terça-feira, 5 de agosto de 2014

Coluna do dia 05/08/14

***Litercultura coloca Curitiba no circuito dos festivais literários do país*** 


Crédito da foto: Divulgação. 

***O Litercultura – Festival Literário de Curitiba – coloca a capital paranaense definitivamente na rota dos grandes festivais literários. Nesta quinta-feira, 7 de agosto, o evento apresenta ao público curitibano pela primeira vez o festejado e premiado escritor português Valter Hugo Mãe. A conferência será às 19h30, na Capela Santa Maria. Os ingressos, que foram distribuídos gratuitamente, como é praxe no festival, estão esgotados. Porém, para os amantes da literatura e fãs de Valter Hugo Mãe resta a esperança de um último lote que será colocado à disposição próximo ao horário da palestra. Este residual de ingressos estará sujeito à lotação do teatro. 

O Litercultura foi criado para estar presente em vários momentos do cidadão, incentivando a descoberta de autores e o prazer da leitura. Por isso, este ano o festival se dividiu em quatro instigantes capítulos. E maio, no Teatro Paiol, grandes escritores e cronistas como Geneton Moraes Neto e Tim Vickery, participaram de uma rodada de palestras de dois dias sobre futebol e cultura. A conferência de Valter Hugo Mãe, intitulada “Simplesmente Humano”, é o segundo capítulo do Litercultura 2014. Ele é um dos mais reconhecidos autores contemporâneos da língua portuguesa, tendo no currículo os prêmios José Saramago e Portugal Telecom para melhor livro do ano e para melhor romance. 

A palestra e posterior debate de Valter Hugo Mãe serão mediados pelo escritor e editor Manuel da Costa Pinto. A apresentação reserva boas surpresas como a leitura de um texto inédito do autor português e a projeção de trechos de um filme ainda em produção sobre ele. Hugo Mãe traz na bagagem o reconhecimento do público e da crítica e a experiência de escritor representativo de uma época. Durante três anos, o autor viajou para a Islândia (e partilhou vários desses momentos com os leitores, através do Facebook) para criar aquele que é o seu texto mais visível – um livro de ver (escrito assim mesmo, em letras minúsculas). Uma feliz fusão entre a palavra e a capacidade de fazer, ver e sentir. A Desumanização (Cosac Naify) é o novo romance do escritor, “uma declaração esquisita”, mas, também, “a mais sincera declaração de amor aos fiordes do oeste islandês” – como define o próprio autor. Viagem em capítulos - O Litercultura tem direção geral de Manoela Leão e curadoria de Mário Hélio Gomes. A conferência de Valter Hugo Mãe faz parte da programação do Estação Volvo. 

O festival literário prossegue e traz para o capítulo de outubro a participação do antropólogo e cantor de flamenco Manuel Lorente, reconhecido mundialmente por seu estilo original inspirado nos “cantes” e o violonista flamenco Raúl Mannola, pesquisador e professor do conservatório de Madri. Para o capítulo final, em novembro, o Litercultura contará igualmente com grandes nomes. Entre os confirmados, estão o escritor português Almeida Faria, José Castello, Antonio Skarmeta e Deyan Sudjic, diretor do Museu de Design de Londres e uma das figuras mais importantes da teoria da arquitetura na atualidade. Em breve, a direção do festival divulgará o programa completo do último capítulo, que promete encerrar o Litercultura 2014 com a mesma qualidade. 

Mais sobre Valter Hugo Mãe - Nascido em 1971, na Angola e radicado em Portugal, Valter Hugo Mãe é licenciado em Direito e pós-graduado em Literatura Portuguesa Moderna e Contemporânea. Publicou os romances: o nosso reino; o remorso de baltazar serapião, Prêmio José Saramago em 2007; O apocalipse dos trabalhadores; A máquina de fazer espanhóis, Grande Prêmio Portugal Telecom, categoria melhor livro do ano, e Prêmio Portugal Telecom, categoria melhor romance do ano, em 2012; O Filho de Mil Homens e A Desumanização. A sua poesia encontra-se reunida no volume Contabilidade. Escreveu diversos livros ilustrados para os mais novos, entre os quais: Quatro Tesouros; O Rosto e As mais belas coisas do mundo. Escreve as crônicas Autobiografia imaginária, no Jornal de Letras, e Casa de papel, na revista de domingo do jornal Público. Todos em Portugal. Outras informações sobre o autor podem ser encontradas no Facebook (Valter Hugo Mãe – Pag. Oficial) ou site www.valterhugomae.com. SERVIÇO: Litercultura 2014 – Segundo capítulo Conferência com Valter Hugo Mãe – Simplesmente Humano Dia 7 de agosto de 2014 - 19h30 - Ingressos gratuitos esgotados. Capela Santa Maria – Rua Conselheiro Laurindo, 273 – Centro.

**********EM EVIDÊNCIA**********

*****Acontece hoje, a partir das 19h, o Base Cocktail Party (BCP) de lançamento do filme “Sua Casa de Revista”, que traz o novo conceito da Artesanal Mais. O tema reflete o reposicionamento da loja, que investiu em grandes parcerias para sua nova ambientação como, por exemplo, com os arquitetos Luiz Maganhoto e Daniel Casagrande, responsáveis pela ambientação da área externa que será apresentada em primeira mão no evento. O espaço interno, que não poderia deixar de se adaptar a essa nova fase, foi repaginado pela decoradora Angela Russi. Quanto às ambientações do filme, foram cuidadosamente realizadas pelo arquiteto Dalton Vidotti. Clientes e profissionais do ramo de arquitetura, design e decoração poderão conferir todas essas novidades no coquetel.

*****Começa nesta quarta-feira (6), às 19h, na Casa da Leitura Dario Vellozo, o Clube da Leitura O Bairro, uma nova atividade de incentivo à leitura promovida pela Fundação Cultural de Curitiba. Em encontros quinzenais, os participantes trocam ideias, teses, impressões e sensações sobre obras literárias previamente selecionadas para a leitura. Nesta primeira edição serão lidas e discutidas as obras “A Desumanização”, de Valter Hugo Mãe e “Cem Anos de Solidão”, de Gabriel Garcia Marques.

*****Nesta terça-feira (5/8), o bar +55 se torna um novo palco para o Stand Up Comedy, com o lançamento do projeto “Mais Comédia”. O humorista Marco Zenni será o anfitrião da noite, que convida Marcos Castro, o carioca que é sucesso da internet, e Emerson Ceará. A cada semana, uma nova dupla acompanha o curitibano em uma sessão de gargalhadas. Os três artistas se revezam num show com duração total de 80 minutos, com início às 21h. Ingressos a R$ 25 (homens) e R$ 15 (mulheres). 

*****Os fãs da saga Star Trek têm encontro marcado na 18ª TrekCon – Convenção de Jornada nas Estrelas, que acontece no dia 9 de agosto, das 14h às 19h, no Memorial de Curitiba. Com o apoio da Fundação Cultural de Curitiba, o tradicional encontro dos aficionados pela série televisiva Star Trek (também conhecida no Brasil como Jornada nas Estrelas) terá várias atrações: palestras, debate, apresentação de grupo de dança, concurso de fantasias (cosplay), exposição de memorabilia (itens de coleções) e estandes de divulgação de outros fã-clubes do gênero, que reúnem admiradores de Star Wars , Doctor Who, X-Files e Steampunk, entre outras produções de ficção científica para o cinema e para a televisão.

*****A banda argentina Beetles, que revive sucessos dos Beatles, se apresenta no Sheridan’s Irish Pub nesta quinta-feira (7/8). O grupo é considerado uma das melhores homenagens ao quarteto britânico na América Latina, com um show para nenhum beatlemaníaco botar defeito. O Sheridan’s abre às 19h, contando com Firecracker abrindo a noite para Beetles.

***WILCOX BEAUTY CENTER CHEGA A CURITIBA COM NOVO CONCEITO EM CENTRO DE BELEZA***


Crédito das fotos: Diego Pisante.

***“Para celebridades da vida real”. É essa a experiência que o novo Wilcox Beauty Center quer proporcionar a seus clientes, em Curitiba. A novidade em centro de beleza foi inaugurada na última quinta-feira (31), em uma festa que levou a assinatura da produtora de eventos Ilse Lambach. O empreendimento, dos sócios Cássio Alberto Lang, Mabel Cristine Szeremeta, Marcelo Choinski e Maria Daniela Capurro, conta com uma localização privilegiada na rua Padre Anchieta, nº 248, no bairro Mercês. Com área de 400 metros quadrados, o beauty center está equipado com as últimas novidades em beleza e oferece um ambiente adaptado para portadores de necessidades especiais.

O atendimento ao público é de terça-feira a sábado, das 9h às 20h, com estacionamento conveniado. Mais do que um salão de beleza, o Wilcox reúne em um mesmo espaço serviços de corte, tintura e nutrição de cabelos, manicure, pedicure, depilação, designer de sobrancelha, podologia, reflexologia, barbearia, além de tratamentos estéticos faciais e corporais, incluindo o luxuoso peeling de diamantes. Executado por uma equipe de profissionais, altamente qualificados, os serviços são feitos com o auxílio de aparelhos que apresentam as últimas tecnologias em tratamento de beleza. Inédito em Curitiba, um dos diferenciais é o SpecificHairWater System, um sistema eco-sustentável que permite a lavagem de cabelo com uma água puríssima, evitando o contato de diversos agentes que podem danificar os fios de cabelo, tais como a alta temperatura, bactérias, resíduos do calcário, cloro e o impacto da pressão da água.


Detalhes arquitetônicos que fazem a diferença - Com a ideia de que as pessoas vão a um centro de beleza para se mostrarem após os tratamentos, e não durante, a estrutura do salão foi intencionalmente projetada de maneira que oferecesse todo o conforto e privacidade aos seus clientes. Com projeto arquitetônico assinado por Luiz Maganhoto e Daniel Casagrande, e consultoria de estilo do arquiteto Emerson Penso, os espaços foram dispostos de maneira reservada e com escolhas de iluminação e paletas de cores que remetem ao glamour de Hollywood – que serviu de inspiração para o branding do centro de beleza. A sofisticação se estende para o mobiliário, das marcas Evviva e a italiana Maletti - referência mundial em fabricação de móveis para salões de beleza.

Poltronas com aplicações de cristais Swarovski, lavatórios com a tecnologia Kromo Wash - para uma massagem e cromoterapia capilar em LED – e aparadores de design elegante, compõem os espaços projetados para oferecer todo o conforto que os clientes merecem. E falando em conforto, no Wilcox Beauty Center, não foram só as mulheres as privilegiadas com novidades, mas todos os públicos serão contemplados com diferenciais. Para os homens, foi projetada uma barbearia exclusiva, em um espaço reservado, a fim de oferecer privacidade. E para os portadores de necessidades especiais, foram priorizadas no projeto facilidades como um lavatório adaptado e espaços amplos para circulação.


O beauty center também oferece uma Gourmeteria, com opções de lanches rápidos, cafés e chás para clientes. Conceito de Hollywood - Harvey Henderson Wilcox foi um fazendeiro do leste de Los Angeles, que nomeou sua propriedade de Hollywood, em 1887. Quase 25 anos depois, seu rancho deu lugar ao maior centro da indústria cinematográfica dos Estados Unidos. O glamour de Hollywood e suas estrelas foram as inspirações para os sócios idealizadores do Wilcox Beauty Center. Ao adentrar o salão, o público encontrará referências das atrizes que marcaram Hollywood, e tem a garantia de um atendimento digno de celebridade.

Serviço: Wilcox Beauty Center Local: Rua Padre Anchieta, 248 | Mercês | Curitiba - Paraná Horário de atendimento: terça-feira a sábado, das 9h às 20h Telefone: 41 3156-5555 - Informações: www.wilcox.com.br

***Começa o Miss Terra Belezas do Sul***


Crédito da foto: Daniela Martins.

Na foto: George Sada, diretor geral da Organização Beleza Nacional e Maria Eduarda Kraemer, Miss Terra Santa Catarina 2013. Ambos participaram do júri de uma das seletivas para o concurso Miss Terra Santa Catarina 2014, do projeto Miss Terra Belezas do Sul em Blumenau, no dia 2 de agosto.

***Nos próximos dias, George Sada, Diretor Geral da Organização Beleza Nacional, continua suas visitas por Santa Catarina, dando continuidade às seletivas e conhecendo as candidatas anteriormente inscritas das regionais de Lages, Florianópolis, Xanxerê e Chapecó para o concurso Miss Terra Santa Catarina, que faz parte do projeto Miss Terra Belezas do Sul 2014. Ele já havia participado no sábado, 2 de agosto, de seletiva na regional de Blumenau/ Bal. Camboriú. E no dia 15 de agosto serão anunciadas as duas vencedoras de Santa Catarina: a Miss Terra Santa Catarina 2014 e a Miss Ecoturismo Santa Catarina 2014. Dando continuidade ao projeto Miss Terra Belezas do Sul, que inicialmente reuniria num único evento todas as candidatas dos estados do Sul, após a apresentação das vencedoras catarinenses, acontecerá também a apresentação das vencedoras gaúchas, no início de setembro.

O projeto culmina com a eleição das vencedoras paranaenses, em atividades que serão realizadas em Curitiba, de 22 a 24 de setembro. Assim, as inscrições para as edições estaduais do Miss Terra no Rio Grande do Sul e no Paraná continuam abertas no site da Organização Beleza Nacional, para jovens maiores de 18 anos e menores de 25 anos de idade e com altura mínima a partir de 1,68m, que sejam solteiras e nunca tenham tido filhos. Os dados podem ser enviados através do link http://www.orgbelezanacional.com.br/index.php/contact-us/pre-inscricao-candidata e outras informações, como valores de inscrição em cada estado, datas de seletivas regionais e enxoval necessário, podem ser obtidos pelo e-mail contato@orgbelezanacional.com.br.

A Organização Beleza Nacional, com sede em Curitiba, é a atual empresa responsável pela realização dos concursos estaduais Miss Terra nos estados do Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul e São Paulo. A realização das atividades de seleção e eleição nos estados do Sul recebe o nome de projeto Miss Terra Belezas do Sul e para a próxima edição do concurso Miss Terra Brasil, a empresa irá apresentar oito representantes, sendo duas vencedoras de cada estado, incluindo São Paulo. O concurso Miss Terra, criado em 2001 pela Carrousel Productions Inc,. em Manila, nas Filipinas, é o único que associa beleza a um tema de grande repercussão social: a discussão da causa ecológica e proteção do meio ambiente. Atualmente, o Miss Terra (www.missearth.tv) encontra-se entre os três maiores concursos de beleza mundiais e sua edição internacional reúne, em média, 100 candidatas todos os anos.

No Brasil, os direitos de realização nacional do concurso Miss Terra são da Look Top Beauty Produções Ltda, empresa com sede em Divinópolis, Minas Gerais. E em 2014, pela primeira vez, a empresa aposta na realização da edição brasileira em Curitiba, Paraná, já agendada para 16 a 25 de outubro, em parceria com a Organização Beleza Nacional. A vencedora desta edição representará o Brasil em 2015 no concurso internacional. Já para o Miss Earth 2014, que acontece a partir de novembro deste ano, a cascavelense Letícia Silva, indicada da Organização Beleza Nacional, é quem representará o Brasil. Mais sobre a Organização Beleza Nacional - Site: www.orgbelezanacional.com.br

***Modernas tendências***


Crédito da foto: Marcelo Stammer.

***As arquitetas Cristiane Maciel e Sony Luczyszyn marcam presença na edição 2014 da Casa Cor Paraná com o “Studio do Solteiro”. O moderno ambiente reúne o essencial para quem opta pela tendência dos imóveis compactos e não abre mão das peças e obras de arte. Em parceria com a Decormade, que forneceu o mobiliário solto, o espaço conta com as cadeiras Juliana, assinadas pelo designer Aristeu Pires.

***Arezzo lança nova coleção nesta quarta-feira***


Crédito da foto: Divulgação.

***Nesta quarta-feira, dia 06 de agosto, a partir das 18 horas, a Arezzo em Curitiba prepara o Mob Party 4 (evento de lançamento, simultâneo, em toda rede de lojas Arezzo). O shopping escolhido para receber imprensa, blogueiras e convidadas vips é o Pátio Batel. Como diferencial a marca aposta numa ação divertida e envolvente.
Todos os convidados presentes no evento podem participar do concurso “Minha Selfie Arezzo”. Eles irão postar uma selfie, com um produto eleito favorito da coleção Verão 2015, na hashtag #minhaselfiearezzo. A selfie eleita como a melhor ganha um sapato da coleção.

Nova coleção - A Arezzo apresenta seu Verão 2015 com mais uma protagonista especial, a atriz Leandra Leal, que está na novela Império (da Rede Globo). Entre os produtos, ganham destaque na campanha a mule colorida, as plataformas em couro natural com saltos revestidos em palha, as bolsas com franja e as espadrilles, queridinhas do verão. SERVIÇO: Data: 06/08 (quarta-feira) - Horário: a partir das 18 horas Loja: Arezzo – Shopping Pátio Batel Endereço: Av. do Batel, 1868 - L2 LUC 262 | Piso: L2 / Área: 262.

***Maple Bear é destaque em educação infantil bilíngue em Curitiba***


Crédito da foto: Divulgação.

***Educação bilíngue de qualidade é um tema bastante discutido atualmente. Cada vez mais, os pais desejam que os filhos tenham contato com a língua inglesa desde cedo e escolas bilíngues são uma das melhores opções para atender à esta necessidade. Com uma unidade na capital parananese, a Maple Bear Canadian School é uma rede de escolas que atua em diversos países do mundo trazendo um método de ensino diferenciado. Administrada por Tatiana Dorleans e Silva, a franquia curitibana oferece um inovador programa escolar infantil e de ensino fundamental, que tem como referência um curso elaborado por experientes educadores canadenses com base nas diretrizes do MEC, com imersão na língua inglesa para crianças dos 2 aos 5 anos e educação bilingue a partir do ensino fundamental.

“O importante é ensinar a criança a pensar em duas línguas”, afirma Tatiana. Bilingues por natureza, devido à colonização inglesa e francesa, os canadenses são referência mundial neste método de ensino. Segundo os últimos dados disponíveis no Programa Internacional para Avaliação de Estudantes (PISA) de 2006, o Canadá possui os melhores resultados em três diferentes áreas: matemática, ciências e leitura. A escola, que segue o padrão aplicado no país de origem, possui salas de aula de 50 a 70 metros quadrados para atender um máximo de 20 alunos, dando atenção diferenciada a casa estudante.

A instituição também conta com mais de 200 títulos de livros importados para cada nível de educação, aulas ministradas em período integral e equipe pedagógica treinada por especialistas do Canadá, que vem ao Brasil duas vezes ao ano especialmente para ministrar os cursos de aprimoramento. Reconhecida como ensino bilingue pela Secretaria da Educação, atualmente a franquia curitibana da Maple Bear atende turmas do Toddler ao Year 1 (2 aos 6 anos), mas já está em fase de expansão e prevê para o ano de 2015 turmas para o Year 2 (7 anos) e para os próximo anos subseqüentes até o 9º ano. Serviço: Maple Bear Curitiba Av. Nossa Senhora da Luz, 695, Jardim Social - Curitiba (PR) - Telefone: (41) 3023-7177 - www.maplebearcuritiba.com.br

***Oven Pizza agora também no ParkShoppingBarigüi***


Crédito da foto: Divulgação.

***A Oven Pizza inaugura sua segunda unidade em Curitiba nesta terça-feira, 5 de agosto. Estrategicamente localizada no ParkShoppingBarigüi, é o primeiro restaurante a oferecer pizzas na praça de alimentação do centro de compras. Com projeto arquitetônico assinado por Jayme Bernardo, a marca leva ao empreendimento o conceito fast casual, com pizzas artesanais customizadas ao gosto do cliente em menos de dois minutos, sempre com ingredientes frescos e de qualidade, seguindo padrão gourmet.

Sobre a Oven Pizza - A palavra inglesa “oven”, que significa “forno”, batiza a marca lançada em fevereiro de 2014 em Curitiba. Especializada em pizzas artesanais assadas em menos de dois minutos, a Oven aposta no conceito de customização ao gosto do cliente, possibilitando infinitas combinações para todos os paladares. Em ambiente convidativo, com estilo moderno e casual, a Oven também serve pizzas doces, bruschettas e saladas e é perfeita para quem busca sabor e rapidez.

Serviço: OVEN PIZZA www.oven.com.br Batel - Alameda Dom Pedro II, 499 Tel:41 3223-4591 ParkShoppingBarigüi – Piso Superior – Praça de alimentação – loja 2013 A Tel: 41 3538-7607.

***Recadinho para os papais***


Crédito da foto: Divulgação.

***Mensagens para expressar todo o amor aos papais é a nova ação do ParkShoppingBarigüi para a campanha do Dia dos Pais. Com layout de quadro negro e frases para as crianças completarem com giz, a ideia é fazer a garotada soltar a criatividade para homenagear os papais.

A mecânica é simples: em um espaço ambientado especialmente para receber as famílias, as mães e filhos podem escrever nos quadros, fotografar as crianças e publicar nas redes sociais usando a hashtag #PAPAIPKB. O espaço terá ainda oficina de pintura e um painel para fotografias. A ação vai até o dia 10 de agosto.

***Refis Federal é tema de café da manhã do Marins Bertoldi Advogados Associados***


Crédito da foto: Rafael Pereira. 

***O Governo Federal promoveu recentes e relevantes mudanças na legislação tributária, as quais merecem atenção, principalmente, das pessoas físicas e jurídicas que pretendem parcelar seus débitos com o Fisco. Os especialistas do Marins Bertoldi Advogados Associados vão falar em café da manhã, na quinta-feira (07), sobre duas grandes oportunidades para a liquidação de obrigações tributárias: o pagamento em até 15 anos de débitos, além de benefícios de redução de juros e multa; e a quitação integral destes débitos com prejuízo fiscal e base negativa de CSLL, próprios ou de empresas ligadas. O evento será conduzido pelos advogados Emerson Albino, Fernanda Rodrigues Santana e Ricieri Gabriel Calixto, a partir das 9h. Mais informações no fone 41 3021 2100.

***Fenabrave realiza 24º Congresso & ExpoFenabrave em Curitiba*** 


Crédito da foto: Divulgação.


***Nos dias 13 e 14 de agosto, a Fenabrave – Federação Nacional da Distribuição de Veículos –, realiza o 24º Congresso Fenabrave & ExpoFenabrave, no Expo Unimed – Rua Prof. Pedro Viriato Parigot de Souza, 5300, bairro Campo Comprido, em Curitiba (PR). Realizado anualmente pela Fenabrave, o Congresso Fenabrave & Expofenabrave chega, em 2014, à sua 24ª edição reconhecido como o maior evento da distribuição automotiva da América Latina. 

O encontro reúne titulares e profissionais das concessionárias de todos os segmentos automotores (automóveis e comerciais leves, caminhões, ônibus e implementos rodoviários, motocicletas, tratores e máquinas agrícolas). Desde 2011, o evento está sob a organização da Reed Exhibitions Alcântara Machado, promotora internacional de eventos que tem, em seu know-how, um amplo portfólio automotivo. 

Sobre a Fenabrave - Fundada em 1965 – como Abrave, a Fenabrave – Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores – como passou a ser denominada a partir de 1989-, é uma entidade que representa, por meio de 48 Associações de Marca, mais de 7.600 concessionários de todos os segmentos automotivos (automóveis e comerciais leves, caminhões, ônibus e implementos rodoviários, motocicletas, tratores e máquinas agrícolas). 

O setor da distribuição automotiva responde por mais de 5,7% do PIB e pela geração direta de mais de 391 mil empregos em todo o território nacional. Serviço: 24º Congresso & ExpoFenabrave 2014 Quando: dias 13 e 14 de agosto. Horários: Congresso, das 8h às 18h, e Exposição, das 9h às 18. Onde: ExpoUnimed - Rua Prof. Pedro Viriato Parigot de Souza, 5300, bairro Campo Comprido, em Curitiba (PR) - Mais informações: www.congresso-fenabrave.com.br

***Encontro dos Economistas da Região Sul será na Universidade Positivo*** 

***O maior evento voltado para a discussão econômica da região Sul, o 19º Enesul - Encontro dos Economistas da Região Sul 2014 será realizado entre os dias 7 e 9 de agosto, na Universidade Positivo. O evento promovido pelo Conselho Regional de Economia do Paraná (CORECONPR) em parceira com os Conselhos Regionais do Rio Grande do Sul e Santa Catarina terá como pauta temas voltados para a análise da política econômica brasileira e da região Sul. Entre os convidados está o doutor em economia, Samuel Pessoa, que é colunista do jornal Folha de São Paulo e professor do IBRE-FGV. Em paralelo serão realizados 3º EPECO – Encontro Paranaense de Economistas e Estudantes de Economia e o 4º Torneio Paranaense de Economia. Informações e inscrições: www.coreconpr.org.br/enesul

***Expo Renault Barigui recebe a Transportar 2014*** 


Crédito da foto: Divulgação. 

 ***Os visitantes que forem ao Expo Renault Barigui, entre os dias 06 e 08 de agosto, vão poder conferir grandes novidades no segmento de transporte e logística. Representantes de marcas de caminhões, fornecedores de pneus e peças, equipamentos, transportadoras de cargas em geral, além de empresas de logística, de rastreamento e seguros estarão presentes na 9ª edição da Transportar - Feira de Transporte Intermodal e Logística. Ela é realizada pelo Sindicato das Empresas de Transporte de Cargas no Estado do Paraná (Setcepar) em parceria com a J.A Promoções & Eventos, com apoio da Federação das Empresas de Transporte de Cargas do Estado do Paraná (Fetranspar). A entrada é gratuita. Informações e inscrições: www.feiratransportar.com.br 

***Agenda do Shopping Curitiba tem muita programação cultural e gratuita***


Crédito da foto: Divulgação.

***Nos próximos dias, o Shopping Curitiba recebe uma série de eventos culturais gratuitos e abertos ao público. As atividades são promovidas pelas Livrarias Curitiba e Cultura. Livraria Cultura - Na próxima quinta-feira (07), às 19h30, acontece a palestra “Logosofia, Ciência do conhecimento de si mesmo”, no teatro Eva Herz. O encontro será ministrado pela Fundação Filosófica. Na sexta-feira (08), às 19h30, será realizada mais uma edição do Curitiba Connection - Talk Show Live, evento que acontece mensalmente e é apresentado por Paulo Dalla Stella. Participam desta edição: o grupo Croquis Urbanos, desenhistas de paisagens urbanas; o comediante Raphael Lobo do grupo de comédia Gongonzolas; o músico curitibano Murilo da Rós e o DJ G.Felix.

No sábado (09), às 10h30, acontece pocket show e lançamento do CD e DVD solo de Carmen Monarcha. A soprano passou 11 anos em turnês internacionais como solista da Orquestra do famoso violinista e maestro Andre Rieu. O evento é no Teatro Eva Herz. Também no sábado (09), às 14h30, a banda curitibana Clan Mac Norse e seu convidado especial, o português Jorge Lira, fazem pocket show na Livraria Cultura. Livrarias Curitiba - Na sexta-feira (08), às 19h30, a escritora Carolina Vila Nova, para o lançamento de “Carolina Nua” e “Carolina nua outra vez”, com sessão de autógrafos. A autora também é roteirista e membro da Academia de Cultura de Curitiba.

No sábado, das 18h às 20h, ocorre o lançamento do livro “O país de sossego”, da autora Mariléa Iantas, com bate-papo e sessão de autógrafos. A obra foi feita pensando em crianças e adolescentes e o enredo aborda a necessidade de acreditar que outro mundo é possível. Mariléa é professora, formada em Ciências Sociais pela UFPR e em Teologia pela PUC-PR. Todos os eventos são gratuitos. Serviço: Livraria Cultura (Piso L3 / L4) Tel:(41) 3941 0292. Livrarias Curitiba (Piso L1) Tel:(41) 3330-5181.

***Angela Borges, da G-Action, é a grande campeã do Campeonato Brasileiro de Fisiculturismo***


Crédito da foto: Divulgação.

***A atleta da G-Action, linha da Gauer do Brasil, Angela Borges foi a grande vencedora do 45° Campeonato Brasileiro de Fisiculturismo IFBB. Com o título, a loira de medidas perfeitas é a atual Campeã Brasileira Overall e Campeã Brasileira Wellness (até 1,67 cm). A 2ª fase da competição aconteceu entre os dias 1º e 3 de agosto, em Ribeirão Preto (SP). 

Competindo com mais 17 atletas de altíssimo nível, Angela Borges representou muito bem o estado de Santa Catarina. Segundo o coach oficial da G-Action Team, Fabio Chiodini, este era o único título que faltava para a atleta conquistar na categoria. “Foi um momento muito especial. Em 2014, Angela ganhou todas as competições Overall das quais participou. Essa vitória foi muito merecida”, disse emocionado o treinador. 

Angela Borges se preparou para essa vitória com uma rotina pesada de treinos, dieta à base de proteínas, carboidratos e gordura boa, além da suplementação alimentar com os produtos da linha G-Action. “Estou muito feliz e emocionada pela conquista, agora vou me preparar para disputar o Sul Americano que acontece no final de agosto, na Colômbia. Agradeço o carinho de todos e em especial à G-ACTION - Gauer do Brasil pelo apoio e confiança”, disse. A modelo e personal trainer Angela Borges compete na categoria Wellness (acima de 1,63cm) e também é a atual campeã Overall do Arnold Classic Brasil e bicampeã Overall e Wellness do Campeonato Catarinense de Fisiculturismo.

***Museu Oscar Niemeyer abre exposição da artista paranaense Eliane Prolik***


Crédito da foto: Divulgação.

***O Museu Oscar Niemeyer (MON) abre no dia 07 de agosto, quinta-feira, a partir das 19h, a exposição “Da matéria do mundo”, da artista Eliane Prolik. A mostra apresenta a instalação “Atravessamento” e três núcleos de esculturas. A entrada na abertura é gratuita. Com curadoria de Ronaldo Brito, e Denise Bandeira como assistente de curadoria, a exposição se apropria de materiais industriais que possibilitam o desencadeamento de formas abertas e comunicantes relacionadas ao sentido fluido e emblemático da vida contemporânea. A instalação Atravessamento, de 160 metros quadrados de eletrocalhas, envolve e captura o espectador com seu engenho, rumor e desvios.

A natureza escultórica de sua obra responde à presença física e à experiência ampliada da percepção do corpo em movimento em interações e tensões junto ao lugar, a arquitetura e a cidade. Para o curador da exposição, “Da Matéria do Mundo” diz respeito não somente à aparência do mundo contemporâneo, seu aspecto anônimo e industrial, mas à essência de sua forma: o modo aberto, serial e repetitivo como se organiza, no limite do aleatório, estranho com certeza às noções tradicionais de harmonia e equilíbrio. Metafórica e concretamente, as esculturas de Eliane Prolik convidam a um verdadeiro embate físico que pode muito bem vir a se transformar em disponibilidade lúdica”, analisa. A diretora cultural do MON, Estela Sandrini, ressalta que, “muitos dos trabalhos apresentados nesta exposição foram criados para as salas do MON, a fim de estreitar as relações entre a obra, a arquitetura do espaço e a experiência sensorial do espectador”.

Eliane Prolik - Curitibana, a artista é graduada em Pintura e possui especialização em História da Arte do século 20 pela Escola de Música e Belas Artes do Paraná (EMBAP). Desde o final dos anos 1980 trabalha com escultura, objeto e instalação. Participou de diversas exposições nacionais e internacionais, como 25ª e 19ª Bienal Internacional de São Paulo (2002 e 1987), I Bienal do Mercosul (1997), Bienal Brasil Século XX (1994), Panorama da Arte Brasileira (1995 e 1991), O Estado da Arte – 40 anos de Arte Contemporânea no Paraná 1970-2010 (2010) e PR/BR – Produção da imagem simbólica do Paraná na cultura visual brasileira (2013), Museu Oscar Niemeyer. Entre suas exposições individuais destacam-se Projeto Octógono, Pinacoteca do Estado de São Paulo (2004) e Capulus, Centro Universitário Maria Antonia, São Paulo (2003). Recebeu premiações no Salão Nacional e Salão Paranaense. Integra os coletivos de arte Bicicleta, Moto Contínuo e Escultura Pública, além de projetos institucionais no contexto paranaense.

Quinta + MON - No dia da abertura, 07 de agosto, também acontece o Quinta +MON, dia em que o museu fica aberto das 10h às 20h, e a partir das 18h a entrada é gratuita para todas as exposições. O visitante pode aproveitar a oportunidade para conferir: Reflexos - fotografias de Mariana Canet, Frida Kahlo – As suas fotografias, Histórias do Acervo MON – em aberto, João Turin – vida, obra, arte, Tupi or not Tupi, As origens do fotojornalismo no Brasil - um olhar sobre O Cruzeiro (1940-1960), Plumária – Arte maior do indígena brasileiro, Nos intervalos entre as coisas importantes, nos minutos à toa – José Bechara, A expressão de Freyesleben, Museu em Construção, Cones, Espaço Niemeyer e o Pátio das Esculturas. Além disso, loja e café também ficam abertos até as 20 horas.

Serviço: Abertura de exposição Da matéria do mundo de Eliane Prolik Data: 07 de agosto, quinta, às 19 horas. Entrada gratuita na abertura. Até 16 de novembro de 2014 - Local: salas 1 e 2 Quinta + MON - Primeira quinta do mês com horário estendido até 20 horas ( exposições, loja e café). Depois das 18 horas a entrada é gratuita para todas as exposições. Museu Oscar Niemeyer - Rua Marechal Hermes, 999 – Centro Cívico – Curitiba – PR Horário: terça a domingo, das 10h às 18h Ingressos: R$6 e R$3 (meia-entrada para professores e estudantes com identificação).

***Leoni e Marcelo Nova fazem shows em Curitiba***


Crédito da foto: Divulgação.

***Nesta terça-feira (5) inicia mais uma edição da "Santa Semana"- programação especial que reúne artistas de renome e os músicos que se apresentam semanalmente no Santa Marta Bar, em Curitiba. Entre os convidados estão Leoni, George Israel, Marcelo Nova, Dilsinho, Henrique & Diego e Nadinho Santoro. Na abertura da Santa Semana (5), o palco da casa recebe as duplas Jota Junior & Rodrigo e Heitor & Vinicius. A noite vai contar também com a presença VIP de Henrique & Diego. Na estrada há doze anos, os cantores são conhecidos no meio sertanejo por interpretar as músicas "Zuar e Beber", "Canudinho (Coração Sem Noção)", "Me Liga" e "Top do Verão".

Na quarta-feira (6), é a vez do pagode. Após a apresentação do Grupo Tentativa, atração fixa da casa, o palco da casa recebe o cantor e compositor Dilsinho. O carioca já teve suas composições gravadas por Alexandre Pires, Thiaguinho, Bom Gosto e Sorriso Maroto. Ícones dos Anos 80 - Michele Mara fecha a noite de quinta-feira (7) apresentando sucessos da black & soul music. Antes, sobem ao palco George Israel e Leoni. O saxofonista do Kid Abelha, George Israel volta ao Santa Marta para fazer um show especial, desta vez acompanhado de sua banda. 

O músico mantém carreira paralela à banda desde 2004 e possui no currículo grandes sucessos, resultado de parcerias com ícones da música brasileira. Destaque para "Nada Sei", "Amanhã é 23" e "Eu tive um sonho", com Paula Toller, e "Brasil", criada em parceria com Cazuza. A apresentação vai contar com a participação de Leoni. Com uma carreira dedicada ao pop-rock, o músico fundou, foi baixista e compositor do Kid Abelha entre 1981 e 1986, período em que a banda tornou-se um fenômeno no Brasil. Leoni é autor dos principais hits do grupo - "Seu Espião", "Como Eu Quero", "Pintura Íntima", "Fixação", entre outros. Fundou também a banda Heróis da Resistência e, desde 1993, está em carreira solo. Leoni tem parcerias com Cazuza ("Exagerado"), Herbert Vianna, Léo Jaime, Roberto Frejat, entre outros compositores.

Para sexta-feira (8), o Santa Marta reservou uma viagem pela história do rock. Além do "Rock’n Roll Celebration, apresentado por Zé Rodrigo, a noite vai contar com o show de Marcelo Nova. O baiano e parceiro de Raul Seixas foi o fundador da icônica banda Camisa de Vênus e autor de hits da década de 80, como "Eu Não Matei Joana D’Arc", "Só o Fim" e "Simca Chambord" - composta em homenagem ao primeiro carro de luxo fabricado no Brasil. Nova mantém carreira solo desde 1987, quando deixou o "Camisa". Atualmente, está em tour nacional apresentando seu mais recente trabalho, o álbum "12 Fêmeas". No sábado (9), o palco da casa recebe a banda Outsider. O repertório é formado por canções do pop-rock dos anos 80 e 90.

No domingo (10), acontece a festa de encerramento da terceira edição da "Santa Semana", com a Domingueira Sertaneja, que recebe Fernanda Liz e Marcus Daniel. O convidado da noite será Nadinho Santoro, cantor que criou seu próprio estilo, unindo a música sertaneja à versatilidade do pop. Sobre a Santa Semana : A semana de programação especial é promovida pela casa há três anos. Além de George Israel, a Santa Semana já contou com a presença de Leo Jaime, da banda Metralhas Beatles Again, entre outros nomes de destaque nacional.

Programação Santa Semana: Terça-feira, 05/08: Santa Terça Sertaneja - Jota Junior & Rodrigo (sertanejo), Heitor & Vinicius (sertanejo), presença VIP de Henrique & Diego. Entrada: até as 20h30 - R$ 20 (feminina) e R$ 40 (masculina), após as 20h30 - R$ 25 (feminina) e R$ 50 (masculina). Quarta-feira, 06/08: Grupo Tentativa (pagode), show especial com Dilsinho (pagode). Entrada: até as 20h30 - R$ 20 (feminina) e R$ 40 (masculina), após as 20h30 - R$ 25 (feminina) e R$ 50 (masculina). Quinta-feira, 07/08: George Israel e banda com participação de Leoni; "Soul Mara" (black & soul music), com Michele Mara. Entrada: até as 20h30 - R$ 20 (feminina) e R$ 40 (masculina), após as 20h30 - R$ 30 (feminina) e R$ 50 (masculina). Sexta-feira, 08/08: Rock’n Roll Celebration (clássicos do rock internacional), com Zé Rodrigo; show especial com Marcelo Nova. Entrada: até as 20h30 - R$ 20 (feminina) e R$ 40 (masculina), após as 20h30 - R$ 30 (feminina) e R$ 60 (masculina). Sábado: 09/08: Banda Outsider (rock). Entrada: até as 21h30 - R$ 30 (feminina) e R$ 45 (masculina), após as 21h30 valores sujeitos a alteração. Domingo, 10/08: Domingueira Sertaneja - Fernanda Liz (sertanejo), Marcus Daniel (sertanejo), show especial com Nadinho Santoro (sertanejo). Entrada: até as 20h30 - R$ 15 (feminina) e R$ 30 (masculina), após as 20h30 - R$ 20 (feminina) e R$ 40 (masculina). SERVIÇO: Santa Marta Bar Rua Bispo Dom José, 2030 - Batel, Curitiba - PR informações e reservas: 41 3343-2803 Abertura da casa às 19 horas www.santamartabar.com.br


Alcelly Flores, jornalista e pesquisador, assina as colunas Cultura & Sociedade e Coluna Personalidades, onde traz informações sobre diversas áreas, política, gastronomia, moda, cultura, literatura e coluna social.

Nenhum comentário:

Postar um comentário