terça-feira, 28 de abril de 2015

Coluna do dia 28/04/15

***Palavras de Ator***


Crédito da foto: Divulgação.

***A Caixa Cultural Curitiba apresenta o espetáculo Palavra de Ator, com o francês Maurice Durozier. Integrante há mais de 30 anos do conceituado Théâtre du Soleil, ele proporciona um mergulho no universo do teatro com relatos de vida, em uma viagem pela alma do ator e diretor, pelas suas sensações, convicções, interrogações e contradições.

Em cena com a atriz Aline Borsari (também do Théâtre du Soleil, Durozier proporciona uma experiência de enriquecimento para estudantes e profissionais do teatro, bem como para o público. Antes de cada apresentação, é servido ao público um tchai, bebida indiana com especiarias preparado pelo próprio ator.

Serviço: Palavras de Ator Local: Caixa Cultural Curitiba Data: de 21 a 24 de maio de 2015 - Hora: quinta-feira a sábado às 20h e domingo às 19h Ingressos: vendas a partir de 16 de maio (sábado), às 12h. R$ 20 e R$ 10 (meia - conforme legislação e correntista que pagar com cartão de débito Caixa. A compra pode ser feita com o cartão vale-cultura) - Classificação etária: Livre para todos os públicos.

**********EM EVIDÊNCIA**********

*****Quem não conferiu, ainda dá tempo de visitar a surpreendente exposição Calça de Ginástica, do artista plástico Rafael Alonso. A mostra individual, em cartaz na SIM Galeria, encerra no dia 02 de maio. Após trabalhar com a relação entre pintura e objetos como computadores, monitores de TV e tablets, Rafael Alonso voltou seu interesse para o universo esportivo. Em Calça de Ginástica, as obras apresentam uma explosão de cores, formas e tramas, e dão continuidade a uma pesquisa que busca o vínculo entre a pintura abstrata e o cotidiano, o ordinário.

*****Começa dia 1º de maio a Feira Brasil Moda Show. O evento acontece no Expo Renault Barigui e conta com mais de 220 expositores que oferecem uma grande variedade de produtos: moda masculina, moda feminina, moda íntima, bolsas, acessórios, decoração, cosméticos, artesanato, enfim produtos para todos os gostos e bolsos.

*****Curitiba recebe nesta terça, dia 28 de abril, o maior festival de rock do sul do Brasil, o “Monsters Tour”, que traz para a cidade ícones do heavy metal mundial: Ozzy Osbourne, Judas Priest e Motörhead. Com realização da Prime, Like Entretenimento e Hits Entretenimento, o evento será realizado em uma noite épica na Pedreira Paulo Leminski (R: João Gava, s/n). Os portões serão abertos às 15h30 e os shows têm início às 18h30.

*****Está chegando a hora de curtir os sucessos e as novidades do Nenhum de Nós no “Trajeto Lumen Ao Vivo”. Os gaúchos se apresentam gratuitamente nesta quarta-feira (29), às 18h, no Largo Curitiba do Shopping Curitiba. A banda possui mais de um milhão de discos vendidos e já ultrapassou a marca de 1800 shows. Participaram de grandes festivais, shows internacionais, tem reconhecimento do público e crítica, e uma legião de fãs espalhados por todo o país. Além de tocar, os músicos vão bater papo com os presentes e depois estarão disponíveis para autógrafos. Serão distribuídas senhas, que devem ser retiradas a partir das 10h do dia 29 de abril, no caixa da Livraria Cultura.

*****O Serviço de Cuidados Paliativos e Tratamento da Dor do Hospital Erasto Gaertner, de Curitiba, promove o ciclo de palestras e expressões artísticas­ na sexta-feira, 22 de maio, no auditório I da FIEP – Federação das Indústrias do Estado do Paraná. A IV Jornada de Cuidados Paliativos tem como principal objetivo promover o cuidado ativo e total para pacientes com câncer que não respondem mais ao tratamento de cura, além de promover discussões multiprofissionais nos temas relacionados a cuidados paliativos e dor. As inscrições podem ser feitas gratuitamente pelo site www.erastogaertner.com.br até 20 de maio.

*****O Clube de Seguros de Vida e Benefícios (CVG) recebe o executivo Renato Pedroso, para uma palestra sobre o cenário brasileiro de seguro de vida. Na quinta-feira (30), às 9h, o auditório da Associação dos Inspetores e Agentes de Tributos (AIAMU) é palco do Café do CVG/RS, que reúne convidados para uma discussão sobre as oportunidades desse mercado. As inscrições para o evento devem ser realizadas pelo e-mail cvgrs@terra.com.br

*****A Cinemateca de Curitiba promove, a partir da próxima sexta-feira (dia 1º) até domingo (03), uma programação especial em comemoração ao Dia do Trabalho. Com uma seleção de filmes nacionais, o espaço exibe os sucessos e fracassos de diferentes profissões em diferentes épocas. A entrada é gratuita. No primeiro dia da mostra serão exibidos a comédia Durval Discos, de Ana Muylaert e o drama musical Antônia, de Tatá Amaral, às 17h e 19h respectivamente. No sábado, às 19h, é a vez do filme Estômago, do diretor Marcos Jorge, ocupar a grande tela. Para encerrar, no domingo serão exibidos mais dois clássicos do cinema nacional em sessões às 17h e 19h: Boleiros – Era uma vez o futebol, de Ugo Giorgetti e o premiado Eles Não Usam Black Tie, de Leon Hirszman. Quem não puder participar poderá acompanhar ao vivo a transmissão pela Rádio Lumen FM. Mais informações no fone (41) 3271 -4700.

*****Novas canções da banda Colorphonic estreiam no palco da Fnac Curitiba nesta quarta-feira (29/4), a partir das 19h30. O indie rock com essência pop da banda ganha novos sabores e direcionamento com as faixas inéditas, aliadas aos trabalhos anteriores para o show com entrada gratuita. Criado em 2008 em Curitiba, o Colorphonic aposta na versatilidade, com arranjos instrumentais bem trabalhados com a batida pop. A banda já conta com dois EPs de canções próprias, “Colorphonic” e “(sic)”, este último produzido por Rodrigo Lemos d’A Banda Mais Bonita da Cidade. O grupo já participou de eventos como a Virada Cultural de Curitiba e do Yamaha Brazilian Beat 2011. As canções novas marcam uma nova fase para os integrantes Will França, Luciano Costa, Déko e Bruno Lopes.

*****O Curso de Ciências Contábeis da PUCPR faz nesta quarta-feira (29), penúltimo dia para entrega das declarações de Imposto de Renda, uma ação para tirar dúvidas de última hora dos contribuintes que ainda não entregaram suas declarações. Por meio de um hangout (vídeo chamada), o professor Luiz Eduardo Jenkins esclarece os principais pontos do IR e também responde a perguntas dos internautas. A vídeo chamada tem início às 10h, e é possível interagir com o professor por meio de um chat online. Para participar o interessado deve se inscrever no hangout. A chamada é gratuita.

***Parceria internacional***

***A Proposito – consultoria especializada em executive search e gestão de talentos sênior – comemora a nova parceira firmada com a Hogan, líder mundial em soluções de avaliação de personalidade para seleção e desenvolvimento de profissionais dentro das organizações. 

A metodologia, que é baseada em 40 anos de pesquisa e já vem sendo utilizada em 40 idiomas em mais de 55 países, foi criada para atender a demanda das empresas em diversas áreas, como avaliação de potencial, sucessão de gestores, coaching e desenvolvimento de equipes, tendo como base a avaliação de personalidade, motivações e valores individuais. “A Hogan está associada a grandes nomes e traz profundidade a nossas avaliações, uma das premissas do nosso trabalho”, afirma André Caldeira, CEO da Proposito.

Serviço: Proposito Rua Emiliano Perneta, 466 – 11º andar – Centro Curitiba, Paraná - Brasil - Fone: (41) 3042-8887 / www.proposito.com.br

***Dumond Pátio Batel lançou nova coleção em alto estilo***


Crédito das fotos: Ale Maya.

Na foto 01: Elaine Cristina Schopping, Mariana Gonzalez, franqueada da marca e Rosimeri Vieira supervisora da Dumond.


Na foto 02: Cristina e Mariana Gonzalez franqueadas da Dumond Pátio Batel.


Na foto 03: Amanda Capellani para a Dumond.


Na foto 04: Blogueiras com a Mariana Gonzalez na Dumond.

***As empresárias Mariana e Cristina Gonzalez reuniram na quinta-feira muitas convidadas para celebrar o inverno da Dumond no Pátio Batel. Intitulado como VIP DAY o encontro teve dicas de tendências de make, cardápio e bebida fit e um desfile com as blogueiras de Curitiba: Ale Toneli, Amanda Capellani, Josie Remer, Dani Machado, Yannih Tsushima , Sabrina Dalmolin, Roberta Viana e Ale Maya. A coleção inverno 2015 da marca mostra uma cartela de cores recheada de preto, caramelo e roxo. Que ganham mais vida com o acabamento em verniz – destaque da coleção inspirada em jardins secretos.

A ausência da luz traz um lado mais dark à coleção enquanto a delicadeza das cores e flores dão o toque ladylike aos sapatos e acessórios. O lado mais obscuro aparece nas botas vitorianas que chegam para conquistar seu lugar no coração das fashionistas. De cano curto, salto médio, com amarrações e bico fino, o calçado mistura o clássico com o moderno. Já o solado tratorado acompanha as botas pesada que ganharam aplicações em pele. Perfeitas para o clima frio. O confortável estilo boyish é a paixão feminina. Calçados oxfords e loafers receberam delicados detalhes para encher ainda mais os olhos das mulheres.

Os snearkes se firmaram como preferência para um look mais cool e esportivo e aparecem com os flats “slipon” em versões de cano alto, metalizado e animal print. E também com os solados mais altos do que a versão que ganhou as ruas neste verão. A cor branca vem com tudo e imprime ainda mais o estilo esporte ao calçado. As famosas franjas do boho em versão chic retornam à coleção tanto na linha infantil como na adulta. O lado mais doce e feminino da Dumond traz a estampa de crocodilo, que invadirá o inverno em sapatos e bolsas. As botas overknee voltam ao cenário da moda e acrescentam uma pitada de poder ao look. Já os tradicionais scarpins de bico fino nunca saem de moda e fazem parte do inverno da marca.

Serviço: Dumond Pátio Batel I www.dumond.com.br Avenida do Batel, 1868 – Batel I Piso L3 - 3029-2528.

***Homenagem***


Crédito da foto: Marketing RICTV Record.

Na foto: Joanir Zonta e o diretor de Mercado da RICTV PR, Ronie Pires.

***A RICTV Record homenageou, na última sexta-feira (24), o fundador da rede de supermercados Condor, Pedro Joanir Zonta pela ocasião de seu aniversário. Depois de participar ao vivo do programa Paraná no AR, a emissora presenteou Zonta com um bolo em formato de um Ford 1950 e também uma miniatura do veículo, modelo que seu pai ti­­nha. O bolo foi uma criação da cake designer Veri Fragoso.

***Curitibano atualizado em cinema no Projeto 12 x 12***


Crédito da foto: Andrea Mello.

Na foto: Ana Camargo, Nelson Real Jr, Vilma Chiara e Juliana Podolan.

***Um público fiel e atualizado na sétima arte participou da conversa sobre cinema, seus vilões e mocinhos, nesta quinta-feira, 23 de abril, na Livraria da Vila em Curitiba. A designer e produtora cultural Ana Camargo recebeu o jornalista e crítico de cinema Marden Machado e o fotógrafo e escritor paulista Nelson Real Jr.

Os dois especialistas em cinema mostraram protagonistas e antagonistas de filmes atuais e antigos e discutiram com o público o bem e o mal no cinema e nas nossas vidas. Marden esbanjou seus conhecimentos sobre o assunto e Nelson ressaltou a importância da tomada de consciência a partir da sétima arte. Vilma Chiara fez uma intervenção antropológica sobre o bem e o mal no cinema, comparando com os valores indígenas. O evento, que integra o Projeto 12 x 12, está em sua 29.ª edição e em 2015 comemora 120 anos de cinema no mundo.

***Setor gráfico paranaense ganha estrutura completa para formação profissional***


Crédito das fotos: Amarildo Henning.

Na foto 01: O vice-presidente da Fiep, Sidney Paciornki; o presidente da Abigraf-PR, Jair Leite; o presidente da Fiep, Edson Campagnolo e o presidente do Sigep, Abilio Santana.


Na foto 02: O presidente da Fiep, Edson Campagnolo, ressaltou a importância do setor gráfico para a economia paranaense.

***Sonho antigo do setor gráfico paranaense, a formação de mão de obra qualificada para atender a todas as áreas de produção das empresas agora é realidade. Em 23 de abril, a Área Gráfica do Senai CIC (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial), em Curitiba, apresentou novos equipamentos de ponta que a partir de agora fazem parte do processo de ensino prático nos cursos que abrangem da pré-impressão ao acabamento.

A apresentação foi feita em conjunto pelo Senai CIC, Fiep (Federação das Indústrias do Estado do Paraná) e Sigep/Abigraf-PR (Sindicato das Indústrias Gráficas do Estado do Paraná e Associação Brasileira da Indústria Gráfica - Regional Paraná). Criada em 2005 com o nome de Escola Gráfica, a hoje Área Gráfica do Senai iniciou as atividades com formação em editoração e pré-impressão, mas sempre foi desejo do setor a formação completa, que abrangesse também a impressão e o acabamento.

Ao longo dos anos novos equipamentos foram incorporados, inclusive de impressão, mas faltava ainda uma máquina moderna para impressão em quatro cores e equipamentos de acabamento, como máquina de corte e vinco com hot stamping (sistema de impressão especial, sem utilização de tinta, que produz um efeito metalizado), guilhotina e dobradeira. 

“É realmente um sonho realizado, pois o setor gráfico carece de mão de obra especializada e agora a Área Gráfica do Senai tem condições de oferecer formação completa e com qualidade para nossas empresas”, aponta Jair Leite, presidente da Abigraf-PR. “É um momento histórico para a indústria gráfica paranaense, pois o mercado está muito competitivo e exigente e ter colaboradores capacitados é essencial para produção de qualidade. Agora podemos contar com essa formação completa”, emendou Abilio de Oliveira Santana, presidente do Sigep.

O presidente da Fiep, Edson Campagnolo, comentou que é necessária a somatória de forças para fortalecer todos os setores. “O Sigep é um dos sindicatos fundadores da Fiep e um dos mais importantes. Já trabalhei em gráfica e sei do seu papel fundamental para o desenvolvimento da economia na geração de renda e empregos. É um dia histórico para a Fiep fazer parte dessa modernização da Área Gráfica do Senai, que vai privilegiar alunos e o setor gráfico num todo”. O diretor do Senai, Marco Secco, disse que foram investidos cerca de R$ 2 milhões nos novos equipamentos, com ênfase em uma impressora quatro cores.

Com os novos equipamentos, mais cursos serão oferecidos, com a previsão até um curso técnico completo para o ano que vem. Hoje são atendidos cerca de 400 alunos, mas o objetivo é dobrar este número até o fim do ano. Segundo ele, mais investimentos estão agendados. “Em termos de equipamentos estamos atendendo a uma demanda antiga do setor, mas ainda carecemos de uma estrutura física mais central e maior. Por isso, temos a previsão de inaugurar em dois anos uma nova Área Gráfica do Senai na unidade do Portão, que será maior e adequada para atender as gráficas de Curitiba e região”.

Quem usufrui da Área Gráfica do Senai gostou da modernização. “Já utilizamos os serviços do Senai em Curitiba, mas em algumas ocasiões tivemos que enviar nossos funcionários para fazer cursos em São Paulo por falta de maiores opções aqui. Agora vai aumentar muito a possibilidade de melhorarmos a formação técnica de nossos colaboradores com a estrutura mais completa oferecida pelo Senai CIC”, disse Sandra Elis Swarofsky Reggiani, supervisora de Recursos Humanos da Posigraf.

Cursos - Com os novos equipamentos, o Senai CIC já preparou o curso Impressor Offset Cores, que começa em 8 de maio e vai até 10 de agosto. No programa estão impressão offset, preparação de tintas e gestão de processo de produção. São 20 vagas e o requisito é ter no mínimo 18 anos e o ensino fundamental completo. Informações: www.pr.senai.br

***Lide Multimídia é a nova assessoria de imprensa do IV LeilãoShow da Farol***


Crédito da foto: Divulgação.

***A Lide Multimídia assumiu os trabalhos de assessoria de imprensa do IV LeilãoShow, evento multiartístico idealizado pela Farol Galeria de Arte e Ação. Contando com música, obras de arte, performances e gastronomia, o Leilão Show tem por intenção favorecer e descomplicar a aquisição a obras de arte, além de oferecer visibilidade e comercialização da produção contemporânea de artistas da cidade. Instalada dentro da Bicicletaria Cultural, no centro de Curitiba, a Farol é um espaço que reúne artistas, amigos e amantes da arte contemporânea e se propõe não apenas em comercializar trabalhos de arte, mas também em aproximar pessoas e manter diálogo sobre o mundo das artes.

Desde sua inauguração em março de 2014, a galeria, fundada pela artista e galerista Margit Leisner, já trouxe três exposições e está organizando o IV LeilãoShow.

Sobre a Lide Multimídia - Com 21 anos de mercado, a Lide Multimídia é uma agência especializada em comunicação empresarial e baseia seu trabalho na visão integrada de comunicação. Com sede em Curitiba, a Lide Multimídia atua em território nacional e é reconhecida como uma das melhores empresas de comunicação do Sul do Brasil. Oferece soluções por meio de ferramentas como Relações Públicas, Assessoria de Imprensa, Consultoria em Comunicação, Media Training, Gerenciamento de Crise, Social Media, Editoração e Clipping, entre outros.

A Lide Multimídia também tem uma seção de blogs dedicados a artistas curitibanos, com colaboradores semanais como Samuel Lago e Rodrigo Barros Homem del Rei (Radiocaos), Anderson Lago, Thadeu Wojciechowski, Ilana Lerner e Maringas Maciel, entre outros. A agência conta com uma equipe especializada em gerenciamento de imagem. Com ampla experiência no mercado, trabalha baseada em planos estratégicos e na divulgação de informações com credibilidade. Atua em segmentos como: Indústria, Gastronomia, Arquitetura & Decoração, Moda, Terceiro Setor, Luxo, Varejo, Saúde, Educação, Comunicação & Marketing, Cultura, Turismo & Hotelaria, Automóveis e Esportes, entre outros.

***Londrinense vence Campeonato Brasileiro de Duathlon***


Crédito da foto: Wagner Araújo.

***Francisco Luiz Viana Neto, atleta da Academia Gustavo Borges Londrina, sagrou-se campeão do Campeonato Brasileiro de Duathlon, que aconteceu no último sábado (25), em Manaus/AM com o tempo de 1:53:10. A competição envolveu 10km de corrida, 40km de ciclismo e mais 5km de corrida. Nos últimos quilômetros da corrida, Viana já saiu em um ritmo alucinante de passadas, assumindo a ponta no primeiro quilômetro. O atleta classificou-se para o mundial que ocorrerá na cidade de Adelaide, na Austrália, em outubro de 2015.

***MRV Engenharia realiza o plantio de mais de 20 mil árvores em 2015***


Crédito da foto: Divulgação.

***A MRV Engenharia fechou o mês de março com mais de 13 mil árvores plantadas em todas as regionais onde está presente. Com o número, a construtora atingiu 17 % da meta prevista para 2015, com 22.472 mil unidades plantadas só nos três primeiros meses do ano. Em 2015, a construtora estabeleceu a meta de plantio para 130 mil árvores, 30 mil unidades a mais que a meta do ano passado.

Para o diretor executivo de Desenvolvimento Imobiliário da construtora, Hudson Gonçalves Andrade, a nova meta é mais um compromisso firmado pela construtora com o objetivo de se reafirmar como empresa sustentável que tem como meta priorizar atividades e iniciativas que reduzam o impacto no meio ambiente. “A ampliação da nossa meta de plantio de árvores é um desses desafios que encaramos com muita seriedade, assim como a redução do descarte de resíduos nas obras e escritórios, a redução de emissão de gases e outras iniciativas que desenvolvemos em prol do meio ambiente e das comunidades onde atuamos”, comentou.

Ação no Paraná - A MRV realizou o plantio de 9,7 mil árvores em Maringá, nos últimos seis meses. Sendo 3.825 unidades, neste último mês, em uma ação desenvolvida em parceria com a Secretaria Municipal do Meio Ambiente, Unicesumar e Faculdades Alvorada. “A ação, em Maringá, representa um investimento direto de mais de R$ 213 mil em sustentabilidade”, explicou o coordenador de obras da MRV no município, Leandro César Cunha.

Segundo ele, um investimento ainda maior será realizado para cuidar do desenvolvimento das árvores ao longo dos próximos três anos, de aproximadamente R$ 131 mil. “Cerca de 1.200 mudas foram plantadas no fundo de vale do loteamento Malbec e o restante em outras áreas que necessitam de recuperação ambiental, dentro dos limites do município”, contou. Em setembro de 2014 a construtora já havia realizado o plantio de 5.878 árvores nativas no fundo de vale do Córrego Miosótis. “Além de recuperar áreas, estamos trabalhando para a criação de consciência ambiental, envolvendo, sempre que possível, crianças e adolescentes durante o plantio”, enfatizou Cunha.

***Ducati Curitiba recebe a tão aguardada Monster 1200***


Crédito da foto: Divulgação.

***A Ducati Curitiba presenteia os curitibanos com a chegada das aguardadas Monster 1200 e 1200 S. Os modelos estarão disponíveis na concessionária a partir desta terça-feira (28) e podem ser adquiridos, na versão de entrada, a partir de R$ 64.900 e na top de linha, até R$ 73.900,00. Os interessados podem realizar o test ride no modelo 1200. Os novos modelos da Monster, recém chegados no Brasil, fizeram a estreia em 2013, no salão de Milão, na Itália e marcam a 3ª geração da família. Tanto os modelos 1200, quanto o 1200 S, vêm com motorização de refrigeração líquida e motor de 1198 cc, testastretta, 11º DS de dois cilindros em L.

A versão 1200 desenvolve 135 cavalos e a top de linha S 145. Os novos modelos da família Monster estão incrementados com três modos de pilotagem: o Sport, que entrega rapidamente a potência total da motocicleta; o Touring, que mantém a potência máxima mas com uma entrega gradual; e o Urban, que reduz a potência para 100 hp para uso dentro da cidade ou em pista molhada. Ambos os modelos contam também com um painel em TFT colorido, três níveis de freio ABS e 8 níveis de controle de tração.

***Carta de Vinhos do Restaurante Madero é consagrada em Premiação***


Crédito da foto: Divulgação.

***Mais uma vez a Carta de Vinhos do restaurante Madero, de Curitiba e comandado pelo chef Junior Durski, conquistou o Grande Prêmio de Excelência, além de ter sido consagrada a Carta com a Melhor Variedade de Rótulos do Brasil. Além dos dois prêmios, pela segunda vez consecutiva, a carta foi premiada também como a Melhor Carta de Vinhos Franceses pelo Prêmio Melhores do Vinho 2015, realizado pela revista Prazeres da Mesa.

A premiação visa reconhecer a melhora contínua do serviço e valorizar aqueles que ajudam a fortalecer este segmento. Em 2015 foram cerca de 150 inscritos e 80 premiados de todo o país na noite de quarta-feira (22), durante a Expovinis em São Paulo. Os prêmios Grande Prêmio de Excelência e Carta com Melhor Variedade de Rótulos, que reconhecem a qualidade dos rótulos expostos numa carta de vinhos com no mínimo 200 rótulos, colocam a Carta de Vinhos do Madero entre as melhores do Brasil, títulos já conquistados em 2013 e 2014 com as indicações da revista Prazeres da Mesa e também pelo Guia Brasil Quatro Rodas em 2012.

Carta de Vinhos do Restaurante Madero - A carta de vinhos do Restaurante Madero, localizado no bairro São Francisco – centro histórico de Curitiba, possui quase 3.000 rótulos, 70 safras diferentes de 23 países, sendo a mais antiga de 1884, e uma das maiores coleções do famoso Château D´Yquem - melhor vinho de sobremesa do mundo. Com esta oferta de vinhos, a carta possui ótimas opções de harmonização dos vinhos com o menu do Restaurante Madero com pelo menos 50 indicações de rótulos para cada prato.

Restaurante Madero - Em 2005, o chef Junior Durski inaugurou o primeiro restaurante Madero, no centro histórico de Curitiba. Hoje são quase 50 restaurantes, em diversos estados brasileiros, nas cidades de Curitiba, Londrina, Maringá, São José dos Pinhais, Foz do Iguaçu, Fazenda Rio Grande, Palmeira e Ponta Grossa, no Paraná; São Paulo, Bauru, Piracicaba e Ribeirão Preto, em São Paulo; Goiânia, em Goiás, e Joinville, Balneário Camboriú, Itapema, Barra Velha, Brusque, Chapecó, São José e Florianópolis, em Santa Catarina. No início de 2014, o Madero lançou, em Campo Largo – PR, o Madero Container, como o nome mesmo sugere, um restaurante, com um cardápio mais enxuto, desenvolvido em cinco containers, instalado em pontos estratégicos de estradas e cidades brasileiras.

Serviço: Restaurante Madero Av. Jaime Reis, 254 - São Francisco Fone: (41) 3013-2300 / Site: www.restaurantemadero.com.br

***Virginia Bistro terá menu autoral em casa assinada***


***Em um endereço cultural com ar intimista e aconchegante o Virginia Bistro apresenta um menu contemporâneo de contraste: de um lado a simplicidade e respeito aos ingredientes, do outro pequenas inovações. A casa oportunizará três tipos distintos de serviço. O almoço terá uma apresentação bem detalhista, porém, mais informal, serviço executivo, enxoval moderno, ambiente extremamente iluminado, buscando um clima e sensação de leveza.

O Café busca sensações de conforto, simplicidade com toques de sofisticação, com um ambiente cultural inspirado a leitura, pesquisa, desenvolvimento de projetos ou talvez, apenas, a apreciação de um ótimo café. O jantar irá nos elevar a alta gastronomia, com o espírito do modernismo brasileiro, expressão que dignifica a historia das artes no Brasil, serviço um pouco mais formal, enxoval completo e rico em detalhes, o ambiente se enche de charme e romantismo, sem perder, é claro, a alegria da cultura brasileira. Sob o comando da dupla de chefs Rodrigo do Prado e Gabi Aragão, a cozinha do Virginia é autêntica e passeia do almoço despretensioso ao exclusivo menu degustação, passando pelos drinques com café até os bolos e pratos com memória, que farão lembrar os momentos de infância a as receitas feitas pelas mães e vós paranaenses.

A casa, encomendada pela tradicional família Bettega, na década de 50, representa o convite para uma pausa que alimente o corpo e a alma. Reativada na última década, graças a um impecável trabalho de restauro, e tombada pelo patrimônio histórico, hoje a casa funciona como centro cultural. O Virginia Bistrô está dividido entre a grande sala de estar e a antiga sala de refeições da família Bettega, que abriga a Mesa do Chef, para apenas oito pessoas.

Pratos com Memória - É nesse ambiente familiar que, aos finais de semana, o bistrô abrirá espaço para enaltecer os Pratos com Memória (R$ 45) que serão servidos apenas durante o almoço. “São pratos que recordam a vivência familiar e os melhores momentos que aconteceram em torno da mesa farta”, comenta Prado. “A cada final de semana um prato diferente será servido. Vamos divulgar um calendário prévio com as datas de cada prato com memória para que os clientes possam se programar para as reservas”, acrescenta Gabi Aragão. Entre os Pratos com Memória que serão servidos no Virginia está a festejada Galinhada – da família do Chef Rodrigo do Prado, além da Carne de Panela, com papardelle e maionese, a bacalhoada e o trio de pasta – Lasanha Bolonhesa, Ravióli de Camarão e Fetuccini à Carbonara. Vale frisar que os Pratos com Memória serão servidos individualmente, porém, o cliente poderá pedir bis à vontade.

Menu a la carte - No menu a la carte, destaque para a Carta de Carpaccio (a partir de R$ 22), uma exclusividade do restaurante em Curitiba, com cinco opções: beterraba, pêra, entrecôte de angus, abobrinha, pupunha e siri. O arquiteto Vilanova Artigas é homenageado com um prato que irá surpreender aos olhos e ao paladar, bacalhau marinado acompanhado por musseline de batata baroa, com baunilha e finalizado com manteiga trufada (R$ 60). Já sua esposa Virginia Artigas empresta seu nome ao delicado salmão, Salmão Virginia (R$ 55), onde o peixe é marinado em leite de coco e chachaça e finalizado no maçarico, servido com shitake, cebola caramelizada, avocado, limão siciliano, beterraba e cenoura. Artigas, ainda, cede seu nome ao prato Artigas Rossini (R$ 75), que leva foie gras, redução de chardonnay, framboesa e trufas, acompanhado por creme de cará. Mas os tributos gastronômicos preparados por Rodrigo do Prado e Gabi Aragão vão muito além da família Artigas.

A arquitetura modernista foi homenageada com o prato Brasília (R$ 70) – carré de cordeiro com crosta de castanha de caju, musseline de aipim com maracujá, caramelo de hortelã e couve crocante. Gordon Ramsay, o ilustre chef, tem seu prato assinatura, o Beef Welington, recriado com um toque autoral dos Chefs da casa, o prato Gordon (R$ 55) – prato composto por mignon, mostarda, duxelle de cogumelos, prosciutto, massa folhada, redução de pinot noir e blueberry e purê de batata doce. Entre as entradas da casa, o cliente pode escolher entre a Salada Casa de Autor (R$ 23), que leva tomate, avocado, mussarela de búfala, manjericão roxo e pesto, ou ainda a Causa Brasileña (R$ 28), purê de pupunha, mix ceviche, camaão e pescada amarela e fruta da estação, camarão do Causa brasillena.

O menu traz ainda opções como o Hanoi (R$ 25), Bocadito Mar e Terra (R$ 26) e o Caldo de Tutano (R$ 18). Para quem busca sabores clássicos com um toque de sofisticação o Ballotine Caipira (R$ 55) – ballotine de galinha caipira, farofa de foiegras e figo e musseline de pamonha e o Arbo (R$ 60) - risoto de brie e coco, camarões na manteiga de abóbora, crocante de pistache e trufas negras serão escolhas certeiras. Para os mais descolados, o Virgina propõe o Duo de Hambúrguer com ketchup de chipotle, maionese de trufas e mostarda de champagne e batata frita “unique” (R$ 37), com destaque para o hambúrguer de mignon e costelinha de leitão, com goiabada, pimenta dedo de moça e queijo coalho.

Almoço executivo - O almoço também permitirá uma experiência única para os apreciadores da boa gastronomia. O almoço é composto por uma sequência três pratos: Entrada do dia, Prato Principal e Sobremesa do dia (R$ 45). Os Chefs desenvolveram releituras dos conhecido pratos do almoço executivo curitibano,entre os principais estão, Brasiliana – mignon, presunto cru, parmesão, molho crudo, papardelle e alfredo -, Carême – ragu de mignon, creme da casa, batata doce rústica e arroz -, Cípola – fraldinha, cebola caramelizada, batata rústica e risoto mantecatto -, Italo – ballotine recheado compistache, bacon e uva, molho de mostarda com champagne e polenta branca cremosa -, Macaxeira – ragu de costela, macaxeira, macaxeira rosti e mini agrião -, Milanese – filé de frango, crosta de pistache e búfula, azeite trufado, risoto milanês e mini agrião -, Nona – tagliatelle, crudo, almêngegas e manjericão -, Oinc – saltimboca, banana crocante, couve e forofa – e Tradição – picadinho de mignon, cebola, tomate, banana crocante e arroz, que é receita da bisavó da Chef Gabi Aragão.

Além dos pratos com carne, o Virginia tem em seu cardápio de almoço opções com frutos do mar. Fazem parte da sequência o Carreteiro do Mar – camarão , lula, pescada, siri, arroz e limão -, Mare – pescada, crosta de pupunha e pistache, couve flor, brócolis, mini cenoura, manteiga de limão e arroz -, Moquecando – pescada, creme de moqueca, cebola, pimentão, banana caramelizada, fitas de coco e arroz – e Moranga – camarões flambados na caipirinha, risoto de abóbora e fitas de coco. O almoço ainda contempla o PF 33 (R$ 33), um prato que pretende agradar o paladar de quem está em busca dos autênticos sabores da gastronomia brasileira. O PF 33 é composto por mignon, ovo, farofa de bacon e banana, azeite trufado, arroz e feijão.

Carta de brigadeiros - Para finalizar uma belíssima refeição, o Virginia oferece uma inédita Carta de Brigadeiros Brülée. Os sabores vão desde o Tradicional, passando pelo Limão Siciliano e Pistache, Contreau com Noz Moscada, Piña Colada, Queijo Colonial, Champagne com Tangerina, 70% Cacau, Chocolate Branco com Capim Santo e Bala de Banana de Antonina com Flor de Sal. O mais famoso quitute brasileiro poderá degustado, ainda, acompanhado de sorvete de nata (R$ 15) ou por uma degustação de três sabores (R$ 22). O menu surpreende ainda com uma sobremesa que traduz a contemporaneidade da dupla de Chefs o inusitado Crème brülée de Pamonha (R$ 20).

Serviço: Virginia Bistrô Endereço: Rua da Paz, 479 Telefone: 41. 3019-0511 / Site: www.virginiabistro.com.br Formas de pagamento: dinheiro e todos os cartões de crédito e débito. Estacionamento conveniado para almoço e café servido no período da tarde. Serviço de valet (R$15) somente no jantar.

***Sopas para duas pessoas no Bordignon Bar & Restô a R$ 27,90***


Crédito da foto: Divulgação.

***Com o frio chegando, o Bordignon Bar & Restô, localizado no Batel Soho, já está com suas tradicionais sopas no cardápio. São quatro opções bem caseiras: Eslava, Minestra, Caldo Verde e Canja, todas servidas com croutons para acompanhar. Os pratos servem duas pessoas e saem a R$ 27,90, em qualquer dia da semana. Segundo o proprietário da casa, Luiz Fernando Bordignon, os sabores foram escolhidos por serem os mais pedidos pelos clientes. “Para acompanhar, temos uma carta de vinhos com rótulos argentinos, chilenos e italianos”, completa.

Sobre Bordignon Bar & Restô – Um mix de bar e bistrô, com um conceito diferenciado e ambiente aconchegante. Seja para um happy hour, para jantar com os amigos ou para eventos, é o local ideal para quem gosta excelência em gastronomia e atendimento. Com capacidade para 180 pessoas, uma charutaria anexa e adega própria, o Bordignon Bar & Restô foi inaugurado em 2012 e, desde então, deixou o Batel Soho ainda mais charmoso e saboroso.

Serviço: Bordignon Bar & Restô Sopas para duas pessoas Alameda Dr. Carlos de Carvalho, 1345 Telefone: (41) 3022-7572 Horário de atendimento: de segunda a sexta, das 17h00 à 01h00; sábados, das 17h00 à 01h00 e fechado aos domingos www.facebook.com/BordignonBarResto

***Abaré Pizzarias lança Promoção com sabor do nordeste***


Crédito da foto: Divulgação.

***Com mais de 17 anos de tradição, a Abaré Pizzarias vem se destacando pela qualidade de seus produtos. Hoje a Abaré conta com quatro unidades, uma em Campo Largo, e três localizadas em Curitiba, nos bairros Champagnat, Ecoville e Santa Felicidade.

A expansão da rede Abaré é resultado de muito trabalho e de produtos preparados através de um rigoroso padrão de qualidade e higienização antes de chegar à mesa do cliente. Para comemorar todo o sucesso, a rede acaba de lançar uma promoção “ na compra de uma pizza de carne seca ou nordestina” você ganha a borda recheada com Requeijão Cremoso. Está promoção é válida apenas para salão.

A idéia é trazer o melhor da culinária nordestina com um toque da cozinha italiana para a mesa dos paranaenses. Outro diferencial da Abaré é que o cliente pode escolher a massa de sua pizza, entre as opções estão, a Tradicional, Massa Integral (espessura média com borda trançada) ou Fina( espessura fina com borda lisa) ideal para quem gosta de massa crocante.

Serviço: Abaré Pizzarias Campo Largo - Rua Rodolfo Castagnoli, 1000 – (41) 3292-2772 / Champagnat - Rua Padre Agostinho, 1381 – (41) 3336-0303 / Ecoville - Rua João Falarz, 273 – (41) 3373-4646 / Santa Felicidade – Av. Vereador Toaldo Túlio, 1506 – (41) 3272-0660 / www.abarepizzaria.com.br

***Últimos dias para conferir a exposição Cruzando Caminhos***


Crédito da foto: Divulgação.

***Em 2010, o fotógrafo Fritz Jr percorreu os 800 quilômetros que ligam San Jean Pied-des-Ports, no sul da França, até Santiago de Compostela, na Espanha. O trajeto, feito a pé, levou 36 dias e deu origem a uma série de fotografias reunidas pelo autor. A exposição fotográfica que resultou este trabalho fica em cartaz até 30 de abril, no Espaço de Arte (Rua Alberto Folloni, 1534), em Curitiba.

A entrada é gratuita. Um livro que reúne as fotos também está disponível no local. De caráter documental e artístico, o trabalho “Cruzando Caminhos” apresenta imagens pautadas em encontros comuns. O livro de 84 páginas contém o material completo, com enxertos de textos relativos ao tema, acompanhados de intervenções do autor, como cortes, furos e colagens. Já a exposição representa um recorte do trabalho, com 17 das principais imagens captadas.

O Caminho de Santiago exposto no trabalho se mostra como uma representação metafórica da maneira como a vida pode ser considerada, baseada na compreensão de que os caminhos trilhados são compostos pelas atitudes diariamente utilizadas. “A peregrinação apresentada nas fotos transcende qualquer referência religiosa e passa a caracterizar unicamente o ser transeunte, que interage com condições que ali existem e que proporcionam em troca uma vivência de resultados inesperados”, explica Fritz.

Serviço: Exposição fotográfica “Cruzando Caminhos”, de Fritz Jr Período expositivo: até 30 de abril Local: Espaço de Arte (Rua Alberto Folloni, 1534), em Curitiba/PR A entrada é gratuitaHorário de funcionamento: de segunda a sexta-feira, das 10h às 21h30 - Valor do livro: R$ 30 Informações: (41) 3015-6320.

***Canvas aplicado ao Seis Sigma é tema de Congresso Internacional***


Crédito da foto: Divulgação.

***Nos dias 20 e 21 de maio de 2015 acontece o VII Congresso Six Sigma Brasil 2015, o principal summit do Estado voltado ao público de Projetos, Processos e Excelência Operacional que provocará a reflexão sobre temas relevantes e alinhados às tendências e discussões da atualidade. Um dos temas abordados será O BMV (Canvas), apresentado por Gilberto Strafacci Neto, Consultor de Excelência Operacional do Setec Consulting Group, que buscará trazer ajustes e dicas que facilitam a utilização do BMV para projetos de Excelência Operacional.

“O BMV (Canvas) é uma ferramenta para elaboração de plano de negócios de forma dinâmica e ágil. Em função do seu dinamismo, tem sido aplicada para o gerenciamento de projetos com excelentes desdobramentos para uso em projetos de Lean Seis Sigma”, comenta Strafacci. O profissional diz que um dos maiores desafios dos gestores de melhoria contínua é gerenciar projetos de excelência operacional e, com o BMV, é possível dinamizar essa etapa do processo de forma completa e visual.

“O BMV pode ajudar a facilitar o entendimento sobre um bom gerenciamento de projetos. Neste sentido, o meu tema pode contribuir para oferecer resultados às empresas brasileiras quando dinamiza o gerenciamento de projetos e elimina atividades que não agregam valor nessa etapa”, conta o profissional, que está bastante animado em poder discutir, em alto nível, questões que desafiam o cotidiano de quem trabalha com excelência operacional.

“É uma honra palestrar neste evento. Se eu pudesse deixar um recado aos participantes, diria: Não perca a oportunidade de assistir as palestras mais relacionadas aos desafios atuais da sua empresa e do mercado brasileiro. As palestras dos profissionais do Setec Consulting Group irão navegar sobre os principais temas de excelência operacional, inovação, ferramentas e métodos. Sugiro assistir todas. E claro, não perder a minha palestra”, finaliza com bom humor.

Serviço: VII Congresso Six Sigma Brasil 2015 Local: Centro Universitário Senac - Santo Amaro Av. Eng. Eusébio Stevaux, 823 - Santo Amaro – São Paulo - SP Dias 20 e 21 de maio de 2015 Inscrições pelo site: http://www.leansixsigma.com.br/congresso

Nenhum comentário:

Postar um comentário