quarta-feira, 6 de dezembro de 2017

Coluna do dia 06/12/17

***Caixa Cultural Curitiba apresenta show dos Mutantes***


Crédito das fotos: Divulgação.

***De legado incomensurável e com presença fundamental no cenário musical brasileiro, a banda Os Mutantes estreou em 1966 com Sérgio Dias, Arnaldo Baptista e Rita Lee. Na ativa, e levando o rock nacional aos mais diversos cantos do mundo, a banda tem em sua formação atual Esméria Bulgari, nos vocais; Henrique Peters, nos vocais e teclados; Vinícius Junqueira, no baixo; Claúdio Tchernev, na bateria; e o mago brasileiro das cordas Sérgio Dias, na guitarra, violão e também nos vocais.

Forjado na Era dos Festivais, o grupo Os Mutantes tem Sergio Dias como único representante da formação original da banda, personificando o momento da aceitação do rock no Brasil e de um país mais politizado. Em sua origem, o som d’Os Mutantes embalava uma nova proposta musical e trazia a guitarra elétrica, considerada por alguns, naquele período, como um insulto.


Foi com Gilberto Gil, e ao lado do maestro Rogerio Duprat, que Os Mutantes misturaram o erudito com iê-iê-iê, balançando os conceitos e a estética da música popular e do rock nacional. Nos shows que Os Mutantes vão realizar em Curitiba, Sérgio Dias comandará uma viagem pela história da MPB, revelando a dinâmica de um país aberto a todas as possibilidades musicais por meio de seus movimentos mais expressivos. Os espetáculos são marcados pela criatividade, irreverência e alta performance que caracterizam Os Mutantes.

A banda - O grupo Os Mutantes é liderado por Sérgio Dias, o único remanescente da formação original e eleito, por um júri de 25 virtuoses da guitarra, como melhor guitarrista do Brasil. Em 1999, o “The New York Times” estampou, numa reportagem de quatro páginas, o reconhecimento internacional d’Os Mutantes, seguido de matérias nas principais revistas especializadas como Spin, Mojo e Filter. Entre os anos de 1999 e 2000 foram lançados dois discos d’Os Mutantes: a coletânea “Everything is possible”, e o inédito “Tecnicolor”, com ilustrações e ficha técnica desenhadas por Sean Lennon, que é fã declarado da banda.

Em 2006, o grupo volta à ativa – com Sergio Dias, ao lado do seu irmão Arnaldo Baptista e Dinho Leme – num show histórico, em Londres, com ingressos esgotados dois meses antes da apresentação. Dali partiram para uma turnê norte-americana de sete shows, com destaque para apresentações no famoso Hollywood Bowl e no PitchFork Festival, evento de maior expressão da música nos EUA, onde Os Mutantes foram a atração principal. O retorno da banda foi registrado no CD/DVD “Live at Barbican”.

Com a saída de Arnaldo Baptista e Dinho Leme, Sergio Dias passa a liderar a banda com a atual formação. Em 2007, o grupo começa a produção do álbum com músicas inéditas intitulado “Haih or Amortecedor”. No mesmo ano, também passa a fazer parte do casting da The Agency e embarca numa turnê internacional com mais de 30 shows. Em 2009, o disco é indicado ao Grammy Latino de melhor álbum de rock e lançado pela gravadora americana Anti. Em 2013, a banda lançou o CD “Fool Metal Jack”.

Serviço: Show Os Mutantes Local: Caixa Cultural Curitiba. Rua Conselheiro Laurindo, 280 – Curitiba (PR) Data: 15 a 17 de dezembro de 2017 (sexta a domingo) - Horário: sexta e sábado às 20h; domingo, às 19h. Ingressos: vendas a partir de 09 de dezembro (sábado). R$ 20 e R$ 10 (meia – conforme legislação e correntistas que pagarem com cartão de débito Caixa). A compra pode ser feita com o cartão vale-cultura. Bilheteria: (41) 2118-5111 (De terça a sábado, das 12h às 20h. Domingo, das 16h às 19h). Classificação etária: Livre. Lotação máxima: 125 lugares (2 para cadeirantes).

***No camarim da família Veloso***


Crédito da foto: Ney Coelho.

***Na estrada em função de uma série de shows que faz pela primeira vez ao lado dos três filhos, Caetano Veloso fez pedidos simples para a performance que o trará de volta à Curitiba. A apresentação por aqui será o show de encerramento do ano da turnê, que terá continuidade em 2018.

O encontro entre pai e filhos virou o show “Caetano Moreno Zeca Tom Veloso”, e passa pela na capital paranaense no dia 21 de dezembro, no Teatro Positivo Grande Auditório. Ingressos estão à venda pelo Disk Ingressos.

Em sua lista de pedidos para o camarim comidas leves – como pão preto, torradas –, frutas da época, castanhas de caju, amêndoas, avelãs, sucos orgânicos, água, além de chá de hortelã, limão e gengibre. Entre os pedidos dos filhos, Moreno, Zeca e Tom, pizzas e salgados diversos, sem carne, além queijos, tomates, manjericão e refrigerantes.

Os valores do primeiro lote de ingressos para o show em Curitiba variam de R$80,00 (meia-entrada) a R$320,00 (inteira), de acordo com o setor escolhido; e o segundo lote tem valores que vão de R$ 120,00 (meia-entrada) e R$440,00 (inteira) também dependendo do setor escolhido. Os ingressos devem ser adquiridos do www.diskingressos.com.br.

***Top de Marketing 2017 reúne mais de 300 pessoas no Teatro Positivo***


Crédito das fotos: Herone Fernandes Filho.

Na foto 01: Festa de premiação reuniu autoridades, presidentes, empresários e executivos do Paraná.


Na foto 02: Gazeta do Povo, vencedora na categoria Comunicação.


Na foto 03: Grupo Foxlux, vencedor na categoria Indústria.


Na foto 04: Governo do Estado do Paraná, vencedor na categoria Serviço.


Na foto 05: Ticket Loko, vencedor na categoria Startup e PMEs.


Na foto 06: Madero, vencedor na categoria Varejo.


Na foto 07: Air Promo, vencedora na categoria Social.


Na foto 08: Presidente da ADVB-PR, Eduardo Jaime Martins, e diretor da ADVB-PR e coordenador do Top de Marketing, Roberto Herrera. Crédito: Gisela Garcia.

***O Teatro Positivo foi palco de um dos principais eventos promovidos pela Associação dos Dirigentes de Vendas e Marketing do Brasil - Seção Paraná (ADVB-PR): o Top de Marketing 2017. Com recorde no número de inscritos, a festa de premiação reuniu na última segunda-feira (4) autoridades, presidentes, empresários e executivos do Paraná. Apresentada pelo humorista Wellington Muniz, mais conhecido como “Ceará”, o evento ainda contou com um pocket show da banda Bigode Groove.


Na foto 09: Humorista Wellington Muniz, mais conhecido como Ceará, animou a noite do Top de Marketing 2017.

Ao todo foram 19 cases finalistas que concorreram em seis categorias: Comunicação, Indústria, Serviços, Social, Varejo, e Startup e PMEs. “Esse é o reflexo claro de que o mercado está reagindo, apesar dos contratempos que tivemos nos últimos anos”, comentou o presidente da ADVB-PR, Eduardo Jaime Martins. “Cada um dos cases reafirma e mostra a capacidade das nossas empresas e, principalmente, dos nossos empresários, em construir soluções criativas e aderentes ao mercado de transformação”, completou. A associação avaliou os cases inscritos em parceria com a Datacenso, medindo o êxito das estratégias e resultados conquistados.


Na foto 10: Evento contou com um pocket show da banda Bigode Groove. 

“Este ano, criamos uma campanha provocativa, com foco de alertar empresários, CEOs e dirigentes de marketing e vendas sobre os males corporativos que atrapalham o desenvolvimento das instituições. Acreditamos que o objetivo foi cumprido, pois batemos novamente um recorde de inscritos” celebrou o coordenador do evento e diretor da ADVB-PR, Roberto Herrera. “Tivemos um aumento de 25% no número de inscrições, o que mostra que nossa premiação está sendo cada vez mais reconhecida pelos paranaenses”, finalizou.

Confira os finalistas e vencedores do Top de Marketing 2017 em cada categoria

Comunicação: Banda B - Reposicionamento e Superação. Gazeta do Povo - A Nova Gazeta do Povo. Rede Massa - TV Guará: Como a Rede Massa implementou uma nova emissora de televisão nos Campos Gerais que e, em menos de 5 anos, virou referência em programação local, com liderança de audiência e sucesso de faturamento.

Case vencedor: Gazeta do Povo - A Nova Gazeta do Povo: A Gazeta do Povo realizou a maior mudança da história do jornal mais tradicional do Paraná, migrando totalmente para o meio digital. O processo tinha como objetivo reter assinantes, aumentar o número de usuários mobile e manter a relevância do veículo. Para isso, foram elaborados novos formatos, realizado investimento em tecnologia e na criação de um núcleo de projetos em parceria com as marcas. Como resultado, a Gazeta reteve 90% de seus assinantes e obteve números expressivos, acima das metas estipuladas.

Indústria: FoxLux - Lançamento linha de pilhas e baterias Foxlux. Frimesa - A carne que o mundo prefere. Quantum - Quantum Futebol 2018.

Case vencedor: FoxLux - Lançamento linha de pilhas e baterias Foxlux: O Grupo FoxLux apresentou o lançamento de sua linha de pilhas e baterias, desenvolvida em um momento de mercado instável. A partir de um mix variados de ações, a empresa se baseou nas preferências do consumidor e elaborou campanhas de incentivo, embalagens especiais e realizou apoios esportivos. Os resultados superaram as expectativas, com crescimento de vendas, faturamento e pulverização da marca, que, hoje, possui o portfólio mais completo do mercado.

Serviço: Gazeta do Povo - Gazeta do Povo e Unicred: Parceria de Sucesso. Governo do Estado do Paraná - Aplicativo Menor Preço do Nota Paraná: Big Data a serviço do cidadão paranaense. Universidade Positivo - Growth Hacking – expansão na recessão.

Case vencedor: Governo do Estado do Paraná - Aplicativo Menor Preço do Nota Paraná: Big Data a serviço do cidadão paranaense: O Estado do Paraná lançou um aplicativo mobile de comparação de preços baseado nas informações de notas fiscais emitidas por lojas físicas de todo o Estado. O desafio era fazer as pessoas entenderem as vantagens do serviço, resultando em instalações e utilização do aplicativo. Para atingir esse objetivo, foi criada uma campanha explicativa estrelada pelo Smartphoneman, que incluiu peças publicitárias e ações em eventos, promoções e feiras. A meta inicial, traçada para um ano, foi atingida em seis meses. Foram mais de 390 mil downloads do aplicativo e 20 milhões de acessos.

Social - Air Promo - Outubro Rosa Curitiba:O Som da Solidariedade. Rádio Menina do Paraná - Festival Massa FM. A maior arrecadação de brinquedos do Paraná. Governo do Estado do Paraná e CONSEPIR - Racismo Institucional: chega de fingir que isso é normal. Sicredi - Crianças com brilho nos olhos: Quando o estudo se torna estimulante. Como o Programa A União Faz a Vida do Sicredi está transformando a educação, escolas, famílias e comunidades.

Case vencedor: Air Promo - Outubro Rosa Curitiba:O Som da Solidariedade: A Air Promo mobilizou apaixonados por Harley Davidson de todo o país para a causa da prevenção, combate e tratamento de câncer, a fim de arrecadar recursos para o Hospital Erasto Gaertner. Para isso, a empresa desenvolveu três dias de ações, que inclui show da banda Skank, visita a pontos turísticos e festa particular no Hard Rock Café. Os resultados foram expressivos, tanto em número de inscritos (em torno de 2.200 pessoas), quanto em arrecadação para o hospital (aproximadamente R$ 2 milhões de reais).

Startup. Anjuss - Reposicionamento Anjuss. Celero - (Re)Construção de Marca. Iguassu (Ticket Loko) - Revolução no Mercado de Turismo.

Case vencedor: Iguassu (Ticket Loko) - Revolução no Mercado de Turismo: A Ticket Loko lançou um novo modelo de vendas de ingressos para atrativos e restaurantes em Foz do Iguaçu, já que 93% dos turistas chegam à cidade sem ter adquirido entradas para os passeios. Foi criada a rede de lojas Ticket Loko para a venda direta de ingressos com condições especiais, e a identidade visual utilizou cores quentes, com conceito de fast food. O resultado da campanha gerou um faturamento três vezes maior do que o esperado, resultando em um acréscimo de 250% em relação ao ano passado. A meta de abertura de lojas foi superada e a presença nas redes sociais já gerou inúmeros contatos.

Varejo - Herbarium - Parceria Natural Herbarium e Heel: Otimizando para crescer. Madero - Crescimento na crise. Paraná Clube - Cale quem Duvida.

Case vencedor: Madero - Crescimento na crise: O problema do Madero era promover o crescimento em meio a um cenário econômico adverso e encontrar formas de divulgar a marca nacionalmente. A solução combinou várias ações, mantendo o foco estratégico, a gestão verticalizada, e o controle de qualidade e custos. O faturamento cresceu e atraiu atenção de investidores.

Sobre a ADVB-PR - Há 51 anos, a ADVB-PR atua para o desenvolvimento da atividade empresarial do Estado, valorizando os profissionais e empresas por meio do intercâmbio de conhecimento, experiências e ideias entre associados e profissionais de expressão nacional e internacional. Com a promoção de eventos e atividades realizadas em parceira com a iniciativa privada, visando à atualização, qualificação e aperfeiçoamento dos profissionais das áreas de Marketing, Vendas, Comunicação e Gestão Empresarial, a ADVB-PR contribui com centenas de empresas e instituições paranaenses na busca por mais eficiência, qualidade e competência. Além do Top de Marketing, Estrela da Manhã e do Prêmio Personalidade, a entidade realiza outros eventos e cursos para fomentar o mercado.

***Jantar de confraternização da BPW Curitiba tem Cerimônia das Velas***


Crédito da foto: Marianne Mousfi.

Na foto: Juliana Karam, associada BPW; Alison Regina Mazza Lubascher, presidente da BPW Curitiba; e Birgit Keller Marsilli, vice -presidente da BPW Curitiba.

***A Cerimônia das Velas marcou a confraternização de fim de ano das associadas da BPW Curitiba – Business Professional Women realizada na terça-feira, 5 de dezembro, no Hotel Bourbon. A presidente da entidade em Curitiba, Alison Mazza Lubascher, recebeu as convidadas para o jantar e conduziu a cerimônia.

A Cerimônia das Velas foi concebida pela americana Lena Madesin Phillips há mais de 80 anos, quando ela era presidente da entidade nos EUA, e simboliza o esforço e a dedicação das mulheres, tendo como objetivo principal o reavivamento de seus ideais por meio de velas acesas, cada uma delas representando o trabalho para o crescimento e desenvolvimento do potencial como um todo seja no plano pessoal, profissional e social.

***Condor moderniza recrutamento de candidatos***

***Com o objetivo de modernizar o processo de recrutamento e seleção do Condor Super Center, a rede implantou o sistema Recrute, em que os candidatos preenchem o currículo pelo site www.condor.com.br/trabalheconosco e aguardam o contato do RH para agendamento de entrevista.

Apenas neste ano, o Condor atendeu aproximadamente 50 mil candidatos de Curitiba e Região Metropolitana e com a implantação deste novo sistema o número deve aumentar ainda mais, porém com a comodidade de o candidato fazer tudo pelo computador, tablet ou smartphone. Além de proporcionar comodidade, o novo sistema economiza papel por não trabalhar com fichas e currículos impressos.

O sistema permite ainda que as Analistas de Rh façam uma triagem de currículos com mais eficiência e contratações mais assertivas. A rede oferece oportunidades para as mais diversas áreas de atuação e para pessoas de diferentes níveis de escolaridade, como também para terceira idade, pessoas com deficiência e jovem aprendiz.

***Equipe médica em atualização com foco na capacitação constante***


Crédito da foto: Divulgação.

***O Hospital VITA promove encontro sobre o diagnóstico da infecção urinária. A palestra será ministrada pelo médico intensivista e coordenador das UTIs do Hospital VITA Batel, Dr. Rafael Deucher, que falará sobre a avaliação dos casos e o uso adequado do medicamento, utilizado para combater infecção causada por microrganismos, para que este cumpra sua função de forma assertiva e eficaz. O encontro acontece nesta quarta-feira (6), às 20h, no Restaurante La Scuderia, localizado no bairro São Francisco, em Curitiba.

Sobre o Hospital VITA - A primeira unidade da Rede VITA no Paraná foi inaugurada em março de 1996, no Bairro Alto, e a segunda em dezembro de 2004, no Batel. O VITA foi o primeiro hospital brasileiro a conquistar, no início de 2008, a Acreditação Internacional Canadense CCHSA (Canadian Council on Health Services Accreditation). A certificação de serviços de saúde avalia a excelência em gestão e, principalmente, a assistência segura ao paciente. Além disso, o VITA é um dos hospitais multiplicadores do Programa Brasileiro de Segurança do Paciente (PBSP).

Ele visa disseminar e criar melhorias inovadoras de qualidade e segurança do paciente. Integra também o grupo de hospitais da Associação Nacional de Hospitais Privados – ANAHP.O VITA oferece atendimento 24 horas e é referência nas áreas de cardiologia, cirurgia geral, neurologia, cirurgia bariátrica, medicina de urgência, urologia, terapia intensiva, traumato-ortopedia e pediatria. Além disso, dispõe de um completo serviço de medicina esportiva, prestando atendimento a atletas de diversas modalidades; serviço de oncologia; Centro Médico e Centro de Diagnósticos.

Para garantir um alto nível de qualidade nos serviços prestados aos pacientes, o VITA tem investido em ampliação da infraestrutura, tratamentos com equipes multidisciplinares, modernização dos equipamentos, humanização no atendimento, qualificação dos profissionais e segurança assistencial. www.hospitalvita.com.br.

***Paródia sobre higiene das mãos do Hospital Erasto Gaertner viraliza na internet***

***O Hospital Erasto Gaertner (HEG) lançou, na última segunda-feira, um vídeo de conscientização sobre a higienização das mãos que já é sucesso nas redes sociais. Percorrendo todas as áreas do hospital, mais de 60 pessoas, entre médicos, colaboradores e voluntários, cantam e dançam a paródia da música Despacito (do cantor porto-riquenho Luis Fonsi), criada pela enfermeira Jakeline Servilha Brotto, da Comissão de Controle de Infecção Hospitalar do HEG.

“Cinco Passitos” apresenta os cinco momentos de higiene das mãos, preconizados pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como fundamentais para prevenir infecções. “Conforme a OMS, os cinco momentos de higienização devem ser feitos antes e depois do contato com o paciente, antes e depois de tocar em superfícies próximas do paciente e após o contato com secreções.

A música Despacito está no auge do sucesso, então, aproveitei esse momento e encaixei a mensagem em uma melodia que está na cabeça de muita gente. Melhor de tudo foi ver o empenho de todos em participar dos ensaios nos fins de semana, as equipes mostrando como os passos estavam ficando e até treinando em casa.

O resultado foi maior do que eu esperava e agora já estamos vendo isso na prática”, conta Jakeline Brotto. A higienização das mãos está inserida nas Metas Internacionais de Segurança do Paciente, da OMS, e quando executada de maneira correta tem um grande impacto na redução de infecções, de mortalidade, de média de permanência do paciente no hospital e, consequentemente, de custo para os sistemas de saúde. “Diversos estudos no mundo inteiro mostram que a simples higienização das mãos ou a assepsia com álcool 70%, reduz a incidência de infecção hospitalar em até 90%.

A infecção prolonga a permanência do paciente no hospital por pelo menos sete dias e pode levar à morte. Dentro de um hospital oncológico é extremamente importante a higienização das mãos, porque temos pacientes com baixa imunidade e as infecções diminuem as chances de cura”, alerta Carla Martins, coordenadora geral do Hospital Erasto Gaertner. Durante todo o ano de 2017, a direção do Hospital Erasto Gaertner trabalhou fortemente a conscientização sobre a higiene das mãos com profissionais da saúde e a população em geral.

A instituição estabeleceu ainda metas de consumo de álcool por paciente para a prevenção de infecções e, no início de 2018, novas medidas estão previstas, incluindo melhoria e instalação de lavatórios em pontos estratégicos do hospital. “O próximo ano será iniciado com melhores e novos lavatórios, instalados em locais específicos. Além disso, já utilizamos hoje o que há de melhor em solução alcoólica no mercado.

Desta forma, a aderência ao protocolo de higiene das mãos é muito maior e os números já nos mostram isso. O nosso consumo de álcool aumentou de 10ml para 90 ml ao dia por paciente. Apesar de todo o avanço da Medicina, o simples ato de lavar as mãos ainda é a principal maneira de prevenir esse grande mal que é a infecção”, esclarece Carla Martins. Com produção musical e imagens da TMC Criativa e coreografia de Alexandre França, o vídeo “Cinco Passitos” pode ser conferido no link facebook.com/HospitalErastoGaertner/videos/1751407988234800.

***Humor e superação***


Crédito da foto: Divulgação.

***O humorista Matheus Ceará, que participa do programa A Praça é Nossa, no SBT, lança o livro “Inédito Pra Quem Nunca Viu” e conversa com os fãs. O encontro será amanhã (dia 7), às 19h30, na Livrarias Curitiba do Shopping Curitiba, Rua Brig. Franco, 2300, Centro, Curitiba-PR, tel. (41) 3330-5183. A entrada é franca.

A obra traz reflexões da história do autor desde os tempos que se mudou para Itobi-SP, onde começou a trabalhar vendendo doces, até os dias atuais, passando por momentos realmente complicados como quando sua mãe faleceu e ele se viu sozinho e, por vezes, sem dinheiro até para se alimentar. Matheus Ceará lançou seu primeiro show de piadas aos 14 anos.

Em 2010 venceu o quadro “Quem Chega Lá”, do “Domingão do Faustão” na Rede Globo. Faz 5 anos que ele é um dos personagens mais queridos do programa “A Praça é Nossa” do SBT, onde é responsável por alguns dos picos de audiência.

***Larissa Manoela lança vídeo de seu novo DVD “UP Tour”***


Crédito da foto: Divulgação.

***Um dos maiores fenômenos teen da atualidade, Larissa Manoela dá mais um importante passo na sua carreira. Depois de dois livros lançados, o CD “Com Você” (Deck/ 2014), e estrelar vários filmes e novelas, ela lança esse mês seu primeiro DVD, “UP Tour” (Deck). O registro, disponível nas lojas na a partir do dia 11, foi feito na apresentação da cantora, atriz e modelo no Arraiá do Galinho (Bahia) em junho de 2017.

Enquanto o conteúdo completo não está disponível, ela apresenta no YouTube o vídeo da música “Na Hora H”, que abre o novo trabalho. No repertório de “UP Tour” estão também os sucessos “Fugir Agora”, “Oi, Psiu”, “ Beijo, Beijinho, Beijão” e “Meu Pacto”. As 21 canções do DVD chegam às lojas em dois CDs, já disponíveis nas plataformas digitais. Para assistir, acesse: https://www.youtube.com/watch?v=pmSpqSMKOuE - Para ouvir, acesse: https://larissamanoela.lnk.to/UpTourCDPR.

***Baixista da Makai sobe ao palco com ex-integrantes da Charlie Brown Junior***


Crédito da foto: Vinicius Theodoro.

***Na última semana, o baixista da banda Makai, Bruno Beltrão, foi convidado para tocar junto com o “Somos Todos Charlie Brown”, um projeto realizado por Rafael Miranda, que pretende celebrar e homenagear uma das maiores bandas brasileiras: o Charlie Brown Junior. Entre os músicos que fazem parte do projeto estão Bruno Graveto (bateria, Strike e Ex-Charlie Brown Jr.), Marcão Britto (guitarra, Ex-Charlie Brown Jr.), Marcelo Mancini (Strike), Gustavo Ferreira-Skilo (guitarra, Ex-Supertoy e Fake Number) e o próprio Bruno Beltrão (baixo).

Também já fizeram parte artistas como Digão, da banda Raimundos, Egypcio, do Tihuanna, o cantor Gabriel O Pensador e Tico Santa Cruz, do Detonautas. “Recebi o convite para tocar com o Somos Todos Charlie Brown ano passado, no Estação Pedreira. Quando soube que o baterista era o Bruno Graveto foi muito louco, fiquei ansioso para tocar com o cara, afinal escuto o som da banda dele desde mais novo”, conta Bruno.

Segundo ele, quase um ano depois, recebeu outro convite, agora para tocar em dois shows, um em São Paulo e outro em Curitiba. “Agora, a turnê seria junto com o Marco Britto, o “Marcão”, guitarrista do Charlie Brown, além de outras participações, como Gabriel O Pensador, Marcelo do Strike, Tico Santa Cruz do Detonautas Rock Clube, Nino do La Família 019 e o Gustavo Ferreira “Skilo”.

Me senti honrado e com uma grande responsabilidade pela frente, muito trabalho e dedicação para dar conta do recado”, afirma o baixista da Makai. Para Bruno, quando subiu ao palco, o pensamento foi: “Olha minha banda...”. “Foi estranho... Tocar com esses ícones da música brasileira é uma realização pessoal, dá mais vontade de correr atrás do sonho e de propagar uma boa mensagem musical e intelectual. A música é apaixonante, é como um vício, uma das melhores ‘drogas’”, salienta.

As próximas apresentações com o Somos Todos Charlie Brown serão: nos dias 22/12, em São Paulo; 23/12, no Rio de Janeiro; 31/12 - Ilha Comprida; 03/01- Florianópolis – SC; 04/01- Garopaba/Praia do Rosa – SC; 05/01- Itapua – SC; e 06/01 – Guaratuba - PR. Mais informações sobre a banda Somos Todos Charlie Brown é só acessar: www.facebook.com/SomosTodosCharlieBrown ou www.instragam.com/somostodoscharliebrown. Para saber mais sobre a Makai, acesse: www.facebook.com/makaioficial ou pelo www.instagram.com/makaioficial. 
 
***Um sonho de Natal, com Kiara Sasso e Lázaro Menezes celebra a data e reúne grandes nomes do teatro musical***


Crédito das fotos: Caio Gallucci.

***Com concepção e direção de Kiara Sasso e Lázaro Menezes, o musical inédito Um Sonho de Natal acontece nos dias 8, 9 e 10 de dezembro encerrando a programação 2017 do Teatro Porto Seguro.Com trenó, neve artificial e luzes natalinas, a produção relembra que esta época do ano, inspiradora de boas ações, é a oportunidade para alegrar os corações tanto de quem propõe a generosidade quanto de quem a recebe.

Em cena, Kiara Sasso, Lázaro Menezes, Jonathas Joba, Valentina Oliveira e Gabriel Cordeiro - acompanhados por um coral infantil e uma big band-recebem os convidados especiais Saulo Vasconcelos (dia 8/12), Miguel Falabella (dia 9/12) e Alessandra Maestrini (dia 10/12), que alternam o papel antagonista em cada uma das três apresentações. Escrita por Lázaro Menezes, a história ganha rumo com um casal que tem por hábito compartilhar com seus filhos o verdadeiro significado desta época mágica.


Conforme os filhos vão crescendo, eles ensinam que, mais do que esperar presentes do Papai Noel, é possível se tornar um, fazendo o bem e mostrando que todos merecem ser tocados pelo espírito natalino. Para a caçula, Tina, que chega enfim a idade de entender a importância de ser um Papai Noel, ninguém parece ser menos digno do espírito natalino do que o rabugento vizinho, um senhor recluso que é motivo de temor entre as crianças do bairro. Exatamente por isso, com a ajuda de seus pais, e seu irmão Biel - que por ser mais velho já passou por essa experiência, Tina se empenha em ajuda-lo neste ano, para que possa viver a transformação que só o Natal pode fazer.

O repertório é composto por grandes clássicos natalinos nacionais e internacionais, como O Primeiro Natal, Have Yourself a Merry Little Christmas, All I Want For Christmas Is You, Carol of the Bells, Oh Holy Night, Bate o Sino, Rockin’ Around The Christmas Tree e White Christmas. O elenco mirim é composto por Valentina Oliveira, colega do casal Kiara Sasso e Lázaro Menezes na novela As aventuras de Poliana (do SBT) e uma das estrelas de Carrossel, o Musical, e por Gabriel Cordeiro, experiente em musicais, tendo passagens por Chaplin, o Musical, Carrossel, o Musical e, mais recentemente, Vamp, o Musical.

A dupla interpreta os filhos do casal, enquanto o coro é composto por outras 13 crianças: Ana Clara Martins, Ana Julia Santaniello, Carol Pelegrini, Clara Peralta, Duda Araújo, Duda Pedroso, Gabi Leão, Isabella Daneluz, Isabella Faile, Mariana Dias, Nina Medeiros, Gabriela Borer e Haggi Andrade. 

Ficha Técnica: Roteiro: Lázaro Menezes. Direção: Lázaro Menezes e Kiara Sasso. Direção Musical, arranjo & Piano: Guilherme Terra. Versões: Kiara Sasso. Elenco: Kiara Sasso, Lázaro Menezes, Jonathas Joba, Valentina Oliveira e Gabriel Cordeiro. Backvocals: Manu Littiéry e Pedro Arrais. Participações Especiais: Miguel Falabella, Saulo Vasconcelos e Alessandra Maestrini. 

Coro Infantil: Ana Clara Martins, Ana Julia Santaniello, Carol Pelegrini, Clara Peralta, Duda Araújo, Duda Pedroso, Gabi Leão, Isabella Daneluz, Isabella Faile, Mariana Dias, Nina Medeiros, Gabriela Borer, Haggi Andrade. Músicos: Piano: Guilherme Terra. Bateria: Leandro Lui. Sax/Flauta: Tico. Violino: Paula Souza Lima. Violão/Guitarra: Paulo Serau. Baixo Acústico/Elétrico: Gibson Freitas. Trompete: Raphael Sampaio. Clarinete: Marisa Lui. Trombone: Gabriel Bispo. Violoncello: Luciana Rosa.

Cenário: Lázaro Menezes. Figurino: Kiara Sasso. Coreografia e sapateado: Lázaro Menezes. Coreografia Pas de Deux: Nina Sato e Gustavo Della. Iluminação: Alexandre Zullu. Canhoneiros: Verônica Giordano e Tiago Soares. Som: Alexandre Martins (Japa). Diretor De Palco: Tato Menezes. Contrarregra: Erick Soares. Visagismo: Anderson Bueno. Equipe de Cabelo & Maquiagem: Fátima Heberaldo, Felipe Espíndola e Wellington Carvalho. Perucas e barba Papai Noel: Adriana Almeida. Fotografia: Caio Gallucci.

Arte Gráfica: Rodrigo Burgese. Assessoria De Imprensa: Grazy Pisacane. Assessoria Jurídica: Marcelo Silva.Assistentes De Produção: Rhaissa Bertália, Liliane Vasconcelos e Davi Novaes. Estagiários de produção: Higor Valentini e Patricia Rodrigues. Produtor Administrativo: Bruno Cavalcanti. Uma Produção de: Kiara Sasso e Lázaro Menezes. Realização: O Alto Mar Produções.

Serviço: Um Sonho de NatalL com Kiara Sasso, Lázaro Menezes e convidados Participação especial: Miguel Falabella, Alessandra Maestrini e Saulo Vasconcelos Dias 8, 9 e 10 de dezembro - Sexta-feira e sábado, às 21h e domingo, às 19h Ingressos: R$ 120,00 plateia / R$ 90,00 balcão/frisas Classificação: Livre - Duração: 80 minutos. Gênero: Musical. Teatro Porto Seguro Al. Barão de Piracicaba, 740 – Campos Elíseos – São Paulo Telefone (11) 3226-7300. Bilheteria:De terça a sábado, das 13h às 21h e domingos, das 12h às 19h. Capacidade: 496 lugares. Formas de pagamento: Todos os cartões de crédito e débito (exceto Cabal, Sorocred e Goodcard). Acessibilidade:10 lugares para cadeirantes e 5 cadeiras para obesos. Estacionamento no local: Estapar R$ 20,00 (self parking) - Clientes Porto Seguro têm 50% de desconto.


Serviço de Vans: Transporte gratuito Estação Luz – Teatro Porto Seguro – Estação Luz. O Teatro Porto Seguro oferece vans gratuitas da Estação Luz até as dependências do Teatro. omo pegar: Na Estação Luz, na saída Rua José Paulino/Praça da Luz/Pinacoteca, vans personalizadas passam em frente ao local indicado para pegar os espectadores. Para mais informações, contate a equipe do Teatro Porto Seguro. Bicicletário – grátis. Gemma Restaurante:Terças a sextas-feiras das 10h às 19h; sábados das 10 às 18h e domingos das 10h às 16h. Happy hour quartas, quintas e sextas-feiras das 17h às 21h. Promoção Combo Família Cultural – O ingresso de qualquer atração do teatro Porto Seguro vale uma refeição para criança de até 9 anos no Gemma Restaurante. Vendas: www.ingressorapido.com.br - Site: http://www.teatroportoseguro.com.br.

***Celebre o Réveillon 2018 no hotel mais luxuoso da Avenida Paulista***


Crédito da foto: Divulgação.

***O sofisticado, aconchegante e renomado Meliá Paulista, em São Paulo, oferecerá no dia 31 de dezembro um jantar de Réveillon em seu Restaurante Gran Vía elaborado pelo chef Anderson Gonçalves. O pacote inclui hospedagem e a ceia para o casal e foi especialmente criado para tornar a virada de ano mais especial para quem faz questão de uma excelente gastronomia e conforto. O programa é ideal para casais, famílias ou para reunir os amigos. Seja qual for a sua opção, o Meliá Paulista oferecerá uma noite inesquecível, além de muita diversão com DJ até as 2h, e uma garrafa (375 ml) de espumante para o primeiro brinde do ano. O programa é ideal tanto para quem mora em São Paulo, bem como quem vem passar na cidade um fim de ano irresistivelmente urbano!

Jantar especial de Réveillon no Restaurante Gran Vía: Entradas – Pães e torradas, antepastos e conservas e Bruschettas. Saladas – Tábua de frios, tábua de queijos, mesclun de folhas com nozes, gorgonzola e tâmaras, alface americana ao molho de endro dill, fundo de alcachofras marinadas e assadas com alcaparras, carpaccio de salmão defumado e salmão gravilax com molho de limão siciliano e azeite de manjericão, carpaccio de carne com pupunha ao chimichurri, tomates marinados com queijo chevre, involtini de berinjela com ricota defumada e ervas, salada de lentilha com alho poró, salada de frutos do mar marinados, cuscuz marroquino com amêndoas e berinjela defumada.

Pratos Quentes – Arroz com lentilhas, risoto de camarão e shimeji, legumes grelhados ao pesto, pasteis de cogumelos à manjerona e ementhal, pupunha gratinado, batata ao alecrim, guisado de cordeiro ao vinho tinto, filé mignon ao molho de mostarda dijón e crisp de parma, pernil suíno assado ao molho de laranja e especiarias, bacalhoada, salmão assado ao molho de açafrão, raviole de queijo brie com damascos na manteiga de sálvia.

Sobremesas – Frutas laminadas, pudim de tapioca com melaço de cana e raspas de limão, torta de chocolate com pistache e avelã, creme brulèe de capim santo e tradicional, cheesecake de morango ao vinho do porto, torta de ricota com especiarias, parfaits de frutas e doces caseiros.

Serviço: Meliá Paulista Business & Convention – Av. Paulista, 2.181, São Paulo Quando: 31 de dezembro de 2017, das 21h à 0h Quanto: Jantar de Réveillon: R$ 590 por pessoa + taxas (incluso buffet completo e bebidas não alcoólicas, cervejas e caipirinhas). Cortesia para crianças até 09 anos. Acima de 10 anos valor integral. Hospedagem na virada de 31/12/2017 a 01/01/2018 com a Ceia de Réveillon: pacote para 2 pessoas em apartamento categoria Classic Casal com café da manhã servido no restaurante Gran Vía – das 6h30 às 11h, Jantar de Réveillon (incluso buffet completo e bebidas não alcoólicas, cervejas e caipirinhas).

Com check-in a partir das 14h no dia 31/12 e check-out até as 13h no dia 01/01/2018: A partir R$ 1.559,00 em 3 vezes nos cartões Visa ou Master. Taxas não inclusas. Cortesia para criança até 6 anos de idade na mesma cama que os país. Cama extra R$ 150 - somente em apto Supreme. Reservas mediante pagamento antecipado via cartão de crédito ou depósito. Aceita Visa e Visa Electron, Mastercard e Redeshop, Amex, Dinners. Não aceita cheques. Informações e reservas: (11) 2184-1670 – reservas.paulista@meliahotels.com.br.

Sobre o hotel Meliá Paulista Business & Convention - Com Certificado de Excelência TripAdvisor em 2016 e Booking 2014, 2015 e 2016; Prêmio de Excelência 2016 pelo Decolar.com; e EcoLíder Prata e Bronze do TripAdvisor 2016 e 2017, o Meliá Paulista – que também foi ganhador do Prêmio Top Choice 2016 e foi indicado pelo Guia Michelin 2015, 2016 e 2017 São Paulo e Rio de Janeiro e Guia Quatro Rodas em 2015 e 2016 – se destaca por ser um emblemático estabelecimento localizado na Avenida Paulista, em São Paulo, uma das principais artérias de negócios da América Latina e uma das avenidas mais cosmopolitas do mundo. Por sua localização central, o Meliá Paulista é um hotel ideal tanto para viagens de negócios como de lazer em São Paulo.

O empreendimento conta com 400 apartamentos e sofisticadas suítes, além de um restaurante de cozinha contemporânea, lobby bar, sala de leitura, fitness e estacionamento. O hotel também oferece 7 salas de reuniões e 3 salões para eventos e convenções para até 300 pessoas. O Meliá Paulista fica em frente à Estação Consolação, Parque Trianon, Museu de Arte de São Paulo (MASP) e de outros centros culturais e teatros. Também está a poucas quadras das melhores lojas de grifes nacionais e internacionais e a 10 km do Aeroporto de Congonhas e a 31 km do Aeroporto de Guarulhos. Outra vantagem em se hospedar no Meliá Paulista é que o hotel fica próximo a vários consulados, como: África do Sul, Albânia, Argentina, Bélgica, Bolívia, Chile, Coréia do Sul, França, Índia, Itália, Japão, Jordânia, Líbano, Luxemburgo, Mônaco, República Dominicana, Síria, Suíça e Taiwan.

Sobre a Meliá Hotels International no Brasil - No Brasil há 25 anos, a Meliá Hotels International é pioneira em seu segmento e é considerada uma das 3 Melhores Redes Hoteleiras do País por sua trajetória de grande sucesso. Atuando principalmente no segmento de hotéis “business”, a rede – que já administra diversos empreendimentos localizados nas cidades de São Paulo, Campinas, Brasília, Recife e Rio de Janeiro, sob as marcas Gran Meliá Hotels & Resorts (sua marca de luxo mais universal e emblemática), Meliá Hotels & Resorts e TRYP by Wyndham. Os hotéis administrados pela rede no Brasil foram selecionados pelo guia Michelin em 2015, 2016 e 2017 e receberam o Certificado de Excelência 2016 e 2017 do TripAdvisor. www.melia.com.

***Para economizar, pais estão comprando material escolar em dezembro***

***A necessidade de economizar está mudando alguns hábitos dos brasileiros. Por conta disso, muitas famílias estão utilizando o 13º salário para comprar os materiais escolares já em dezembro. É o caso das mochilas, estojos e jogos pedagógicos. A procura desses itens triplicou no começo do mês nas lojas da Livrarias Curitiba.

“Percebemos que os pais estão enfatizando os artigos de maior valor e conversando com os filhos. Se antes havia dois momentos de compras, agora parte do material escolar selecionado pelas crianças também será considerado o presente de Natal”, explica Marcos Pedri, diretor comercial da rede. Quem antecipa a aquisição dos itens escolares em dezembro também evita o tradicional aumento de preços que acontece na virada do ano, seguindo os reajustes da inflação. Outro comportamento registrado no começo desse mês é o uso do Vale-Cultura. Quem recebe o benefício está utilizando os valores para escolher os livros didáticos do próximo ano letivo.

Preços iguais de 2016 - Para garantir o melhor custo x benefício, a Livrarias Curitiba fez um tipo de “cesta básica” para ajudar na economia doméstica. A empresa negociou com os fornecedores e conseguiu manter os preços de 10 itens escolares essenciais. Dessa forma, os materiais simples, de boa qualidade e mais consumidos como cadernos, colas brancas e bastão, giz de cera, tinta guache, apontador, caneta hidrográfica, lápis de cor, lápis grafite e massa de modelar terão os mesmos preços de 2016.

Outros estímulos oferecidos são as campanhas do período. A cada R$ 150,00 em compras o cliente ganha um cupom e concorre a 2 veículos HB20 zero quilômetro. Os sorteios acontecem nos dias 19 de janeiro e 6 de abril. Com mais R$ 5,00 leva um exemplar do clássico O Pequeno Príncipe, de Antoine de Saint-Exupéry. “Com todos esses esforços pretendemos ampliar as vendas de itens escolares em 10% em relação a 2016”, finaliza Pedri.

***Meia Maratona de Guarapuava Uninter deve reunir mais de 500 atletas***

***A Meia Maratona de Guarapuava Uniter 2017 acontece dia 10 de dezembro (domingo) e deve mobilizar mais de 500 atletas, profissionais eamadores, da região. 

A prova terá largada na Lagoa das Lágrimas, com trajetos de 21 km e 5 km. Haverá também uma modalidade especial para as crianças, de 4 a 12 anos, com caráter lúdico e baterias de 100 metros, 200 metros e 400 metros, variando conforme a idade. Trata-se de uma das mais tradicionais competições de ruas da cidade e, neste ano, tem o apoio do Centro Universitário Internacional Uninter. “Sabemos que, para muitos, participar de uma prova desse porte é a superação de um desafio. 

Queremos contribuir para esse importante momento e incentivar a prática do esporte”, afirma Fabiano Ozique, gerente de Marketing e Comunicação da instituição. Os competidores podem se inscrever até o dia 6 de dezembro (quarta-feira) pelo site https://sites.minhasinscricoes.com.br/meiamaratonadeguarapuavauninter. As inscrições custam a partir de R$ 55, para o trajeto de 5 KM, e de R$ 65, para 21 KM. Já para a modalidade Kids, o preço é de R$ 35. Alunos e colaboradores da Uninter têm 30% de desconto.

Serviço: Meia Maratona de Guarapuava Data: 10 de dezembro (domingo) Horário: 7h (adultos) e 10h30 (crianças) Modalidades: 21 Km, 5 KM e Kids Local da largada: Lagoa das Lágrimas, R. Prof. Becker, 1324, Centro, Guarapuava. Preço: a partir de R$ 55 (5 KM), R$ 65 (21KM) e R$ 35 (crianças). Alunos e colaboradores da Uninter têm 30% de desconto.

***Confira os projetos selecionados no Edital do Audiovisual***

***A Secretaria de Estado da Cultura (SEEC) divulgou nesta quarta-feira (06/12) o resultado final do Edital de Produção e Distribuição de Obras Audiovisuais. Foram selecionados 17 projetos entre curtas e longas-metragens, telefilmes e projetos de distribuição. A lista foi publicada no Diário Oficial do Estado – Comércio, Indústria e Serviços nº 10.082 do dia 6 de dezembro de 2017 e também está disponível no site www.cultura.pr.gov.br.

O secretário de Estado da Cultura, João Luiz Fiani, comemorou o resultado do edital, que conseguiu descentralizar os recursos e incentivar a produção audiovisual em outros municípios do Paraná. “Nossa intenção era a de fomentar o setor em todo o Estado e para isso destinamos a categoria de curta-metragem apenas para proponentes do interior. Foi muito bacana porque recebemos projetos de pequenas a grandes cidades. E nos surpreendemos ao notar que as cidades do interior também se destacaram nas demais categorias. 

Oito dos 17 projetos selecionados são de Londrina em três categorias diferentes. Maringá e Cascavel também aprovaram projetos. Estamos muito satisfeitos com este resultado”, comentou. Dos projetos selecionados, sete são de curta-metragem, seis de telefilme, dois de longa-metragem e dois de distribuição de obras cinematográficas. O investimento total é de R$ 3,75 milhões em recursos, sendo parte do orçamento da SEEC e parte da Agência Nacional de Cinema (Ancine) por meio do Fundo Setorial do Audiovisual (FSA) | Programa de Apoio ao Desenvolvimento do Audiovisual Brasileiro (PRODAV).

Homologação - Na etapa de Habilitação Jurídica e Fiscal foi realizada a verificação das condições de participação, as informações prestadas, toda a documentação exigida e a adimplência e regularidade dos proponentes, conforme critérios estabelecidos nos itens 16.3, 16.4, 16.5 e 16.6 do edital 004/2017. Em seguida, a Comissão Especial de Habilitação realizou a homologação do Resultado Final.

Recursos - Os proponentes que não tiveram seus projetos selecionados podem interpor recurso no prazo de até cinco dias úteis a contar do dia seguinte à publicação do resultado, ou seja, até o dia 13 de dezembro. Mas só serão aceitos recursos relativos a erros formais ou de procedimento, sendo vedada a inclusão de documentos (anexos) ou informações que deveriam constar originariamente no projeto inscrito. As condições de recursos estão descritas no item 14 do edital.

Atenção - No caso dos projetos apoiados pelo Fundo Setorial do Audiovisual (FSA), o repasse do recurso está condicionado à fase de habilitação jurídica junto à Ancine, que obedecerá às regras estabelecidas por eles, conforme item 12.5 e Anexo I do edital 004/2017. A Coordenação de Incentivo à Cultura (CIC) da SEEC informa que vai orientar os proponentes contemplados nas tipologias Longa-Metragem e Distribuição sobre os próximos passos junto à Ancine, mas reforça que os proponentes devem estar atentos ao que estabelece o edital e seus anexos. 

Serviço: Selecionados no Edital de Produção e Distribuição de Obras Audiovisuais Resultado final: www.cultura.pr.gov.br. Informações: (41) 3321-4826 | cic@seec.pr.gov.br com a Coordenação de Incentivo à Cultura.
 
***Programação semanal do MON tem atividades pela “Bienal de Curitiba 2017”***


Crédito da foto 01: Marcello Kawase / Foto 02: Divulgação.

***O Museu Oscar Niemeyer (MON) convida o público a participar da programação semanal preparada pela equipe do Educativo, domingo e quarta-feira, 10 e 13 de dezembro, ambos os dias com entrada franca. As atividades são livres para visitantes de todas as idades e não é necessária inscrição prévia. No domingo, 10/12, acontece a oficina “Escultura com papel sulfurize”, das 11h às 17h.

Além disso, haverá visita mediada pela “Bienal de Curitiba 2017”, às 11h e às 15h. Na quarta-feira, 13/12, a programação se repete nos mesmos horários. A “Bienal de Curitiba 2017” é referência e reconhecida como o maior evento de arte contemporânea da América do Sul e um dos principais eventos de arte do circuito mundial. Nesta edição, com o título “Antípodas – Diverso e Reverso”, terá a China como país homenageado.


Exposições - Domingo, (10/12), é o último dia para conferir a mostra do artista japonês Masao Yamamoto, em sua primeira exposição individual em Curitiba: “O Sensei das Imagens Pequenas”. A mostra reúne três séries fotográficas distintas: “A Box of Ku”, “Nakazora” e “Kawa=Flow”, produzidas entre 1989 e 2016. A curadoria é de Agnaldo Farias e Marcelo Guarnieri.

Além desta, o público poderá ver as seguintes mostras: “Corpos de Fábrica – Ana Norogrando”, “Antologia Poética (2000 – 2017) – Adolfo Montejo Navas”, “Luz = Matéria”, “Não está claro até que a noite caia”, “Nomos – Laura Miranda”, “Vestidos em arte”, “Museu em Construção”, Espaço Niemeyer e Pátio das Esculturas.

O MON funciona de terça a domingo, das 10h às 18h. A entrada ao MON custa R$ 16 e R$ 8 (meia-entrada). Maiores de 60 e menores de 12 anos têm entrada franca. Nas quartas a entrada é sempre gratuita, assim como nos domingos do mês de dezembro. A retirada de ingressos no museu pode ser feita até as 17h30, na bilheteria.

Serviço: Domingo no Museu Oscar Niemeyer 10 de dezembro de 2017 Entrada franca das 10h às 18h Retirada dos ingressos até 17h30. Quarta gratuita no Museu Oscar Niemeyer 13 de dezembro de 2017 Entrada franca das 10h às 18h Retirada dos ingressos até 17h30. Programação: Domingo, 10 de dezembro Oficina “Escultura com papel sulfurize”, com a equipe do Educativo Horário: 11h às 17h Local: Sala de Oficina – subsolo. Mediação com a equipe do Educativo Exposição: Bienal de Curitiba 2017 Horário: 15h Local: salas 1, 2 e Olho.

Quarta-feira, 13 de dezembro Oficina “Escultura com papel sulfurize”, com a equipe do Educativo Horário: 11h às 17h Local: Sala de Oficina – subsolo. Mediação com a equipe do Educativo Exposição: Bienal de Curitiba 2017 Horário: 15h Local: salas 1, 2 e Olho. Museu Oscar Niemeyer Rua Marechal Hermes, 999. Visitação: Terça a domingo, das 10h às 18h Tel: (41) 3350-4400 - www.museuoscarniemeyer.org.br.

Nenhum comentário:

Postar um comentário