos como samba jazz, bebop, dixieland e latin jazz farão companhia ao rhythm & blues, world music e rap. Serão mais de 90 músicos convidados de várias linguagens e vertentes jazzísticas.


Airto Moreira em homenagem a Weather Report - O ponto alto desta edição certamente será a apresentação especial em homenagem a Weather Report. A banda que revolucionou e basicamente criou o estilo fusion será reverenciada sob o comando do Helinho Brandão Quarteto e com a participação especialíssima de Airto Moreira – músico da formação original da Weather Report nos anos 1970.

O baterista e percussionista foi criado no Paraná e aos 15 anos veio morar em Curitiba. Em 1961 integrou o Sambalanço Trio, juntamente com César Camargo Mariano e Humberto Cláiber. Entre 1966 a 1969 integrou o Quarteto Novo com Theo de Barros, Heraldo do Monte e Hermeto Pascoal e, no fim dos anos 1960, mudou-se para os Estados Unidos.


Lá participou da gravação do álbum Bitches Brew de Miles Davis na faixa Feio, que definitivamente o colocou no cenário da música internacional. E foi nesta ocasião que o tecladista austríaco Joe Zawinul e o saxofonista norte-americano Wayne Shorter, que já trabalhavam com Davis nos anos 1960s, o chamaram para o novo projeto. No decorrer da década a Weather Report permaneceu como uma das maiores influências do o jazz, ganhando o prêmio de melhor álbum do DownBeat cinco vezes seguidas.

Juntamente com as bandas elétricas de Miles Davis, a Orquestra Mahavishnu, Return to Forever e Headhunters, o Weather Report é considerado uma das mais proeminentes bandas iniciais de jazz. No início de setembro, Airto Moreira teve o seu último álbum, Aluê, indicado para o Grammy Latino como melhor disco de música instrumental. A história do músico se confunde com todos os movimentos do jazz contemporâneo e o concerto promete ser memorável.

Base & Brass - O saxofonista francês Idriss Boudrioua traz pela primeira vez ao Paraná o show que é a base da sua orquestra, no Rio de Janeiro. Com três CDs gravados, o grupo tem arranjos de extremo bom gosto, marcados pelo sotaque carioca e sonoridade universal. Participação da cantora curitibana Iria Braga. Para encerrar, Filó - A voz que vai fechar o Nhundiaquara Jazz Festival 2018 é conhecida nos quatro cantos do mundo.

Na estrada desde os anos 1970, já compôs músicas com os mais destacados nomes da MPB. Participações especiais de Thiago Espírito Santo (contrabaixo), Felipe Rosa (teclados) e de seu neto Felipe Machado (violão). Confira a programação: Sábado, 20/10 - Palco do Largo: 15h Cesar Matoso Quinteto | Compositores Paranaenses 16h30 - Brazuca | Gegê Felix & banda 18h Especial Weather Report | Helinho Brandão Quarteto + Airto Moreira 20h Idriss Boudrioua & Grupo | Base & Brass + Iria Braga.

Palco do Coreto: 13h - U.T.I. Jazz | De Coltrane a Villa-Lobos 14h Marília Giller Trio | JazzManiaFusion 15h30 - Jazzbop | Jazz Latino 17h - Raul Sampaio Melodia Seixas | Três Queridos Malditos. Domingo 21/10: Palco do largo 13h30 - Harp Attack | Mister Jack + OHC 15h - Daniel Migliavacca & Grupo | Alma Lúdica 16h30 - Dizzy All Stars | BebopTotal 18h30 - Filó Machado & Banda | Canta Morretes. Palco do Coreto: 12h30 - Gringo’s W Band | Dixieland e Mais 13h30 - Segunda Autoral 1 | Leo Fressato + Comboio Saci + Ni Salles & Grupo 15h30 - Segunda Autoral 2 | Operários Dub + Santa Rima + Tatára e Jordana 17h30 - Snap Jazz | Jazz Pop + Soul Music.

Serviço: Nhundiaquara Jazz Festival 20 e 21 de outubro Morretes, Paraná. Às margens do Rio Nhundiaquara e no Coreto da cidade. Shows gratuitos. No trajeto entre os os palcos haverá praça de alimentação e serviços.

***Ricardo Grasson dirige Somos Tão Jovens no Teatro Augusta***


Crédito da foto: Divulgação.

***O universo de alegrias, dúvidas, angústias, medos, acertos e erros de seis jovens amigos são retratados em Somos Tão Jovens, espetáculo de Vinícius de Oliveira com direção de Ricardo Grasson que volta para sua segunda temporada com nova produção no dia 6 de outubro, sábado, às 19h, no Teatro Augusta. O elenco conta os com jovens atores Danillo Branco, Júlio Oliveira, Gabriel Moura, Bruno Damásio, Fernando Burack e Luis Fernando Delalibera acompanhados por uma banda formada por Kelly Martins, Léo Rosso e Rozera Nunes. 

Questões sobre preconceitos, sonhos, uso de drogas, relacionamentos e sexualidade, são trazidos à cena em situações que se desdobram em gravidez indesejada, a primeira vez, sonhos frustrados e homossexualidade, entre outros assuntos sempre presentes na passagem para a idade adulta. A banda conduz o desdobramento da encenação impulsionando o trabalho dos atores, embalados por canções ligadas a juventude durante as décadas de 1980 a 2000. Para a criação do texto, Vinícius de Oliveira teve como inspiração o espetáculo Garotos, de Leandro Goulart, o filme Hoje Eu Quero Voltar Sozinho, de Daniel Ribeiro e o livro As Meninas, de Lygia Fagundes Telles. 

A música Tempo Perdido, do Legião Urbana, que toca durante a peça é uma das cenas mais nostálgicas para o público. “Na criação da dramaturgia, essas obras funcionaram como impulsionamento e uma forma de costurar a trama que estava sendo criada. Histórias que aconteceram comigo e com pessoas próximas também serviram como propulsores. É um espetáculo que cativa jovens que vivem essas cenas no dia a dia, e até de pessoas mais velhas, que passaram por esses momentos em algum ponto da vida”, conta o autor. 

Para o diretor Ricardo Grasson, a montagem conversa muito bem com os dias atuais, aposta na simplicidade e na mensagem direta para o jovem. “A peça aborda temas que não são muito falados em casa; o teatro tem essa característica de mostrar a vida como ela é, ativa questionamentos sobre o mundo. Não importa se é um clássico ou contemporâneo, o bom do teatro é falar do ser humano e todas as camadas que o envolvem”. 

Cenário e figurinos colocam os personagens inseridos no cotidiano como um apartamento, um bar, elementos de uma grande metrópole que poderia ser em qualquer lugar do mundo. “Todos esses recursos cênicos ajudam a exibir o cotidiano desses personagens e de todas as tramas dessa juventude. É uma forma de transportar o mundo para o palco e proporciona a empatia direta e rápida do público. Durante o processo, houve um diálogo com os atores em todos os aspectos, uma maneira de alimentar o trabalho da direção e atuação, os dois lados caminharam bem para trazer um novo frescor”, diz Grasson. 

Somos Tão Jovens marca a volta, após mais de 20 anos, de Ricardo Grasson na direção, que se dedicou ultimamente na produção de espetáculos como Caesar - como construir um Império (Willian Shakespeare adaptado e dirigido por Roberto Alvim) com Caco Ciocler e Carmo Dalla Vecchia; Fantasmas (de Henrik Ibsen adaptado e dirigido por Roberto Alvim e Juliana Galdino) com Guilherme Weber, Pascoal da Conceição, Mário Bortolotto e Luisa Micheletti; 33 Variações (obra de Moisés Kaufman e direção de Wolf Maya) com Nathalia Timberg, Clara Sverner e grande elenco; entre outras. 

Ficha técnica: Autor: Vinícius de Oliveira. Diretor: Ricardo Grasson. Elenco: Danillo Branco, Júlio Oliveira, Gabriel Moura, Bruno Damásio, Fernando Burack e Luis Fernando Delalibera. Músicos: Kelly Martins, Léo Rosso e Rozera Nunes. Assistente de direção: Heitor Garcia. Cenografia e Adereços: Ricardo Grasson. Figurinista: Rosângela Ribeiro. Design Gráfico: Lucas Sancho. Fotos: Laércio Luz. Produção: DCARTE. 

Serviço: Somos Tão Jovens - Reestreia dia 6 de outubro, sábado às 19h, no Teatro Augusta. Sala Paulo Goulart, 302 lugares. Temporada: Sábados 19h. Domingos 18h. Até 4 de novembro. Duração: 70 minutos. Classificação: 14 anos. Teatro Augusta - Rua Augusta, 943. Consolação. Telefone - 11 3231 2042. Aceita cartões de débito e dinheiro. Ingressos: 40,00 (Inteira) 20,00 (Meia). Funcionamento da Bilheteria: de quarta a sexta (14-21h), sábados (13-21h) e Domingos (14-20h). Na estreia e durante a temporada a bilheteria funciona até o início do espetáculo.  

***M Store inaugura em Balneário Camboriú***


Crédito das fotos: Divulgação.

Na foto: As empresárias Marcella Faria e Mayara Faria.


***No próximo dia 11 de outubro, quinta-feira inaugura em Balneário Camboriú um novo espaço de moda feminina, a M Store. Sob o comando das empresárias Marcella Faria e Mayara Faria, mãe e filha, o espaço promete conquistar a mulherada antenada da região.


A M Store trabalha com marcas renomadas, como Leblog, Villon, Morina, Infinity, entre outras, além de peças exclusivas da Raizz, Murau, Loft 747 e LuLu. Para Marcella Faria, que já comanda outra loja em São Paulo, e trabalha há oito anos com moda a expectativa é de muito sucesso com a abertura da nova loja.

“Esse é um espaço que faltava em Balneário, uma moda moderna e atualizada, com detalhes que diferenciam cada peça”. O evento com Lista Vip Alex Ferrer inicia a partir das 18h, na Avenida Brasil, esquina com a 2300.

***O Barco dos Sonhos é indicado novamente ao Jabuti***


Crédito da foto: Rogério Coelho / Editora Positivo.

***A Câmara Brasileira do Livro divulgou os finalistas da 60ª edição do Prêmio Jabuti e o ilustrador Rogério Coelho concorre a seu terceiro prêmio. A obra “O Barco dos Sonhos”, da Editora Positivo, foi vencedora da 58ª edição do prêmio na categoria Ilustração de Livro Infantil ou Juvenil e agora concorre na categoria Livro Brasileiro Publicado no Exterior. “O Barco dos Sonhos” disputa com outras seis publicações.

Em 2016, “O Barco dos Sonhos” recebeu o troféu HQMIX para desenhista nacional e foi publicada nos Estados Unidos. Em 2017, o livro recebeu a medalha de ouro na categoria "children's picture books" (para todas as idades) no Independent Publisher Book Awards 2017, na edição americana, pela Tilbury House Publishers e foi incluída na lista anual da New York Public Library como uma das 100 melhores obras literárias para crianças.

Paulista radicado em Curitiba, Rogério Coelho também já havia conquistado o Jabuti em 2012, na categoria Didático e Paradidático (Mundo Leitor - linhas da vida: caderno do orientador, Editora Ahom Educação). O Ilustrador e quadrinista assinou mais de 100 livros de literatura infantojuvenil em sua carreira e, além de ilustrar textos de autores renomados, também é autor do livro "O gato e a árvore" e da Graphic MSP “Louco-Fuga”, do personagem de Maurício de Souza - indicada ao Jabuti 2016.

Em uma história composta apenas por com imagens, “O Barco dos Sonhos” conta, com uma sequência de quadros, a história de um senhor que, em uma casa antiga à beira-mar, recebe uma folha em branco, encontrada dentro de uma garrafa que veio do mar. Ele desenha um barco, enrola o papel, recoloca na garrafa e à envia de volta. Na sequência, um menino recebe a mensagem com o barco e nele deposita seus sonhos. As ilustrações mudam de tonalidade de acordo com o passar do tempo e do espaço em que o leitor se encontra. A cerimônia de premiação do Jabuti 2018 está marcada para o dia 8 de novembro, no Auditório do Ibirapuera, em São Paulo.

Sobre o Prêmio Jabuti - Organizado pela Câmara Brasileira do Livro, o Prêmio Jabuti foi criado em 1958 e é o mais tradicional e consagrado prêmio do livro no Brasil. Abrangente, valoriza escritores e também o trabalho das demais áreas envolvidas na criação e produção de uma obra. Atualmente, o Prêmio contempla 27 categorias. Este ano, mais de 2.400 títulos foram inscritos. Além de recompensa financeira, o Jabuti laureia os vencedores com o reconhecimento da comunidade intelectual brasileira, do mercado editorial e, principalmente, dos leitores.

Sobre a Obra - “O Barco dos Sonhos”, de Rogério Coelho (Editora Positivo) - é uma encantadora narrativa em que a realidade e o sonho se misturam. As belíssimas imagens que compõem esse livro retratam a magia que pode surgir de uma folha em branco, das mãos de um velho ou das de um menino, da misteriosa correspondência entre os dois. Trabalha os temas amizade, afetividade, gerações, realidade x imaginação. Recomendado para crianças a partir de 9 anos. Preço sugerido: R$ 41,90.

Sobre a Editora Positivo - Fundada há 39 anos, a Editora Positivo tem a missão de construir um mundo melhor por meio da educação. Tendo as boas práticas de ensino como seu DNA, a Editora especializou-se ao longo dos anos e tornou-se referência no segmento educacional, desenvolvendo livros didáticos, literatura infantil e juvenil, sistemas de ensino e dicionários.

A Editora Positivo está presente em milhares de escolas públicas e particulares com os seus sistemas de ensino. Amplamente recomendados pela área pedagógica e reconhecidos pelos seus resultados, os sistemas foram criados de modo a atender a realidade de cada unidade escolar. Mais de 800 mil alunos utilizam os sistemas de ensino da Editora Positivo, em escolas públicas e particulares, no Brasil e no Japão.

***Ornare recebe Danuza Hauer***


Crédito da foto: Divulgação.

***Claudia Magalhães e Luciana Bazan, da Ornare Curitiba, receberam amigos e clientes, no dia 3 de outubro, para um bate-papo com a personal organizer Danuza Hauer sobre organização de closet. A Ornare é referência internacional em móveis sob medida de alto padrão. 

Danuza Hauer trabalha com organização e é uma das principais digital influencers do Brasil no setor. O special talk trouxe dicas de utilização de cabides, formas de otimizar espaço nos armários e guarda-roupas e como organizar melhor roupas, sapatos e acessórios de forma a ganhar mais tempo e praticidade no dia-dia.

***Alegra é reconhecida no Prêmio ABRE da Embalagem Brasileira***

***Na última semana aconteceu, em São Paulo, a cerimônia de premiação do Prêmio ABRE da Embalagem Brasileira 2018 – promovido pela ABRE – Associação Brasileira de Embalagem. A Alegra junto com a Bemis Latin America recebeu o troféu de prata na categoria tecnologia em embalagens de alimento e bebidas com o produto linguiça saborizada. 

O Prêmio ABRE é voltado a empresas e profissionais do design e da indústria e visa reconhecer seus esforços para aprimorar a qualidade, design, inovação, sustentabilidade, e outros quesitos que contribuem para a valorização da embalagem nacional. Com isso, o concurso se propõe a fortalecer a conexão do envoltório brasileiro com a sociedade, auxiliando na aceleração do setor. A inovação na embalagem que trouxe o troféu prata para a Alegra e para a Bemis Latin America foi a primeira embalagem tátil produzida no Brasil. A embalagem é flexível de multicamadas com impressão em rotogravura, com verniz interno, alinhado a um processo de aplicação diferenciado. 

A conexão existente entre a inovação e a nova linguiça saborizada resgata a experiência de um produto feito com altíssima qualidade e cuidado para o consumidor. Além de estimular os sentidos do cliente, o invólucro permite uma maior qualidade de selagem, o que melhora o processo de transporte e padroniza o produto no ponto de venda, gerando mais visibilidade nas gôndolas.

De acordo com Ivonei Durigon, superintendente da Alegra, “a parceria foi de extrema importância para a empresa, principalmente por ressaltar um dos pilares da marca, a sustentabilidade. Receber o reconhecimento pela embalagem em um evento dessa magnitude é de extrema relevância, pois indica que estamos caminhando corretamente para que os envoltórios dos nossos produtos sejam cada vez mais resistentes e de selagem hermética, reduzindo o desperdício no ponto de venda devido a furos e vazamentos”.

Sobre a Alegra - Alegra Foods é a união das cooperativas de origem holandesa, Frísia, Castrolanda e Capal, que constituem o grupo Unium. Uma empresa que combina condições de trabalho ideais aliando tecnologia, equipamentos de última geração, preocupação com o bem-estar dos animais e sustentabilidade em seu parque industrial, sempre primando pela excelência em seu produto final. Em 2016, a marca conquistou o reconhecimento internacional quanto às Práticas de Bem-estar Animal no abate, tornando-se a primeira planta brasileira a receber essa certificação em bem-estar suíno, pela WQS. Mais informações em www.alegrafoods.com.br.

***Escola promove aulas gratuitas de dança para crianças na terça-feira (09)***


Crédito da foto: Divulgação.

***O Studio de Dança Juliana Ribeiro promove nesta terça-feira (09) aulas gratuitas de balé e dança contemporânea em comemoração ao Dia das Crianças. As aulas são direcionadas para crianças com idades entre cinco e oito anos, feminino e masculino, sem a necessidade de experiência prévia com a dança. A aula de balé acontece às 18h30 e a de dança contemporânea às 19h30, as crianças precisam usar roupas confortáveis e podem ir descalças ou com meias.

A aula de balé será ministrada pela tetracampeã brasileira de salsa, Carina Trombim, que também é bailarina clássica. Já a aula de dança contemporânea fica sob o comando da professora Maria Wendt. “As aulas gratuitas são uma ótima oportunidade para as crianças que querem começar a dançar, mas não sabem em qual modalidade. Os pais podem levar os pequenos para as duas aulas, assim elas podem ter uma amostra do que é o balé e a dança contemporânea de forma lúdica e didática”, conta Juliana Ribeiro, bailarina e diretora do Studio que leva o seu nome.

Serviço: Dia das Crianças no Studio de Dança Juliana Ribeiro Local: Rua Chile, 1.877. O Studio possui estacionamento Horário: 18h30 – Balé - 19h30 – Dança Contemporânea As aulas são gratuitas e não é preciso fazer inscrição Mais informações na fanpage: https://www.facebook.com/studiojulianaribeiro.

***Semana da criança no MON oferece várias atividades ao público***

***O Museu Oscar Niemeyer (MON) preparou uma programação especial em comemoração ao Dia das Crianças, que é celebrado no dia 12 de outubro, e também feriado de Nossa Senhora Aparecida. 

Haverá atividades na terça, quarta, sexta e domingo, nos dias 9, 10, 12 e 14 de outubro. Na terça, dia 09/10, o público poderá participar da instalação "Tramas" do artista do acervo José Antonio de Lima, das 10h às 18h. Na quarta, dia 10/10, haverá oficina criativa com a PlayMais, das 11h às 17h, utilizando a técnica da escultura com brinquedo educativo. Às 15h, a equipe do Educativo do MON conduzirá a contação “Ciranda de histórias”, e às 16h as brincadeiras com o "Jogo com balão de tinta". 

Já na sexta, dia 12/10, no Dia das Crianças e feriado, foi criado um espaço pelo setor Educativo do museu para o “Dia do brincar”, que envolverá jogos e brincadeiras para o as crianças, das 11h às 17h; a instalação “Paisagens construídas”, além de distribuição de pipoca e algodão doce, às 15h, no Salão de eventos do MON. Para este dia, o MON solicita aos participantes a doação de 1kg de alimento não-perecível que será doado à Provopar. No domingo, dia 14/10, ocorrerá novamente a atividade de brinquedos e brincadeiras com a equipe do Educativo: "Para todas as idades", das 11h às 17h. Já ás 16h, terá a visita brincada com a equipe do Educativo, pela exposição “Luz = Matéria”.

Serviço: Domingo no Museu Oscar Niemeyer 9, 10, 12 e 14 de outubro de 2018 R$ 20 e R$ 10 (meia-entrada) Maiores de 60 e menores de 12 anos têm entrada gratuita todos os dias de funcionamento (terça a domingo) Visitação: 10h às 18h Venda de ingressos: até as 17h30 Permanência no museu: até às 18h. Quarta gratuita no Museu Oscar Niemeyer 10 de outubro de 2018 Entrada franca das 10h às 18h. Semana da Criança: 09, 10, 12 e 14 de outubro de 2018.

Programação: Terça Gratuita, 09 de outubro Participação do público na instalação “Tramas” do artista do acervo José Antonio de Lima Técnica: Recorte, colagem e costura Horário: 10h às 18h Local: Sala de Oficina - subsolo. Quarta Gratuita, 10 de outubro Oficina criativa com a PlayMais. Técnica: Escultura com brinquedo educativo Horário: 11h às 17h Local: Sala de Oficina - subsolo. Contação “Ciranda de histórias” com a equipe do Educativo do MON Horário: 15h Local: Sala de Leitura Octogonal- Los Carpinteros- Hall entre as Salas 4 e 7. Brincadeira “Jogo com balão de tinta” com a equipe do Educativo do MON Horário: 16h Local: Parcão - Área externa Sexta, 12 de outubro Para participar é necessário trazer 1kg de alimento não-perecível que será doado à Provopar. Brinquedos e brincadeiras com a equipe do Educativo do MON “Para todas as idades” Horário: 11h às 17h Local: Salão de eventos - Área externa.

Proposta educativa Intervenção no espaço: “Paisagens construídas” Horário: 11h às 17h Local: Salão de eventos - Área externa. Oficina livre com a equipe do Educativo do MON “Desenho no vidro” Horário: 11h às 17h Local: Salão de eventos - Área externa. Domingo, 14 de outubro Brinquedos e brincadeiras com a equipe do Educativo do MON “Para todas as idades” Horário: 11h às 17h Local: Salão de eventos - Área externa. Visita brincada com a equipe do Educativo do MON Exposição: Luz e matéria Horário: 15h Local: Salas 3 e 6 – 1º andar. Museu Oscar Niemeyer Rua Marechal Hermes, 999. Visitação: Terça a domingo, das 10h às 18h Informações: 3350-4468 - www.museuoscarniemeyer.org.br.

***Mais de 300 mil brasileiros infartam por ano***


Crédito da foto: Divulgação.

***As doenças cardiovasculares estão entre as principais causas de morte no mundo. No Brasil, cerca de 300 mil pessoas sofrem infartos todos os anos, segundo o Ministério da Saúde, e em 30% dos casos a doença é fatal. Além disso, a Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que até 2040 as mortes por doenças cardiovasculares devem aumentar em 250%. É comum associar problemas do coração com tontura, falta de ar e fortes dores no peito, mas nem sempre há manifestação de sintomas.

Algumas doenças chegam de forma silenciosa e, quando descobertas, podem estar em estágio avançado. É o caso da obstrução arterial, caracterizada pelo acúmulo de gordura na parede das artérias, que impede a passagem e a chegada do sangue aos tecidos. O processo de obstrução é o que ocasiona o infarto, por exemplo. O Sistema Único de Saúde (SUS) sinaliza quatro problemas mais recorrentes relacionados ao coração: infarto do miocárdio, doenças hipertensivas, insuficiência cardíaca e miocardiopatias.

Pessoas que apresentam histórico familiar de doenças cardiovasculares devem ficar mais atentas. Além disso, diabetes, hipertensão e colesterol elevado também são fatores que aumentam as chances de desenvolver doenças cardíacas. A prática de atividades físicas combinada com alimentação saudável são essenciais para prevenir problemas futuros, além do acompanhamento médico regular. Exames de sangue possibilitam a identificação de alterações nos níveis de colesterol, glicemia e tireoide, que estão ligados a fatores de risco para problemas no coração.

Cada exame analisa um aspecto e, quando associados aos exames de imagem, se tornam completos. Mas, de acordo com o gerente geral do DB Molecular, Nelson Gaburo, os exames genéticos podem auxiliar em um diagnóstico mais preciso. “Já dispomos de testes moleculares direcionados para diversas condições cardiológicas, como a cardiomiopatia hipertrófica (CMH), doença que afeta um a cada 500 indivíduos da população em geral. Ela é a causa mais comum de morte súbita cardíaca em jovens atletas”, comenta o gerente.

A doença é de transmissão autossômica dominante (HAD) e parentes de primeiro grau têm um risco de 50% de herdar o gene, segundo Gaburo. “Os exames moleculares fornecem informações precisas que direcionam o tratamento individualizado para cada paciente. A avaliação para os parentes em primeiro grau de indivíduos que tenham a doença torna tanto o tratamento medicamentoso quanto o cirúrgico mais rápidos e precisos, reduzindo significantemente a alta morbidade e mortalidade associadas à doença”, explica Gaburo.

Sobre o DB Molecular - Localizado em São Paulo (SP), o laboratório pertence ao grupo Diagnósticos do Brasil, referência no mercado brasileiro por ser o único exclusivamente de apoio, assim como todas suas unidades de negócios. Especializado em exames nas áreas de infectologia molecular, genética humana, farmacogenética, histocompatibilidade imunogenética, doenças hereditárias e infecciosas, oncogenética, citogenética, medicina preventiva e personalizada, destaca-se no mercado pela inovação e alto índice de satisfação de clientes.

***Hospital Angelina Caron promove ações de conscientização e bem-estar no “Outubro Rosa”***


Crédito da foto: Divulgação.

***O mês de outubro é reconhecido pelas iniciativas de conscientização para a prevenção e luta contra o câncer de mama. Pensando na humanização do tratamento e na conscientização da população, o Hospital Angelina Caron, que realiza 420 mil atendimentos pelo SUS todos os anos, promove uma série de ações direcionadas para o debate sobre o tema e o bem-estar das pacientes durante todo o mês de outubro. O cronograma de atividades prevê apresentações de dança, teatro e música, entrega de anjos de tecido produzidos por mulheres da comunidade, entrega de lenços, maquiagem e muito carinho.

As atividades serão realizadas no Hospital Angelina Caron e nas Unidades de Saúde de Campina Grande do Sul e Quatro Barras e no Centro de Atenção Psicossocial de Quatro Barras. A assistente social Beatriz Paternoster reforça o papel das ações. “O debate promove a conscientização sobre o câncer mais comum entre as mulheres e alerta para atitudes simples como o autoexame, a conversa com os médicos e a importância do diagnóstico precoce. As atividades durante o mês de outubro levam carinho e bem-estar para as mulheres em tratamento.”

O Outubro Rosa é um movimento mundial que reforça a importância da detecção precoce para vencer a batalha contra a doença. A trajetória durante o tratamento exige esforço e dedicação física das pacientes e também das famílias. O câncer de mama é o tipo mais comum em mulheres do Brasil e do mundo, mas com grande chance de cura se detectado no início. Confira a programação completa em www.hospitalangelinacaron.org.br ou pelo telefone (41) 3679.8100.

Sobre o Hospital Angelina Caron - O Hospital Angelina Caron está localizado na cidade de Campina Grande do Sul, na Grande Curitiba (PR). De caráter eminentemente social, o local é um centro médico-hospitalar de referência no Sul do País e um dos maiores parceiros do Sistema Único de Saúde (SUS) no Paraná.

Recebe, anualmente, mais de 420 mil pacientes de todo o país, dos quais 90% pertencem ao SUS. Atua em todas as vertentes da medicina e é um centro tradicional de fomento ao ensino e à pesquisa. O setor de transplantes é um dos mais destacados, reconhecido internacionalmente, com cerca de 303 procedimentos por ano nas áreas hepática, renal, reno-pancreática, cardíaca e de tecidos corneanos.

***BPW Curitiba arrecada bolsas e produtos de beleza para mulheres com câncer de mama no Outubro Rosa***


Crédito da foto: Divulgação.

***A BPW Curitiba – Business Professional Women lançou campanha no Outubro Rosa, em parceria com o Clube das Divas, para arrecadar bolsas e produtos de beleza e cuidados íntimos, com o lema “Autoestima elevada é mais uma arma no combate ao câncer de mama”.

As bolsas e os produtos serão revertidos para a Associação Amigas da Mama de Curitiba e podem ser doados até o dia 31 de outubro na Lavoutique Lavanderia &

Serviço: Costura, em dois endereços: Rua Prof. Pedro Viriato Parigot de Souza, n.º 3.901, no Ecoville, e Al. Dr. Carlos de Carvalho, 2.050, Batel. E também na loja Liz Lingerie, do ParkShopping Barigui.

***Exposição gratuita homenageia as mulheres***


Crédito das fotos: Divulgação.

***A Biblioteca Central da Universidade Positivo é palco da a exposição Dádivas: A Arte de Ser Mulher. Idealizada pela artista Ieda Iane, a mostra é composta por peças em cerâmica que representam, em nuances de formas e cores, os segredos das mulheres, seus mistérios e suas realidades.


De acordo com Ieda, a oportunidade de apresentar sua arte no espaço universitário é uma chance de inspirar os estudantes. “Eu vejo como um elemento agregador entre a artista e os universitários, que podem ter seus dons despertados e enxergarem que é possível expressar-se pela arte”, explica. Ela destaca ainda a importância de trazer o tema feminino aos seus trabalhos.

“Independentemente da época, falar e discutir sobre a mulher é relevante sempre, dada a importância do nosso papel na sociedade”, conta. Ieda Iane é catarinense, está cursando 4º ano de Escultura na Escola de Música e Belas Artes do Paraná (EMBAP) e desenvolve trabalhos em cerâmica há 3 anos. A exposição é gratuita e aberta ao público até o dia 30 de outubro, na Biblioteca Central do Câmpus Sede Ecoville da UP, das 8h às 22h30.

Serviço: Exposição Dádivas: A Arte de Ser Mulher Onde: Universidade Positivo - Câmpus Ecoville | Biblioteca Central (Rua Professor Pedro Viriato Parigot de Souza, 5300 - Ecoville) Quando: até 30 de outubro Quanto: Entrada gratuita.

Sobre a Universidade Positivo - A Universidade Positivo concentra, na Educação Superior, a experiência educacional de mais de quatro décadas do Grupo Positivo. A instituição teve origem em 1988 com as Faculdades Positivo, que, dez anos depois, foram transformadas no Centro Universitário Positivo (UnicenP). Em 2008, foi autorizada pelo Ministério da Educação a ser transformada em Universidade.

Atualmente, oferece 57 cursos de Graduação presenciais (35 cursos de Bacharelado e Licenciatura e 22 Cursos Superiores de Tecnologia), três programas de Doutorado, quatro programas de Mestrado, centenas de programas de Especialização e MBA e dezenas de programas de Extensão.

A UP conta com sete unidades em Curitiba, uma unidade em Londrina (PR), além de polos de Educação à Distância (EAD) em mais de 30 cidades espalhadas pelo Brasil. É considerada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), do Ministério da Educação (MEC), a melhor universidade privada do Paraná, pelo sexto ano consecutivo.

***Eleição altera horário de alguns museus do Estado neste domingo***

***O Museu Oscar Niemeyer (MON) e o Museu do Expedicionário (MEXP), dois dos museus mantidos pela Secretaria de Estado da Cultura, terão alteração no horário de funcionamento por conta das eleições neste domingo (07). O Expedicionário, ocasionalmente, fica fechado durante todo o dia da votação. Já o MON funciona apenas do meio dia até as 18h, com entrada permitida até as 17h30. O Museu Paranaense e o Museu da Imagem e do Som do Paraná não terão alteração de horário.

O MP funciona normalmente, das 10h às 16h, e o MIS- PR, das 10h às 12h30 e das 13h às 16h. Os demais espaços mantidos pela SEEC permanecem em obras. O Museu Alfredo Andersen passa por reconfiguração do espaço para exposições desde agosto deste ano. Já o Museu de Arte Contemporânea do Paraná ocupa salas no MON, desde o mês passado, para que sejam iniciadas as obras de restauro do complexo de prédios.

Confira o horário de funcionamento dos museus neste fim de semana de eleições

Museu Oscar Niemeyer Rua Marechal Hermes 999 Sábado das 10h às 18h. Domingo (dia 07/10) das 12h às 18h. Venda de ingressos até 17h30 Ingressos: R$ 20 e R$ 10 (meia-entrada) . Museu do Expedicionário R. Comendador Macedo, 655 – Alto da XV Sábado das 13h às17h. 

Domingo (dia 07/10): Fechado. Museu Paranaense Rua Kellers, 289 – Alto São Francisco Sábado e domingo das 10h às 16h. Museu da Imagem e do Som do Paraná Rua Barão do Rio Branco, 395 – Centro Sábado e domingo das 10h às 12h30 e das 13h às 16h Museu de Arte Contemporânea do Paraná - Em reforma. Museu Alfredo Andersen - Em reforma.

***Youtuber RezendeEvil lança novo livro em Curitiba, neste sábado dia 6***

***No sábado, dia 6 de outubro, o jovem lança seu quarto livro intitulado “Muito Prazer, RezendeEvil - Minha Vida Antes e Depois do YouTube” (ed. Suma de Letras, 112 pág., R$ 34,90), participa de um bate-papo com o público e autografa a obra na Livrarias Curitiba do Shopping Palladium av. Pres. Kennedy, 4121, Portão, Curitiba-PR, tel. 41-3330-6749, às 15h. A entrada é franca e as 300 senhas para fotos e autógrafos já estão esgotadas.

A obra traz as principais histórias e aventuras do garoto narradas por ele mesmo, de forma leve e divertida, que são sua marca registrada. “É uma felicidade enorme apresentar mais uma novidade para os meus fãs de Curitiba. Fico muito grato em poder estar perto deles, ainda mais com um livro em que contei histórias tão pessoais. Quero que todos se divirtam e se identifiquem”, conta Rezende.

O rapaz já vendeu mais de 500 mil cópias com seus demais projetos literários — “Dois Mundos, Um Herói”, “De Volta ao Jogo” e “Jogada Final” - que traziam narrativas no mundo quadrado de Minecraft. Neste lançamento, o leitor é convidado a fazer parte da vida do youtuber e conhecer o menino por trás do ídolo da internet. Perfil - Rezende é, na verdade, Pedro Afonso Posso Rezende, 21 anos, nascido em Londrina, no Paraná, de onde saiu aos 16 anos para ser goleiro do Real Rieti, time de futsal na Itália.

Mas foi no computador que se transformou em um grande astro com suas séries no Minecraft, vlogs e desafios em seu canais no YouTube – “RezendeEvil”, “RezendeEvil Minecraft” e “Rezendinho”. Cotado entre os youtubers mais vistos no mundo e escolhido pela Forbes como uma das pessoas com menos de 30 anos mais influentes no Brasil, o influencer da nova geração é hoje um exemplo dentro deste mercado que está mais que profissionalizado. Além de trabalhar até 15 e 17 horas por dia no canal, Pedro encontra tempo para mostrar suas habilidades em diferentes plataformas como literatura, teatro, empreendedorismo e televisão.

O youtuber é autor de outras três livros, que já venderam mais de 500 mil exemplares – “Dois Mundos, Um Herói”, “De Volta ao Jogo” e “Jogada Final”. Também já esgotou ingressos em mais de 30 cidades com os espetáculos "O Paraíso”, “A Batalha dos Mundos” e “Festival Aliança do Rezende #ADR”. Em 2018 se tornou sócio do gastrobar Gerônimo, de Londrina, lançou sua marca de roupas, a ADR Clothing, e estreou como ator na série Z4, da parceria entre SBT e Disney Channel.

Serviço: Lançamento do livro “Muito Prazer, RezendeEvil - Minha Vida Antes e Depois do YouTube”, bate-papo e sessão de autógrafos com RezendeEvil Quando: Sábado, dia 6 de outubro, às 15h Onde: Livrarias Curitiba do Shopping Palladium [av. Pres. Kennedy, 4121, Portão, Curitiba-PR, tel. 41-3330-6749], às 15h. Quanto: A entrada é franca e as 300 senhas para as fotos e autógrafos já estão esgotadas.

***Espaço Almáa no Graciosa inspira conexão entre a natureza e o meio urbano***


Crédito da foto: Divulgação.

***Instalado no Graciosa Country Club, o Espaço Almáa Cabral, empreendimento da Construtora e Incorporadora Laguna em Curitiba, é inspirado no luxo e no verde característicos dessa região da cidade. O espaço estará montado no deck do Golf do clube até dezembro, quando termina o XLI Torneio de Natal, tradicional competição de tênis organizada pelo Graciosa, da qual a Laguna é uma das apoiadoras.

Nesse período, o Espaço Almáa Laguna, em parceria com a Artefacto, terá ações como massagem, pipoca gourmet e quiz com recompensas relacionadas ao bem-estar e à natureza, além de fornecer informações sobre o novo empreendimento. O Almáa Cabral é inspirado no Umm-al-Maa, um dos mais lindos oásis da Terra, e está localizado na Avenida Nossa Senhora da Luz, 714, no Cabral.

A inspiração para o nome vem da Líbia e a influência arquitetônica é no Ashjar AT AL Barari, de Dubai. O terreno com 5.550m², localizado em frente ao campo de golfe do Graciosa, está em uma das áreas mais valorizadas da cidade. O empreendimento chega ao Cabral como um refúgio que proporciona a conexão entre a natureza e o meio urbano. A entrega está prevista para o primeiro semestre de 2021.

Sobre a Construtora e Incorporadora Laguna - A Construtora e Incorporadora Laguna atua desde 1996 no mercado imobiliário. A empresa é referência na construção de edifícios residenciais, comerciais e corporativos de alto padrão. A Laguna tem como principal conceito a inovação nos empreendimentos desenvolvidos que, além de exclusivos, estão localizados nas regiões mais disputadas de Curitiba. A Laguna é a empresa do setor com maior número de projetos sustentáveis certificados ou em processo de certificação na Região Sul do país.

Já são quatro projetos certificados pelo Leadership in Energy and Environmental Design (LEED), um pré-certificado também pelo LEED e um em processo de certificação pelo GBC Condomínio: selos Gold e Silver para o Centro de Distribuição de São Carlos (SP), Gold para o Edifício 2820, Platinum para o escritório Laguna Edifício 2820, a pré-certificação Gold para o LLUM e ROC Batel em processo de certificação GBC Condomínio. Mais informações no telefone (41) 3259-1800.

***Banda Catedral apresenta neste sábado em Curitiba a turnê nacional “Catedral 30 Anos e Você”***


Crédito da foto: Divulgação.

***O Pequeno Auditório do Teatro Positivo recebe neste sábado (06), uma das bandas mais aclamadas pelos cristãos brasileiros a Banda Catedral, que está de volta aos palcos com a turnê nacional “Catedral 30 anos e você”. Percorrendo todo o país com o show, a Banda promete agitar a capital paranaense.Os ingressos estão à venda pelo Disk Ingressos. Neste ano, o grupo aproveitou a comemoração dos 30 anos de carreira e voltou com força total, com a maior turnê já realizada pela banda, prestando também uma homenagem aos 30 anos do primeiro LP lançado chamado “Você”, que foi disco de platina na época.

O show, que terá mais de duas horas de duração, fará um passeio por diversas músicas da banda, passando desde o primeiro disco até o último trabalho. A Catedral ficou famosa no mundo gospel na década de 90, e se destacou no cenário pop/rock levando mensagem cristã positiva e popular, somada a temas como amor e política. Ela ficou famosa nacionalmente com seus grandes sucessos “Eu amo mais você”, “Quem disse que o amor pode acabar”, “Uma canção de amor pra você”, “Eu quero sol nesse jardim” e “Tchau”.

Em dezembro de 2016, encerrou suas atividades com a turnê de despedida pelo Brasil, mas depois de muitos pedidos dos fãs pela volta da banda nas redes sociais, a Catedral decidiu retornar para fazer alegria do seu público, os presenteando com diversos shows pelo Brasil. A Catedral conta com 25 CDs e DVDs gravados e 250 músicas produzidas. É considerada uma das bandas mais notórias do segmento cristão, e um dos nomes que impulsionou o início do movimento gospel na década de 1990.

Serviço: Banda Catedral - Turnê nacional “Catedral 30 Anos e Você”. Data: 6 de outubro de 2018 - Sábado Local: Teatro Positivo – Pequeno Auditório (R. Prof. Pedro Viriato Parigot de Souza, 5300 - Campo Comprido). Horário: Abertura da casa (20h) e início do show (21h) Classificação etária: 18 anos. (Menores de idade apenas com responsáveis). 

Ingressos já à venda nos quiosques do Disk Ingressos nos shoppings Estação, Mueller, Palladium, São José e no site: https://www.diskingressos.com.br/evento/8628/06-10-2018/pr/curitiba/catedral-30-anos-e-voce. Ingressos:Plateia – Meia-entrada R$ 50,00 / Inteira R$100,00 / Promocional R$ 60 - mais R$ 10,00 da taxa administrativa do Disk Ingressos. A meia-entrada é válida para estudantes, professores, pessoas acima de 60 anos, doadores de sangue, PNE e portadores de câncer. Desconto de 50% para assinantes da Gazeta do Povo, Clube Disk Ingressos, Tenistas FPT e Associados Santa Mônica. Os descontos não são cumulativos e válidos somente para ingresso inteira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário