segunda-feira, 6 de agosto de 2018

Coluna do dia 06/08/18

***O Samba Mineiro de Janamô faz um tributo a Elza Soares***


Crédito da foto: Divulgação.

***Em sua participação no Projeto Samba de Bamba, Janamô e Paulão 7 Cordas vão apresentar releituras para a obra da “Mulher do Fim do Mundo”, com foco no samba de raiz, em canções como “O Malandro” e “Dura na Queda”, ambas de Chico Buarque. Dona de uma voz doce e forte, potente e suave, a artista é capaz de transitar com propriedade e destreza pelo samba e pelo choro. Em sua apresentação, ela imprime diferentes nuances e incursiona com autonomia na diversidade rítmica da MPB contemporânea ciente de que sua força é originária da cultura popular, dos cantos afro-brasileiros, dos tambores e minas e das tradicionais rodas de samba que frequenta.

Em Curitiba, Janamô também vai relembrar algumas canções do seu álbum de estreia, “Festeira” (2014), quando ainda tinha o nome artístico de “Janaína Moreno”. No entanto, o repertório do show tem como espinha dorsal a bossa de Elza Soares – que a cantora mineira também homenageia como uma das intérpretes do musical “Elza”, em cartaz no Rio de Janeiro. Janamô conta que se inspirou na pesquisa do musical para a criação desse show inédito que reverencia o passado de Elza dentro do grande presente que é o samba. “Elza deu voz ao samba, gênero que a consagrou desde o sucesso de ‘Se acaso você chegasse’, do compositor Lupicínio Rodrigues, que também interpreto no show”, diz a artista.

Cantora-revelação da atual safra de intérpretes que ilumina a cena musical brasileira, a mineira Janamô é também atriz, compositora, dançarina e percussionista. Deu seus primeiros passos na arte ainda em Belo Horizonte (MG), onde foi coroada “Rainha da Madrugada” por estar à frente de um projeto de muito sucesso na capital mineira: o “Samba da Madrugada”. Janamô vem se dividindo entre Belo Horizonte e Rio de Janeiro, desde o final de 2009, depois que venceu o prêmio “Novos Bambas do Velho Samba “ – e foi finalista no prêmio “Divas da MPB” e no prêmio “Talentos do Samba”, com curadoria de Arlindo Cruz e Dudu Nobre.

A artista vem dando passos sólidos na consolidação de sua carreira em meio a um mercado fonográfico desacelerado, porém atento aos talentos promissores que se apresentam com criatividade, autenticidade e irreverência. Janamô chega ao “Samba de Bamba” com a segurança de quem bebeu na fonte, de quem buscou inspiração nos grandes mestres, tais como Jacob do Bandolim, Milton Nascimento, Cartola, Candeia, Ary Barroso, Noel Rosa, Nelson Cavaquinho, Ataulfo Alves, Gilberto Gil, Caetano Veloso, Paulinho da Viola, Baden Powell, Vinícius de Moraes e Paulo César Pinheiro.

Em sua presença cênica fica evidenciada a força do feminino e é possível identificar desde a dramaticidade e brejeirice de Clara Nunes, a irreverência de Carmem Miranda, a articulação e a rítmica de Ademilde Fonseca, a autenticidade e a força negra de Elza Soares, a passionalidade de Elis Regina, a elegância de Elizeth Cardoso e a sensibilidade de Dona Ivone Lara. É essa inspiração, provocada por mulheres extraordinárias, que ajuda a construir a história da jovem cantora que se destaca por suas múltiplas linguagens artísticas e por suas interpretações vivas, primorosas e contagiantes.

Serviço: Samba de Bamba com Janamô Local: Caixa Cultural Curitiba. Rua Conselheiro Laurindo, 280 – Curitiba (PR) Data: 07 de agosto de 2018 (terça-feira) - Horário: 20h. Ingressos: Vendas a partir de 04 de agosto (sábado). R$ 20 e R$ 10 (meia – conforme legislação e correntistas que pagarem com cartão de débito Caixa). A compra pode ser feita com o cartão vale-cultura. Bilheteria: (41) 2118-5111 (De terça a sábado, das 12h às 20h. Domingo, das 16h às 19h). Classificação etária: Livre - Lotação máxima: 125 lugares (2 para cadeirantes).

***Congresso reúne cardiologistas do todo o Paraná***


Crédito da foto: Guto Lavigne.

Na foto: Da esquerda para a direita, os cardiologistas Osni Moreira Jr, Francisco Maia e Dalton Bertolin Précoma, diretor científico da Sociedade Brasileira de Cardiologia.

***Na última sexta-feira e sábado, 27 e 28 de julho, cardiologistas de todo o Paraná estiveram reunidos no 45º Congresso Paranaense de Cardiologia, que ocorreu em Curitiba. Eles discutiram estratégias de diagnóstico e tratamento para a prevenção da mortalidade precoce e súbita por doenças cardíacas.

***Laguna recebe convidados em decorado do Mai Home***


Crédito da foto: Gerson Lima.

Na foto: Isabel Renata Hintemann (marketing e relacionamento Laguna) com a diretora da Laguna, Isabel Raad Carneiro.

***A Construtora Laguna, em parceria com a Casa Sul e a arquiteta Talita Nogueira, recebeu 120 convidados para brunch no último dia 25. Durante o evento, a Laguna apresentou o projeto de interiores da arquiteta Talita Nogueira, feito com exclusividade para o living do oitavo andar do Mai Home. O empreendimento, que tem a melhor vista do Parque Barigui, está pronto para morar e em fase de comercialização das últimas unidades.

“Nossos convidados puderam ver mais do potencial do apartamento, que é um marco na paisagem de Curitiba”, comenta André Marin, diretor de incorporação da Laguna. As residências suspensas do Mai Home trazem o conceito de transparência, de formas orgânicas que interagem com o seu entorno, como a água, que busca os caminhos naturais para correr. A arquiteta Talita Nogueira usou esse conceito para pensar em um apartamento estilo galeria, com paredes brancas repletas de obras de arte, fornecidas pela galeria Zilda Fraletti Beltrão.

“O Mai Home é contemporâneo, atual e inovador. Minha proposta foi produzir um ambiente para pessoas de espírito livre, harmonizando o projeto arquitetônico com o layout do living, que tem móveis leves e soltos”, explica Talita. O evento também marcou o lançamento da última edição da revista Casa Sul, especializada em arquitetura, design e arte. A diretora Rosicler Campos convidou parceiros da revista para participar do projeto, fornecendo móveis e objetos.

***5ª Região Militar seleciona profissionais de nível médio/técnico e superior***

***O Comando da 5ª Região Militar abriu processos seletivos destinados a selecionar candidatos voluntários para a prestação de Serviço Militar Técnico Temporário. Os classificados irão compor Cadastro de Reserva Vagas de nível médio/técnico e superior completos, para os cargos de Oficial Técnico Temporário (OTT) e de Sargento Técnico Temporário (STT), em diversas áreas.

Para as vagas com exigência de nível superior, serão selecionados candidatos nas áreas de Arquitetura, Contabilidade, Direito, Enfermagem, Engenharias (Ambiental, Civil, Elétrica, Mecânica), Fisioterapia, Nutrição, Psicologia, Serviço Social, Magistério (Geografia, Matemática, Português, Química, Pedagogia), Informática e Teologia (Capelão Católico Apostólico Romano).

As inscrições ocorrerão no período de 03 a 24 de agosto de 2018 e devem ser realizadas no endereço eletrônico www.5rm.eb.mil.br, na aba Serviço Militar, onde estão disponíveis todos os Avisos de Convocação para Seleção do Serviço Militar Temporário.

Podem participar do processo seletivo brasileiros natos, de ambos os sexos, com formação numa das áreas indicadas nos Avisos de Convocação. O processo seletivo terá as seguintes etapas: Análise Curricular Preliminar, Apresentação de Documentação e Comprovação de Títulos, Entrevista, Inspeção de Saúde, Exame de Aptidão Física e Inspeção de Saúde Complementar. Algumas áreas também incluem teste prático e exame de habilidade, bem como teste escrito e didático, para as vagas de Magistério.

Incorporação - Nos últimos cinco anos, a 5ª Região Militar convocou mais de 1.400 militares temporários. A incorporação, prevista para 1º de fevereiro de 2019, ocorre em alguma das Organizações Militares do Paraná e Santa Catarina, conforme a pontuação obtida no processo seletivo. O período de serviço pode ser prorrogado anualmente, a critério do Comando da 5ª Região Militar, até o tempo máximo de oito anos.

***Litercultura 2018 discute o “lugar da escuta” na produção contemporânea***


Crédito da foto: Andre Tezza-Consentino.

***Qual o “lugar da escuta” quando todos reivindicam, de forma legítima, o “lugar da fala”? “Literatura: lugar de escuta” é o tema do Litercultura - Festival Literário de Curitiba, que chega à sexta edição entre os dias 6 e 10 de agosto, na Capela Santa Maria. Com direção-geral de Manoela Leão e curadoria de Manuel da Costa Pinto, o evento traz uma jornada de cinco apresentações, sempre a partir das 19h30, com a presença de um autor convidado e um mediador. São eles: Veronica Stigger (mediação de Josiane Orvatich); Cristovão Tezza (mediação de Christian Schwartz), Ana Maria Gonçalves (mediação de Benedito Costa), João Silvério Trevisan (mediação de Yuri Al'Hanati) e Noemi Jaffe (mediação de Luís Henrique Pellanda).

O Litercultura é um evento gratuito. Os ingressos antecipados já podem ser retirados das 9h às 12h e 14h às 17h30, na Capela Santa Maria. O evento limita a retirada de um par de ingressos por sessão.. A cada noite, um autor discutirá o tema a partir de seu lugar de fala (como figura pública) e de sua condição de leitor, os livros que os marcaram e dos autores que ajudaram a moldar sua própria voz.

“A literatura – espaço público mediado pela imaginação – talvez seja o lugar de escuta ideal para ampliar e amplificar os efeitos do lugar de fala”, diz o crítico literário Manuel da Costa Pinto, que pela terceira vez responde pela curadoria do Litercultura. Sempre com o compromisso de abordar os temas contemporâneos, provocando a reflexão e a participação do espectador, o Litercultura 2018 seguirá o formato de explanação do autor durante 40 minutos, quando ele abordará o tema a partir de sua trajetória literária, seguida de debate de 30 minutos com o mediador e público.

“Há um público de literatura local que está amadurecendo junto com o Litercultura. Nesses seis anos, fizemos questão de trazer assuntos relevantes com os melhores interlocutores. Não será diferente desta vez”, afirma Manoela Leão. Este ano, o evento recebe apoio do Itaú Cultural, patrocínio do Colégio Medianeira, co-patrocínio da Marcelo Almeida Cultura, apoio institucional Esc. Escola de Escrita, ICAC, Fundação Cultural de Curitiba e Prefeitura de Curitiba.

Programação paralela - Em parceria com a Esc – Escola de Escrita, o Litercultura 2018 oferece curso de formação literária com Christian Schwartz, jornalista e tradutor, tendo vertido para o português brasileiro autores como Jonathan Coe, Nick Hornby, Hanif Kureishi, Graham Greene, Mary Shelley, Philip Pullman, Jeffrey Eugenides, F. Scott Fitzgerald e Nathaniel Hawthorne, entre outros.

Com o tema “Que futuro pode ter a ficção literária no mundo da pós-verdade?” o curso procura mostrar, com farta ilustração, debates e análises de autores contemporâneos, particularmente brasileiros, que, enquanto ficcionistas de qualquer origem ou extração forem capazes de ocupar o “lugar de escuta” e deixar o “lugar de fala” a seus personagens, mesmo aqueles marcadamente autobiográficos.

O curso será dividido em nove segundas-feiras (27/8; 3/09; 10/09; 17/09; 24/09; 1/10; 8/10; 15/10; 22/10, (das 19 às 21h). A inscrição pode ser feita por meio do link https://www.escoladeescrita.com.br/curso/formacao-de-leitores-litercultura-2018 ou pelos fones: (41) 3114 7100 | (41) 99711 7100. Programação: 6/8: Veronica Stigger – mediação de Josiane Orvatich. 7/8: Cristovão Tezza – mediação de Christian Schwartz. 8/8: Ana Maria Gonçalves – mediação de Benedito Costa. 9/8: João Silvério Trevisan – mediação de Yuri Al'Hanati. 10/8: Noemi Jaffe – mediação de Luís Henrique Pellanda.

Os autores: Veronica Stigger - Nasceu em 1973, em Porto Alegre. Desde 2001 mora em São Paulo. Doutora em Teoria e Crítica de Arte pela Universidade de São Paulo (UP), realizou pesquisas de pós-doutorado na Università degli Studi di Roma “La Sapienza”, no Museu de Arte Contemporânea da USP e no Instituto de Estudos da Linguagem da Unicamp. É coordenadora do curso de Criação Literária da Academia Internacional de Cinema e professora dos cursos de pós-graduação em História da Arte e Fotografia da FAAP, em São Paulo. É autora de dez livros de ficção, entre eles Os Anões, Delírio de Damasco, Os infantis Dora e o sol e Onde a onça bebe água. Com Opisanie swiata, seu primeiro romance,recebeu os prêmios Machado de Assis (autor estreante) e Açorianos (narrativa longa).

Cristóvão Tezza - Cristovão Tezza nasceu em Lages, Santa Catarina, e vive em Curitiba há muitos anos. Ficcionista que já recebeu os mais importantes prêmios literários do Brasil e foi publicado em uma dezena de países, escreveu, entre outros, os romances O filho eterno, O fotógrafo, Um erro emocional, Trapo, A suavidade do vento, O professor, A tradutora e A tirania do amor. Na área acadêmica, publicou o ensaio Entre a prosa e a poesia – Bakhtin e o formalismo russo, sua tese de doutorado, defendida na USP. Durante vinte anos foi professor da área de Letras na Universidade Federal do Paraná, de onde se demitiu em 2010 para dedicar-se exclusivamente à literatura. É colunista do jornal Folha de S. Paulo.

Ana Maria Gonçalves - Nasceu em 1970 em Ibiá, Minas Gerais. Publicitária por formação, descobriu sua veia de ficcionista quando morou na Ilha de Itaparica (BA), passando a se dedicar integralmente à literatura e ao multifacetado universo cultural da diáspora africana nas Américas. Sua estreia no romance foi em 2002, com a publicação de Ao lado e à margem do que sentes por mim, que conquistou o prêmio Casa de Las Américas de 2006.

Dotada de aguçada visão crítica quanto às relações sociais vigentes, vem participando de inúmeros debates no Brasil e no exterior. Além disso, faz da Internet e das redes sociais um importante meio para trazer a público seus questionamentos em textos marcados por poderosa argumentação. Entre outros projetos, finaliza no momento romance voltado para o público juvenil, mas com a mesma perspectiva crítica de nossas mazelas sociais que vem se tornando a marca registrada de seus escritos.

João Silvério Trevisan - Tem treze livros publicados, entre ensaios, romances e contos. É autor do romance Ana em Veneza e o ensaio Devassos no Paraíso, entre outros. Realizou trabalhos como roteirista e diretor de cinema, dramaturgo, tradutor e jornalista. Dirigiu o longa-metragem cult Orgia ou O homem que deu cria (1970), proibido pela ditadura militar durante mais de dez anos, e o curta Contestação (1969), realizado clandestinamente.

Desde 1987 coordena oficinas de criação literária pelas quais já passou mais de uma geração de novos escritores. Recebeu três vezes o prêmio Jabuti e o prêmio da Associação Paulista de Críticos de Arte (APCA). Sua obra já foi traduzida para inúmeros idiomas. Ativista dos direitos humanos, fundou em 1978 o Somos, primeiro grupo de libertação homossexual do Brasil.

Noemi Jaffe - Nasceu em São Paulo, em 1962. Doutora em literatura brasileira pela Universidade de São Paulo (USP) e crítica literária, é autora de A verdadeira história do alfabeto - vencedor do Prêmio Brasília de Literatura -, O que os cegos estão sonhando? e Írisz: As orquídeas, finalista do prêmio São Paulo de Literatura, entre outros.

Sobre o Litercultura - A primeira edição do Litercultura foi realizada em 2013 com a proposta de ser um festival de literatura com ênfase na leitura. Em cinco edições, o festival não se limitou a ser uma festa ou feira literária, propondo a reflexão sobre temas contemporâneos a partir de diversas linguagens.

Pelos palcos do Litercultura passaram autores como Alberto Manguel e Alan Pauls (Argentina), Antonio Skármeta (Chile), Gonçalo M. Tavares, José Luís Peixoto e Valter Hugo Mãe (Portugal), Gianni Vattimo (Itália) e Arnon Grunberg (Holanda), além de vários brasileiros – entre eles, a antropóloga Lilia Moritz Schwarcz, a historiadora Heloisa Starling, o psicanalista Christian Dunker, o crítico e compositor José Miguel Wisnik, os filósofos Márcia Tiburi e Vladimir Safatle, e os escritores Beatriz Bracher e Cristovão Tezza. Site: www.litercultura.com.br I Facebook: www.facebook.com/litercultura.

Litercultura: Festival Literário de Curitiba 2018 De 6 a 10 de agosto, às 19h30 Capela Santa Maria - R. Conselheiro Laurindo, 273 Centro - Curitiba - PR Patrocínio: Colégio Medianeira e Marcelo Almeida Cultura Apoio: Itaú Cultural Apoio Institucional: Esc - Escola de Escrita, ICAC, Fundação Cultural de Curitiba e Prefeitura de Curitiba Realização: Gusto Produção Cultural.

***Elza Soares lança versão para “O Tempo Não Para” de Cazuza***


Crédito da foto: Divulgação.

***Após o lançamento do álbum “Deus É Mulher” (Deck/ 2018), sucesso de público e crítica, Elza Soares apresenta hoje uma surpresa para os fãs. Consagrada como uma das maiores cantoras do país, ela interpreta de sua forma única um dos sucessos de Cazuza, “O Tempo Não Para”. “Cazuza continua vivo, mostrando pro mundo a sua capacidade de ver as coisas lá na frente. Ele viu o futuro repetir o passado.

Em dias tão sombrios como hoje, é uma mensagem muito forte, como se ele estivesse escrevendo agora. E Cazuza sempre foi amor da vida de todo mundo. Acho que todos os cantores, todos os artistas tinham a honra de estar perto dele, como eu tive de conviver ao lado dele. E gravar essa música foi uma mensagem muito viva, como se ele estivesse aqui presente. Amo Cazuza. Amo a mensagem dele. É isso que eu sinto, o tempo não para. Porque o tempo não para mesmo, Cazuza.” – conta Elza.

Com elementos eletrônicos e a voz inconfundível de Elza, a versão foi gravada no estúdio Tambor, com produção de Rafael Ramos. A música está na trilha sonora da nova novela “O Tempo Não Para”, que estreia hoje na Rede Globo. A canção está disponível a partir de hoje em todas as plataformas digitais pela Deck. Para ouvir: https://elzasoares.lnk.to/OTempoNaoParaSinglePR

***Vania Abreu lembra canções que marcaram sua carreira no show Antes De Hoje, no Sesc Bom Retiro***


Crédito da foto: Patrícia Ribeiro.

***Baiana radicada em São Paulo, a cantora Vania Abreu visita três importantes momentos de sua carreira no show Antes de Hoje, apresentado no Sesc Bom Retiro, no dia 10 de agosto, sexta-feira, às 21h. Com repertório novo, o espetáculo mistura canções de vários álbuns da artista e sucessos repaginados de grandes cancioneiros da música brasileira que a influenciaram. O show atravessa três principais momentos na trajetória de Vania: o começo da carreira ao cantar em barzinhos, as apresentações nos trios elétricos no Carnaval de Salvador e a carreira solo ao chegar a São Paulo. “Nos bares, entendi a minha relação com a música brasileira e nordestina, pois cantava o que tocava nas rádios.

Quando entrei para o mercado musical baiano no Carnaval aprendi sobre a diversidade de ritmos brasileiros e de pessoas que se encontram na rua. E quando cheguei em São Paulo, criei a minha identidade como artista e meu discurso como pensadora”, explica a cantora. Embora tenha o mesmo nome do oitavo disco de Abreu, lançado em 2017, Antes de Hoje traz apenas três canções desse álbum: Bem ou Mal, de Maurício Gaetani; As Quatro Estações, de Maurício Gaetani, Ary Sperling e Cláudio Rabello; e Pra Falar de Amor, de Tenison Del Rey e Paulo Vascon. “O disco não foi gravado em estúdio. Era como um álbum de figurinhas, com gravações ao vivo feitas em várias turnês em diversos momentos de minha carreira solo, com várias formações de músicos.

O show estende essa ideia ao reunir outras canções que me influenciaram nesses três momentos”, diz. Outro destaque é o novo single Meu Sotaque, lançado em 2018, sobre um episódio de intolerância vivenciado pela própria cantora e transformado em música por Marcelo Quintanilha. “Em uma discussão sobre cidadania, uma pessoa percebeu que meu sotaque era diferente do dela, perguntou de onde eu era e começou a me ofender. Meu lugar de origem foi relacionado a todos os problemas de São Paulo. Meu marido percebeu que a ofensa dela me sensibilizou muito e escreveu a música como resposta à xenofobia e a esse lugar de estranhamento das diferenças culturais/étnicas que é vivido por muitas pessoas”, comenta.

O repertório fica completo com músicas de outras grandes feras da música, como Samba de uma Nota Só, de Tom Jobim; Deixa Sangrar, de Caetano Veloso, com arranjos do Carnaval de New Orleans; Veneno, eternizada por Marina Lima; Negrume da Noite, de Ilê Aiyê; Conto de Areia, conhecida na voz de Clara Nunes; Sonora Garoa, de Passoca; e Marcha da Quarta-feira de Cinzas, de Vinicius de Moraes e Carlos Lyra. No intervalo entre as canções, Vania conta histórias sobre a sua carreira e sua estética musical.

“No show, por exemplo, falo que eu entendi desde muito cedo que não deveria cantar música brasileira como se canta música americana. Acho que trago a influência do canto brasileiro e uma mistura de todos os ritmos nacionais com o pop – a união entre a canção e o arranjo –, que é o centro do meu trabalho”, revela. O show também faz uma crítica ao momento conservador pelo qual passa o país e à tendência da segmentação da música. “Posso conhecer a alma de um povo ou de um país por meio da música. Deveríamos conhecer a alma do brasileiro e entender como conviver bem entre nós. 
Ao invés de a música nos unir, ela tem nos separado. As rádios estão cada vez mais segmentadas, as pessoas assistem apenas aos shows de artistas que gostam porque tem a ver com a tribo delas e cada artista fala só com a sua rede. Isso é dividir o público. Antes de Hoje celebra a diversidade com poesia e alegria. É sobre o poder da música de nos unir, de nos dar esperança e de curar nossas dores”, acrescenta. Vania sobe ao palco ao lado de João Cristal (piano), Xinho Rodrigues (baixo), Thiago Coiote (bateria) e Chrys Galante (percussão).

Sobre Vania Abreu - A cantora baiana tem oito discos em sua carreira: Vania Abreu (Warner Music, 1995); Pra Mim (Warner Music, 1997); Seio da Bahia (Velas, 1999), Eu Sou a Multidão (BMG Brasil, 2003), Pierrot e Colombina (YB Music, 2006), parceria com seu marido Marcelo Quintanilha; Misteriosa Dona Esperança (Páginas do Mar, 2007); Flor da Bahia (Independente, 2010) e Antes de Hoje (2017), em formato digital. Ela produziu o CD do sambista Riachão, Mundão de Ouro (2012), indicado ao Prêmio da Música Brasileira 2013, na categoria samba como melhor álbum e melhor cantor.

Em 2013, assumiu a direção artística do Selo Friends Music, pelo qual produziu e lançou Os Marchistas, Não Sei Se Te Contei (EP da cantora Thathi), Eu Inteiro Só (de Marcelo Quintanilha) e o CD Lázaro, do cantor baiano Jauperi (produzido em parceria com o Maestro R. Petreca). Este último álbum foi indicado na lista dos melhores discos da América Latina de 2015 pelo site zachary-jones.com. Recentemente mostrou seu lado escritora com o lançamento do livro infantojuvenil Eu e Meu Lugar, para a coleção Eu Vim da Bahia, onde conta a história do compositor Riachão, e está escrevendo o livro de ficção Aedos.

Serviço: Vania Abreu no Show Antes de Hoje – Dia 10 de agosto, sexta-feira, às 21h, no Sesc Bom Retiro. Duração: 90 minutos - Classificação etária: Livre. Ingressos (valor válido para cada espetáculo) – R$30,00 (inteira); R$ 15,00 (aposentado, pessoa com mais de 60 anos, pessoa com deficiência, estudante e servidor da escola pública com comprovante); R$9,00 (trabalhador no comércio de bens, serviços e turismo credenciado no Sesc e dependentes) Site - www.vaniaabreuoficial.com.br. Sesc Bom Retiro Alameda Northmann, 185 - Bom Retiro. Telefone: (11) 3332-3600 Bilheteria aberta com uma hora de antecedência. Tem acessibilidade. Capacidade: 291 lugares.

***Psicodália 2019: mais forte do que nunca***


Crédito da foto: Divulgação.

***Começou no dia 2 de agosto a pré-venda de ingressos para o Psicodália 2019. Quem participou do festival nos últimos quatro anos poderá adquirir o ingresso na pré-venda e pagará o mesmo valor da última edição. A novidade é que o cadastro será realizado na hora da compra, facilitando o acesso. Será possível adquirir até seis ingressos do lote promocional. Para concluir a compra é obrigatório cadastrar o nome completo, RG, CPF e e-mail de todos os compradores. A intenção é agilizar o atendimento e dar ainda mais segurança para quem está comprando seu ingresso, além de evitar filas na entrada do evento.

A venda do lote promocional se encerra no dia 17 de agosto. Após este período a venda de ingressos será aberta ao público geral, com novos valores. A Fazenda Evaristo, localizada em Rio Negrinho/SC, a 120 km de Curitiba, continua sede do evento, que será realizado de 01 a 06 de março de 2019 (carnaval). O festival mantém sua proposta multicultural, com muita música, teatro, cinema, recreação e oficinas temáticas - que se diferenciam pela diversidade de olhares propostos, criando momentos de harmonia com a natureza em um ambiente que propicia a busca pela diversão, autoconhecimento e bem estar. Nas redes sociais e no site do evento 2019 é possível conferir todas as novidades da 22.ª edição do Psicodália.

Serviço: Psicodália 2019: De 01 a 06 de março de 2019 Fazenda Evaristo – Rio Negrinho/SC. Ingressos: Pré-venda: 02 a 17 de agosto de 2018. Lote promocional a partir de R$ 380,00 (meia-entrada). Mesmo valor da edição anterior. Somente para quem foi ao Psicodália 2015, 2016, 2017 OU 2018. Cada comprador poderá adquirir até 6 ingressos e parcelar em até 6x sem juros. Terá direito ao benefício da meia-entrada: Idosos; menores de 18 anos; estudantes (independente da idade, desde que regularmente matriculados em estabelecimentos de ensino público ou particular, oficialmente reconhecidos, de nível fundamental, médio e superior, e técnico profissionalizante); professores; portadores de deficiência; doadores de sangue; jovens de 15 a 29 anos de idade de baixa renda que se enquadrem nos critérios legais; classe artística com carteirinha do Sated (Sindicato dos Artistas e Técnicos em Espetáculos de Diversão) ou OMB; e portadores do cartão Disk Ingressos. Informações: www.psicodalia.com.br.

***Volta às aulas: Pais revelam suas expectativas quanto ao papel da escola na educação dos filhos***


Crédito da foto: Divulgação.

Na foto: Daniel Ferreira com a esposa Ana Paula Pellegrinello e a filha Martina: busca de uma escola que proporcione o desenvolvimento humano aliado ao conhecimento.

***Mundo digital, realidade virtual, realidade aumentada, exploração espacial, globalização, desglobalização. Em um mundo tão dinâmico como o atual, qual o papel da escola na formação de crianças e adolescentes? O que os pais esperam da escola? Na retomada das aulas neste segundo semestre, percebe-se uma atenção cada vez maior por parte de uma grande diversidade de famílias a valores que vão além da busca da escola adequada levando em conta apenas critérios voltados à formação técnica e ao desenvolvimento de habilidades que, no futuro, vão conferir aos ainda jovens estudantes uma postura altamente competitiva no ambiente de trabalho.

Os pais, ao apostar na formação escolar dos filhos, vêm buscando de forma crescente opções que contemplem valores humanos, como o convívio em sociedade, a responsabilidade para com a comunidade, a atenção ao próximo, a preocupação com o meio ambiente e o trabalho em equipe. Com a retomada das aulas para o segundo semestre em 30 de agosto, o Colégio Sion Curitiba observa esta tendência de forma cada vez mais frequente entre os pais que procuram a escola. É o caso do advogado Daniel Ferreira, pai de Martina, que iniciou sua vida escolar este ano, com 2 anos de idade, no Ensino Infantil da unidade Batel do Colégio Sion Curitiba.

“Na sociedade tecnológica e midiática de hoje, são raros exemplos positivos. Então, ao escolher a escola, buscamos um espaço de convivência, de formação e de informação compatível com o que gostaríamos de produzir no ambiente escolar. Eu não quero só passar informações, quero auxiliar na construção de uma sociedade livre, justa e solidária”, observa o advogado. “Sou professor e minha esposa também. Temos a maior preocupação com a vida acadêmica, com a formação para a vida, não só como informação.

Nossa preocupação abrange o convívio. Dentro disso, nossa busca por uma escola para a Martina foi por um espaço em que ela possa aprender a conviver com responsabilidade e ter informações necessárias para sua vida pessoal e profissional”, explica. “Acreditamos que, hoje, o mundo moderno não comporta simplesmente pessoas disputando. É preciso compreender as diferenças, trabalhar em equipe e ter consciência de responsabilidade de um para com todos e vice-versa. Buscamos uma formação humana, compatível com a sociedade atual, que exige de todos uma consciência coletiva”, aponta.

Ensino humano - A Metodologia Montessori, hoje em evidência, criada pela educadora italiana Maria Montessori há 111 anos e adotado, de forma vanguardista, pelo Sion Curitiba há mais de 50 anos, foi outro fator positivo na avaliação de Daniel Ferreira. “Achei o método muito interessante. Pudemos verificar que é uma proposta nova, na perspectiva do mercado. Não no sentido da experiência do Sion, que atua há muito tempo com esta metodologia. Esta proposta pedagógica aliada à experiência no âmbito de ensino de tantos anos nos deixou muito confortáveis para apostar todas as nossas fichas neste colégio”, comenta. Para Vanessa Kerniski, mãe de Júlia, que cursa o 2º ano na unidade do Solitude no Sion Curitiba, outra característica positiva do método é o direcionamento para formar pessoas com flexibilidade.

“A escolha pelo Sion veio muito de minha experiência pessoal com a escola. A Julia estudou em uma outra escolinha pequena. E, como ficaria apenas até os 5 anos, fui conversar com a diretora para entender o perfil dela como aluna – já que, como criança, conheço minha filha muito bem. A partir deste feedback, comecei a pesquisar algumas escolas e, no Sion, já temos uma ligação familiar. Ela já é a quarta geração a estudar no Sion. A avó da Julia, inclusive, foi professora no Sion Solitude”, conta. “Como a avó também foi professora, conversei com ela, que me passou sua avaliação quanto ao Método Montessori: muito positivo para o desenvolvimento dos alunos”, acrescenta.

Formada em Publicidade, Vanessa Kerniski observa que uma preocupação grande ao procurar a escola foi por um local em que a criança pudesse receber de fato atenção individualizada, como é o caso do Método Montessori, mas ao mesmo tempo estimulando a convivência e o compartilhamento. “Para mim, o Sion é mágico neste sentido. Porque sei que, aprender, a Julia vai aprender em todo lugar, mas no Sion sinto que o conhecimento nasce na criança, floresce de dentro para fora. É um despertar para o conhecimento, que estimula a criança a desenvolver sua autonomia”, aponta.

Pensar Flexível - “Algo que quero explicar muito para a Julia é que cada um dita o seu ritmo. E o Método Montessori tem isso, cada aluno se desenvolve no seu tempo, claro que mediado pelos educadores. Gosto muito desta questão de ‘preserve seu ritmo’. Este é um aprendizado importante”, assinala. “Eu, por exemplo, me formei em Comunicação, fiz pós para atuar nessa área, mas me realizei na advocacia. Então, com 29 anos me formei advogada. E quero que a Julia tenha isso. Por mais que a sociedade atual esteja sempre correndo contra o tempo e querendo chegar a uma linha de chegada que não se sabe bem qual é, desejo que ela curta o caminho.

Não atropelo as fases dela. Quero que tenha experiências, e não corra tanto”, pondera. “E no Sion, percebemos que a escola, além de trazer o conhecimento das disciplinas, também estimula o desenvolvimento da habilidade social. E, como no meu caso, é importante que a criança também perceba que ela pode mudar o curso de suas escolhas, como aconteceu mesmo comigo, que tudo não precisa ser definido quando o aluno ainda é tão jovem”, afirma. “Não trato a relação com a escola como relação de consumo. A escola se alinhou muito com as minhas expectativas, e quero que minha outra filha também estude no Sion, quando estiver um pouco maior.”

Escola para a vida - Para Katia Beltrami, coordenadora da Educação Infantil do Sion Curitiba, o olhar individualizado e a educação personalizada, que integram a metodologia da escola, são conceitos importantes na condução da educação de crianças e jovens respeitando cada um e sua história. “Em função das mudanças da sociedade, a escola tem assumido outras funções que são da família.

O importante é resgatar que a função da escola é pedagógica! Procuramos a formação do homem consciente, integral nas diversas dimensões: espiritual, cognitiva, emocional, social e corporal! Uma pessoa que respeite o outro, o ambiente e a si próprio. Que reconheça os valores essenciais para o desenvolvimento moral, ético e humano, especialmente no relacionamento com o outro. E, por ser a escola um espaço social, esses aspectos podem ser desenvolvidos e aprimorados”, salienta.

“A escola é a instituição que está entre a família e a sociedade. Os laços entre família e escola devem ser estreitos e de confiança, para que haja proximidade em prol do bem comum que é a criança/aluno.” Ela explica que, dentro da proposta do Sion Curitiba, o foco está em uma educação que permita aos alunos enxergar o mundo ao seu redor. “No Sion adotamos a Metodologia Montessori. Preparamos nossos alunos para vida, para que sejam autônomos em suas atitudes, conscientes, reflexivos e também resilientes.

O Método Montessori é também uma filosofia de vida: o respeito ao próximo, à livre escolha e ao ritmo de cada um, o aluno leva para vida”, indica. “Assim como o espírito investigativo, o aluno também aprende a estudar. As atividades de vida prática proporcionam a realização de tarefas diárias e da vida cotidiana da criança que permitem o desenvolvimento de habilidades motoras e da autonomia”, reforça. “O respeito ao ambiente, à turma, ao trabalho e a si mesmo é levado para a vida toda.”

A educadora também salienta que a escolha de uma escola pelos pais está frequentemente em alinhamento com a filosofia da própria família. “Os pais, quando procuram uma escola, buscam pela instituição que mais se adequa aos conceitos da família. Ao procurar a nossa escola montessoriana, os pais buscam uma educação diferenciada, baseada no respeito, no acolhimento, na autonomia e na relação. Nossos alunos são educados para questionar, refletir e criticar! Enfim, buscar soluções e novas aprendizagens para as mudanças que a sociedade traz e apresenta.”

Sobre o Sion de Curitiba - A formação de crianças e jovens para a vida é um desafio na atualidade, com a velocidade das transformações na chamada era digital. Referência no ensino, o Colégio Nossa Senhora de Sion de Curitiba une tradição e atualização constante, atuando com base na inovadora linha pedagógica da Metodologia Montessori associada ao Método de Psicomotricidade Ramain. Fundado em 1906, com proposta educativa voltada ao desenvolvimento humano, o Colégio Sion Curitiba prepara integralmente, há 112 anos, pessoas e cidadãos aptos a se posicionar diante dos desafios da vida com resiliência, sabedoria e tolerância, características mais que necessárias ao agitado cotidiano contemporâneo.

Box - Volta às aulas sem ansiedade: Com a retomada da rotina, o período de retorno escolar muitas vezes desperta a ansiedade tanto nos pais quanto nos alunos. A educadora do Colégio Sion Katia Beltrami, traz dicas importantes para que a retomada do cotidiano após as férias seja o mais fluente possível para todos. A primeira atitude é reestabelecer a rotina da criança/jovem antes do início das aulas, especialmente em relação ao sono e à alimentação. Iniciar o hábito de leitura, organizar o material escolar e uniforme são pontos que colocam a criança em contato com a rotina escolar.

Para os alunos de ensino integral que estão indo pela primeira vez à escola, é importante que a família converse, explique que é um lugar no qual haverá outras crianças, espaço para brincar, etc. Ao iniciar as aulas, os pais devem fortalecer a criança, passando-lhe segurança. É importante também que os pais, ao deixar os filhos pequenos na escola, avisem que estão saindo e que voltam. Os alunos, na Educação Infantil, devem permanecer no colégio, nem que por um pequeno tempo pois precisam criar vínculo. Família e professores têm que respeitar o tempo de adaptação de cada aluno. Um aspecto fundamental é a confiança na escola e nos professores.

Serviço: Colégio Nossa Senhora de Sion de Curitiba Bairros: Sion Batel e Sion Solitude Cursos: Educação Infantil; Ensino Fundamental I; Ensino Fundamental II; Ensino Médio; Período Integral Fone: (41) 3019-6155 (Batel) | 41 3226-6161 (Solitude) Endereço: Alameda Presidente Taunay, 260 (Batel) Rodovia Curitiba-Paranaguá BR 277, 4761 (Solitude) Site: www.sioncuritiba.com.br.

***Nando Reis em versão desplugada em Curitiba***


Crédito da foto: Carol Siqueira.

***Mesmo com mais de 30 anos de carreira, Nando Reis vem se reinventando e mostrando que a música brasileira de qualidade permanece viva e pulsante em suas veias. Renovando-se a cada temporada e mostrando saber plenamente fazer uso de sua incrível criatividade artística, seja como músico ou compositor, Nando Reis retorna a Curitiba no próximo dia 11 de agosto com seu novo show “Nando Reis - Voz e Violão”. Com realização da Prime, a apresentação desplugada será no Teatro Positivo – Grande Auditório (R: Pedro Viriato Parigot de Souza, 5.300), a partir das 21h15. A ideia da turnê é apresentar as canções bem como foram concebidas.

Com uma atmosfera totalmente intimista, seus ávidos fãs, que não se concentram em apenas uma geração, podem esperar uma apresentação emocionante. No palco, somente o artista empunhando seu violão, combinando a doce vibração das cordas com sua voz e algumas batidas no instrumento, que funciona às vezes de percussão. Os dois encontros são marcados pela poesia de Nando e a força de seu violão. O repertório é recheado de sucessos consagrados como “All Star”, “Diariamente”, “Espatódea” e “Relicário”. Além disso, versões de seus clássicos também marcam presença como “Luz dos Olhos”, “O Segundo Sol”, “Quem Vai Dizer Tchau” e “Nos Seus Olhos”.

Os ingressos estão disponíveis e variam de R$70,00 (meia-entrada) a R$210,00 (inteira), de acordo com o setor. Plateia Vermelha - R$210,00 (inteira) e R$110,00 (meia-entrada) / Plateia Azul - R$190,00 (inteira) e R$100,00 (meia-entrada)/ Plateia Amarelo - R$180,00 (inteira) e R$95,00 (meia-entrada)/ Plateia Roxo - R$170,00 (inteira) e R$90,00 (meia-entrada)/ Plateia Laranja - R$150,00 (inteira) e R$80,00 (meia-entrada)/ Plateia Rosa - R$140,00 (inteira) e R$75,00 (meia-entrada)/ Plateia Verde - R$130,00 (inteira) e R$70,00 (meia-entrada). A meia-entrada é válida para estudantes, pessoas acima de 60 anos, professores, doadores de sangue e portadores de necessidades especiais (PNE) e de câncer. Clube Prime possui 50% de desconto na compra de até dois ingressos por titular. Portadores do cartão fidelidade Disk Ingressos possuem 50% de desconto na compra de até dois ingressos por titular.Promoções não cumulativas com descontos previstos por Lei. Valores sujeitos a alteração sem aviso prévio.

Já está incluso o valor de R$10,00 de acréscimo por bilhete referente à taxa de administração Disk Ingressos. É obrigatória a apresentação do documento previsto em lei que comprove a condição do beneficiário, na compra do ingresso e na entrada do teatro. Os ingressos podem ser adquiridos através do Disk Ingressos (Loja Palladium - de segunda a sexta, das 11h às 23h, aos sábados, das 10h às 22h, e aos domingos, das 14h às 20h, - e quiosques instalados nos shoppings Mueller, Estação e São José - de segunda a sábado, das 10h às 22h, e aos domingos, das 14h às 20h), Call-center Disk Ingressos (41) 33150808 (de segunda a sexta, das 9h às 22h, e aos domingos, das 9h às 18h), na bilheteria do teatro Positivo (de segunda a sexta, das 9h às 21h, e aos sábados, das 9hs às 18hs), na bilheteria do teatro Guaíra (de terça a sábado, das 12h às 21h) e pelo portal www.diskingressos.com.br.

Serviço: Nando Reis – Turnê ´Nando Reis - Voz e Violão ´ Quando: 11 de agosto de 2018 (Sábado) Local: Teatro Positivo – Grande Auditório (R: Pedro Viriato Parigot de Souza, 5.300) Horários: Abertura do Teatro: 20h15 / Início do show: 21h15 Duração do show: cerca de 120 minutos.

***Festa nostálgica e temática com show de Denorex 80 e participação de Gretchen***


Crédito da foto: Divulgação.

***Embalado pelos hits de sucesso dos anos 80, o show da performática e irreverente Denorex 80 terá participação especial da rainha do rebolado, Gretchen, no dia 11 de agosto, às 23h59, na Live Curitiba (Rua Itajubá, 143 – Portão). O evento, que acontece em comemoração de aniversário duplo, dos 15 anos da Denorex 80 e dos 13 anos da Disk Ingressos, quer resgatar sentimentos e emoções através de uma noite de muita diversão, música, dança e alegria.

O grupo de dança Sashas fará a abertura do evento. E, ainda, terá a participação do Dj Richard Weber. A casa abre às 21 horas. O show propõe uma viagem memorável ao passado, resgatando memórias da infância e da adolescência, principalmente na música, mas também na moda, nas cores, na coreografia e na maquiagem. Além disso, a festa contará com decoração especial e temática, recepção e performance de personagens ícones dos anos 80 que levarão o público a um momento de nostalgia e "revival".

Atrações- A banda Denorex 80 levará ao palco toda a sua originalidade para presentear o público com grandes hits da década de 80, promovendo um resgate de canções já quase esquecidas, de uma forma nada convencional, com performances ousadas e irreverentes. Com 40 anos de carreira, mais de 12 milhões de discos vendidos, a rainha do rebolado, Gretchen, está mais diva do que nunca, após a explosiva participação no show de Kate Perry, para qual fez uma participação no vídeo da música Lyric, que ultrapassou 80 milhões de visualizações. Ela continua causando muito frisson, destacando-se nas redes sociais, por meio dos Gifs, é youtuber, digital influencer e rainha da internet.

Para a participação especial no show da Denorex, não faltará sucessos como Melô do Piripipi e Conga, Conga, Conga. O grupo de dança SASHAS apresentará no palco todo o seu potencial performático, brincando com a imaginação do público, ao explorar novas vertentes das danças urbanas, com muito movimento, energia e expressão artística. O Sashas representa uma descaracterização dos rótulos impostos pela sociedade, com a proposta de liberdade de expressão e diversidades de gênero.

A Disk Ingressos - A Disk Ingressos, empresa pioneira no Brasil na venda de ingressos à distância, está sempre em busca de evolução e do propósito de trabalhar com sonhos e facilidades. Com 13 anos de trajetória, procura oferecer uma experiência completa e inesquecível aos seus clientes, colocando sempre a satisfação das pessoas em primeiro lugar. A empresa oferece um conjunto completo de soluções para gestão de bilheterias, bares e distribuição de ingressos, sempre zelando pelo bom atendimento para todos os públicos envolvidos.

Serviço: Gretchen participa de show com Denorex 80 na Live Curitiba Data: 11 de agosto de 2018 - Horário: 21 horas (abertura da casa) e início do show previsto para 23h59 Local: Live Curitiba- R. Itajubá, 143 - Novo Mundo, Curitiba – PR. Classificação etária: 18 anos.

Ingressos: Primeiro Lote a partir de: R$ 50,00 a inteira e R$ 30,00 a meia-entrada, já com a taxa Administrativa inclusa no valor. A meia-entrada é válida para estudantes, professores, doadores de sangue, portadores de câncer, Idosos conforme Lei e PNE, devidamente comprovados. Desconto de 50% no ingresso inteiro para Cartão Fidelidade Disk Ingressos. Pontos de Venda: Quiosques Disk Ingressos nos shoppings Estação, Mueller, Palladium e São José, via Call Center (41) 3315-0808 ou pela internet: www.diskingressos.com.br.

***PolskaFest Curitiba 2018 celebra a cultura e a gastronomia polonesa***


Crédito da foto: Edison Renato.

***Com muita alegria, dança e música, é que a capital paranaense recebe a segunda edição da PolskaFest, evento dedicado à celebração da rica cultura polonesa no Paraná. Neste ano, a festa acontecerá num dos bairros com maior concentração de descendentes de poloneses, a Sociedade Cultural Abranches, nos dias 10, 11 e 12 de agosto de 2018. A PolskaFest tem como objetivo difundir a diversificada cultura polonesa através de várias atrações voltadas para toda a família, proporcionando momentos de descontração e lazer.

A entrada é gratuita, mas quem quiser poderá doar um quilo de alimento, não perecível, na entrada do evento, que será destinado para entidades carentes. Mais informações em facebook.com/polskafest/. O Salão da Sociedade Cultural Abranches receberá diversas atrações culturais, entre elas a exposição promovida pela casa da Cultura Polônia Brasil, apresentações de corais, bandas e grupos folclóricos.

Na parte gastronômica, haverá comidas típicas polonesas e de etnias convidadas, além de food trucks, para agradar todos os paladares. A 1ª edição do evento foi realizada no município de Araucária em 2017. E agora é a vez da capital paranaense receber sua 2ª edição, comentam os organizadores:. “Ano passado prestigiamos com a PolskaFest a região da antiga colônia Thomaz Coelho (Araucária, Contenda, Campo Largo, Lapa e entorno), que estava celebrando os 140 anos da imigração polonesa.

E neste ano, iremos prestigiar a região Norte de Curitiba, que irá comemorar o Sesquicentenário da imigração polonesa, em 2019. E a Polskafest Curitiba 2018 chega a cidade de braços abertos para iniciar os festejos em comemoração a esta tão importante data”, finalizam. Missa em homenagem aos Pais - No dia 12 de agosto, comemorado o Dia dos Pais, haverá uma missa especial ministrada em homenagem aos patriarcas das famílias.

Sociedade Cultural Abranches - A Sociedade Cultural Abranches está localizada Rua Mateus Leme, 5932, próximo ao Parque São Lourenço, no Abranches. A casa recebe diversos eventos culturais e gastronômicos.

Serviço: 2ª Edição do PolskaFest Curitiba 2018 Data do evento: Dias 10, 11 e 12 de agosto de 2018 Horário: Dias 10 de agosto: 17h até 23h Dias 11 e 12 de agosto: 11h às 23h. Local: Sociedade Cultural Abranches - Rua Mateus Leme, 5932. Classificação: Livre. Ingressos: Entrada gratuita. Mais informações: (41) 3356-8039, pelo e-mail: aloeventos@aloeventos.com.br.

***Design Days,em Balneário Camboriú reunirá nomes de peso do design nacional***


Crédito das fotos: Divulgação.

***Nos últimos 11 anos o CasaHall em Balneário Camboriú se tornou mais do que um roteiro de compras quando o assunto é conceito de design, arquitetura e decoração. Hoje, o espaço de 15 mil metros quadrados que abriga lojas e escritórios do setor é uma referência, atendendo a uma demanda do mercado da construção civil, tão forte na região. E não para por aí. O local é o único registrado no Brasil como Distrito Design, espelhado nos design districts do mundo, como o Miami Design District e o Dubai Design District. É o endereço para quem busca o alto design, encontrando renomadas lojas e profissionais criativos. Para fomentar ainda mais o setor surgiu a Design Days, a única semana de design de Santa Catarina - organizada pelo CasaHall em parceria com a Univali -, e que, em 2018 ocorre entre os dias 14 e 17 de agosto.

A 2ª edição do evento, que tem o apoio do Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB-SC), Univali e Associação Brasileira de Designers de Interiores (ABD-SC) promete movimentar o cenário local a partir de palestras, oficinas, rodas de conversa realizadas com nomes renomados da área. Em 2018, a partir do perfil de Balneário Camboriú, sede do evento, foram criados quatro eixos que nortearão a agenda: cidades, meios de hospedagem, produto e lifestyle. A programação é gratuita - com exceção da palestra da arquiteta Camila Klein - e para participar basta fazer a inscrição pelo site: www.designdays.com.br. A partir dessas temáticas o público é convidado a pensar e discutir sobre a importância do design, da arquitetura e decoração no turismo, na rotina das cidades e também no cotidiano.

“O setor imobiliário precisa ser potencializado e nós temos papel fundamental na transformação do negócio. Por isso colocamos em prática a Design Days. Mais do que um centro empresarial, queremos promover ações que fomentem as mentes criativas, a arquitetura, decoração, o design local a partir da geração de conteúdo, com informação de qualidade, vivências, contribuindo ainda mais para a capacitação dos profissionais da região”, destaca Elizabeth Brandt Schwarz, proprietária do Casa Hall.

Na lista de convidados para compartilhar suas experiências no evento, o designer paranaense premiadíssimo Ronald Sasson, radicado em Porto Alegre, que também é artista plástico, abordará sobre o trabalho com peças de edição limitada e projetos de propriedade industrial. Da geração de novos designers, um trio de catarinenses. Diogo Giácomo Tomazzi, que hoje vive em São Paulo falará sobre processo criativo da sua experiência com o design, das peças desenhadas e as empresas que ele tem trabalhado, a exemplo da Breton, By Kamy, Vermeil e Vidrotec, mais recentemente. Bruno Faucz e Richard Gohr trarão para o debate a questão da pirataria no design, bate papo que ainda contará com intervenções da jornalista Simone Bobsin, do Portal Arq SC.

A arquiteta Camila Klein, aprendiz de Rui Ohtake, e hoje sucesso nas redes sociais, também compartilhará um pouco da sua trajetória no Design Days. Na área de projetos, a plataforma Viva Decora e as soluções inovadoras em hotelaria do grupo Accor Hotels entrarão na pauta como exemplos de cases de sucesso. As atividades vão abranger ainda um minicurso de fotografia sob o comando do fotógrafo Guilherme Llantada, sessão de cinema do Cine Design ABD, com a exibição do filme "Eames, The Archictect and the Painter", e bate papo sobre o Movimento Traços Urbanos, que objetiva a requalificação dos espaços públicos de Florianópolis.

Serviço: Design Days Quando: 14 a 17 de agosto Onde: CasaHall Design District Inscrições: gratuitas Site: www.designdays.com.br.

***Suplemento antioxidante promove hidratação e fortalecimento dos cabelos, prevenindo a queda dos fios***

***Hoje em dia existe uma infinidade de produtos cosméticos voltados aos tratamentos dos cabelos, seja para fortalecê-los, deixá-los mais bonitos ou evitarem que caiam. Porém, apenas o tratamento tópico não é o suficiente para reverter as agressões que o cabelo sofre ao longo do tempo.

Então, é importante que o tratamento também seja realizado de dentro para fora com a ajuda de suplementos alimentares, como o Keep Cap, da Buona Vita, um nutricosmético antioxidante em cápsulas que previne danos aos cabelos e promove regeneração, hidratação e fortalecimento dos fios. Repleto de vitaminas, incluindo as Vitaminas A, C e E, o Keep Cap conta com ativos que retardam o embranquecimento e a queda dos cabelos, além de estimularem a formação do colágeno e contribuírem para o crescimento de fios mais grossos em sua cor natural. “Importante para o fortalecimento dos fios, a Vitamina A atua como antioxidante e na diferenciação dos queratinóticos, enquanto a Vitamina C, além de também possuir alta propriedade, age como cofator na formação do colágeno.

Por fim, a Vitamina E tem ação hidratante, tonificante, antioxidante e umectante, protegendo contra o estresse oxidativo e ativa a microcirculação”, explica Isabel Piatti, especialista em Estética e Cosmetologia, embaixadora do CIA — Centro e Instituto Internacional de Aprimoramento e Pesquisas Científicas, Membro do Conselho Científico da Academia Brasileira de Estética Científica – ABEC. O Keep Cap também contém vitaminas do complexo B, como as vitaminas B1, que age no sistema nervoso central, B2, que participa da formação e regeneração das unhas e cabelos, e B6, importante na formação do colágeno e da elastina, além de Biotina, ingrediente que favorece a penetração das vitaminas do complexo B na epiderme, e Ácido Fólico. “O Ácido Fólico é fundamental nos processos de diferenciação e proliferação celular e sua deficiência é uma das principais causas da queda de cabelo”, completa Isabel.

Com a função de contribuir para a resistência e elasticidade dos tecidos e estimular o crescimento e hidratação do cabelo, o Colágeno também está presente na composição do produto. Devendo ser utilizado por gestantes, lactantes e crianças somente sob orientação de nutricionistas ou médicos que os acompanhem em suas necessidades de utilização suplementar, o Keep Cap ainda conta em sua fórmula com Silício, que ajuda no desenvolvimento de proteínas fibrosas como o cabelo, e Zinco.

“Antioxidante, o Zinco é um fator de crescimento e desenvolvimento dos cabelos que participa da síntese do colágeno e favorece a conservação da pele e dos fios”, afirma Isabel Piatti. Para resultados satisfatórios devem ser ingeridas, sempre sob orientação de um profissional especializado, duas cápsulas do produto por dia, juntamente com líquido. O tratamento ainda pode ser potencializado com a utilização de produtos tópicos, como o Cap Intense, de uso profissional, e o Cap Tonic, de uso home care.

Buona Vita: A Buona Vita oferece, desde 1988, tecnologia de ponta e princípios ativos seguros, que garantem resultados rápidos e eficazes. Precursora do uso da nanotecnologia na indústria cosmética, hoje está entre as líderes do segmento de cosméticos profissionais, e possui uma linha Home Care; a sustentabilidade é um dos diferenciais da Buona Vita com a formulação de produtos com bases biocompatíveis. Tecnologia, pesquisa e responsabilidade para enaltecer a beleza e cuidar do planeta. www.buonavita.com.br SAC e Televendas (41) 3023-1855.

***V Copa Santa Mônica Kagiva de Futsal vem aí***

***A V Copa Santa Mônica Kagiva de Futsal recebe inscrições de equipes de Curitiba e Região Metropolitana, até o dia 8 de agosto. O Campeonato, que conta com a chancela da Federação Paranaense de Futebol de Salão e da Associação Curitibana de Árbitros de Futsal (ACOAF), reúne atletas em disputas nas categorias Sub 9, Sub 11, Sub 13, Sub 15 e Sub 17. Podem participar do evento equipes de clubes, agremiações, escolas de futsal, conforme o regulamento. A Copa é uma das maiores competições de Futebol de Salão de Curitiba e da Região Metropolitana, envolvendo diversas equipes da modalidade. O evento, que já está consolidado no calendário esportivo, reúne anualmente grande número de atletas, chegando neste ano de 2018, a sua quinta edição.

Em 2017, mais de 350 atletas de 30 equipes paranaenses disputaram a competição. Para o Técnico das Equipes Moniquenses de Futsal, Brenno Rossi Granato a expectativa para este ano é bater o recorde de inscritos. “O evento tem alcançado muito sucesso, em decorrência do trabalho e envolvimento de todos. Desde a primeira edição até hoje, já contamos com uma média de 1400 participantes. E a adesão está superando a cada ano a marca anterior. Para 2018, já temos 90% das vagas com intenção de participação, e por ser um evento grande, é sempre uma ótima oportunidade para integrar atletas e também expandir a modalidade no cenário esportivo”, diz. Congresso Técnico e início da Copa Santa Mônica Kagiva de Futsal - O congresso técnico da competição acontece no dia 10 de agosto, às 19h30, no Salão VIP, e a cerimonia de Abertura Oficial acontece a partir das 19h30, no Ginásio B do Santa Mônica, no dia 14 de agosto. O evento que é aberto ao público e está previsto para ser finalizado na primeira quinzena de dezembro de 2018.

Serviço: Abertas as inscrições para a V Copa Santa Mônica Kagiva de Futsal Inscrições até 8 de agosto de 2018 Local: Santa Mônica Clube de Campo - BR-116, KM 6. nº 5000, Colombo-PR Hora: 19h30 - Aberto ao público. Informações: 3675-4227 e futsal@santamonica.rec.br.

***Instituto Focus Têxtil cria Projeto Circular***


Crédito das fotos: Divulgação.

***O Instituto Focus Têxtil lança o Projeto Circular, iniciativa que vai eleger cinco marcas autorais de moda sustentável para participarem de um amplo programa de mentoria que vai apoiá-las na criação de um plano de negócios. O treinamento, que contará com o apoio da ABIT e Apex-Brasil, abrange capacitações que incluem design e criação de produtos com tecidos de reuso da Focus Têxtil, práticas de gestão e estratégias de internacionalização. As peças serão expostas em grandes eventos nacionais e internacionais, que serão divulgados em breve.


Para participarem do edital, as marcas precisam ter pelo menos um ano de atuação no mercado, capacidade de produção comprovada, presença online e cumprirem ao menos dois de cinco requisitos de moda sustentável: matéria-prima sustentável; matéria-prima de reuso ou circular; produção socialmente responsável; produção ambientalmente responsável; rastreabilidade da cadeia de produção. O projeto será realizado em São Paulo, mas é aberto para marcas de todo o país. As inscrições podem ser realizadas através do link http://institutofocustextil.com.br/projetocircular até o dia 31 de agosto.

Sobre a Focus Têxtil - A Focus Têxtil é uma das maiores empresas do setor e foi fundada em 1940 como Herman Stern, na época fabricando pijamas e camisas no centro de SP. Atualmente, desenvolve e comercializa tecidos para diversos segmentos como moda, homewear e jeanswear, entre outros. A busca contínua pelo melhor produto final, juntamente com o amplo serviço de informação e pesquisa, reforçam a qualidade dos seus artigos, desenvolvidos através de um profundo estudo de tendências de moda, mercado e consumo.

Sobre o Instituto Focus Têxtil - Com o objetivo de viabilizar as ações de responsabilidade social da Focus Têxtil foi criado o Instituto que leva o nome da empresa. Dar subsídio aos profissionais das áreas têxtil, de moda e design, além de contribuir para o desenvolvimento social das regiões em que atua, estão entre os principais objetivos do Instituto Focus Têxtil que busca, dessa forma, incentivar o empreendedorismo e facilitar o acesso à capacitação de profissionais para o setor, diminuindo assim a desigualdade social. Outro ponto também trabalhado pelo Instituto é a promoção de ações de estímulo à criatividade de novos talentos, para que esses possam contribuir com o cenário da economia criativa ligada ao design e à moda. Instituto Focus Têxtil: www.institutofocustextil.org.br.

***Mercado imobiliário de luxo cresce em Curitiba***


Crédito da foto 01: Divulgação / Foto 02: Ronan Ruffino.

***O mercado imobiliário de luxo foi um dos setores que manteve o crescimento, mesmo durante a crise enfrentada pelo Brasil nos últimos anos. Na capital paranaense, nos primeiros cinco meses do ano, o número de empreendimentos lançados foi de 62 um crescimento de 226%, quando comparado ao mesmo período de 2010. Consequentemente, a quantidade de novos apartamentos no mercado também cresceu: de 538 para 2.241 apartamentos, sendo que são considerados de luxo, empreendimentos com valores acima de R$ 1 milhão.

Os dados são da Associação dos Dirigentes de Empresas do Mercado Imobiliário do Paraná (Ademi-PR). A A.Yoshii Engenharia, construtora paranaense especializada em empreendimentos de alto padrão, comprova a tendência do segmento em Curitiba. Entre 2015 e 2018, a empresa estreou na cidade e lançou três empreendimentos: o Maison Heritage Ecoville, Maison Legend Ecoville - que estão em fase avançada de construção - e o La Serena Plaza España, todos localizados em regiões privilegiadas.


“Buscamos sempre aliar nosso alto padrão de qualidade à ambientes confortáveis, práticos e sofisticados, inovando e investindo em novas tecnologias”, ressalta o gerente regional da A.Yoshii Engenharia, Erick Takada. Todos os empreendimentos contam com espaços modernos e amplas áreas de convivência, que incluem área gourmet, piscina, brinquedoteca e playground. Os apartamentos decorados dos três empreendimentos da construtora na capital podem ser visitados no show room da A.Yoshii, no Batel.

Sobre o Grupo A.Yoshii - A A.Yoshii Engenharia foi fundada em 1965 pelo engenheiro civil Atsushi Yoshii, em Apucarana (PR) e em 1969 transferiu sua sede para Londrina (PR). No início, cresceu executando obras pelo regime de empreitada global e, atualmente, desenvolve obras de grande porte, como usinas de açúcar e álcool e fábricas de papel e celulose. No segmento de incorporação, com empreendimentos residenciais e comerciais construídos em importantes cidades do Paraná, a A.Yoshii se destaca pela qualidade e pontualidade na entrega.

Em 2009, criou a Yticon, marca do Grupo focada no desenvolvimento de empreendimentos econômicos para quem procura seu primeiro imóvel. Uma das características marcantes da empresa é atuar com equipe própria na execução de obras. Com isso, a A.Yoshii se diferencia pela qualidade dos projetos, respeito aos prazos e atendimento ao cliente. O resultado figura em premiações e rankings nacionais realizados por grandes veículos de comunicação como o jornal Valor Econômico, revista Você S/A, e rankings como o Great Place to Work e ITC – Inteligência Empresarial de Construção, além do Prêmio VivaReal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário