sexta-feira, 8 de abril de 2016

Coluna do dia 08/04/16

***“Três Dias de Chuva” faz curta temporada em Curitiba***


Crédito da foto: Divulgação.

***Com direção, tradução e adaptação de Jô Soares, Carolina Ferraz, Otávio Martins e Fernando Pavão desdobram-se em dois papéis cada um para contar a história de “Três dias de Chuva”, um texto do escritor americano Richard Greenberg, ganhador do Pulitzer. Em Curitiba, a montagem faz três apresentações, dias 8, 9 e 10 de abril, no Teatro Fernanda Montenegro. Os ingressos estão à venda pelo Ingresso Rápido.

O espetáculo conta sobre duas gerações de uma família cujos filhos não conseguem entender as atitudes dos pais no passado - e se passa em dois tempos, em 1995 e 1960. Na Inglaterra, a peça já foi encenada por atores como Colin Firth e James McAvoy e nos EUA por Julia Roberts e Bradley Cooper já viveram os protagonistas. O texto indicado ao Prêmio Pulitzer em 1997 estreou em São Paulo em 2014, conquistando público e crítica.

O sucesso foi tanto que o espetáculo voltou aos palcos brasileiros agora para apresentação em seis capitais. No primeiro ato, que se passa em 1995, vemos o jovem Walker (Otávio Martins), sua irmã Anna (Carolina Ferraz) e o amigo Pip (Fernando Pavão), filhos de dois grandes e renomados arquitetos, Ned (Otávio Martins) e Theo (Fernando Pavão). Com a recente morte de Ned, os filhos se reúnem para a leitura do testamento. Ao descobrirem que parte da herança é dada a Pip, os irmãos discutem e julgam o passado do pai, acusando-o de ser ausente em suas vidas.

No segundo ato, que se passa em 1960, o jovem Ned e seu sócio Theo sonham em construir grandes obras e firmar seus nomes como arquitetos. No entanto, os sonhos de ambos começam a desmoronar quando Ned se apaixona por Lina (Carolina Ferraz), a namorada de seu sócio – e Theo percebe que essa paixão é correspondida pela mulher que ama.

Serviço: Espetáculo Três Dias de Chuva Quando: Dias 8, 9 e 10/04. Horário: Sexta e sábado às 21h; Domingo às 20h Quanto: R$80 (R$40). Onde: Teatro Fernanda Montenegro ( Shop. Novo Batel - Alameda Dom Pedro II, 255 – Batel) Duração: 95 Minutos - Classificação: 14 anos Gênero: Comédia Romântica Ingressos:  https://www.ingressorapido.com.br/compras/?id=47202#!/tickets.

***Otto traz seu lado B para Curitiba na turnê “Recupera”***


Crédito das fotos: Divulgação.

***Tocar as músicas menos “famosas”, porém muito pedidas nos shows. É esse o objetivo do show Recupera de Otto, trazer músicas que normalmente não fazem parte do setlist do músico com novos arranjos para músicas que permeiam seus cinco álbuns. O show que acontece no domingo, dia 24 de abril, na Ópera de Arame, tem abertura de outro pernambucano, Johnny Hooker, que vem figurando topos de serviços de streaming como ITunes e Spotfy. Os portões abrem às 17h com discotecagem do DJ Anaum e DJ Lourene.

Otto será acompanhado pela sua Jambro Band, com Guri (guitarra), Junior Boca (guitarra), Carranca (bateria), Rian (baixo), Marcos Axé e Malê(percussão), e Bactéria (teclado). O primeiro lote dos ingressos já está à venda pelo Disk Ingressos com valores entre 30 e 100 reais divididos em plateia, camarote e área VIP, este último apenas à venda diretamente na produtora local do show, a Pin'A Produtora.

O cantor e compositor pernambucano possui grande influência na música brasileira desde o final dos anos 90, com a renovação e experimentação na música contemporânea. Os fãs irão conferir um show com direção artística e concepção do próprio Otto, com canções no repertório como O Que Dirá O Mundo, Distraída Pra Morte, Tento Entender, Lágrimas Negras, Quem Sabe Deus, Indaguei a Mente, dentre outras. “Será um novo show, novo conceito, luz, cenário, um Otto revisitado, recuperando”, conta o artista.


Outra atração também vinda de terras pernambucanas é o músico Johnny Hooker que tem causado alvoroço na música brasileira desde o lançamento do seu 1º álbum solo “Eu Vou Fazer Uma Macumba pra Te Amarrar, Maldito!”. Apontando como contra-ataque da música pop brasileira pela revista Rolling Stone, Johnny faz uma mescla frevo, samba e música romântica, na melhor fórmula dor-de-cotovelo que se misturam ao rock e a refrões poderosos, criando um autêntico popstar à brasileira.

Discotecagem DJ Anaum - Um dos principais nomes da cena da black music curitibana, o DJ Anaum há mais de 15 anos traz influências do hip hop, Jazz, MPB, música eletrônica e diversas outras misturas sonoras nos seus beats and grooves às principais pistas da cidade. No show, assume as pick-ups com um set especial de música brasileira.

Lourene - Há quase três anos Lourene apresenta seu trabalho em todo o Brasil nos mais variados eventos voltados à música eletrônica e ao hip hop, juntando elementos do rap, footwork, grime e o eletrônico experimental, além de outros. A artista é a idealizadora da Gold Dome e da festa Redoma, movimentos os quais a levaram a conferências (RMC e PULSO - Red Bull Station) sobre o papel da mulher na música.

Serviço: Data: 24 de abril (domingo) Horários: 17h Local: Ópera de Arame Endereço: R. João Gava, 874 - Abranches Ingressos: www.diskingressos.com.br.

**********EM EVIDÊNCIA**********

*****Curitiba recebe nesta sexta-feira (8) o poeta do samba Jorge Aragão que apresenta no grande auditório do Teatro Positivo os sucessos dos mais de trinta anos de carreira. Com seu timbre raro e interpretações personalíssimas, Aragão, é um fenômeno da música popular, sendo dono de grandes hits que vencem o tempo e derrubam fronteiras como "Malandro", "Coisinha do pai", "Vou festejar", "Enredo do meu samba", "Eu e você sempre", "Coisa de Pele". O show leva a assinatura da Multi Eventos Promoções.

*****Tem início na próxima semana uma série de encontros dos diferentes segmentos artísticos de Curitiba para debater e aprovar suas propostas para o Plano Municipal de Cultura. São os chamados Planos Setoriais, que complementam a parte geral, já aprovada na última Conferência Municipal de Cultura, realizada em dezembro de 2015. As reuniões serão realizadas entre os dias 12 de abril e 8 de junho, com datas pré-definidas para cada setorial.

*****Após um ano, o cantor, compositor e músico Lobão retorna a Curitiba com sua nova turnê “Sem Filtro”, usando apenas voz e violão. A apresentação inédita acontece, no próximo dia 12 de maio, palco do Crossroads (Av. Iguaçu,2.310), a partir das 22horas. A abertura fica por conta dos curitibanos do Válvula Vapor.

*****Alexandre Nero mostra sua vertente musical no show Bricabraque dias 11 e 12 de abril, segunda e terça, às 21h, no Teatro Porto Seguro. Em tom leve e intimista, o ator, cantor e compositor curitibano constrói uma grande brincadeira com o público, permeada por músicas bem-humoradas.

*****O diretor de teatro Alexandre Reinecke fez na última semana testes para escolha do elenco da peça ‘O Homem Desconfortável’, de Edson Bueno, pelo projeto de reativação do Teatro de Comédia do Paraná. O texto foi selecionado pela comissão curadora do Edital de Dramaturgia do Centro Cultural Teatro Guaíra. ‘O Homem Desconfortável’ será apresentado em julho, no Guairinha e, posteriormente, seguirá em turnê por cidades do Paraná. 

***Reconhecimento justo***


Crédito da foto: Divulgação.

***Mais de 500 pessoas já voltaram a ouvir pelas mãos do Dr. Rogério Hamerschmdt. O otorrinolaringologista do Hospital IPO, um dos mais experientes do país na realização de implante coclear, popularmente conhecido como ouvido biônico, foi homenageado pela Câmara Municipal de Curitiba em reconhecimento ao seu trabalho, principalmente por proporcionar que o procedimento seja realizado no serviço de saúde pública de Curitiba.

***Gaya anuncia curso de formação com Daniela Reis***


Crédito da foto: Lex Kozlik.

***Dez anos após a realização de seu primeiro curso de formação, a empresária e professora Daniela Reis, proprietária do Gaya Bem-Estar, se prepara para oferecer em 2016 um curso com ênfase no aperfeiçoamento do Vinyasa Flow, modalidade onde se apresenta como uma das poucas especialistas no Brasil. O curso completo tem duração de dois anos, mas Daniela estudou um formato onde irá apresentar conteúdo e prática em apenas seis meses.

“Este curso vem sendo solicitado por alunos que desejam se aprofundar na prática e por professores que vislumbram a oportunidade do aperfeiçoamento. Adianto que atenderemos as duas demandas”, reforça. Segundo Daniela, a modalidade Vinyasa Flow surgiu nos Estados Unidos e é recomendada para quem busca uma prática que alie força e flexibilidade com maior fluidez. O curso de formação em Vinyasa Flow Yoga terá início em 30 de abril, na sede do Gaya Bem-Estar.

Sobre Daniela Reis - Daniela Reis é especialista em Yoga pelas Faculdades Integradas Espírita e soma em seu currículo duas certificações em Yoga nos Estados Unidos. É professora registrada pela Yoga Alliance e também é formada no método Yoga Works. Daniela realizou, ainda, cursos com Laurent Dazou, Luigi Ridolfi e Carrie Owerko - mestres certificados no Iyengar Yoga. A vivência em Nova Iorque, entre 2007 e 2009 - despertou em Daniela o ritmo e a diversidade que emprega na grade de aulas de seu centro de bem-estar, que apresenta mais de 20 estilos de yoga.

Serviço: Gaya Bem-Estar | Curso de Formação em Vinyasa Flow Yoga Início do curso: 30 de abril Endereço: Rua Barão de Guaraúna, 483, Juvevê Site: www.gayabemestar.com.br.

***Feira é sempre bom negócio***


Crédito das fotos: Divulgação.

***O empresário Marcelo Amorim Leite, proprietário da MWM Feiras e Eventos, compreende a atual conjuntura e também apresenta certa expectativa em relação ao cenário político-econômico do Brasil. No entanto, ele acredita que é necessário continuar criando experiências de compras positivas para os consumidores. 

Assim, ele vê em suas feiras, de segmentos diversos, vestuário, Bebê e Gestante, gastronomia e noivas, excelentes opções em tempos de crise. Ou seja, é um bom negócio para quem vende, pois mantém o giro e garante o lucro, e para quem compra, pois nesses locais é possível encontrar preços mais atrativos, qualidade e grande variedade.

O executivo atua no ramo de grandes feiras há mais de 10 anos. A MWM Feiras e Eventos se destaca por ser a maior empresa do segmento no Sul do Brasil e uma das principais do País. Leite realiza anualmente, em torno de oito feiras, todas elas, segundo ele, aproveitando a sazonalidade ocorrida durante o ano. “A Expo Bebê e gestante têm três edições, no início, no meio e no fim do ano. Para esse público não existe melhor período, a mulher engravidou, há necessidade de preparar o enxoval.


A feira Noivas Curitibanas, eu realizo entre a segunda quinzena de abril e a primeira de maio, período de mês das noivas; as feiras de malhas, ocorrem nos meses de maio, coincidindo com Dia das Mães e junho, Dia dos Namorados, além de ser o período de frio em Curitiba. Mais para o fim do mês, realizo um outro evento de Noivas, apenas uma tarde, e a feira Mundo gastronômico, que não será realizada neste ano, por falta de calendário adequado para o evento.

Uma pesquisa recente, realizada pela Consultoria Dunnhumby, apontou que 59% dos brasileiros reduziram as compras, e 66% buscaram oportunidades que ofereceram preços mais acessíveis com qualidade compatível ao hábito de consumo. Ou seja, o cliente está valorizando mais o dinheiro ao optar por locais que ofereçam promoções e descontos especiais, o que é facilmente encontrado nas grandes feiras. “Para o universo de feiras a crise acaba sendo propícia ao crescimento.

Os clientes buscam alternativas que façam o dinheiro render mais”, explica Marcelo Leite. O executivo promoveu, até o momento, apenas uma feira em 2016, a Expo Bebê e Gestante, que ocorreu no início do mês de março. Segundo ele, o resultado foi surpreendente. “Seguimos registrando recorde de público e grandes negócios realizados. 

Os fornecedores saíram muito satisfeitos, assim como os clientes. Estamos otimistas e seguimos com o calendário inalterado para 2016”, completa o empresário. A experiência com a crise europeia, segundo a Dunnhumby, comprova que depois que o cliente aprende a comprar barato, ele não volta atrás.

Próximo evento – A próxima feira realizada pela MWM será a Noivas Curitibanas. O evento ocorre entre os dias 15 e 17 de abril, no Expo Unimed, na Universidade Positivo, em Curitiba. Na ocasião, estarão reunidos cerca de 100 fornecedores, apresentando tudo o que é tendência no moderno universo dos casamentos.

O evento, que se destaca por ser o maior do segmento festas do Sul do Brasil, é idealizado seguindo todas as exigências desse mercado, com muita sofisticação e bom gosto. “A noiva pode chegar no evento e partir de zero. Certamente a feira oferecerá aos noivos a oportunidade de sair com o casamento completo, incluindo a lua de mel”, observa Marcelo Leite. Para o evento são esperados aproximadamente 10 mil pessoas, durante os três dias.

A MWM Feiras e Eventos – Iniciou as atividades em meados dos anos 2000, quando um amigo ofereceu ao Marcelo Amorim Leite a oportunidade de realizar a feira Expo Brasil Moda Show. Este primeiro evento ocorreu em 2004, no Expotrade, na cidade de Pinhais (PR), e reuniu 100 mil pessoas, que circularam visitando os 300 stands da feira. O sucesso dessa feira estreante deu ao empresário a certeza de que seria um bom ramo a investir.

Atualmente, conforme apontado acima, o executivo atua em quatro segmentos de feiras, realizando cerca de oito grandes eventos ao ano. “Nossas feiras fazem parte do calendário da cidade. O curitibano aguarda para efetuar as compras nas feiras da MWM, por saber que terão experiências positivas na aquisição dos produtos e serviços adquiridos. Nós oferecemos aquilo que prometemos, qualidade, variedade e preço compatível”, explica Leite.

O empresário – Marcelo Leite Amorim é natural da cidade de São Paulo, onde iniciou as atividades no comércio em meados dos anos 90. Ainda na década de 90 o empresário foi atraído pelas grandes oportunidades que Curitiba oferecia. Sendo assim, se mudou para a cidade e abriu uma grande loja de roupas na capital.

Em 2000, baseado nos shoppings populares do bairro do Brás, em São Paulo, Leite encerrou as atividades da loja e otimizou o espaço. Ele dividiu a grande loja em vários boxes, transformando o espaço no Shopping Show das Fábricas. Hoje o empresário já contabiliza seis shoppings nesse modelo. É importante destacar que o executivo é o pioneiro desse modelo de negócio em Curitiba.

Sobre a MWM Feiras - A MWM Feiras, do empresário Marcelo Amorim Leite, atua há 12 anos no segmento de feiras e eventos. A empresa se destaca por ser líder, no ramo em que atua, no Sul do País, e uma das maiores do Brasil no segmento.

Atualmente a MWM realiza feiras e eventos na região de Curitiba, em quatro segmentos: vestuário, com a organização das feiras Expo Brasil Moda Show e Feira de Malhas Fios e Couros; maternidade, com as três edições da Expo Bebê e Gestante; gastronomia, com a Mundo Gastronômico e, no segmento festas, a feira Noivas Curitibanas e a Tarde das Noivas. Para mais informações, (41) 3233.0172 ou www.mwmfeiras.com.br.

***Painel RPC deste sábado (9) conversa com Maria Rosa, a menina que encantou Anthony Quinn***


Crédito da foto: Divulgação.

***Cheio de histórias e curiosidades, o Painel RPC deste sábado (9) vai levar o público até Pontal do Paraná para conversar com Maria Rosa da Silva, que, quando criança, encantou o ator e diretor Anthony Quinn. Maria Rosa tinha 11 anos quando Quinn veio ao Brasil para filmar “Oriundi” e conheceu a menina que trouxe fortes lembranças de alguém no passado – pessoa que nunca foi revelada.

Foi então que ele convidou Maria Rosa para morar nos Estados Unidos e ofereceu a ela uma moradia, estudos nos melhores colégios e um futuro de atriz. Na época, Maria Rosa não aguentou a distância da família e após 15 dias voltou para o Brasil. Passados 18 anos, a repórter Adriana Milczevsky foi até o litoral paranaense para saber detalhes desta história e saber como Maria vive hoje.

O Painel RPC também traz, direto de Foz do Iguaçu, a campanha "saia com saia", criada pela médica ginecologista Laura Lúcia Martins, para que as mulheres cuidem da saúde, começando com a autoestima. E de União da Vitória, o programa vai mostrar a história de Luisa Pohl, uma artista que pinta com os pés desde os cinco anos de idade. Luisa nasceu com uma má formação congênita das mãos e, com o passar dos anos, aprimorou a técnica de pintar com os pés. O programa será exibido neste sábado, na RPC, a partir das 8h30, logo após o programa Como Será?

Sobre a RPC: A RPC é uma empresa que faz parte do Grupo Paranaense de Comunicação (GRPCOM), com suas oito emissoras de TV afiliadas à Rede Globo no Paraná. A emissora é líder em audiência e pioneira na transmissão da TV Digital na região Sul do país. Com tecnologia de ponta, disponibiliza uma programação de qualidade e diversificada para toda a população do Paraná.

Também fazem parte do GRPCOM os jornais Gazeta do Povo e Tribuna, o portal de notícias ParanáOnline, as Rádios 98FM, Mundo Livre FM Curitiba e Maringá, a unidade móvel de produção em alta definição HDView e o instituto de responsabilidade social, o Instituto GRPCOM.

***“Primárias” explora as cores através da câmera de um celular***


Crédito da foto: Divulgação.

***Sem deixar de lado a nostálgica fm2, a Hasselblad 501 e a sempre parceira Nikon D800, já faz algum tempo que o fotógrafo curitibano Nilo Biazzetto Neto adotou a câmera do seu smartphone como ferramenta de trabalho. A qualidade das imagens capturadas com ela desde o fim de 2014, todas devidamente compartilhadas no Instagram@nilobiazzettoneto, o motivaram a produzir um livro, além de montar e a apresentar ao público a exposição fotográfica “Primárias”.

O evento de lançamento acontece a partir das 18h deste sábado, dia 09 de abril, na Galeria Portfolio. Estarão expostas 78 imagens em diferentes formatos. Na ocasião, também será lançada uma publicação com as fotos da mostra, primeira coleção de livros do fotógrafo e que segue o mesmo conceito da exposição.

As fotos, retratos do dia a dia de Nilo, não têm filtros. Sofreram apenas alguns ajustes, principalmente no contraste e saturação, feitos diretamente na hora de postar as imagens na rede social do Instagram. Os assuntos são aleatórios, e o critério de escolha para “Primárias” tem como base as cores e formas. “Tudo acaba virando motivo e tudo pode acabar virando imagem”, explica o fotógrafo.

Nilo Biazzetto Neto - Fundador da Escola Portfolio, atuou no mercado publicitário por mais de 15 anos, mas hoje apenas com a fotografia de gastronomia. Desde 2008, vem se dedicando a projetos autorais, já tendo realizado diversas exposições individuais e coletivas, no Brasil, Uruguai, Argentina, Equador, Colômbia e Portugal. Seu interesse pelo Instagram surgiu com a agilidade em fotografar, editar e publicar.

No começo, foi relutante devido à baixa qualidade das imagens produzidas pelos smartphones. Mas em setembro de 2014, com a aquisição de um Samsung S5, descobriu novos horizontes. Sete anos se passaram desde que o fotógrafo curitibano Nilo Biazzetto Neto expôs individualmente pela última vez em Curitiba. Foi durante a inauguração da Galeria Portfolio, em 2009.

Serviço: Primárias – Exposição Fotográfica de Nilo Biazzetto Neto Abertura – Sábado, dia 09 de abril, às 18h Término – 10 de maio Visitação – Segunda a sexta-feira, das 9h às 12h e das 13h30 às 20h - Sábado, das 9h às 12h Local – Galeria Portfolio. Rua Alberto Folloni, 634, Centro Cívico Informações – 41.3252-2540 / www.escolaportfolio.com.br.

***Domingo e quarta-feira MON oferece programação especial***


Crédito da foto: Divulgação.

***Todos os domingos e quartas-feiras o Museu Oscar Niemeyer (MON) oferece programação especial ao público. No próximo Domingo + Arte, dia 10 de abril, o museu fica aberto até as 18h, com venda de ingressos até as 17h30. Os ingressos custam R$ 12 e R$ 6 (meia-entrada). Já na quarta-feira (13/04), a entrada é gratuita no museu das 10h às 18h. 

A programação dos dois dias conta com uma oficina livre de desenho com grafitão e borracha na sala de oficinas (subsolo). No domingo (10/04), a oficina acontece das 11h às 17h e na quarta-feira (13/04), das 11h às 14h. Além disso, no domingo, às 15h, haverá uma visita mediada na mostra “Olhar InComum: Japão Revisitado” com a Equipe da Ação Educativa.

A mostra reúne o trabalho de 21 artistas contemporâneos, que possuem laços sanguíneos com o Japão. Essa compreensão ampla da arte não limitada às belas artes contempla múltiplas linguagens, como desenho, pintura, gravura, grafite, escultura, objeto, fotografia, cerâmica, urushi (charão), design, vídeo, música, poesia, caligrafia, instalação, intervenção, performance e a cerimônia do chá. 

Já na quarta-feira, a programação inclui a oficina "Haiquase - Oficina de invenções poéticas" com a artista Marilia Kubota, que ensina a técnica de confecção de haicais e oferece uma experiência poética para todas as idades. A oficina acontece das 15h às 16h30, no Espaço da Ação Educativa (subsolo).

A oficina é aberta para até 20 pessoas e as inscrições podem ser feitas pelo telefone (41) 3350-4468. Os visitantes ainda podem conhecer as exposições: “Charif Benhelima, Polaroids: 1998-2012”, “Colapso”, “Nos pormenores um universo – Centenário de Vilanova Artigas”, “Obras sob guarda do MON”, “Histórias do Acervo MON – em aberto”, “Museu em Construção”, “Cones”, “Espaço Niemeyer”, “Pátio das Esculturas” e o projeto especial “Isolde Hötte, sua obra”.

Sobre a artista: Marilia Kubota (Paranaguá, 1964) - Jornalista (UFPR, 1992) e Mestre em Estudos Literários pela UFPR. Trabalhou durante 20 anos para jornais e revistas de Curitiba, Joinville, Londrina e São Paulo. Começou a publicar ficção em 1991. Desde então colaborou com jornais, revistas e sites literários do Brasil, Argentina e Portugal.

É editora do Jornal Memai - Letras e Artes Japonesas e mantém o blog Micropolis. Orienta oficinas de criação literária desde 2005. Integra 13 antologias de prosa e poesia e é autora dos livros de poesia micropolis (2014), Esperando as bárbaras (2012) e Selva de Sentidos (2008). Organizou a antologia Retratos Japoneses no Brasil (2010), que recebeu um dos prêmios Nikkei de Literatura 2011.

Serviço: Domingo + Arte no Museu Oscar Niemeyer 10 de abril de 2016 R$ 12 e R$ 6 (meia-entrada) Maiores de 60 e menores de 12 anos têm entrada gratuita Venda de ingressos: até as 17h30 - Permanência no museu: até as 18h. Quarta gratuita no Museu Oscar Niemeyer 13 de abril de 2016 Entrada franca das 10h às 18h. Programação Mediação na exposição “Olhar InComum: Japão Revisitado” com a Equipe da Ação Educativa Local: sala 1 - Horário: 15h Datas: 10 de abril (domingo).

Oficina “Haiquase – Oficina de invenções poéticas”, com a artista Marilia Kubota Técnica: Confecção de haicais Local: sala de oficina, subsolo Horário: das 15h às 16h30 Data: 13 de abril (quarta-feira) Nº de vagas: 20 lugares Inscrições pelo telefone (41) 3350-4468. Oficina livre com a Equipe da Ação Educativa Técnica: desenho com grafitão e borracha Local: sala de oficina, subsolo 10 de abril (domingo), das 11h às 17h 13 de abril (quarta), das 11h às 14h.

***ProLíder busca jovens para debater o cenário brasileiro e engajá-los na transformação do país***

***O ProLíder é um programa de preparação para futuros líderes públicos no Brasil. Comprometido com a integridade e com a expansão de conhecimentos, o projeto é uma ação em prol de um futuro mais eficiente e ávido nos setores públicos do Brasil.

Os interessados em participar do programa podem fazer inscrições até o dia 20 de abril acessando o site www.programaprolider.com.br. O objetivo é engajar jovens brasileiros no meio público estimulando ainda mais um movimento que propicie seriedade e crença num Brasil melhor, além de comprometimento com a integridade e com a expansão de conhecimentos.

O programa é baseado numa metodologia contemporânea que trará à tona discussões sobre o cenário brasileiro, envolvendo as áreas do meio público, tais como: política, social, cultura, ciência e tecnologia entre outras. Em um diálogo direto e próximo, passível de interação e colaboração na construção de novos conceitos, haverá debate com personalidades que são referência nos temas em questão.

Dentre os convidados, já estão confirmados destaques que atuaram no setor público, no meio privado e no terceiro setor. O processo seletivo beneficiará 40 jovens de todo o país, que vão participar de forma totalmente gratuita. Para participar do ProLíder, é necessário ter entre 18 e 34 anos, pois o programa busca jovens brasileiros comprometidos com o país, proativos, comunicativos e inovadores, que estejam abertos a novas percepções e opiniões.

O curso é um programa presencial sediado na cidade de São Paulo e os custos de transporte e hospedagem são de responsabilidade do participante. Contudo, serão disponibilizadas algumas bolsas que auxiliarão no custo de transporte para participantes aprovados para aqueles que moram em outros estados ou não residam na cidade de São Paulo.

***12ª Corrida Noturna Unimed Curitiba acontece neste sábado***


Crédito da foto: Divulgação.

***A 12ª Corrida Noturna Unimed Curitiba acontece este sábado (9), com largada, às 19h30, dentro do campus da Universidade Positivo (R. Professor Pedro Viriato Parigot de Souza, 5300). Os percursos serão de 5 km e 10 km. A largada para ACD (Atletas Com Deficiência Visual ou Cadeirantes), será realizada às 19h25, cinco minutos antes da largada para os demais corredores. É recomendado que o corredor chegue ao local da prova no mínimo uma hora antes.

Os corredores também podem aproveitar a oportunidade e ser solidários, doando agasalhos e leite em pó. A contribuição pode ser entregue no dia do evento ou na retirada do kit. As latas e agasalhos arrecadados serão doados para o IPCC (Instituto Pró-Cidadania de Curitiba) e Provopar (Programa do Voluntariado Paranaense).

Promovida pela Unimed Curitiba, com organização da Sportion e apoio da A.Yoshii Engenharia, Secretaria Municipal de Esporte, Lazer e Juventude, Rádio Mundo Livre FM, e a loja oficial Omar Calçados, a 12ª Corrida Noturna busca difundir para a comunidade os benefícios da prática de atividades físicas, além de favorecer o intercâmbio cultural e esportivo.

Percurso - O percurso da 12ª Corrida Noturna Unimed Curitiba irá passar principalmente pelas ruas Monsenhor Ivo Zanlorenzi, Eduardo Sprada, Dep. Heitor Alencar Furtado e Pedro Viriato Parigot de Souza.

Sobre a Unimed Curitiba - Maior cooperativa de saúde do Paraná e uma das cinco maiores cooperativas do Sistema Unimed Brasil, a Unimed Curitiba foi fundada em 6 de agosto de 1971. Com 44 anos de mercado, reúne mais de 4.300 médicos cooperados e quase 600 mil clientes. “Cuidar da saúde faz a vida valer a pena” é a Missão da Unimed Curitiba, uma cooperativa Feita de Médicos.

***Colégio Medianeira inicia campanha de incentivo à sustentabilidade***


Crédito da foto: Divulgação.

***Adotando a iniciativa da Companhia de Jesus, o Colégio Medianeira deu início ao projeto “Abra seus olhos e veja coisas novas” . O objetivo é repensar questões socioambientais, assim como promover ações sustentáveis, como a coleta do papel reciclável, a troca dos copos plásticos por canecas, além de estudos para a redução do consumo de energia, uso racional da água e a coleta seletiva de resíduos.

O responsável pelo Centro de Educação Ambiental do Medianeira (CEA), Roberto Casagrande Filho, comenta que o colégio acredita na proposta sustentável como um meio para buscar soluções para os problemas socioambientais da sociedade, e também, reafirmar o uso do conhecimento como elemento de transformação.

“A campanha envolve a conscientização de todos, alunos, professores e educadores. Como trabalhamos a educação ambiental dentro do projeto pedagógico, o programa vai ao encontro da proposta do colégio”, ressalta. Para o diretor acadêmico do Colégio Medianeira, Fernando Guidini, trabalhar a sustentabilidade com os educandos dialoga com as dimensões da proposta de aprendizagem integral da Rede Jesuíta de Educação.

Esse conceito não se confunde com a permanência em tempo integral do aluno na escola, mas sim ao aprendizado constante e permanente, mesmo fora dos muros da instituição de ensino. “A sustentabilidade chega ao currículo escolar como o elemento de fundo que nos faz pensar. No sentido de uma responsabilização, sobre o cuidado com o espaço, com os outros, com o ambiente como um todo, configurando-se como fundamental na formação para a excelência”, explica Guidini.

***Carro de luxo e presentes personalizados no dia das mães do Shopping Mueller***


Crédito da foto: Divulgação.

***O mês de abril chegou e, com ele, os preparativos para uma das datas mais importantes do ano para todas as famílias: o Dia das Mães. De 14 de abril a 9 de maio, o Shopping Mueller promoverá grandes ações em homenagem às mães. O sorteio de um automóvel Volvo V40 faz parte das comemorações. O carro foi escolhido por ter positiva avaliação de segurança e ao mesmo tempo, design e estilo, a cara da mãe moderna.

A cada R$ 400,00 em compras, o cliente ganha um cupom e concorre ao carro, que será sorteado no dia 10 de maio, no piso L1. Além disso, o mall oferece um presente exclusivo e personalizado para completar a data. Ao registrar R$ 600,00 em compras nas lojas participantes da promoção, os clientes ainda recebem um lenço Twilly com suas iniciais gravadas na hora no próprio posto de trocas.

O lenço, além de ser tendência, é um acessório versátil que pode ser usado como pulseira, no pescoço, amarrado em uma bolsa, faixa de cabelo, amarrado no tornozelo, entre outras formas de uso. Serão três opções de estampas, criadas exclusivamente pela empresa curitibana Lupi Design para a campanha de Dia das Mães do Shopping Mueller. As estampas exclusivas estão relacionadas à cidade de Curitiba e apresentam três temas diferentes.

As igrejas históricas da capital, como a Igreja do Rosário, será uma das opções de desenho. O tema floral, que relaciona a mãe à Rua das Flores e ao Jardim Botânico, será outra estampa. E não poderia faltar a Mulher Curitibana, com suas luvas, botas e guarda-chuvas, como o terceiro e último tema dos lenços Twilly. Serão sete mil lenços distribuídos, um por CPF. O posto de trocas estará localizado no piso L1 do mall até o dia 9 de maio. O espaço temático e ambientado com a estampa oficial da campanha, tem assinatura do estúdio Pantarolli Miranda Arquitetura e Design, parceiros do Shopping Mueller.

Amor à Mostra - Para homenagear as mães, durante os 26 dias de campanha, o Shopping Mueller irá mostrar os momentos mais verdadeiros e espontâneos entre mãe e filho dentro do mall. Para isso, um fotógrafo será responsável por captar essas imagens e as mães fotografadas contarão como tem sido a experiência da maternidade. As histórias serão postadas em um álbum na fanpage do mall, no Facebook, além de ganharem uma exposição no Shopping, no piso L4, durante a campanha.

Vitrines - Se escolher o presente para a mãe, esposa ou avó é difícil, o mall ainda irá ajudar os clientes nessa difícil missão com uma curadoria de moda. Entre os corredores do Shopping Mueller estarão expostas vitrines com produtos das lojas como sugestão de presentes para as mães. As vitrines trarão composições com as cores da nova estação e sugestões de presentes por estilo de mãe; romântica, esportista, moderna, tradicional e criativa. Os produtos vão desde itens de uso pessoal, eletrônicos, acessórios para casa a produtos alimentícios.

Serviço: Dia das Mães no Shopping Mueller Local: Shopping Mueller | Avenida Cândido de Abreu, 127 - Centro Cívico Data: de 14 de abril a 9 de maio Telefone: 41 3074-1000 - Informações: www.shoppingmueller.com.br.

***Violonista de flamenco David Tavares apresenta-se nesta sexta, no Portão Cultural***


Crédito da foto: Divulgação.

***O músico paranaense David Tavares, radicado em Madri, Espanha, apresenta seu terceiro disco, "Ni Tan Rey, Ni Tan Ratón", no Auditório Antônio Carlos Kraide – Portão Cultural, nesta sexta-feira (8), às 20h. Participam do show os músicos curitibanos André Prodóssimo (baixo elétrico), Paulo Mestre (voz) e Márcio Rosa (bateria). Nascido em Guarapuava, David Tavares reside na Espanha há quase 30 anos, onde fez sua carreira como violonista de flamenco.

O novo disco foi gravado em dezembro de 2015 e revela influências da música clássica, brasileira e flamenca. Em janeiro deste ano, David teve oportunidade de apresentá-lo durante a Oficina de Música de Curitiba. Sua formação musical começou aos 8 anos, tocando música popular brasileira.

Mais tarde deu início aos estudos de violão clássico no Conservatório de Música Villa-Lobos, em Curitiba, com o professor Valdomiro Prodóssimo. Em 1987, mudou-se para Madrid a fim de estudar guitarra flamenca. Desde então tem participado de várias gravações e feito turnês internacionais ao lado de grandes nomes da música.

Serviço: Show do violonista David Tavares, com André Prodóssimo (baixo elétrico), Paulo Mestre (voz) e Márcio Rosa (bateria). Local: Auditório Antonio Carlos Kraide – Portão Cultural (Av. República Argentina, 3430) Data e horário: 8 de abril de 2016 (sexta-feira), às 20h - Ingressos: R$ 50 e R$ 25. Informações: Conservatório Villa-Lobos – (41) 3262-1798.

***Espetáculo Nuon entra em temporada curitibana, após bilheteria esgotada no FTC***


Crédito da foto: Maringas Maciel.

***Após sucesso de crítica e bilheteria durante o Festival de Teatro de Curitiba 2016, o espetáculo Nuon, da Trupe Ave Lola, entrou em temporada curitibana, nesta quinta-feira (7), e seguirá em cartaz até o dia 1° de maio. As apresentações acontecem quintas e sextas-feiras, às 20h, e sábados e domingos, às 19h, no Ave Lola Espaço de Criação (Rua Portugal, 339 - São Francisco). O valor do ingresso fica a critério do espectador, de acordo com a política "Pague Quanto Vale", que a trupe já adotou em temporadas anteriores.

Outro destaque da Ave Lola é a gastronomia, sempre presente nas atividades do grupo. Um delicioso prato cambojano é servido na cozinha do espaço, antes e depois das apresentações, incluindo uma versão vegana. O espetáculo - O espetáculo Nuon traz ao palco a temática dos refugiados de guerra, tendo como pano de fundo o assassinato em massa promovido pelo regime do Khmer Vermelho no Camboja, durante a década de 70. A história, inspirada em fatos vividos há cerca de 40 anos, se mantém atual diante dos conflitos e dificuldades que hoje assolam outros países, como Síria, Afeganistão e Sudão.

"Consideramos essencial trazer esse tema para os palcos, a qualquer tempo. Afinal, a história do mundo está marcada por grandes guerras, genocídios e migrações motivadas por tudo isso, a exemplo do que temos visto acontecer com os refugiados sírios. O teatro tem a capacidade de trazer essa reflexão de forma única, com poesia e delicadeza, mas sem minimizar a relevância histórica dos fatos", conta a diretora da Ave Lola, Ana Rosa Tezza, também autora e diretora do espetáculo.

Nuon acontece em uma única noite, durante uma celebração em que no mundo budista os ancestrais são homenageados. A história mostra personagens que viveram sob o regime cruel do Khmer Vermelho, e que voltam para revisitar sua terra e suas memórias. Em especial, a peça gira em torno da personagem inspirada em Phaly Nuon, cambojana que se dedicou a salvar outras mulheres dos traumas físicos e emocionais gerados pela tortura, fome e outras mazelas dos campos de trabalhos forçados.

Sobre o Khmer Vermelho - O regime aconteceu entre 1975 e 1979 e suas práticas são reconhecidas internacionalmente como assassinato em massa. Cerca de 2 milhões de pessoas - 25% da população do Camboja na época - foram executadas. Os principais líderes do regime foram Pol Pot, Nuon Chea, Ieng Sary, Son Sen e Khieu Samphan. Além de mortes, o Khmer Vermelho foi responsável por horrores praticados em campos de trabalhos forçados, como tortura, separação de famílias e muita fome.

Serviço: Espetáculo Nuon De 7 de abril a 1º de maio Quintas e sextas: às 20h - Sábados e domingos: às 19h Local: Ave Lola Espaço de Criação End.: Rua Portugal, 339 – São Francisco Ingressos: Pague Quanto Vale.

Nenhum comentário:

Postar um comentário