sexta-feira, 5 de agosto de 2016

Coluna do dia 05/08/16

***Frejat participa de bate-papo e pocket show gratuito em Curitiba***


Crédito da foto: Divulgação.

***“Amor pra Recomeçar”, “Segredos”, “Por você”. São essas e outras músicas que o público poderá cantar em alto e bom som durante o “Trajeto Lumen ao Vivo” de agosto, que traz o cantor e compositor Frejat à capital paranaense. No dia 15, às 18h, o Shopping Curitiba recebe no espaço Largo Curitiba o veterano que foi um dos fundadores do Barão Vermelho e principal parceiro de Cazuza, para conversar com os fãs, cantar seus sucessos e apresentar sua nova música de trabalho, “Mais do que tudo”.

E para melhorar, o evento é gratuito e aberto ao público, sem a necessidade de adquirir ingresso para participar. Para quem quiser autógrafo e foto, 20 senhas serão disponibilizadas no restaurante Ken Taki, a partir das 12h do dia do pocket show. O “Trajeto” é transmitido ao vivo pela Rádio Lumen FM (99.5). Mais informações no fone (41) 3271 -4700.

Sobre o “Trajeto Lumen ao Vivo” - O projeto da Rádio Lumen FM em parceria com o Shopping Curitiba entra em sua quinta temporada. O objetivo é fomentar e divulgar a cultura em Curitiba e aproximar artistas do público curitibano. Em 2015, passaram pelo palco artistas como: Tiê, Biquini Cavadão, Pato Fu, Nenhum de Nós, Ivan Lins, Mariana Aydar, Marcelo Jeneci, Tiago Iorc, Jair Oliveira e Leoni. Neste ano, a primeira a se apresentar foi Marina Lima, seguida de Teresa Cristina, que emocionou o público. Sandra de Sá, Paulinho Moska, Roberta Campos, Paula Lima e Filipe Catto também já se apresentaram em 2016.

Serviço: “Trajeto Lumen ao Vivo” com Frejat Quando: dia 15 de agosto, segunda-feira, às 18h Quanto: gratuito. Senhas (limitadas) para autógrafos no restaurante Ken Taki – Largo Curitiba (piso L2). Onde: Largo Curitiba (Piso L2) do Shopping Curitiba. Shopping Curitiba Av. Brigadeiro Franco, 2.300 Curitiba (PR). Tel: (41) 3026-1000 | www.shoppingcuritiba.com.br.

***Lounge e Praça Compagas é eleito melhor ambiente da Casa Cor Paraná 2016***


Crédito das fotos: Valterci Santos.

Na foto: O paisagista paisagista Wolfgang Schlögel recebe o troféu das mãos da diretora da Casa Cor Paraná, Marina Nessi.

***O Lounge e Praça Compagas, espaço exclusivo da Companhia Paranaense de Gás (Compagas) na Casa Cor Paraná, foi eleito como o melhor ambiente da edição 2016 pelos profissionais da mostra. Desenvolvido pelo paisagista Wolfgang Schlögel, mesmo sendo uma área coberta, o ambiente não perdeu a identidade concedida pelos elementos do paisagismo.


Mais de 30 rochas gigantescas foram usadas para humanizar o projeto e uma cobertura de piaçaba revestiu as paredes no sentido vertical, um dos diferenciais do espaço. Wolfgang recebeu o troféu de Melhor Ambiente da Casa Cor Paraná 2016 das mãos da diretora da mostra, Marina Nessi. Ocupando uma área de 250 m² e com pé-direito de sete metros, o Lounge e Praça Compagas teve a grandiosidade como uma marca. Um dos destaques era uma lareira de oito metros de extensão. A lareira funcionou com o gás natural fornecido pela Compagas.

Entre as vantagens do combustível, Wolfgang destaca a segurança e o custo-benefício, já que não é necessário usar madeira nem álcool para o acendimento. “A exuberância da chama que o gás natural produz é única, ela é forte, além de ser mais limpa e econômica que a lenha ou o álcool”, ressalta o paisagista. Com a lareira, a Compagas levou para a Casa Cor Paraná todo o conforto, praticidade e segurança que o gás natural oferece aos seus consumidores.


A celebração, tema da 23ª edição da mostra, foi evidenciada no espaço pelo palco em container, que recebeu as apresentações ao vivo da Casa Cor Paraná 2016. A sofisticação foi ressaltada pela tapeçaria escolhida para o local, com quatro metros de largura por seis de altura e peso de aproximadamente 150 kg. Entre as cores, predominaram no ambiente os tons de marrom, elemento que remete à natureza e ao jardim, levado para um ambiente interno.

Sobre a Compagas: a concessionária responsável pela distribuição de gás natural no Estado do Paraná completou 20 anos em 2014. Empresa de economia mista, tem como acionista majoritária a Companhia Paranaense de Energia – Copel, com 51% das ações, a Gaspetro, com 24,5% e a Mitsui Gás e Energia do Brasil, com 24,5%. Em março de 2000, a empresa passou a ser a primeira distribuidora do Sul do país a fornecer o gás natural aos seus clientes, com a inauguração do ramal sul do gasoduto Bolívia – Brasil (Gasbol).

Atualmente, a Compagas conta com mais de 32 mil clientes dos segmentos residencial, comercial, industrial, veicular e geração de energia elétrica e está presente em 17 municípios: Araucária, Curitiba, Campo Largo, Balsa Nova, Palmeira, Ponta Grossa, São José dos Pinhais, Colombo, Quatro Barras, Fazenda Rio Grande, São Mateus do Sul, Pinhais, Campina Grande do Sul, Paranaguá, Londrina, Carambeí e Castro.

***Pousada Treze Luas com programação especial para o 3º Festival de Jazz da Ilha do Mel***


Crédito das fotos: Divulgação.

***A Pousada Treze Luas, uma das mais tradicionais da Ilha do Mel, será um dos palcos da 3º Festival de Jazz, que acontece durante o mês de agosto. Com o objetivo de fomentar a cultura da região e movimentar o turismo de um dos locais mais paradisíacos do Paraná, a edição contará com shows, oficinais e intervenções artísticas, que acontecerão nos mais diferentes locais da Ilha, mais especificamente em Nova Brasília.

Confira a programação especial do mês de agosto para a Pousada Treze Luas: Sábado (6/8) - 18h – Daniel Oliva Trio; Sábado (13/8) – 18h – Choro F5; Sábado (20/8) – 18h – Raissa Fayet e Du Gomide; Sábado (27/8) – 18h – Daniel Migliavacca Trio.


Além dos shows, a Treze Luas ainda está promovendo uma promoção por meio das redes sociais. São duas diárias, no quarto superior, para o último final de semana do mês de agosto, com direito a um acompanhante e com café da manhã. Para participar, basta entrar na página da pousada, fazer o cadastro na aba promocional, marcar três amigos e compartilhar em modo público.

O resultado será divulgado no dia 22/8, às 17h. Localizada na região de Brasília, bem próxima ao Farol das Conchas, na Praia de Fora, a Treze Luas dispõe de 3 tipos de acomodações: master nupcial, superior e standard. Todas têm suas opções de quartos para casal, quartos duplos (duas camas de solteiro), triplos (casal+solteiro) e quadruplos (casal +2 solteiros), com exceção da suíte nupcial. Todas as acomodações incluem internet wi-fi, cadeiras de praia e guarda-sóis, TV e DVD.


A Pousada ainda dispõe de espaço Multimídia com TV 47” LED e DVD, em que os hóspedes possuem livre acesso ao acervo de DVD’s disponível na recepção, agradável espaço para leitura, jogos e local amplo e arejado para o café da manhã. Sobre a Treze Luas - A pousada, que fica localizada na região de Brasília, bem próxima ao Farol das Conchas, na Praia de Fora, dispõe de 3 tipos de acomodações: master nupcial, superior e standard.

Todas têm suas opções de quartos para casal, quartos duplos (duas camas de solteiro), triplos (casal+solteiro) e quadruplos (casal +2 solteiros), com exceção da suíte nupcial. Todas as acomodações incluem internet wi-fi, cadeiras de praia e guarda-sóis, TV e DVD. A Treze Luas ainda dispõe de espaço Multimídia com TV 47” LED e DVD, em que os hóspedes possuem livre acesso ao acervo de DVD’s disponível na recepção, agradável espaço para leitura, jogos e local amplo e arejado para o café da manhã.

Serviço: Pousada Treze Luas Ilha do Mel – Paraná Povoado do Farol – S/N Telefone: (41) 3426-8067 E-mail: reservas@pousadatrezeluas.com.br Aceita os cartões Visa, MasterCard, Elo e Dinner. Confira os horários das barcas de Pontal do Paraná e Paranaguá - www.pousadatrezeluas.com.br.

***Misturando linguagens e pesquisando conceitos, artista Valdecimples abre exposição no Bar do Fogo***


Crédito das fotos: Divulgação.

***O artista plástico curitibano Valdecimples abre no dia 09 de agosto (terça-feira), às 19h, a exposição Homolugar. A mostra ficará aberta durante três semanas no Bar do Fogo, localizado na Rua São Francisco. A entrada é franca. A exposição contará com desenhos, pinturas, objetos e uma proposta de instalação. Entre as obras, alguns desenhos serão mostrados ao público pela primeira, num estilo batizado pelo artista como Polska, já que utiliza uma caneta especial chamada Poska para realizar traços com referência à cultura polonesa.

"Tenho buscado, fazer relações nas várias linguagens dentro das artes visuais. Como eu tenho diferentes linhas de pesquisa, estou buscando relacionar vários eixos e me questionando em que momento eles se aproximam, seja pela temática, pelo conceito, ou mesmo pelo uso de signos que às vezes se repetem", explica o artista. O processo criativo de Valdecimples começou nas paredes de Curitiba em 1994.


Formado em Escultura pela Embap - Escola de Música e Belas Artes do Paraná, atua com graffiti e design e possui uma marca de vestimentas, a Dest. Já foi diretor de arte de revistas como Vista e Destroy. Nas artes visuais, coordenou o espaço Acasa e já fez algumas exposições como Transfer (Ibirapuera/SP, 2010), Valdecimples (BRDE, 2011) e Mocape (Adalice Araújo/UTP, 2014). Participou também da Bolsa Produção Para as Artes Visuais 07, em Curitiba.

O nome da exposição, Homolugar, brinca com duas palavras presentes na pesquisa do artista. "Não está no dicionário e tem um conceito a ser definido, mas tem bastante relação com a palavra que deu origem: homologar. Estou refletindo sobre isso no momento. Gosto da ideia de resignificar o lugar ou ativar elementos do lugar. Como vou participar de uma exposição em um bar, acredito que será um desafio", comenta.

Bar do Fogo - Localizado no Centro Histórico de Curitiba, o espaço aberto há pouco mais de um ano resgata a história da região. O estabelecimento homenageia o primeiro nome da rua, batizada de Rua do Fogo, ainda no século 18. Com um olho no passado, mas com os dois pés no presente, o local é também um centro cultural. Suas paredes ganharam os traços de alguns dos principais artistas urbanos da cidade, transformando-se em grandes painéis.

Além do mais, a cada 15 dias, uma nova exposição é aberta. Em meio às artes visuais, a música também encontra as portas abertas, com apresentações ao vivo de jazz, samba, ritmos tradicionais e contemporâneos. A variedade de chopps especiais é uma das grandes atrações do espaço, bem como o cardápio de sanduíches e nachos.

Serviço: Música: Abertura da exposição "Homolugar", de Valdecimples Local: Bar do Fogo - Rua São Francisco, 148 - São Francisco Data: 09 de agosto de 2016 (terça-feira) Hora: às 19h - Entrada franca.

***Mostra de Profissões***


Crédito da foto: Divulgação.

***O youtuber curitibano Gustavo Horn é um dos convidados para a Mostra de Profissões da Universidade Positivo (UP). O canal GusHorn Produções tem mais de 32 milhões de visualizações e mais de 500 mil inscritos. Horn produz vídeos para a internet desde 2006, quando iniciou a carreira de ator.

Em 2012, foi o vencedor do YouTube NextUp, que premia os produtores de conteúdo com canal no site. Com o prêmio de R$ 20 mil, montou o próprio estúdio, em Curitiba, e agora compartilha sua experiência sobre as principais barreiras e oportunidades do mercado de trabalho na internet. A Mostra de Profissões da UP acontece no dia 23 de agosto, das 8h30 às 22h e conta com diversas atrações para toda a família do vestibulando.

Os estudantes poderão participar de oficinas, palestras e talk show e, ao final, aqueles que cumprirem cinco atividades terão isenção na taxa de matrícula para o vestibular. O evento conta ainda com um show do grupo Tesão Piá, em palco aberto e gratuito. As inscrições para a Mostra de Profissões da Universidade Positivo estão abertas no site www.up.edu.br/mostra.

Sobre a Universidade Positivo - A Universidade Positivo (UP) concentra, na Educação Superior, a experiência educacional de mais de quatro décadas do Grupo Positivo. A instituição teve origem em 1988 com as Faculdades Positivo, que, dez anos depois, foram transformadas no Centro Universitário Positivo (UnicenP). Em 2008, foi autorizada pelo Ministério da Educação a ser transformada em Universidade.

Atualmente, oferece 54 cursos de Graduação (30 cursos de Bacharelado e Licenciatura e 24 Cursos Superiores de Tecnologia), três programas de Doutorado, quatro programas de Mestrado, centenas de programas de Especialização e MBA e dezenas de programas de Extensão. Em Curitiba, a UP conta com três campus: Ecoville, que ocupa uma área de 424,8 mil metros quadrados, Praça Osório, no centro da cidade, e Mercês - Catarina Labouré, este último dedicado ao curso de Enfermagem.

Lançou, em 2013, seu programa de Educação à Distância, com dezenas de polos em todo o país. Segundo as avaliações do Ministério da Educação, é considerada uma das dez melhores universidades privadas do Brasil.

***Hospital Erasto Gaertner sediou o I Fórum Inter-Hospitais de Sepse*** 


Crédito da foto: Divulgação. 

***O Hospital Erasto Gaertner sediou o I Fórum Inter-Hospitais de Sepse, evento que buscou discutir novos critérios da síndrome, definidos no início deste ano. Além de promover a troca de experiência sobre as adversidades práticas durante a implantação do Protocolo de Sepse em diferentes instituições do Paraná. 

A sepse é uma síndrome clínica caracterizada por uma resposta exacerbada frente a uma infecção bacteriana. Essa resposta desregulada pode comprometer o funcionamento de diversos órgãos do corpo humano com consequente aumento de morbi-mortalidade. A identificação precoce da sepse e sua respectiva terapêutica possuem um importante impacto na diminuição da mortalidade nos hospitais. 

O evento foi voltado para profissionais de saúde, para diretores e para gerentes hospitalares, além de profissionais da área de tecnologia da informação – responsáveis pela implantação do Protocolo de Sepse dentro da instituição de saúde. A programação contou diversas palestras e debates entre eles: “Protocolo de Sepse: Uma Abordagem Prática” com o Dr. Luiz Ricardo Dalbelles, médico assistente do Serviço de Controle de Infecção Hospitalar da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo e diretor do Serviço de Controle de Infecção Hospitalar do Hospital Santa Isabel. 

Segundo o Dr. Hugo Morales, responsável pelo Serviço de Infectologia e pelo Serviço de Médicos Hospitalistas do Hospital Erasto Gaertner, a identificação precoce da sepse possui um importante impacto na diminuição da mortalidade por essa síndrome. “A sepse é uma síndrome clínica que ocorre quando substâncias químicas usadas no combate de uma infecção bacteriana resultam em inflamações pelo corpo, afetando o funcionamento de órgãos e até mesmo levando à morte. 

Quanto mais cedo detectada, maiores são as chances de sobrevida”, completa Morales. “A implantação do Protocolo possibilitará a identificação precoce dos pacientes que necessitam de mais cuidados, muitas vezes impedindo a evolução para disfunções orgânicas e eventual óbito”, diz Morales. Para o médico, foi importante para uma instituição como o Hospital Erasto Gaertner sediar o evento, pois demonstra o compromisso com a contínua melhora da qualidade assistencial ao paciente. 

Serviço: Hospital Erasto Gaertner R. Dr. Ovande do Amaral, 201 - Jardim das Américas - Curitiba/PR Telefone: (41) 3361-5000 - www.erastogaertner.com.br

***Yellowart completa 25 anos com uma comemoração especial para clientes***


Crédito da foto: Divulgação.

***Tradicional no mercado de tapetes e presentes de Curitiba, a Yellowart é conhecida por seus produtos de qualidade e atendimento personalizado. No mês de agosto, a loja completa 25 anos de história e, para celebrar, todos os itens da Yellowart Casa estarão com um desconto de 25% a 50%. Vasos, faqueiros, louças, cristais, panelas e objetos decorativos em prata são algumas das opções presentes na promoção, que segue até o dia 31 de agosto e é válida para a loja física e pelo e-commerce da loja (www.yellowart.com.br).

O horário de atendimento é de segunda à sexta-feira, das 9h às 19h, e nos sábados, das 9h às 17h. A Yellowart Casa está localizada na Rua Rocha Pombo, 81, no Juvevê. Mais informações pelo telefone (41) 3253-3498.

Sobre a Yellowart Casa - Com mais de 20 anos no mercado, a Yellowart Casa atua no segmento de presentes, objetos decorativos e lista de noivas, oferecendo produtos de qualidade e atendimento personalizado, o que faz da loja uma referência em Curitiba. Atualmente conta com loja física e online, com entrega para todo o Brasil. Possui produtos nacionais e importados, trabalhando com marcas renomadas e diferenciadas para oferecer os melhores produtos aos seus clientes.

Sobre a Yellowart Tapetes - A Yellowart Tapetes atua no segmento há mais de 20 anos, oferecendo qualidade e variedade de produtos atraindo assim, principalmente, profissionais da arquitetura, decoração e design. Oferece serviços de limpeza e restauração das peças com a opção de leva e traz, facilitando o dia a dia dos clientes. Além disso, oferece também a opção de customização de tapetes, para pessoas que desejam um item único.

Serviço: Yellowart Casa Rua Rocha Pombo, 81, Juvevê - Curitiba (PR) Tel: (41) 3253-3498. Yellowart Tapetes Alameda Dr. Carlos de Carvalho, 1237, Batel - Curitiba (PR) Tel: (41) 3233-7553 - www.yellowart.com.br.

***Mostra “MAC-MON: um diálogo” é estendida no Museu Oscar Niemeyer***


Crédito da foto: Marcello Kawase.

***A exposição “MAC-MON: um diálogo”, que encerraria dia 31 de julho no Museu Oscar Niemeyer (MON), agora pode ser visitada até o dia 2 de outubro. Em cartaz desde 14 de abril, a mostra abriga 55 grandes obras dos acervos dos dois museus: Museu de Arte Contemporânea do Paraná (MAC-PR) e Museu Oscar Niemeyer.

A mostra recebeu mais de 80 mil pessoas desde a inauguração. O diálogo entre os museus começa na curadoria, realizada por Estela Sandrini, diretora cultural do MON, Lenora Pedroso, diretora do MAC e Sandra Fogagnoli, coordenadora do planejamento cultural do MON.

Foram selecionadas obras de grandes proporções, como pinturas, instalações e tridimensionais. Com a extensão do período expositivo, o público terá mais tempo para conferir o trabalho de artistas consagrados, como Arcângelo Ianelli, Juliana Stein, Daniel Senise, Eliane Prolik, Emanoel Araújo, Maria Bonomi, Abraham Palatnik, entre outros.

MAC-PR - Ao ser criado, o Museu de Arte Contemporânea do Paraná incorporou parte do acervo artístico do antigo Departamento de Cultura da Secretaria de Educação e Cultura, que reunia prêmios de aquisição do Salão Paranaense, aquisições por compra, doações de artistas e colecionadores. Atualmente o museu tem cerca de 1.700 obras dos mais representativos nomes das artes visuais do país, abrangendo pintura, desenho, gravura, escultura, fotografia, objeto, tapeçaria, colagem, instalação e vídeo.

MON - Inaugurado em 22 de novembro de 2002 com o nome de Novo Museu, reuniu os acervos do Museu de Arte do Paraná (MAP) e do Banestado em um único lugar. Em 2003, ganhou o nome de Museu Oscar Niemeyer. O espaço proporcionou ao Estado sua inclusão no roteiro de exposições nacionais e internacionais, antes mais restrito ao eixo Rio-São Paulo. Hoje o MON possui um acervo com cerca de 4 mil obras de artistas expressivos no cenário nacional e internacional, com peças doadas e adquiridas.

Serviço: Prorrogação da mostra “MAC-MON: um diálogo” Data: até 2 de outubro de 2016, domingo Terça a domingo, das 10h às 18h Entrada: R$ 12 e R$ 6 (meia-entrada). Museu Oscar Niemeyer Rua Marechal Hermes, 999 Tel: (41) 3350-4000 - museuoscarniemeyer.org.br.

***Manual facilita informações sobre lesões de atletas em jogos olímpicos***

***A Sociedade Brasileira de Artroscopia e Traumatologia do Esporte (Sbrate) disponibilizou em seu site (www.sbrate.com.br) o Manual Básico de Traumatologia no Esporte para os profissionais da imprensa. O manual foi lançado tendo em vista as Olimpíadas deste ano, no Rio de Janeiro, para explicar de maneira simples a jornalistas as possíveis lesões sofridas por atletas nas atividades competitivas. A publicação tem o apoio da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (Sbot).

O manual, organizado em verbetes de ordem alfabética, tem 20 páginas e foi escrito por importantes especialistas em Traumatologia Esportiva – Sandro Reginaldo, Moisés Cohen, Paulo Lobo Jr, Ricardo José do Couto, Lúcio Ernlund (presidente da Sbrate), João Alves Grangeiro Neto (diretor médico dos Jogos Olímpicos Rio 2016), André Pedrinelli, Edilson Thielie, José Luiz Runco e Fábio Krebs Gonçalves. A ilustração é de Muniz Filho e o crédito das fotos é da Pixabay.com.

“Acreditamos na importância da informação e temos certeza de que o material colaborará ainda mais com a precisão das notícias médicas divulgadas durante os jogos olímpicos”, explica o presidente da Sbrate. Segundo o diretor médico dos Jogos Olímpicos Rio 2016, o manual foi criado para uma correta comunicação dos profissionais da imprensa com o imenso público que irá acompanhar as Olimpíadas em nosso país. Estudos realizados em jogos anteriores apontam a distribuição das lesões ocorridas em atletas durante a participação nos eventos: aproximadamente 55% das lesões ocorrem nos membros inferiores; 20% acometem os membros superiores; 13% comprometem o tronco; 12% destas lesões encontram-se na cabeça e no pescoço.

A coxa (13%) e o joelho (12%) são as estruturas mais lesionadas, seguidas das pernas, tornozelo e das lesões de cabeça (9%). Ainda de acordo com os estudos, a incidência de lesões varia muito entre os diferentes esportes. Aqueles que oferecem maior risco são o futebol, rúgbi, taekwondo, hóquei de grama, handebol, levantamento de peso e o boxe. Os esportes de água são os que apresentam menor índice de lesões, entre eles o iatismo, a canoagem, o caiaque, o remo, o nado sincronizado, os saltos ornamentais e a natação. O estudo ressalta ainda que quando essas lesões afastam os atletas dos treinamentos ou da competição, somente 17% deles ficam afastados por mais de uma semana.

Sobre a Sbrate - Vários membros da diretoria da Sociedade Brasileira de Artroscopia e Traumatologia do Esporte participarão diretamente da cobertura olímpica dos jogos das Olímpiadas deste ano no Rio de Janeiro. A Sbrate tem por finalidade promover, ministrar cursos e eventos; reunir e coordenar os trabalhos de todos os estudiosos da Traumatologia Desportiva; manter intercâmbio de ideias e procedimentos; promover a divulgação de conhecimentos através de cursos e a edição de publicações técnicas e científicas; manter estreitas relações culturais e científicas com a Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia e suas regionais, e demais entidades do país, assim como entidades similares do mundo; e avaliar e referenciar os serviços profissionais e de ensino nesta área.

***Mais de 14 espetáculos infantis nos fins de semana do Shopping Estação***


Crédito da foto: Divulgação.

***Neste mês, a programação cultural infantil do Shopping Estação vai agradar todos os gostos e bolsos. No total são 14 atrações exclusivas, das quais oito gratuitas, garantindo a diversão nos fins de semana. Os espetáculos se dividem nos quatro ambientes do shopping voltados para produções infantis: Espaço Faz de Conta, Teatro de Bonecos Dr.Botica, Teatro Regina Vogue e Livrarias Curitiba.

Confira mais detalhes da programação de cada local: Faz de Conta - diversão gratuita - O Espaço Faz de Conta, no piso L1, recebe espetáculos gratuitos todos os sábados, às 16h, que misturam arte e entretenimento. A programação do Faz de Conta é aberta ao público, é só chegar e se juntar à diversão! A contação de histórias em homenagem aos pais, destaque de agosto, acontece no dia 13/8.

Eles serão os protagonistas nesse momento mágico, de muita interação com a família, e vão receber uma linda surpresa ao final. No dia 6 de agosto o grupo Batuqueiros anima o público com o pocket show "Batuque na Cozinha", temático sobre música brasileira. Haverá cortejo nos corredores do shopping e um show musical para todas as idades, com o Trio Quintina e Renata Melão.

No dia 20, o pocket show "No Fundo do Mar" leva o circo para as profundezas do oceano. Um pirata, um siri bailarino e um peixe mágico contam como é viver no fundo do mar. No último sábado do mês, dia 27, o Teatro de Bonecos Dr. Botica promove a alegria das crianças e dos adultos, com o show "Tupi Pererê em Viva o Brasil". Com muita música, o espetáculo mostra as peculiaridades de cada região do país, em uma viagem de trem, barco, bicicleta e avião.

Teatro de Bonecos Dr. Botica - E que tal aproveitar a animação dos baixinhos com a programação do Faz de Conta e dar um pulinho no Teatro de Bonecos Dr. Botica? Todos os sábados e domingos, às 13h, 15h e 17h os palcos do teatro ganham vida com bonecos, animação, sombras e muitas outras técnicas.

Nos dias 6 e 7 de agosto, "O Saci e a Pipa" conta as aventuras de uma criatura travessa que se diverte com os animais e pessoas, mas acaba se envolvendo em muitas confusões com uma pipa. Já nos dias 13 e 14, o "Show do Menestrel" mistura teatro de sombras, música e circo, em duas histórias recheadas de cantigas populares, que falam sobre a proteção à natureza.

"Na Cabeça da Poeta", retorna aos palcos nos dias 20 e 21. A peça fala sobre a infância da poeta Helena Kolody, misturando realidade e ficção. No último fim de semana do mês, 27 e 28, a montagem "Aniversário de Palhaço O que é?" narra as peripécias da família “Azucrinada” durante a organização do aniversário do palhaço “Churumela”, no “Gran Circo de la Dona Furada".

Os ingressos custam R$ 15 inteira e R$ 7,50 a meia-entrada, mas sempre antes de cada espetáculo acontecem curtas apresentações gratuitas na "Janela do Teatro", em frente ao espaço. Musicais no Teatro Regina Vogue - Dois grandes sucessos de bilheteria retornam ao palco do Teatro Regina Vogue em agosto, todos os sábados e domingos: "Bita e os Animais", às 11h, e "A Roupa Nova do Rei", às 16h. A peça "Bita e os Animais" inspira-se na sensação infantil da televisão e internet, "Mundo de Bita".

A principal missão de Bita é fazer com que seus amiguinhos tenham experiências de aprendizado de forma leve e atrativa, em uma viagem por diferentes mundos e pelos seres que vivem neles. As entradas custam R$ 40 inteira e R$ 20 a meia-entrada. Em "A Roupa Nova do Rei", o público interage com a peça e assiste do palco toda a história, que narra a vida de um rei egoísta que deseja ser o monarca mais bem vestido do mundo. Enquanto isso, quatro velhos instrumentos de costura ganham vida após anos esquecidos em meio a um amontoado de roupas velhas.

Os ingressos custam R$ 30 inteira e R$ 15 a meia-entrada. Hora do Conto com entrada franca - Quem é apaixonado por literatura não pode ficar de fora da Hora do Conto, que acontece todos os sábados às 15h, na Livrarias Curitiba (pisos L1 e L2), com entrada gratuita. No local, pedagogas contam histórias baseadas na literatura universal e incentivam os pais e filhos a conhecer o prazer da leitura e da imaginação.

Serviços: Shopping Estação Av. Sete de Setembro, 2.775, Rebouças - Curitiba (PR)(41) 3094-5300 www.shoppingestacao.com.br. Teatro de Bonecos Dr. Botica (41) 3323-7881 http://www.teatrodebonecosdrbotica.com.br. Teatro Regina Vogue Tel: (41) 2101- 8292 www.reginavogue.com.br. Livrarias Curitiba Pisos L1 e L2 Tel: (41) 3330-5119 - www.livrariascuritiba.com.br.

***Evento debate em Curitiba a tatuagem e a arte contemporânea***


Crédito das fotos: Divulgação.

***A tatuagem tem se firmado cada vez mais como movimento artístico e os desenhos padronizados, de catálogo, dão lugar a trabalhos autorais, personalizados, onde o traço e o estilo do tatuador se impõem. Nesse momento em que a técnica de gravar na pele ganha status de expressão artística, um grande evento vai debater em Curitiba os rumos da atividade e alternativas para a produção atual de arte, associada direta ou indiretamente com a tatuagem.

O Visiva 2016 será realizado em agosto na Galeria e Estúdio Teix, no Batel, e terá exposição de arte, oficinas de tatuagem e de caligrafia chinesa, shows e círculo de debates. Até o momento, 12 artistas já estão confirmados na mostra: Georgie Williams, Felipe Padilha, Bru Simões, Ricardo da Maia, Guga Uecz, Skazxim, Caroline Karenine, Victor Octaviano, Lan Pravda, Junnio Nunes, Rafo Castro e Trigs.


No segundo dia do evento haverá uma mesa redonda sobre as produções artísticas contemporâneas e suas relações com a tatuagem. Participam a artista visual Ana Procopiak, o designer e ilustrador Rafo Castro, que atualmente faz parte da equipe de artes da Osklen e Om.art, e o jornalista Rodrigo Wolff Apolloni, doutor em Sociologia pela UFPR. Além disso, ocorrerão as oficinas de composição e tatuagem aquarela, com Victor Octaviano, e de caligrafia chinesa com Chun Lin, instrutor no Centro Asia, de Curitiba.

Nos dois últimos dias o Visiva terá produção de tatuagens pelos artistas residentes e convidados, pocket shows com bandas locais e pracinha de alimentação com a Cozinha Aromática de Pâmela Farias e cervejas artesanais da cervejaria Dog Chili – uma edição especial e limitada com rótulo criado pelos artistas residentes no estúdio, com edição limitada. Além disso, haverá espaço para venda de roupas da Lavô tá Novo, também com peças customizadas por artistas da casa.


Artistas e tatuadores que queiram participar ainda podem fazê-lo, mas é preciso enviar material para análise da galeria até o dia 1 de agosto. “A ideia é criar uma oportunidade para que os profissionais mostrem seus trabalhos, fortalecer, unir e abrir novos horizontes sobre a produção artística num contexto geral. Acreditamos que esta experiência será de grande importância para a troca de informações, aprendizado e o fomento de novas ideias”, explica a empresária Jô Maciel, uma das criadoras do evento.

“Também acreditamos que a pluralidade de opiniões sobre o tema é importante, não se trata de um evento de tatuadores falando de tatuagem, mas de um olhar mais amplo, plural, queremos trazer outras visões sobre o tema”, finaliza. A Galeria – O Estúdio e Galeria Teix atua há 15 anos em Curitiba e é pioneiro no fomento à ligação entre tatuagem e as artes plásticas. Recentemente abrigou a exposição Santos da Rua, do renomado tatuador paulistano Douglas Xamã.

Serviço: Visiva 2016 De 11 a 14 de agosto Galeria e Estúdio Teix – Alameda Augusto Stelfeld, 1581 – Curitiba. Fone: 3018.2732. Programação - 11/08 (quinta) Coquetel de abertura e exposição coletiva com os artistas envolvidos.19:00 Entrada franca. 12/08 (sexta) - Oficina de composição e tatuagem aquarela com Victor Octaviano. Das 10:00 às 17:00 Investimento R$ 500,00 || 10 vagas. Oficina de caligrafia chinesa com Chun Lin, instrutor no Centro Ásia de Curitiba. Das 14:00 às 20:00 Investimento R$ 200,00 || 15 vagas. 

Debate sobre as produções artísticas contemporâneas e suas relações com a tatuagem. 19:00 - Entrada franca. 13/08 e 14/08 (sábado e domingo) - Produção de tatuagens por artistas residentes e convidados. - Pocket shows com bandas locais - Comidas da Cozinha Aromática de Pâmela Farias - Cervejas especiais da Dog Chili - Venda de artigos relacionados à arte e à tatuagem - Pebolim.

***Incubadora do Tecpar seleciona 12 empresas para o campus do Norte Pioneiro***


Crédito da foto: Divulgação.

***A unidade de Jacarezinho da Incubadora Tecnológica do Tecpar (Intec) está com 12 vagas abertas para o processo seletivo de empresas inovadoras que queiram participar do programa de incubação do Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar). A incubadora fica no campus Jacarezinho do instituto, que integra o Parque Tecnológico do Norte Pioneiro (PTNP).

 Neste ano, estão sendo ofertadas seis vagas para a modalidade de incubação residente (quando a empresa fica nas dependências da Intec) e outras seis para a incubação não residente, quando o empresário não se instala na incubadora, mas conta com o apoio dos especialistas do instituto. Gilberto Passos Lima, gerente da Intec, ressalta que a incubadora do Tecpar, por estar dentro de um parque, pode facilitar o desenvolvimento de novos produtos e serviços.

Ele pontua ainda que após a consolidação da empresa incubada, ela pode então se candidatar a se instalar no parque tecnológico, onde terá apoio para projetos em Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I). Lima salienta ainda que a unidade da Intec em Jacarezinho está em um ambiente propício à inovação, devido à proximidade de instituições de ensino técnico e superior e ainda ao incentivo ao desenvolvimento industrial no município.

“Há várias iniciativas empreendedoras em Jacarezinho e os estudantes de instituições como a Universidade Estadual do Norte Pioneiro e o Instituto Federal do Paraná podem viabilizar seus projetos na Intec. O Norte Pioneiro está despontando como uma área de criação de novos negócios inovadores”, destaca o gerente da Intec. Para concorrer a uma das vagas, o candidato deve comprovar que cumpre nove requisitos, como inovação tecnológica, infraestrutura de P&D e competência da equipe, por exemplo.

Custos - O valor mensal a ser pago pela empresa incubada depende do modelo de incubação e da etapa do processo de incubação em que a empresa se encontra. A incubada residente, por exemplo, ao usar espaços exclusivos da Intec, tem o custo mensal de R$ 66 por metro quadrado utilizado. Já a incubada não residente pagará mensalmente o valor-base de R$ 1.280, com desconto de 70% no valor da mensalidade durante o período de implantação.

Etapas - Durante o programa de incubação a empresa passa por quatro níveis de maturidade: Implantação (estruturação da empresa), Crescimento (expansão dos negócios), Consolidação (início da sustentabilidade financeira) e Liberação (com o aumento da fatia do mercado e posterior graduação da incubadora). A partir do início da etapa de Consolidação até o final da etapa de Liberação, a incubada passa a pagar mensalmente ao Tecpar uma retribuição ao incentivo que correspondente a 3% do faturamento bruto mensal da empresa.

Intec - Empreendedores que queiram participar do programa de incubação do Tecpar podem fazer, ao longo do ano, a inscrição para concorrer a uma vaga em uma das duas unidades da Intec, em Curitiba e em Jacarezinho. Podem participar do processo de incubação pessoas físicas, como universitários, pesquisadores e empreendedores que tenha um negócio inovador, ou ainda pessoas jurídicas. Ao longo de 27 anos, a Intec já deu suporte tecnológico a mais de 90 companhias. No momento, cinco empresas passam pelo programa de incubação: Beetech/Beenoculus, LOT América, Werker, i9algo e Invento Engenharia. Conheça a Intec pelo site intec.tecpar.br/comoincubar.

***Tribuna estreia site e consolida modelo multiplataforma***


Crédito da foto: Divulgação.

***A Tribuna, que integra o Grupo Paranaense de Comunicação (GRPCOM), lançou nesta semana o site www.tribunapr.com.br para complementar o jornalismo impresso de quase 60 anos e estar 24 horas por dia com seu leitor. Com notícias de qualidade, credibilidade e uma linha editorial bem definida, intimamente ligada à população de Curitiba e região.

A Tribuna estreia um site de navegação fácil e rápida, que valoriza o conteúdo multimídia, com fotos e vídeos nas matérias, além de ter sido criado com a proposta social de compartilhamento ou comentário já na chamada da matéria. Baseado no conceito “mobile first” que prioriza as funcionalidades em dispositivos móveis, o site chega para consolidar o modelo multiplataforma adotado pela Unidade Jornais do GRPCOM.

O site é responsivo, se adapta a qualquer tamanho e formato da tela, seja computador, notebook, tablet ou celular. Luciano Justino da Silva, diretor da Tribuna, explica que o foco é fazer com que a Tribuna esteja onde o leitor está e no dispositivo que ele prefere consumir notícia. Com o propósito editorial de ajudar o leitor a ser protagonista na sua comunidade e contribuir para a transformação da região onde vive, a Tribuna fortalece essa linha no digital.

“Se no papel descrevemos a fala de um personagem, nos meios digitais colocamos ele ao vivo e em cores dando sua opinião. Dentro dos nossos propósitos editoriais, queremos aumentar ainda mais o espaço e contato com nossos protagonistas, que são os cidadãos e as boas histórias dos bairros de Curitiba”, diz Rafael Tavares, diretor de redação da Tribuna.

O site segue a linha editorial do veículo impresso. Tavares explica que há três editorias principais: Notícias, De Letra e +POP. Dentro de Notícias, existem as categorias Curitiba e região, Paraná, Brasil, Mundo, Política e Economia. Em De Letra, o leitor encontra Destaques, Atlético, Coritiba, Paraná Clube e tabelas do Campeonato Brasileiro – séries A e B.

Na editoria +POP, que trata do mundo das celebridades, famosos e cultura, também é possível consultar o horóscopo. As áreas de horário de ônibus e página com indicadores lotéricos são novidades. Mais visibilidade e melhores resultados - Para os anunciantes, as possibilidades se ampliam. Segundo dados da Métrica Única de Audiência, a Tribuna possui 1,6 milhão de leitores em todas as plataformas.

O gerente comercial da Tribuna, Claudio Túlio, destaca que as soluções de mídia da Tribuna são multiplataforma. “Com a junção da audiência impressa e digital, temos um público potencial enorme. Nossa expectativa é conseguir mais parceiros no segmento publicitário, que podem ter mais visibilidade e melhores resultados com os novos formatos de mídia no site da Tribuna”.

***Pais ganham presente exclusivo no Palladium Curitiba***


Crédito da foto: Divulgação.

***Neste Dia dos Pais quem escolher comprar o presente no Palladium Curitiba poderá levar para casa um mimo exclusivo. Com R$ 500 em compras, o shopping presenteia o cliente com uma Bandeja com porta controle-remoto para sofá. A campanha de Dia dos Pais do Palladium vai de 04 a 14 de agosto, ou enquanto durarem os estoques. São três opções de cores e cada cliente tem direito a um presente. A campanha do Palladium foi criada pela Master Comunicação e segue a linha do filme institucional do ano com o mote “O que te completa te faz bem”. “Mostramos que o Palladium é uma extensão dessas ocasiões que completam a vida das pessoas.

O shopping reafirma seu posicionamento de contribuir para que seus clientes vivenciem momentos felizes. O Dia dos Pais é bastante especial e por isso optamos por um presente criativo, útil e elegante”, ressalta a gerente de marketing do Palladium Curitiba, Maria Aparecida de Oliveira. As notas devem ser apresentadas no Posto de Trocas, localizado no Piso L2. É permitido um brinde por CPF. Confira o regulamento no site www.shoppingpalladium.com.br. Veja o filme da campanha www.facebook.com/shoppingpalladium.

Sobre o Palladium Curitiba - O Palladium Curitiba tem um conceito de espaço multiuso, com opções para compras, lazer, alimentação e serviços. O shopping conta com uma estrutura ampla, moderna e inteligente. Possui mais de 350 lojas, oito salas de cinema e uma sala IMAX, com imagens de alta definição projetadas em uma tela de aproximadamente 400 m². Aberto em 2008, foi o primeiro shopping de Curitiba a implantar um espaço exclusivo para restaurantes, o charmoso Boulevard. Além disso, tem prédios comerciais com entrada exclusiva por dentro do shopping. O Palladium agrega ainda laboratórios, academias, medicina diagnóstica, pet shop, bancos, consultório odontológico, escola de idiomas, entre outros serviços que completam a vida do cliente.

O Palladium Curitiba faz parte do Grupo Tacla Shopping, que possui ainda os empreendimentos: Palladium Ponta Grossa, Itajaí Shopping Center; Shopping Cidade Sorocaba e Catuaí Palladium Foz do Iguaçu. Os empreendimentos em construção são: Jockey Plaza; Palladium Umuarama; Porto Belo Outlet Premium e City Center Outlet Campo Largo. Em 2015, o Palladium Curitiba foi eleito o Shopping Mais Querido do Brasil por meio de uma inciativa da Associação Brasileira de Shopping Centers (Abrasce). No mesmo ano, ganhou os títulos de Shopping de Preferência dos paranaenses pela terceira vez e dos curitibanos pela quinta vez, pelo Prêmio Impar/Ibope 2015.

***Rapha Moraes & The Mentes em show no Teatro do Paiol*** 


Crédito da foto: Fernando Hideki. 

***O homem desconstruído é o tema central de “Corações de Cavalo”, segundo disco de Rapha Moraes que será lançado nesta sexta-feira (5), às 20h, no Teatro do Paiol. As onze músicas foram compostas em São Paulo e produzidas pelo próprio artista ao lado de Allan Yokohama durante uma imersão por mais de um ano em uma chácara em São Luiz do Purunã, cidade próxima a Curitiba. 

O trabalho marca a estreia da nova fase do cantor, que agora assina como Rapha Moraes & The Mentes, nome sugerido por Arnaldo Baptista após ouvir uma prévia do disco. A nova formação conta com Allan Yokohama (guitarra, violão e vocais), Amandio Galvão (guitarra e vocais), Juninho Júnior (bateria), Marcos Nascimento (baixo, percussão e vozes) e Rapha Moraes voltando a tocar baixo, como fazia na banda Poléxia. 

Diferente do rock artístico que fazia na banda Nuvens e das melodias doces de seu álbum solo de estreia, o “La Buena Onda”, “Coração de Cavalo” é uma "reconexão" com as raízes primitivas. É um trabalho feito quase que artesanalmente por Rapha Moraes e Allan Yokohama num processo criativo que buscou a própria desconstrução. Um convite à liberdade contra a opressão da urgência da cidade, propondo o contato do ser com a sua própria natureza pura, de forma sincera. 

 “O tempo todo o álbum fala, por um caminho ou outro, da luta do homem com sua própria natureza mais selvagem. Por isso que a capa é um homem e um cavalo se misturando, como numa luta ou uma dança. É um grito de desencontro da própria natureza e a necessidade da desconexão com a máquina”, explica o músico, deixando claro que não é um disco político, mas sim conceitual. “Eu mais sinto o trabalho do que racionalizo. É um disco passional, sem objetivos pré-formatados”, completa. Carreira - Entre palcos e turnês, muito se passou na história de Rapha Moraes. 

Desde a fundação da Poléxia, onde foi baixista, passando pela banda Nuvens e chegando em sua carreira solo, muitas vertentes puderam ser vistas do Rapha compositor, cantor, arranjador, ator e multi-instrumentista. São cinco discos de estúdio (um com a Poléxia, dois com o Nuvens e dois solo), outros dois ao vivo, alguns shows internacionais e a experiência de quem escreveu sobre vida, amor e, agora, a desconstrução de si próprio. Entre seus prêmios e reconhecimentos, Rapha Moraes tem um 3º lugar no Prêmio Saraiva de Música, que incluiu dezenas de artistas de todo o Brasil, e o prêmio de "Melhor Composição Musical - Troféu Gralha Azul", como ator e compositor em 2012 pela peça “Satyricon Delírio”, do Grupo Delírio de Teatro. 

Serviço: Rapha Moraes & The Mentes – Show “Corações de Cavalo” Local: Teatro do Paiol – Praça Guido Viaro, s/nº Data e horário: 5 de agosto de 2016 (sexta-feira), às 20h Ingressos: R$ 30 e R$ 15 (Compra antecipada: R$ 20 e R$ 10).

Nenhum comentário:

Postar um comentário